A partir da próxima quinta-feira, dia 04 de maio, serão exibidas centenas de capas de discos da editora Orfeu, que gravou com José Afonso, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner, em Matosinhos. “Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983)” é o nome da “primeira grande exposição dedicada à emblemática editora” Orfeu, que terá lugar na Casa do Design de Matosinhos, revelou hoje Câmara Municipal de Matosinhos.

Em entrevista telefónica à Lusa, o fundador da Orfeu, Arnaldo Trindade, sublinhou que a “Discos Orfeu” é a primeira exposição que reúne 60 anos de história daquela editora, que iniciou a sua atividade em 1956 e que é a responsável pela edição fonográfica de autores como José Régio, Eugénio de Andrade, José Rodrigues Miguéis ou Sophia de Mello Breyner.

“É a primeira vez que se faz uma exposição destas e que representa 60 anos de trabalho (…), representa uma época bastante importante na nossa vida, porque foi de facto uma época das trevas, do regime anterior e que conseguiu, através da vontade e do entusiasmo de um grupo de jovens da altura, fazer uma obra que ainda hoje perdura, como é a de José Afonso, a do Adriano Correia de Oliveira, do Fausto, do Sérgio Godinho, de José Cid, do António Mafra e dos poetas a gravarem as sua obras”, disse Arnaldo Trindade.

A exposição, aberta até dia 12 de junho, tem a curadoria de José Bártolo e estrutura-se em cinco núcleos principais: “No início era o verbo” (1956-1959), “Trovas do Vento que passa (1960-1967)”, “Vozes da Revolução (1968-1975)”, “Entre Vénus e Marte (1976-1979)” e “O fim da aventura (1980-1983)”.

A par da exposição decorre também uma programação paralela que juntará diversos artistas Orfeu, colecionadores e musicólogos, refere a autarquia, sem anunciar ainda os nomes e as datas. Para mais informações consulte o site da Câmara de Matosinhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR