Histórico de atualizações
  • O liveblog do Observador fica por aqui. Ao longo das últimas onze horas acompanhámos a acoplagem da missão da SpaceX na Estação Espacial Internacional num histórico projeto que muda a exploração espacial para sempre. O resumo dos últimos acontecimentos e o significado deles pode ser lido neste artigo. Boa noite.

    Siga em direto a acoplagem da missão da SpaceX com a Estação Espacial

  • A missão comentada por especialistas portugueses

    Pedimos aos especialistas e entusiastas do espaço portugueses que comentassem o que vem a seguir à missão da SpaceX que decorreu ao longo deste fim de semana. Falámos sobre os problemas que a Rússia pode vir a sofrer, a morte iminente da Estação Espacial, a abertura da exploração espacial a mais empresas privadas. E todos concordaram num aspeto: a democratização do espaço não existe. Leia aqui.

    Siga em direto a acoplagem da missão da SpaceX com a Estação Espacial

  • Já há fotografia oficial da Expedição 63

    A Expedição 63 está completa e até já tem fotografia oficial.

  • "Vamos pegar em todo esse conhecimento e vamos a Marte"

    Jim Bridestine insiste na importância desta missão para o projeto de regressar à Lua: “Vamos voltar à Lua, vamos à Lua de forma sustentável com empresas privadas, vamos aprender com os recursos lunares como podemos viver mais tempo no espaço e depois vamos pegar em todo esse conhecimento e vamos a Marte”. O administrador da NASA também frisou que a próxima viagem à Lua levará mulheres a bordo: “Por isso é que o programa se chama Artemis, o nome da irmã gémea de Apollo”.

  • "Vamos à Lua com módulos comerciais"

    O administrador da NASA lembrou que, na próxima viagem da agência espacial à Lua, a aterragem será com módulos comerciais vindos de empresas privadas. O programa Artemis já está em desenvolvimento com empresas privadas parceiras, por isso esta missão também foi um teste à fiabilidade dos sistemas feitos completamente fora das quatro paredes da NASA: “Quando formos à Lua, vamos pousar na superfície lunar com módulos comerciais”.

  • "Estamos a ver muita violência, a vossa missão é o poder da união"

    “O dia de hoje e de ontem representa grandes dias no horizonte. Quando me sentei na sala com a minha mulher e os meus filhos, também sustive a respiração durante a descolagem”, comentou um dos convidados da NASA. Questionados sobre a impressão que tiveram do Dragon, Bob Behnken confirmou que é “uma bela máquina”.

    “Estamos a ver muita violência, mas a vossa missão representa aquilo que podemos fazer com o poder da união”, disse um dos convidados da NASA, referindo-se às manifestação que estão a assolar os Estados Unidos. “Há cerca de nove anos, acoplamos com o Atlantis no último voo. Ano após anós, a gente da NASA e a gente da SpaceX juntaram-se e restabeleceram a capacidade dos Estados Unidos. Estes tempos negros que temos tido nos últimos tempos podem inspirar os jovens a trabalhar muito para verem aquilo que podem alcançar”, responderam os astronautas.

  • "O mundo inteiro viu esta missão", diz administrador da NASA

    Jim Bridestine, administrador da NASA, já está em contacto com os astronautas: “O mundo inteiro viu esta missão e estamos muito orgulhosos do que fizeram por este país e da forma como inspiraram o mundo”. Doug Hurley diz-se “orgulhoso” por participar na missão. Questionado por Jim Bridestine sobre se tinham dormido apesar do nervosismo, os dois astronautas confirmam que conseguiram dormir sete horas.

  • Bob Behnken e Doug Hurley recebidos com aplausos e abraços

    Bob Behnken e Doug Hurley já entraram na Estação Espacial Internacional e foram recebidos com aplausos e abraços dos três colegas a bordo do laboratório. Doug Hurley limpa a testa depois de longas horas de trabalho no Dragon (e de uma cabeçada à entrada na Estação). Os cinco astronautas preparam-se para uma cerimónia de boas-vindas simbólicas com mensagens inspiradoras da Terra para o espaço.

    Esta será a primeira vez na história humana que os astronautas chegaram ao espaço a bordo de uma nave espacial comercial.

  • Os últimos minutos de Bob e Doug no interior do Dragon

    A escotilha do Dragon já abriu, os astronautas estão de saída e prestes a entrar na Estação Espacial. A NASA captou todos os segundos e disponibilizou o vídeo nas redes sociais. É mais um passo de entusiasmo na aventura americana.

  • Astronautas já estão a sair do Dragon e a entrar na Estação Espacial

    A escotilha do Dragon Endeavour acabou de abrir. Bob Behnken e Doug Hurley estão a sair da cápsula da SpaceX e a entrar na Estação Espacial Internacional, ao encontro de Chris Cassidy, Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner (Rússia).

  • Cosmonautas na Estação Espacial já estão junto à "porta" do Dragon

    Os cosmonautas Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner (Rússia) já estão junto a Chris Cassidy para as boas vindas a Bob Behnken e Doug Hurley. Há uma cerimónia de boas-vindas poucos depois da entrada dos astronautas da NASA na Estação Espacial.

  • Atrasos na entrada dos astronautas na Estação, procedimentos técnicos prosseguem

    A entrada dos astronautas na Estação Espacial Internacional está a atrasada e só deverá ocorrer em 10 a 15 minutos — essa é, pelo menos, a mais recente previsão da NASA. O Dragon até chegou mais cedo ao laboratório espacial, mas uma série de procedimentos técnicos muito específicos obrigou a adiar a reunião entre astronautas até perto das 18h.

  • Uma das duas escotilhas entre o Dragon e a Estação Espacial já foi aberta

    Chris Cassidy acaba de abrir uma das escotilhas que permitirá aos astronautas passar para a Estação Espacial Internacional. Só falta mesmo abrir a escotilha do Dragon Endeavour. É tudo o que separa Bob e Doug da casa onde verão morar nos próximos quatro meses.

  • Faltam 10 a 15 minutos para a abertura das escotilhas

    Estamos a entre 10 e 15 minutos da abertura das escotilhas para a última fase da viagem de Bob e Doug para a Estação Espacial Internacional. Será o ponto final à primeira fase da missão, mas apenas o primeiro minuto de um longo de trabalho de investigação científica a bordo do laboratório espacial. Há muito a fazer nos próximos quatro meses.

  • Escotilhas abrem em 30 minutos, à hora prevista

    Falta meia hora para a abertura das escotilhas. Apesar de o Dragon ter chegado mais cedo à Estação Espacial, deve cumprir-se aproximadamente a hora agendada para a entrada dos astronautas no laboratório. Chris Cassidy continua os procedimentos de segurança enquanto Bob Behnken e Doug Hurley organizam o Dragon.

  • Astronautas arrumam Dragon antes de entrar na Estação

    Os astronautas a bordo do Dragon já saíram dos bancos em que viajaram durante 19 horas e arrumam agora todos os materiais para poderem entrar na Estação Espacial Internacional.

  • Astronautas devem entrar mais cedo na Estação Espacial

    À semelhança do que aconteceu com a acoplagem, também a abertura da escotilha pode ocorrer mais cedo do que estava previsto. As comunicações da SpaceX para o Dragon revelaram que os astronautas podem entrar cerca de 15 minutos mais cedo à Estação Espacial Internacional, às 17h30 de Portugal Continental.

  • Chris Cassidy prepara Dragon para abertura da escotilha

    Chris Cassidy continua os procedimentos para igualar a pressão dentro do Dragon à que existe na Estação Espacial, assim como em todo o percurso dos astronautas entre a cápsula e o laboratório. Uma das escotilhas já foi aberta para esta verificação técnica, mas ainda falta mais de uma hora para a entrada de Bob e Doug.

  • "Novo dia para as viagens espaciais tripuladas"

    Victor Glover, astronauta da NASA, congratulou a missão da SpaceX e da agência espacial norte-americana pelos feitos alcançados este domingo: “Apesar de ser noite orbital durante a acoplagem, é um novo dia para as viagens espaciais tripuladas”.

  • Dragon já recebe energia da Estação Espacial

    Há confirmação de que a cápsula do Dragon, onde os astronautas da NASA ainda estão, já está a ser alimentada através de energia da Estação Espacial Internacional. No interior, Chris Cassidy prepara todos os procedimentos para a chegada de Bob e Doug dentro de menos de duas horas.

1 de 3