PS

Debate Quinzenal

Direita ataca com greves e esquerda estranha

Debate quinzenal não passou ao lado da tensão social dos últimos dias, em especial da greve de enfermeiros que Costa condena. Mas desta vez, foi a direita que trouxe a rua para o plenário.
Debate Quinzenal

Costa: greve dos enfermeiros "não é aceitável" - como aconteceu

118
Numa resposta ao PSD, o primeiro-ministro disse que "ninguém pode morrer porque há o exercício do direito à greve" e considerou que a paralisação dos enfermeiros "não é aceitável"
Presidente da República

Três ou quatro Marcelos e Direita nenhuma

Os discursos oficiais de Marcelo são isso: mudar para não termos que mudar demasiado. E foi uma pena que comentadores e jornalistas não os tenham lido como um corpo.
PS

Delegação do PS informada do desvio de fundos /premium

216
Carlos Zorrinho, chefe da delegação do PS em Bruxelas, é uma das três testemunhas indicadas na denúncia à PGR. Ex-assessor de eurodeputados diz que informou um "responsável da delegação em 2016".
Associação Sindical os Juízes Portugueses

Juízes denunciam "controlo político" dos processos

726
Associação sindical lembra "atos praticados no Parlamento" e aponta "atitude defensiva" de PS e PSD.
PCP

Jerónimo pede voto no PCP para travar políticas PS

643
Secretário-geral do PCP pediu reforço da votação no partido nas legislativas de 2019, sublinhando que essa é a única forma de continuar a impedir que o PS imponha as suas políticas.
Bloco de Esquerda

Bloco acusa PS de querer "recuar" na habitação

240
A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu que é urgente uma regulação de preços na habitação. E alerta que o PS tem a direita como "muleta" no parlamento.
Assembleia Da República

Grupo Parlamentar do PS: na hora da despedida /premium

446
Partidos como o PS e o PSD gostam de ter independentes nas listas mas, passadas as eleições, aos que ficam no parlamento, não lhes dão boas condições para trabalhar nem lidam bem com a sua autonomia.
Primeiro-Ministro

Costa vende modelo português a parceiros europeus

2.450
O primeiro-ministro português acredita que a melhor estratégia para ganhar as eleições, incluindo as europeias, é defender os valores socialistas ao mesmo tempo que se apresenta resultados.
Mário Centeno

Centeno quer debater euro durante as Europeias

Presidente do Eurogrupo quer que reforma da zona euro seja um dos assuntos centrais no debate das Europeias e pintou um cenário otimista, desvalorizando o travão da economia em 2018.
PS

Oposição eslovaca não conseguiu chegar a Costa

Líder de partido da oposição eslovaca pediu, em Helsínquia, ajuda a Rio para protesto em Lisboa. Aljoz Hlina queria audiência com Costa, que não foi concedida, mas distribuiu flyers
PS

Ana Gomes interrompe Muscat: "Vergonha!"

4.659
Ana Gomes interrompeu discurso de primeiro-ministro maltês e disse o nome da jornalista assassinada em Malta enquanto investigava caso de corrupção que envolvia o governo de Joseph Muscat.
Reino Unido

Corbyn elogia Costa por combater austeridade

1.626
Líder do Partido Trabalhista vê na "geringonça" um exemplo de combate à austeridade a repetir por toda a Europa e elogia Costa por ter quebrado o "feitiço da austeridade":
Parlamento

Trigo Pereira sai contra paternalismo do Governo

356
Deputado não renuncia ao mandato para que foi eleito em 2015. Afasta-se da bancada socialista, onde estava como independente desde as últimas eleições legislativas, e fica como deputado não-inscrito.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE:"Não podemos ser ambíguos sobre autoritarismo"

982
Três dias depois de receber Xi Jinping, MNE diz que socialistas não podem "ser ambíguos" na hora de combater regimes autoritários, sejam eles de esquerda ou de direita, asiáticos ou sul-americanos.
António Costa

Costa afirma que coesão aproxima UE aos cidadãos

O primeiro-ministro afirmou que é a política de coesão que aproxima a União Europeia aos cidadãos, já que é assim que Bruxelas chega à "rua de cada um" e que melhora as condições de vida.
PS

"O segredo" de António Costa, segundo Zorrinho

185
Fernando Medina desafiou os socialistas europeus a fazerem sempre o Congresso em Lisboa. Já Zorrinho, inspirado em Costa, revelou "o segredo" para os socialistas chegarem e se manterem no poder.
PS

Partido Socialista Europeu reúne-se em Lisboa

O XI Congresso do Partido Socialista Europeu começa esta sexta-feira. Fernando Medina abre o Congresso e Frans Timmermans, candidato a presidente da Comissão Europeia, irá encerrá-lo no sábado.
União Europeia

Costa: "Não sou defensor do Tratado Orçamental"

O primeiro-ministro encerrou, com Pierre Moscovici, o ciclo de encontros com os cidadãos para discutir o futuro da UE. E foi ao lado do comissário que voltou a afirmar-se contra o Tratado Orçamental.
PS

Elza Pais na estrutura feminina europeia PES Women

350
A escolha foi feita durante a conferência anual do PES Women, que decorreu na capital portuguesa e versou sobre a "violência contra as mulheres na política: um custo para a democracia".
Deputados

César responde a Negrão: "Indelicado e grave"

1.217
Carlos César responde a Negrão: reembolso da deslocação dos deputados às ilhas não é comparável aos registos e moradas falsas. E insiste que deputados fraudulentos não têm lugar na bancada do PS.
Parlamento

Negrão acusa César de não ter moral para falar

1.748
Líder parlamentar do PSD não gostou de ouvir o presidente da bancada do PS a dizer que deputado seu com uma falsa presença não se manteria no grupo. Negrão ripostou com caso das viagens às ilhas.
Eleições Legislativas

PSD e PS de acordo com data para legislativas

Depois das respetivas audiências com o Presidente da República, o PS e o PSD revelaram estar de acordo que a data das eleições legislativas se realizem a 6 de outubro.
Congresso do PS

PS espera que congresso resulte em unidade 

O discurso de Fernando Medina durante a cerimónia de abertura, sexta-feira, e a intervenção de António Costa no encerramento do congresso, no sábado, são os dois momentos mais esperados.
Câmara Municipal Lisboa

Candidata com cargo falso em CV arrisca processo

6.722
Candidata à JS declarou, no currículo entregue na CML, que tinha sido assessora na junta de Benfica. Presidente da junta e contrato desmentem informação. Begonha arrisca procedimento criminal.
Parlamento Europeu

Ana Gomes confirma falsificação de assinatura

1.746
Eurodeputada socialista diz que nunca assinou documentação do Parlamento Europeu que está na origem do alegado desvio de mais de 20 mil euros. Funcionário do PS é suspeito do desvio e da falsificação.
PS

Investigado desvio de fundos de funcionário do PS /premium

5.280
Funcionário do PS suspeito de desviar 20 mil euros de subsídios pagos em dinheiro vivo pelo Parlamento Europeu para viagens de eleitores. Desvio ocorreu em 2014/2015 mas irregularidades têm mais anos.
Orçamento do Estado

PSD "apoia" ajuste direto no São João

Bancada socialista admite que proposta de alteração ao Orçamento do Estado possa contar com o voto favorável de todos os partidos.
Orçamento do Estado

Sete horas animadas na monotonia das castanholas

O primeiro de três dias de votações do OE para 2019 durou cerca de sete horas e acabou perto das 22h00. Houve monotonia das castanholas, bolachas integrais como ração de combate e a falha da AR TV.
Governo

Vídeo em direto/ Costa responde a perguntas de cidadãos

A Universidade do Minho é palco do terceiro encontro do Governo com os cidadãos. Primeiro-ministro voltou a reunir o executivo para responder a perguntas.
Governo

"Não assumimos compromisso de recompor a história" - como aconteceu

170
À imagem dos anos anteriores, o Governo assinalou o seu terceiro aniversário com mais uma sessão de perguntas dos cidadãos. Dos professores a Borba, Costa e os seus ministros foram postos à prova.
Orçamento do Estado

Direita acusa Governo de "inventar custos" 

Arrancou debate do Orçamento na especialidade. Direita acusa Governo de "inventar custos", Governo ataca com passado. Carreira dos professores é tema mais polémico do dia e fica nas mãos do PSD
Governo

Governo diz ter iniciado 90% das suas medidas

No balanço de três anos de governação, o Executivo de António Costa afirma ter dado início a cerca de 90% das quase 1.100 medidas do programa. Governo tomou posse a 26 de novembro de 2015.
Jornadas Parlamentares PS

César ataca a direita, mas sobretudo "os outros"

948
No encerramento das Jornadas Parlamentares do PS em Portimão, Carlos César não foi brando com a direita, mas também não poupou a esquerda "ansiosa" com eleições e impreparada para o Governo.
PS

O fantasma de Guterres paira sobre Costa /premium

779
Convém recordar que, desde o 25 de Abril, o PS nunca governou mais de seis anos seguidos. Nunca conseguiu aguentar no governo duas legislaturas seguidas, só enquanto o ciclo económico foi favorável.
Orçamento do Estado

PS aceitará agravamento da derrama de IRC e AIMI

574
Socialistas preparam-se para aceitar a proposta do PCP para criar um novo escalão na derrama do IRC, para empresas com lucros entre 20 e 30 milhões. E vão aprovar agravamento do imposto Mortágua.
Orçamento do Estado

Ouro para CDS e prata para PSD, diz Costa

330
Nas jornadas parlamentares do PS, Costa distribuiu as medalhas do "campeonato do despesismo orçamental". Poupou o bronze ao PCP, mas avisou que eleições não podem fazer "deitar tudo a perder""
Orçamento do Estado

OE2019. Carlos César preocupado com "indisciplina"

Referindo-se a uma possível aprovação na especialidade das propostas da oposição, Carlos César disse estar preocupado "com alguma indisciplina do ponto de vista orçamental".
Governo

Vídeo. Costa em mega-conferência de imprensa

Durante cerca de uma hora, o primeiro-ministro vai responder a pelo menos 15 perguntas colocadas por jornalistas. A conferência de imprensa decorre na Casa Allen, no Porto. Veja aqui em direto.
Governo

Costa: "OE sem cativações é carro sem travões" - como aconteceu

1.026
Primeiro-ministro, que falou mais de uma hora e meia, reforçou que não quer Bloco e PCP no Governo, defendeu as cativações e disse que Governo não vai a Borba para "não atrapalhar" operações.
PS

Deputados do PS vão debater orçamentos futuros

Os deputados socialistas reúnem-se a partir de esta sexta-feira, e até domingo, em jornadas parlamentares, no Algarve, para debater os orçamentos do futuro em Portugal.
Maioria de Esquerda

A maioria absoluta que Costa precisa /premium

304
A estratégia do primeiro ministro dos últimos quase quatro anos não pode ser replicada por mais quatro. Para continuar no poder com sucesso António Costa precisa de ter uma maioria absoluta.
António Costa

Costa volta a afastar governo com Bloco e PCP

129
O máximo que António Costa admite são "evoluções", na relação com BE e PCP. Em entrevista à Lusa, afasta a ideia de um governo com o Bloco e diz que prefere uma nova "geringonça"
Parlamento

OE2019. PS pede votos responsáveis e racionais

Carlos César afirmou que "confia muito" na aprovação final global da proposta do Governo. O líder parlamentar do PS alegou estarem em causa "milhares de milhões de euros" de acréscimo de despesa.
Energia

Novo diretor de Galamba foi afastado por falhas 

6.164
Novo Diretor-Geral de Energia, nomeado por João Galamba, tinha sido afastado em março de um cargo na DGEG por supostas falhas no exercício de funções, por decisão do diretor que ele agora substitui.
Energia

João Galamba afasta Diretor-Geral da Energia

389
Com a chegada de João Galamba à pasta da energia já há mexidas. O diretor-geral da Energia, nomeado pelo anterior secretário de Estado, foi afastado. Ministério fala em reestruturação.
Rui Rio

Pode António Costa salvar o PSD? /premium

465
Se o PSD e o CDS representam alguma coisa, é o repúdio do domínio socialista do Estado. Por isso, a oportunidade da direita democrática em Portugal se afirmar e crescer não é com o PS, mas contra o PS
Ministério da Cultura

Touradas. Graça Fonseca diz que tema não angustia

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou que olha "com pouca angústia" para a polémica em torno do IVA sobre a tauromaquia e que, enquanto titular da pasta, "não há fragilidade" sobre a matéria.
Luís Marques Mendes

"César divergiu deliberadamente de António Costa"

O Conselheiro de Estado afirmou que a posição de Carlos César quanto ao IVA nas touradas foi "uma divergência assumida de forma deliberada" do socialista contra António Costa.
Orçamento do Estado

Touradas. Costa "satisfeito" com liberdade de voto

821
Carlos César assumiu divergência com governo sobre touradas e avançou com proposta para reduzir o IVA daqueles espetáculos. Costa não gostou. Agora, mostra-se satisfeito por PS dar liberdade de voto.
Governo Regional da Madeira

"Estamos a abalar um sistema montado há 40 anos" /premium

2.087
Paulo Cafofo, presidente do Funchal, prepara-se para disputar o governo regional como independente apoiado pelo PS. Diz que "Na Madeira, há deceção e muito cansaço". Entrevista de Maria João Avillez
Direito de resposta

Direito resposta: "O Observador faltou à verdade"

Por deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, republicamos o direito de resposta de Vítor Tito Aguiar Reis Pinto e BBZ.
Orçamento do Estado

Touradas. César admite "divergência" com Costa

168
Líder parlamentar do PS admite "divergência" com governo na descida do IVA para as touradas e insiste que haverá liberdade de voto no PS. É a direção da bancada que decide, diz.
Orçamento do Estado

PS quer alargar regime de reforma antecipada à CGA

O PS quer que o governo alargue, até ao final de junho de 2019, o novo regime de reformas antecipadas àqueles que descontaram para a Caixa Geral de Aposentações, e não apenas para a Segurança Social.
Espetáculos

Promotores querem descida do IVA para espectáculos

Em causa está o anúncio feito pelo PS de que apresentará uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado (OE) para 2019 para uma descida da taxa de IVA das touradas de 13% para 6%.
PS

PS avança com proposta para acelerar obras

A proposta do PS para acelerar o processo passa por autorizar um ajuste direto das obras e a dispensa do visto prévio do Tribunal de Contas, disse o líder do Grupo Parlamentar, Carlos César.
PS

Costa contra proposta do PS para touradas

974
Costa pede o chumbo de proposta do PS. Bancada socialista avançou com proposta para reduzir IVA das touradas para 6%. Primeiro-Ministro diz-se "muito surpreendido" e admite disciplina de voto
Orçamento do Estado

PS contraria ministra e quer IVA a 6% nas touradas

4.274
PS quer alargar aos espectáculos de tauromarquia a taxa reduzida de IVA e dá liberdade de voto. Na última vez que Parlamento votou fim das touradas, 20 deputados do PS não se opunham.
Orçamento do Estado

OE: CGTP avisa que "há dois pesos e duas medidas"

Arménio Carlos esteve com Carlos César, mas saiu sem sinais de aceitação das reivindicações da CGTP para o debate na especialidade do Orçamento. E acusa PS de beneficiar setor financeiro.
João Galamba

Portugal quer vender reservas de urânio

As reservas de urânio não são estratégicas porque não há planos para haver produção de energia nuclear em Portugal. Em estreia no Parlamento, João Galamba diz que são para vender.
Bloco de Esquerda

Onde está a moderação do Bloco? /premium

920
O Bloco não está mais moderado: está até, na recusa do pluralismo, muito mais radical. Antes, atacava as “políticas de direita”. Agora, ataca a ideia de que possa haver uma “direita”.
PS

Votos. Portugal tem de estar atento a manipulação 

401
José Magalhães, deputado socialista e antigo secretário de Estado, defende que Portugal não pode ficar descansado com as manipulações de voto que vão acontecendo por todo o mundo.
Catarina Martins

No PS há quem veja o BE como problema para maioria

173
Catarina Martins considera que há setores do PS que entendem que o BE "pode ser um problema para o objetivo da maioria absoluta" nas próximas eleições legislativas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)