Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • A lista dos 32 "notáveis" que enviaram uma carta aberta ao plantel

    Não é propriamente uma novidade no Sporting, mas é preciso recuar alguns anos para se voltar a ver o “conceito” de carta aberta a alguém do universo verde e branco. Grande diferença? Por norma, isso era feito quando um grupo de associados queria manifestar em peso uma posição de apoio a alguém em termos diretivos, sendo exemplo paradigmático a missiva que apoiava a candidatura de Soares Franco em 206. Desta vez, as palavras foram dirigidas ao plantel e contaram com a subscrição de muitos associados que estiveram ligados aos leões ou com nome de peso na política ou no mundo empresarial.

    António Esteves, Bernardo Trindade, Carlos Barbosa da Cruz, Carmona Rodrigues, Diogo Lacerda Machado, Faria de Oliveira, Filipe de Botton, Filipe Soares Franco, Francisco Calheiros, Francisco Pedro Soares dos Santos, Gonçalo de Sampaio, João Marques Cruz, João Viegas Soares, João Xara-Brasil, Jorge Coelho, Vera Jardim, Luís Cortes Martins, Luís Marques, Luís Palha da Silva, Marco Lebre, Mário David, Mário Patrício, Miguel Frasquilho, Miguel Salema Garção, Nicolau Santos, Nuno Fernandes Thomaz, Paulo Núncio, Paulo Portas, Pedro Baltazar, Pedro Santana Lopes, António Pires de Lima e Tomás Froes foram os 32 sportinguistas que assinaram a missiva publicada em baixo.

  • "Quem não vai continuar no Sporting é o senhor Bruno de Carvalho, essa é que é a certeza que tenho"

    Álvaro Sobrinho, continuou a responder às perguntas do jornalista. Quanto à permanência como acionista do clube caso Bruno de Carvalho continue a ser presidente, o gestor afirmou: “Quem não vai continuar no Sporting é o senhor Bruno de Carvalho, essa é que é a certeza que tenho.”

    “Ele tem de prestar de declarações à SAD”, disse ainda. “As pessoas devem saber o seguinte: o senhor Bruno de Carvalho é assalariado da SAD do Sporting, não é dono do Sporting”, afirmou também Sobrinho.

    Sobrinho deixou falou ainda sobre o treinador do SCP: “Jorge Jesus tem sido mais que um treinador, penso que tem sido um líder. Por mais incrível que pareça, ele é que parece ser presidente do clube (…) Tem sido um elemento preponderante.”

  • Sobrinho: Bruno de Carvalho "é um mentiroso compulsivo"

    Álvaro Sobrinho, líder da empresa que é o segundo acionista da SAD do Sporting, acabou de reagir na SIC Notícias às acusações que Bruno de Carvalho fez na conferência de imprensa desta tarde. Questionado sobre se é um herói nacional como o presidente de Sporting ironicamente afirmou, Sobrinho disse: “Isso é uma estupidez — mais uma do sr. Bruno de Carvalho. Uma completa estupidez. As declarações que ele faz são muito graves. Ele é um mentiroso compulsivo e tenta manipular a informação sobre a má gestão [do Sporting] que ele tem feito até agora”, afirmou o gestor luso-angolano.

  • A carta aberta divulgada pelos 32 sócios aos jogadores

    “O país assistiu nos últimos dias a vários e sucessivos acontecimentos de enorme gravidade que nos deixaram profundamente chocados, tendo provocado no seio da família sportinguista uma mágoa tremenda e feridas muito difíceis de sarar.

    Acontecimentos de uma gravidade impressionante que nunca alguém sequer imaginou que pudessem acontecer numa sociedade moderna e num Clube centenário, com a dimensão, a história e o prestígio do Sporting Clube de Portugal.

    Os valores do nosso Clube foram construídos com Esforço, Dedicação, Devoção e Glória dos quais vocês todos, sem exceção, fazem parte, e por isso deixamos vincada a nossa total solidariedade pela situação vivida e que se está a viver, não só enquanto atletas profissionais, mas também enquanto homens, filhos ou pais de família.

    Sabemos que viveram um momento único e talvez o mais difícil das vossas vidas, certamente extensível a todos quantos vos são queridos, e que este é um momento ingrato, injusto e muito doloroso.

    É por isso que estamos aqui, solidários com todos vocês mas também empenhados em agir de imediato, deixando uma mensagem de confiança no futuro. Sim, há um presente triste e negro que estamos todos a viver, mas há um futuro.

    Há um dia seguinte e há um caminho. Porque há gente com o “Sporting no sangue”, que como nós, são sócios adeptos e simpatizantes espalhados pelo mundo, dos mais humildes aos mais bem posicionados na sociedade nos seus diversos setores, com enorme prestigio, capacidade e reconhecimento profissional, que tudo farão para salvar o Sporting Clube de Portugal desta situação. Disponíveis, unidos e mobilizados de forma empenhada para ultrapassarmos juntos, convosco, este difícil momento das vossas vidas profissionais e pessoais.

    E por isso vos deixamos também um forte apelo. Um apelo ao vosso coração, ao vosso amor ao Clube, à vossa responsabilidade e sobretudo ao vosso reconhecimento e respeito para com os mais de três milhões de adeptos do Sporting Clube de Portugal espalhados pelos quatro cantos do mundo.

    Uma família que nunca vos deixou nem nunca vos deixará sozinhos. O Clube que representam, e o leão que trazem ao peito, precisa hoje, mais do que nunca, de todos.

    A nossa história precisa e merece o vosso contributo e responsabilidade. Dentro, mas também fora das quatro linhas. O futuro desta grande instituição centenária não está nos vossos pés, está nas vossas e nas nossas mãos. Juntas, unidas e coesas. Ajudem-nos a ajudar-vos para iniciarmos, juntos, um novo ciclo, um novo caminho de sucesso para que possamos construir um novo futuro para o Sporting Clube de Portugal. Não virem as costas ao nosso Clube. Demonstrem uma vez mais que têm o “Sporting no sangue”. Porque este é um sangue de força, de energia, de rejuvenescimento, de vontade de ganhar. É um sangue de valores éticos, morais e sociais que voltarão a fazer do Sporting o Grande Sporting Clube de Portugal.

    Fiquem sempre e para sempre associados à história deste grandioso Clube, e assumam connosco, já a partir de segunda-feira, um pacto de sangue, verde de esperança.

    Viva o Sporting Clube de Portugal”.

  • 32 "notáveis" fazem carta aberta ao plantel

    32 sócios do Sporting entre os quais se incluem os antigos presidentes leoninos Pedro Santana Lopes e Soares Franco, o ex-ministro Paulo Portas, o antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, ou o ex-candidato e empresário Pedro Baltazar, escreveu uma carta aberta para os jogadores a propósito do momento que o clube atravessa, pedindo que os mesmos ajudem a construir um novo ciclo em Alvalade.

  • Juventude Leonina diz que ninguém falou para haver uma ação na Academia

    “A Juventude Leonina tem sete mil sócios e é contra a violência. Informamos que foi instaurado um processo interno para apurar se existem elementos da Juventude Leonina nestes lamentáveis acontecimento e em função do que for apurado iremos atuar. Não pactuamos com atos que mancham o desporto. Enquanto líder desta associação queria dizer aos jogadores, staff técnico, presidente, sócios que os apoiamos sempre. Em nenhum momento houve um pedido, sugestão ou sequer aval do presidente ou de qualquer elemento do Sporting para que a ‘Juve Leo’ desencadeasse qualquer ação contra os nossos jogadores, o nosso ‘mister’ (Jorge Jesus), o ‘staff’ técnico ou qualquer elemento da Academia de Alcochete”, disse Nuno Mendes, mais conhecido como ‘Mustafá’, líder da Juventude Leonina, durante a leitura de um comunicado à imprensa.

    Depois de ler o comunicado, o líder da claque, em resposta aos jornalistas, ainda falou sobre o episódio de Alcochete e ligação: “Querem saber o quê? Se eu conheço as pessoas que estavam ali [Alcochete]? Conheço. São meus amigos? São meus amigos. Isso não vou desmentir. E, nesta fase, a ‘Justiça está para condenar'”.

    “Amanhã é dia de final da Taça de Portugal, de festa. Apelo para que seja uma jornada inesquecível de apoio à nossa equipa”, concluiu ‘Mustafá’

  • Juventude Leonina vai dar conferência de imprensa às 20h30

    A Juventude Leonina, maior e mais antiga claque do Sporting, vai promover uma conferência de imprensa na sua sede a partir das 20h30. O objetivo, de acordo o anúncio, será abordar a invasão às instalações da Academia na terça-feira, com agressões a jogadores e equipa técnica

  • Fotogaleria. Não era só um treino, mas até pareceu

    Tiago Palma e Henrique Casinhas estiveram no Jamor a assistir aos 15 minutos abertos à comunicação social do treino do Sporting deste sábado, antes da final da Taça de Portugal este domingo. Veja aqui a reportagem e a fotogaleria.

    “Bas Dost não foi o primeiro a ser avistado. Mas destacava-se dos restantes. Por ser matulão, sim, mas sobretudo por ter a cabeça envolta em ligadura. Podence, esse, há muito que não vai a jogo. Mas recuperou de lesão e nas últimas semanas já vai a treino. Logo se apoderou da bola, Podence. Um malabarismo aqui, um chuto para o alto depois, para descomprimir, outro malabarismo, que ele é disso. Os restantes também a queriam tocar. Havia “fome” de bola, depois de uma semana sem treinos (pelo menos entre o plantel) após a violência que invadiu a Academia. Enquanto se saciavam, e antes mesmo de o treino começar “à séria”, Jesus aproximou-se de Dost, que evidenciava postura cabisbaixa, tinha o rosto cerrado, e pergunta-lhe — o que perguntou e como perguntou não se ouviria mas o gesticular do treinador assim o indiciava — se está OK. O holandês acena afirmativamente e o treino lá segue.”

    Não era só um treino. Mas até pareceu

  • Jorge Jesus: "gostava que o Jamor estivesse praticamente todo pintado de verde"

    “A força do Sporting é a massa associativa, gostava que o Jamor estivesse praticamente todo pintado de verde, pensando os adeptos que amanhã vêm ver o clube deles, que se foquem na sua paixão, não olhem para as rivalidades – os rivais são o nosso adversário [apontado para José Mota] -, que possam desfrutar e continuem com as suas formas de comunicação com a equipa, a que estamos habituados, para que os jogadores do Sporting se sintam mais seguros e mais fortes para fazer um bom jogo”, disse Jorge Jesus, treinador do Sporting, numa conferência de imprensa, como noticia o jornal desportivo Record.

    Na conferência, o treinador do Desportivo Das Aves, José Mota, desejou aos adeptos do clube para aproveitarem “ao máximo esta festa”. O técnico da equipa disse ainda aos fãs do Aves: “façam uma excelente viagem, que saibam usufruir deste espaço e contribuir”. José Mota afirmou também, como noticia o Record: “é um dia de grande alegria para todos os adeptos de futebol”.

  • Marta Soares pede desculpa "a toda a gente"

    O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, pediu este sábado desculpa “a toda a gente”, assegurando que o seu clube não se revê no que tem sido a liderança de Bruno de Carvalho.

    “Peço a todos desculpa sobre um conjunto de ataques que foram feitos a entidades da vida pública, órgãos de soberania, juízes, tribunais, a toda a gente, porque este não é o Sporting”, vincou.

    Em declarações à agência Lusa, o dirigente não quis comentar os ataques de que foi alvo este sábado na conferência de imprensa de Bruno de Carvalho — “isto é pura e simplesmente para ignorar” –, preferindo realçar o facto de o Sporting ser um clube “da afirmação dos valores, do desporto e da dignidade”.

    Jaime Marta Soares focou a sua atenção na imagem do Sporting, que espera comece a ser recuperada domingo na final da Taça de Portugal com o Desportivo das Aves.

    “Só entendo pedir aos sportinguistas para que estejamos todos unidos domingo no Jamor de forma a darmos a Portugal e ao mundo um exemplo dos grandes valores do desporto, cidadania e da dignidade, valores assumidos por todos os sportinguistas, deste os atletas, aos sócios, simpatizantes e adeptos, que efetivamente merecem a minha grande amizade, respeito e admiração”, disse.

    Entre outras críticas, Bruno de Carvalho acusou Jaime Marta Soares de lhe ter proposto uma “cimeira secreta” com Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, considerando que após a sua nega a relação entre ambos passou a ser “muito difícil”.

    O Benfica também reagiu de imediato, em comunicado, às declarações de Bruno de Carvalho, desmentindo, “de forma perentória, que alguma vez tenha sido solicitado pelo Presidente do SLB, Luís Filipe Vieira, qualquer tipo de cimeira ou encontro com o presidente do Sporting CP”.

    Bruno de Carvalho disse igualmente que Marta Soares deseja colocar uma “comissão de gestão” à frente do Sporting que permitirá, posteriormente, a José Maria Ricciardi, a quem acusou de ser o mentor de uma campanha contra si, assumir os louros de uma “negociação da dívida do Sporting que vai passar para mais de metade”.

    O presidente da mesa, a quem Bruno de Carvalho chamou de “dinossauro das autarquias”, é também acusado de “mentir descaradamente” num programa de televisão a respeito da sua conversa de “parcas palavras” com o treinador Jorge Jesus após os incidentes de terça-feira na Academia.

    Na terça-feira, antes do primeiro treino para a final da Taça de Portugal, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na academia de Alcochete por um grupo de cerca de 50 alegados adeptos encapuçados, que agrediram técnicos e jogadores. A GNR deteve 23 dos atacantes.

    Paralelamente, a Polícia Judiciária deteve na quarta-feira quatro pessoas na sequência de denúncias de alegada corrupção em jogos de andebol, incluindo o diretor desportivo do futebol, André Geraldes, que foi libertado sob caução e impedido de exercer funções desportivas.

    O cenário agravou-se com as demissões na quinta-feira da Mesa da Assembleia Geral, em bloco, e da maioria dos membros do Conselho Fiscal e Disciplinar, instando o presidente do Sporting a seguir o seu exemplo, mas Bruno de Carvalho anunciou que se irá manter no cargo.

    Lusa

  • Miguel Sousa Tavares responde a Bruno de Carvalho

    Miguel Sousa Tavares foi um dos visados (ainda que de forma velada) na longa conferência de imprensa de Bruno de Carvalho. O presidente do Sporting criticou o jornalista pela crónica deste sábado no semanário Expresso, onde se lê (na capa) que “Brunos de Carvalho deviam ser mortos à nascença”, e Miguel Sousa Tavares reagiu, em declarações ao Observador. Disse que chamada de capa pode ser “abusiva” e prestar-se a interpretações literais, mas, ainda assim, que só “pessoas pouco inteligentes” é que fariam esse tipo de interpretação.

    Leia tudo aqui:

    Sousa Tavares responde a Bruno de Carvalho: “Pessoas pouco inteligentes fazem interpretações literais”

  • Expresso lança nota de redação sobre conferência de Bruno de Carvalho

    “Como nascem os Brunos de Carvalho. E porque devem ser mortos à nascença”. Este é o título da coluna de opinião deste sábado de Miguel Sousa Tavares no Expresso, com chamada de primeira página, que Bruno de Carvalho criticou em conferência de imprensa esta tarde. Porque a chamada de primeira página pode levar a uma leitura errada porque não contextualizada, a direção do Expresso vem deixar claro que a frase é não literal e se refere aos demagogos em geral, como resulta claro da leitura integral do texto. Para amplificar este esclarecimento, o texto foi aberto a todos os leitores.

    Miguel Sousa Tavares escreve no seu texto sobre como Bruno de Carvalho representa os populismos que crescem também na política. É contra esses populismos que o colunista do Expresso se insurge. Isso fica claro por exemplo no seguinte parágrafo:

    “Os Brunos de Carvalho do futebol antecipam o que poderá ser um dia o aparecimento dos Brunos de Carvalho da política. E, a avaliar pelo que vimos no Sporting, o povo está maduro para lhes abrir os braços. O povo e as pretensas elites, que se julgava educadas para defender a democracia contra a demagogia. Talvez tenham complexos de enfrentar os demagogos quando eles se reclamam do povo e se dizem seus defensores. Mas é assim mesmo que morrem as democracias: às mãos dos demagogos e pela deserção das elites. Desejo sinceramente que o Sporting não morra. Mas, se morrer, ou se for ao fundo durante uns anos, ao menos que sirva de exemplo.”

    A chamada de primeira página que foi criticado por Bruno de Carvalho é uma opção editorial da direção, que por ela se responsabiliza, reconhecendo o risco de descontextualização que nesta nota pretende corrigir.

  • Sporting já está a treinar no relvado do Jamor

    Entretanto os jogadores do Sporting já subiram ao relvado do Jamor, naquele que sé o primeiro treino conjunto desde o ataque de terça-feira. Nos 15 minutos abertos à comunicação social, os jogadores estão a trocar a bola entre eles e a correr em grupo. Bas Dost está de cabeça ligada e ainda se encontra em dúvida para a final da Taça de Portugal. O Tiago Palma está no Jamor e dará depois os detalhes

  • Ricciardi: "[BdC] devia ser internado numa instituição psiquiátrica"

    José Maria do Espírito Santo Silva Ricciardi, antigo membro do Conselho Leonino e sócio do Sporting, em declarações por telefone à SIC Notícias afirmou que para Bruno de Carvalho só existem duas soluções. A primeira, “ser arrastado e integrado nas investigações criminais do Sporting Clube de Portugal”. A segunda, “ser internado numa instituição psiquiátrica porque penso que essa segunda alternativa se tem de considerar”.

    Nas mesmas declarações, Ricciardi afirmou que as acusações de Bruno de Carvalho, sobre ser o “estratega” de tudo o que está a acontecer no SCP, são “absolutamente falsas”. O banqueiro ainda disse que o presidente do Sporting é “um grande imbecil” e voltou a repetir os dois destinos que lhe deseja.

  • Benfica reagiu enquanto Bruno de Carvalho ainda falava

    “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD desmente de forma perentória que alguma vez tenha sido solicitado pelo Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, qualquer tipo de cimeira ou encontro com o presidente do Sporting. Tal facto nunca existiu e é mais uma pura invenção de quem dá mais um claro exemplo da total falta de credibilidade e seriedade. As suas constantes mentiras em relação a tudo e todos, a forma doentia e obcecada como constantemente inventa histórias sobre o Benfica, merecem o total repúdio. Lamentamos que um verdadeiro charlatão tenha algum dia assumido funções de tão grande responsabilidade como ser presidente de uma instituição com a dignidade e a história do nosso rival Sporting”, escreveu o Benfica

  • Duas horas depois, acabou a Conferência de Imprensa de Bruno de Carvalho

    “Espero que o processo que tenha contra o Correio da Manhã sirva para acabar com o jornal e a TV”, refere Bruno de Carvalho, numa crítica aberta à publicação. “Tenho a certeza que o André [Geraldes] nada fez e que vocês são os criminosos”. Acabou a conferência, mais de duas horas depois

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • “O responsável de segurança é uma pessoa muito cuidadosa, um GNR com funções suspensas para estar no Sporting e já terão tudo para saber como entrou, com quem esteve, o que fez e quando saiu. A mim, com a conversa de duas horas que tive com Jorge Jesus, é que me disse disso. Da administração não teve autorização nenhuma para passar carro; da minha parte, nunca autorizei carro nenhum na Academia, zero, zero”

  • "Estou aqui a sofrer do ato terrorista mais vil que já vi, pessoas a dizerem que devia ser morto à nascença"

    “Sou um ser humano, sou pai e já disse várias vezes que para mim são família. As pessoas que estavam no World Trade Center quando já tinha havido uma tentativa de terrorismo no metro nos anos 90, melhoraram as condições mas não estavam à espera, e ai estamos a de falar de mortos. Neste momento, as pessoas estão a viver a sua vida, a seguir a sua vida. Estou aqui a sofrer do ato terrorista mais vil que já vi, pessoas a dizerem que devia ser morto à nascença mas estou aqui porque sou profissional. Pedi logo em meu nome e do Sporting desculpa, voltei a fazer o mesmo por escrito. Muitos estão chocados, é algo que ninguém merece passar por isto e podem crer que vai tomar todas as medidas para que façam a sua vida normal sem problemas. As pessoas que eu saiba já estão presas. Moralmente, é uma questão jurídica muito forte – todos passamos por coisas inacreditáveis”

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • “Sem saber esses pormenores, lamento que não seja o Nhaga ou o bruxo de Fafe, nem que tivesse lá a tropa à espera isto acontecia. Tenho pena que os jogadores estejam em choque, confusos, mas não partilho este linchamento…”

  • "Tenho pena de não estar lá porque passarem por mim tinha de sair de lá morto"

    “Não fazia a menor ideia deste ‘pedido’ do ‘Vais-me dizer isso na cara’. O que me foi transmitido pelos jogadores quando perguntei o que se tinha passado era que estava bem, que não era nada que não se resolvesse com os jogadores. Se três jogadores me dizem está tudo bem, se era para estar lá, jamais alguém possa ter noção de um ato hediondo daqueles. Sou um bom negociador porque é preciso perceber as pessoas na sala. Tenho pena que não me tenham dito o que se passou e tenho pena de não estar lá porque passarem por mim tinha de sair de lá morto, pela minha família e pelo meu clube eu morro”

1 de 4