268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

PS

Eletricidade

Eletroprodutores eólicos geram poupança milionária

O secretário de Estado Adjunto e da Energia assinou um despacho sobre o regime remuneratório dos centros eletroprodutores eólicos que permitirá uma poupança de entre 165 e 372 milhões de euros.
Ministério do Ambiente

Energias renováveis 'acendem' debate na Assembleia

O Ministério do Ambiente desvalorizou alertas de que os painéis fotovoltaicos prejudicam o ambiente e negou que o país vá ser "atapetado".
Autárquicas 2021

PS/Viseu. Quadro clínico do candidato agravou-se

João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular. O estado de saúde agravou-se nas últimas horas.
Rui Rio

Rio responde ao PS: "Não têm nada para dizer"

Rio diz que desgaste interno do PS já é notório e que mais momentos destes acontecerão até ao fim deste ciclo político. Críticas de Ana Catarina Mendes diz que são "de quem não tem nada para dizer".
Política

PS: uma no Cravo, duas na Ferradura

O pedido de desculpas de Medina não vale nada, mais a mais quando surgem vozes a dar conta de que esta não é a primeira situação em que a Câmara de Lisboa fornece abusivamente dados de manifestantes.
PS

PS acusa Rio de não ter ideias para o país

Líder parlamentar do PS diz que Rui Rio não tem uma visão estratégica para o país e advertiu que os sociais-democratas sem agenda política permitem aos extremos crescer no país.
Governo

Monsieur le Président… /premium

Se os próprios prevaricadores e os outros beneficiários de nomeações inadequadas não têm a hombridade de se demitirem, a única coisa que o sr. Presidente pode fazer é demitir o Governo.
CDS-PP

O CDS que o regime não quer ouvir

132
O CDS sabe que destituir o PS é em si próprio um programa político a submeter ao país. Começar a arrancar o PS do aparelho de Estado é o maior serviço que a direita pode fazer a Portugal.
PS

Manuel dos Santos garante que TC lhe deu razão

Em abril, a Comissão Nacional de Jurisdição do PS deu "provimento parcial" a um recurso de Santos, expulso do PS em 2017 pela distrital do Porto, decisão que motivou o seu recurso para o TC.
Congresso do PS

Adrião pede pela 3ª vez a Costa que aceite debate

Esta insistência do dirigente socialista com o atual líder foi feita através de uma carta aberta, após a candidatura de Costa já ter recusado duas vezes, alegando indisponibilidade de agenda.
Congresso do PS

Pós-costismo dá passo atrás e Costa alinha 4ª via /premium

Com António Costa a preparar-se para a reeleição e para ficar para lá de 2023, os candidatos a sucessores podem ter de esperar. No PS, estranha-se o posicionamento da ministra preferida do líder.
Autárquicas 2021

Candidato do PS a Viseu internado na UCI

João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular. De acordo com o que foi possível apurar, está estável.
Noticiário

16h. Barbosa Ribeiro é candidato do PS ao Porto

“É tempo de avançar, dizer sim, de mobilizar o PS e de galvanizar a cidade“, disse o deputado em conferência de imprensa. Esta candidatura "unirá" o PS, garante depois de Eduardo Pinheiro ter recusado
Comentário Político

Ana Gomes pede respostas a António Costa

260
A embaixadora e antiga eurodeputada espera que o primeiro-ministro dê explicações, uma vez que era presidente da Câmara de Lisboa quando o protocolo para manifestações começou a ser seguido, em 2011.
PS

O visco /premium

337
É urgente acabar este Processo de “Peessificação” em Curso porque a fase seguinte é o esfrangalhar do país em nome da regionalização.
Fernando Medina

Impunidade total /premium

Ao lamentar os efeitos nocivos que as críticas a Medina fazem à imagem e reputação do país, o PS parece compreender a atitude dos governantes russos face aos seus opositores no estrangeiro.
Autárquicas 2021

José Luís Carneiro não será candidato ao Porto

"Depois de muito ponderar, reiterei à concelhia e federação do PS a minha indisponibilidade", explica José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, que diz ter recebidos "apelos" para avançar.
Câmara Municipal Lisboa

Governo isola CML, que arrisca multa de 80 milhões

1171
PS tinha-se queixado de lei ultrapassada de 74, mas ministra lembra que todas as autarquias já estão obrigadas a proteger dados. Câmara pode ter violado a lei e arrisca multa 80 milhões de euros.
PS

PS. Participação nas diretas superou expectativas

Cerca de 80 mil socialistas podiam votar esta sexta-feira por via eletrónica nas eleições diretas para a escolha do secretário-geral do PS. A taxa de participação "superou todas as expectativas".
Política

É disto que o meu povo gosta /premium

1212
O mofo regressou, em versão maçónica, brejeira e analfabeta. A falta de oposição não explica tudo. Um estudo sugere que dois terços dos portugueses não desgostam de ditaduras. Parece-me optimista.
Autárquicas 2021

Distrital e concelhia decidirão candidato do Porto

O JN avança que Manuel Pizarro, que foi candidato à Câmara em 2013 e 2017, é a solução de emergência do PS para o Porto. Já o Público refere que José Luís Carneiro pode ser a solução.
PS

PS atira-se a Rui Rio. "Em política não vale tudo"

2100
PSD e JSD entregam matrioscas e garrafa de vodka a Medina para dizer que “não pode continuar a esconder-se e a arranjar desculpas (...) para uma polémica que devia ter resultado na (sua) demissão".
Câmara Municipal Lisboa

Medina tem "adesão incondicional" à liberdade /premium

837
A primeira reação de peso da parte do PS vem da parte de Pedro Nuno Santos, que diz não duvidar de que "Fernando Medina não pactua com o desrespeito pelos mais elementares direitos humanos".
Liberdades

Lisboa já esteve mais longe de Moscovo /premium

842
A “democracia” é o PS, e quem não aceita a hegemonia do PS é porque tem “problemas com a democracia”. O medo e a intolerância são as últimas armas do poder socialista.
Autárquicas 2021

Costa acusado de impor candidato aos militantes

Dirigente socialista Daniel Adrião acusa António Costa, de ter tentado escolher Eduardo Pinheiro como candidato à presidência da Câmara do Porto contra a vontade dos militantes das estruturas locais.
PS

O longo 25 de Abril de Pedro Adão e Silva /premium

454
O PS não tem com que se incomodar. As avenidas à sua frente estão todas abertas. Ao ponto de se poder celebrar a si mesmo sem pudor algum. O pudor é uma virtude política, mas o PS não precisa dela.
Racismo

O Racismo Estrutural promovido pelo PS

1889
É o governo socialista, dada a sua incompetência no proporcionar da equidade junto dos seus cidadãos, que vem promover o racismo estrutural em Portugal.
PS

Costa solidário com decisão de Eduardo Pinheiro

António Costa disse que compreende a decisão de Eduardo Pinheiro e manifestou "total solidariedade" na sua decisão de não aceitar o convite. Já Rui Rio reage com ironia no Twitter.
Autárquicas 2017

Eduardo Pinheiro desiste de candidatura ao Porto

Eduardo Pinheiro fora convidado pelo PS a encabeçar corrida à Câmara do Porto, mas a escolha não agradou às estruturas locais. Agora, o secretário de Estado decidiu recusar a proposta.
Alberto João Jardim

"Marcelo gosta de estar sentado no colo de Costa" /premium

632
Em entrevista, Alberto João Jardim critica a falta de firmeza de Marcelo, critica Costa, defende Rio e alerta para o possível regresso de Passos Coelho, "o pior primeiro-ministro que Portugal teve".
Crime Económico

Ministro nunca suspeitou de ex-chefe de gabinete

116
O ministro das Infraestruturas referiu-se a Nuno Araújo como "bom chefe de gabinete", mas defende a atuação do Ministério Público como "importante para todos nós".
Rádio Observador

O PS come tudo? Ligue 910024185PS

Ana Paulo Vitorino na AMT e Pedro Adão e Silva nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O PS come tudo? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10
PS

Fernando Medina desvaloriza polémica no PS

Fernando Medina, confrontado com a troca de argumentos entre a líder parlamentar socialista e o ministro das Infraestruturas, afirmou que "não se deve dar excessiva importância a estas coisas".
25 de Abril

Um Ministério para marcar meio século da Revolução /premium

1899
Sociólogo foi a escolha de António Costa para liderar o grupo que vai preparar as cerimónias dos 50 anos do 25 de Abril. Escolha tem merecido críticas. Mas Marcelo garante "aval".
Autárquicas 2021

Escolha de Costa para o Porto divide PS /premium

Há quem goste e quem deteste a ideia, mas todos acreditam que Eduardo Pinheiro facilita possível acordo com Moreira. Os dois são próximos e o autarca não traça cercas sanitárias. Estruturas não gostam
PS

PS desconfortável com ataque de líder parlamentar 

188
Em cartas internas, grupos de whatsapp e conversas privadas, a crítica da líder parlamentar do PS ao ministro do seu Governo foi "mal vista" e classificada como precipitada. Incluíndo no topo do PS.
Fact Check

Adão e Silva vai receber 4.500 euros até 2026?

3622
Ex-dirigente do PS foi escolhido por António Costa para liderar a comissão executiva, um dos organismos encarregue de preparar as celebrações do 50º aniversário do 25 de abril.
Autárquicas 2021

Secretário do Estado é candidato do PS ao Porto

Decisão terá sido tomada por acordo entre António Costa e distrital do Porto. Estruturas locais desconfiam de planos para acordo com Rui Moreira e criticam falta de "notoriedade".
PS

Costa "passo a passo" rumo à regionalização

Líder socialista esteve no Algarve a apresentar a moção ao congresso do PS mas sobretudo a sublinhar as verbas para a região conseguidas na negociação dos apoios comunitários.
Parlamento

Faltas no Parlamento. Silvano vai a julgamento /premium

O deputado terá dado a palavra-chave a uma colega para que iniciasse a sessão por ele em dias em que faltou ao plenário. Decisão instrutória leva José Silvano a julgamento por falsidade informática.
PS

Pedro Nuno diz-se "incapaz" de criticar "camarada" /premium

945
A líder parlamentar do PS tinha recomendado "sensatez", "recato" e "bom senso" a Pedro Nuno Santos, criticando o tom utilizado pelo ministro na resposta a Michael O’Leary, da Ryanair.
Autárquicas 2021

Costa. Madeira é "região difícil" para a política

António Costa falava na apresentação da candidatura de Célia Pessegueiro à Câmara Municipal da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha da Madeira.
Política

O objectivo do PS /premium

147
O objectivo do PS é governar um país de funcionários estatais pagos pelos alemães. Ganhar eleições assim não implica muita inteligência; basta malícia. Já os riscos são incomensuráveis.   
Noticiário

10h. PCP: "PS é adversário nas autárquicas"

"Nós discutimos câmaras com o PS", garante dirigente comunista Jorge Cordeiro. PCP quer “naturalmente confirmar”, nas urnas, as 24 maiorias nas câmaras que governam e recuperar as 10 perdidas em 2017
Autárquicas 2021

PCP elege PS como "adversário eleitoral" da CDU

Objetivo dos comunistas é, pelo menos, manter as atuais 24 câmaras e recuperar as 10 que perderam nas autárquicas de 2017. O adversário "é o PS", dizem.
Noticiário

8h. Rio: PS dá "anel de noivado" ao PCP

“A revisão da lei laboral é uma espécie do anel de noivado, que António Costa quer dar ao PCP, como quem diz: ‘tens aqui este anel, se agora me votares o orçamento”, ironiza líder do PSD
Coronavírus

PS Lisboa acusa Moedas de aproveitamento político

Sérgio Cintra defende que Moedas "adotou uma agenda que segue apenas a necessidade permanente de discordar por discordar", "para criar ruído a ver se alguém repara que a sua campanha existe".
Entrevista

"Assumo totalmente erros sobre a bolha" no Porto /premium

858
A ministra da Presidência diz que os dados não justificam que o Reino Unido tenha retirado Portugal do corredor verde. Insiste no diálogo à esquerda no OE2022, incluindo o BE na equação.
PS

Ascenso pede "prudência" a Ana Catarina Mendes

177
Líder parlamentar criticou Pedro Nuno Santos pelos ataques à Ryanair, socialista não gostou. Em e-mail para os colegas, questiona lugar na Circulatura do Quadrado e deixa avisos para o futuro.
PSD/CDS

O desgaste do governo e o desgaste do país /premium

197
Era fácil fazer oposição com a perspectiva de uma catástrofe iminente. É muito mais difícil num país em declínio, porque os declínios são graduais e ferem sobretudo as gerações futuras.
Óbito

AR homenageia Coimbra Martins por unanimidade

António Coimbra Martins, ex-ministro da Cultura e ex-embaixador em Paris, morreu no passado dia 19 de maio na capital francesa. Assembleia da República destacou "luta incansável pela liberdade".
Fundos Comunitários

Setúbal. PSD quer reformulação de mapa territorial

O PSD defendeu esta terça-feira que a península de Setúbal seja classificada de outra forma para poder aceder a fundos europeus de acordo com o seu "verdadeiro nível de rendimento".
Pedro Nuno Santos

4 mil milhões de euros: o preço da liderança do PS /premium

504
Pedro Nuno Santos acredita que a expulsão de um capitalista americano e a nacionalização da TAP vão ajudá-lo a chegar à liderança do PS. Os portugueses vão pagar pelas suas ambições políticas.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa. Câmara aprova relatório de contas de 2020

O município terminou 2020 com prejuízo de 46 milhões de euros, um resultado explicado por mais gastos e pela queda de receitas devido à pandemia. O relatório teve os votos contra de PSD, CDS e PCP.
Autárquicas 2021

PS: PSD está desconfortável com candidato ao Porto

A 14 de maio, o presidente do PSD acusou o PS de desistir de ganhar. "Mostra que o PSD não está confortável com a escolha que fez e está com medo do candidato ou candidata que venha a aparecer do PS".
Governo

Assis. "Ilegalizar o Chega não é o caminho"

270
Líder do Conselho Económico e Social diz que não há risco de André Ventura contaminar o PSD. Assis insiste nas críticas ao Governo por promover a raspadinha para financiar o setor cultural.
Autárquicas 2021

Manuel Afonso quer tirar Santarém do "marasmo"

105
O socialista Manuel Afonso comprometeu-se em "acabar com o marasmo" e "transformar Santarém numa cidade moderna e dinâmica".
Resposta Pronta

"Não podemos perder o caráter de protesto"

Nuno Afonso deixa de ser o vice-presidente do Chega, mas confessa-se magoado. O coordenador autárquico do partido defende: "Para o Chega crescer é preciso aparecerem outras pessoas a falar"
Resposta Pronta

"Governar com o PSD não é um sonho vago"

Diogo Pacheco Amorim deixa a direcção do Chega. Em entrevista ao Observador, o ideólogo do partido prefere a repetição de eleições a eventuais cedências ao PSD. 
PS

Costa quer alterar leis do trabalho

"Hoje não se trata só de fazer a conciliação entre a vida familiar, pessoal e profissional. Não se trata só de continuar a trajetória de aumento dos rendimentos", afirmou o líder do PS.
PS

Opositor de Costa critica "culto do líder" no PS /premium

Em 2018, conseguiu apenas 4% dos votos. Neste congresso, Daniel Adrião volta a apresentar-se contra Costa defendendo que deve deixar de ser líder do PS e ficar só como primeiro-ministro.
Fernando Medina

"Todos namoram com André mas desejam Pedro"

394
Em jeito de brincadeira Medina diz que o país ficou a saber, na convenção do MEL, que na direita "todos namoram com o André, mas ninguém quer assumir" e que, na verdade, "todos têm saudades do Pedro".
Política

Que futuro esperar de um país adormecido? 

O que mais deveria preocupar os Portugueses é a indiferença instalada, este encolher de ombros generalizado em que já pouca coisa escandaliza. Não é este o país que quero deixar aos meus filhos.
PS

Esquerda em rutura? Direita pode servir de cola /premium

Costa promete rever leis laborais, mas esquerda desconfia. BE diz que quer esquerda unida, mas PS e PCP não acreditam. Ex-parceiros não se entendem, mas objetivo maior é o mesmo: derrotar a direita.
PS

Recandidatura à liderança das Mulheres Socialistas

278
Elza Pais é deputada eleita pelo círculo de Leiria, concorre à liderança desta estrutura sem oposição interna, numas eleições que vão realizar-se em simultâneo com a escolha do secretário-geral do PS.
PS

Costa: "PSD deixou-se aprisionar pelo Chega" /premium

Primeiro-ministro apresentou moção para se recandidatar no PS apostando as fichas nas vacinas e no PRR, mas não resistiu a comentar PSD e BE. Único opositor pede "mais democracia interna".
Congresso do PS

Costa quer ficar para gerir crise. Só com esquerda /premium

1006
Moção de estratégia global de António Costa ao congresso do PS exclui o PSD de Rui Rio de qualquer diálogo por causa da "complacência" deste com "a extrema-direita". E tem planos para lá de 2023.
Coronavírus

PS no Parlamento Europeu alerta para email falso

Estava a ser difundido um email utilizando o logo e a morada da delegação socialista no PE sob o título "Ajuda coronavírus para membros do partido socialista", com o pedido de uma quantia de 85 euros.
Política

"Politicamente correto é uma ameaça à liberdade"

4964
No congresso das direitas, Sérgio Sousa Pinto, deputado do PS, insurgiu-se contra os tiques "totalitários" de uma parte da esquerda, que pretende controlar as narrativas do passado, presente e futuro.
Explicador

MEL. "André Ventura é uma voz como outra qualquer"

MEL junta líderes dos partidos da direita parlamentar. Álvaro Beleza também vai para pedir "entendimentos entre PS e PSD". Combate à extrema-direita é prioridade? "Prioridade é crescimento económico"
Nações Unidas

Eleição de Trump foi o que correu pior a Guterres

Para Seguro, o atual secretário-geral da ONU, que se mostrou já disponível para um segundo mandato, "não faz milagres", mas terá a seu favor, se for reeleito, o "regresso dos Estados Unidos".
XII Convenção BE

BE. Vencedores, vencidos e o ausente da convenção /premium

Catarina, que renovou a liderança. Mariana, a estrela pop do BE. E os críticos internos, que ganharam muito peso. Numa convenção com ausências notadas, Costa e Jerónimo foram os mais visados.
XII Convenção BE

Tensão com PCP marca Convenção do Bloco /premium

BE acha que PCP devia ter sido mais "firme" com o PS. PCP responde: BE foi irresponsável e pôs em causa a governação. Houve um apelo no palco para a esquerda "falar melhor", mas relação está azeda.
XII Convenção BE

Os pecados de António Costa segundo o Bloco /premium

BE aproveitou o segundo dia de convenção para intensificar as críticas ao PS e preparar próximo ciclo político. Ainda não há rutura formal mas objetivo é desgastar Costa e evitar maiorias absolutas.
PS

O caso Sérgio Sousa Pinto /premium

148
Sérgio Sousa Pinto tem dado nas vistas com as suas observações sensatas e óbvias. Questionar por que razão Sousa Pinto não deixa o PS revela o extremismo em que caiu a esquerda e o desnorte da direita
Emissão Especial

"Aceitar o que está pode tornar-nos irrelevantes"

Em entrevista ao Observador, José Manuel Pureza, deputado do BE, rejeita ceder ao PS no Orçamento do Estado. "Os sinais dão-nos confiança para continuarmos a determinar as políticas para o país".
José Sócrates

Sócrates: PS não generaliza presunção de inocência

125
Na apresentação do seu livro, Sócrates diz que o PS de não é "universal" na declaração da presunção de inocência (aludindo a Rui Moreira). E critica ainda os operadores judiciais da Operação Marquês.
XII Convenção BE

Bloco não existe para ser "fantoche" do PS

1214
Em entrevista, Mariana Mortágua recusa a ideia de que o Bloco de Esquerda deve aprovar Orçamentos do Estado que considera "maus" e onde é obrigado a abdicar de bandeiras em nome de "acordos vazios".
Emissão Especial

"Se PS nos quer chamar parceiros tem de negociar"

Jorge Costa, líder parlamentar interino do BE, garante que os bloquistas mantêm a porta aberta ao diálogo com o PS, mas avisa que é preciso "reconhecer o programa" do Bloco e fazer "aproximações".
Liberdade de Expressão

A Magna Carta da censura /premium

456
É lamentável que os partidos políticos democráticos se tenham abstido de votar contra a lei do PS que ameaça a liberdade de expressão em Portugal.
Fact Check

António Costa não tem conta à ordem?

O primeiro-ministro a fazer compras com cartão depois de não ter declarado qualquer conta à ordem ao Tribunal Constitucional. A imagem correu redes, mas António Costa tem conta à ordem.
Os Verdes

PEV: "Não excluímos" nova geringonça "no futuro"

Os Verdes fazem, este fim de semana, a sua 15.ª Convenção, na qual vão vincar ser “de esquerda”, admitindo o desejo de continuar na CDU, e assumir as “lutas” ecologistas contra o aeroporto do Montijo.
Autárquicas 2021

Autarca de Pedrógão Grande não se recandidata

216
No entender de Valdemar Alves, prolongar a ideia da possível recandidatura "seria contribuir para a criação da ideia da existência de verdadeiras medidas de combate ao abandono deste território".
Tribunal Constitucional

Costa tem conta à ordem, mas não tem de a declarar /premium

559
Costa esclareceu ao Observador que tem conta à ordem, mas como tem saldo inferior a 50 SMN não tem de a declarar. Vírgula criou dúvida, mas formulário e TC dá-lhe razão. Mas há um lapso na declaração.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

PSD acusa Governo de tratar reforma com "tirania"

Sobre a reforma do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o vice-presidente do PSD diz que é uma "matéria de soberania, mas que o Governo tem tratado com demonstrações de tirania".
Autárquicas 2021

PSD do Bombarral critica câmara PS 

A concelhia do PSD afirma que o "estudo de opinião não passa de uma sondagem encapotada de medidas para uma recandidatura do atual presidente" e que é "paga com o dinheiro de todos os bombarralenses".
PS

PS defende presunção de inocência de Rui Moreira

"Sou contra julgamentos na praça pública. Confio nas instituições judiciais e no juízo que fazem em cada momento sobre factos em apreciação", declarou José Luís Carneiro.
Explicador

Novo Banco. "Objetivo conseguido. Com que custo?"

PS, PSD, PCP e CDS discutem as conclusões da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco. "Resolução e alienação tinham objetivo de estabilidade e isso foi conseguido. Mas com que custo?"
Óbito

Morreu o socialista António Coimbra Martins

António Coimbra Martins morreu aos 94 anos. O PS recorda-o como “um símbolo da luta incansável pela liberdade” e Ferro Rodrigues diz que "Portugal perde mais um dos seus ilustres intelectuais".
PS

PS disponível para revisão de legislação laboral 

"Esse é o compromisso que quero deixar neste debate por parte da bancada do PS", declarou Ana Catarina Mendes, numa breve intervenção a meio da interpelação do PCP.
Governo

Dias prodigiosos /premium

195
A regressão vê-se a olho nu: na desqualificação socialista da polis; na participação activa do PS na mediocratização do debate público; no cerco às instituições; na prática governamental da impunidade
Democracia

A tentação totalitária do socialismo português

387
Portugal precisa, tão cedo quanto possível, de livrar-se desta governação e erguer um sistema de freios e contrapesos que impeçam que um político volte a ter tanto poder como Costa ou Sócrates tiveram
Explicador

Forças Armadas. "Estamos a importar modas porquê?"

Contra a proposta do governo, PCP teme que Forças Armadas sejam transformadas "numa qualquer direção geral". PS acusa comunistas de tentativa de "concentração de poder no Presidente da República"
Política

Plano de recuperação para a oposição /premium

Fazer como o cábula tradicional, assobiar para o lado, esperar que um estudo rápido no fim do ano seja suficiente, são soluções que só podem conduzir a um desfecho. Chumbo pela certa.
Empresas Públicas

A TAP nem a lista verde britânica aproveita

2853
Os dirigentes vindos da JS estão tão viciados em gastar os nossos impostos que não reagem, mesmo quando lhes caem no colo, como potenciais clientes, milhões de turistas britânicos sequiosos de sol.
Sondagens

PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

625
Direita toda junta não consegue ultrapassar esquerda. António Costa é o líder com melhor avaliação e 27% diz que Cabrita é o pior ministro. Livre pode voltar a eleger deputados.
Maioria de Esquerda

O país no impasse /premium

Paira sobre o país uma descrença completa na capacidade do actual sistema partidário produzir soluções positivas para a generalidade dos problemas que o país tem acumulado desde o início do séc. XXI.
Óbito

Morreu fundador do PS Luís Nunes da Ponte

Luís Nunes da Ponte nasceu há 75 anos, no Porto, licenciou-se em Filologia, tendo desenvolvido o seu percurso profissional em torno da área do turismo.
CDS-PP

CDS diz que Costa está "em modo avestruz"

416
Referência feita por Francisco Rodrigues dos Santos é sobre o caso João Galamba e a RTP perante o qual acusa Costa de "encolher os ombros". Líder do CDS também atacou Eduardo Cabrita.
Racismo

Deputada Romualda Fernandes: "Não foi um erro"

1221
Deputada socialista Romualda Fernandes reagiu este sábado à notícia na qual foi discriminada pela cor da pele. “O que me define são os meus valores, as minhas atitudes, as minhas virtudes", diz.
Autárquicas 2021

Moedas agarra-se às “promessas falhadas” de Medina /premium

Centros de saúde que não saíram do papel, casas para renda acessível que ficaram aquém dos objetivos e parques dissuasores que não existem. Máquina de Moedas aposta fichas no insucesso de Medina.
Política

Cavaco Silva critica Governo de António Costa

3935
“O Governo português atual rege-se pelos princípios da ilusão fiscal e da dispersão. Nesse sentido, criou uma multiplicidade de impostos adicionais para financiar o ‘monstro'", criticou Cavaco.
PS

Romualda Fernandes: PS repudia notícia da Lusa 

312
Editor de Política apresentou a demissão do cargo por ter sido ele a editar a notícia. O jornalista que assina vai ser alvo de um processo de averiguações. PS e Comissão de Trabalhadores repudiam.
Jorge Coelho

Presidente da República condecorou Jorge Coelho

162
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa condecorou Jorge Coelho, a título póstumo, com grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique, numa cerimónia restrita no Palácio de Belém", refere nota da presidência.
Autárquicas 2021

Presidente do PSD Oeiras demite-se 

Armando Cardoso Soares demite-se porque a estratégia que defendeu e pela qual deu a cara não será a que vai ser implementada. O antigo adjunto de Isaltino queria unir o militantes e independentes.
João Galamba

CDS quer Galamba a explicar "ódio ao jornalismo"

O CDS desafiou João Galamba "a sair de onde está escondido" e explicar o seu ódio ao jornalismo. Para o partido, o secretário de Estado é "um cowboy do teclado, que destila ódio contra tudo e todos".
Paulo Rangel

Paulo Rangel exige demissão de João Galamba

1510
Para Paulo Rangel, os comentários de Galamba ao "Sexta às 9" são um "achincalhamento e humilhação dos jornalistas" e fazem parte de um "autêntico bullying à democracia" feito pelo Governo e pelo PS.
Revisão Constitucional

PS vai presidir comissão de revisão constitucional

O processo de revisão ordinária da Constituição foi desencadeado com a apresentação de um projeto do Chega. Grupo parlamentar socialista não adiantou ainda quem será o presidente da comissão.
João Galamba

Ministro: Galamba usou "linguagem desajustada"

607
João Pedro Matos Fernandes discorda da linguagem, mas acredita que Galamba, seu secretário de Estado, "reconheceu" o erro ao apagar o tweet em que classificava o programa "Sexta às 9" como "estrume".
António José Seguro

Seguro acusa líderes europeus de "matar" a Europa

161
O antigo líder socialista considera que "os maiores problemas da Europa são fruto da sua ambiguidade e falta de coragem política", criticando ainda a lentidão das instituições da União Europeia.
CDS-PP

CDS-PP pede demissão de Cabrita e de Galamba

445
Francisco Rodrigues dos Santos insistiu na demissão do ministro Eduardo Cabrita e estendeu o pedido ao secretário de Estado João Galamba, acusando-os de "indignidade institucional".
Coronavírus

PS/Açores discorda de "mais um cargo de nomeação"

O grupo parlamentar do PS no parlamento dos Açores considerou "incompreensível a criação de mais um cargo de nomeação para o combate à pandemia", referindo-se à coordenação da vacinação.
João Galamba

Galamba diz que 'Sexta às 9' é "estrume" e apaga /premium

9615
"Estrume só mesmo essa coisa asquerosa que quer ser considerada 'um programa de informação', escreveu Galamba no Twitter. Depois apagou. RTP repudia e Marques Mendes diz que se deve retratar.
Autárquicas 2021

PS pronto para dramatizar nos pós-autárquicas /premium

Direção socialista vai empurrar "lá para junho" o tiro de partida para autárquicas. Parte tranquila, mas com avisos à oposição para o que pode acontecer se alguém tentar leitura nacional do resultado.
PS

Salário Mínimo. Governo compensa com 84,5 euros 

A compensação pelo aumento do salário mínimo nacional vai resultar num pagamento direto corresponde "a 84% do aumento do encargo com a TSU". Apenas é válido em 2021 e vai custar ao Estado 60 milhões.
Resposta Pronta

"PSD sabe que tem desvantagem para ultrapassar"

Autarca de Matosinhos fala das ambições autárquicas do PS e do "susto" com a Covid-19, mas também da polémica com o socialista Manuel dos Santos. "Não preciso de expulsão para desconsiderá-lo".
Novo Banco

Novo Banco. Da "imoralidade" à "falta de decoro" 

177
PS e PSD criticam a atribuição de prémios à equipa de gestão do Novo Banco, liderada por António Ramalho e o PCP coloca também culpas no governo liderado por António Costa.
Política

O PS ocupa, mas os portugueses resistem /premium

196
Para quem está nas direitas, o nosso país passa por um momento bem complicado. O PS ocupa o Estado, o BE radicaliza a sociedade e o PCP “educa” – ou melhor deseduca – os nossos jovens nos liceus.
Orçamento do Estado

PS adiou votação de plano que PCP ia chumbar /premium

Lei das grandes opções costumava ser viabilizada pelos partidos de esquerda e PAN. Desta vez, ex-parceiros criticaram e PCP avisou que ia chumbar. Governo diz-se disponível para fazer alterações.
Novo Banco

PCP responsabiliza PSD, CDS e PS por Novo Banco

O PCP considera que confirma o que "tem denunciado": tanto a resolução do BES (governo PSD/CDS) como a privatização do Novo Banco (governo PS) "não acautelaram o interesse público".
Coronavírus

CCP quer estatuto especial para teletrabalho 

"Chamámos a atenção do PS para a necessidade de ser definido um estatuto fiscal especial para os custos do teletrabalho, para evitar a sua taxação", disse o presidente da Confederação do Comércio.
Óbito

Carlos Bernardes, um "apaixonado pela política" /premium

290
A notícia apanhou todos de surpresa, neste início de semana. Carlos Bernardes foi encontrado morto em casa e quem o conhece recorda a "paixão pela política" e a dedicação às causas.
Resposta Pronta

"Aquilo que Rui Rio tem feito é uma hipocrisia"

Eduardo Vítor Rodrigues critica candidatura do ex-futebolista António Oliveira à Câmara de Gaia. Atual autarca diz ainda que as "contas dos municípios são preocupantes" e "devem fazer refletir".
Concertação Social

Teletrabalho. PS disponível para aceitar propostas

A líder parlamentar do PS reuniu-se esta segunda-feira ao longo de todo o dia com diversos parceiros sociais a propósito do projeto de lei socialista que regula o teletrabalho.
Parlamento Europeu

Deputados criticam Van Dunem por reter documentos

2086
Cinco eurodeputados enviaram uma carta à ministra da Justiça a insistir na libertação de toda a documentação relativa à nomeação do magistrado português para a Procuradoria Europeia.
Política

Costa ataca Rio e diz que é pior que um cata-vento

295
"Se o PS há de tirar conclusões sobre a matéria, seguramente que sim, mas acho que as deve tirar no momento próprio", diz António Costa. Críticas duras a Rui Rio, pior de que um "cata-vento".
Partido Chega

Porque é que PS e BE gostam do Chega? /premium

Ventura não branqueia apenas os pecados socialistas nem polariza a política em favor do PS e do BE. Tal como estes, Ventura crê na força moral do Estado e acredita em empresas bandeira como a TAP.  
1 de maio

PS cumprimenta CGTP e realça "diálogo social"

O PS cumpriu a tradição de fazer um "cumprimento institucional" à CGTP no Dia do Trabalhador para "homenagear os trabalhadores" e sublinhar a importância do "diálogo social".
Vichyssoise

"É óbvio que Sócrates não tem futuro político" /premium

Álvaro Beleza fala sobre a sucessão no PS, onde afasta Francisco Assis, elogia Ana Catarina e diz ser mais próximo ideologicamente de Medina do que de Pedro Nuno. Mas avisa: "Costa ainda é novo"
Autárquicas 2021

PS. Fernando José será candidato a Setúbal /premium

Afinal, a ideia de apresentar um nome nacional numa autarquia em que o PS aposta forte não será concretizada: Ana Catarina Mendes concorre, mas à Assembleia Municipal. Fernando José tenta a câmara.
Extrema Esquerda

André Ventura seria apenas o primeiro  /premium

1208
Como é óbvio, a melhor convenção do MEL, para o conselheiro Louçã, seria aquela que não se realizasse. Para o conselheiro Louçã, o problema é a liberdade, não é André Ventura.
Orçamento do Estado

PCP pressiona sobre OE. Governo marca reuniões /premium

Governo vai marcar reuniões sobre Administração Interna e Saúde para manter PCP por perto. Comunistas queixam-se de falhas na execução: "é o denominador comum" neste Orçamento. Olhos postos no OE2022.
Coronavírus

Educação. AR quer estudo sobre impacto da pandemia

"A pandemia (...) tem um impacto alargado na condição social e económica dos alunos e das famílias (...) mas tem, também, um impacto na educação", aponta o projeto do PS aprovado por unanimidade.
PS

Alegre: É "insulto" falar da memória de Cravinho

794
O histórico socialista sentiu-se insultado com as palavras de Constança Urbano de Sousa sobre João Cravinho, em que disse que o ex-ministro tinha a "memória afetada".
Corrupção

Ascenso ataca "estratégia suicida" sobre corrupção /premium

Deputado não gostou dos ataques da liderança da bancada a João Cravinho. E não foi o único. Na reunião do grupo parlamentar, à porta fechada, socialistas tentaram acertar o tom, mas há "incómodo".
Corrupção

PS agrava pena por ocultação de enriquecimento

128
O diploma dos socialistas alarga "as obrigações declarativas no sentido de incluírem a indicação de factos que originaram incremento de património ou de rendimento e diminuição do passivo relevantes".
PS

PS volta a "atirar-se" a João Cravinho

750
Depois de Constança Urbano de Sousa ter dito que João Cravinho estava com "a memória um pouco afetada", Ana Catarina Mendes surge em nova defesa ao PS para dizer que propostas foram adotadas.
Noticiário

8h. Catarina Mendes diz que Cravinho foi injusto

Líder parlamentar do PS diz que as medidas propostas por Cravinho foram postas em marcha. Resposta surge depois de antigo ministro ter acusado o PS de ser passivo no combate à corrupção
Extrema Esquerda

Ferro Rodrigues: um revolucionário zangado /premium

416
Sérgio Sousa Pinto representa o PS livre e moderado que Pedroso e a ala radical dos socialistas, e Louçã e o Bloco, querem derrotar de vez. O que não falta em Portugal são revolucionários zangados.
PS

O 25 de Abril é onde um homem novo quiser /premium

Saudade dos tempos em que Guterres declarava a sua paixão pela educação. Bons tempos. A que sucederam os de Sócrates, de quem Costa é digno sucessor no que à paixão pela falta de educação diz respeito
Fact Check

Para 60% não há nenhum partido melhor que o PS?

Publicação afirma que para 60% dos portugueses não há nenhum partido melhor que o PS. Referência de 60% surge numa sondagem do início deste mês, mas não reflete intenções de voto no PS.
José Sócrates

Governo Sócrates quis "evitar" combate à corrupção

1483
O antigo deputado João Cravinho criou um Plano Anticorrupção em 2006 que foi recusado "liminarmente" pelo Governo do PS. Cravinho diz que comportamento de Sócrates foi "execrável".
Noticiário

8h. Cravinho: "PS recusou combate à corrupção"

"O que mais os incomodava era que eu tivesse tomado alguma medida em matéria de corrupção", ironiza antigo ministro de Guterres. "António Costa não tem desculpa para se desviar do combate à corrupção"
25 de Abril

47 anos depois ou «a revolução que nunca houve» /premium

144
Revolução não chegou a haver nenhuma e uma coisa é certa: o PS está cada vez mais parecido com o Partido Republicano de 1926 e o menos fadado dos partidos para continuar a celebrar «o que nunca houve»
Noticiário

9h. PS."É preciso defender melhor a democracia"

Numa mensagem a assinalar o dia 25 de Abril, o presidente do Partido Socialista pede aos militantes que defendam melhor a democracia. Carlos César acredita que o sistema democrático tem inimigos.
25 de Abril

PS: "É preciso defender melhor a democracia"

1137
PS publicou, aos primeiros instantes deste 25 de Abril em que se celebram os 47 anos da revolução, um vídeo em que Carlos César deixa um alerta: "Temos que defender melhor a nossa democracia".
Política

Sérgio Sousa Pinto sob fogo por evento com Ventura

2650
O deputado do PS vai participar na convenção do MEL – Movimento Europa e LIberdade – na qual também estará André Ventura. Paulo Pedroso acusa-o de “legitimar o branqueamento” do deputado do Chega.
Política

CDS: PS governou de forma absoluta com Sócrates

Para Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, quando José Sócrates era primeiro-ministro, o PS governou "de forma quase absoluta", aumentando a sua rede de poder e empobrecendo o país.
Procriação Medicamente Assistida

Inseminação pós-morte. PS acredita na promulgação

PR diz que medida levanta dúvidas jurídicas. PS acredita que podem ser trabalhada "sem que haja dificuldades de entendimento". PSD, que votou contra, diz que "o veto era expectável".
Trabalho

PS só admite teletrabalho por mútuo acordo

A líder parlamentar do PS apresentou o projeto do PS para regulação do teletrabalho, que se baseia no princípio do mútuo acordo entre trabalhador e empregador e na igualdade de direitos salariais.
Resposta Pronta

Inseminação pós-morte. PS acredita na promulgação

"Estamos a falar de dois aspetos de pormenor que podem ser trabalhados sem dificuldades de entendimento entre os partidos que votaram favoravelmente esta lei", antevê Pedro Delgado Alves (PS)
Noticiário

10h. Veto de PR. PS diz que lei não está perdida

Do lado do PSD, o veto presidencial era esperado., porque há falhas graves no diploma aprovado pela esquerda. Conselho de Procriação Medicamente Assistida acredita que ainda pode esbarrar no TC.
25 de Abril

O Abril deles não é o nosso /premium

1178
A liberdade em Portugal não se conquistou só contra o Estado Novo, mas também, em 1975, contra a esquerda militar e os partidos de extrema-esquerda que agora desfilam na Avenida da Liberdade.
Comentário

"Prematuro dizer que 'machado' vai ser enterrado"

Rita Tavares, jornalista de Política do Observador, destaca "intenção" do Governo de chamar BE para negociar Orçamento do Estado, mas relação está "fria e tensa". "Negociação não será fácil", avisa.
Orçamento do Estado

Governo vai chamar Bloco para negociar Orçamento /premium

644
Conversa adivinha-se tensa, tendo em conta o histórico com o Governo, convencido de uma "aliança tácita entre BE e PSD". Há também fé que o PCP não se deixe influenciar pelo combate autárquico.
Fundos Comunitários

PRR. PS espera candidaturas antes do verão

O deputado do PS Carlos Pereira congratulou o Governo por ter sido o primeiro a entregar o Programa de Recuperação e Resiliência, esperando que antes do verão se possa estar a receber candidaturas.
25 de Abril

Excluir partidos mostra "falta de sensibilidade"

No programa Circulatura do Quadrado, Ana Catarina Mendes defendeu que a exclusão da IL e do Volt Portugal no desfile do 25 de abril mostrou "falta de sensibilidade" "inabilidade política".
Resposta Pronta

"Governo usa buracos na lei para fazer nomeações"

947
Novo diretor-geral da Segurança Social foi escolhido em regime de substituição, sem experiência. João Bilhim defende que estes casos podiam ser evitados, mas "o governo é avesso a planeamento"
PAN

PAN com proposta sobre enriquecimento ilícito

179
O partido vai apresentar um projeto de lei que penalize a ocultação de riqueza e ainda que sejam criadas ovas obrigações de transparência para os políticos. PS e PEV também têm iniciativas na área.
União Europeia

PS destaca consenso "fundamental" em acordo da UE

192
O deputado socialista Hugo Pires salienta que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia alcançou "um acordo fundamental para o combate às alterações climáticas"
Autárquicas 2021

Alteração à lei eleitoral com aprovação garantida

PCP, BE e CDS retiraram os seus projetos a favor do texto de substituição, para alteração à lei eleitoral, que será votado na quinta-feira no Parlamento, faltando saber o que fará o PSD.
PS

PS está ligado a "todos os progressos" do país 

O Partido Socialista está em "todos os progressos que o país registou". O secretário-geral adjunto acrescenta que o partido mantém a liderança "por estar sintonizado com as aspirações populares".
PS

Preguiça, o diretor que fez currículo em gabinetes /premium

3463
Tiago Preguiça chega a diretor-geral da Segurança Social após passar pelos gabinetes de Vieira da Silva e António Costa. Ministério diz ao Observador que tem "habilitações e perfil adequados".
Fact Check

Fact Check. Todos estes 'jotas' têm cargos?

Fotografia que circula no Facebook e Twitter mostra reunião de responsáveis da JS e foi tirada entre 2015 e 2016. Legenda descreve os cargos que ocupam, com vários erros e imprecisões à mistura.
Corrupção

Enriquecimento injustificado. PS apresenta projeto /premium

PS junta-se aos que já declararam intenção de criminalizar enriquecimento injustificado ou ocultação da riqueza. PSD mostra "abertura". Propostas ficam com mais hipóteses de passar.
Corrupção

Enriquecimento injustificado? PS está "aberto"

286
Primeiro-ministro garante que PS está aberto a melhorar regime e diz que proposta dos juízes nesse sentido é "muito importante" para desbloquear discussão constitucional. PR já fez apelo.
Governo

O plano que não nos leva a lado nenhum /premium

1330
Como notava Eça há 150 anos, “os lustres estão acesos, o país distraído”. No terreno os boys vão ocupando posições que a bazuca está a chegar, nas empresas sobrevive-se. Já ninguém espera muito disto.
Socialismo

O que oferecer ao PS nos anos? O PS já tem tudo /premium

300
Hoje já não temos, sequer, de pensar o que oferecer ao PS. Os nossos bolsos são prévia e pontualmente esvaziados pela Autoridade Tributária de molde a que o PS vá tomando posse de tudo o que necessita
A página está a demorar muito tempo.