Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

PS
Jornadas Parlamentares PS

10 mandamentos socialistas para o pós-geringonça

Nas primeiras jornadas parlamentares da legislatura, o PS define as linhas para se coser nos próximos tempos, a começar no processo orçamental. E teve três peças de António Costa nas primeiras horas.
Contratos Públicos

PS quer novas regras na contratação pública

Ana Catarina Mendes abriu jornadas parlamentares do PS a prometer iniciar o debate sobre regras de contratação pública no pós-Orçamento. Socialista diz querer "combater obstáculos ao investimento".
Orçamento do Estado

PS quer rever cobrança fiscal de portagens

As polémicas operações stop realizadas pelo Fisco no ano passado estão na origem da proposta do PS, que quer reavaliar o sistema de cobrança coerciva de dívidas não tributárias.
Jornadas Parlamentares PS

Centeno: proposta do PSD para IVA "é ilegal"

164
Ministro das Finanças foi às jornadas parlamentares do PS atirar sobretudo ao PSD, mas sem poupar os "arranjinhos sobre o artigo 215", ou seja, acordos que possam existir para reduzir o IVA da luz.
Jornadas Parlamentares PS

Centeno e Costa nas jornadas parlamentares do PS

O PS reúne-se em jornadas parlamentares com a presença de vários membros do Governo, entre os quais o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, e o primeiro-ministro, António Costa.
Orçamento do Estado

PS quer mudança de sexo gratuita no registo civil

7221
O Partido Socialista propôs esta segunda-feira que quem queira mudar de sexo e consequentemente de nome no registo civil fique isento de pagar os 200 euros atualmente obrigatórios.
Orçamento do Estado

Vistos gold restritos a investimento no interior

820
PS vai avançar com novo aumento extraordinário das pensões em agosto, para as pensões mais baixas e com creches gratuitas. Mas também propõem o fim dos vistos gold no imobiliário em Lisboa e Porto.
Congresso do PS

Mesquita Nunes. Há um "diagnóstico errado" no CDS

Mesquita Nunes esteve na emissão especial da Rádio Observador. Para o antigo vice-presidente do CDS, “não há ninguém lá fora que pode achar que o CDS foi um partido muito liberal ou muito moderninho”.
PS

A verdade que o socialismo impõe /premium

937
Há esperança? Há. Conforme é típico nos nativos do Largo onde tem a sede, o PS costuma sair de cena no momento em que o navio se afunda, ou acaba o dinheiro. A esperança é essa: o advento da miséria.
Eleições Presidenciais

Assis lança nome de Ana Gomes como presidenciável

1325
Socialista considera que antiga eurodeputada é "escolha natural" que "congrega várias esquerdas". Ana Gomes já excluiu esse caminho mas Assis garante: "Se ela se candidatar seguramente vou apoiá-la".
PS

"Não estou em trânsito para outro espaço político"

Ex-militante socialista explica que se desvinculou do partido há "alguns meses", mas que não está "em ruptura" com António Costa, cuja liderança critica. Ferro Rodrigues lamenta saída do PS.
PS

Paulo Pedroso desfilia-se do Partido Socialista

4030
Antigo ministro anunciou que já não é militante do PS e deixou várias críticas à forma como o governo de António Costa trata o sindicalismo em Portugal.
Orçamento do Estado

Governo rejeita a proposta do BE sobre IVA da luz

132
O Bloco de Esquerda reformulou a sua ideia inicial de baixa generalizada do IVA da luz e gás natural, mas nem assim convence o Governo. O PS prepara-se para chumbar a proposta.
Habitação e Urbanismo

Ex-ministro do PS critica Vieira da Silva e Medina

1343
Paulo Pedroso não poupa críticas a Fernando Medina e Vieira da Silva. "É dever de quem gere valorizar ao máximo, e não desviar para outros fins", diz ao Observador.
Orçamento do Estado

Deputado do PS contra taxa das celuloses

326
Depois de o Ministro do Ambiente ter assumido que a taxa sobre as celuloses foi um tema que lhe "escapou" no Orçamento do Estado, Ascenso Simões diz que vota contra se a proposta for feita.
PS

O pântano de António Costa /premium

249
O PS está no governo, mas na realidade está a pensar na sucessão de António Costa e não sabe como governar. As divisões e a paralisia governamental são agravadas pelo mal-estar dos partidos à sua esquerda
Orçamento do Estado

Orçamento do Estado para 2020 aprovado pelo PS - como aconteceu

953
Depois de cerca de 11 horas de debate, Governo sai do Parlamento com luz verde para proposta de Orçamento do Estado. Partidos que se abstiveram avisam que querem ver alterações na especialidade.
Orçamento do Estado

PAN abstém-se. Governo a um voto da aprovação

180
Partido Pessoas-Animais-Natureza vai abster-se na votação do Orçamento do Estado e exige menos "obsessão com o controlo do défice". Aguarda acolhimento de propostas suas na especialidade.
PS

Deputado do PS candidata-se à concelhia do Porto

O deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro vai candidatar-se à liderança da concelhia do PS/Porto nas eleições de 1 de fevereiro. A sessão de apresentação decorrerá no próximo sábado às 16h00.
PS

PS: esquerda não pode frustrar eleitores

A líder parlamentar do PS defendeu que a não aprovação à esquerda do Orçamento para 2020, "que é em tudo melhor ou igual aos quatro anteriores", frustraria "as expectativas dos eleitores".
UGT

UGT: PS aberto a tentar melhorar proposta salarial

O secretário-geral da UGT afirmou que o PS se mostrou disponível para tentar, junto do Governo, melhorar a proposta. Em causa está o aumento salarial de 0,3% para a administração pública.
Orçamento do Estado

PS: Rio vota contra OE como resposta a adversários

Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do PS, diz que Rio "não apresentou a real razão pela qual não quer votar esta proposta de Orçamento do Estado, porque falou para dentro do seu próprio partido".
Orçamento do Estado

Finanças voltam a corrigir falha no Orçamento

1025
Faltavam as tabelas da despesa prevista para a Administração Central e também o valor da almofada financeira de Centeno para este ano. Erro foi corrigido durante o período do Natal.
Parlamento

Costa diz que não anda "à procura da carochinha"

538
Líder do PS acredita que "este é o melhor Orçamento" que já apresentou e chama esquerda a aprová-lo mais uma vez. "Para quê mudar?". Ferro subiu ao palco para desafiar PS para combate ao populismo.
Eletricidade

Apoios às eólicas. Indecisão ameaça preço da luz  

127
Decisão de 2017, beneficiou preços da eletricidade em 140 milhões de euros. Mas produtores eólicos deviam ter devolvido duplas ajudas. Governo pediu parecer à PGR e ainda não revelou o que vai fazer.
PS

Simpatizantes votam nas diretas do PS

Cerca de 500 simpatizantes socialistas vão poder votar nas eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS. Esta possibilidade foi aberta há dois anos na sequência de uma alteração estatuária.
PS

Eleições no PS marcadas para 15 e 16 de maio

As datas para a eleição de secretário-geral e para o XXIII congresso do partido (a 30 e 31 de maio, em Portimão) foram definidas este sábado, no Porto, durante uma reunião da Comissão Nacional.
PS

OE. "Estamos mais próximos do que estávamos"

130
O primeiro-ministro reagiu à posição do BE, que diz não ter condições para votar a favor do novo Orçamento do Estado. Costa espera que na próxima semana, haja "condições" para acabar "em bem"
PS

"Não temos vergonha do excedente orçamental"

1088
O secretário-geral do PS aproveitou a abertura da reunião da Comissão Nacional do partido para relembrar que a distribuição de fundos no OE tem de estar em linha com as promessas de campanha.
Governo

Costa vai receber partidos à esquerda em São Bento

105
É a terceira vez que o primeiro-ministro vai receber os partidos à esquerda do PS. O Governo garante que há diálogo sobre o Orçamento do Estado com o objetivo de um entendimento.
Energia

CESE. Estudo pode repor desconto às elétricas

200
Estudo pedido por João Galamba vai reavaliar impacto dos custos das elétricas com a tarifa social e a contribuição da energia (CESE). A sua exclusão em 2017 beneficiou os preços da eletricidade.
PS

PS marca datas para eleição do secretário-geral

O presidente do PS convocou uma comissão para a marcação das eleições para a liderança do partido. Na reunião agendada para sábado deverá também ser discutido o calendário dos congressos federativos.
Rádio Observador

19h. As respostas dos partidos a Marcelo

BE ouve pedidos de convergência. PS garante que já trabalha com outros partidos. CDS promete que é uma oposição forte. PSD ainda não fala, e PCP não tem entusiasmo.
Telecomunicações

Comunicações: vai poder cancelar online contratos 

1501
Até ao final do primeiro trimestre é esperada a entrada em vigor de uma plataforma online que permitirá cancelar contratos de telecomunicações com e sem fidelização.
Orçamento do Estado

Nova falha no Orçamento. Falta almofada para 2020

3073
Mais uma falha na proposta que o ministro das Finanças entregou há uma semana e que já teve de rever uma vez. Agora faltam dados sobre quanto o Governo tem para gastos imprevistos.
Sondagens

Sondagem. PSD reduz distância face ao PS

216
Sondagem da Intercampus mostra PSD a 8,2 pontos de distância do PS face à distância de 10,8 pontos que tinha em outubro. PAN e Chega sobem, enquanto o Livre tem uma grande queda.
Governo

O Banco de Inglaterra e o desejo de Centeno /premium

160
A possibilidade de Mário Centeno ir diretamente do Governo para governador do Banco de Portugal representará um regresso ao passado socrático, em que o PS se comportava como um partido-Estado.
PS

PS/Madeira adia congresso regional

O congresso da comissão regional do partido vai ser adiado para "uniformizar calendários" entre o PS/Madeira e a estrutura nacional. Estava agendado para janeiro.
CDS-PP

CDS quer Centeno e Costa a explicar divergência

CDS quer divergência entre o primeiro-ministro e o presidente do Eurogrupo — que também é ministro das Finanças no Governo de Costa — explicada na Assembleia da República. PS ignorou pedido do CDS.
Orçamento do Estado

PS não teme chumbo e abre portas ao diálogo

100
O BE saiu da audiência do Presidente da República aos partidos com um recado ao PS: sem maioria absoluta, é preciso negociar o OE. PCP e PSD querem mais tempo para analisar o documento.
Política

PS e PSD entregam listas conjuntas para conselhos

A lista conjunta inclui a recondução de Vítor Manuel Pereira de Faria (Magistratura), Manuel de Magalhães e Silva (MP) e Mark Kirkby e Cristina Santos Penedos (CNE). Os órgãos irão a votos no dia 20.
Conselho Económico E Social

Conselho Económico. PS propõe Correia de Campos

O PS propôs a recondução de António Correia de Campos como presidente do Conselho Económico e Social, uma candidatura não subscrita pelo PSD, pelo que cada deputado deverá "votar livremente".
Parlamento

“Se voltar a fazê-lo será novamente repreendido”

23372
Presidente da Assembleia da República desvaloriza caso, mas diz que não tolera que um deputado classifique de vergonhosa a "atividade parlamentar". Ao Observador, distingue Mortágua do que fez Ventura
Transportes Públicos

Transportes públicos vão ter reforço de 20 milhões

O Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos vai ter um reforço de pelo menos 20 milhões de euros, anunciou o PS, considerando que o debate convocado "é precipitado".
PSD

Direita contra mudanças na Lei da Nacionalidade

153
Socialistas lembram que o direito de solo já está consagrado na Lei da Nacionalidade, reconhecem pertinência da proposta do PAN, mas opõem-se, como toda a direita, à alteração da Lei.
PSD

Em direto/ Costa pediu a Bruxelas para mexer no IVA da luz

175
No debate quinzenal, em resposta ao Bloco de Esquerda, Costa revelou que ele próprio e Centeno já escreveram a Bruxelas a pedir autorização para mexer no IVA da eletricidade.
Habitação e Urbanismo

Porto. Estratégia Local de Habitação aprovada

O vereador socialista Manuel Pizarro afirmou que a Estratégia Local de Habitação do Porto, aprovada esta segunda-feira, é insuficiente. Rui Moreira admite ser uma resposta "um pouco paliativa".
Corrupção

Vamos avançar no combate à corrupção? /premium

107
As ideias de Van Dunem representam uma evolução no combate à corrupção e permitirão uma Justiça mais eficaz. Mas não nos iludamos: uma parte do PS e o PSD de Rui Rio serão os seus maiores adversários.
Mário Soares (1924-2017)

Costa evoca "valores europeus" de Soares

862
No dia em que Mário Soares faria 95 anos, António Costa destaca o carácter "indomado e indomável", a coragem, a inteligência e "a resistência à privação da liberdade" do socialista.
Fact Check

PS quer lei racista contra asiáticos e brancos?

139
No programa eleitoral, o PS identificou etnias para as quais era necessário medidas de "discriminação positiva", em nome da igualdade e do combate ao racismo. Isso prejudica o resto das pessoas?
PS

PS e PSOE com relações políticas "muito boas"

O secretário-geral adjunto do PS considera ultrapassado incidente com PSOE sobre independentismo na Catalunha. José Luís Carneiro garante boa relação política do partido com os socialistas espanhóis.
Madeira

PSD repudia comentários "xenófobos" do PS

212
"Não sabes falar nem ler português" disse o deputado socialista para o colega nascido na Venezuela. PSD não gostou e expressou o seu repúdio pela "atitude vergonhosa e manifestamente xenófoba".
Alterações Climáticas

Edite Estrela relatora sobre alterações climáticas

339
Edite Estrela foi eleita, por unanimidade, relatora do documento sobre alterações climáticas. Para já, foi indicada para participar na Conferência do Clima das Nações Unidas, em Madrid.
António José Seguro

Seguro em entrevista cinco anos depois da saída

259
Cinco anos depois de se ter afastado, Seguro deu uma entrevista à TSF tecendo poucos comentários à atual situação política em Portugal. Regionalização? É preciso explicar aos cidadãos como, diz.
Televisão

RTP sem informação que "havia notícia" sobre lítio

3496
Maria Flor Pedroso recusou esta terça-feira no Parlamento a ideia de que o programa foi "suspenso". Direção sabia que estava a ser trabalhado o tema do lítio, mas não que "estava pronto" para emitir.
PS

PS recua na eleição direta de autarcas

Apesar de a medida estar no Programa de Governo de 2015 e no programa eleitoral recente, a vontade de evitar uma guerra com Marcelo fará com que caia por terra.
Maioria de Esquerda

Costa diz ter apagado vestígios do Muro de Berlim

1119
Orgulhoso da "geringonça", o primeiro-ministro afirmou, perante uma plateia de socialistas bascos, ser sua intenção "prosseguir e aprofundar" a solução política à esquerda em Portugal.
Eletricidade

IVA da eletricidade. PS quer explicação do PSD

260
O secretário-geral adjunto pediu aos três candidatos à liderança do PSD que expliquem como pretendem compensar a perda de receita do Estado, caso a proposta de diminuir o IVA seja aprovada.
PS

Quanto custa um cargo no Governo?

1143
Se nos resultados económicos os políticos portugueses estão longe da Europa moderna, há algo em que são parecidos com o pior político romano: pagar quotas por atacado para serem eleitos líderes.
PSOE

PSOE espera que PS corrija posição "infeliz"

545
O PSOE espera que o PS português "corrija" a posição "infeliz" dos seus membros na Assembleia Municipal de Lisboa, que apoiaram a moção de denúncia à situação de "repressão" na Catalunha.
Fact Check

Fact Check.Há casos de corrupção a envolver Costa?

203
Caso remonta a 2000 e foi noticiado pelo extinto Tal&Qual. Diz respeito à compra de duas casas e ao pagamento da sisa. Na altura, António Costa assumiu "lapsos" e garantiu que não devia nada.
PSOE

PSOE apresenta queixa a PS sobre moção

O Partido Socialista Operário Espanhol vai enviar uma "queixa formal" ao PS português para expressar a sua inquietação face à moção aprovada pelo PS. A Catalunha já agradeceu solidariedade.
25 de Novembro

O PS esqueceu o PS – e isso não é bom para ninguém /premium

131
Desvalorizar o 25 de Novembro, como a larga maioria o fez esta semana, é conferir opacidade a uma linha que já deveria ser clara há muito: Portugal é uma democracia liberal e não uma república popular
Debate Quinzenal

Os sete "papões" que Costa tentou afastar 

118
António Costa foi ao debate quinzenal em vésperas de Orçamento e o mercado das reivindicações está oficialmente aberto. Costa tentou fintá-las e até prometeu uma "agradável surpresa" ao Bloco.
Debate Quinzenal

"O mais precário sou eu", responde Costa a Ventura - como aconteceu

4307
André Ventura, do "Chega", quis saber se o primeiro-ministro tinha trabalhadores precários no seu gabinete. António Costa respondeu: "O mais precário sou eu, que tenho contrato de quatro anos"
Quercus

Quercus apresenta queixa por "favores partidários"

132
Os dirigentes pedem uma avaliação ao "comportamento" do atual presidente da Quercus, Paulo do Carmo, que "se opôs" a desmentir o apoio da associação a uma urbanização veiculada pelo PS do Barreiro.
PS

PS pode vir a querer multa para Jerónimo Martins

162
O Grupo Parlamentar Socialista quer multa para a Jerónimo Martins, caso seja confirmada a denúncia. Os deputados socialistas falam em "humilhação" e já pediram esclarecimentos à ACT.
CM Porto

Moreira não confirma conclusão das obras no Bolhão

112
Questionado pelo PS, Rui Moreira não confirmou a data de término das obras no Mercado do Bolhão, previsto para maio de 2020. A oposição considera “absurdo” e "inaceitável" a ausência de resposta.
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo: salário mínimo de 635 euros não chega

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou que a fixação do Salário Mínimo Nacional nos 635 euros para 2020 "está muito aquém dos 850 euros reivindicados pela CGTP-IN".
Basílio Horta

"O PS tem de falar com todos os partidos"

188
PS está a fazer uma geringonça "atrás da cortina" e deveria "falar com todos" os partidos. Se não o fizer "perde o centro", diz presidente da Câmara de Sintra, eleito pelo PS.
Orçamento do Estado

IRS. Novos escalões adiados. Jovens são prioridade

372
Reuniões setoriais com partidos para aprovar Orçamento já começaram. Governo não vai mexer já nos escalões do IRS (só em 2021) e também não avança já com englobamento obrigatório de rendimentos.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Declarações mostram que PS já admite falhas

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou as declarações de Ana Catarina Mendes positivas porque mostram que o PS já admite o problema do SNS.
PS

PS sugere eutanásia em caso de doença sem cura

4907
Diploma do PS defende a eutanásia, mas só em caso de doença incurável, após a aprovação de dois médicos e uma comissão. Processo terá cinco passos. Paciente tem de ser analisado por psiquiatra.
PS

"Chegam-me todos os dias relatos de falhas no SNS"

2193
Líder da bancada parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, assume que há problemas no Serviço Nacional de Saúde e que é necessário reforçar os seus recursos humanos e financeiros.
Advogados

PS avança com reforço de direitos dos advogados

273
O projeto pretende "instituir o direito dos advogados a suspender os processos judiciais (...) em caso de doença grave e para exercício de direitos de parentalidade", diz Constança Urbano de Sousa.
Divórcio

PS quer residência alternada em caso de divórcio

O grupo parlamentar do PS pretende impulsionar "o direito da criança a viver com ambos os progenitores" na sequência de um processo de divórcio.
PS

Afinal PS significa Pepónio Suculento /premium

Este seria o momento ideal para actualizar o famoso slogan lançado em 1995: deixávamos de parte o clássico “Vá para fora cá dentro” e víamos se pegava um mais premente “Vote como lá fora cá dentro”.
Energia

Lítio. Governo quer ter primeira fábrica da Europa

2521
Embora não seja definitiva, a escolha da localização — o porto de Leixões — deve-se à proximidade aos locais de extração, mas também por permitir receber lítio de outros países.
António Costa

Costa defende taxação de gigantes tecnológicos

"A democracia pode sobreviver sem tributação das grandes corporações, enquanto a classe média empobrecida e as pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal?", perguntou António Costa.
Conselho de Estado

Conselho de Estado. PSD leva Rio; PS repete nomes

O PS vai voltar a indicar os nomes de Francisco Louçã, Domingos Abrantes e Carlos César para o Conselho de Estado. Já o PSD repete Balsemão e acrescenta Rui Rio. Sai Adriano Moreira, indicado pelo CDS
PS

A soberania socialista /premium

149
Nesta tentativa de silenciamento parlamentar, surgiu uma novidade: desta vez, não foi a vontade do PS a definir as regras do jogo. Parece pouco, mas a sessão legislativa começou com uma vitória.
Debate Quinzenal

A prestação dos partidos para ler em minuto e meio

144
Nova legislatura, novos quinzenais. E agora com três partidos novos, a quem foi concedido um minuto e meio para intervir. Aqui mostramos-lhe os dez protagonistas analisados nesse período de tempo.
PSD

Lítio. PSD quer ouvir RTP sobre reportagem

PSD quer ouvir no parlamento a jornalista, a diretora de Informação e o presidente da estação, Gonçalo Reis, sobre a data de emissão da reportagem sobre o lítio.
País

João Galamba vai ser ouvido no Parlamento

309
O PSD interpôs um requerimento para que João Galamba fosse ouvido no Parlamento face à polémica da mina de lítio em Montalegre, que foi aprovada pela comissão de Ambiente.
PS

PS entrega resolução que dá um minuto a deputados

610
Este projeto de resolução da bancada socialista indica que, nos debates quinzenais com o primeiro-ministro, cada "deputado único representante de um partido dispõe de um minuto".
Ambiente

Governo e AICEP querem desenvolvimento de baterias

312
No programa Prós e Contras sobre o caso do lítio, João Galamba revelou que o Governo e a AICEP estão em "negociações com uma empresa para desenvolver uma tecnologia de baterias".
Parlamento

Esquerda situacionista quer calar 192.679 cidadãos /premium

2006
O PS, Bloco e PCP querem controlar quem fala, querem determinar o que é politicamente correto pensar e querem zelar para que o espírito do socialismo condicione o pluralismo inerente à democracia.
PS

Cafôfo filiou-se no PS e quer ser líder na Madeira

O ex-presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo filiou-se no PS em 08 de novembro, proposto pelo secretário-geral, António Costa, e diz ter "empenho e vontade" de liderar o PS/Madeira.
PS

Salários no pré-crise, mas sem "pés de barro"

O líder socialista reuniu-se com os militantes do partido em Lisboa para fixar prioridades para a legislatura. À cabeça, "política salarial". Costa chama à liça não só patrões mas também sindicatos.
Entrevista

"Problemas para o Governo não virão de Belém" /premium

1229
Presidente da AR já meteu papéis para a reforma e quer gozá-la depois deste mandato, diz em entrevista ao Observador. E acredita que não será de Belém que virão os maiores problemas para o Governo.
Fernando Medina

Medina desmente vir a ocupar pasta das Finanças 

230
Fernando Medina desmente rumor avançado por Marques Mendes. Vê-se "como presidente da Câmara" e não como ministro das Finanças e considera a discussão "um pouco bizarra".
PS

Lacão na Transparência e Neto Brandão nas Finanças

273
Fonte oficial do Grupo Parlamentar do PS adiantou à Lusa que o deputado Filipe Neto Brandão e o antigo ministro Jorge Lacão foram escolhidos para presidir a duas das 14 comissões parlamentares.
PS

Costa apresenta programa do Governo aos militantes

António Costa fará a apresentação do programa do Governo na sexta-feira, em Lisboa, Mário Centeno na Moita e Augusto Santos Silva em Santo Tirso.
Novo Governo

Se isto não é um pesadelo, o que será um pesadelo? /premium

510
O gigantismo do governo é uma decorrência da natureza deste PS, e o mais assustador é a que a sua forma de pensar é mesmo a que lhes convém para, sem problemas de consciência, tomarem conta disto tudo
PCP

Jerónimo acusa PS de denegrir CDU em Almada

374
O líder do PCP lança acusações duras ao PS, afirmando que os socialistas mancham a imagem de "honestidade e competência" dos comunistas na gestão de autarquias, em particular na de Almada.
Programa de Governo

Programa de Governo. Centeno fora de debate 

O debate do programa do XXII Governo Constitucional será aberto na quarta-feira pelo primeiro-ministro e encerrado na quinta-feira pela intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros.
Minas

#Lítioo /premium

208
Temos o melhor lítio do mundo, mas os piores lobistas do lítio do mundo. É óbvio que é bom ter um ex-governante socialista para ajudar a desbloquear um negócio. Mas não pode ser qualquer um.
Lei Eleitoral

Isto está tudo ligado

Face à nossa incapacidade, enquanto sociedade civil, de agir, é talvez altura de recordar Miguel Torga: “Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados.” Os partidos políticos agradecem.
PS

BE escuta, daqui António: "Amigo não empata amigo"

139
Líder socialista reuniu órgão máximo entre congressos para eleger substituto de Ana Catarina Mendes e analisar resultados eleitorais. Nota-se que já não precisa do BE. E até lança desafio ao PSD.
PS

O partido-Estado /premium

2253
O PS não é um partido de esquerda nem de direita; é simplesmente um partido para estar no Estado e para usá-lo em seu benefício. No PS já não há ideologia nem doutrinas. Há spin doctors e boys e girls
Programa de Governo

CRESAP, carreiras, ambiente e touradas 

111
As alterações face ao programa eleitoral são mínimas, mas significativas. Veja o que entrou no programa de Governo, o que desapareceu e os pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença
Novo Governo

Um brinde à esquerda, outro para os ecologistas

236
Costa promete não governar para eleições. Aposta tudo num Governo estável e faz já duas vontades a parceiros: salário mínimo e descarbonização da produção elétrica. Quer manter relação leal com Belém.
Parlamento

Parlamento dia 1: "Desculpe, como é que se entra?"

468
Corrupio nos corredores e muitos passos hesitantes num Parlamento onde abundam caloiros. Do comando inédito de Mariana Mortágua, às memórias de Rio, passando pelo beijinho de Roseta, a mãe.
Programa de Governo

PS tenta agradar à esquerda no Programa do Governo

655
Documento que será aprovado no sábado vai conter ideias que tentam ir ao encontro de algumas das propostas que PCP, BE, Livre e PAN colocaram em cima da mesa negocial. Círculos de um só deputado caem.
PS

"Governo é para 4 anos, comigo não há pântanos"

124
Costa reuniu-se com nova bancada parlamentar a quem pediu trabalho "para garantir a estabilidade" e vê em Ana Catarina Mendes perfil para negociar à esquerda. Sábado reúne o Governo e aprova programa.
Assembleia Da República

Deputadas afrodescendentes apontam para "nova era"

1933
"Há uma enorme consciência dos estudantes de que nós estamos a inaugurar uma nova era", diz Joacine Katar Moreira, que considera que é um "momento histórico".
PS

Raízes /premium

O PM sinalizou que o PS se mantém fiel à “marca” da casa. Às suas raízes. Mesmo que na sua mente não tenha ocorrido afastamento da órbita social-democrata, Costa quis lembrar a matriz. Fez bem.
Partidos e Movimentos

PS vai eleger secretário-geral adjunto

A reunião da Comissão Nacional do PS servirá para eleger José Luís Carneiro, que deverá ocupar o lugar de Ana Catarina Mendes. Será também discutida a situação política.
PS

César salienta autonomia dos deputados do PS

"Fomos, finalmente, contribuintes líquidos dos ganhos alcançados aos mais diversos níveis e sufragados nas eleições legislativas", escreveu o líder cessante da bancada socialista, Carlos César.
PS

Cafôfo disponível para candidatura ao PS/Madeira 

"Após as eleições de 22 de setembro, tomei a decisão de me filiar no Partido Socialista, mas esse momento ainda não aconteceu", disse Paulo Cafôfo, vincando a disponibilidade para liderar o PS/Madeira
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
Novo Governo

Governo "ajustado à conjuntura" e sem familiares

731
A garantia é do primeiro-ministro que diz que este Governo está livre de "qualquer tipo de relação familiar". Quanto à dimensão, António Costa explica-a com as necessidades do país.
Rádio Observador

"Em Portugal é sempre necessário falar de fora" 

Helena Roseta esteve na Rádio Observador e falou sobre o seu futuro fora da assembleia da capital. Para a Socialista, Lisboa é o único município com "uma assembleia municipal que funciona"
Novo Governo

Um Governo imobilista /premium

129
O espartilho do acordo com a extrema-esquerda foi destruído mas o resultado será o mesmo: um Governo com uma alergia absoluta a qualquer mudança estrutural que promova o progresso económico e social.
PS

CDSPPDPSDPSCDUBE, o antibiótico de largo espectro

Temos de reconhecer que o PS é um partido “antibiótico de largo espectro", o único que fez, ao longo de 4 décadas, coligações e outras formas de colaboração com todos os partidos da direita à esquerda
José Sócrates

Sócrates critica PS por não fazer acordo com o BE

156
O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que a decisão pode gerar "ressentimento" à esquerda.
Novo Governo

3 estreias, 3 promoções e 4 ministros de Estado

867
António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Ana Mendes Godinho substitui Vieira da Silva e há duas pastas novas, com novas ministras.
PS

José Luis Carneiro substitui Ana Catarina Mendes

439
Com a passagem da socialista para a chefia da bancada parlamentar, o até aqui Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, assume funções de secretário-geral adjunto do PS.
Legislativas 2019

Programa de Governo sem negociações à esquerda

143
Reunião desta terça entre PS e BE foi adiada. PS queria discutir o programa de governo para negociar a inclusão de medidas dos partidos à esquerda. Bloco só quer discutir Orçamentos. Tal como o PCP.
RTP

Rui Rio questiona emissão do Sexta às 9 no Twitter

583
Líder do PSD regressa ao Twitter, após legislativas, para deixar críticas a programa de Sandra Felgueiras que, antes, também tinha motivado uma reação do secretário de Estado da Energia, João Galamba.
Novo Governo

Costa vai esvaziar Governo de relações familiares

2063
Depois da polémica do familygate, António Costa vai deixar fora do Governo elementos com relações familiares entre si. Para a semana negociará com esquerda inclusão de medidas no seu Programa.
Legislativas 2019

"Para o PS a geringonça não morreu"

472
O PS recusa as acusações do BE e diz que "a geringonça não morreu". Duarte Cordeiro reagiu assim às declarações de Catarina Martins, que esta tarde acusou o PS de ter posto fim à "geringonça".
Legislativas 2019

Catarina Martins culpa PS pelo fim da "geringonça"

5997
BE acusa PS de pôr fim à "geringonça". Esta é a primeira reação de Catarina Martins depois da decisão da Comissão Política do PS de não assinar nenhum acordo escrito para toda a legislatura.
Direitos de Autor

PS e PSD multados por uso indevido de "Despacito"

556
A música foi usada por candidaturas às eleições autárquicas em 2017, em Vila Pouca de Aguiar e em Póvoa de Lanhoso. Partidos tentaram argumentar que concelhias são autónomas, mas foram condenados.
Legislativas 2019

PS não faz acordo escrito com ninguém

388
António Costa foi mandatado pelo partido para negociar com todos os partidos de esquerda da mesma forma, sem fazer acordo escrito com nenhum deles.
PS

"Chegou o dia". A ironia de Costa para o CFP

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) é mais otimista do que o Governo nas previsões para a economia e o défice este ano. Costa responde com ironia e não revê perspectivas do Executivo.
PCP

Quem é quem na mesa para formar a geringonça 2.0?

Uma longa maratona ocupou a esquerda parlamentar esta quarta-feira. Quem são os negociadores escolhidos por cada partido para estas conversas iniciais? Navegue nas fotos para perceber.
Legislativas 2019

Costa quer Orçamento entregue "ainda este ano"

134
Líder do PS esteve com os parceiros sociais e mostrou-se pouco aberto a voltar a alterar lei laboral (como também quer o BE), já que a prioridade são os rendimentos. Tem pressa em entregar Orçamento.
Fact Check

PS venceu em Pedrógão Grande?

Página de Facebook partilhou 'post' de indignação que mostrava que PS tinha sido o partido mais votado em Pedrógão. Problema: tratava-se da freguesia de Pedrógão, concelho de Torres Novas.
Legislativas 2019

Patrões querem acordos à direita. CGTP deixa aviso

189
Não querem mais alterações a leis laborais e avisam que quem as propôs (PCP e BE) teve "perdas eleitorais significativas". CGTP avisa PS que resposta a "reivindicações" é que garantirá estabilidade.
Legislativas 2019

O termómetro partidário após a maratona negocial

111
Foram cinco reuniões e várias exigências. António Costa mantém a via de diálogo aberta com todos os partidos no fim do longo dia de negociações. Mas nem todos os pontos de convergência foram quentes.
RTP

Edifício da RTP em Faro vai ser classificado

A proposta apresentada pelos vereadores do PS na Câmara de Faro para tentar impedir a venda do edifício foi aprovada em reunião de câmara na segunda-feira.
Legislativas 2019

PS/BE admitem acordo com horizonte de legislatura - como aconteceu

810
Liveblog. A comitiva do PS terminou a ronda de negociações. Livre recusa entendimentos bilaterais. PAN aberto a acordos pontuais. PEV e PCP disponíveis para "apreciações conjuntas"
Legislativas 2019

Seis pistas para as negociações de Costa

114
António Costa saiu de Belém com tudo em aberto para as negociações que arrancam esta quarta. Mas sem dramas, desta vez. Com ou sem acordo, o socialista garante que tem condições de estabilidade.
Presidente da República

Marcelo fez maratona de audiências. O que fica?

O Presidente da República recebeu os dez partidos com assento parlamentar ao longo do dia. No fim, indigitou António Costa como primeiro-ministro. Mas que recados deixaram os partidos?
Legislativas 2019

PS convida partidos para reuniões na quarta-feira 

150
Líder socialista só parte para negociações da nova geringonça já como primeiro-ministro. PS já pediu reuniões com BE, PCP, PEV, PAN e Livre para quarta-feira. BE e PS já escolheram equipas negociais.
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
PS

Vídeo: O momento em que Costa perde o controlo

1097
As imagens são da TVI e mostram os minutos de exaltação de António Costa com um homem que o acusou de ter tirado férias quando aconteceram os incêndios de junho de 2017. Foi esta tarde, em Lisboa.
Legislativas 2019

Por dentro da máquina. Como se fez esta campanha? /premium

102
O Observador teve acesso privilegiado aos bastidores das 6 principais campanhas. As rotinas, as estratégias, os momentos de tensão e os desabafos dos líderes e do seu staff mais próximo
Legislativas 2019

Fim da campanha marcado pelo incidente com Costa - como aconteceu

3759
É o tudo por tudo nas últimas horas até ao encerramento da campanha. Acompanhe aqui em direto durante todo o dia as principais ações e discursos dos seis principais partidos
Legislativas 2019

"Onde é que é a câmara?" Centeno dirige-se a Rio

930
Centeno foi animar noite com recado a olhar Rio nos olhos (ainda que com uma lente pelo meio). Foi o ataque mais feroz até agora ao líder do PSD. Para Costa ficou o dramático apelo: ou ele ou o caos.
Legislativas 2019

Manuela Eanes numa esquina com o caso Tancos

158
Antiga 1ª dama foi à arruada das Avenidas Novas apoiar António Costa e pedir "firmeza" na resolução e punição "de quem deve ser punido" no caso Tancos. De manhã, Costa esteve numa fábrica em Viseu.
Legislativas 2019

O dia em que a geringonça voltou a mexer /premium

Houve ameaças de agressões, amuos e trocas de mimos entre candidatos e altas figuras do Estado. Mas quando um dos pontos altos do dia foi uma manhã no Parlamento, é porque a campanha anda morna.
Legislativas 2019

Coelho in da house: "Não há cá cavaquistão nenhum"

1598
Em Viseu apareceu o festivaleiro socialista, Jorge Coelho, sem poupar Rui Rio que ousou ir ao seu território dizer que quer ver renascer o cavaquistão. "Um insulto", diz o socialista.
Legislativas 2019

PS mostra obra (mesmo a que começou há um dia)

878
Candidato do PS foi à obra da ala pediátrica do S. João. Uma visita marcada à última, um dia depois de instalado o estaleiro de obra. Em Coimbra distribuiu rosas com a candidata que é ministra.
Legislativas 2019

Monóxido de carbono a mais num dia "enfadonho"

513
Sarmento era o convidado, mas foi Rio quem respondeu à não-resposta de Centeno: se calhar é melhor mandar carta. Um sketch sobre Sócrates, nenhuma palavra sobre corrupção. E um moliceiro sem história.
Legislativas 2019

O "fresquinho da costa" foi atirar à direita 

138
Costa tem um pesadelo e contou com Pedro Nuno Santos e Vieira da Silva para o afastar. Não quer "uma surpresa desagradável" e, por isso, chamou as tropas para malhar na direita do diabo.
Legislativas 2019

Costa diz que campanha só "nos tempos livres"

393
Líder do PS libertou agenda para acompanhar situação do furacão Lorenzo. Diz que não pode "tirar férias" de primeiro-ministro, durante visita a uma obra... do governo (entre bocas dos condutores).
Legislativas 2019

Segunda temporada da Guerra dos Centenos /premium

Tancos chegou para ficar mas os socialistas querem combate em terreno menos hostil e reavivaram Guerra dos Centenos. Rio voltou a morder o isco, mas está a conquistar terreno na guerra das sondagens.
Legislativas 2019

PS "não precisa de professores de esquerda"

271
Histórico do PS apareceu em Coimbra, uma voz de esquerda, que não poupou os parceiros e mostrou-se rendido a Centeno. Já Costa, praticamente reconduziu, em público, Marta Temido no cargo de ministra.
Legislativas 2019

Rio dispara contra todos para ser o Famalicão

1098
Foram precisos 7 dias para Rio ter um comício. A política chegou num arraial minhoto, e houve balas para todos: Costa, Centeno e César. No meio, uma promessa: quem vai mandar no SNS será... a Saúde.
Assalto em Tancos

Ferro convoca reunião para avaliar pedido do PSD

1495
O líder parlamentar do PSD pediu uma reunião com "urgência" sobre Tancos. PS diz não ser "razoável". Ferro Rodrigues convocou reunião para apreciar pedido dos sociais-democratas.
Legislativas 2019

Costa desvia rota de Sócrates com furacão

305
Socialista numa Almada sem chama e com Sócrates a surgir como tema. Costa desviou-se, dizendo que o único tema fora da campanha que lhe interessa é outro furacão... o dos Açores.
Assalto em Tancos

Uma conspiração para mim, uma conspiração para ti /premium

456
O PS optou por inventar uma teoria conspirativa sobre o caso Tancos para continuar a proteger Azeredo Lopes mas também para sinalizar algo pouco democrático: não aceita o escrutínio aos seus.
Sondagens

Sondagem: PSD continua a subir

2335
A sondagem diária da Pitagórica indicia um crescimento ao centro. O PS, mesmo com o caso Tancos, também sobe, mais ligeiramente. CDS sobe mas continua sem chegar sequer aos 5%. BE desce.
Legislativas 2019

Legislativas. O melhor e o pior da primeira semana /premium

140
Com um escândalo político a marcar (ainda) a primeira semana da campanha, há vencedores antecipados a perder terreno e derrotados à partida a levantarem-se do chão. Quem disse que ia ser morno?
Legislativas 2019

As dores de uma campanha que já vai a meio /premium

Costa saiu da rua, Rio foi a todas as que pôde. O caso Tancos mantém-se na agenda, com Cristas a denunciar pressões, César a pedir "maioria de valor reforçado" e Rio a sonhar o com taco-a-taco
Legislativas 2019

César aponta mira a Rio e a maioria absoluta

824
César diz que no PSD "a desorientação é muito grande" e não foge a Tancos para atirar a Rio que quer transformar Parlamento num "tribunal". E quase, quase chama a maioria absoluta pelo nome.
Sondagens

Sondagem. PS perdeu 3,5 pontos na última semana

1103
Numa semana marcada pelo caso Tancos, o PS perdeu gás. Intenções de voto caíram 3,5 pontos percentuais e o PSD está agora a 10,7 pontos de distância.
Legislativas 2019

PS. Candidato lesionado pede "votinho na mãozinha"

238
Não se rima em título, mas aqui haveria justificação. Costa apareceu com dificuldades em mover-se e pediu votos à moda de Soares. Mas quem animou o almoço foi a mulher das rimas fáceis.
Legislativas 2019

Costa, com "dores musculares", sai da rua

6144
Líder socialista teve um contratempo na campanha. Esta noite, depois de um comício em Viana do Castelo, teve de ir ao hospital com dores musculares. Por recomendação médica vai evitar ações de rua.
Legislativas 2019

Houve campanha para além de Tancos? /premium

145
Pouca gente terá dado por isso, mas foi um dia onde André Silva, quase sem fazer nada, dominou a agenda mediática alternativa. A greve do clima ajudou. Os outros partidos também.
Legislativas 2019

Banho de ética de Rio "foi fora com o bebé dentro"

272
Na noite fria de Viana, Costa chamou o líder do PS-Alto Minho para fazer as despesas contra Rio. Depois veio o "Tiaguinho" da Educação admitir que nem sempre concorda com o CR7 das Finanças.
Alterações Climáticas

Porto saiu à rua pelo clima e ganhou à campanha

226
Poucos metros separaram a marcha da greve climática global e uma arruada do PS na rua de Santa Catarina, no Porto. Quem os viu passar não tem dúvidas de que o clima ganhou às eleições.
Legislativas 2019

Tancos: encenações e teorias da conspiração /premium

716
PS acredita que nem Marcelo nem Ministério Público estão inocentes na forma como o caso Tancos entrou na campanha. Direita promete não largar assunto, esquerda quer seguir em frente
A página está a demorar muito tempo.