PS

Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1.361
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
Parlamento

Deputado do PAN produz mais que bancada do PS

5.953
André Silva apresentou 316 iniciativas legislativas contra apenas 257 de toda a bancada socialista, de acordo com contas do Jornal de Notícias. Bloco é o partido mais produtivo.
Parlamento Europeu

Portugal poucachinho na Europa. E cá?

Se estes são os representantes que conseguimos ter, então não é de espantar que os Portugueses tenham cada vez menos interesse na Europa e que a abstenção continue a aumentar nessas eleições.
Combustível

Teorias da conspiração /premium

A única coisa que não sabemos ao certo acerca da greve dos camionistas é se o governo a combate a sério, servindo-se para isso da implantação do PS na organização do patronato, ou se finge combatê-la.
Combustível

Uma história de hipocrisia /premium

447
António Costa precisa, quanto mais não seja por causa da dúbia origem do seu poder, de afirmar constantemente a sua autoridade. Daí também ter encenado um espectáculo sem par.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2.418
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
Greve

As ligações ao PS do porta-voz da ANTRAM /premium

7.515
André Matias foi deputado municipal pelo PS e nomeado pelo governo de Costa para o Conselho Geral de dois fundos que têm dotação superior a 300 milhões. Diz que depois da greve abandona os cargos.
PS

Autocarro do PS vandalizado no Porto Santo

O autocarro de campanha da candidatura do PS às eleições legislativas da Madeira foi vandalizado esta madrugada, na ilha do Porto Santo, ficando impossibilitado de circular por questões de segurança.
Política

#ComPrimos

2.074
Não podendo ascender socialmente a trabalhar, não sendo Portugal um grande paraíso para investir, resta uma solução: meter-se num partido de poder, o que em Portugal é basicamente inscrever-se no PS.
Rádio Observador

O melhor da entrevista a Ana Paula Vitorino

Chineses em Sines, o TGV e a terceira travessia do Tejo. As greves dos motoristas e a polémica das relações familiares no Governo. A ministra do Mar na grande entrevista da Rádio Observador.
Comissão Europeia

Comissário UE. Pedro Marques ou Elisa Ferreira?

Ursula von der Leyen quer uma comissão paritária e António Costa, na indicação de candidatos, terá respeitado o desejo da nova presidente da comissão europeia e indicou Pedro Marques e Elisa Ferreira.
Administração Pública

Governo usa questionário para avaliar PS e Passos /premium

5.352
Um questionário enviado a 500 mil funcionários públicos pergunta-lhes se estão satisfeitos com o Governo e se foram afetados durante a troika. "Em campanha, vale tudo", critica a presidente da UGT.
Partidos e Movimentos

#cumprimos ou #com primos? Está aberta a polémica

10.517
A Iniciativa Liberal publicou nas redes sociais fotos de um cartaz no qual contesta a campanha "#cumprimos", do PS, e faz alusão ao "familygate": "#com primos e outros familiares no governo".
PS

Aprovados 84 dos 112 projetos de lei do PS

O parlamento aprovou 84 dos 112 projetos de lei apresentados pelo PS. O partido destaca ainda iniciativas como a Lei de Bases da Habitação ou as medidas de proteção à parentalidade.
PSD

Vice da bancada do PSD em risco de perder mandato /premium

2.637
Uma empresa detida pelos irmãos de Leitão Amaro fez contratos com o Estado. A lei prevê a perda do mandato para estes casos. O deputado reage: "Não vou dizer que a lei não é para cumprir. Lei é lei".
Corrupção

O PS está em pânico… e com razão! /premium

317
Ao contrário do que clama a «esquerda indignada», o país não precisa do sector privado para haver «corrupção». Pelo contrário: ela medra no actual sistema de clientelismo de Estado incarnado pelo PS.
Comentário Político

"O secretário de Estado devia demitir-se"

249
No comentário semanal da SIC, o político fala da polémica das golas inflamáveis, de incompatibilidades e da greve dos camionistas. Marques Mendes diz que a lei é um exagero, mas é para cumprir.
Governo

O poder, o poder absoluto e o poder socialista /premium

1.895
Não deveria ser necessário notar que o assunto não é tanto do domínio da lei quanto do da decência. E se mudar a lei é simples, abandonar a indecência congénita é tarefa de elevada complexidade.
Governo

Costa quer boa pasta na CE e Centeno onde está

387
O afastamento de Centeno da corrida do FMI foi estratégico. Costa quer mantê-lo como ministro e no Eurogrupo. A prioridade portuguesa continua a ser a pasta dos Fundos.
Parlamento Europeu

Suspeito de desvio de fundos continua no PE

7.025
Funcionário suspeito de desvio de fundos europeus e de fraude fiscal deixou de assessorar o PS mas foi contratado por grupo parlamentar socialista em Bruxelas. Só assim recebe pensão.
PS

O absurdo à la carte

587
Não discutimos o óbvio. Não discutimos a ética. Não discutimos a lei. Discutimos opiniões. Discutimos as nossas crenças, as nossas paixões. É de génio, há que reconhecer.
Governo

A interpretação literal do regime socialista  /premium

959
A República Portuguesa é “um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular”, diz a CRP. Devemos interpretar literalmente, ou ler “é um regime patrimonialista, baseado no domínio do PS”?
PS

Incompatibilidades. PS cumprirá o que a lei manda

785
A propósito do debate acerca da lei das incompatibilidades e impedimentos, Porfírio Silva esclarece que o PS cumprirá o que "a legalidade democrática determinar".
Ana Gomes

A boa socialista /premium

555
O PS não perde uma oportunidade para se desvincular de Ana Gomes. Isso diz muito mais sobre o PS do que sobre ela – mostra como a ética republicana é incompatível com o actual aparelho socialista.
Política

Costa alterou em 1996 lei que agora questiona  /premium

5.545
Em 1996, António Costa mexeu na lei que regula os impedimentos dos cargos políticos mas não questionou a alínea que agora o levou a pedir um parecer à PGR. Em 1995, Rio votou a favor da lei.
Democracia

Ensaio cínico sobre uma maioria absoluta do PS /premium

1.492
Ainda não têm a maioria absoluta e já se portam como se fossem donos disto tudo. Como será se a tiverem? Mas se não a tiverem, quanto custará ao país uma "geringonça 2.0"? Ou pior, uma mexicanização?
Incêndios

O desrespeito do PS pelas vidas dos portugueses /premium

1.383
Fomos de ‘habituem-se a morrer’ para ‘bora lá lucrar com isto’; de nepotismo no conselho de ministros para endogamia até na ANPC; do ato de contrição nacional para o festejo da adjudicação partidária.
Governo

Filho de José Artur Neves fez contratos públicos /premium

11.773
Filho do secretário de Estado da Proteção Civil fez 3 contratos com o Estado. Governante diz que não sabia, mas lei prevê a demissão. E três empresas contactadas para comprar golas têm ligações ao PS.
PS

Carlos César diz que não tem medo de Ana Gomes

898
Carlos César diz que Ana Gomes não assume responsabilidades pelo que diz e tem "o hábito de insultar quem não lhe faz a corte". César acrescenta que a socialista não tem direito de falar do partido.
Eleições

O PS merece ganhar, mas não ter maioria absoluta /premium

513
Maioria absoluta, sem estratégias políticas claras e assumidas, só poderia levar aos erros e problemas do passado das várias maiorias absolutas e a tiques autoritários na governação e na legislação.
PSD

Vitorino e Mesquita Nunes na universidade do PSD

479
O ex-ministro socialista e o coordenador do programa eleitoral do CDS fazem parte dos oradores da edição deste ano da Universidade de Verão. PSD puxa por cabeças de lista às legislativas.
PS

Golas inflamáveis compradas a marido de autarca PS

28.817
A empresa foi constituída dois meses após a criação do programa da Proteção Civil “Aldeia Segura”. Venda ocorreu quatro meses depois. Foxtrot, a empresa, opera no setor do "turismo de natureza".
PS

Socialista insinua: incêndios podem visar Costa

5.598
Num artigo de opinião intitulado "Incêndios Programados", a presidente da JS Cascais e candidata a deputada admite que os fogos recentes possam ter servido para "apagar um momento mediático" do PS.
PS

Ana Gomes responde a César: "Não sou apparatchik"

2.529
Foi recorrendo ao termo que caracterizava profissionais zelosos do aparelho comunista soviético que a antiga eurodeputada respondeu ao presidente do PS. "Não abdico de dar uso à minha cabeça".
Ciência

PS promete mais investimento para ciência

A proposta é uma resposta a exigências da comunidade científica. Cientistas pedem fim do IVA nesta área e a previsibilidade do financiamento público. Investimento será feito pelo menos 12 anos.
PS

PS pronto e com a fasquia resvés maioria

517
Costa apresentou os candidatos do topo dos 22 círculos eleitorais. Só um esteve ausente, Santos Silva -- precisamente aquele que mostra que a fasquia está alta para o PS, ao nível da quase-maioria.
Benfica

Benfica. PS afasta-se de declarações de Ana Gomes

710
Ana Gomes questionou no Twitter se venda de João Félix era "negócio de lavandaria". Benfica criticou "silêncio continuado" do PS sobre declarações da ex-eurodeputada, e agora Carlos César responde.
PS

O anti-reformismo do PS /premium

180
A estratégia de poder do PS converteu-o num partido imobilista. Por isso, qualquer alternativa ao PS terá, forçosamente, de se definir como um projecto reformista – porque essa é a antítese do PS.
PS

PS. Secretariado da Federação da Guarda demite-se

Os 15 elementos demitem-se por acharem que não estavam reunidas as condições para continuar o trabalho que pretendiam. Queriam ser ouvidos durante a elaboração da lista de candidatos do partido.
Política

Pedro Nuno Santos criticou atuação em Braga

O dirigente socialista criticou a escolha dos candidatos do seu partido em Braga. Defende uma excessiva intervenção da direção do seu partido. António Costa respondeu às críticas.
PS

PS candidata quase metade do atual Governo

175
Comissão Política Nacional do PS aprovou por 88% as listas às legislativas. Costa saudou o cumprimento de 40% da quota de género. Diz que renovou face a 2015, mas há 45% de candidatos bem conhecidos.
Eleições

Ferro e Centeno na lista para deputados em Lisboa

Ferro Rodrigues e Mário Centeno integram respetivamente em terceiro e em quinto lugar a lista de candidatos a deputados do PS por Lisboa, liderada por António Costa.
PS

Santos Silva é cabeça de lista por Fora da Europa

Líder socialista vai fazer avançar uma carta de peso por um círculo menos óbvio, apontando o MNE Santos Silva a cabeça de lista por um círculo onde o PS não elege desde 1999.
PS

PS. Costa e Ana Catarina Mendes cabeças de lista

Listas de candidatos a deputados do PS serão aprovadas na terça-feira. Costa e Ana Catarina Mendes repetem liderança. Mário Centeno e Ferro Rodrigues também deverão integrar lista do PM.
PS

Capoulas Santos em Évora e Jamila Madeira em Faro

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e a coordenadora da bancada do PS para a área da saúde, Jamila Madeira, vão encabeçar respetivamente as listas de candidatos a Évora e Faro.
Programa Eleitoral do PS

Desafio a PGR, asas para Centeno e Constituição

572
António Costa já tem programa para ir a votos em outubro e apresentou-o num discurso longo onde destacou o combate à corrupção com avisos para a procuradora e o uso dos instrumentos legais nesta luta.
Programa Eleitoral do PS

O programa das promessas. E as caras do PS 19/23 /premium

901
O PS avança para eleições a prometer um salto de 56% no investimento na próxima legislatura, mais na função pública e menos nos impostos. Contas certas são para manter. E PPP e sem regionalização.
PS

"Artífice das cativações" já só fala em investir

Não, não é Mário Centeno. Aliás, foi o próprio ministro que apelidou assim o seu secretário de Estado do Orçamento, em tom de orgulho. João Leão falou a seguir para tentar fugir à alcunha.
PS

PS. Vieira da Silva não se vai recandidatar

1.540
Em entrevista ao Expresso, o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social diz que chegou a altura de dar o lugar a novos deputados. Garante que a decisão nada teve a ver com a filha.
PS

Marta Temido vai ser cabeça de lista por Coimbra

993
A ministra da Saúde vai encabeçar a lista socialista pelo círculo eleitoral de Coimbra nas próximas eleições legislativas, disse à agência Lusa a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.
PS

Ferro confirma disponibilidade para ser deputado

355
A informação tinha sido avançada ao Observador por António Costa e no final da última sessão da legislatura, Ferro Rodrigues confirmou que vai voltar a candidatar-se no círculo de Lisboa.
Pedro Marques

Vichyssoise com Pedro Marques em Estrasburgo

114
Pedro Marques foi o convidado do último Vichyssoise. O eurodeputado do PS pede uma maioria absoluta ao partido e aposta numa posição relevante de Portugal na próxima Comissão Europeia.
Vichyssoise

Benfica ou maioria? "Maioria absoluta, já!"

Em entrevista a partir de Estrasburgo, Pedro Marques admite que pasta dos Fundos Europeus é "interessante", mas não diz se é para ele. Mais mulheres na Comissão, sim, e maioria absoluta para o PS "já"
António Costa

O melhor da entrevista a António Costa

Para o primeiro-ministro, Centeno no FMI é "uma hipótese que não pode deixar de considerar". Em entrevista ao Observador, promete alivio no IRS e averiguar as relações familiares no governo.
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
Primeiro-Ministro

Costa promete alívio no IRS para classe média /premium

308
Na entrevista ao Observador, o primeiro-ministro falou do arraso do Tribunal de Contas ao Revita, da ida de Centeno para o FMI, da redução de impostos para a classe média, de Marcelo e do familygate
Rádio Observador

"Muitas vezes eu e Mário Centeno discordámos"

819
Numa entrevista de uma hora, o primeiro-ministro falou do arraso do Tribunal de Contas ao Revita, da ida de Centeno para o FMI, do aumento das deduções no IRS para quem tem mais filhos e do familygate
Sondagens

PSD 14 pontos atrás do PS. CDS a um ponto do PAN

844
Sociais-democratas até conseguiram subir meio ponto percentual nas intenções de voto, em comparação com a sondagem anterior da mesma Aximage, mas o PS conseguiu avançar dois pontos percentuais.
Infraestruturas

PS quer ponte sobre o Tejo entre Chelas e Barreiro

3.864
Proposta do grupo parlamentar do PS prevê ressuscitar a terceira travessia sobre o Tejo, um projeto que o Governo de José Sócrates chegou a levar a concurso, mas abandonou um ano e meio depois.
Política

PSD admite votar contra Lei do lóbi

Consenso entre todos os grupos parlamentares permite que a lei do lóbi seja reapreciada já na sexta-feira, último dia de plenário antes das férias de verão, mas PSD deverá alterar sentido de voto.
PS

Listas do PS. Pedro Nuno número um por Aveiro

113
Ministro das Infraestruturas volta a ser indicado por António Costa para liderar a lista de candidatos a deputado por Aveiro. Raúl Castro é número um em Leiria e João Azevedo (Mangualde) em Viseu.
Eleições

Líder da Federação do PS/Guarda demite-se

O presidente da Federação Socialista da Guarda, Pedro Fonseca, disse que vai demitir-se do cargo depois de chumbo da lista de candidatos às eleições legislativas, liderada por Ana Mendes Godinho.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. PS quer 'culpar' também Celeste Cardona

Entre as várias propostas de alteração que o PS propõe está a inclusão de Celeste Cardona (ministra do CDS-PP) entre os administradores que tiveram intervenção nos créditos mais problemáticos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)