Espaço

Portugal defende que ESA entre em novas indústrias

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior defendeu a entrada da Agência Espacial Europeia em novas indústrias e a construção de pequenos "portos espaciais".
Exploração Espacial

Sonda solar lançada com sucesso

A Sonda Solar Parker já deixou a atmosfera terrestre e dirige-se a Vénus onde deve chegar nas próximas seis semanas. Vénus vai ajudar a sonda a abrandar a velocidade e dirigir-se ao Sol.
Exploração Espacial

Lançamento da sonda solar adiado para domingo

A janela de oportunidade para o lançamento da sonda são 65 minutos e começou às 8h33. Não sendo lançado este sábado, haverá outras oportunidades até dia 23 de agosto. O importante é não perder Vénus.
Exploração Espacial

Segunda tentativa para enviar sonda ao Sol

Foi escolhido um foguetão muito potente porque é preciso 55 vezes mais energia para lançar uma sonda para o Sol do que para Marte.

Como mandar uma sonda ao Sol sem esta derreter? /premium

Quando descreveu os ventos solares, no final dos anos 1950, Eugene Parker não imaginava que se pudesse ir até ao Sol para os estudar e uma sonda com o seu nome. 7 respostas para perceber porquê.
Marte

Marte está mais perto ou mais longe? /premium

Há 49 anos, pisámos a Lua pela primeira vez. Agora, estamos de olhos postos noutro planeta: Marte. Especialmente depois de termos ficado a saber que há lá água. Alguma vez lá chegaremos? A que custo?
Marte

Água descoberta em Marte lembra passado do planeta

Foi descoberto em Marte um lago subterrâneo com 20 quilómetros. Se for confirmado, o planeta vermelho tem todos os componentes essenciais para a sobrevivência humana.
Marte

Marte. Lago de água por baixo de camada de gelo

O radar enviado para Marte para encontrar água abaixo da superfície cumpriu a sua missão: detetou aquilo que pode ser um lago de água no estado líquido na parte sul do planeta vermelho.
Astrofísica

Vénus. Atmosfera pode estar a desacelerar planeta

A atmosfera de Vénus dá a volta ao planeta várias vezes antes de este girar sobre si próprio. A densidade da atmosfera e a perturbação ao nível das nuvens podem estar a desacelerar o planeta.
Marte

Tempestade em Marte cobre um quarto do planeta

O robô da NASA Opportunity, que explora a superfície de Marte desde 2004, entrou no modo de poupança de energia devido a uma tempestade de areia que cobre um quarto do planeta.
Exploração Espacial

À procura de vida em Marte, o cemitério de sondas

As primeiras missões a Marte foram nos anos 60. Apostou-se tudo em encontrar vida, mas sem sucesso. Depois, os cientistas focaram-se em pequenos sinais e foram sendo mais bem sucedidos.

Há vida em Marte? Os cientistas têm novidades

Um veículo enviado em 2012 para Marte, o "Curiosity", recolheu um conjunto de amostras do planeta. A NASA debateu os resultados esta quinta-feira.

Morreu Alan Bean, um astronauta que pisou a Lua

Morreu este sábado o quarto homem a ter colocado os seus pés na Lua. Alan Bean fez parte da primeira missão Apollo 12. Até agora morreram oito dos doze astronautas que pisaram a Lua.

A 1ª foto do caça-planetas com mão portuguesa

O TESS, satélite com mão portuguesa lançado pela NASA para procurar exoplanetas, enviou para Terra a primeira fotografia tirada do espaço. Daqui a um mês a missão chegará a bom porto.
Marte

Nasa vai enviar mini-helicóptero para Marte

A Nasa anunciou esta sexta-feira a intenção de enviar em 2020 o primeiro helicóptero para Marte, aproximadamente do tamanho de um drone, para aprofundar o conhecimento daquele planeta.

SpaceX lança nova versão do Falcon 9

O Block-5 é a nova versão do Falcon 9 e pode ser o primeiro foguetão da SpaceX a satisfazer os padrões do programa de viagens espaciais da NASA.
Exploração Espacial

Empresa leva a bandeira nacional ao aeroespacial

O grupo português ISQ está a participar nos maiores projetos aeroespaciais do mundo. E tem planos para levar Portugal mais além. E mais distante.

O astronauta que ouviu Deus ao sobrevoar Portugal

É dos homens que mais tempo passou no espaço. Viu a guerra na Ucrânia começar ao lado de russos. Teve cancro e diz que se o soubesse iria na mesma. Porque acredita na ciência e acha que encontrou Deus
Exploração Espacial

Como é uma ida ao WC no espaço?

As casas de banho são utilizadas nas estações espaciais. Quando os astronautas têm que usar os fatos espaciais durante oito a 12 horas, têm que utilizar fraldas de alta absorção.
SpaceX

Vídeo mostra o interior de um foguete da SpaceX

Um vídeo amador filmado com drone mostra como é o interior do foguete que lança os Falcon 9 para o espaço. As imagens foram publicadas no Instagram e captadas na sede da SpaceX.

Regresso do Falcon 9 após levar satélite ao espaço

A NASA pediu à SpaceX que levasse um satélite caça-planetas com genética portuguesa para o espaço. Depois de largar o TESS no espaço, o foguetão Falcon 9 regressou são e salvo a Terra. Foi assim.
Exploração Espacial

TESS, satélite com mão portuguesa, está no espaço

O satélite TESS da NASA, em busca de exoplanetas, já está no espaço depois de um lançamento bem sucedido. Há uma equipa de portugueses envolvida no projeto. O foguetão Falcon 9 já regressou a Terra.

Como a NASA se uniu a Portugal para caçar planetas

O lançamento do satélite TESS da NASA foi adiado para quarta-feira para novas análises. Vai em busca de exoplanetas. Uma parte da missão depende de uma equipa de portugueses. Tudo começa com eles.
Exploração Espacial

SpaceX e NASA unidas em busca de exoplanetas

A NASA vai lançar um novo satélite para caçar planetas para lá do Sistema Solar. A máquina vai ser enviada a bordo de um foguetão Falcon 9 da SpaceX. Foi um português a decidir que estrelas sondar.

Precisa de emprego? A Tesla quer um barista

A empresa de Elon Musk está à procura de um novo barista para saciar os "500 funcionários dependentes de cafeína" dos escritórios de Nova Iorque. Mas atenção: não pode ser "um qualquer mortal".
Marte

Missão a Marte vai usar tecnologia portuguesa

Escudos térmicos em cortiça desenvolvidos em Portugal vão ser usados para proteger amostras do solo de Marte recolhidas em missões da Agência Espacial Europeia agendadas para depois de 2020.

Estação reentra na atmosfera a 26 mil km por hora

Um laboratório espacial chinês desativado deverá reentrar este domingo na atmosfera terrestre a uma velocidade superior a 26 mil quilómetros por hora antes de se desintegrar numa bola de fogo.
Exploração Espacial

Estação deve cair na Terra domingo ou segunda

A previsão para a queda da estação espacial Tiangong-1 foi adiada algumas horas pela Agência Espacial Europeia. A probabilidade de cair entre o Porto e o Minho é de 3%. Chineses desvalorizam.

O lançamento do Telescópio Webb foi adiado

O telescópio James Webb afinal só vai para o espaço em maio de 2020. A NASA diz que faltam alguns testes para garantir sucesso da missão, mesmo que isso signifique ultrapassar o orçamento previsto.
Exploração Espacial

Há uma nova imagem da estação espacial em queda

Tiangong-1, a estação espacial chinesa que vai cair na Terra em breve, foi fotografada na Alemanha. Outras imagens já a mostraram em Espanha e em França. Veículo espacial pode reentrar em Portugal.
Espaço

A estação espacial que pode cair em Portugal

A estação espacial que está em queda descontrolada em direção à Terra pode chegar entre esta sexta-feira Santa e domingo de Páscoa. O sítio? É "uma roleta russa". Mas o norte de Portugal está na mira.
Elon Musk

Elon Musk apaga Facebook da Tesla e SpaceX

O multimilionário juntou-se ao movimento #deletefacebook e apagou as contas de Facebook da Tesla e da SpaceX. Decisão surge depois da polémica das contas que foram usadas pela Cambridge Analytica.

7% do ADN de astronauta nunca regressou ao normal

Parte do ADN de Soctt Kelly, astronauta que passou um ano no espaço, não regressou ao normal depois do retorno à Terra. Informação foi avançada pela NASA depois de comparar ADN ao do irmão gémeo.
Espaço

Dono da Amazon quer viagens ao espaço mais baratas

Dono da Amazon quer baixar os preços das viagens ao espaço para poder "explorar o sistema solar". No jantar anual do Explorers Club disse como pretende financiar a Blue Origin -- e ainda comeu iguana.
Tecnologia

SpaceX quer assegurar vida humana noutros planetas

O foguetão enviado em fevereiro pela SpaceX tem como objetivo a construção de bases na Lua ou em Marte, o que poderia garantir a sobrevivência da raça humana noutro planeta que não a Terra.

SpaceX completa 50 missões do Falcon 9

A empresa aeroespacial, que há cerca de um mês lançou o Falcon Heavy, concretizou com sucesso a quinquagésima missão do Falcon 9, ao lançar para órbita um satélite da empresa espanhola Hispasat.
SpaceX

A SpaceX vai apanhar parte de foguetão no mar

Parte de um foguetão Falcon 9 vai ser resgatado do mar esta quinta-feira pela SpaceX através de uma rede gigante no barco Mr. Steven. Elon Musk espera que isso reduza mais o preço dos voos espaciais.
SpaceX

Musk vai usar satélites para criar banda larga

O regulador de telecomunicações norte-americano aprovou que Elon Musk utilizasse satélites da SpaceX para construir uma rede de banda larga de Internet que chegue ao mundo todo.
Elon Musk

Falcon Heavy. Imagens inéditas da reação de Musk

O CEO da SpaceX não acreditava realmente que o Falcon Heavy fosse descolar sem problemas. Quanto tudo correu bem, foi celebrar. A reação emotiva de Elon Musk foi filmada pela National Geographic.
SpaceX

Onde vai parar o Tesla que Musk enviou ao espaço?

Os telescópios viram o Tesla Roadster da SpaceX pela última vez esta manhã. Só o voltamos a ver no final do século, já massacrado pela radiação cósmica. Este é o percurso que vai fazer à volta do Sol.

Cargueiro espacial russo descolou

O cargueiro espacial russo Progress MS-08, cujo lançamento foi abortado no último momento no passado domingo, descolou esta terça-feira rumo à Estação Espacial Internacional.
SpaceX

O novo álbum de fotos da SpaceX

A SpaceX atualizou o álbum de fotografias com novas imagens do lançamento do foguetão Falcon Heavy. Dá para ver a descolagem, o Tesla no nariz do veículo e depois a afastar-se da Terra.
Estação Espacial Internacional

Abortado o lançamento de nave russa para a EEI

O lançamento da nave russa Progress MS-08 em direção à Estação Espacial Internacional, agendado para hoje, foi abortado no último momento.
Marte

É português e está a aprender a viver em Marte

É no deserto de Omã, na Península Arábica, que está a ser testada a preparação daqueles que, um dia, poderão ir para Marte. João Lousada é um dos seis astronautas análogos da missão AMADEE-18.
Marte

Bumerangue, o projeto português para ir até Marte

Foi há 55 anos que Eurico da Fonseca apresentou o seu projecto de uma viagem tripulada a Marte. A NASA interessou-se pela ideia do "rocket man português", como ficou conhecido, e levou-o aos EUA.
SpaceX

Porque é que todos querem ir a Marte?

Elon Musk, da Tesla, e vários outros milionários querem pôr homens em Marte já em 2022. O que tem o Planeta Vermelho de tão especial? E porque é que precisamos de ir rapidamente para lá?
SpaceX

Elon Musk tinha um pesadelo. Mas "foi épico"

Um Tesla no espaço ao som de Bowie. E a aterragem perfeita dos dois impulsionadores do foguetão. Nada que se compare com o pesadelo do CEO da SpaceX. Reveja as imagens fascinantes da odisseia
SpaceX

O outro sucesso da SpaceX: aterragem em simultâneo

Dois impulsionadores do foguetão mais poderoso do mundo voltaram a terra tal como era suposto -- aterraram quase simultaneamente no Kennedy Air Force Station. Estavam praticamente intactos.
Curiosidades Auto

Falcon Heavy mais rápido do que Bugatti Chiron?

O Falcon Heavy descolou ontem de Cabo Canaveral, rumo a Marte. Mas será que o mais potente foguetão da actualidade consegue ser mais rápido do que o Bugatti Chiron de 0 a 100 km/h? E de 0-400 km/h?

Como Elon Musk começou uma nova conquista espacial

O novo foguetão da SpaceX poderá levar-nos novamente à Lua ou mesmo até Marte. Elon Musk lançou com sucesso o Falcon Heavy, o foguetão mais poderoso do mundo. O que pode acontecer agora?
Exploração Espacial

Falcon Heavy. Que foguetão é este?

Foi a notícia que marcou esta terça-feira: o teste do Falcon Heavy funcionou. Mas que foguetão é este que pode um dia ser a chave para a humanidade chegar a Marte?
SpaceX

SpaceX em direto com câmara do Tesla no espaço

Depois de ter lançado com sucesso o foguetão mais poderoso do mundo, a SpaceX lançou um novo direto com as imagens em tempo real do Tesla que está neste momento em órbita. Veja aqui.
Exploração Espacial

Já está no ar o foguetão mais poderoso do mundo

A SpaceX acabou de lançar o foguetão mais poderoso do mundo ao som de David Bowie. Este pode ser o veículo que nos vai levar a Marte. Elon Musk abriu assim uma nova era da exploração espacial.

Falcon Heavy parte para o espaço com Tesla a bordo

O foguetão gigante Falcon Heavy, com o qual a SpaceX espera realizar missões para Marte, vai descolar esta terça-feira no Cabo Canaveral para uma viagem de teste com um Tesla a bordo.

SpaceX já tem data para lançamento do Falcon Heavy

A empresa de Elon Musk vai lançar o Falcon Heavy a 6 de fevereiro. É o foguetão mais poderoso do mundo, leva um Tesla Roadster lá dentro e tem capacidade para levar humanos a Marte.

Tesla Roadster aquece motores a caminho de Marte

O Roadster continua instalado no topo do foguetão Falcon Heavy, cuja potência equivale a 18 aviões Boeing 747. O lançamento rumo a Marte está para breve, mas entretanto testaram os motores.
Marte

Marte tem depósitos de água gelada

O gelo encontrado em Marte pode ser uma fonte útil de água para futuras missões humanas no planeta, para além de poder conservar vestígios da evolução do clima e influenciar a sua 'habitabilidade'.

A missão secreta da Space X pode ter falhado

Aparentemente o lançamento do Falcon 9 correu bem, mas rumores sugerem que algo aconteceu ao satélite de uma agência governamental americana desconhecida.

O Roadster já está na vertical e pronto para Marte

Já está na vertical o foguetão mais potente construído desde 1973. Se isto é importante para a conquista espacial, para os automóveis interessa porque lá dentro está um Roadster, com destino a Marte.

Morreu o astronauta John Young

O astronauta John Young, pioneiro do programa espacial norte-americano que realizou seis saídas ao espaço e uma aterragem na Lua, morreu aos 87 anos, anunciou este sábado a Nasa.
Angola

Primeiro satélite angolano já foi lançado

Angola torna-se assim no sétimo país africano, ao lado da Argélia, África do Sul, Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia, com um satélite de comunicações em órbita.
Tesla

Roadster está pronto para ir até Marte (ou tentar)

O Roadster que vai até Marte, na viagem experimental do foguetão Falcon Heavy, já está dentro do porão de carga. Irá completar a viagem ou explodir na rampa de lançamento. Aceitam-se apostas.
Exploração Espacial

Morreu primeiro astronauta a andar livre no Espaço

O antigo astronauta Bruce McCandless, o primeiro a andar livremente no Espaço sem qualquer ligação à nave, morreu aos 80 anos, anunciou a agência espacial norte-americana.