Estão abertas as candidaturas para a quinta edição dos prémios PlayStation Talents, uma iniciativa da PlayStation Portugal que premeia novos projetos de videojogos portugueses. O vencedor pode ganhar 10 mil euros e ver a sua criação publicada para a PS4.

Podem concorrer a este concurso “pequenos estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham faturado menos de cem mil euros em 2018”, diz a PlayStation em comunicado. Todos os candidatos devem apresentar uma equipa de projeto composta por, pelo menos, três perfis: designer de jogos, programador e artista. As candidaturas estão abertas até 19 de setembro e, em outubro, são revelados os resultados.

O vencedor da categoria “Melhor Jogo”, além de ter o videojogo que quer desenvolver publicado e disponível para “96 milhões de consolas em todo o mundo”, recebe 10 mil de euros em dinheiro para o desenvolvimento deste e um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses. Além disso, a PlayStation ajuda também na promoção e marketing do videojogo “nos canais PlayStation”.

Os prémios PlayStation Talents começaram em Portugal em 2015. Desde então, já se candidataram mais de 200 projetos. O jogo vencedor da primeira edição, Strikers Edge, foi lançado em janeiro de 2018 para PS4 e PC.

Além do prémio de melhor jogo, há outras categorias como “Jogo mais Inovador”, “Melhor Jogo Infantil” e “Melhor Jogo de Competição Online”, ou “categorias especiais”, como o “Games for Good”, atribuído em parceria com o evento criado e organizado pelo IADE que pretende distinguir a responsabilidade social nos videojogos. Este ano há ainda uma novidade: a PlayStation anunciou uma nova categoria de “Melhor Narrativa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR