PS

Web Summit

Web Summit. PSD sugere a PS e BE que retirem apoio

946
O PSD não quer interferir nos convites da Web Summit, mas diz que se PS e BE estão incomodados com a presença da líder da Frente Nacional só têm um caminho na CML: "Retirar patrocínio à Web Summit".
Incêndios

Monchique. PS acusa PSD de fazer "prova de vida"

PS acusou o PSD de estar "muito incomodado com os resultados positivos da governação". Deputada Susana Amador diz que a conferência de imprensa sobre o incêndio de Monchique foi uma "prova de vida".
Política

Modorra estival /premium

Com o acesso de Rio à chefia do PSD cessaram quaisquer veleidades oposicionistas e muito menos reformadoras. O ressurgimento de Santana é puro teatro. PSD e CDS apoiarão Costa sempre que o PS precisar
PS

Direito de resposta de Vítor Tito

114
Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta ao artigo "Publicitário de Costa nas legislativas escolhido para campanha de limpeza das matas".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo termina audiências a partidos

O Presidente da República termina esta terça-feira a ronda de audiências aos partidos com assento parlamentar, recebendo PSD, PS e BE.
PS

PS propõe observatório para os Direitos da Criança

O PS vai propor a criação de um observatório que fará relatórios anuais sobre a realidade das crianças em Portugal, com o propósito de escrutinar a aplicação da Convenção dos Direitos da Criança.
Política

PS alinhou mais vezes com BE do que com PCP

Em 524 votações, os socialistas votaram 283 vezes com os bloquistas e 278 com comunistas e Os Verdes, os três partidos com quem firmou um acordo de base parlamentar após as eleições de 2015.
PCP

PCP. "Governo quer livrar-se do engulho?"

Num artigo de opinião publicado no jornal "Avante!", o líder parlamentar do PCP afirma que o Governo tem impedido avanços e pede que esclareça qual o caminho que quer seguir daqui para a frente
PS

Junta do PS contrata vereador socialista da câmara /premium

1.937
Ricardo Jorge Lima era vereador pelo PS em Loures. Em março de 2015, criou uma empresa e, no mês seguinte, assinou um contrato de 67 mil euros com a Junta de Olivais, de maioria socialista.
Assalto em Tancos

PS requer reunião urgente sobre Tancos

Os pedidos de audições foram apresentados na sequência de uma notícia do Expresso de 14 de julho, referindo que há mais material militar em falta entre aquele que foi recuperado.
Assembleia Da República

O PS já não está envergonhado /premium

1.104
Em Abril, o PS disse-se envergonhado com Pinho e Sócrates. Agora, em audição parlamentar, o PS foi o único partido a não fazer perguntas. Este silêncio é mil vezes mais grave do que o de Pinho.
Crise no GES

Marques Mendes sobre Pinho: "Quem cala, consente"

141
O ex-dirigente do PSD lançou duras criticas ao antigo ministro, em particular, mas também criticou o papel dos deputados que o questionaram na audiência da passada terça-feira.
CTT

PS/Porto alerta para 'performance' dos CTT

O presidente da Federação Distrital do Porto do PS alertou a Anacom, Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Tribunal de Contas para olharem para a "performance" dos CTT.
Legislação Laboral

PS quer ouvir parceiros sociais até setembro

Carlos César disse esta quinta-feira que o PS vai realizar uma série de audições com os parceiros sociais antes de formalizar as suas propostas de alteração ao diploma do Governo sobre leis laborais.
PS

PS destaca estabilidade antes da negociação do OE

O líder parlamentar do PS concluiu que as derradeiras votações da sessão legislativa no parlamento traduziram um clima de estabilidade política.
Parlamento

Rio salva Governo nas faixas de combustível 

785
PSD esteve sempre ao lado do PCP na defesa de indemnizações para proprietários de terras onde fossem criadas faixas de gestão de combustível. À última recuou e ajudou Governo que era contra a medida.
Governo

Empresário próximo do PS ganhou campanha dos fogos /premium

2.211
Empresa de Vítor Tito, publicitário próximo do PS, foi contratada pela Proteção Civil para fazer a campanha de apelo à limpeza das matas. Já lhe foram adjudicados milhões de euros.
Descentralização

Bloco central na descentralização irrita esquerda

Acordo entre PS e PSD ganhou corpo com a aprovação no Parlamento do que faltava para fazer avançar a descentralização de competências para as autarquias. PCP queixou-se e César veio acalmar parceiros.
Parlamento

AR. Acordos de última hora e um problema adiado

O Parlamento vai de férias, mas não escapou às correrias de última hora. O Governo tentou contornar tropeções finais, mas não conseguiu evitar todos. Fomos ver como ficaram os dossiers mais quentes.
Parlamento

Aprovadas alterações à Lei das Finanças Locais

As alterações à Lei das Finanças Locais foram aprovadas esta terça-feira na especialidade na Assembleia da República, com os votos a favor de PS e PSD.
Alojamento Local

PS quer multas para quem tiver mais de 7 Airbnb

3.408
O Parlamento vota esta terça-feira as propostas de alteração à lei do alojamento local. Socialistas querem multas até 35 mil euros para empresas com mais de 7 propriedades para arrendar a turistas.
Maioria de Esquerda

Da geringonça de gestão à maioria absoluta?

Como se constata, não foi preciso esperar pelo abrandamento da economia europeia para se perceber que a pretensa recuperação da economia portuguesa não passava de uma falácia temporária.
PS

Marques Mendes. Costa e Santos Silva pensam igual

Comentador diz que António Costa e Augusto Santos Silva não estão desalinhados. Até pensam o mesmo sobre novos acordos mas o primeiro-ministro não pode admiti-lo porque tem um Orçamento para aprovar.
Estado da Nação

Como António Costa assistiu ao Estado da Nação  /premium

Quatro horas e meia. Quatro-horas-e-meia de um longo debate em que o primeiro-ministro perdeu ministros, torceu o nariz ao Bloco e recorreu ao gabinete de apoio para preparar o contra-ataque.
Estado da Nação

O nosso check-up ao estado da Nação /premium

207
O país político tem dado sinais de claro mal-estar: maioria à esquerda a sofrer de hipertensão, oposição com fraturas expostas e dores de crescimento. Eis o check-up do Observador ao Estado da Nação.
Governo

PS. Novo acordo à esquerda exige maior compromisso

211
Em nome da "estabilidade", Augusto Santos Silva recusa eleições antecipadas. Mas defende que novos entendimentos à esquerda terão de passar por áreas como a política externa e europeia.
Identidade de Género

Lei de género "mediante relatório médico"

PS, BE e PAN responderam ao veto do PR à lei da identidade de género com a obrigatoriedade de um relatório que "ateste exclusivamente" a "capacidade de decisão" dos menores de 18 anos.
PS

Mesquita Machado: três anos de pena suspensa

534
O antigo autarca do PS foi condenado pelo Tribunal Judicial de Braga a três anos de prisão com pena suspensa no caso referente à expropriação do quarteirão das Convertidas.
PS

Gabriela Canavilhas renuncia ao cargo de deputada

208
A antiga ministra da Cultura Gabriela Canavilhas renunciou ao mandato de deputada pelo PS, adiantando que regressará às atividades de docência e também de pianista "de forma mais regular".
Touradas

O PS e as touradas

150
O PS é, no essencial e prática corrente, um partido que representa a velha cultura. Desde logo porque, pela sua história e cumplicidades, tem uma conceção de cultura que remonta a meados do século 20.
Trabalho

Sócrates? "Foi um momento de dificuldade. E dor"

A reversão das medidas impostas pela troika. Ainda o escândalo Sócrates. E a resposta à pergunta sobre o pedronunismo: ""Não me revejo em nenhum ismo". Best of do Carpool com Vieira da Silva.
Código do Trabalho

No teste à geringonça, Bloco e PCP foram à manif

Solidez à esquerda foi a teste mas líderes do PCP e do Bloco de Esquerda deram um sinal para o plenário (e ao Governo) quando se juntaram ao protesto da CGTP contra o acordo da concertação social.
PCP

PCP faz vídeo onde compara Costa a Padrinho

563
O PCP publicou no Facebook onde compara António Costa ao Padrinho Vito Corleone, acusando-o primeiro-ministro e outros de serem "os padrinhos da precariedade", a propósito das leis laborais.
Legislação Laboral

PS quer os 18 diplomas sobre leis laborais

O líder parlamentar do PS defendeu que os 18 diplomas em discussão sobre alterações à legislação laboral deverão ser na sexta-feira diretamente viabilizados para apreciação na especialidade.
Jornadas Parlamentares PS

Costa. "Geringonça" dura, mas sem "eleitoralismos"

203
Costa viu-se obrigado a repetir que não está arrependido, nem tem vontade de mudar. A "geringonça" é para continuar, mas com avisos: não se pode comprometer a "estabilidade" com "eleitoralismos".
Jornadas Parlamentares PS

PS alerta esquerda sobre regresso ao “isolamento"

Líder parlamentar destaca a “colaboração ativa” de Verdes, PCP e Bloco nos últimos três anos, mas lembra que não convergir na aprovação do próximo Orçamento do Estado é um risco para a esquerda.
PS

Investimento. César dispensa “tutela ministerial”

O grupo parlamentar do PS está dividido, entre esta segunda e terça-feira, por vários concelhos de Beja e Évora. Carlos César promete novidades no comboio, mas só no próximo quadro de investimentos.
PS

Descentralização e coesão na agenda do PS

As jornadas parlamentares do Partido Socialista, que têm início esta segunda-feira, vão ter como temas centrais a política de coesão territorial e a descentralização de competências.
PS

PS à espera de aprovar reforma da descentralização

O líder parlamentar do PS defende que é possível aprovar os "diplomas estruturantes" da reforma da descentralização de competências para municípios ainda na sessão legislativa que termina este mês.
Segurança Social

PCP desafiou, mas PS votou ao lado da direita

João Oliveira usou apenas 45 segundos para desafiar o PS a esclarecer de que lado do Parlamento está. PS falhou a prova e votou ao lado da direita projeto sobre financiamento da Segurança Social.
PS

PS exige ação ao Governo após agressão racista 

O PS exigiu que o Governo atue junto das forças policiais para que haja consequências da agressão "racista" de que foi vítima uma jovem colombiana, esta semana, no Porto.
Rui Rio

A política por linhas tortas /premium

O actual presidente do PSD não consegue imaginar outra vida para o partido senão no poder, e não vê outra maneira de chegar ao poder senão neutralizando o PSD como alternativa ao PS.
PS

PS agrava passivo para 25,6 milhões de euros

734
Segundo as contas entregues junto do Tribunal Constitucional, o passivo do PS agravou-se de 20,7 milhões de euros em 2016 para 25,6 milhões de euros no ano passado. PSD nos 14,4 milhões.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde. Bloco à espera do PS para decidir futuro /premium

O Bloco reconhece a "evolução" do PS, depois de Maria de Belém levantar o véu do trabalho do grupo que coordena e que vai rever a Lei de Bases da Saúde. Mas não abdica de apresentar a sua proposta já.
PS

Deputado do PS acusa Bloco e PCP de "traição"

257
Deputado socialista fez declaração de voto onde considerou "uma traição" o facto de PCP e BE terem votado favoravelmente um diploma do CDS que elimina o adicional do impostos sobre os combustíveis
Concertação Social

Silva Peneda aprova acordo de concertação social

Silva Peneda, coordenador do PSD para a Solidariedade, diz que os sociais-democratas devem viabilizar o acordo no Parlamento e que não devem fazer cair o Governo caso PCP e BE não aprovem orçamento.
Reforma judiciária

Ensaio sobre a Lucidez na Justiça

A reforma do sistema de Justiça de que Rui Rio diz que ”todos falam mas não se faz” afinal está a ganhar forma e a trazer resultados porque se tem colocado ao serviço da cidadania e do desenvolvimento
PS

PS afasta-se da maioria absoluta

171
Sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios revela que PS está há quatro meses consecutivos a cair nas intenções de voto dos portugueses.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: Costa em Angola em julho

Marques Mendes avançou que o primeiro-ministro irá a Angola "provavelmente na segunda quinzena de julho". O comentador disse ainda que o PS está em risco de perder a maioria absoluta.
Parlamento

A liga dos últimos

Está de volta a liga dos últimos, não dos clubes de futebol, mas das cores partidárias, todos competindo, acerrimamente e perante as câmaras, pelo prémio “Capitão Moura” do Parlamento.
PS

PS propõe alterações à legislação laboral 

PS quer alterar medidas do Governo sobre legislação laboral por forma a que sejam melhoradas. Carlos César quer "concertação parlamentar" para dialogar com Bloco, PCP e PEV.
António Costa

Guia prático de António Costa

165
Nunca ficar à mercê dos factos é a peça central da estratégia de António Costa
Imigrantes Ilegais

PS quer legalização de imigrantes trabalhadores

518
O PS quer que os imigrantes ilegais que trabalham há mais de um ano tenham acesso a autorizações de residência de uma forma mais rápida, usando a excepção prevista na lei para questões humanitárias.
Governo

Pode António Costa reformar o país? /premium

216
Causar uma má impressão nos funcionários públicos e alienar eleitoralmente os professores, como Passos fez com os pensionistas, é o suficiente para dificultar uma maioria absoluta do PS.
Orçamento do Estado

Costa: não vale a pena antecipar problemas com OE

Costa disse este domingo que "não vale a pena antecipar discussões" tendo em conta o Orçamento do Estado para 2019. Garantiu ainda que o Governo tem "executado pontualmente o Orçamento".
Extrema Esquerda

A nova esquerda entre chalets e princesas /premium

1.287
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.
Catarina Martins

"Seria estranho PS negociar com a direita"

A coordenadora do BE disse que "seria muito estranho que o PS preferisse negociar" a legislação laboral com a direita e acusou o Governo de não manter o negociado com o partido sobre precariedade.
Ana Catarina Mendes

Ana Catarina Mendes reeleita número dois do PS

A Comissão Nacional do PS elegeu esta quarta-feira Ana Catarina Mendes para o cargo de secretária-geral adjunta dos socialistas com 84,4% dos votos e o Secretariado Nacional com 85,66% dos votos.
António Costa

Costa elege 55 nomes para a Comissão Política

Estão escolhidos os nomes que integram a Comissão de Política Nacional do PS eleita esta noite. A lista proposta por António Costa elegeu 55 membros, a lista de Daniel Adrião conseguiu 10.
Eutanásia

O nome da coisa 

Seria injusto e errado não reconhecer publicamente o papel fundamental que na rejeição da eutanásia teve o voto do Partido Comunista Português.
Habitação e Urbanismo

Inquilinos criticam projeto do PS sobre despejos

O presidente da Associação de Inquilinos Lisbonense (AIL) disse que com a proposta da PS "vai continuar a haver despejos" no arrendamento habitacional e no arrendamento não habitacional.
Professores

PS espera sinal dos sindicatos de professores

O PS espera que os sindicatos dêem "um sinal de que não querem deixar morrer as negociações" com o Governo sobre a contagem do tempo de serviço dos professores.
Comentário Político

Marques Mendes: “PSD parece muleta do Governo”

305
Há acordo PS/PSD nos fundos estruturais, na descentralização e até em em matéria laboral. Mas a crítica a Rui Rio, diz o comentador, deve apontar à falta de ideias próprias do líder do PSD.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)