Rádio Observador

Star Wars

“May the 4th”: 100 fotografias dos bastidores de Guerra das Estrelas

110

"May the Force be with you". No mês em que Guerra das Estrelas celebra 40 anos, entrámos nos arquivos da Lucasfilm. E encontrámos fotos dos bastidores do filme. Foi assim que Star Wars nasceu.

Lucasfilm

A princesa Leia com um vestido esvoaçante, Luke Skywalker com o sabre de luz levantado como uma espada e o rosto obscuro de Darth Vader disfarçado entre estrelas em segundo plano. O cartaz do primeiro filme de “Guerra das Estrelas”, que chegou aos cinemas a 25 de maio de 1977, convenceu tantos fãs de ficção científica a correr às bilheteiras que fez dele o filme com maior sucesso de todos os tempos naquela época : rendeu mais de 775 milhões de dólares e sete Óscares. “Guerra das Estrelas” tornou-se assim num “blockbuster” (sucesso de bilheteira), que saiu do ecrã dos cinemas para inspirar grandes estratégias de marketing e de merchandising.

Para celebrar o dia da Guerra das Estrelas, os fãs mais fiéis de “Guerra das Estrelas” proclamaram o 4 de maio como o Dia do Star Wars. A data resulta de um trocadilho relacionado com a expressão “May the Force [May the 4th] be with you”, uma das mais famosas da saga. No entanto, a frase já tinha sido adaptada pelo partido de Margaret Thatcher em vésperas de se tornar primeira-ministra da Grã-Bretanha: como as eleições seriam a 4 de maio de 1979, o partido colocou um anúncio no The London Evening News que dizia “May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations“.

Este ano, e a fim de comemorar também os 40 anos do primeiro filme de “Guerra das Estrelas”, o Observador entrou nos arquivos de fotografia da Lucasfilm, a produtora fundada por George Lucas, e encontrou cem imagens dos bastidores de Star Wars. Quer ver C-3PO a beber água de uma palhinha? Ou Chewbacca a surpreender a princesa Leia? Entre na fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Global Shapers

Quando chegará o último Aquarius?

Hugo Menino Aguiar

É preciso conciliar a liberdade de movimento enquanto direito humano fundamental e a gestão económica, cultural e social das migrações - e permitir que esta segunda vertente seja sobrevalorizada.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)