A versão original da canção “Nothing Compares 2 U”, de Prince, gravada em 1984 e desconhecida até agora, foi revelada pelo canal oficial do cantor no Youtube a poucos dias do aniversário da sua morte (21 de abril de 2016). Aquele que se tornou um grande êxito pela voz de Sinéad O’Connor, em 1990, foi agora revelado como sendo uma das maiores canções de Prince — e tem uma história por trás.

Há 24 anos, o vocalista, Paul “St. Paul” Peterson, da banda Family, criada por Prince, recebeu em sua casa em Minneapolis uma gravação de Prince que o músico queria que Peterson aprendesse para integrar o álbum que estava a ser produzido pelo grupo, escreve o jornal The Guardian.

Foi assim que Peterson começou a pensar “numa rapariga chamada Julie” que lhe “despedaçou” o coração na escola secundária. Para cantar com a “emoção” de Prince e seguir a sua “linha melódica” era necessário cantar com profundidade um tema que falava sobre a perda e o abandono. Mas apesar do esforço, a Nothing Compares 2 U” acabou por ser uma das faixas menos ouvidas do álbum, que foi editado em 1985. E a gravação de Prince nunca chegou a sair da gaveta. Até esta quinta-feira. Agora, pode ouvir abaixo a versão original, escrita, composta e tocada por Prince, acompanhada por imagens de arquivo, com Prince&The Revolution no verão de 1984.

Mas como nasceu afinal a “Nothing Compares 2 U”? A produtora do artista, Susan Rogers, assistiu de perto e conta ao jornal britânico que Prince estava a trabalhar no Flying Cloud Drive “Warehouse” no Minnesota. O artista encontrava-se “num processo criativo, tocando uma música por dia”. Mas estava também apaixonado, mantinha uma relação com Susannah Melvoin — que fazia parte da banda Family e cujos vocais se podem ouvir na gravação de Prince — “e era claro que ela se começava a tornar mais importante do que as outras raparigas com quem ele tinha andado”. Nesta altura sofre a perda da sua governanta, Sandy Scipioni, que o deixou porque o pai tinha tido um ataque de coração. A partir daqui, como conta Rogers, Prince perguntava constantemente quando é que ela voltava.

Um dia, Prince foi para uma sala com um bloco de notas e, em menos de uma hora, saiu de lá com a letra da “Nothing Compares 2 U”. Depois o cantor tocou a música e Rogers sentiu que a música era “excecional”. A produtora conta que os versos “all the flowers that you planted in my back yard went out and died” se devem referir às flores que a governanta, Sandy, tinha plantado, bem como o verso “Youre gone and I miss you” — era portanto, um jovem a escrever sobre a vida doméstica, sobre ser abandonado por alguém, ainda que não houvesse qualquer relação romântica com ela. Por esta razão, Rogers acredita que Prince não se importou de ceder a música à banda Family.

Quanto à versão de O’Connor, Rogers conta que Prince não gostou da versão, que não gostava de que fizessem covers das suas músicas — a menos que fosse um pedido feito por ele. Ouça abaixo a versão de Sinéad O’Connor.