Dark Mode 98,8 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

PS

Noticiário

7h. Deputados do PS são os que mais faltam à AR

654
Ao todo, os deputados socialistas faltaram 939 vezes. Juntando as faltas justificadas às injustificadas, faz uma média de 8,6 faltas por deputado. Faltas podem implicar uma perda de mandato.
PS

Câmara de Bragança. PS fala em abuso de poder

A concelhia de Bragança do PS considerou "um autêntico abuso de poder" o uso de publicidade institucional paga pela Câmara para criticar a oposição. Em causa está venda de terreno municipal.
Secretas

Secretas. Luís Patrão retira candidatura

O ex-deputado do PS que falhou a eleição pela Assembleia da República para o conselho de fiscalização das "secretas" retirou a sua candidatura e não vai de novo a votos.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: Guerra de sucessão a Costa começou

O antigo líder do PSD e comentador da SIC critica ainda "abuso" de PS e PSD por quererem acabar com debate quinzenal e estranha desenvolvimentos do caso EDP.
PS

Se Pedro Nuno tiver coragem, candidata-se a Belém /premium

258
A candidatura de Pedro Nuno Santos seria ainda uma óptima notícia para Marcelo, mesmo que ele não o saiba. Obrigaria o actual Presidente a sair da sua zona de conforto e a combater a sério.
Açores

PS aprova listas para eleições nos Açores

O PS/Açores aprovou as listas de candidatos às eleições legislativas regionais, que deverão ocorrer em outubro, e indicou Vasco Cordeiro para presidente do executivo açoriano.
Incêndios

PCP ataca "propaganda" do Governo nos incêndios

593
O PCP atacou os "anúncios" e a "propaganda" do Governo socialista sobre o combate aos incêndios florestais, responsabilizando-o pelos problemas que "se mantêm, quando não se agravaram".
Política

O povo merece a arrogância do PS /premium

3224
O interessante é perceber que o dr. Costa manda no PS, o PS manda no Estado e, é sabido, o Estado somos nós, que andamos a reboque de uma quadrilha com planos de dominação absoluta.
Política

O futuro pregresso da Direita

398
Nunca, desde Abril de 1974, tivemos um partido de direita ideológica, popular, conservador e liberal, que soubesse o que fazer do Estado, quando e no momento em que o tivesse de governar.
PSD

Paredes. PSD pede demissão de presidente da câmara

126
PSD/Paredes pediu demissão do presidente da câmara, por ter, segundo os social-democratas, "tentado ocultar" a existência de 'legionella' em Recarei, "provavelmente a pensar na sua reeleição".
Parlamento

Assis eleito para CES. Luís Patrão falha secretas

Deputados rejeitam proposta de Luís Patrão para fiscalizar as secretas. Aprovaram Francisco Assis, dois candidatos a Juiz do Tribunal Constitucional e dez candidatos a Vogal e a Vogal Suplente do CSM.
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo seria reeleito com 65% dos votos

4022
Ana Gomes, com 13%, e André Ventura, com 7%, ficam a grande distância do Presidente da República na sondagem da Aximage para o Jornal Económico.
Financiamento

PS viabiliza alteração à lei dos financiamentos

PS anunciou que vai viabilizar na generalidade o diploma do PSD que pretende acabar com a responsabilização pelos partidos de despesas de campanha realizadas sem autorização a nível central.
Parlamento

PS dividido faz lista de dissidentes nas touradas

192
Em tempo de pandemia, nem todos os deputados podem estar no plenário nas votações e o tema das touradas volta a dividir o PS. Para que todos os votos contem, está a ser feita lista de "dissidentes".
Secretas

PS escolhe Luís Patrão para fiscalizar secretas /premium

690
Foi chefe de gabinete de Guterres e Sócrates, secretário de Estado, gere finanças do PS, passou pelo Turismo de Portugal, TAP, Emel, ANA e agora vai a votos para fiscalizar SIRP sem certeza de passar.
PS

PS escolhe candidato à câmara por eleições diretas

PS/Vila do Conde anunciou que candidato do partido à câmara municipal, nas próximas autárquicas, será escolhido através de eleição direta. Sufrágio interno é "ato livre" e "exemplo de democracia".
PS

César: sucessores de Costa vão ter de esperar

251
Em entrevista ao Público e à Renascença, Carlos César garante que António Costa está para durar. E deixa um aviso aos que aspiram ao lugar do primeiro-ministro no PS: "Vão ter de esperar bastante".
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos diz que não votará em Marcelo /premium

1871
Pedro Nuno Santos diz que na falta de um candidato do PS votará num do BE ou PCP. Já sobre a reestruturação da TAP diz que não tem como garantir que "não haverá despedimentos".
Extremismo

Reequilíbrios e confrontos 

Daqui a seis meses, quando os políticos que hoje são populares estiverem sob pressão, quando já não for possível disfarçar o descontrolo, será possível evitar confrontos?
PS

"Medidas à medida" são "reformismo revolucionário"

João Paulo Pedrosa citou canção de Caetano Veloso para balanço da sessão legislativa na área do trabalho e segurança social, perguntando que marca de "reformismo revolucionário" deixou a ministra.
Coronavírus

Fim de ciclo: as reações à última reunião /premium

Depois do último encontro entre Governo, partidos e peritos de saúde no Infarmed, houve lamentos por as reuniões não continuarem e um alerta de que esta crise de saúde "não acabou". Índice R baixou.
Mário Centeno

Centeno puxa dos galões e rejeita engulhos /premium

1137
Ex-ministro leu declaração inicial a velocidade supersónica, como quem tem pressa de ser nomeado governador. E garante que não tem conflito de interesses na candidatura ao Banco de Portugal.
PS

Comissões de coordenação regional dividem partidos

PS quer convergência, mas no plenário só o PSD não considerou o projeto "um absurdo" e apresentou sugestões para acrescentar ao projeto. Restantes partidos estão contra o modelo.
Beja

Morreu António Saleiro, antigo deputado do PS

Antigo deputado do PS por Beja, António Saleiro, morreu esta terça-feira, vítima de doença prolongada. Natural de Almodôvar, foi também presidente da autarquia alentejana.
Ovar

Ovar. Autarquia diz que reforçou apoio, PS nega

A Câmara de Ovar diz ter reforçado em 10% o apoio às associações culturais e recreativas locais, mas a vereação do PS negou esse aumento.
Fact Check

Nora de Costa trabalha na Junta de Benfica?

Sara Rocha é mulher de Pedro Tadeu Costa, filho do primeiro-ministro, e no Facebook surgiu como funcionária da Junta de Benfica. Mas não é verdade. É advogada numa grande sociedade de advogados.
Fact Check

Vieira da Silva chegou a ministra sem trabalhar?

240
É ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros desde 2019 e uma das principais conselheiras de Costa desde 2015. Antes de ser ministra nunca trabalhou? Não é verdade.
Fernando Medina

PSD Lisboa diz que Medina está "desorientado"

208
Luís Newton, presidente de bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, reagiu à opinião de Fernando Medina no The Independent sobre restrições ao alojamento local acusando-o de ser incoerente.
Rendas

The Independent muda título de opinião de Medina

862
Medina escreveu uma opinião no Independent e diz que prioridades pós-pandemia passam por transformar alojamentos Airbnb em casas para trabalhadores essenciais. Jornal assume que título estava errado.
Governo

Não há anjos em São Bento 

273
O PS é uma máquina voraz com uma insaciável vocação de poder. Não surpreende que seja o elevador social preferido de alguns que, em circunstâncias normais, nunca passariam do rés-do-chão.
PS

Costa deu corda e o Pedro Nuno pegou nela   /premium

206
Tenho a impressão de que António Costa deu corda ao Pedro Nuno Santos e deixou-o ir a fundo até ao fim. Agora o ministro tem o que quis, a TAP. O primeiro-ministro não terá qualquer complacência.
PS

Costa. "Connosco não haverá bloco central"

463
Nada mudou apesar de "jogos políticos" à esquerda e direita, Costa não vai precipitar crise política apesar de boas sondagens, nem alinha em bloco central. Esquerda deve-se entender na saúde e doença.
PS

Penafiel acusa deputados de "hipocrisia"

529
Penafiel acusa deputados do PS, inclusive Rosário Gamboa, de "desconhecimento histórico e cultural e uma grande dose de hipocrisia" por questionarem a dança "Baile dos Pretos".
PS

Comissão Nacional do PS reúne-se no sábado

Comissão Nacional vai reunir-se pela primeira vez depois do início da pandemia, num modelo misto de presenças e com participantes à distância. Espera-se que António Costa faça um balanço da crise.
PS

PS apresenta lucro global superior a 572 mil euros

O relatório de contas de 2019 do PS, com um resultado positivo superior a 572 mil euros, mantendo a "trajetória de lucro", vai ser apresentado perante a Comissão Nacional do PS no sábado.
Coronavírus

Vice do PSD defende saída da ministra da Saúde

David Justino diz que a ministra da Saúde não tem condições para continuar no cargo. Carlos César rejeitou esta posição, classificando a ação de Marta Temido como "positiva e atenta".
PS

Costa recusa ideia de PS como “partido pop up”

Para o líder socialista, a crise pandémica veio mostrar a importância das ideologias, da esquerda e da direita. As “marcas do Estado social”, afirmou, “demonstraram toda a sua atualidade e vitalidade”
TAP

Os socialistas adoram o grande capital /premium

410
Não é a TAP que é importante para país mas nós que somos importantes para a TAP ao ponto de precisar do nosso dinheiro para sobreviver. Ainda vamos ver o turismo a ajudar a TAP e não o contrário.  
PS

O PS entrou em descontrole? /premium

227
Ou Medina disse em voz alta o que António Costa pensa em voz baixa, alarmado como está com a fuga dos turistas, ou então pretende desestabilizar o PS.
Orçamento Retificativo

Como se cose a despesa dos partidos no suplementar /premium

O orçamento a que Centeno chamou de "suplementar", e que deve atingir 6,3% de défice, vai acomodar a partir desta terça-feira as propostas de alteração. Só que algumas já têm os dias contados.
PS

Autarca de Loulé sai invocando "pressões" do PS

Adriano Pimpão, presidente da AML renunciou esta segunda-feira ao cargo devido a "pressões" do PS para ser "mais parcial" e pela "falta de transparência" municipal em áreas como o urbanismo.
PS

Santos Silva coordena Fórum Mário Soares

478
António Costa vai encerrar na terça-feira sessão de lançamento do Fórum Mário Soares, que terá a colaboração de instituições universitárias e será coordenado pelo socialista Augusto Santos Silva.
Parlamento

PS saúda PSD por recusar leis "ad hominem"

Posição foi transmitida após o PSD ter anunciado, em conferência de imprensa, que discorda e desaconselho a escolha de Mário Centena para o Banco de Portugal mas que recusa aprovar leis "ad hominem".
Saúde Pública

PSD pede protocolo para a remoção de amianto

195
PSD pede, em dois requerimentos dirigidos ao Ministério da Educação e ao Ministério da Coesão Territorial, o "protocolo para a remoção do amianto", considerando importante avaliar perigosidade.
Novo Acordo Ortográfico

PS e PSD contra suspensão do Acordo Ortográfico

589
PS e PSD aprovam parecer do deputado socialista Pedro Delgado Alves que concluiu ser impossível suspender o Acordo Ortográfico através de uma iniciativa legislativa de cidadãos.
Emissão Especial

PS: “Portugal tem a situação sob controlo”

232
Secretário-geral-adjunto do PS, José Luís Carneiro, defende que foram adotadas medidas para controlar focos em Lisboa e Vale do Tejo e considera o aumento de casos no pós-confinamento era "expetável".
Orçamento do Estado

OE. PS está a dialogar com esquerda e PAN

Os socialistas e o Governo estão a dialogar no quadro parlamentar com os seus "parceiros mais privilegiados" BE, PCP, PAN e PEV, para um compromisso de média prazo no que diz respeito ao Orçamento.
TAP

PS condena "jogos de caráter regional" na TAP

390
Presidente do PS, Carlos César, condenou os "jogos de caráter regional" em torno da TAP, alegando que a companhia aérea está em risco de fechar e precisa de financiamento.
Bragança

PS de Bragança questiona legalidade de negócio

Em causa está a venda de um imóvel e terreno municipais ao novo hospital privado por um preço reduzido. Na sociedade da empresa está ainda envolvido o presidente da Assembleia Municipal.
Ambiente

16 novos contratos para as minas antes da nova lei

1685
Os novos contratos foram assinados desde o início de 2020. A nova lei está pronta e aguarda para ser discutida em Conselho de Ministros.
Figueira da Foz

Homenagem a João Ataíde sem cumprir regras

10827
Uma homenagem a João Ataíde, que morreu em fevereiro, realizada junto à praia do Cabedelo, reuniu 80 pessoas entre familiares e políticos, em violação das regras de distanciamento social.
Vichyssoise

"Há um contexto favorável para haver acordo" /premium

Em entrevista à Vichyssoise, da Rádio Observador, eurodeputada socialista mostra-se otimista quanto a um acordo a 27 sobre plano de recuperação. Parcela do dinheiro de Bruxelas pode chegar este ano.
PSD

Sondagem. PS bate PSD, BE e PCP juntos

914
Duas sondagens mantêm vantagem confortável do PS sobre o PSD. Chega à frente do PCP, enquanto que o CDS pode estar em apuros — numa das sondagens cai para 1,2% e só está acima do Livre.
PS

PS retoma processos eleitorais internos 

131
Nos dias 17 e 18 de julho vão realizar-se as eleições para os presidentes de federação e a comissão permanente indicou 12 e 13 de setembro para realização dos respetivos congressos federativos.
Orçamento Retificativo

PS pressiona esquerda e pede "responsabilidade"

PS tem argumento estudado: esquerda não tem como não aprovar, na votação final, um orçamento que não impõe cortes nem aumenta impostos. Responsabilidade obriga a "compromissos duradouros".
Luís Marques Mendes

Marques Mendes. Governo intimidou deputados /premium

142
Marques Mendes diz que o Governo enviou um parecer para os deputados não poderem diminuir ou aumentar despesas ao orçamento suplementar. "É intimidação", acusa. Saída de Centeno é "irresponsável".
Ministro das Finanças

Ronaldo das finanças é quem António Costa quiser /premium

580
Nunca tanta gente foi empurrada para fora do regime. Há hoje em Portugal dois países: o das esquerdas anichadas no Estado, e o dos outros. É essa a verdadeira obra desta governação.
Resposta Pronta

PS Lisboa quer esclarecimentos sobre Arroios

Bancada socialista na Assembleia Municipal de Lisboa acusa Manuel Grilo de "fuga de responsabilidades" e de se "vangloriar". Líder da bancada quer ouvir vereador em comissão e pede "posição clara".
Lisboa

PS quer esclarecimentos sobre centro de Arroios

A bancada do PS vai pedir esclarecimentos ao vereador Manuel Grilo sobre "o que sabe e os comentários que foi proferindo ao longo do dia" em relação ao centro ilegal em Arroios.
10 de junho

PS assinala 10 de Junho com conferência sobre país

A conferência, intitulada "Portugal de hoje pelo olhar das comunidades portuguesas", inicia-se pelas 17h, com a presença de portugueses residentes em França, Luxemburgo, Suíça, África do Sul, Brasil e
PS

PS reúne-se a 4 de julho para relançar congresso 

Socialistas adiaram planos por causa da Covid-19, mas em julho vão remarcar agenda das eleições internas e do congresso. Tudo para depois das presidenciais que não passarão ao lado da reunião.
Eleições

Viseu. João Azevedo é o candidato do PS

O deputado João Azevedo é o candidato à Câmara Municipal de Viseu pelo Partido Socialista às eleições autárquicas de 2021, afirmou a presidente da comissão política da concelhia de Viseu.
Governo

Olhos postos no amanhã com uma perninha no passado /premium

Em breve, muito em breve haverá medidas para a economia e apoios sociais. É já amanhã, o que permitiu a Costa ir ao Parlamento com pequenos anúncios. Já o PSD apareceu a preparar-se para o futuro.
Emissão Especial

"Autarcas do PS falam em problemas com os ciganos"

439
"Eu não passo a concordar consigo quando discordo dos meus autarcas", responde PM. Sobre Costa Silva, deputado do Chega quer saber porque é que não há soluções dentro do "maior governo da história".
Emissão Especial

Ideias do PSD? "Já imprimi, mas ainda não li"

Adão Silva, do PSD diz que o partido "teve um comportamento impecável durante os últimos meses". António Costa diz que "alguma ideia do PSD" para a deve ser "convergente" com o PS.
Emissão Especial

"Transformar alojamento local em arrendamento "

Primeiro-ministro dá conta da apoiar "autonomia jovem". “Vamoos criar medidas específicas para combater o desemprego juvenil, em particular para os jovens qualificados”.
Emissão Especial

"Nem tudo foi perfeito, mas esforço foi notório"

Carlos Pereira, do PS, diz que Portugal estava "melhor preparado para a crise sanitária do que há quatro anos". "Dedicação e competência dos profissionais de saúde" foi essencial para o combate.
Política

Isabel Moreira chama racista a André Ventura

4807
Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, a deputada afirmou que o líder do Chega é "declaradamente" racista. "Não vou dizer o que penso sobre si", respondeu Ventura.
Igreja Católica

Sefarditas: Bispo do Porto contra alteração à lei /premium

223
D. Manuel Linda, bispo do Porto, questionou a alteração da lei que atribui a nacionalidade portuguesa aos descendentes de judeus sefarditas, por acreditar que a lei em vigor “deu bom resultado”.
PS

PS quer medir o pulso à "resiliência" da banca /premium

108
PS quer ter a banca de baixo de olho e, para isso, vai chamar ao Parlamento 31 entidades do setor. Nenhum banco escapa, nem Banco de Portugal nem CMVM. Requerimento vai ser votado para a semana.
União Europeia

Depositava o seu dinheiro num banco chamado PS? /premium

527
Três dos países frugais, Dinamarca, Suécia e Finlândia, são governados por coligações de esquerda e os sindicatos das funções públicas fazem perguntas sobre a menor idade da reforma nos países do sul.
Noticiário

9h. Sondagem. Chega é terceira força política

341
Partido Socialista ficar perto da maioria absoluta, mais de 20 pontos acima do PSD. A seguir ao Chega surgem Bloco de Esquerda e PCP. PAN fica à frente do CDS de Francisco Rodrigues dos Santos.
Energia Solar

Galamba anuncia fim antecipado da central de Sines

181
Secretário de Estado da Energia diz que encerramento antecipado de Sines, antes de 2023, pode permitir que os promotores de energia solar que resultem do novo leilão comecem a produzir mais cedo.
Governo

O que se sabe do plano de recuperação da economia? /premium

A continuação do layoff, evitar cortes salariais e os milhares de milhões da UE. Costa já tem um desenho na cabeça, mas só apresenta para a semana o plano para recuperar a economia.
Dívidas

Lei do PS sobre cobranças com desfecho incerto

O projeto do PS tem como objetivo criar "um regime de proteção de pessoas singulares perante práticas abusivas" na cobrança extrajudicial de créditos vencidos. Desfecho continua incerto.
TAP

Norte, Rio e PS contra plano de voos da TAP /premium

167
Plano de voos da TAP, que se concentra no aeroporto de Lisboa, está a enfurecer os partidos. Rio diz que, assim, TAP não merece apoios. PS exige correção. Marcelo acompanha preocupação manifestada.
Comunicação Social

Se não estamos no tempo de Sócrates, parece… /premium

639
É impossível depender financeiramente de apoios do Estado e conseguir manter a independência. Mesmo sem dinheiro público metido diretamente ao barulho, o legado de Sócrates provou isso mesmo.
PS

PS de Pombal apresenta moção de censura a câmara

O PS de Pombal anunciou que vai apresentar uma moção de censura ao executivo camarário liderado pelo social-democrata Diogo Mateus.
PS

PS de Gouveia pede "aclaração cabal" sobre PPP

Comissão política da concelhia do PS de Gouveia pede uma "aclaração cabal aos responsáveis pela gestão do município", sobre o envolvimento "em alegados esquemas de corrupção" com PPP.
Política

Helena Roseta: "Foi feio e é uma nódoa que fica"

Ex-deputada socialista critica "manobra tática feia" de Costa e Marcelo e pede uma mulher candidata à presidência. Moratórias nas rendas poderão ser grave problema para bancos dentro de 5 meses, diz.
António Costa

De que é feito o poder de António Costa? /premium

925
O poder de António Costa é feito de algo que, por vezes, vale mais do que a força própria: a fraqueza dos outros. O seu poder vem das decepções, do cepticismo, do medo e da desistência do país.
PS

Presidenciais em pausa. Mas já há apoios assumidos /premium

Lançou a lebre, e meteu-se na toca. Costa chutou presidenciais para fim do ano. É tempo de responder à crise. Mas houve quem defendesse Ana Gomes, quem defendesse Marcelo, e até houve um meio termo.
Governo

O circo e a sala de espera /premium

A coligação interna entre ideólogos joviais (mas com aparelho), contabilistas sorridentes (mas com CV) e colegas de curso do primeiro-ministro (Cabrita, Siza, Lacerda) está, lentamente, a desfazer-se.
PS

Não há "impossíveis", mas Costa pede "humildade"

186
Costa foi à cúpula do PS pedir "nervos de aço" na fase da retoma. Quer PS em diálogo com todos os partidos, porque não há PS forte que chegue. Próximos dois anos vão ser duros, mas não há impossíveis.
Emissão Especial

PS: "Centeno é ótimo e Costa é excelente"

303
Hortense Martins, da bancada do PS afirma que "estamos a vencer este desafio". António Costa diz que "na hora da verdade, quando o SNS foi mesmo sujeito ao maior desafio, esteve à altura".
Código do Trabalho

UGT e PS acusam PSD de querer desregular trabalho

A UGT e o PS acusaram o presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD, que considerou o mercado de trabalho em Portugal "rígido" e "dual",de defender a "desregulamentação" do mercado de trabalho.
Política

PS. Críticas de Ana Gomes são "inaceitáveis"

127
A direção do partido diz que crítica de Ana Gomes a António Costa e ao PS "é inaceitável, porque o PS tem sido um garante das liberdades cívicas, políticas e democráticas neste país".
Parlamento

PS retira obrigação de residência para sefarditas /premium

768
Proposta do PS foi alterada e já não obriga os descendentes de judeus sefarditas a residirem dois anos em Portugal para obterem nacionalidade portuguesa. Mas obriga a prova de ligação à comunidade
Assembleia Da República

A viela anti-judaica nos truques parlamentares

710
Constança Urbano de Sousa, primeira subscritora da proposta do PS, é Presidente do grupo de trabalho onde tudo isto foi montado, contra a ética da Constituição, do Regimento e da lealdade democrática.
Ana Gomes

Ana Gomes admite candidatar-se à Presidência

1505
Ana Gomes afirmou este domingo que Marcelo Rebelo de Sousa é um "candidato do regime" que vai "polarizar" a sociedade e "facilitar a vida dos extremos". Por causa disso, admite candidatar-se.
Maioria de Esquerda

Solidariedade na Europa, poder em Portugal /premium

390
O governo português quer receber dinheiro de Bruxelas, sem condições e sem juros, para depois o emprestar a empresas portuguesas com condições e com juros. Usa a crise para reforçar o poder do Estado.
PS

PS. Congresso adiado para depois das presidenciais

134
As presidenciais serão em janeiro de 2021 e só depois acontecerá congresso do PS, inicialmente agendado para maio deste ano, diz o Público. César não quer que se torne "debate sobre presidenciais".
Judaísmo

A "Lei Covid-19"

498
Para a antiga ministra e hoje vice-presidente da bancada do Partido Socialista os judeus que descendem da obscena Expulsão deverão “residir legalmente em Portugal pelo período de 2 anos”.
Judaísmo

Racism or historical illiteracy: PS and the jews

This proposal demonstrates that the fellow travellers of racism are sometimes to be found in the most unexpected of places.
Sondagens

Pandemia põe PS à beira da maioria absoluta

3175
Sondagem da Intercampus de maio dá PS à beira da maioria absoluta. Costa colhe frutos do mediatismo na gestão da crise e iguala Marcelo na popularidade. PS e PSD afastados por 17 pontos percentuais.
Projeto de Lei

Racismo ou iliteracia histórica: o PS e os judeus

571
As inquietações reveladas nesta proposta deixam cair a máscara do arrependimento histórico, tomam a árvore pela floresta, mostram que os companheiros de viagem do racismo nem sempre são os mais óbvios
Presidente da República

PS surpreendido. "Não foi bem um apoio"

Já se sabia que ia haver um “número”, não se sabia qual. Houve surpresa no PS quando se ouviu a declaração de apoio de Costa a Marcelo. Mas há quem não veja mais do que um piscar de olho.
Comentário

Demissão de Centeno? "Rio está a ajudar Costa"

Para José Manuel Fernandes, Rio deu empurrão a Costa ao pedir demissão de Centeno, que foi "linchado na praça pública". Ouça aqui o comentário do Publisher do Observador às palavras do líder do PSD. 
Associação Mutualista

Paulo Pedroso na Associação Mutualista Montepio

1015
O ex-ministro e antigo dirigente do PS foi contratado em abril com o objetivo de realização de "estudos de âmbito mutualista e economia social". Ao Eco, Paulo Pedroso confirmou a colaboração.
União Europeia

PS: Projeto europeu "está a construir-se todos os 

307
A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, considerou que "Portugal continua a ser um farol de esperança" no projeto da União Europeia.
Fact Check

Carlos César fretava avião para ir aos Açores?

Uma notícia do Inimigo Público, um suplemento satírico, foi fotografada em cima da Revista Sábado, induzindo em erro os utilizadores e levando-os a acreditar que a informação é verdadeira.
PCP

Não foi a CGTP que esteve na Alameda /premium

687
O PCP teve sempre – e apenas – a força que, por interesse próprio, os outros lhe deram. Se esteve na Alameda durante o estado de emergência, foi porque o Estado quis, e não porque o PCP se impôs.
Governo

Sócrates saiu do PS; o socratismo ficou no governo /premium

149
A TAP será, provavelmente, a próxima crise política. E se alguém falar em comissão de inquérito e a esquerda quiser meter a privatização ao barulho, Rio dirá três palavrinhas mágicas: claro que sim.
Emissão Especial

Costa para CDU: "Portaram-se bem no 1º de Maio"

959
Jerónimo de Sousa assegura que o 1º de Maio foi "bom exemplo". O líder do PCP insistiu em perguntar se o Governo vai "proibir os despedimentos" e Costa reponde com reforço da ACT.
FPF

Ex-presidente da Liga ataca deputada do PS

284
Jornal divulga carta em que o ex-presidente da Liga critica a deputada do PS por estar "toldada pelo ódio" aos dirigentes do Porto. Cláudia Santos foi escolhida para liderar órgão disciplinar da FPF.
Parlamento

Põe máscara, tira máscara e críticas a quem quiser /premium

205
Foi o primeiro plenário sob a obrigação de usar máscara até no plenário, exceto para falar. Foi um tira e põe da proteção individual que não roubou ímpeto aos ataques nos oito temas em debate.
Coronavírus

PS propõe contratos prolongados até setembro

202
A proposta será votada esta quinta-feira no Parlamento e prevê a suspensão da caducidade dos contratos de arrendamento até ao fim de setembro. Governo tinha colocado a data a 30 de junho.
Governo

O PS e o Estado: aos amigos tudo, aos outros a Lei

2220
Quando os melhores da Administração Pública veem o acesso aos lugares de topo vedado porque está reservado a uma casta tantas vezes impreparada não ajuda a fazer face aos desafios que têm pela frente.
Coronavírus

Do Zoom à cozinha vegan: como os partidos mudaram /premium

Teletrabalho e inúmeras notificações no telemóvel. Os partidos habituaram-se a fazer política em casa. Houve quem se aventurasse na culinária. Líder do CDS fez pizza, PAN partilhou receitas vegan.
PS

O jovem Pedro Nuno: o aspirante a PM /premium

955
Pedro Nuno dos Santos está-se nas tintas para o futuro da TAP e para os seus trabalhadores. Só tem duas preocupações: falar para o seu eleitorado da esquerda radical, e aumentar o seu poder.
Austeridade

O vírus PS e suas mutações: PS1977, PS1983, PS2011

3296
Este desconforto tem origem na narrativa que o PS sempre qui alimentar, isentando-se de responsabilidades que são suas: a de que a austeridade de 2011-2015 foi uma opção sádica e voluntária de PSD/CDS
Emissão Especial

“Estamos todos a respeitar as regras da DGS"

794
“Comemorar a liberdade é trabalhar para a democracia e não devemos subtrair-nos a nenhuma das dimensões necessárias desse trabalho", disse a líder parlamentar do PS, na sessão do 25 de Abril.
Coronavírus

"Encher o copo" da recuperação com subvenções

301
O eurodeputado do PS faz uma avaliação "intermédia" do Conselho Europeu da última quinta-feira e avisa que "parte relevante" do Fundo de Recuperação tem de ser transferida a fundo perdido.
25 de Abril

Abril über alles /premium

1021
Se o 25 de Abril é hoje associado à liberdade e à democracia, e não, como o 28 de Maio, ao começo de uma ditadura, é porque em 1975 houve quem resistisse à tomada do poder pelo PCP.
António Costa

UE. Costa quer bazuca de 1,5 biliões de euros

278
"Nenhum de nós responderia melhor a esta crise fora da UE". Costa defende uma bazuca de 1,5 biliões de euros assente em emissão de dívida da UE. Conselho Europeu reúne hoje. "Diabo" está nos detalhes
Coronavírus

25 de abril. PS reitera apoio às comemorações

O secretário-geral adjunto do PS defende que a data deve ser assinalada "com um número reduzido de deputados e cumprindo todas as regras (...) como tem acontecido nas sessões".
Coronavírus

Sondagem. Costa e Rio reforçados com pandemia 

578
Uma sondagem da Intercampus mostra que o PS e o PSD, assim como Costa e Rio, subiram nas intenções de voto durante o combate à pandemia. Subida dos socialistas foi a mais expressiva.
António Costa

Costa evoca slogan de Soares no aniversário do PS

717
Num vídeo a assinalar o aniversário do PS, o primeiro-ministro assegurou que o partido estará na linha da frente da recuperação da economia enquanto lida com a pandemia. E reciclou slogan de Soares.
PS

"PS protege liberdade económica e igualdade"

3200
Carlos César sublinhou que a Covid-19 é uma situação que "ceifa vidas e causa temor". E defende que o PS é o partido da esquerda que protege a liberdade económica.
Coronavírus

"Não deixem de planear férias de verão… cá dentro"

7049
Em entrevista ao Observador, o primeiro-ministro avisa que próximo ano letivo poderá ter restrições prolongadas e que os idosos poderão ficar mais tempo confinados. E dá conselho para férias.
António Costa

As vacas socialistas nunca dormem /premium

2433
No socialismo, quando há dinheiro as vacas voam. Quando chega a crise não se diz a palavra austeridade mas sim tempo de vacas magras. É sempre o tempo de fazer socialismo. Na versão ruminante, claro.
PS

PS faz queixa na ERC contra Correio da Manhã

882
Ana Catarina Mendes entregou uma queixa nesta sexta-feira contra um artigo do CM. Jornal noticia de forma errada que pedófilos e homicidas poderão ter perdão de pena neste período de exceção.
Coronavírus

Rio contra perdão de penas, PS acusa de populismo

687
Rio só admite colocação de alguns presos em prisão domiciliária, não todos. É contra perdão. PS acusa-o de populismo. "Isso é terreno de outros...", atirou Ana Catarina Mendes, pedindo "humanidade".
PS

Morreu Miranda Calha aos 72 anos vítima de AVC

2543
Morreu o antigo deputado socialista Miranda Calha, aos 72 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Miranda Calha foi eleito deputado em todas as legislaturas, sempre pelo PS, até 2019.
Sondagens

Sondagem. PS acima de 40% e Chega disputa terceiro

10444
Se houvesse eleições hoje, André Ventura e o partido Chega seriam a quarta força política, a décimas do BE, segundo uma sondagem da Pitagórica para o JN/TSF. O PS sobe para mais de 40% dos votos.
Morte

Morreu João Gomes, um dos fundadores do PS

479
João Gomes, deputado constituinte em 1975 e deputado à Assembleia da República pelo círculo de Lisboa nas legislaturas seguintes até 1985, morreu na madrugada de terça-feira, aos 86 anos.
Coronavírus

Costa reuniu-se com bancada do PS 

687
Na reunião, António Costa explicou cada uma das medidas tomadas pelo Governo e ouviu igualmente os deputados das várias regiões, deixando o aviso de que efeitos da crise estão para durar.
Presidente da República

Bastidores. Pico longo em maio e uma elite curiosa

289
Costa juntou políticos, parceiros sociais (nem todos apareceram) e especialistas numa sala. Marcelo quis saber se haveria vacina e porque é que gráfico apontava um pico de 10 dias a meio de maio.
Coronavírus

Cheiro a desinfetante e oposição só dentro do PSD

Em tempos diferentes, o problema dos deputados já não são as presenças-fantasma, mas aparecerem. No quinzenal com o primeiro-ministro, Rio só fez oposição à própria bancada. AR em serviços médios
Mafra

Morreu Rogério Costa, vereador do PS em Mafra

O vereador eleito pelo CDU em Mafra, Rogério Costa, morreu aos 66 anos, vítima de doença prolongada. Câmara decretou luto municipal e colocou bandeira a meia haste em todos os serviços.
Coronavírus

Partidos admitem aprovar estado de emergência  /premium

276
PSD incentiva mesmo Presidente a avançar para estado de emergência. PS faz saber que não se vai opor, PCP admite viabilizar na AR, tal como o CDS. Bloco diz que hipótese tem de "estar em cima da mesa"
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Ex-chefe de gabinete de Cabrita será diretor

2151
José Barão, jurista com intensa atividade partidária há muitos anos, foi chefe de gabinete do ministro da Administração Interna e, agora, foi nomeado para diretor do SEF, sem experiência na área.
Governo

O inimigo de António Costa é António Costa /premium

265
António Costa parece o acusado de cada acusação que faz. Defende que "não podemos confundir" a realidade nacional com a "coreografia política", quando foi ele o maior coreógrafo dessa dança.
PS

PS vai a votos, mas a "um metro de distância" /premium

PS adiou eleições internas nas federações de Porto e Braga e pôs documento a circular com regras apertadas de higiene. Lisboa e federações mais pequenas mantêm tudo como previsto. Há quem conteste.
Rui Rio

Rio recusa "violência verbal" de Costa

404
O líder do PSD disse que não deve responder ao primeiro-ministro, que o acusou de não ter "pensamento nenhum". É "degradar o diálogo democrático" e "escalada gratuita de violência verbal", diz Rio.
Ana Gomes

Ana Gomes. PS deve ter candidato que una esquerdas

248
A ex-eurodeputada acredita na recandidatura e vitória do atual Presidente da República, mas insiste na necessidade de o PS ter candidato forte. Não abre nem fecha a porta à sua eventual candidatura.
António Costa

Costa acusa Rio de não ter "pensamento nenhum" 

503
O primeiro-ministro António Costa disse que Rui Rio “não tem pensamento nenhum ou, se o tem, esconde-o” e acusou o PSD de usar “uma estratégia de guerrilha” para enfraquecer o Governo.
António Costa

António Costa diz que legislatura é para continuar

António Costa afirmou que Portugal "tem mostrado uma grande maturidade política" em momentos críticos e que "é seguramente a vontade de todos os portugueses que esta legislatura prossiga".
Governo

Costa remodela no início do Verão devido a Centeno

521
Saída do ministro para o Banco de Portugal, em julho, é uma certeza e Governo já alinha casos para contrariar críticas sobre conflito de interesses. Remodelação não deve ir além do Terreiro do Paço.
Tribunal Constitucional

PS só avança nomes se PSD der garantias "públicas"

520
PS não deverá insistir no nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional, mas poeira tem de assentar. Uma coisa é certa: palavra de Rio já não basta, é preciso garantias públicas.
PS

E que tal "distanciamento" da arrogância do PS? /premium

393
O PS tem de rever a arrogância com que anda a evocar as "forças de bloqueio" do cavaquismo e negociar com a oposição os nomes dos juizes do Constitucional e do aeroporto do Montijo.
PS

PS: AR bloqueou funcionamento de instituições

827
Ana Catarina Mendes criticou o "chumbo" dos nomes sugeridos pelo partido para juízes do Tribuna Constitucional, para o Conselho Económico e Social e para vogais do Conselho Superior de Magistratura.
Parlamento

PS. Aprovado levantamento de imunidade a deputado

164
Em causa está um processo de alegadas injúrias a um árbitro de pesca desportiva durante um concurso em Montemor-o-Velho. A votação não foi por unanimidade, dado que a bancada do PS se absteve.
Trabalho

Pingo Doce. PS pede explicações sobre trabalhadora

Em causa estão os "possíveis abusos cometidos contra uma trabalhadora" do Pingo Doce de Avintes, em Vila Nova de Gaia, que, segundo o PS violam "várias disposições do Código do Trabalho".
PS

Carlos Bernardes candidato único ao PS Oeste

O atual presidente da Federação Regional do Oeste foi o único a apresentar candidatura. Nos próximos anos de mandato espera "voltar a mobilizar o Oeste" para a construção de um território sustentável.
Parlamento

PS insiste em nomes com chumbo pré-anunciado

591
PSD garante que houve "zero" negociação do PS sobre os nomes dos dois novos juízes do TC e sobre a reeleição de Correia de Campos para o CES. Votação é secreta, mas chumbo é quase certo. Embaraço?
Aeroportos

Montijo. Jerónimo de Sousa devolve acusação ao PS

502
Líder do PCP devolveu as acusações de "força de bloqueio" aos socialistas, defendendo que se deve "cumprir a lei em vigor". Mudança é “um fato à medida dos interesses da ANA e da Vinci”, acrescentou.
Aeroportos

PS pressiona PSD para viabilizar aeroporto

648
Depois da nega, PS volta à carga e aumenta pressão sobre Rui Rio para viabilizar aeroporto. Argumento é o da "responsabilidade": vai o PSD ceder à "vertigem populista" e pôr em causa o bem do país?
Banca

Parlamento discute limitação a comissões bancárias

As 11 propostas sobre limitação e proibição de comissões bancárias vão ser debatidos esta quinta-feira a pedido do BE, que pretende que estes cheguem à fase de especialidade.
Aeroportos

Montijo. PS: autarcas PCP são "forças de bloqueio"

161
PS/Setúbal considera o investimento do aeroporto do Montijo "absolutamente imprescindível" e critica autarcas do PCP da região. Questão volta a ser debatida no parlamento esta quarta-feira.
Tribunal Constitucional

TC: PSD "não está confortável" com Vitalino Canas

952
A hipótese de Vitalino Canas ser chumbado no Parlamento para juíz do Constitucional ganha força. Depois do BE ter assumido voto contra, PSD diz não estar "confortável" com nome proposto pelo PS.
PS

Um partido que tudo quer controlar /premium

2614
Atacar impiedosamente o Tribunal de Contas, nomear descaradamente Centeno para o Banco de Portugal e indicar o ex-porta-voz de Sócrates para o Constitucional — eis o PS intolerante de regresso.
PS

Morreu o deputado do PS João Ataíde

2551
Morreu o deputado socialista João Ataíde, ex-presidente da câmara municipal da Figueira da Foz. Esta quinta-feira esteve no debate da eutanásia no Parlamento. Morreu em casa, em Coimbra, aos 61 anos.
Eutanásia

Eutanásia. As pistas para o que se segue /premium

133
Despenalização da eutanásia foi aprovada -- mas foi só o primeiro passo. Até nova lei entrar em vigor ainda há um longo caminho. E Marcelo pode ser decisivo. Veja aqui quem votou como.
Tribunal Constitucional

TC. Socialistas acusam BE de "má fé" e "falsidade"

513
Líder parlamentar do PS respondeu a BE sobre escolha dos juízes para Constitucional e coloca ex-parceiro e Chega no mesmo saco. Acusa BE de querer maioria de direita no Tribunal Constitucional.
PS

Deputado do PS insulta árbitro e pede imunidade

1777
Pedro Coimbra começou por negar as acusações, garantindo que era uma manobra política. Mais tarde, admitiu "altercação" e pediu imunidade, que poderá ser levantada na próxima semana.
Tribunal Constitucional

PS "rompeu" de vez com a geringonça, acusa Bloco

479
Bloco de Esquerda vai votar contra escolhas do PS para o TC. Episódio marca "nova fase" na situação política, com o PS a "romper" com a geringonça. BE revela que houve "conversas" mas não "abertura".
Tribunal Constitucional

PS deixa BE fora da escolha de dois novos juízes 

977
Socialistas têm obrigatoriamente de ter o acordo do PSD para a aprovação dos dois juízes que AR vai nomear para o Tribunal Constitucional. Desta vez não vai dar um dos lugares ao BE, como fez em 2016.
Política

PS saúda "retoma" do diálogo cordial com o CDS-PP

686
Carlos César saudou a retoma de um relacionamento cordial com a nova direção do CDS-PP, liderada por Francisco Rodrigues dos Santos, após reunião na sede nacional do PS, em Lisboa.
Banca

Esquerda quer travar comissões bancárias 

Apesar das medidas partilharem intenções semelhantes, os socialistas querem apenas limitar a cobrança de comissões, enquanto a restante esquerda pretende eliminá-las por completo.
A página está a demorar muito tempo.