786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Halo Infinite". Este Master Chief não é perfeito, mas é Master Chief

Este artigo tem mais de 2 anos

Analisámos a campanha do último título da saga Halo. Não é um jogo perfeito, mas traz novidades e preenche as medidas dos fãs que tenham saudades de uma das séries mais populares dos últimos anos.

O modo campanha de "Halo Infinite" foi lançado para Microsoft Windows (Steam e loja Microsoft) e para as consolas Xbox que estão à venda a 8 de dezembro. O jogo tem um preço de cerca de 60 euros
i

O modo campanha de "Halo Infinite" foi lançado para Microsoft Windows (Steam e loja Microsoft) e para as consolas Xbox que estão à venda a 8 de dezembro. O jogo tem um preço de cerca de 60 euros

O modo campanha de "Halo Infinite" foi lançado para Microsoft Windows (Steam e loja Microsoft) e para as consolas Xbox que estão à venda a 8 de dezembro. O jogo tem um preço de cerca de 60 euros

Nota prévia: esta análise diz respeito à campanha paga de “Halo: Infinite” e não ao modo multijogador online de acesso gratuito com o mesmo nome.

Finish the fight” (“termina a batalha”, em português). Esta era uma das principais frases com a qual a Microsoft publicitava Halo 3, que foi lançado em 2007. Passados mais 14 anos, Master Chief, o protagonista desta saga que começou com Halo: Combat Envolved, em 2001, continua a ter de terminar a batalha. Com quem? Os mesmos inimigos de sempre: extraterrestres de várias raças que continuam a ameaçar a humanidade e a quem gostamos de atirar granadas e disparar armas várias, plasma e lasers nesta campanha lançada no início do mês.

Halo Infinite

Mostrar Esconder

Plataformas: PC, Xbox One e Xbox Series S e X

A favor:

  • Jogabilidade
  • Gráficos
  • Novas mecânicas para controlar Master Chief
  • Mundo aberto

Contra:

  • Algumas missões podem ser repetitivas
  • Mundo aberto é pequeno
  • Alguns modos, como a repetição de missões, ainda não estão disponíveis

Para quem é este jogo?

Para os fãs de Halo; para quem quer uma experiência de excelência num jogo de tiros; para quem gosta de ficção científica.

Para quem não é este jogo?

Para quem não gosta de jogos de tiros; para quem tem de saber todos os pormenores de uma história que está a jogar; para quem não gosta de extraterrestres, nem se for para lhes dar tiros.

 

Passados todos estes anos, o grande problema de Master Chief, o Spartan-II também conhecido como John-117, continua a ser o grupo “Covenant” de extraterrestres. Neste novo título, trata-se de uma fação, os “Banished”, liderada por aliens “Brute”, que querem voltar a reativar um Halo — as estruturas dos extintos Forerunners que podem aniquilar com toda a vida do universo. Pelo meio, querem também pôr em jogo a frágil paz na galáxia e voltar a trazer os perigosos Precursors que criaram uma das maiores ameaças de sempre: a praga Flood. Confuso? É normal.

Halo continua a alimentar uma história de ficção científica com um enredo que tem milhões de anos de peripécias e que, além de ter mudado a indústria dos videojogos, também criou dezenas livros e outros conteúdos de entretenimento. No entanto, não se assuste. Mesmo com um enredo que pode ser mais complexo, este jogo consegue ser uma simples aventura de tiros e exploração bem divertida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com Infinite, a magia de Halo continua a ser a simplicidade de um ótimo jogo de tiros num universo de ficção científica com gráficos estupendos — olhar para o horizonte e ver a estrutura de Halo, uma espécie de planeta anel, continua a ser incrível. É nisso que a 343 Industries acerta onde falhou com Halo 5: Guardians, lançado em 2015 e que foi muito criticado pelos fãs devido à campanha pouco interessante e falta de capacidade em utilizar o melhor da série.

A 343 Industries foi mais longe e, além de Master Chief voltar a ser a personagem central da trama, há pequenas inovações que cativarão quem quer mais desta personagem. O super-soldado tem um gancho (o “grappleshot”) como o da saga de jogos Just Cause, que permite percorrer distâncias e atacar inimigos de formas bem criativas. E, além disso, o jogo tem um modo de “mundo aberto” como a saga Grand Theft Auto (GTA) ou role-playing games (RPG).

Apesar de se poder elogiar todas as inovações que a editora trouxe nesta campanha de Halo: Infinite, também é neste ponto que se pode criticar a 343 Industries por não ter ido mais longe. Passadas algumas missões do jogo, e vendo o que outros títulos já fizeram, este videojogo pode soar a repetição: ir ao ponto A, matar aliens, ir para a próxima missão no ponto B, repetir.

A certo momento da aventura começa a ter-se a sensação de que a 343 Industries podia ter sido ainda mais ousada e utilizado este mundo aberto para mais. Não o fez. Em algumas missões — que não se pode repetir — é pedido que se encontre baterias para levar para ativar portas o que, por norma, é apenas algo que aumenta o tempo de missão e não é tão divertido.

Veredito final: esta é uma história para os fãs de Halo e para quem quer conhecer Master Chief

Depois de, com Halo 5: Guardians, em 2015, ter desiludido os fãs, desta vez a 343 Industries, a editora por detrás de Halo Infinite redimiu-se e trouxe uma campanha que vai trazer novos adeptos à série, cativar os nostálgicos que, na década de 2000, vestiram o fato de super-soldado e que viciará os mais acérrimos fãs destes jogos. Pode ter momentos repetitivos e começamos a perguntar quando é que a batalha realmente termina, mas não é por isso que deixa de ser uma das melhores aventuras para jogar com Master Chief desde há muitos anos.

*A Microsoft disponibilizou ao Observador o acesso de “Halo: Infinite” através da loja digital Steam para PC, plataforma a partir da qual foi feita esta análise

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora