Marte tem gelo a 2,5 centímetros de profundidade

Dados das sondas que orbitam Marte encontraram gelo a latitudes médias e a pouca profundidade. São locais ideais para futuras missões tripuladas ao planeta, diz NASA.

Uma das “parvoíces” de Elon Musk teve final feliz

Não deixa de ser estranho que o homem que revolucionou os carros eléctricos e se converteu no maior lançador de satélites tenha apanhado um susto pelo que escreveu no Twitter. Mas escapou.

Agência Europeia quer enviar astronautas à Lua

A Agência Espacial Europeia quer levar pela primeira vez astronautas à Lua. A ESA é parceira da NASA na missão Ártemis, na qual os Estados Unidos ambicionam regressar ao satélite em 2024.
Espaço

Portugal vai apostar forte na exploração espacial

Em Sevilha, os Estados Membro da ESA vão encontrar-se para definir a estratégia da Agência para a próxima década. Portugal vai assumir a Presidência do Conselho Ministerial e Governo avança previsões.
Exploração Espacial

"A Voyager definiu o que fiz no resto da vida" /premium

Carolyn Porco procurou o significado da existência nas religiões, mas acabou por encontrá-la na Astronomia. Carl Sagan foi responsável por abrir a porta de um caminho que levaria a muita descobertas.
Marte

Portugueses em missão simulada a Marte

Investigadores do Instituto Superior Técnico vão participar na simulação através do desenvolvimento de dispositivos robóticos que visam melhorar a eficácia da exploração do planeta por um robô.
Exploração Espacial

Hubble fotografa primeiro cometa interestelar

Tem um núcleo tão pequeno que é invisível para o Hubble, uma nuvem de poeiras e uma cauda azul. O Hubble olhou para 2I/Borisov e tirou a melhor foto do primeiro cometa interestelar no Sistema Solar.
Exploração Espacial

Os fatos que vão levar o Homem à Lua outra vez

Funcionam em (quase) todo o lado, foram inspirados nos fatos da missão Apollo e vão levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua na próxima década. A NASA mostrou os novos fatos espaciais.
Exploração Espacial

NASA encontrou vida em Marte nos anos 70?

Gilbert Levin era investigador do programa Viking e diz que a NASA encontrou vida em Marte em 1976. Mas nem todos os argumentos estão corretos. E certezas só mesmo quando o Homem lá chegar.
Exploração Espacial

Morreu Leonov, o primeiro a passear no espaço

Alexei Leonov tinha 31 anos quando fez o primeiro passeio espacial da humanidade. Morreu esta sexta-feira aos 85 anos. Fez parte da primeira equipa de cosmonautas, ao lado de Yuri Gagarin.

NASA. Novos "sons peculiares" ouvidos em Marte

Sismos de magnitude 3,7 e 3,3 em Marte produziram sons tão suaves que são quase impercetíveis. Graças a eles, os geólogos da NASA descobriram que Marte pode ser mais parecido à Lua do que à Terra.

Musk apresenta foguetão SpaceX capaz de ir a Marte

Novo foguetão SpaceX voará até aos 65 mil pés e regressará à terra, aterrando na vertical. Elon Musk disse que a nave parte dentro de "um ou dois meses".
Exploração Espacial

Brad Pitt na NASA: "Como é andar no espaço?"

Na semana em que o filme "Ad Astra" estreia em Portugal, Brad Pitt falou com o engenheiro de voo da Estação Espacial Internacional sobre os planos da NASA para regressar à Lua. Leia e veja o vídeo.
Espaço

Agência evita colisão de satélites no Espaço

Satélite de observação de ventos na atmosfera Aeolus Earth accionou os propulsores para se desviar da trajetória de um satélite. Manobra foi decidida com base no cálculo de probabilidades de choque.
Exploração Espacial

Modelo de alunagem indiano separou-se com sucesso

Todos os sistemas da missão Chandrayaan-2 estão a trabalhar sem problemas depois da manobra que separou o módulo de alunagem do topo da nave.
Curiosidades Auto

Este é, de longe, o carro mais rápido do mundo

Para um automóvel normal, atingir 200 km/h é todo um feito. Alguns, com mais de 1.000 cv, conseguem superar os 400 km/h, mas este consegue ser 300 vezes mais rápido. Já sabe de que veículo falamos?

Próxima missão a Marte "ensaiada" na Islândia

O campo de lava de Lambahraun foi durante três semanas de julho o local de trabalho de vários engenheiros da NASA, uma vez que a Islândia apresenta características bastante semelhantes a Marte.

Nave russa partiu para abaster Estação Espacial

A Progess 73 está a transportar cerca de três toneladas de alimentos e combustível. Vai abastecer a ISS, que tem seis astronautas a bordo, depois de completar duas órbitas.

Desafio da Medicina do Séc. XXI: nova era Espacial

Agora será diferente pois, se não houver sobressaltos, nos próximos anos será possível cada um de nós pagar um bilhete e ver o nosso planeta como nunca antes o observou, a flutuar a 80km de altitude.

"Pequeno passo para Homem, salto para humanidade" - como aconteceu

Há 50 anos, Neil Armstrong e Buzz Aldrin tornaram-se os primeiros a pisar a Lua. Siga aqui as comunicações, minuto a minuto e em português, entre os astronautas e a Terra tal como aconteceram em 1969.

Homem na Lua? 11 conspirações, 11 explicações /premium

Há 50 anos que o Homem foi à Lua. E há 50 anos que ainda há quem não acredite na alunagem. Mas há 11 formas de arruinar as 11 teorias da conspiração.

Uma viagem guiada pelo interior da NASA /premium

O que fez a NASA depois de Apollo? Teve sucesso 133 vezes com o Space Shuttle. Das duas vezes que correu mal, 14 pessoas morreram. Fomos ao Centro Espacial Kennedy ver o que lá se faz.

35 fotos dos bastidores da chegada à Lua /premium

Os americanos acamparam em Houston, o Papa interrompeu as férias para ver TV, na sala de controlo não se ouvia um pio. Como tudo aconteceu em Terra enquanto o Homem pisava a Lua.

Como a chegada à Lua foi vivida em Portugal /premium

Como é que os portugueses viveram a aventura da Apollo 11 em 1969? Com excitação, medo e euforia, entre os jornais e a televisão. Recuperamos recordações em papel e na primeira pessoa.
Lua

Índia programa missão lunar para segunda-feira

Caso a missão tenha sucesso a União Indiana passa a ser o quarto país a conseguir alunagens do mesmo género, depois das operações dos Estados Unidos, Rússia e República Popular da China.
Exploração Espacial

Quiz Espacial. O que sabe da missão Apollo 11?

Há 50 anos, três homens levaram a humanidade inteira até à Lua. Passado todo esse tempo, tem a certeza que conhece a história da maior missão espacial tripulada de sempre? Faça o teste aqui.

"Ou a NASA investe ou a China passa à frente" /premium

Cinquenta anos após os EUA ter ganho a corrida espacial, a China ameaça a supremacia americana. Os chineses copiaram o melhor dos russos e evoluíram a partir daí. Vem aí outra guerra fria?

Manual de instruções da missão Apollo 11 leiloado

O leilão vai acontecer na próxima semana para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua. O manual de instruções com anotações de Neil Armstrong e Buzz Aldrin poderá chegar aos 8 milhões de euros.

Voltar à Lua 50 anos depois para ir a Marte

Cinquenta anos depois da alunagem da Apollo 11, a Lua volta a dar que falar, com os EUA a prometerem voltar em 2024 com astronautas, incluindo uma mulher. O objetivo? Chegar a Marte.
Documentários

"Documentário sobre Apollo é uma máquina do tempo"

As mensagens subliminares escondidas em "Apollo", o sucesso de "Diana" e o sofrimento com "Challenger". Tom Jennings falou com o Observador sobre o novo documentário na National Geographic. "
Exploração Espacial

"Explorar asteróides" para salvar a Terra

É líder de uma das missões mais ambiciosas da NASA. E vem a Portugal falar sobre o futuro da exploração espacial. Lindy Tanton quer usar asteróides para salvar a Terra. Sair dela não é solução.

Cinzas de 150 pessoas a caminho do espaço

A SpaceX lançou, na madrugada desta terça-feira, o foguete Falcon Heavy, que leva a bordo cinzas de mais de 150 pessoas. A missão implicava colocar 24 satélites em órbitas diferentes.

Relógio NASA demora 10 milhões de anos a atrasar

O relógio atómico da NASA seguiu para o espaço a bordo de um Falcon Heavy da SpaceX. É tão preciso que pode ser usado para tornar as viagens pelo espaço profundo mais autónomas.
História

A carroça com asas que ia levar o Homem à Lua

Há 400 anos, um dos fundadores da Royal Society quis ir à Lua a bordo de uma carroça com asas. A fome não era problema porque não haveria gravidade. Não tardou até a ciência lhe travar os planos.

Missões Apollo captaram sismos na Lua

Os "tremores de lua" registados por quatro das missões Apollo foram provocados por falhas tectónicas. A Lua tem atividade sísmica e é um corpo celeste mais vivo do que se julgava.
Exploração Espacial

NASA prepara aproximação de asteroide gigante

O asteroide Apophis, em homenagem ao deus egípcio também conhecido como "Lorde do Caos", vai passar pela Terra em 2029, perto o suficiente para ser visto, longe o quanto basta para não causar medo.
Marte

Marte. NASA divulgou som do que pode ser um sismo

Parece apenas um zumbido suave, mas aos ouvidos da sonda Mars InSight, da NASA, pode ser bem mais do que isso. Só não é ainda forte o suficiente para permitir estudar o interior do planeta.

NASA: o top 3 das casas para viver em Marte

A NASA divulgou os três finalistas do desafio que tem como objetivo projetar as casas ideais para viver em Marte. O 1.º lugar foi entregue a projeto de casa cilíndrica com aberturas para luz natural.
Marte

Confirmada a existência de metano em Marte

Uma sonda da ESA encontrou metano no mesmo sítio em Marte, mas apenas um dia depois, de um rover da NASA ter detetado a molécula. Não tem origem em seres vivos, mas sim na geologia.
Exploração Espacial

"Fui astronauta da NASA. Sem controlo, morro"

Viu dois dos maiores desastres da NASA. E teve de vasculhar destroços para encontrar cadáveres. Jim Wetherbee, o maior comandante espacial dos EUA, veio a Portugal. E falou sobre os riscos que corre.
Marte

Rios em Marte eram mais largos do que os da Terra

Um estudo da associação que edita a revista Science revelou que os rios em Marte eram mais largos do que os do planeta Terra e que estariam distribuídos por toda a superfície do planeta.

EUA. Trump quer astronautas na lua em 5 anos

O anúncio foi feito pelo vice-presidente dos Estados Unidos da América. Mike Pence também criticou a "inércia burocrática" da NASA e prometeu: a primeira mulher a pisar a lua será americana.
Inovação

Avião? Porque não ir de foguetão?

Banco UBS diz que será possível fazer viagens de foguetão entre cidades em 2030. Fazer Nova Iorque-Xangai demoraria 39 minutos em vez de 15 horas. Negócio pode "canibalizar" as companhias aéreas.
Lua

Ao meio-dia lunar há moléculas de água a voarem

A água na Lua não está apenas escondida na profundezas escuras das crateras. Há moléculas de água agarradas às poeiras que se soltam com o sol do meio-dia.

Há nova estimativa sobre a massa da Via Láctea

Segundo estimativas anteriores, a Via Láctea teria entre 500 mil milhões e 3 mil biliões de massas solares. Determinação da massa da Via Láctea permite compreender melhor o seu contexto cosmológico.

Vai ser criada a agência espacial Portugal Space

A agência espacial portuguesa Portugal Space terá a sua sede em Santa Maria, onde será construída uma base de lançamento de microssatélites, mas também instalações em Lisboa e outros locais do país.
Séries

Série "The First" estreia em Portugal amanhã

A série criada por Beau Willimon retrata a primeira missão tripulada a Marte. "The First" tem uma única temporada, já transmitida no Reino Unido e nos EUA. Chega a Portugal a 5 de março.

Cápsula da SpaceX chega à Estação Espacial

A bordo da Crew Dragon seguiam 180 quilos de mantimentos para os astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional.

Cápsula Crew Dragon aterrou na Estação Espacial

A cápsula espacial Crew Dragon, da empresa SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional, um dia depois de descolar de Cabo Canaveral, na Florida, numa viagem de teste do programa da NASA.

Israel manda sonda à Lua, Japão recolhe amostras

Israel está mais próximo de ser o 4.º a aterrar na Lua: a sonda já partiu e a empresa é privada. Além do feito da sonda israelita Beresheet, a japonesa Hayabusa-2 acaba de aterrar no asteróide Ryugu.
Astronomia

Descoberta uma nova lua a orbitar Neptuno

Escapou ao olhar da Voyager 2, mas não às atualizações ao Telescópio Hubble. Hipocampo tem 34 quilómetros de diâmetro e orbita o gigante Neptuno. Deve ter nascido de uma colisão quase catastrófica.

O obituário do rover Opportunity

Nasceu com um prazo de validade de três meses mas sobreviveu em Marte durante 15 anos. Graças a ele sabemos que o Planeta Vermelho já pode ter tido água e, por isso, vida. Morreu após 8 meses em coma.

Opportunity morre ao fim de 15 anos em Marte

O rover Opportunity, um dos veículos enviados pela agência espacial norte-americana para explorar Marte, está morto. Este ativo durante 15 anos, mas só devia ter durado apenas três meses.

Tesla bate recorde ao percorrer 364.000.000 km

Não sabemos quantos quilómetros já percorreu o seu automóvel, mas este ultrapassou os 364.000.000 km em apenas um ano. É uma marca impossível de igualar, a menos que se recorra ao mesmo truque.

Trump quer NASA em Marte com orçamento ilimitado

1938
Trump propôs à NASA que usasse todo o dinheiro de que precisasse, sem limites, para levar o Homem a Marte antes do final do seu mandato. NASA respondeu que só a partir de 2030 será possível.
Exploração Espacial

Serão os anéis de Saturno mais jovens que planeta?

CIentistas voltam a sugerir que os anéis de Saturno não se formaram ao mesmo tempo que o planeta. Estudo diz que Saturno formou-se há 4,5 mil milhões de anos; os anéis têm entre 10 e 100 milhões.
Pseudociência

Terraplanistas querem provar teoria num cruzeiro

Para os defensores da Terra plana, o mundo em que vivemos é um disco, o espaço não existe, e todas as fotografias e descobertas anunciadas pelas agências espaciais foram inventadas.

Rússia quer mandar nave à Lua em 2021

Em entrevista, Dmitri Rogozin referiu que a agência russa continua a satisfazer pedidos da agência norte-americana, apesar de as relações entre as duas terem estado tensas.

1ª cientista-astronauta portuguesa procura apoios

Em dezembro, Ana Pires tornou-se a primeira mulher portuguesa a receber o diploma de cientista-astronauta da NASA. Ainda este mês espera reunir-se com Rui Moura, o primeiro português a fazer o mesmo.
Curiosidades Auto

Carro chinês passeia na Lua. Mas é bom?

Os chineses entraram na história espacial ao aterrar no outro lado da Lua, a que se seguiu um passeio com um carro chinês. Mas será que o veículo é alguma coisa de jeito? Melhor que o dos americanos?
Lua

As primeiras imagens enviadas pela sonda chinesa

A China tornou-se o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais "oculto" da Lua. A Chang’e 4 -- nome da deusa chinesa da Lua -- pousou no satélite natural da Terra esta quinta-feira.
Exploração Espacial

Lua. O momento da chegada ao lado "oculto"

Eram três da manhã em Portugal quando a Chang e'4 enviou uma foto inédita: mostrava o hemisfério desconhecido da Lua. Veja o momento da chegada ao Polo Sul, que foi captado pela sonda chinesa.

China aluna no lado "oculto" da Lua

A China tornou-se hoje o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais afastado da Lua, a Chang'e-4, informou a televisão estatal, ilustrando os ambiciosos planos espaciais do país.

Este Natal, uma pista de gelo perfeita — em Marte

Agência Espacial Europeia captou fotografias incríveis da cratera Korolev, em Marte, totalmente coberta por gelo. A camada tem quase 2 km de profundidade e mantém-se ali todo o ano.

Chef Kiko faz receita para colonos de Marte

O cozinheiro português está a participar num concurso promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid, um afiliado da NASA. Objetivo: incluir um prato seu na missão a Marte de 2030.

Vento de Marte, o 1º som captado noutro planeta

O módulo InSight enviou para a Terra o som do vento em Marte. É a primeira vez que ouvimos um som captado noutro planeta. A gravação foi editada três vezes para ser audível pelos humanos. Oiça-as.
Exploração Espacial

China lança nave espacial ao lado oculto da Lua

A China lançou uma nave espacial para aterrar no lado menos explorado da Lua e leva consigo, entre outras coisas, sementes de batata para plantar.

Falcon 9 da SpaceX falha aterragem e cai no oceano

Falcon 9 da SpaceX devia ter aterrado em solo, mas caiu no oceano. É o primeiro acidente desde 2016. Carga foi enviada para o espaço com sucesso. Emissão foi cortada no momento do acidente.

SpaceX lança foguetão com cinzas de 100 pessoas

Num projeto criado pela empresa Elysium Space, as famílias de cerca de 100 pessoas puderam enviar as cinzas dos seus ente queridos para o Espaço, a bordo do Space X Falcon 9.

Três astronautas chegaram à Estação Espacial

Dois meses depois do acidente num Soyuz, russa Roscosmos volta às missões tripuladas. Três astronautas chegaram à Estação Espacial enquanto sobrevoavam o Oceano Atlântico. Veja o momento.
Exploração Espacial

NASA já chegou a Bennu, o asteroide ameaçador

OSIRIS-Rex chegou a Bennu com sucesso. É a primeira vez que recolhemos amostras de um asteróide e as trazemos para a Terra. Vamos encontrar a origem da vida? Ou evitar uma colisão catastrófica?

NASA contrata 9 companhias privadas para ir à Lua

A agência espacial norte-americana celebrou contratos com 9 empresas privadas para regressar à Lua e fazer dela uma área de serviço no trajeto até Marte. A SpaceX de Elon Musk não é uma delas.
Marte

Porque é extraordinário ter a InSight em Marte?

A sonda vai estudar o planeta vermelho como nunca antes, mas só o facto de lá ter chegado é motivo de festa para a NASA. Apenas 40% das missões chegaram a Marte com sucesso.

A missão que vai "fazer uma ecografia" a Marte

A missão da NASA vai perfurar a Marte a 15 metros de profundidade. É lá que quer encontrar respostas para o que se passa na Terra. A missão explicada por quem levou o InSight para o Planeta Vermelho.

A primeira fotografia do InSight em Marte

O módulo InSight enviou a primeira fotografia tirada em Marte. Está numa planície chamada Elysium Planitia. O céu está limpo e o terreno tem poucas rochas. InSight está preparado para inciar a missão.

Chegou com sucesso a Marte a histórica InSight

Já aterrou em Marte a primeira missão da NASA a estudar as profundezas de outro planeta. InSight sobreviveu aos "sete minutos de terror". Fez-se história na exploração espacial. E vai fazer-se mais.

Sonda da NASA deve aterrar hoje em Marte

A agência espacial norte-americana NASA deverá colocar na superfície de Marte a sonda InSight, que vai estudar o interior do planeta vermelho. A sonda está em viagem há seis meses e meio.
Marte

Lagos em Marte levaram à formação de desfiladeiros

Marte teve no passado lagos que transbordaram e levaram à formação de desfiladeiros, sugere um estudo realizado por cientistas da universidade norte-americana do Texas.

Agência espacial lança 3.º satélite meteorológico

A agência espacial europeia ESA lançou esta quarta-feira com sucesso, a partir da base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, o último de três satélites meteorológicos "MetOp".
Espaço

NASA: sonda bate recorde de aproximação ao Sol

A sonda espacial Parker Solar Probe está mais perto do Sol do que qualquer outro aparelho similar alguma vez conseguiu, estando previsto que nos próximos sete anos consiga chegar ainda mais perto.
Marte

Marte pode ter oxigénio para suportar vida

Um novo estudo da NASA diz que pode haver depósitos de água salgada nas profundidades de Marte com oxigénio suficiente para suportar vida. Mas ainda há muitos parâmetros para confirmar.

Estação Espacial pode ficar desabitada pela 1ª vez

Astronautas da Estação Espacial devem regressar em dezembro. Mesmo que alarguem as missões, cápsula que os traz de volta expira em janeiro. Se o Soyuz não voar antes disso, a Estação pode ficar vazia.

Astronautas da Soyuz MS-10 vão voltar ao espaço

Os astronautas Alexey Ovchinin e Nick Hague deverão voltar ao espaço na primavera de 2019, depois da nave espacial Soyuz MS-10 ter sido obrigada na quinta-feira a aterrar de emergência.
Exploração Espacial

Rússia suspende voos tripulados para o espaço

Roscosmos não vai fazer voos tripulados enquanto decorre a investigação ao acidente com um foguetão Soyuz. Foi a primeira vez que uma missão tripulada não conseguiu chegar à Estação Espacial.
Exploração Espacial

Astronautas aterraram após erro num Soyuz

Astronautas da Roscosmos e da NASA aterraram de emergência depois de um foguete Soyuz ter acusado erros de funcionamento no percurso para a Estação Espacial Internacional. Tripulação está a salvo.

Falcon 9 deixa incrível espetáculo de luz nos EUA

Com céu limpo e condições ideais, o Falcon 9 da Space X surpreendeu os americanos. Desta vez, o foguetão da empresa de Elon Musk iluminou a noite nos EUA e deixou uma explosão de cores no céu.
Exploração Espacial

Observações do telescópio Hubble estão suspensas

Na sexta-feira, um dos giroscópios que guiam o telescópio espacial avariou, obrigando a que o Hubble esteja a funcionar em modo de segurança, com os sistemas eletrónicos não essenciais desligados.

Falcon 9 aterrou na costa californiana

O Falcon 9 já foi lançado 62 vezes, 11 das quais conseguiu pousar em terra do lado este do continente norte-americano. Este domingo, o foguetão pousou pela primeira vez em terra do lado oeste.

Hubble: mais provas de lua fora do Sistema Solar

Em 2017, um grupo de cientistas encontrou um corpo celeste a 8 mil anos-luz que pode ser a primeira lua encontrada fora do Sistema Solar. Agora, dados vindos do Hubble suportam essa teoria.
Exploração Espacial

Rover instalado com êxito no asteróide Ryugu

Nave aeroespacial japonesa lançou aparelho de observação que deve ficar instalado no asteróide Ryugu para o estudo sobre as origens do sistema solar, foi esta quarta-feira anunciado em Tóquio.

Marte. NASA encontrou o robô Opportunity

Desde junho deste ano que a NASA perdeu o contacto com Opportunity que explora a superfície de Marte. Mais de 100 dias depois, localizou o robô, mas ainda não conseguiu estabelecer contacto.
Exploração Espacial

Robôs japoneses aterram num asteróide

Dois robôs japoneses aterraram, pela primeira vez, no asteróide Ryugu. As amostras retiradas pretendem dar respostas sobre a origem da vida e do sistema solar.
Exploração Espacial

Lua. Guia de viagem para o novo destino da moda /premium

Turismo para milionários ou exploração para um dia podermos viver na Lua? Quanto custa uma viagem e quais são os riscos? Quem nos pode de facto levar lá e porquê?

Hayabusa 2 pode ser o primeiro rover num asteróide

Três meses depois de sondar o Ryugu, a japonesa Hayabusa 2 enviou dois pequenos rovers para a superfície do asteróide. Podem ser os primeiros a aterrar neste corpo celeste.

Marte. Astronautas expostos a 60% da radiação

Uma viagem de um ano entre a Terra e Marte exporia os astronautas a 60% de radiação cósmica recomendada para uma carreira inteira. Além disso, a missão a Marte podia ser comprometida pelas poeiras.
SpaceX

Músico e rico. Yusaku, primeiro astronauta privado

O primeiro turista espacial da História foi uma estrela rock, fez fortunas com vendas na net e faz calças à medida. Yusaku fretou um foguetão para ir à Lua com 6 artistas. Tudo começou aos 16 anos.

SpaceX. Milionário japonês é 1.º turista espacial

Yusaku Maezawa é o 14.º mais rico do Japão. E é o primeiro turista espacial da SpaceX. O multimilionário pode passear à volta da Lua em 2023. E quer levar seis a oito artistas com ele.

Como Elon Musk apresentou o 1.º turista espacial

A SpaceX de Elon Musk apresentou esta terça-feira o homem que vai vestir o fato de primeiro astronauta privado a viajar em redor da Lua a bordo de um Big Falcon Rocket. Reveja aqui.

Agência russa investiga fuga na Estação Espacial

Os líderes da NASA e da Roscosmos reuniram-se esta quarta-feira por teleconferência para discutir o incidente com a fuga de gás encontrada na Estação Espacial Internacional.
SpaceX

SpaceX lança foguetão para serviços de comunicação

O foguetão Falcon 9, da SpaceX, cumpriu a sua 60.ª missão em cinco anos e colocou em órbita o satélite 18 Telstar Vantage, permitindo o fornecimento de comunicações na região da Ásia.
Exploração Espacial

Encontrado outro anel hexagonal em Saturno

Um ano depois de ter terminado a missão, a Cassini continua a dar novidades. Foi descoberto outro anel com forma de hexágono na atmosfera de Saturno. Isso adensa ainda mais o mistério sobre o planeta.
Espaço

Buraco na Estação Espacial foi "sabotagem"

Hipótese de ter sido um detrito a fazer o buraco está posta de lado, já que ele foi claramente feito com uma broca. Sabotagem pode ter acontecido em terra ou no espaço por "astronauta perturbado".

Revelados planos de Elon Musk para colonizar Marte

O engenheiro Paul Wooster da SpaceX, a empresa de Elon Musk dedicada à exploração espacial, revelou numa palestra os planos de Elon Musk em colonizar o planeta vermelho.
Marte

Sonda Opportunity morta se não acordar até outubro

A sonda Opportunity continua em silêncio depois de ter hibernado por causa de uma tempestade em Marte. A NASA diz que a vai dar como perdida, se não der sinais de vida no próximo mês e meio.

Estação Espacial Internacional com fuga de ar

Um buraco de dois milímetros foi encontrado na quinta-feira, mas a NASA esclareceu que os astronautas nunca estiveram em perigo. Por agora, o problema foi resolvido com fita adesiva.
Marte

Opportunity em coma em Marte. E se não acordar?

A mais antiga sonda enviada para Marte não dá sinais de vida desde 10 de junho, após uma tempestade no planeta. A NASA teme que não volte a acordar. Ou que, se regressar à vida, já não seja a mesma.
Exploração Espacial

Cientistas provam que há gelo na lua

O relatório agora divulgado é a primeira "prova direta e definitiva" da existência de gelo na lua. Segundo os cientistas, esta poderá vir a ser utilizada para consumo humano em futuras expedições.
Corrupção

Corrupção. Detido responsável aeroespacial russo

Subdiretor da empresa aeroespacial russa Energuia, Alexéi Beloborodov, foi detido por suspeita de corrupção, informou o comité de instrução da Rússia.
Espaço

Portugal defende que ESA entre em novas indústrias

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior defendeu a entrada da Agência Espacial Europeia em novas indústrias e a construção de pequenos "portos espaciais".
Exploração Espacial

Sonda solar lançada com sucesso

A Sonda Solar Parker já deixou a atmosfera terrestre e dirige-se a Vénus onde deve chegar nas próximas seis semanas. Vénus vai ajudar a sonda a abrandar a velocidade e dirigir-se ao Sol.
Exploração Espacial

Lançamento da sonda solar adiado para domingo

A janela de oportunidade para o lançamento da sonda são 65 minutos e começou às 8h33. Não sendo lançado este sábado, haverá outras oportunidades até dia 23 de agosto. O importante é não perder Vénus.
Exploração Espacial

Segunda tentativa para enviar sonda ao Sol

Foi escolhido um foguetão muito potente porque é preciso 55 vezes mais energia para lançar uma sonda para o Sol do que para Marte.

Como mandar uma sonda ao Sol sem esta derreter? /premium

Quando descreveu os ventos solares, no final dos anos 1950, Eugene Parker não imaginava que se pudesse ir até ao Sol para os estudar e uma sonda com o seu nome. 7 respostas para perceber porquê.
Marte

Marte está mais perto ou mais longe? /premium

Há 49 anos, pisámos a Lua pela primeira vez. Agora, estamos de olhos postos noutro planeta: Marte. Especialmente depois de termos ficado a saber que há lá água. Alguma vez lá chegaremos? A que custo?
Marte

Água descoberta em Marte lembra passado do planeta

Foi descoberto em Marte um lago subterrâneo com 20 quilómetros. Se for confirmado, o planeta vermelho tem todos os componentes essenciais para a sobrevivência humana.
Marte

Marte. Lago de água por baixo de camada de gelo

O radar enviado para Marte para encontrar água abaixo da superfície cumpriu a sua missão: detetou aquilo que pode ser um lago de água no estado líquido na parte sul do planeta vermelho.
Astrofísica

Vénus. Atmosfera pode estar a desacelerar planeta

A atmosfera de Vénus dá a volta ao planeta várias vezes antes de este girar sobre si próprio. A densidade da atmosfera e a perturbação ao nível das nuvens podem estar a desacelerar o planeta.
Marte

Tempestade em Marte cobre um quarto do planeta

O robô da NASA Opportunity, que explora a superfície de Marte desde 2004, entrou no modo de poupança de energia devido a uma tempestade de areia que cobre um quarto do planeta.
Exploração Espacial

À procura de vida em Marte, o cemitério de sondas

As primeiras missões a Marte foram nos anos 60. Apostou-se tudo em encontrar vida, mas sem sucesso. Depois, os cientistas focaram-se em pequenos sinais e foram sendo mais bem sucedidos.

Há vida em Marte? Os cientistas têm novidades

Um veículo enviado em 2012 para Marte, o "Curiosity", recolheu um conjunto de amostras do planeta. A NASA debateu os resultados esta quinta-feira.

Morreu Alan Bean, um astronauta que pisou a Lua

Morreu este sábado o quarto homem a ter colocado os seus pés na Lua. Alan Bean fez parte da primeira missão Apollo 12. Até agora morreram oito dos doze astronautas que pisaram a Lua.

A 1ª foto do caça-planetas com mão portuguesa

O TESS, satélite com mão portuguesa lançado pela NASA para procurar exoplanetas, enviou para Terra a primeira fotografia tirada do espaço. Daqui a um mês a missão chegará a bom porto.
Marte

Nasa vai enviar mini-helicóptero para Marte

A Nasa anunciou esta sexta-feira a intenção de enviar em 2020 o primeiro helicóptero para Marte, aproximadamente do tamanho de um drone, para aprofundar o conhecimento daquele planeta.

SpaceX lança nova versão do Falcon 9

O Block-5 é a nova versão do Falcon 9 e pode ser o primeiro foguetão da SpaceX a satisfazer os padrões do programa de viagens espaciais da NASA.
Exploração Espacial

Empresa leva a bandeira nacional ao aeroespacial

O grupo português ISQ está a participar nos maiores projetos aeroespaciais do mundo. E tem planos para levar Portugal mais além. E mais distante.

O astronauta que ouviu Deus ao sobrevoar Portugal

É dos homens que mais tempo passou no espaço. Viu a guerra na Ucrânia começar ao lado de russos. Teve cancro e diz que se o soubesse iria na mesma. Porque acredita na ciência e acha que encontrou Deus
Exploração Espacial

Como é uma ida ao WC no espaço?

As casas de banho são utilizadas nas estações espaciais. Quando os astronautas têm que usar os fatos espaciais durante oito a 12 horas, têm que utilizar fraldas de alta absorção.
SpaceX

Vídeo mostra o interior de um foguete da SpaceX

Um vídeo amador filmado com drone mostra como é o interior do foguete que lança os Falcon 9 para o espaço. As imagens foram publicadas no Instagram e captadas na sede da SpaceX.

Regresso do Falcon 9 após levar satélite ao espaço

A NASA pediu à SpaceX que levasse um satélite caça-planetas com genética portuguesa para o espaço. Depois de largar o TESS no espaço, o foguetão Falcon 9 regressou são e salvo a Terra. Foi assim.
Exploração Espacial

TESS, satélite com mão portuguesa, está no espaço

O satélite TESS da NASA, em busca de exoplanetas, já está no espaço depois de um lançamento bem sucedido. Há uma equipa de portugueses envolvida no projeto. O foguetão Falcon 9 já regressou a Terra.

Como a NASA se uniu a Portugal para caçar planetas

O lançamento do satélite TESS da NASA foi adiado para quarta-feira para novas análises. Vai em busca de exoplanetas. Uma parte da missão depende de uma equipa de portugueses. Tudo começa com eles.
Exploração Espacial

SpaceX e NASA unidas em busca de exoplanetas

A NASA vai lançar um novo satélite para caçar planetas para lá do Sistema Solar. A máquina vai ser enviada a bordo de um foguetão Falcon 9 da SpaceX. Foi um português a decidir que estrelas sondar.

Precisa de emprego? A Tesla quer um barista

A empresa de Elon Musk está à procura de um novo barista para saciar os "500 funcionários dependentes de cafeína" dos escritórios de Nova Iorque. Mas atenção: não pode ser "um qualquer mortal".
Marte

Missão a Marte vai usar tecnologia portuguesa

Escudos térmicos em cortiça desenvolvidos em Portugal vão ser usados para proteger amostras do solo de Marte recolhidas em missões da Agência Espacial Europeia agendadas para depois de 2020.

Estação reentra na atmosfera a 26 mil km por hora

Um laboratório espacial chinês desativado deverá reentrar este domingo na atmosfera terrestre a uma velocidade superior a 26 mil quilómetros por hora antes de se desintegrar numa bola de fogo.
Exploração Espacial

Estação deve cair na Terra domingo ou segunda

A previsão para a queda da estação espacial Tiangong-1 foi adiada algumas horas pela Agência Espacial Europeia. A probabilidade de cair entre o Porto e o Minho é de 3%. Chineses desvalorizam.

O lançamento do Telescópio Webb foi adiado

O telescópio James Webb afinal só vai para o espaço em maio de 2020. A NASA diz que faltam alguns testes para garantir sucesso da missão, mesmo que isso signifique ultrapassar o orçamento previsto.
Exploração Espacial

Há uma nova imagem da estação espacial em queda

Tiangong-1, a estação espacial chinesa que vai cair na Terra em breve, foi fotografada na Alemanha. Outras imagens já a mostraram em Espanha e em França. Veículo espacial pode reentrar em Portugal.
Espaço

A estação espacial que pode cair em Portugal

A estação espacial que está em queda descontrolada em direção à Terra pode chegar entre esta sexta-feira Santa e domingo de Páscoa. O sítio? É "uma roleta russa". Mas o norte de Portugal está na mira.
Elon Musk

Elon Musk apaga Facebook da Tesla e SpaceX

O multimilionário juntou-se ao movimento #deletefacebook e apagou as contas de Facebook da Tesla e da SpaceX. Decisão surge depois da polémica das contas que foram usadas pela Cambridge Analytica.

7% do ADN de astronauta nunca regressou ao normal

Parte do ADN de Soctt Kelly, astronauta que passou um ano no espaço, não regressou ao normal depois do retorno à Terra. Informação foi avançada pela NASA depois de comparar ADN ao do irmão gémeo.
Espaço

Dono da Amazon quer viagens ao espaço mais baratas

Dono da Amazon quer baixar os preços das viagens ao espaço para poder "explorar o sistema solar". No jantar anual do Explorers Club disse como pretende financiar a Blue Origin -- e ainda comeu iguana.
Tecnologia

SpaceX quer assegurar vida humana noutros planetas

O foguetão enviado em fevereiro pela SpaceX tem como objetivo a construção de bases na Lua ou em Marte, o que poderia garantir a sobrevivência da raça humana noutro planeta que não a Terra.

SpaceX completa 50 missões do Falcon 9

A empresa aeroespacial, que há cerca de um mês lançou o Falcon Heavy, concretizou com sucesso a quinquagésima missão do Falcon 9, ao lançar para órbita um satélite da empresa espanhola Hispasat.
SpaceX

A SpaceX vai apanhar parte de foguetão no mar

Parte de um foguetão Falcon 9 vai ser resgatado do mar esta quinta-feira pela SpaceX através de uma rede gigante no barco Mr. Steven. Elon Musk espera que isso reduza mais o preço dos voos espaciais.
SpaceX

Musk vai usar satélites para criar banda larga

O regulador de telecomunicações norte-americano aprovou que Elon Musk utilizasse satélites da SpaceX para construir uma rede de banda larga de Internet que chegue ao mundo todo.
Elon Musk

Falcon Heavy. Imagens inéditas da reação de Musk

O CEO da SpaceX não acreditava realmente que o Falcon Heavy fosse descolar sem problemas. Quanto tudo correu bem, foi celebrar. A reação emotiva de Elon Musk foi filmada pela National Geographic.
SpaceX

Onde vai parar o Tesla que Musk enviou ao espaço?

Os telescópios viram o Tesla Roadster da SpaceX pela última vez esta manhã. Só o voltamos a ver no final do século, já massacrado pela radiação cósmica. Este é o percurso que vai fazer à volta do Sol.

Cargueiro espacial russo descolou

O cargueiro espacial russo Progress MS-08, cujo lançamento foi abortado no último momento no passado domingo, descolou esta terça-feira rumo à Estação Espacial Internacional.
SpaceX

O novo álbum de fotos da SpaceX

A SpaceX atualizou o álbum de fotografias com novas imagens do lançamento do foguetão Falcon Heavy. Dá para ver a descolagem, o Tesla no nariz do veículo e depois a afastar-se da Terra.
Estação Espacial Internacional

Abortado o lançamento de nave russa para a EEI

O lançamento da nave russa Progress MS-08 em direção à Estação Espacial Internacional, agendado para hoje, foi abortado no último momento.
Marte

É português e está a aprender a viver em Marte

É no deserto de Omã, na Península Arábica, que está a ser testada a preparação daqueles que, um dia, poderão ir para Marte. João Lousada é um dos seis astronautas análogos da missão AMADEE-18.
Marte

Bumerangue, o projeto português para ir até Marte

Foi há 55 anos que Eurico da Fonseca apresentou o seu projecto de uma viagem tripulada a Marte. A NASA interessou-se pela ideia do "rocket man português", como ficou conhecido, e levou-o aos EUA.
SpaceX

Porque é que todos querem ir a Marte?

Elon Musk, da Tesla, e vários outros milionários querem pôr homens em Marte já em 2022. O que tem o Planeta Vermelho de tão especial? E porque é que precisamos de ir rapidamente para lá?
SpaceX

Elon Musk tinha um pesadelo. Mas "foi épico"

Um Tesla no espaço ao som de Bowie. E a aterragem perfeita dos dois impulsionadores do foguetão. Nada que se compare com o pesadelo do CEO da SpaceX. Reveja as imagens fascinantes da odisseia
SpaceX

O outro sucesso da SpaceX: aterragem em simultâneo

Dois impulsionadores do foguetão mais poderoso do mundo voltaram a terra tal como era suposto -- aterraram quase simultaneamente no Kennedy Air Force Station. Estavam praticamente intactos.
Curiosidades Auto

Falcon Heavy mais rápido do que Bugatti Chiron?

O Falcon Heavy descolou ontem de Cabo Canaveral, rumo a Marte. Mas será que o mais potente foguetão da actualidade consegue ser mais rápido do que o Bugatti Chiron de 0 a 100 km/h? E de 0-400 km/h?

Como Elon Musk começou uma nova conquista espacial

O novo foguetão da SpaceX poderá levar-nos novamente à Lua ou mesmo até Marte. Elon Musk lançou com sucesso o Falcon Heavy, o foguetão mais poderoso do mundo. O que pode acontecer agora?
Exploração Espacial

Falcon Heavy. Que foguetão é este?

Foi a notícia que marcou esta terça-feira: o teste do Falcon Heavy funcionou. Mas que foguetão é este que pode um dia ser a chave para a humanidade chegar a Marte?
SpaceX

SpaceX em direto com câmara do Tesla no espaço

Depois de ter lançado com sucesso o foguetão mais poderoso do mundo, a SpaceX lançou um novo direto com as imagens em tempo real do Tesla que está neste momento em órbita. Veja aqui.
Exploração Espacial

Já está no ar o foguetão mais poderoso do mundo

A SpaceX acabou de lançar o foguetão mais poderoso do mundo ao som de David Bowie. Este pode ser o veículo que nos vai levar a Marte. Elon Musk abriu assim uma nova era da exploração espacial.

Falcon Heavy parte para o espaço com Tesla a bordo

O foguetão gigante Falcon Heavy, com o qual a SpaceX espera realizar missões para Marte, vai descolar esta terça-feira no Cabo Canaveral para uma viagem de teste com um Tesla a bordo.
A página está a demorar muito tempo.