Histórico de atualizações
  • As 7 perguntas por responder sobre o ataque na Holanda

    Ao fim de sete horas de caça ao homem, e três horas e meia após a detenção do suspeito, há mais perguntas do que respostas sobre o tiroteio em Utrecht. Resumimos tudo aqui.

    As 7 perguntas por responder sobre o ataque na Holanda

  • As imagens da detenção do atirador

    Dois meios de comunicação social holandeses, a AD e De Volkskrant, estão a avançar estas imagens como sendo do momento em que o suspeito do tiroteio em Utrecht foi detido e posto dentro de um carro para ser levado pelas autoridades. A detenção aconteceu na zona histórica da cidade a poucos quilómetros do local do ataque.

  • Eleições podem manter-se na quarta-feira

    Depois de todas as ações de campanha terem sido suspensas à conta do tiroteio, o primeiro-ministro diz não descartar a hipótese de as eleições continuarem marcadas para quarta-feira.

  • Todas as bandeiras dos órgãos do governo holandês serão postas a meia-haste na próxima terça-feira, disse o primeiro-ministro Mark Rutte.

  • Começam a surgir as primeiras ilustrações de homenagem aos holandeses vitimados durante o ataque em Utrecht. Uma delas foi partilhada pela polícia da cidade e pertence à artista Lana Lees Voer.

  • Atirador estava a poucos quilómetros do local do ataque

    Gökmen Tanis foi localizado a poucos quilómetros do local do tiroteio, a norte do centro e da Estação Central de Utrecht. A polícia ainda não desvendou como é que localizou o homem.

  • Homem encontrado na zona histórica de Utrecht

    Gökmen Tanis foi encontrado durante as rusgas em Oudenoord, uma zona histórica de Utrecht. Estará num edifício nas vizinhanças da sede da Polícia de Utrecht.

  • Os transportes públicos em Utrecht vão ser retomados em breve, mas em horário reduzido, disse o presidente da Câmara. Só as linhas principais é que vão voltar ao ativo, mas esperam-se muitos atrasos na circulação.

  • Até ao momento sabe-se que o principal suspeito do tiroteio esta manhã se chama Gökmen Tanis, que tem 37 anos e que nasceu na Turquia. Sabe-se também que esse homem já foi detido pelas autoridades durante as rusgas organizadas após a descoberta do Renault Clio vermelho de onde fugiu do local do ataque — um elétrico no 24 Oktober Plein, Utrecht, onde morreram três pessoas e outras cinco ficaram feridas, três delas com gravidade.

    Não se sabe quais foram as motivações de Gökmen Tanis. A polícia diz estar a explorar a possibilidade de este ter sido um ataque terrorista motivado por filosofias extremistas, mas há suspeitas de que o homem pode ter atacado um familiar dentro do elétrico e só depois ter disparado contra quem o tentava ajudar. Também há rumores de que terá gritado “Alá é Grande” durante o tiroteio, mas essa é uma possibilidade que tende sempre a surgir nas redes sociais quando há suspeitas de um crime terrorista.

    Também não se sabe em que circunstâncias é que Gökmen Tanis foi detido. A própria polícia só soube da detenção do atirador enquanto falava com os jornalistas durante a conferência de imprensa agendada para as 17h de esta segunda-feira. Quando questionado sobre onde é que o homem foi encontrado e que acusações enfrenta agora, ainda ninguém sabia dar detalhes sobre o caso.

  • Nível de ameaça terrorista baixa para 4 na Holanda

    O nível de ameaça terrorista foi baixado para 4, uma escala abaixo do mais alto, logo após a detenção do principal suspeito do tiroteio. A notícia está a ser avançada pelo Coordenador Nacional de Antiterrorismo nas redes sociais. Antes da novidade da detenção de Gökmen Tanis, o nível de ameaça estava no máximo e manter-se-ia assim até às 22h de segunda-feira.

  • A Polícia de Utrecht confirma uma detenção na sequência do tiroteio na cidade holandesa. O homem encontrado esta segunda-feira durante as rusgas era Gökmen Tanis, o turco de 37 anos identificado como presumível autor dos tiros em Utrecht. E afirma que a identidade do homem foi confirmada já a conferência de imprensa decorria — daí ter-se começado por avançar que houve uma pessoa detida, mas que não era o principal suspeito do ataque.

  • As autoridades confirmaram que o homem era “conhecido da justiça” mas não avançaram se é o mesmo indivíduo que, segundo os órgãos de comunicação social holandeses, já foi investigado por violação. De acordo com Yelle Tielemann, um jornalista holandês, o advogado desse indivíduo não quis tecer comentários quando foi abordado pela imprensa: “Sem comentários”, limitou-se a responder.

  • Conferência de imprensa interrompida com notícia da detenção do atirador

    O porta-voz da polícia soube da detenção do homem já na reta final da conferência de imprensa. As autoridades tinham confirmado a detenção de uma pessoa, que não seria o principal suspeito, nas rusgas feitas em apartamentos após o Renault Clio do atacante ter sido encontrado. Já no final da conferência de imprensa, a polícia deixou a frase a meio porque havia recebido novas informações. Afinal, Gökmen Tanis, um turco de 37 anos, já tinha sido encontrado e detido.

    Não ficou claro se houve duas detenções (o principal suspeito e outra pessoa) ou se a identidade da primeira detenção ainda não tinha sido confirmada no início da conferência de imprensa.

  • Detido atirador que matou três pessoas em Utrecht

    A Polícia Nacional da Holanda acaba de confirmar que o suspeito do ataque em Utrecht foi detido. A Câmara de Utrecht também avançou a detenção do homem no Twitter.

    Com João Cruz

  • Facebook abre botão Safety Check" após ataque em Utricht

    Foi aberta uma ferramenta no Facebook onde os cidadãos e turistas podem indicar aos seguidores se estão seguros na Holanda. É o primeiro botão de “Safety Check” aberto à conta de um incidente neste país. Quem clicar nesse botão envia uma mensagem automaticamente a todos os amigos com a indicação de que estão fora de perigo.

  • Polícia "está a levar em consideração uma motivação terrorista"

    As autoridades dizem saber que Gökmen Tanis é o autor do tiroteio “graças a depoimentos e vestígios das testemunhas”. O homem de 37 anos ainda continua a monte. Apesar de alguns relatos sugerirem que Gökmen Tanis disparou contra um familiar dentro do elétrico em Utrecht, a polícia continua a insistir que “está a levar em consideração uma motivação terrorista”.

  • Um detido na busca pelo atacante na Holanda

    Uma pessoa foi detida pela polícia holandesa durante as rusgas efetuadas em busca do suspeito. Esse detido não é o autor do ataque, sublinha a polícia de Utrecht durante a conferência de imprensa.

  • Pai do suspeito quer que o filho seja "punido"

    O pai do suspeito no tiroteio disse à agência turca DHA que quer que seu filho seja “punido” se for o autor do ataque. Se ele fez isso, ele tem que ser punido”, disse Dhan Mehmet Tanis, pai de Gökmen Tanis, um homem de 37 anos nascido na Turquia, que agora é procurado pela polícia holandesa, avança o ABC.

  • Três dos feridos estão em estado grave

    Está agora a decorrer uma conferência de imprensa com as autoridades. A polícia está a explicar que três dos cinco feridos estão em estado grave.

  • "Por enquanto" não há portugueses entre as vítimas na Holanda

    O ministro dos Negócios Estrangeiros disse esta segunda-feira que “por enquanto” não há registo de portugueses entre as vítimas do tiroteio que ocorreu em Utrecht, na Holanda. “Não temos por enquanto registo”, respondeu Augusto Santos Silva ao ser questionado sobre se haveria portugueses entre as vítimas do tiroteio que aconteceu esta manhã na cidade holandesa, de que resultaram pelo menos três mortos e cinco feridos.

    Em declarações aos jornalistas em Bruxelas, no final do Conselho dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), o chefe da diplomacia portuguesa revelou que o seu homólogo holandês, Stef Blok, foi “muito cuidadoso”, tendo apenas confirmado “a existência do atentado, a mais que provável natureza terrorista desse atentado, a existência de vítimas, entre as quais vítimas mortais”.

    “Sei que a imprensa tem avançado que há três vítimas mortais, mas as autoridades são mais cautelosas do que a imprensa”, observou.

    O ministro holandês informou ainda os seus homólogos de que a polícia holandesa está “a tentar encontrar e deter o perpetuador ou perpetuadores deste atentado”. “Evidentemente que exprimo aqui publicamente a solidariedade devida às famílias das vítimas, aos feridos, e também ao povo e às autoridades holandesas”, declarou Santos Silva.

    Por Lusa

1 de 4