PS

Saúde

PS e PSD tentam acordo para salvar lei de bases 

Com a nova lei de bases da saúde em risco, por falta de acordo à esquerda nas PPP, o PS vira-se agora para o PSD. Os dois partidos já terão iniciado conversas para tentarem entendimento.
Saúde

Lei de Bases da Saúde fica sem referências às PPP

O grupo de trabalho que discute a nova lei de bases da Saúde chumbou todas as propostas relativas às PPP. Resultado: o texto final não terá quaisquer referências às PPP, permitindo-as por omissão.
Debate Quinzenal

Períodos de céu muito nublado. Clima da despedida

272
Esta geringonça está a acabar, com o fim da legislatura. E no último debate quinzenal antes das eleições, o mau tempo à esquerda sentiu-se. Costa até apontou diretamente o dedo a Catarina Martins.
10 de junho

A esquerda tem medo dos "padeiros de Portalegre"? /premium

2.744
A narrativa anti-JMT reflete bem a arrogância social, cultural, política e ideológica da esquerda bem pensante. Qualquer ideia diferente da sua é "populista", "anti-democrática" e "fascizante".
António Costa

Costa: Combate às desigualdades não pode terminar

761
António Costa abre a primeira de quatro convenções temáticas do PS a recordar que "um dos desafios centrais tem a ver com a transição para a sociedade digital".
Eleições

Acordo com Bloco e PCP? “É possível e desejável”

253
Mariana Vieira da Silva, em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, faz avaliação positiva da parceria com os partidos à esquerda.
Parlamento

PSD junta-se a "geringonça" nas taxas moderadoras

474
O Parlamento aprovou o fim da cobrança de taxas moderadoras nos centros de saúde. Foi também aprovado o diploma do PAN que regula as multas para quem atirar beatas de cigarros para o chão.
Serviço Nacional de Saúde

Bloco perplexo com afirmações de César sobre PPP

185
Catarina Martins revelou "alguma perplexidade" sobre as declarações do líder parlamentar do PS, vendo a remissão da revisão da Lei de Bases da Saúde para a próxima legislatura como "um erro".
Porto

Morreu Aureliano Veloso, ex-autarca do Porto

2.930
Nascido em Gouveia, foi o primeiro presidente da Câmara do Porto eleito depois do 25 de Abril. Pai de Rui Veloso, tinha 95 anos. Autarquia decretou dois dias de luto municipal.
Parlamento

PS tenta acordo final à esquerda nas PPP na Saúde

416
Socialistas pediram novo adiamento da votação da lei de bases da saúde para tentarem aprovar diploma com a esquerda, mas PCP e BE não estão convencidos. Negociação continua.
Política

6 pontos para compreender a Lei de Bases da Saúde /premium

100
Depois de uma legislatura de esforço, a Lei de Bases da Saúde corre o risco de ficar na gaveta. Nas últimas horas, a "geringonça" tem tentado chegar a acordo. Afinal, o que está em causa?
PS

É óbvio que o PS não quer lutar contra a corrupção /premium

9.805
O PS prepara-se para tentar cumprir o seu duplo sonho desde 1975: domesticar o Ministério Público, tal como gosta de domesticar os contra-freios da democracia, e promover a mexicanização do regime.
Francisco Assis

Francisco Assis sai em defesa de Constâncio

9.526
O eurodeputado socialista fala em "linchamento" e recusa participar na "infame campanha" contra o antigo governador do Banco de Portugal. "É um homem sério", garante, entre outros elogios.
Bloco de Esquerda

BE deixa cair PPP da Lei de Bases da Saúde

O Bloco de Esquerda faz um esforço de última hora para conseguir aprovação da Lei de Bases da Saúde à esquerda. PPP podem cair do diploma, mas as existentes têm de terminar no fim da vigência.
PS

O que se passou nos anos Sócrates? /premium

3.291
Meu caro Dr António Costa, não é apenas Joe Berardo que deve pedir desculpa aos portugueses. O PS também o deveria fazer pelos erros graves que o seu governo cometeu entre 2005 e 2011.
Corrupção

E da crise do PS? Não se fala? /premium

596
O PS tem de decidir se quer ser um partido verdadeiramente ativo contra a corrupção ou um partido cujo silêncio não significará mais do que complacência perante a sua própria identidade.
Governo

Os dias nacionais da amnésia /premium

3.789
Caso tivesse o azar de atropelar uma velhinha, o dr. Costa sairia do carro sob aplausos, a anunciar campanhas de sensibilização para a segurança rodoviária e para os dramas da terceira idade.
Corrupção

Teia. Pizarro prometeu influenciar Governo /premium

3.695
Líder do PS Porto chegou a garantir que os ministros Mário Centeno e Adalberto Campos Fernandes iriam alterar a lei da limitação dos mandatos que impedia a recondução de Laranja Pontes no IPO do Porto
Debate Quinzenal

Um debate pós-europeias a pensar nas legislativas

Sem uma palavra sobre eleições que passaram, não faltaram referências às que se seguem. Bloco fez voz grossa sobre PPP, Costa pediu que se evitasse "conflito" com Belém. Nova Cristas apareceu moderada
Serviço Nacional de Saúde

Costa, Louçã e o perigoso jogo de espelhos do SNS /premium

554
O PS e o Bloco envolveram-se numa polémica estéril e pueril que trata de esconder os principais problemas de um SNS que está a ser abandonado pela classe média e se arrisca a servir apenas os pobres.
Carlos César

Carlos César: Mendes é "comerciante político"

860
Depois de Marques Mendes afirmar que Carlos César tem em marcha um processo para se tornar presidente da Assembleia, o socialista acusou-o de utilizar o espaço de comentários para espalhar "boatos".
Médicos

Médicos marcam greve para 2 e 3 de julho

137
A Federação Nacional dos Médicos marcou uma greve para 3 de julho e a SIM para dia 2 devido à recusa do Ministério da Saúde em negociar melhorias para a profissão.
PS

Carlos Zorrinho volta a chefiar PS no PE

1.644
Carlos Zorrinho voltará a chefiar a delegação do PS na legislatura 2019-2024. O eurodeputado socialista já tinha manifestado vontade de repetir a experiência.
PSD

"O resultado de Costa também é poucochinho"

321
Miguel Pinto Luz, um dos homens fortes do PSD e vice-presidente da Câmara de Cascais, assumiu a surpresa na "derrota do seu partido" nas europeias, mas acredita numa vitória de Rui Rio em outubro.
Corrupção

Teia. Presidente do IPO Porto sai em liberdade

134
José Maria Laranja Pontes, presidente do IPO do Porto acusado na operação teia, saiu em liberdade. Ministério Público pede prisão preventiva para casal Couto. Medidas de coação só na segunda-feira.
Corrupção

Saiba tudo sobre a Operação Teia /premium

2.591
Joaquim Couto falou com mais quatros autarcas para contratarem a sua mulher e intercedeu junto do Governo do PS em favor do líder do IPO do Porto. Viagens familiares custaram 16 mil euros à autarquia.
Assalto em Tancos

Tancos. Onde estão as responsabilidades políticas? /premium

289
Relatório preliminar foi feito por deputado do PS, mas os partidos da oposição vão apresentar alterações. PSD, CDS e Bloco queixam-se de desequilíbrios nas conclusões.
PS

João Cravinho quer "agenda verde" no PS

Na Comissão Política do PS, o antigo ministro socialista considerou que as questões ambientais passaram definitivamente para o primeiro plano e que o partido deve dar primazia a uma "agenda verde".
PS

Costa: "Trabalho ainda não está acabado"

154
Líder do PS foi dizer ao partido que já tem plano para arrancar programa das legislativas, onde quer reforço "significativo" dos serviços públicos. Mas também avisa que legislatura ainda não acabou.
Corrupção

Cunhas e favores no centro da Operação Teia /premium

12.739
Filha do presidente do IPO do Porto terá sido escolhida como chefe de gabinete na Câmara de Matosinhos como contrapartida: IPO fez contratos com empresa da mulher do autarca de Santo Tirso.
União Europeia

Deputada do PS quer mudanças na linha da UE

Maria Manuel Leitão Marques, a "número dois" da lista europeia do PS pretende reforçar o pilar social e o combate às alterações climáticas. A socialista diz que é preciso para tal um "compromisso".
Eleições Europeias

António Costa vai ficar a dever muito a Rui Rio /premium

521
PSD e CDS arriscam-se a marchar para as legislativas como os perus para o Natal. E nem sequer têm o desculpa dos “populistas”, que noutros países tiram votos à direita.
António Costa

Costa. Geringonça é "insuficiente para casamento" 

368
O primeiro-ministro abriu portas a uma Geringonça com o PAN e até falou numa próxima na Europa.
Política

Europeias: PS pinta mapa português de rosa 

A vitória é clara quando se olham as cores dos partidos: PS vence em todo o território continental, com excepção de Vila Real. Na Madeira o PSD continua a liderar e a CDU perdeu Beja e Setúbal.
Eleições Europeias

PS. R.I.P. a Bloco Central e manter esquerda perto

154
Socialista não querem hostilizar o PCP-ferido e fazem juras de reeditação da "geringonça". Mas também avisam que é preciso alargar "temáticas". Com o PSD é que não. Europeias? Nada, tudo legislativas.
Eleições Europeias

Vídeo. A noite eleitoral num minuto

PSD, CDS e PCP assumiram a insatisfação com os resultados. PS, BE e o estreante PAN são os grandes vencedores da noite. Num minuto, as reações dos partidos que se vão sentar no Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

Comissão Nacional de Eleições recebeu 300 queixas 

Metade das queixas foram apresentadas por cidadãos e 50 foram apresentadas pelos partidos que têm deputados em Bruxelas. O BE foi o único desses partidos que não fez nenhuma participação.
Eleições Europeias

"Só com PS é possível manter rumo da governação"

481
António Costa foi ao comício de encerramento da campanha deixar claro que "só o PS" garante o "equilíbrio" da governação. Medina defendeu que projeto europeu não se salva com PCP e BE.
Eleições Europeias

Quem é o rapaz de camisa que vai ao lado de Costa? /premium

185
Pedro Marques já dificilmente se destaca por si, mas com Costa ao lado acaba mesmo engolido. Foi assim do início ao fim da campanha e acabou com a tradução prática da ideia que deixou por aí.
Eleições Europeias

Costa levanta candidato em ombros em Lisboa

792
Ferro foi ao almoço do PS da Trindade para acalmar os ânimos do ataque à esquerda para a qual desejou "um grande resultado". Costa desceu o Chiado e levou o candidato Pedro Marques ao colo.
Eleições Europeias

"Teria valido a pena dar mais força ao PS" em 2015

161
O líder do PS voltou a estar ao lado de Pedro Marques, desta vez para lamentar não ter tido mais votos nas legislativas. Santos Silva pediu apoio a "políticas moderadas" e Assis só cumpriu os mínimos.
Eleições Europeias

No Porto a fintar a "geringonça" na rua (e não só) /premium

Em Santa Catarina, PS atrasou a arruada uma hora para evitar atropelos com PCP, parceiro no Parlamento que não é tão parceiro assim na Europa. "Geringonça" desacerta passo e PS pede eleição do 9º.
Eleições Europeias

O PS na fila para saber onde estão BE e PCP

Pedro Marques esteve a norte no penúltimo dia de campanha e continuou a desafiar parceiro do PS à esquerda a definir onde estão na Europa. Depois houve a arruada do Porto, que saiu com atraso.
Eleições Europeias

Costa foi à campanha disputar o voto à esquerda 

171
Líder do PS pediu que o voto de protesto se una ao dos socialistas para derrotar "direita conservadora". E fala na importância do euro, que a esquerda questiona. Centeno foi a Setúbal dizer o mesmo.
Eleições Europeias

Almoço rosa a traçar limites da "gerigonça" da UE /premium

Em 2017 roubou o Barreiro aos comunistas e foi lá que o PS deixou o primeiro ataque à esquerda nesta campanha. E passou o dia a explicar-se sobre porque afinal está com liberais em Bruxelas.
PS

Os vários PS: Costa vs. Pedro Nuno Santos

Enquanto em Aveiro Pedro Nuno Santos pede um PS mais esquerda, em Paris António Costa aponta para o centro conciliador. E Catarina Martins é a “cantora de intervenção" do dia, por Bandex.
Eleições Europeias

Marques ataca esquerda e nega contradição na UE

472
Uma coisa é o combate ao populismo exigir frente de guerra progressista na UE. Outra são as políticas, com os liberais noutra trincheira. Mas o candidato do PS também alerta para o perigo à esquerda.
Eleições Europeias

Rangel e Marques separados por dez (minutos) /premium

Pedro Marques e Paulo Rangel tiveram discursos na mesma cidade, Aveiro, e à mesma hora. Os intervenientes, sem saberem, estavam numa novela de farpas separados por quatro quilómetros.
Eleições Europeias

Ora com o Governo ao colo, ora às costas /premium

A campanha socialista fez mais de 300 quilómetros num dia entre o metro de Lisboa e os pescadores de Aveiro. Atrelou à caravana altos dirigentes socialistas -- isso ajuda a puxar a carruagem?
Eleições Europeias

CDS pode ter violado lei: usou símbolo do PS

276
Em causa está uma publicação no Twitter do CDS que mostra o símbolo e sigla do PS com um conjunto de frases e expressões. A Comissão Nacional de Eleições já advertiu o CDS.
Eleições Europeias

Na rota dos passes, das pescas e do futuro do PS

274
O candidato socialista madrugou para ir ao Cais do Sodré pregar a façanha dos passes sociais. Depois debateu com jovens e acabou em Aveiro com dirigentes da nova geração socialista.
Eleições Europeias

Quem atacou quem no último debate das europeias /premium

106
Pedro Marques foi o candidato mais atacado, mas não o que saiu mais mal tratado. Rangel teve de jogar à defesa. Melo atacou todos. João Ferreira e Marisa praticamente ilesos. Os ataques foram assim.
Eleições Europeias

Marques usa Carlos Moedas contra Rangel - como aconteceu

Rangel acusou Pedro Marques de elogiar proposta que corta nos fundos comunitários. No debate na RTP, Pedro Marques respondeu que foi Carlos Moedas, mandatário de Rangel, a fazê-lo.
Eleições Europeias

Europeias. PS na frente, diz sondagem

2.038
O PS lidera a corrida às eleições europeias com 33% dos votos, mais 10% do que o PSD, elegendo assim 8 a 9 eurodeputados, revela uma sondagem da RTP/Católica. Bloco é o terceiro mais votado.
Eleições Europeias

Pedro Marques a passar entre pingos das críticas

Ao 8º dia de campanha, Pedro Marques não descansou, apesar de a manhã ter sido calmo para preparar o debate da noite. Em Sintra ouviu Basílio pedir intervenção urgente na linha e encontrou Ana Gomes.
Eleições

Podcast Eurovisões. Dos gelados à cataplana

Miguel Pinheiro e Pedro Benevides fazem contas a quem ganhou ou perdeu votos na primeira semana de campanha. E Bandex faz da frase: “a mim ninguém viu a cozinhar cataplana" a canção do dia.
PS

276 mil euros para empresa do pai de deputada PS

20.829
Só podiam candidatar-se ao fundo da UE projetos ainda em construção. Não era o caso mas a deputada socialista Hortense Martins tentou à mesma. Viu aprovados dois subsídios para a empresa do pai.
Eleições Europeias

Beijinhos aéreos, salas e terror do "poucochinho" /premium

Pedro Marques já percorreu mais de seis mil quilómetros pelo país (a incluir deslocação às ilhas), alguns deles com o líder António Costa. O PS tem "vendido" a sua governação e não quer surpresas.
Eleições Europeias

Costa e Marques já fazem campanha pelas regionais

235
Num dia de campanha passado nas regiões autónomas, António Costa e Pedro Marques aproveitaram a passagem pelo Funchal para falar de "mudança política" na Madeira. Costa diz que europeias são "3 em 1".
Eleições Europeias

PS não conseguiu encher a sala em noite de Benfica

386
Socialistas mantiveram comício de Guimarães, marcado para depois da decisão do campeonato de futebol. Foram os únicos. Sala estava preparada para 800, mas foram bem menos ouvir o candidato e o líder.
Eleições Europeias

PS deixa prognósticos para o final do jogo /premium

Chegou aquele alento das sondagens positivas, embora ninguém queira admiti-lo por recear uma desmobilização das urnas. Costa foi ao terreno de jogo travar euforias e Marques carrega no apelo ao voto.
Eleições Europeias

Campeão do apelo ao voto em 500 metros

Ao almoço, Pedro Marques voltou a ter António Costa ao seu lado (e volta a ter à noite) a alertar": "Não podemos ficar descansados com as boas sondagens". Em Viana houve campeonato de apelo ao voto.
Eleições Europeias

O candidato lesado por um líder em campanha total /premium

António Costa chegou à rua com protestos dos lesados do BES, mas também houve rosas e a maior mobilização que Pedro Marques teve até aqui. O candidato quase desapareceu ao lado do líder socialista.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)