PS

Parlamento

Saúde. PS e PSD aproximam-se, Bloco "em choque"

À saída da sessão comemorativa do 25 de abril, os partidos voltaram à carga com a lei de bases da Saúde. PS e PSD parecem agora mais próximos enquanto o BE se diz "chocado" com o recuo dos socialistas
Maioria de Esquerda

Descrispação: ainda alguém se lembra? /premium

O fim do mito da “descrispação” está repleto de significado. O PS pode enterrar a fórmula do poder perpétuo que, em tempos, julgara ter encontrado através do controlo hegemónico do Estado e das ruas.
PS

PS não deu "nenhum sinal diferente" ao Bloco

O BE "não teve nenhum sinal diferente do PS daquele que teve do Governo" nas alterações apresentadas pelos socialistas à proposta de reforma da Lei de Bases da Saúde, disse a deputada Jamila Madeira.
PS

Vereador: "familygate" nos cemitérios de Lisboa

3.130
Câmara de Lisboa apresentou um protocolo de colaboração com a Associação dos Amigos dos Cemitérios. Vereador do PSD expôs nomes dos corpos sociais da organização e falou em "lóbi familiar".
PS

PS quer dispensar cobrança de taxas moderadoras

O alargamento consta das propostas de alteração ao diploma de Lei de Bases da Saúde do Governo. Para o PS, "a lei pode prever a cobrança de taxas moderadoras".
Bloco de Esquerda

Lei de Bases da Saúde. "É um recuo brutal do PS"

173
Os bloquistas consideram que o PS recuou naquilo que tinha acordado com o BE. Na proposta dos socialistas sobre a lei de bases da Saúde, não se prevê o fim definitivo das PPP, embora as limite.
Bloco de Esquerda

"Há uma cedência do PS ao velho PS", diz Bloco 

Para Pedro Filipe Soares, o Programa de Estabilidade apresentado pelo PS "significa muito pouco". Para o deputado, o documento tem como objetivo "o superavit das contas públicas".
Eleições Europeias

Comissária apoia Pedro Marques em vídeo polémico

2.624
A socialista romena Corina Cretu terá usado meios da Comissão Europeia, violando o Código de Conduta, para gravar vídeo de apoio ao cabeça de lista do PS português às Europeias.
Eleições Europeias

Voltar onde dançou feliz, agora para uma cabidela /premium

134
Seis ações num dia de pré-campanha do candidato sem saudades do recato do gabinete. Pedro Marques voltou a Torres para tratar do galo, visitar fábricas, descascar laranjas. Das que se comem também.
Clima

Vídeo. Grupo de ativistas invade festa do PS

939
Pertencem ao movimento ambiental Extinction Rebellion e invadiram o palco da festa do 46.º aniversário do PS, na antiga Feira Internacional de Lisboa, para protestar contra o aeroporto do Montijo.
António Costa

Europeias. PM dramatiza e pede força ao PS 

1.242
Segundo Costa, a oposição ao Governo quer enfraquecer o PS. "Convém que ninguém seja ingénuo", alertou. Para o primeiro-ministro, as eleições europeias têm importância máxima.
PS

Montijo. Jovens contra aeroporto interrompem Costa

5.714
Invadiram o palco e interromperam o discurso de António Costa no 46º aniversário do PS. Ao Observador dizem que protesto foi um "apelo ao primeiro-ministro para dizer a verdade" sobre novo aeroporto.
PS

De novo, a propaganda socialista a chegar ao fim /premium

1.408
Uma certeza temos em relação aos governos do PS: está tudo a correr muito bem até ao dia em que começa tudo a correr muito mal. É quando a “política de comunicação” se torna curta para tanta realidade
PS

PS quer audição urgente com Mário Centeno 

143
O PS considera essencial o esclarecimento de Centeno acerca da contabilização total do tempo de serviço congelado aos professores. Partido diz não ter "informação suficiente" para ajuizar matéria.
Bloco de Esquerda

Saúde. Acordo com BE? Governo desmente

115
O Governo fez saber esta tarde que o processo de negociações para a nova Lei de Bases da Saúde ainda não está fechado, diz que o suposto acordo é uma "versão de trabalho" e puxa o foco para o PS.
Debate Quinzenal

Gasolina caiu sobre o fogo da Segurança Social 

Foi o tema levado pelo primeiro-ministro que acabou por marcar mais o debate quinzenal. Sobre os combustíveis não houve quem não perguntasse, mas Costa só se mostrou preparado para falar de resultados
Debate Quinzenal

Combustíveis: PM admite alargar serviços mínimos - como aconteceu

510
Ao PSD, Costa admitiu alargar serviços mínimos. Mais tarde, pressionado pelo CDS, não se comprometeu e ficou-se por uma garantia: "O governo tudo fará para que o conflito seja ultrapassado".
Eleições Europeias

PS quer "ganhar as europeias de forma clara"

2.130
Pedro Marques quer ganhar as eleições europeias de 26 de maio e apresenta um compromisso de defender Portugal na Europa.
Eleições Europeias

Costa acusa PSD de querer "assalto ao poder"

6.456
Primeiro-ministro defende que partido de oposição merece "voto de censura" e acusou o cabeça-de-lista Paulo Rangel de "nada" ter feito pelos portugueses.
Trabalho

Bloco desafia PS a rever leis laborais à esquerda

A coordenadora do BE, Catarina Martins, desafia o PS a ter a "coragem de aprofundar o caminho" contra a precariedade laboral e não acordar com "os patrões ou a direita" a revisão das leis do trabalho.
Mário Centeno

Costa convenceu Centeno a não sair do Governo

883
Mário Centeno gostava de regressar à vida que tinha antes de integrar o Governo e à sua carreira no Banco de Portugal, mas António Costa quer continuar a contar com o ministro mais popular.
Código do Trabalho

PS quer travar abuso de períodos experimentais

163
O PS apresentou um conjunto de alterações à proposta do Governo de revisão do código laboral incluindo uma norma anti-abuso no período experimental.
Marcelo Rebelo de Sousa

Familygate. "O problema fica resolvido", diz PR

Marcelo Rebelo de Sousa tinha referido que tinha um diploma "pronto", mas considera agora suficiente o projeto lei do PS se este "abranger as estruturas administrativas da Presidência da República".
Governo

Idade de reforma não será aumentada, diz PS

343
Carla Tavares diz que estudo que aponta para o crescimento do número de pensionistas é "insuficiente" e que aumentar a idade de reforma em três anos "não passa pela intenção do Governo" e PS.
Governo

Familygate provoca terceira demissão no Governo

2.798
Marido de secretária de Estado da Cultura pediu a demissão após o Observador ter noticiado a relação familiar. João Ruivo esteve 13 dias no cargo e é mais uma baixa no Governo do chamado Familygate.
Política

PSD dá salto nas sondagens. PS cai com familygate

1.438
No mês em que o governo lançou os passes únicos, caiu no barómetro da Aximage. Uma queda que coincide com as revelações do "familygate". Distância para o PSD é a menor em dois anos e meio.
PS

PS quer divulgação de relações familiares cruzadas

296
O PS propõe que a nomeação de familiares diretos de qualquer membro do Governo seja divulgada no Portal do Governo. As relações familiares cruzadas não são proibidas, mas também não são esquecidas.
Parlamento

PS forçado a levar deputados-advogados a plenário

165
O CDS não aceita nova ronda de votações na Comissão da Transparência sobre os advogados-deputados e força o PS a levar o tema a plenário.
PS

PS recua e aperta malha aos deputados-advogados

521
Socialistas voltaram à proposta inicial sobre os deputados que são advogados. PSD queria permitir que se mantivessem em sociedades em litígio com o Estado, PS concordou, mas agora quer proibir.
PS

Familygate. PS avança com proposta minimalista

2.481
Proposta do PS vai apenas bloquear nomeações diretas de familiares de responsáveis políticos. Nomeações cruzadas -- familiares noutros gabinetes -- não são evitadas.
Francisca Van Dunem

Justino acusa Van Dunem de interesse próprio

1.002
O social-democrata considera que Francisca Van Dunem "esteve a negociar quanto vai receber quando sair do Governo". Ministério da Justiça fala na "morte da decência" e acusa Justino de "calúnia".
Governo

Três linhas vermelhas, a demissão quase por engano

128
Os ministros são solidários entre si e têm o dever de escrutinar as decisões uns dos outros. Isso implica que não se deve de maneira alguma misturar relações pessoais próximas com as razões políticas.
Entrevista

Vídeo. Santos Silva e o "parolismo" do familygate

Sublinhando que "a ingenuidade é o pior ingrediente em política externa", o ministro dos Negócios Estrangeiros fala sobre a China, o Brexit, a NATO e o "familygate". Entrevista a Maria João Avillez.
Entrevista

"A China é nossa parceira, mas não é nossa aliada" /premium

258
O ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece as chamadas de atenção dos EUA por causa da aproximação de Portugal à China, desvaloriza o "familygate" e elogia Rio. Entrevista de Maria João Avillez.
Governo

Carlos César desmente cunha na nomeação de primo 

1.676
Comunicação social noticiou que administrador da Navegação Aérea de Portugal (NAV) era primo de Carlos César. Líder parlamentar do PS diz que é primo em 5º grau e nega envolvimento na nomeação.
Governo

Como impedir o "bingo da trafulhice"? /premium

238
Podemos mesmo confiar em políticos que não quiseram defender a transparência e querem agora construir às três pancadas' uma lei para evitar novos familygate? Só pode ser uma receita para o desastre.
Brexit

Deputado satisfeito com resposta da 'Linha Brexit'

O deputado socialista Paulo Pisco esteve este domingo a visitar a comunidade portuguesa em Londres e destacou o bom funcionamento da chamada 'Linha Brexit'.
Governo

Quem não tem cabeça, peça a deus que o mate

146
Integrei, na qualidade de adjunto, o gabinete da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais do actual Governo. Sou também militante do PSD. Face à actual polémica tenho opinião sobre possíveis soluções
Governo

Vídeo. Viagem pela teia de relações no Governo

7.156
As relações familiares no Governo costuram-se com mais de 40 envolvidos e mais de 30 ligações entre eles. Colocámos a teia num microscópio e percorremos os elos em vídeo. Dois quebraram-se entretanto.
Governo

BICA. O 'familygate' é um problema sistémico?

As relações familiares no governo já deveriam ter feito baixas mais cedo? Criar regras claras resolveria? É um problema do PS ou da forma como funcionam os partidos em Portugal? A análise no BICA.
Governo

Cinco novos casos da família socialista /premium

6.262
Sobrinha de dirigente do PS já passou por três gabinetes só neste Governo. Companheiro de Idália Serrão foi nomeado por Ana Paula Vitorino para o gabinete e mais tarde por Eduardo Cabrita para a ANSR.
Debate Quinzenal

Costa quer critérios para nomeações de família - como aconteceu

212
O Governo chega ao debate quinzenal debaixo de fogo. O "familygate" fez as primeiras baixas no Executivo e a direita já levou o assunto à conversa com António Costa. A esquerda ficará em silêncio?
Branqueamento de Capitais

Malas de dinheiro. PS e PSD param lei do Governo

O Governo queria o transporte sem escolta policial nem segurança privada para quantias até 150 mil euros. O limite atual, que o PSD e o BE querem manter, é de 15 mil. PS aceita até 25 mil.
Governo

PSD e CDS pedem demissão de secretário de Estado

457
Secretária-geral adjunta do PS diz que admissão do primo de secretário de Estado foi "errada". Líder parlamentar do PSD pediu a demissão do próprio governante. Assunção Cristas quer demissão hoje.
Corrupção

"Centeno manifestou incómodo com a minha presença"

2.140
Santos Pereira foi ouvido no Parlamento a propósito do relatório da OCDE sobre Portugal. E garantiu que o governo "quis expurgar a palavra corrupção" do documento
Europa

PS envia auditoria para o DIAP de Lisboa

639
Auditoria sobre alegado desvio de fundos de 20 mil euros revelado pelo Observador foi enviada para a Justiça e para líder do Parlamento Europeu. Carlos Zorrinho já foi ouvido pelo DIAP de Lisboa.
PS

A virgindade e o PS /premium

O cidadão mais insuspeito dá por si disposto a votar em toda a gente que consiga eleger deputados, incluindo no PCP e no BE, se for necessário para impedir, venha outubro, uma maioria absoluta do PS.
Eleições Europeias

PS e PSD à espera. Quem tira a pistola primeiro?

158
Costa endureceu discurso contra PSD. Familygate e sondagens na origem da "desorientação". PSD espera para ver: foi só "irritação" ou é para sacar da pistola? Bipolarização pode ser boa para os dois.
Governo

Os que querem ser os donos disto tudo /premium

458
A semana teria sido maravilhosa para o Governo sem as notícias de empregos de familiares de socialistas que são ministros e deputados. A captura do Estado pelas elites urbanas ficou exposta como nunca
PS

Pode Costa perder as eleições? /premium

2.087
Os portugueses sabem que os socialistas nada têm para oferecer nos próximos anos. Não se pode restituir o que já foi restituído. E a aliança com o PCP e com o Bloco não os deixa fazer mais nada.
António Costa

Costa: PSD quer vingar-se do sucesso do governo

O secretário-geral do PS, que estava na Lixa, acompanhado do cabeça-de-lista do partido às Eleições Europeias, Pedro Marques, acusou o PSD de querer vingar-se do "sucesso da ação governativa"
Vital Moreira

Vital Moreira critica familiares: "O número conta"

583
O constitucionalista refere que é um problema quando o número de relações familiares "deixa perceber um padrão de conduta comprometedor" e defende a criação de códigos de ética.
PS

A colonização do Estado não começou ontem /premium

709
Chamem-lhe nepotismo, amiguismo ou favorecimento. O PS tem anos disto: a agir como dono disto tudo. E o problema é sempre o mesmo – para família ou amigos do PS, as portas do Estado estão abertas.
PS

Cinco novos casos na família do Governo /premium

19.083
As relações familiares diretas e indiretas no Governo já envolvem mais de 40 pessoas. O Observador detetou mais cinco casos de familiares socialistas no executivo de Costa.
PS

Obrigada por destruírem argumento anti-quotas /premium

196
Temos a agradecer ao PS ter mostrado que há muitos fatores que levam ao recrutamento político e têm bem mais a ver com confiança, relações pessoais, politiquice e pedigree partidário que com ‘mérito'
António Costa

O desrespeito como forma de governar /premium

302
Costa desvaloriza os factos, desconsidera e desrespeita as pessoas porque dessa forma se desresponsabiliza. Tal é possível porque o PS estagnou, não só a economia, mas também a essência da democracia.
Governo

Os novos donos disto tudo vieram com a família

10.190
Sempre houve nepotismo em Portugal, mas não com este descaramento. Quem não conhece o mundo fora do Estado não conhece o mundo em que vive a maioria dos portugueses. Opinião de José Manuel Fernandes.
António Costa

António Costa e a portugalização da Europa /premium

264
Em vez de “europeizar Portugal”, o governo tem-se ocupado sobretudo com fantasias de “portugalizar a Europa”, isto é, de reduzir a UE à redistribuição de rendimentos através do poder político.
Rui Rio

Rio. "Conselho de Ministros parece ceia de Natal"

734
Para Rui Rio, o Governo "põe à frente, em muitas circunstâncias, as relações pessoais e não exatamente a competência". "Um primo aqui, um irmão e a mulher acolá", criticou o presidente do PSD.
Fact Check

Há relações familiares "abundantes" no Bloco?  /premium

662
O líder parlamentar do PS, Carlos César, veio sacudir do capote socialista o peso das relações familiares que existem nos gabinetes ministeriais. Atirou para cima do Bloco. Mas terá razão?
PS

Familiares de Perestrello nomeados pelo Governo

6.174
A mulher de Marcos Perestrello, Sara, é chefe de gabinete da Ministra da Cultura. O irmão, Miguel, é vogal da Movijovem por nomeação do ministro do Trabalho e Segurança Social.
PS

PS: BE tem "abundantes relações familiares"

1.511
O líder parlamentar do PS disse não entender as críticas feitas ao PS. Diz que o Bloco tem "abundantes e diretas relações familiares" na bancada e que fala ainda do pai e da irmã de Marques Mendes.
PS

PS trabalhou às vezes "penosamente" com PCP e BE

778
O líder parlamentar do PS diz que, desde 2015, os socialistas tiveram de "trabalhar o dobro" e "muito penosamente" com aqueles que "dizem apoiar" o Governo, mas diz estar "orgulhoso" com resultados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)