Separador-NORTE

Música

Os The Black Mamba apresentam o seu segundo álbum, Dirty Little Brother, num concerto acústico no Theatro Circo, em Braga. Na sexta e sábado, a banda de Pedro Tatanka e Miguel Casais vai também interpretar temas de discos anteriores, como “I’ll Meet You There”, “It Ain’t You” ou o mais recente “Wonder Why”. Os bilhetes custam entre os 8 e os 13 euros.

Marco Paulo continua a sua tour que celebra os 50 anos de carreira. Esta quinta-feira vai estar no Pavilhão Multiusos de Guimarães. Os bilhetes custam entre 25 a 50 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ana Moura dá um concerto na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão este sábado, às 21h30. Depois de Desfado se ter tornado o álbum mais vendido de um artista português nos últimos dez anos, Ana Moura regressou com Moura, disco que dá continuidade à sua parceria com o produtor norte-americano Larry Klein. Os bilhetes custam 16 euros.

Jorge Palma chega à Casa da Música, no Porto, esta quinta e sábado às 21h30. No ano em que Jorge Palma celebra o 25.º aniversário do lançamento do álbum Só, o músico aproveita a ocasião para revisitar aquele que é um dos discos mais importantes e influentes do seu percurso. Os bilhetes custam 30 euros.

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe Weyes Blood em concerto no próximo sábado às 22h00. Natalie Mering cruza referências do passado com abordagens contemporâneas à pop. Os bilhetes custam 5 euros. Mas antes, na sexta feira, há Weyes Blood ao vivo em Lisboa, na Galeria Zé dos Bois.

Os Moonspell atuam no Pavilhão Multiusos de Guimarães na sexta-feira às 22h num concerto que promete ser uma celebração especial dos 20 anos do álbum Irreligious. Os bilhetes custam entre os 17 e os 25 euros.

Esta sexta-feira, dia 2 de dezembro, os UHF dão um concerto no Hard Club, no Porto, às 22h00. Este espectáculo recorda dois discos emblemáticos da carreira da banda numa só atuação: À Flor da Pele (1981) e o Noites Negras de Azul (1988). Os bilhetes custam 15 euros.

Palco

Esta sexta-feira e sábado, 2 e 3 de dezembro, às 22h, a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, recebe “A Máquina de Emaranhar Paisagens”, peça dirigida e interpretada por Dinarte Branco que sobe ao palco para dar vida aos textos de Herberto Helder. A peça conta com música original e interpretação ao vivo de Cristóvão Campos. Os bilhetes custam entre os 5 e os 7 euros.

Já o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta este sábado às 21h30, “As Três Irmãs (Making Of)“, pelo O Teatrão, de Coimbra. A partir de “Três Irmãs” de Tchekhov, com encenação de Marco Antonio Rodrigues. Os bilhetes custam 2 euros.

três irmãs

O Theatro Club da Póvoa do Lanhoso apresenta “A Viagem“. O objetivo deste teatro-concerto é recriar a atmosfera da emigração portuguesa para o Brasil no final do séc. XIX e início do séc. XX. Os artistas, bailarinos, músicos e atores querem “entreter e animar a tripulação”.

Esta sexta e sábado, o Teatro Municipal do Porto apresenta o espetáculo de dança UM #1. “Um: primeiro dos números inteiros; algarismo que o representa; uma só pessoa ou coisa; unidade; qualquer, certo; que ou o que ocupa o primeiro lugar numa série; que não admite divisão; igual, da mesma natureza; que não é múltiplo; cujas partes se coadunam para formar um todo”. Cristina Planas Leitão é a coreógrafa. Os bilhetes custam 7,50 euros.

dança porto

Cinema

O Cineclube de Joane, em Vila Nova de Famalicão, apresenta Julieta, de Pedro Almodóvar, às 21h45, esta quinta e sexta-feira. Julieta está decidida a trocar Madrid por Lisboa para acompanhar Lorenzo, o namorado, e recomeçar a sua vida.

Mercados

Serralves, no Porto, acolhe o Mercado do Inverno já este domingo. No Pátio da Nogueira, no Parque de Serralves, pode adquirir, a produtores locais, frutas, produtos hortícolas e plantas aromáticas, cogumelos frescos, pão e queijo artesanais, enchidos regionais, queijos, granolas, doces e compotas, não esquecendo as flores para a decoração.

serralves mercado

O Espaço T, no Porto, promove o Mercado de Vilar especial de Natal durante este fim de semana, com produtos que algumas marcas portuguesas oferecem à Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária. Com esta iniciativa, a instituição procura melhorar a sua sustentabilidade e dar a conhecer o seu trabalho de inclusão através da arte, desenvolvido há mais de 20 anos.

Separador-CENTRO

Música

O Cine-Teatro de Estarreja recebe Camané e Mário Laginha num concerto marcado para este sábado, às 21h30. Fado revisitado com bilhetes que custam entre os 10 e os 12,50 euros.

O Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, recebe Jacqui Naylor para um concerto esta quinta-feira às 21h30. Para esta nova abordagem aos modelos do jazz os bilhetes custam 8 euros.

Palco

O Teatro Aveirense apresenta o bailado A Bela Adormecida. O espetáculo estará em cena esta sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 21h30. A interpretação é da c Russian Classical Ballet, de Moscovo, companhia liderada por Evgeniya Bespalova (na personagem de Aurora) e Denis Karakashev (na personagem de Príncipe Désiré). Os bilhetes custam entre os 22 e os 25 euros.

O Centro Cultural Gonçalves Sapinho, em Alcobaça, recebe Bruno Nogueira, Manuela Azevedo, Filipe Melo, Nuno Rafael e Nelson Cascais com espetáculo “Deixem o Pimba em Paz“, esta sexta-feira às 21h30. Desde sempre fascinado pelo universo pimba, Bruno Nogueira propõe-se dar outra vida a essas canções, juntando Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, e outros músicos que fizeram arranjos de jazz e pop onde eles eram pouco prováveis. O pimba é unificador. Os bilhetes custam 12 euros.

O ACERT Tondela tem em cena este sábado, às 21h45, “Em Memória ou a Vida Inteira Dentro de Mim“. A partir do texto de Vergílio Ferreira “Até ao Fim” e com encenação de António Rebelo e Pedro Sousa, esta é a história de um pai que perde um filho. A entrada é gratuita.

Mercados

Abre esta quinta-feira a Vila Natal de Óbidos. Ou seja, a partir de agora aquela localidade transforma-se oficialmente na terra do Pai Natal. Certo, isso quer dizer que há alguma dificuldade em estacionar, mas isso são apenas detalhes. Leve os garotos, vai ver que eles não vão dar pelo trânsito.

Separador-SUL

Música

Sexta-feira, dia 2 de dezembro, o CCB apresenta Capicua ao vivo, pelas 21h00, no Grande Auditório, com um alinhamento transversal aos discos e às mixtapes — numa atuação que inclui música ao vivo, com arranjos inéditos. Os bilhetes custam entre os 5 e os 15 euros.

No Paradise Garage, em Lisboa, há concerto dos Crystal Fighters às 21h. O preço dos bilhetes é 28 euros.

Este fim de semana o Music Box Lisboa celebra 10 anos com uma grande festa. As comemorações começam com Preoccupations a partir das 21h30 de quinta-feira e acabam na noite de sábado com os Irmãos Makossa às 2h30. As entradas variam entre os 8 e os 12 euros.

musicbox

Entre 1 e 23 de dezembro, o Teatro Nacional de São Carlos apresenta um Festival de Natal que decorre em três espaços e que inclui 13 concertos para toda a família e atividades para os mais jovens. A maior parte dos espetáculos tem entrada gratuita.

coro-do-teatro-nacional-de-sao-carlos-concertos-corais-2016-1

A Orquestra Gulbenkian, com direção da maestrina Joana Carneiro e acompanhada do violoncelista Marco Pereira, interpreta no Fórum Luísa Todi, em Setúbal a Sinfonia n.º 32 em Sol Maior K.318 (1779) de Mozart, Variações sobre um tema Rococó op. 33 de Tchaikovsky e Sinfonia n.º 4 em Lá Maior op. 90 – Italiana de Mendelssohn-Bartholdy. Os bilhetes custam 12 e 15 euros.

orquestra_gulbenkian

O Teatro Garcia de Resende, em Évora, apresenta Poesia Homónima por Júlio Resende e Júlio Machado Vaz esta sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 21h30. Um pianista, um sexólogo, música, conversas e muita poesia. Os bilhetes custam entre os 8 e os 12 euros.

Angélique Kidjo dá um concerto esta quinta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, às 21h00. Com o álbum Eve, lançado em 2014, aquela que é uma das cantoras africanas mais reconhecidas e influentes presta homenagem à sua mãe, mas também “a todas as mulheres de Áfric”. Os bilhetes custam 30 euros.

Este sábado, dia 3 de dezembro, Tony Carreira regressa ao Meo Arena, às 22h. Este espetáculo faz o encerramento da Tour 2016 do artista. Os bilhetes custam 20 euros.

Os James, a popular banda inglesa formada em 1982, atuam domingo, dia 04, às 21h30 no Meo Arena. O 14.º álbum do grupo, Girl At The End Of The World, foi lançado em Março deste ano e conta com uma breve aparição de Brian Eno. Os bilhetes custam 28 euros.

A Orquestra de Jazz do Algarve prepara-se para dar dois grandes concertos um em Lagoa, na sexta-feira, e outro em Faro, no sábado. A orquestra irá acompanhar o cantor britânico Tom Fitzpatrick.

Palco

In a Manner of Speaking é um espetáculo de dança que estará em cena na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, de quinta a sábado, às 21h30. É uma peça do Ballet Contemporâneo do Norte coreografada por Dinis Machado.

in a manner

Exposições

Até dia 11 de dezembro, o Museu de Lisboa — Palácio Pimenta tem patente a exposição “Os Pirómanos” de Rui Moreira, com curadoria de João Mourão (em Lisboa) e Nuno Faria (em Guimarães). As entradas custam 3 euros.

Este sábado e domingo das 15h00 às 22h00 realiza-se mais um Concept Fashion Design. Desta vez o Hospital da Estrela, em Lisboa, será o palco para desfiles de moda conceptual, música, instalações de artistas portugueses e muito mais.

Mercados

O Mercado da Vila de Cascais preparou um programa especial. Nos domingos 4, 11 e 18 de dezembro, além do habitual mercado, haverá também teatro ou cinema, uma parada de mascotes e animação musical.

Dias 3 e 4 de Dezembro, o Street Fest volta ao Mercado de Fusão no Martim Moniz, para mais uma edição que une comida, bebida, música, mercado de Natal e promete muita animação. As portas do Mercado de Natal abrem das 12h00 às 23h00 e a entrada é gratuita.

Até domingo, há Mercado de Natal no Campo Pequeno, em Lisboa. São 5 dias das 11h30 às 21h30 com vendas de livros, gourmet, decoração, brinquedos, joalharia e muito mais.

campo pequeno

A 32.ª edição da Feira do Livro decorre até 8 de dezembro na Biblioteca Municipal de Grândola, com mostra e venda de livros de vários géneros literários e um programa cultural que inclui sessões de apresentação de livros, a Exposição “Camões”, cinema, teatro e poesia. Para este fim de semana a Feira do Livro apresenta espetáculos de Teatro e Poesia. Os espetáculos têm entrada gratuita.

De sexta a domingo Alcáçovas, em Viana do Alentejo, terá a XVII Mostra de Doçaria. Esta edição realiza-se no Largo da Feira, na Gamita e contará com a apresentação do melhor que se faz em doçaria conventual e palaciana.