788kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PS

Resposta Pronta

"Rui Moreira como deputado europeu é traição"

Presidente da bancada do PSD na A.M. Porto é um dos subscritores do manifesto contra escolha de Rui Moreira pelo PSD à Europa: "Como é possível?", questiona, acusando o autarca de eventual "traição".
Noticiário

00h. Marques Mendes pede demissão da PGR

Social-democrata diz que Ministério Público foi desautorizado pelo Tribunal da Relação e Lucília Gago deve sair depois de "um parágrafo que não devia ter existido" e levou à demissão de António Costa.
CDS-PP

O último discurso de Melo nas entrelinhas

Nuno Melo aproveitou discurso de encerramento do Congresso do CDS para tentar afirmar a "singularidade" do partido. Prometeu lealdade ao PSD, mas não obediência. E criticou os "extremistas" do Chega.
Emissão Especial

PS: "Discurso do CDS não surpreende"

João Paulo Rebelo, que representou o PS no congresso do CDS-PP diz que não ficou surpreendido com o discurso de Melo e recorda que o 25 de Novembro não se compara ao 25 de Abril.
Emissão Especial

"PS está em processo acelerado de surto amnésico”

No encerramento do Congresso do CDS, Nuno Melo afirmou que o Governo herdou uma “crise legada pela esquerda”. Anunciou ainda a criação de uma comissão para as comemorações do 25 de Novembro.
CDS-PP

"Troika? Ainda bem que fomos desconfortáveis"

Em entrevista, antiga secretária de Estado defende Paulo Portas das críticas de Pedro Passos Coelho, assume algum ceticismo em relação à estratégia do PSD e defende que o CDS não deve viver complexado
Noticiário

9h. PS lidera sondagem para as eleições europeias

Na sondagem da Aximage, os socialistas têm 31% das intenções de voto. A AD tem 25%. Ainda, Mecanismo Nacional Anticorrupção ainda não aplicou multas, e preencheu menos de metade dos quadros.
Justiça

Santos Silva: MP tem preconceito contra políticos

Numa entrevista à CNN, o antigo presidente da Assembleia da República desfere duras críticas ao Ministério Público, lamentando que um ex-primeiro-ministro esteja há cinco meses sem ser ouvido.
Noticiário

18h. CDS quer chamar Medina ao parlamento

Centristas querem que ex-ministro das Finanças responda pela estratégia que adotou para descer a dívida pública. Ainda, Paulo Núncio diz que a penalização do aborto não está em cima da mesa, para já.
PS

Vasco Cordeiro não será recandidato ao PS/Açores

O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, que foi derrotado nas últimas eleições legislativas regionais, não será recandidato à liderança do partido no congresso a realizar de 27 e 29 de setembro.
Noticiário

6h. Congresso do CDS arranca hoje, em Viseu

Congresso do CDS-PP arranca esta manhã com Nuno Melo como candidato único à liderança do partido. Ainda, PSD/Madeira vai reconfirmar a liderança de Miguel Albuquerque.
Noticiário

4h. Livre vai anunciar candidatos às europeias

Livre anuncia este sábado candidato às eleições europeias após segunda volta das primárias. Ainda, Coreia do Norte anuncia mais testes balísticos.
Noticiário

3h. Sócrates critica PS, mas defende PNS

José Sócrates considera PS "A vitima perfeita" da "Operação Influencer". Ainda, Pentágono nega envolvimento dos Estados Unidos na explosão no Iraque.
Noticiário

2h. Sócrates diz entender criticas à PGR

José Sócrates diz compreender as críticas feitas à Procuradora Geral da República, Lucília Gago. Ainda, violência sexual ligada aos conflitos aumentou no ano passado, diz ONU.
Noticiário

1h. Registada explosão no Iraque

Registada uma explosão numa base militar no Iraque. Ainda, José Sócrates afirma que há uma golpada judicial na "Operação Influencer".
Justiça

Sócrates: Influencer foi "golpada judicial"

O ex-primeiro-ministro diz que quem ganhou as eleições foi o Ministério Público. Compreender críticas à Procuradora-geral da República mas sublinha: "Deviam ter sido feitas há dez anos".
Fora do Baralho

O (des)culpado Costa, Marcelo patrioteiro e Passos

Operação Influencer quase a chegar ao absurdo? Benefício da dúvida para a acusação? Presidente mais valia estar calado e respeitar separação de poderes. E ainda cartas para Passos Coelho e Livre.
Tira-Teimas

AD vs. Livre: IRS é 1º sinal ou só toque fiscal?

Jorge Pinto diz que o Livre não é contra o alívio fiscal sobre o trabalho, mas critica o novo Governo por "beneficar os mais ricos". Alexandre Poço diz que é apenas a primeira medida fiscal do PSD.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

IRS: "Desilusão, erro grave". PS e IL atacam AD

Carlos Pereira (PS) fala em "propaganda descarada" do Governo. Mariana Leitão (IL) diz que a política fiscal da AD é "insuficente". Para já, nenhum dos partidos revela sentido de voto.
Governo

PS critica "ganhos residuais" de alívio fiscal 

Pedro Nuno Santos afirmou que "os ganhos que os portugueses vão ter com a proposta do PSD são ganhos residuais", frisando que no rendimento mensal o impacto é de "poucos euros".
Noticiário

14h. Aprovada descida de IRS até ao oitavo escalão

O anuncio foi feito pelo primeiro-ministro, à saída do Conselho de Ministros. Nas reações, o secretário-geral do PS diz que os ganhos com a descida são irrisórios.
Explicador

"Silêncio da PGR é arrogante e antidemocrático"

João Costa lança críticas ao "silêncio intolerável" da PGR e à falta de proteção de Marcelo ao "Governo estável" de Costa. O antigo ministro da educação quer o PR peça explicações à PGR, Lucília Gago.
E o vencedor é...

Montenegro "tremido", Passos e Moedas "à espreita"

Podemos apontar defeitos, mas com Marcelo não há tédio. A vida a acontecer no PSD com Moedas e Passos a planear o futuro num mar com muitos "tentáculos". Ainda a "crise do regime" e o silêncio da PGR.
O Bom, o Mau e o Vilão

O PS não quer justiça, quer vingança

Aguiar-Branco (que tirou as grades do Parlamento), a escola pública (que não consegue ter professores) e o PS (que quer vingar-se do Ministério Público) são o Bom, o Mau e o Vilão.
António Costa

"Ocasião fez a decisão" de Marcelo dissolver AR

Anterior legislatura acabou "prematuramente por decisão do Presidente da República. A ocasião fez a decisão, mas desde outubro de 2022 que a direita andava num frenesim" para dissolver o Parlamento.
Noticiário

1h.Influencer. Costa sem perspetivas de ser ouvido

António Costa recusa falar sobre últimos pormenores da Operaçãpo Influencer e remete esclarecimentos para o advogado. E ainda, Cavaco Silva sai em defesa de Luís Montenegro.
PS

Jantar de homenagem reúne Costa e ex-governantes

Vários ex-governantes jantaram esta quinta-feira num restaurante em Lisboa, que foi homenagem a Costa. "É jantar de pessoas que trabalharam em conjunto e que se querem encontrar", disse antigo PM.
Vichyssoise

“Partilhamos vontade de ver Costa na Europa”

Marina Gonçalves não considera que PS esteja obrigado a votar favoravelmente o OE, até porque PSD "nunca se apresentou como solução para estabilidade".
Política

Moedas responde a Passos e tem bênção de Marcelo

Na apresentação do seu livro, quando confrontando com as diferenças de opinião no PSD, o autarca alertou para os riscos de tentar integrar extremos no sistema. Marcelo falou e lançou Moedas para Belém
Tira-Teimas

"Separação de poderes tem mesmo de ser respeitada"

Operação Influencer. ​Paulo Núncio (CDS) defende que todos os agentes políticos devem guiar-se pelo mesmo princípio. António Mendonça Mendes (PS) sublinha a necessidade de haver escrutínio.
Direto ao Assunto

"PGR tem de dar explicação ao país"

Manuel Pizarro diz que Ministério Público deve explicações aos portugueses no âmbito da "Operação Influencer". O antigo ministro da saúde destaca a demora de cinco meses para ouvir António Costa.
PS

"Montenegro destruiu estado de graça em 15 dias"

O ex-secretário de Estado do PS critica Montenegro por ter se manter em silêncio sobre um retificativo e diz que polémica do IRS obriga a oposição a aguardar por todas as propostas: "é ver para crer".
Explicador

Influencer: qual o impacto da decisão da Relação?

Paulo Lona refere que ainda é cedo para avaliar a atuação do MP, mas pede uma análise criteriosa. Paulo Saragoça da Matta diz que decisão da Relação levanta dúvidas sobre como decorreu a investigação.
E o vencedor é...

Marcelo à procura de justiça política para Costa?

MP e PGR perderam depois de "jogar sujo" e Marcelo é um dos "cúmplices" da trapalhada do caso Influencer. A mudança de casa do regulador de transportes e a "casa trancada" de câmaras e ministérios.
Noticiário

4h. FCP vence Vitória de Guimarães por 3-1

No final da partida, Sérgio Conceição falou numa vitória justa. E ainda, o Conselho Europeu pede "contenção máxima" para evitar uma escalada de tensões no Médio Oriente.
Tira-Teimas

PS vs PSD. "Operação Influencer" fragiliza MP?

Luís Filipe Menezes (PSD) admite que Ministério Público fica "fragilizado" na "Operação Influencer". Adalberto Campos Fernandes (PS) defende mais explicações das instituições democráticas. 
PS

PS inclinado a viabilizar Programa de Estabilidade

Responsáveis socialistas desvalorizam votação do documento mas têm argumentário preparado: é mais uma prova de que Governo "não é de confiança" e não vai cumprir promessas, garantem.
Novo Governo

Governo: alívio no IRS será superior a 300 milhões

Perante a ausência de Miranda Sarmento, Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, defendeu honra do Governo e sugeriu que alívio fiscal no IRS será superior ao valor inicialmente avançado.
Justiça

Ana Catarina Mendes exige explicações ao MP

Ana Catarina Mendes quer explicações do MP, Marcelo diz que "começa a ser mais provável" haver um português no Conselho Europeu. As reações à decisão da Relação sobre a Operação Influencer.
Emissão Especial

O debate de urgência sobre o IRS na íntegra

O PS mantém que a descida do IRS apresentada por Luís Montenegro é um embuste mas o ministro Pedro Duarte acusa o PS de estar a fazer "tática politica" com esta questão. 
O sofá do parlamento

Retificativo? "Silêncio começa a ser ensurdecedor"

O ex-secretário de Estado João Paulo Correia, entende que o Governo "deve dar resposta" à disponibilidade de Pedro Nuno Santos para aprovar um retificativo e critica o silêncio de Montenegro. 
Noticiário

15h. Há debate de urgência no Parlamento

Debate surge a pedido do PS, depois da polémica com o choque fiscal proposto pelo governo. Ainda neste jornal, negociações entre profissionais de saúde e nova ministra são daqui a duas semanas
Assembleia Da República

Parlamento debate alívio fiscal a pedido do PS

Após polémica em torno da redução do IRS, a Assembleia da República debaterá o alívio fiscal após pedido urgente do PS. O ministro dos Assuntos Parlamentares que intervirá em nome do Governo.
Noticiário

7h. PS e IL discutem sobre contas do Governo

Pedro Nuno Santos fala num buraco nas contas do Governo, Bernardo Blanco acusa o líder do PS de não fazer contas. Ainda neste jornal, a vitória do Sporting sobre o Famalicão por 1-0.
Noticiário

4h. AR debate hoje alívio fiscal anunciado pela AD

A iniciativa foi do PS que pediu um debate de urgência sobre o assunto. E ainda, António Guterres reafirma que é "urgente uma redução da escalada das hostilidades" no Médio Oriente.
Noticiário

00h. Sporting vence Famalicão por 1-0 

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 com um golo decisivo de Pedro Gonçalves. Ainda, o ministro da Economia, Pedro Reis, diz que é urgente decidir sobre o novo aeroporto.
PS

Isto não é política. É terrorismo político

Uma queda do governo corresponde ao reforço da AD e a levar o Chega mais próximo do poder, cavando ainda mais o buraco onde anda o PS

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora