455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

PS

Vichyssoise

"Não podemos entreter problemas. É preciso agir"

Em entrevista, Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, diz que é urgente encontrar respostas para os problemas na Saúde e que não é tempo de mais "planos", "comissões" e "burocracia".
Fora do Baralho

E os ovos cozidos, Graça Freitas?

A receita à Brás da DGS para o verão e Marcelo, o ajudante de cozinha. Ucrânia já é candidata à UE: Costa ficou no apeadeiro. E ainda o caso da criança que morreu em Setúbal: "Cobertura monstruosa".
A História do Dia

Quem é Marta Temido, a ministra que Costa segura?

Ganhou protagonismo no combate à pandemia mas foi alvo de todas as críticas nas últimas semanas por causa das carências no Serviço Nacional de Saúde. Quem é a ministra da saúde e qual o seu futuro?
Resposta Pronta

Conselho Europeu. "Faltou mais proatividade"

Eurodeputado do PS Manuel Pizarro afirma que decisão de atribuir estatuto de país candidato à Ucrânia e Moldávia deve orgulhar União Europeia, porque dá provas da importância e fibra da instituição.
Governo

Temido. Entre "resiliência" e "ambição desmedida"

Na pandemia "ganhou lutas" no Conselho de Ministros. É atacada por ser "muito ambiciosa" e elogiada por ser "rija". Retrato da ministra debaixo de fogo (que ouvia o hino da Intersindical para acalmar)
Assembleia Da República

"Na Saúde, o PS e PSD andam unha e carne"

O deputado do PCP, João Dias critica o regresso "do velho PS", que "prepara o regresso às PPP" na saúde e garante que o PCP "não se sente enganado" porque sempre soube o que defende o PS.
O sofá do parlamento

PCP. "Agora identificamos o velho PS"

O deputado do PCP, João Dias, diz que o "velho PS" está de regresso e que as opções notam-se na área da saúde, onde diz que o Governo está a "preparar um regresso às PPP".
Contra-Corrente

Assim Costa não chega ao fim da legislatura

O primeiro debate com Costa “maioria absoluta” foi mau demais e mostrou-nos um primeiro-ministro cansado, repetitivo, como que enfadado, sem paciência, quase com vontade de sair daqui – de fugir daqui
Emissão Especial

Livre. Subida nas estatísticas da UE "será ilusão"

Rui Tavares prevê que Portugal se aproxime das médias sobre o PIB per capita depois da entrada de novos países na UE. Mas fala em "ilusão estatística" e lembra "realidade nos países mais avançados".
Noticiário

17h. Costa reconhece falhas mas segura Temido

António Costa diz que falhas do SNS "são inaceitáveis", mas afirma: "a responsabilidade do que aconteceu é do primeiro-ministro". PSD fala em "gestão danosa".
Emissão Especial

IL. "Governo sem energia, está à espera do quê?"

João Cotrim Figueiredo critica falta de "energia reformista" da maioria absoluta socialista. Presidente da Iniciativa Liberal acusa Costa de não aplicar as reformas "que preocupam os portugueses".
Parlamento

PS e PSD unem-se e adiam debate sobre quinzenais

A pedido do PSD, a discussão sobre o novo modelo de debates com primeiro-ministro foi adiado para depois da confirmação de Montenegro como líder. Parlamento com menos de um mês para aprovar regimento.
Parlamento

Sem resposta do TC, PS recua no artigo 6.º

PS, Chega e IL apresentaram projetos com alterações ao artigo 6.º na Carta de Direitos Humanos na Era Digital. Socialistas estão dispostos a recuar e ficam muito mais próximos das restantes propostas.
Contra-Corrente

Isto não é um problema Temido, é um problema Costa

Há cada vez mais gente a pedir a demissão da ministra da Saúde, até porque ela sabe que caminhamos para o abismo e insiste em dar passos em frente. Mas não nos esqueçamos da responsabilidade de Costa.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Até quando Marta Temido?

Costa não gosta de deixar cair ministros que lhe são próximos, mas no PS são cada vez mais as vozes críticas. Até quando se vai segurar a ministra da Saúde? Uma questão que começa a ganhar forma.
Guerra na Ucrânia

PS favorável a estatuto de candidato da Ucrânia

PS considera positivo que seja dado "um sinal político forte" à Ucrânia sobre o seu estatuto de país candidato à adesão à União Europeia, mas relembra que será um "será um processo longo".
Descentralização

PS reativa comissão para descentralização

A deputada socialista Susana Amador propôs a reativação da Comissão de Acompanhamento da Descentralização com o objetivo de ajudar o processo de descentralização que ocorre com as autarquias.
Orçamento do Estado

OE2022. PS congratula-se com promulgação

João Torres defende que o documento do Orçamento do Estado para 2022 "cumpre escrupulosamente os compromissos que o PS assumiu na campanha eleitoral".
PS

Deputado do PS defende demissão de Temido

Em programa de comentário na CNN, Sousa Pinto é taxativo: o país "já não tem confiança" em Temido e não acredita que venha a ser "protagonista" de reformas no SNS. É a primeira voz no PS a fazê-lo.
Fora do Baralho

"Não foi só Marta Temido que acabou com as PPP´s"

Analisamos as limitações do SNS, os manuais escolares sobre o fim da URSS, o plano do BCE para travar a subida dos juros da dívida, o encontro do PM com Boris Johnson e o debate na AR sobre habitação.
Emigração

PS quer alterar lei de votos dos emigrantes

Deputado Paulo Pisco fala na necessidade de "resolver algumas dificuldades que existem em domínios como o atendimento consular" e outras alterações na lei do Conselho das Comunidades Portuguesas.
PS

César adia reunião para não fazer o mesmo que PSD

Presidente do PS marcou a Comissão Nacional do partido para o fim de semana do congresso do PSD, mas vai alterar para evitar coincidência de datas.
Porto

PS/Porto propõe agentes vocacionados para a Movida

O partido apresentou sete propostas na revisão do regulamento da Movida, que visam melhorar as condições para os moradores "sem colocar em causa a atividade comercial da Movida".
Macau

PS acusa Ordem dos Solicitadores de discriminação

O partido diz ter tomado conhecimento de que a Ordem dos Solicitadores está a bloquear o acesso a plataformas digitais aos cidadãos portugueses residentes na China e na região administrativa de Macau.
E o vencedor é...

O mundo a olhar para nós: "estranha forma de vida"

Caímos 6 posições no ranking de competitividade. Consequência da nossa forma de estar. E qual o pior indicador? Eficiência governativa. Por falar em eficiência, voltamos ao tema "aeroporto de Lisboa".
Fact Check

PS/IL chumbaram aumento extraordinário de pensões?

Publicação no Facebook acusa partido do governo de não ter cumprido com promessa eleitoral. O chumbo na assembleia da republica terá contado com o apoio da IL. A informação está errada.
Noticiário

3h. Zelensky: "Ainda não recebemos todas as armas"

Num vídeo publicado esta noite, o presidente ucraniano diz ainda que a batalha do Donbass vai "definir o resto do conflito". E ainda, PSD aponta culpas ao governo pelos atrasos no aeroporto de Lisboa.
Noticiário

1h.Hospitais de norte a sul com urgências fechadas

Problemas que o Bastonário da Ordem dos Médicos recusa que tenham origem nas férias dos especialistas. E ainda, PSD responsabiliza PS pela crise no Serviço Nacional de Saúde.
Açores

Açores: PS teme ameaça à produção de queijo

Socialistas dizem que medidas para desincentivar produção do leite, promovidas pelo executivo regional, podem resultar no prejuízo da produção de queijo de São Jorge.
Migrantes

Portugal com novos centro de apoio a migrantes

Esta terça-feira celebrou-se em Mangualde a abertura do 150º CLAIM. Ana Catarina Mendes espera que até ao fim do ano estejam em funcionamento 155 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes.
Noticiário

21h. PSD responsabiliza PS pela crise no SNS

Rui Rio, ainda presidente do PSD, considera que o Governo está a contribuir para a degradação do Serviço Nacional de Saúde, porque está contra uma cooperação entre os setores público e privado.
PS

PS reúne Comissão Nacional

Comissão Nacional do PS vai reunir-se no dia 2 de julho para analisar a situação política e aprovar calendário. António Costa irá interveir na sessão.
Contra-Corrente

A Administração Pública é um plano de contingência

Os melhores já não querem ser funcionários públicos, a Administração Pública está cada vez maior e cada vez mais ineficiente – da saúde à educação. E o pior é que o Governo não sabe sequer o que fazer
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Para quê um responsável de Comunicação?

O Governo anunciou João Cepeda como novo responsável da comunicação, mas surge a questão: para quê se António Costa já tinha Marcelo Rebelo de Sousa?
O Bom, o Mau e o Vilão

Se era tão fácil, porque é que não fizeram antes?

A Provedora de Justiça (que recorreu ao Constitucional), Carlos Moedas (que não acabou com uma péssima tradição) e António Costa (que devia responder a perguntas) são o Bom, o Mau e o Vilão.
João Galamba

O Galambarrasco

Pelos vistos, não é só na Educação que os sonsos do Governo optam pelo privado. Também é na má educação.
Explicador

SNS. "É preciso reconhecer problemas estruturais"

O deputado do PSD Ricardo Baptista Leite diz que nada foi feito pelo Governo para "corrigir falhas estruturais" de anos. A socialista Maria Antónia Almeida Santos fala de uma "situação pontual"
Fora do Baralho

"Este país é ou não é para jovens?"

O PCP e o fim das sanções à Rússia, António Costa e os combustíveis, a falta de recursos humanos no Banco de Fomento e o corte no apoio a quem precisa de ajuda alimentar. E que futuro para os jovens?
África do sul

África do Sul. Portugeses "sentidos" com Marcelo

O dirigente da Academia Mãe do Bacalhau de Joanesburgo, Rogério Nascimento, disse que a comunidade portuguesa no país "está sentida" pela não visita ao país do PR durante o Dia de Portugal.
O sofá do parlamento

"Bancada não se vai insurgir contra Montenegro"

O deputado Hugo Carvalho foi uma das apostas de Rui Rio mas não acredita que "a bancada se insurja" contra o novo líder. O vice-presidente da bancada admite ainda que possam existir mudanças.
Violência Doméstica

PS quer iniciativas contra a violência doméstica

O PS quer iniciar ciclo de iniciativas legislativas contra a violência doméstica e Brilhante Dias afirmou que o objetivo é abordar aquilo que se pode "melhorar" no combate a este crime.
Tribunal Constitucional

Alteração no modelo de eleição do TC agrada ao PS

Líder parlamentar do PS revelou que, entre os deputados socialistas, alteração da eleições dos juízes do Constitucional "recolhe simpatia". Mas partido não está a preparar nenhuma iniciativa.
Contra-Corrente

O que gostaríamos de ouvir neste 10 de Junho

Comemora-se amanhã mais um 10 de Junho e agora, que deixamos a pandemia para trás e o governo deixou de ter alibis, é a boa altura para o Presidente ser mais directo e mais assertivo. Uma vez na vida.
PS

Resolver e contornar

Na presumível impossibilidade de uma refutação do artigo e da entrevista de Cavaco, recorre-se ao exercício que consiste em atacar o carácter do autor do texto. O truque é velho como a humanidade.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.