Espaço

Agência evita colisão de satélites no Espaço

Satélite de observação de ventos na atmosfera Aeolus Earth accionou os propulsores para se desviar da trajetória de um satélite. Manobra foi decidida com base no cálculo de probabilidades de choque.
Exploração Espacial

Modelo de alunagem indiano separou-se com sucesso

Todos os sistemas da missão Chandrayaan-2 estão a trabalhar sem problemas depois da manobra que separou o módulo de alunagem do topo da nave.
Curiosidades Auto

Este é, de longe, o carro mais rápido do mundo

Para um automóvel normal, atingir 200 km/h é todo um feito. Alguns, com mais de 1.000 cv, conseguem superar os 400 km/h, mas este consegue ser 300 vezes mais rápido. Já sabe de que veículo falamos?

Próxima missão a Marte "ensaiada" na Islândia

O campo de lava de Lambahraun foi durante três semanas de julho o local de trabalho de vários engenheiros da NASA, uma vez que a Islândia apresenta características bastante semelhantes a Marte.
Estação Espacial Internacional

Nave russa partiu para abaster Estação Espacial

A Progess 73 está a transportar cerca de três toneladas de alimentos e combustível. Vai abastecer a ISS, que tem seis astronautas a bordo, depois de completar duas órbitas.

Desafio da Medicina do Séc. XXI: nova era Espacial

Agora será diferente pois, se não houver sobressaltos, nos próximos anos será possível cada um de nós pagar um bilhete e ver o nosso planeta como nunca antes o observou, a flutuar a 80km de altitude.

"Pequeno passo para Homem, salto para humanidade" - como aconteceu

Há 50 anos, Neil Armstrong e Buzz Aldrin tornaram-se os primeiros a pisar a Lua. Siga aqui as comunicações, minuto a minuto e em português, entre os astronautas e a Terra tal como aconteceram em 1969.

Homem na Lua? 11 conspirações, 11 explicações /premium

Há 50 anos que o Homem foi à Lua. E há 50 anos que ainda há quem não acredite na alunagem. Mas há 11 formas de arruinar as 11 teorias da conspiração.

Uma viagem guiada pelo interior da NASA /premium

O que fez a NASA depois de Apollo? Teve sucesso 133 vezes com o Space Shuttle. Das duas vezes que correu mal, 14 pessoas morreram. Fomos ao Centro Espacial Kennedy ver o que lá se faz.

35 fotos dos bastidores da chegada à Lua /premium

Os americanos acamparam em Houston, o Papa interrompeu as férias para ver TV, na sala de controlo não se ouvia um pio. Como tudo aconteceu em Terra enquanto o Homem pisava a Lua.

Como a chegada à Lua foi vivida em Portugal /premium

Como é que os portugueses viveram a aventura da Apollo 11 em 1969? Com excitação, medo e euforia, entre os jornais e a televisão. Recuperamos recordações em papel e na primeira pessoa.
Lua

Índia programa missão lunar para segunda-feira

Caso a missão tenha sucesso a União Indiana passa a ser o quarto país a conseguir alunagens do mesmo género, depois das operações dos Estados Unidos, Rússia e República Popular da China.
Exploração Espacial

Quiz Espacial. O que sabe da missão Apollo 11?

Há 50 anos, três homens levaram a humanidade inteira até à Lua. Passado todo esse tempo, tem a certeza que conhece a história da maior missão espacial tripulada de sempre? Faça o teste aqui.

"Ou a NASA investe ou a China passa à frente" /premium

Cinquenta anos após os EUA ter ganho a corrida espacial, a China ameaça a supremacia americana. Os chineses copiaram o melhor dos russos e evoluíram a partir daí. Vem aí outra guerra fria?

Manual de instruções da missão Apollo 11 leiloado

O leilão vai acontecer na próxima semana para comemorar os 50 anos da chegada do homem à Lua. O manual de instruções com anotações de Neil Armstrong e Buzz Aldrin poderá chegar aos 8 milhões de euros.

Voltar à Lua 50 anos depois para ir a Marte

Cinquenta anos depois da alunagem da Apollo 11, a Lua volta a dar que falar, com os EUA a prometerem voltar em 2024 com astronautas, incluindo uma mulher. O objetivo? Chegar a Marte.
Documentários

"Documentário sobre Apollo é uma máquina do tempo"

As mensagens subliminares escondidas em "Apollo", o sucesso de "Diana" e o sofrimento com "Challenger". Tom Jennings falou com o Observador sobre o novo documentário na National Geographic. "
Exploração Espacial

"Explorar asteróides" para salvar a Terra

É líder de uma das missões mais ambiciosas da NASA. E vem a Portugal falar sobre o futuro da exploração espacial. Lindy Tanton quer usar asteróides para salvar a Terra. Sair dela não é solução.

Cinzas de 150 pessoas a caminho do espaço

A SpaceX lançou, na madrugada desta terça-feira, o foguete Falcon Heavy, que leva a bordo cinzas de mais de 150 pessoas. A missão implicava colocar 24 satélites em órbitas diferentes.

Relógio NASA demora 10 milhões de anos a atrasar

O relógio atómico da NASA seguiu para o espaço a bordo de um Falcon Heavy da SpaceX. É tão preciso que pode ser usado para tornar as viagens pelo espaço profundo mais autónomas.
História

A carroça com asas que ia levar o Homem à Lua

Há 400 anos, um dos fundadores da Royal Society quis ir à Lua a bordo de uma carroça com asas. A fome não era problema porque não haveria gravidade. Não tardou até a ciência lhe travar os planos.

Missões Apollo captaram sismos na Lua

Os "tremores de lua" registados por quatro das missões Apollo foram provocados por falhas tectónicas. A Lua tem atividade sísmica e é um corpo celeste mais vivo do que se julgava.
Exploração Espacial

NASA prepara aproximação de asteroide gigante

O asteroide Apophis, em homenagem ao deus egípcio também conhecido como "Lorde do Caos", vai passar pela Terra em 2029, perto o suficiente para ser visto, longe o quanto basta para não causar medo.
Marte

Marte. NASA divulgou som do que pode ser um sismo

Parece apenas um zumbido suave, mas aos ouvidos da sonda Mars InSight, da NASA, pode ser bem mais do que isso. Só não é ainda forte o suficiente para permitir estudar o interior do planeta.

NASA: o top 3 das casas para viver em Marte

A NASA divulgou os três finalistas do desafio que tem como objetivo projetar as casas ideais para viver em Marte. O 1.º lugar foi entregue a projeto de casa cilíndrica com aberturas para luz natural.
Marte

Confirmada a existência de metano em Marte

Uma sonda da ESA encontrou metano no mesmo sítio em Marte, mas apenas um dia depois, de um rover da NASA ter detetado a molécula. Não tem origem em seres vivos, mas sim na geologia.
Exploração Espacial

"Fui astronauta da NASA. Sem controlo, morro"

Viu dois dos maiores desastres da NASA. E teve de vasculhar destroços para encontrar cadáveres. Jim Wetherbee, o maior comandante espacial dos EUA, veio a Portugal. E falou sobre os riscos que corre.
Marte

Rios em Marte eram mais largos do que os da Terra

Um estudo da associação que edita a revista Science revelou que os rios em Marte eram mais largos do que os do planeta Terra e que estariam distribuídos por toda a superfície do planeta.

EUA. Trump quer astronautas na lua em 5 anos

O anúncio foi feito pelo vice-presidente dos Estados Unidos da América. Mike Pence também criticou a "inércia burocrática" da NASA e prometeu: a primeira mulher a pisar a lua será americana.
Inovação

Avião? Porque não ir de foguetão?

Banco UBS diz que será possível fazer viagens de foguetão entre cidades em 2030. Fazer Nova Iorque-Xangai demoraria 39 minutos em vez de 15 horas. Negócio pode "canibalizar" as companhias aéreas.
Lua

Ao meio-dia lunar há moléculas de água a voarem

A água na Lua não está apenas escondida na profundezas escuras das crateras. Há moléculas de água agarradas às poeiras que se soltam com o sol do meio-dia.

Há nova estimativa sobre a massa da Via Láctea

Segundo estimativas anteriores, a Via Láctea teria entre 500 mil milhões e 3 mil biliões de massas solares. Determinação da massa da Via Láctea permite compreender melhor o seu contexto cosmológico.

Vai ser criada a agência espacial Portugal Space

A agência espacial portuguesa Portugal Space terá a sua sede em Santa Maria, onde será construída uma base de lançamento de microssatélites, mas também instalações em Lisboa e outros locais do país.
Séries

Série "The First" estreia em Portugal amanhã

A série criada por Beau Willimon retrata a primeira missão tripulada a Marte. "The First" tem uma única temporada, já transmitida no Reino Unido e nos EUA. Chega a Portugal a 5 de março.

Cápsula da SpaceX chega à Estação Espacial

A bordo da Crew Dragon seguiam 180 quilos de mantimentos para os astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional.

Cápsula Crew Dragon aterrou na Estação Espacial

A cápsula espacial Crew Dragon, da empresa SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional, um dia depois de descolar de Cabo Canaveral, na Florida, numa viagem de teste do programa da NASA.

Israel manda sonda à Lua, Japão recolhe amostras

Israel está mais próximo de ser o 4.º a aterrar na Lua: a sonda já partiu e a empresa é privada. Além do feito da sonda israelita Beresheet, a japonesa Hayabusa-2 acaba de aterrar no asteróide Ryugu.
Astronomia

Descoberta uma nova lua a orbitar Neptuno

Escapou ao olhar da Voyager 2, mas não às atualizações ao Telescópio Hubble. Hipocampo tem 34 quilómetros de diâmetro e orbita o gigante Neptuno. Deve ter nascido de uma colisão quase catastrófica.

O obituário do rover Opportunity

Nasceu com um prazo de validade de três meses mas sobreviveu em Marte durante 15 anos. Graças a ele sabemos que o Planeta Vermelho já pode ter tido água e, por isso, vida. Morreu após 8 meses em coma.

Opportunity morre ao fim de 15 anos em Marte

O rover Opportunity, um dos veículos enviados pela agência espacial norte-americana para explorar Marte, está morto. Este ativo durante 15 anos, mas só devia ter durado apenas três meses.
Tesla

Tesla bate recorde ao percorrer 364.000.000 km

Não sabemos quantos quilómetros já percorreu o seu automóvel, mas este ultrapassou os 364.000.000 km em apenas um ano. É uma marca impossível de igualar, a menos que se recorra ao mesmo truque.

Trump quer NASA em Marte com orçamento ilimitado

Trump propôs à NASA que usasse todo o dinheiro de que precisasse, sem limites, para levar o Homem a Marte antes do final do seu mandato. NASA respondeu que só a partir de 2030 será possível.
Exploração Espacial

Serão os anéis de Saturno mais jovens que planeta?

CIentistas voltam a sugerir que os anéis de Saturno não se formaram ao mesmo tempo que o planeta. Estudo diz que Saturno formou-se há 4,5 mil milhões de anos; os anéis têm entre 10 e 100 milhões.
Pseudociência

Terraplanistas querem provar teoria num cruzeiro

Para os defensores da Terra plana, o mundo em que vivemos é um disco, o espaço não existe, e todas as fotografias e descobertas anunciadas pelas agências espaciais foram inventadas.

Rússia quer mandar nave à Lua em 2021

Em entrevista, Dmitri Rogozin referiu que a agência russa continua a satisfazer pedidos da agência norte-americana, apesar de as relações entre as duas terem estado tensas.

1ª cientista-astronauta portuguesa procura apoios

Em dezembro, Ana Pires tornou-se a primeira mulher portuguesa a receber o diploma de cientista-astronauta da NASA. Ainda este mês espera reunir-se com Rui Moura, o primeiro português a fazer o mesmo.
Curiosidades Auto

Carro chinês passeia na Lua. Mas é bom?

Os chineses entraram na história espacial ao aterrar no outro lado da Lua, a que se seguiu um passeio com um carro chinês. Mas será que o veículo é alguma coisa de jeito? Melhor que o dos americanos?
Lua

As primeiras imagens enviadas pela sonda chinesa

A China tornou-se o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais "oculto" da Lua. A Chang’e 4 -- nome da deusa chinesa da Lua -- pousou no satélite natural da Terra esta quinta-feira.
Exploração Espacial

Lua. O momento da chegada ao lado "oculto"

Eram três da manhã em Portugal quando a Chang e'4 enviou uma foto inédita: mostrava o hemisfério desconhecido da Lua. Veja o momento da chegada ao Polo Sul, que foi captado pela sonda chinesa.

China aluna no lado "oculto" da Lua

A China tornou-se hoje o primeiro país a alunar uma sonda no lado mais afastado da Lua, a Chang'e-4, informou a televisão estatal, ilustrando os ambiciosos planos espaciais do país.

Este Natal, uma pista de gelo perfeita — em Marte

Agência Espacial Europeia captou fotografias incríveis da cratera Korolev, em Marte, totalmente coberta por gelo. A camada tem quase 2 km de profundidade e mantém-se ali todo o ano.

Chef Kiko faz receita para colonos de Marte

O cozinheiro português está a participar num concurso promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid, um afiliado da NASA. Objetivo: incluir um prato seu na missão a Marte de 2030.

Vento de Marte, o 1º som captado noutro planeta

O módulo InSight enviou para a Terra o som do vento em Marte. É a primeira vez que ouvimos um som captado noutro planeta. A gravação foi editada três vezes para ser audível pelos humanos. Oiça-as.
Exploração Espacial

China lança nave espacial ao lado oculto da Lua

A China lançou uma nave espacial para aterrar no lado menos explorado da Lua e leva consigo, entre outras coisas, sementes de batata para plantar.

Falcon 9 da SpaceX falha aterragem e cai no oceano

Falcon 9 da SpaceX devia ter aterrado em solo, mas caiu no oceano. É o primeiro acidente desde 2016. Carga foi enviada para o espaço com sucesso. Emissão foi cortada no momento do acidente.

SpaceX lança foguetão com cinzas de 100 pessoas

Num projeto criado pela empresa Elysium Space, as famílias de cerca de 100 pessoas puderam enviar as cinzas dos seus ente queridos para o Espaço, a bordo do Space X Falcon 9.
Estação Espacial Internacional

Três astronautas chegaram à Estação Espacial

Dois meses depois do acidente num Soyuz, russa Roscosmos volta às missões tripuladas. Três astronautas chegaram à Estação Espacial enquanto sobrevoavam o Oceano Atlântico. Veja o momento.
Exploração Espacial

NASA já chegou a Bennu, o asteroide ameaçador

OSIRIS-Rex chegou a Bennu com sucesso. É a primeira vez que recolhemos amostras de um asteróide e as trazemos para a Terra. Vamos encontrar a origem da vida? Ou evitar uma colisão catastrófica?

NASA contrata 9 companhias privadas para ir à Lua

A agência espacial norte-americana celebrou contratos com 9 empresas privadas para regressar à Lua e fazer dela uma área de serviço no trajeto até Marte. A SpaceX de Elon Musk não é uma delas.
Marte

Porque é extraordinário ter a InSight em Marte?

A sonda vai estudar o planeta vermelho como nunca antes, mas só o facto de lá ter chegado é motivo de festa para a NASA. Apenas 40% das missões chegaram a Marte com sucesso.

A missão que vai "fazer uma ecografia" a Marte

A missão da NASA vai perfurar a Marte a 15 metros de profundidade. É lá que quer encontrar respostas para o que se passa na Terra. A missão explicada por quem levou o InSight para o Planeta Vermelho.

A primeira fotografia do InSight em Marte

O módulo InSight enviou a primeira fotografia tirada em Marte. Está numa planície chamada Elysium Planitia. O céu está limpo e o terreno tem poucas rochas. InSight está preparado para inciar a missão.

Chegou com sucesso a Marte a histórica InSight

Já aterrou em Marte a primeira missão da NASA a estudar as profundezas de outro planeta. InSight sobreviveu aos "sete minutos de terror". Fez-se história na exploração espacial. E vai fazer-se mais.