Seis finalistas concorrem ao Prémio Novos Artistas Fundação EDP, no valor de 20 mil euros, que será atribuído em junho durante uma exposição coletiva de trabalhos dos candidatos, anunciou esta terça feira a organização.

Nesta 12.ª edição do prémio, iniciativa bienal da Fundação EDP que visa revelar e apoiar as artes plásticas e visuais, foram selecionados os portugueses Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes, Igor Jesus e a argentina Claire de Santa Coloma.

De acordo com a organização, foram recebidas 600 candidaturas pelos curadores: Ana Anacleto, curadora e coordenadora curatorial no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Filipa Oliveira, diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida, e João Silvério, curador de arte contemporânea e responsável pelo projeto EMPTY CUBE.

6 fotos

Os artistas selecionados vão participar numa exposição coletiva que deverá abrir em finais do mês de junho no MAAT, em Lisboa.

No decorrer desta mostra, um júri internacional selecionará o artista vencedor, a quem será atribuído o prémio de 20 mil euros, valor que se destina ao aprofundamento dos seus estudos, ou à concretização de um projeto artístico específico.

O Prémio Novos Artistas foi criado em 2000 para apoiar talentos emergentes nas áreas das artes plásticas e visuais.

Nas edições anteriores foram vencedores Joana Vasconcelos, Vasco Araújo, João Maria Gusmão/Pedro Paiva, Carlos Bunga, André Romão, João Leonardo, Leonor Antunes, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes e Mariana Silva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR