Eduardo Cabrita já foi formalmente constituído arguido, no DIAP de Évora e, em declarações aos jornalistas, o advogado confirmou que o ex-ministro da Administração Interna prestou declarações na linha das que já tinha prestado anteriormente.

O ex-ministro da Administração Interna foi notificado para comparecer no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora esta sexta-feira, dia 22, para ser constituído arguido no processo em que se investiga a morte por atropelamento de um trabalhador na A6, apurou o Observador junto de fonte judicial. Eduardo Cabrita será o terceiro arguido no caso, depois de o seu chefe de segurança ter sido constituído arguido já depois de reaberto o inquérito — juntando-se ao motorista que conduzia o carro que atropelou a vítima.

O processo — em que chegou a ser deduzida uma acusação por homicídio simples apenas contra o motorista do carro em que seguia Cabrita — foi reaberto por ordem do diretor do DIAP de Évora e a pedido da Associação de Cidadão Automobilizados (ACAM), que considera haver responsabilidade dos superiores hierárquicos do motorista. Quando mandou reabrir o caso, em finais de janeiro, o diretor do DIAP de Évora deu ordem para constituir arguidos o chefe de segurança de Cabrita, que é da PSP, e o próprio governante num prazo de 45 dias.

Como Eduardo Cabrita gozava de imunidade parlamentar enquanto deputado, porque já se tinha demitido do cargo de ministro, e se aproximavam as eleições, o Ministério Público aceitou esperar pela mudança de Governo. No entanto, com a repetição das eleições na Europa e o atraso na tomada de posse do novo Governo, a imunidade parlamentar de Cabrita só foi levantada em finais de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao que o Observador apurou, Cabrita já tinha sido chamado ao DIAP, mas pela indisponibilidade do seu advogado só agora, a 22, foi possível agendar a constituição de arguido e um possível interrogatório, caso queira prestar declarações. Tal como o seu chefe de segurança, o ex-ministro é suspeito do crime de homicídio por negligência.

Atropelamento na A6. Ex-ministro Eduardo Cabrita vai ser constituído arguido na sexta-feira