PS
Ambiente

Governo e AICEP querem desenvolvimento de baterias

187
No programa Prós e Contras sobre o caso do lítio, João Galamba revelou que o Governo e a AICEP estão em "negociações com uma empresa para desenvolver uma tecnologia de baterias".
Parlamento

Esquerda situacionista quer calar 192.679 cidadãos /premium

1790
O PS, Bloco e PCP querem controlar quem fala, querem determinar o que é politicamente correto pensar e querem zelar para que o espírito do socialismo condicione o pluralismo inerente à democracia.
PS

Cafôfo filiou-se no PS e quer ser líder na Madeira

O ex-presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo filiou-se no PS em 08 de novembro, proposto pelo secretário-geral, António Costa, e diz ter "empenho e vontade" de liderar o PS/Madeira.
PS

Salários no pré-crise, mas sem "pés de barro"

O líder socialista reuniu-se com os militantes do partido em Lisboa para fixar prioridades para a legislatura. À cabeça, "política salarial". Costa chama à liça não só patrões mas também sindicatos.
Entrevista

"Problemas para o Governo não virão de Belém" /premium

1229
Presidente da AR já meteu papéis para a reforma e quer gozá-la depois deste mandato, diz em entrevista ao Observador. E acredita que não será de Belém que virão os maiores problemas para o Governo.
Fernando Medina

Medina desmente vir a ocupar pasta das Finanças 

230
Fernando Medina desmente rumor avançado por Marques Mendes. Vê-se "como presidente da Câmara" e não como ministro das Finanças e considera a discussão "um pouco bizarra".
PS

Lacão na Transparência e Neto Brandão nas Finanças

273
Fonte oficial do Grupo Parlamentar do PS adiantou à Lusa que o deputado Filipe Neto Brandão e o antigo ministro Jorge Lacão foram escolhidos para presidir a duas das 14 comissões parlamentares.
PS

Costa apresenta programa do Governo aos militantes

António Costa fará a apresentação do programa do Governo na sexta-feira, em Lisboa, Mário Centeno na Moita e Augusto Santos Silva em Santo Tirso.
Novo Governo

Se isto não é um pesadelo, o que será um pesadelo? /premium

510
O gigantismo do governo é uma decorrência da natureza deste PS, e o mais assustador é a que a sua forma de pensar é mesmo a que lhes convém para, sem problemas de consciência, tomarem conta disto tudo
PCP

Jerónimo acusa PS de denegrir CDU em Almada

374
O líder do PCP lança acusações duras ao PS, afirmando que os socialistas mancham a imagem de "honestidade e competência" dos comunistas na gestão de autarquias, em particular na de Almada.
Programa de Governo

Programa de Governo. Centeno fora de debate 

O debate do programa do XXII Governo Constitucional será aberto na quarta-feira pelo primeiro-ministro e encerrado na quinta-feira pela intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros.
Minas

#Lítioo /premium

208
Temos o melhor lítio do mundo, mas os piores lobistas do lítio do mundo. É óbvio que é bom ter um ex-governante socialista para ajudar a desbloquear um negócio. Mas não pode ser qualquer um.
Lei Eleitoral

Isto está tudo ligado

Face à nossa incapacidade, enquanto sociedade civil, de agir, é talvez altura de recordar Miguel Torga: “Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados.” Os partidos políticos agradecem.
PS

BE escuta, daqui António: "Amigo não empata amigo"

139
Líder socialista reuniu órgão máximo entre congressos para eleger substituto de Ana Catarina Mendes e analisar resultados eleitorais. Nota-se que já não precisa do BE. E até lança desafio ao PSD.
PS

O partido-Estado /premium

2253
O PS não é um partido de esquerda nem de direita; é simplesmente um partido para estar no Estado e para usá-lo em seu benefício. No PS já não há ideologia nem doutrinas. Há spin doctors e boys e girls
Programa de Governo

CRESAP, carreiras, ambiente e touradas 

111
As alterações face ao programa eleitoral são mínimas, mas significativas. Veja o que entrou no programa de Governo, o que desapareceu e os pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença
Novo Governo

Um brinde à esquerda, outro para os ecologistas

236
Costa promete não governar para eleições. Aposta tudo num Governo estável e faz já duas vontades a parceiros: salário mínimo e descarbonização da produção elétrica. Quer manter relação leal com Belém.
Parlamento

Parlamento dia 1: "Desculpe, como é que se entra?"

468
Corrupio nos corredores e muitos passos hesitantes num Parlamento onde abundam caloiros. Do comando inédito de Mariana Mortágua, às memórias de Rio, passando pelo beijinho de Roseta, a mãe.
Programa de Governo

PS tenta agradar à esquerda no Programa do Governo

655
Documento que será aprovado no sábado vai conter ideias que tentam ir ao encontro de algumas das propostas que PCP, BE, Livre e PAN colocaram em cima da mesa negocial. Círculos de um só deputado caem.
PS

"Governo é para 4 anos, comigo não há pântanos"

124
Costa reuniu-se com nova bancada parlamentar a quem pediu trabalho "para garantir a estabilidade" e vê em Ana Catarina Mendes perfil para negociar à esquerda. Sábado reúne o Governo e aprova programa.
Assembleia Da República

Deputadas afrodescendentes apontam para "nova era"

1933
"Há uma enorme consciência dos estudantes de que nós estamos a inaugurar uma nova era", diz Joacine Katar Moreira, que considera que é um "momento histórico".
PS

Raízes /premium

O PM sinalizou que o PS se mantém fiel à “marca” da casa. Às suas raízes. Mesmo que na sua mente não tenha ocorrido afastamento da órbita social-democrata, Costa quis lembrar a matriz. Fez bem.
Partidos e Movimentos

PS vai eleger secretário-geral adjunto

A reunião da Comissão Nacional do PS servirá para eleger José Luís Carneiro, que deverá ocupar o lugar de Ana Catarina Mendes. Será também discutida a situação política.
PS

César salienta autonomia dos deputados do PS

"Fomos, finalmente, contribuintes líquidos dos ganhos alcançados aos mais diversos níveis e sufragados nas eleições legislativas", escreveu o líder cessante da bancada socialista, Carlos César.
PS

Cafôfo disponível para candidatura ao PS/Madeira 

"Após as eleições de 22 de setembro, tomei a decisão de me filiar no Partido Socialista, mas esse momento ainda não aconteceu", disse Paulo Cafôfo, vincando a disponibilidade para liderar o PS/Madeira
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
Novo Governo

Governo "ajustado à conjuntura" e sem familiares

731
A garantia é do primeiro-ministro que diz que este Governo está livre de "qualquer tipo de relação familiar". Quanto à dimensão, António Costa explica-a com as necessidades do país.
Rádio Observador

"Em Portugal é sempre necessário falar de fora" 

Helena Roseta esteve na Rádio Observador e falou sobre o seu futuro fora da assembleia da capital. Para a Socialista, Lisboa é o único município com "uma assembleia municipal que funciona"
Novo Governo

Um Governo imobilista /premium

129
O espartilho do acordo com a extrema-esquerda foi destruído mas o resultado será o mesmo: um Governo com uma alergia absoluta a qualquer mudança estrutural que promova o progresso económico e social.
PS

CDSPPDPSDPSCDUBE, o antibiótico de largo espectro

Temos de reconhecer que o PS é um partido “antibiótico de largo espectro", o único que fez, ao longo de 4 décadas, coligações e outras formas de colaboração com todos os partidos da direita à esquerda
José Sócrates

Sócrates critica PS por não fazer acordo com o BE

156
O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que a decisão pode gerar "ressentimento" à esquerda.
Novo Governo

3 estreias, 3 promoções e 4 ministros de Estado

867
António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Ana Mendes Godinho substitui Vieira da Silva e há duas pastas novas, com novas ministras.
PS

José Luis Carneiro substitui Ana Catarina Mendes

439
Com a passagem da socialista para a chefia da bancada parlamentar, o até aqui Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, assume funções de secretário-geral adjunto do PS.
Legislativas 2019

Programa de Governo sem negociações à esquerda

143
Reunião desta terça entre PS e BE foi adiada. PS queria discutir o programa de governo para negociar a inclusão de medidas dos partidos à esquerda. Bloco só quer discutir Orçamentos. Tal como o PCP.
RTP

Rui Rio questiona emissão do Sexta às 9 no Twitter

583
Líder do PSD regressa ao Twitter, após legislativas, para deixar críticas a programa de Sandra Felgueiras que, antes, também tinha motivado uma reação do secretário de Estado da Energia, João Galamba.
Novo Governo

Costa vai esvaziar Governo de relações familiares

2063
Depois da polémica do familygate, António Costa vai deixar fora do Governo elementos com relações familiares entre si. Para a semana negociará com esquerda inclusão de medidas no seu Programa.
Legislativas 2019

"Para o PS a geringonça não morreu"

472
O PS recusa as acusações do BE e diz que "a geringonça não morreu". Duarte Cordeiro reagiu assim às declarações de Catarina Martins, que esta tarde acusou o PS de ter posto fim à "geringonça".
Legislativas 2019

Catarina Martins culpa PS pelo fim da "geringonça"

5997
BE acusa PS de pôr fim à "geringonça". Esta é a primeira reação de Catarina Martins depois da decisão da Comissão Política do PS de não assinar nenhum acordo escrito para toda a legislatura.
Direitos de Autor

PS e PSD multados por uso indevido de "Despacito"

556
A música foi usada por candidaturas às eleições autárquicas em 2017, em Vila Pouca de Aguiar e em Póvoa de Lanhoso. Partidos tentaram argumentar que concelhias são autónomas, mas foram condenados.
Legislativas 2019

PS não faz acordo escrito com ninguém

388
António Costa foi mandatado pelo partido para negociar com todos os partidos de esquerda da mesma forma, sem fazer acordo escrito com nenhum deles.
PS

"Chegou o dia". A ironia de Costa para o CFP

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) é mais otimista do que o Governo nas previsões para a economia e o défice este ano. Costa responde com ironia e não revê perspectivas do Executivo.
PCP

Quem é quem na mesa para formar a geringonça 2.0?

Uma longa maratona ocupou a esquerda parlamentar esta quarta-feira. Quem são os negociadores escolhidos por cada partido para estas conversas iniciais? Navegue nas fotos para perceber.
Legislativas 2019

Costa quer Orçamento entregue "ainda este ano"

134
Líder do PS esteve com os parceiros sociais e mostrou-se pouco aberto a voltar a alterar lei laboral (como também quer o BE), já que a prioridade são os rendimentos. Tem pressa em entregar Orçamento.
Fact Check

PS venceu em Pedrógão Grande?

Página de Facebook partilhou 'post' de indignação que mostrava que PS tinha sido o partido mais votado em Pedrógão. Problema: tratava-se da freguesia de Pedrógão, concelho de Torres Novas.
Legislativas 2019

Patrões querem acordos à direita. CGTP deixa aviso

189
Não querem mais alterações a leis laborais e avisam que quem as propôs (PCP e BE) teve "perdas eleitorais significativas". CGTP avisa PS que resposta a "reivindicações" é que garantirá estabilidade.
Legislativas 2019

O termómetro partidário após a maratona negocial

111
Foram cinco reuniões e várias exigências. António Costa mantém a via de diálogo aberta com todos os partidos no fim do longo dia de negociações. Mas nem todos os pontos de convergência foram quentes.
RTP

Edifício da RTP em Faro vai ser classificado

A proposta apresentada pelos vereadores do PS na Câmara de Faro para tentar impedir a venda do edifício foi aprovada em reunião de câmara na segunda-feira.
Legislativas 2019

PS/BE admitem acordo com horizonte de legislatura - como aconteceu

810
Liveblog. A comitiva do PS terminou a ronda de negociações. Livre recusa entendimentos bilaterais. PAN aberto a acordos pontuais. PEV e PCP disponíveis para "apreciações conjuntas"
Legislativas 2019

Seis pistas para as negociações de Costa

114
António Costa saiu de Belém com tudo em aberto para as negociações que arrancam esta quarta. Mas sem dramas, desta vez. Com ou sem acordo, o socialista garante que tem condições de estabilidade.
Presidente da República

Marcelo fez maratona de audiências. O que fica?

O Presidente da República recebeu os dez partidos com assento parlamentar ao longo do dia. No fim, indigitou António Costa como primeiro-ministro. Mas que recados deixaram os partidos?
Legislativas 2019

PS convida partidos para reuniões na quarta-feira 

150
Líder socialista só parte para negociações da nova geringonça já como primeiro-ministro. PS já pediu reuniões com BE, PCP, PEV, PAN e Livre para quarta-feira. BE e PS já escolheram equipas negociais.
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
PS

Vídeo: O momento em que Costa perde o controlo

1097
As imagens são da TVI e mostram os minutos de exaltação de António Costa com um homem que o acusou de ter tirado férias quando aconteceram os incêndios de junho de 2017. Foi esta tarde, em Lisboa.
Legislativas 2019

Por dentro da máquina. Como se fez esta campanha? /premium

102
O Observador teve acesso privilegiado aos bastidores das 6 principais campanhas. As rotinas, as estratégias, os momentos de tensão e os desabafos dos líderes e do seu staff mais próximo
Legislativas 2019

Fim da campanha marcado pelo incidente com Costa - como aconteceu

3759
É o tudo por tudo nas últimas horas até ao encerramento da campanha. Acompanhe aqui em direto durante todo o dia as principais ações e discursos dos seis principais partidos
Legislativas 2019

"Onde é que é a câmara?" Centeno dirige-se a Rio

930
Centeno foi animar noite com recado a olhar Rio nos olhos (ainda que com uma lente pelo meio). Foi o ataque mais feroz até agora ao líder do PSD. Para Costa ficou o dramático apelo: ou ele ou o caos.
Legislativas 2019

Manuela Eanes numa esquina com o caso Tancos

158
Antiga 1ª dama foi à arruada das Avenidas Novas apoiar António Costa e pedir "firmeza" na resolução e punição "de quem deve ser punido" no caso Tancos. De manhã, Costa esteve numa fábrica em Viseu.
Legislativas 2019

O dia em que a geringonça voltou a mexer /premium

Houve ameaças de agressões, amuos e trocas de mimos entre candidatos e altas figuras do Estado. Mas quando um dos pontos altos do dia foi uma manhã no Parlamento, é porque a campanha anda morna.
Legislativas 2019

Coelho in da house: "Não há cá cavaquistão nenhum"

1598
Em Viseu apareceu o festivaleiro socialista, Jorge Coelho, sem poupar Rui Rio que ousou ir ao seu território dizer que quer ver renascer o cavaquistão. "Um insulto", diz o socialista.
Legislativas 2019

PS mostra obra (mesmo a que começou há um dia)

878
Candidato do PS foi à obra da ala pediátrica do S. João. Uma visita marcada à última, um dia depois de instalado o estaleiro de obra. Em Coimbra distribuiu rosas com a candidata que é ministra.
Legislativas 2019

Monóxido de carbono a mais num dia "enfadonho"

513
Sarmento era o convidado, mas foi Rio quem respondeu à não-resposta de Centeno: se calhar é melhor mandar carta. Um sketch sobre Sócrates, nenhuma palavra sobre corrupção. E um moliceiro sem história.
Legislativas 2019

O "fresquinho da costa" foi atirar à direita 

138
Costa tem um pesadelo e contou com Pedro Nuno Santos e Vieira da Silva para o afastar. Não quer "uma surpresa desagradável" e, por isso, chamou as tropas para malhar na direita do diabo.
Legislativas 2019

Costa diz que campanha só "nos tempos livres"

393
Líder do PS libertou agenda para acompanhar situação do furacão Lorenzo. Diz que não pode "tirar férias" de primeiro-ministro, durante visita a uma obra... do governo (entre bocas dos condutores).
Legislativas 2019

Segunda temporada da Guerra dos Centenos /premium

Tancos chegou para ficar mas os socialistas querem combate em terreno menos hostil e reavivaram Guerra dos Centenos. Rio voltou a morder o isco, mas está a conquistar terreno na guerra das sondagens.
Legislativas 2019

PS "não precisa de professores de esquerda"

271
Histórico do PS apareceu em Coimbra, uma voz de esquerda, que não poupou os parceiros e mostrou-se rendido a Centeno. Já Costa, praticamente reconduziu, em público, Marta Temido no cargo de ministra.
Legislativas 2019

Rio dispara contra todos para ser o Famalicão

1098
Foram precisos 7 dias para Rio ter um comício. A política chegou num arraial minhoto, e houve balas para todos: Costa, Centeno e César. No meio, uma promessa: quem vai mandar no SNS será... a Saúde.
Assalto em Tancos

Ferro convoca reunião para avaliar pedido do PSD

1495
O líder parlamentar do PSD pediu uma reunião com "urgência" sobre Tancos. PS diz não ser "razoável". Ferro Rodrigues convocou reunião para apreciar pedido dos sociais-democratas.
Legislativas 2019

Costa desvia rota de Sócrates com furacão

305
Socialista numa Almada sem chama e com Sócrates a surgir como tema. Costa desviou-se, dizendo que o único tema fora da campanha que lhe interessa é outro furacão... o dos Açores.
Assalto em Tancos

Uma conspiração para mim, uma conspiração para ti /premium

456
O PS optou por inventar uma teoria conspirativa sobre o caso Tancos para continuar a proteger Azeredo Lopes mas também para sinalizar algo pouco democrático: não aceita o escrutínio aos seus.
Sondagens

Sondagem: PSD continua a subir

2335
A sondagem diária da Pitagórica indicia um crescimento ao centro. O PS, mesmo com o caso Tancos, também sobe, mais ligeiramente. CDS sobe mas continua sem chegar sequer aos 5%. BE desce.
Legislativas 2019

Legislativas. O melhor e o pior da primeira semana /premium

140
Com um escândalo político a marcar (ainda) a primeira semana da campanha, há vencedores antecipados a perder terreno e derrotados à partida a levantarem-se do chão. Quem disse que ia ser morno?
Legislativas 2019

As dores de uma campanha que já vai a meio /premium

Costa saiu da rua, Rio foi a todas as que pôde. O caso Tancos mantém-se na agenda, com Cristas a denunciar pressões, César a pedir "maioria de valor reforçado" e Rio a sonhar o com taco-a-taco
Legislativas 2019

César aponta mira a Rio e a maioria absoluta

824
César diz que no PSD "a desorientação é muito grande" e não foge a Tancos para atirar a Rio que quer transformar Parlamento num "tribunal". E quase, quase chama a maioria absoluta pelo nome.
Sondagens

Sondagem. PS perdeu 3,5 pontos na última semana

1103
Numa semana marcada pelo caso Tancos, o PS perdeu gás. Intenções de voto caíram 3,5 pontos percentuais e o PSD está agora a 10,7 pontos de distância.
Legislativas 2019

PS. Candidato lesionado pede "votinho na mãozinha"

238
Não se rima em título, mas aqui haveria justificação. Costa apareceu com dificuldades em mover-se e pediu votos à moda de Soares. Mas quem animou o almoço foi a mulher das rimas fáceis.
Legislativas 2019

Costa, com "dores musculares", sai da rua

6144
Líder socialista teve um contratempo na campanha. Esta noite, depois de um comício em Viana do Castelo, teve de ir ao hospital com dores musculares. Por recomendação médica vai evitar ações de rua.
Legislativas 2019

Houve campanha para além de Tancos? /premium

145
Pouca gente terá dado por isso, mas foi um dia onde André Silva, quase sem fazer nada, dominou a agenda mediática alternativa. A greve do clima ajudou. Os outros partidos também.
Legislativas 2019

Banho de ética de Rio "foi fora com o bebé dentro"

272
Na noite fria de Viana, Costa chamou o líder do PS-Alto Minho para fazer as despesas contra Rio. Depois veio o "Tiaguinho" da Educação admitir que nem sempre concorda com o CR7 das Finanças.
Alterações Climáticas

Porto saiu à rua pelo clima e ganhou à campanha

226
Poucos metros separaram a marcha da greve climática global e uma arruada do PS na rua de Santa Catarina, no Porto. Quem os viu passar não tem dúvidas de que o clima ganhou às eleições.
Legislativas 2019

Tancos: encenações e teorias da conspiração /premium

716
PS acredita que nem Marcelo nem Ministério Público estão inocentes na forma como o caso Tancos entrou na campanha. Direita promete não largar assunto, esquerda quer seguir em frente
Legislativas 2019

Clima louco no Porto, com PS a fintar Tancos

505
Líder do PS diz que "agora é tempo da defesa", e convidou Rio a "voltar à campanha eleitoral. Deputado (e candidato pelo Porto) do SMS com Azeredo desviou para outra arruada.
Legislativas 2019

O dia em que a bomba explodiu mesmo na campanha /premium

Foi uma espécie de bomba ao retardador. Depois de confirmadas as notícias da acusação no caso Tancos, a temperatura política subiu e Rio e Costa intensificaram os ataques. Os outros foram atrás.
Legislativas 2019

"Não têm de agradecer ao António Costa"

691
Na terceira pessoa, o líder socialista pediu mais força aos eleitores e não agradecimentos por direitos, já que "aqui ninguém dá nada". Deixou em Lisboa a desavença aberta com Rui Rio sobre Tancos.
Mário Centeno

Centeno: não é momento para debate com Sarmento

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse em Leiria que não é momento para debater com o porta-voz das Finanças do PSD, Joaquim Sarmento, as contas e os modelos económicos.
Mário Centeno

Centeno: recessão na Alemanha “é um risco”

"Olhamos para a situação na Alemanha e vemos algumas dificuldades um pouco mais substanciais do que as do risco político", disse Centeno, mas garantiu que país tem "instrumentos para dar a volta".
Legislativas 2019

Costa acusa Rio de "atingir dignidade da campanha"

1213
Depois de uma reunião de emergência com o staff de campanha para decidir a resposta a Rio, António Costa optou pelo ataque: "A mim Rui Rio não atingiu, mas atingiu a dignidade da campanha eleitoral"
Legislativas 2019

Costa diaboliza PSD/CDS e tenta espantar sondagens

478
Socialista avisa que não se perdem nem ganham eleições nas sondagens e mostra-se atento ao avanço do PSD ao lembrar que é lá que está o diabo. "Connosco o diabo não vem", garantiu em Loulé.
Legislativas 2019

O dia em que Marcelo levou Tancos à campanha  /premium

Mesmo do outro lado do oceano, Marcelo Rebelo de Sousa acabou a entrar em todas as caravanas dos partidos. O assunto era tóxico e poucos lhe quiseram chegar próximo.
Assalto em Tancos

“Eu sabia.” O SMS que compromete Azeredo Lopes

4540
Ex-ministro da Defesa confessou ao deputado Tiago Barbosa Ribeiro que sabia que as armas iam ser recuperadas pela PJM mas tencionava omitir ao Parlamento essa informação.
Código do Trabalho

Pedido de fiscalização da lei do Trabalho no TC

Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes já entregaram pedido de fiscalização sucessiva das alterações ao Código Laboral. Deputado bloquista Pedro Filipe Soares aproveitou para carregar forte sobre o PS.
Legislativas 2019

Cachupa, mornas e CPLP. Tancos “é para a justiça”

139
Líder do PS quer corrigir "erro dos anos 90" e fazer acordos com países da CPLP que queiram livre circulação. Em dia morno houve mornas, mas não houve mais do que um "é da justiça" sobre caso Tancos.
Eleições Legislativas

Estratégia de sonso para chegar à maioria absoluta /premium

1094
Os portugueses não querem uma maioria absoluta mas o PS quer desesperadamente o poder absoluto. Só que quer chegar lá de mansinho, para não darmos por isso, com aquela sonsice a que Costa nos habituou
Legislativas 2019

Mix de CR7 e Messi faz fatos só para "homenzinhos"

O ministro é, neste momento, uma estrela no PS. Uma "mistura de CR7 e Messi" para Ferro, um craque com mercado fechado para Costa. Foi ao comício de Lisboa atirar aos adversários.
Legislativas 2019

Medina: Reunião com BE "não foi conclusiva"

356
Afinal o Bloco foi ou não atrás do PCP na geringonça? Catarina Martins garante que as negociações já tinham garantias no dia das eleições. Medina afirma que conversa com BE foi "inconclusiva".
Legislativas 2019

O dia em que ninguém quis atravessar a ponte /premium

PS e BE passaram o dia em clima de guerra fria, a CDU pôs-se ao fresco e o CDS tentou a sorte em território hostil (não teve muita). Já o PSD insiste em provar que tem um Centeno melhor que o de Costa
Eletricidade

Governo remete para PGR corte de 73 milhões à EDP

371
Governo vai pedir ao conselho consultivo da Procuradoria para avaliar base legal da devolução de 73 milhões de euros pagos em excesso pelas centrais da EDP. Já não haverá efeitos nesta legislatura.
Legislativas 2019

Costa quase aliviado quer encerrar caso com BE

118
Líder do PS andou de transportes a sul do Tejo e recusou alimentar polémica com Catarina Martins. Quer deixar os debates para trás. Diz que foram para "políticos" e que agora está "para as pessoas".
Eleições Legislativas

No confronto a seis, venceu a discussão paralela

O debate a seis ficou marcado por provocações e ataques em paralelo. Catarina Martins acusou o líder do PS de querer reescrever a história da "geringonça", Costa colou Assunção Cristas a Trump.
Legislativas 2019

Só Catarina e Cristas levaram Costa às cordas /premium

208
Não foi um K.O, mas Costa foi encostado às cordas. Catarina fez ajuste de contas, Cristas atacou em toda a linha. Rio assistiu "com gosto" a arrufo no canto esquerdo do ringue. Jerónimo discreto.
Legislativas 2019

Tensão no debate: "Não me estique o dedinho" - como aconteceu

254
Costa comparou Cristas a Trump e disse-lhe que "isto não é o país das herdades no Alentejo". Quanto a Rio, criticou as contas e a promessa de descida de impostos: "O meu amigo é ultra-otimista!"
Legislativas 2019

Luta de Centenos. Debate em versão de bolso /premium

Último debate entre Costa e Rio ficou marcado pelo momento em que os adversários disputaram quem tem o melhor Centeno, para mostrar solidez das propostas. Mas houve mais picardias.
Madeira

A noite mais difícil do PSD acabou com uma vitória /premium

O PSD perdeu a maioria absoluta mas encontrou-a no CDS. O PS foi o único a crescer, à custa da queda do JPP, da CDU e do BE, que sai do parlamento regional. Assim foi a noite eleitoral na Madeira.
PAN

Family Gate. PAN pede transparência nos contratos

O porta-voz do PAN, André Silva, diz que são precisos "mecanismos de maior transparência" para regular os contratos celebrados com familiares de políticos ou com empresas por eles participadas.
António Costa

Costa: geringonça foi feita "apesar do Bloco"

323
Em conversa com Daniel Oliveira, António Costa não foi brando com o BE. Diz que Catarina Martins fez "teatro" sobre haver condições para permitir a governação e acusa o Bloco de "impertinência".
Madeira

Madeira. As contas do "day after"

PS ou PSD: um deles deve liderar o próximo governo regional da Madeira. Nenhum o deverá fazer sozinho. Há mais peões em jogo e neste difícil tabuleiro todas as peças contam.
António Costa

Costa propõe conselho com regiões autónomas

Costa comprometeu-se a criar um conselho de concertação com as autonomias e a ouvir os presidentes das regiões antes de elaborar o Orçamento de Estado, caso forme governo nas próximas eleições.
Função Pública

Centeno prevê 200 milhões para subir salários

736
O ministro das Finanças e candidato do PS nestas legislativas revelou que conta com uma margem orçamental de 200 milhões ao ano para aplicar em aumentos salariais entre 2021 e 2023.
Legislativas 2019

PS avisa que não estará para o BE como até aqui

138
Mário Centeno apresenta contas em que assentam as propostas do PS para a próxima legislatura com um ataque cerrado ao Bloco de Esquerda cujo programa incompatibiliza mesmo com o do PS.
Legislativas 2019

Costa apela aos "que tiveram receio" para votar PS

717
"Sabemos bem que com mais ou menos votos, é com todos os portugueses que se constrói o país", afirmou o atual primeiro-ministro num serão em Leiria onde deu apoio o candidato local, Raul Castro
Governo

Costa, o "capitão feliz", pouco anima o comércio

202
Num almoço com o comércio e serviços, primeiro-ministro elogia três ministros, qual técnico de futebol. Mas ao auditório só promete que pode intervir nas rendas e que país está preparado para crise.
Madeira

"PSD usa luso-venezuelanos como arma política" /premium

131
Em entrevista ao Observador, Paulo Cafôfo acredita que pode liderar uma "geringonça" madeirense e não exclui nenhum partido. Nem o CDS. O alvo a abater é só um: o PSD de Miguel Albuquerque.
Legislativas 2019

Sampaio troça com medições de social-democracia

138
Ex-líder do PS e ex-Presidente da República foi homenageado pelo seus 80 anos. Passou a vida em revista, "os sofrimentos" e "êxitos" na sede do Rato e um PS sem tricas (só não falou das que sofreu).
Eleições

A campanha alegre de Albuquerque e Cafôfo /premium

PS e PSD apostam tudo nas ruas. Entre o entusiasmo e o conforto, a mudança e a estabilidade, a campanha na Madeira vai-se fazendo com o ritmo de sempre, mas com a incerteza de nunca.
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Legislativas 2019

Debate Rio-Costa mais visto, longe de Passos-Costa

O debate entre Rio e Costa captou a atenção de 2,7 milhões de portugueses, o mais visto desta pré-campanha, mas ainda bem longe dos números de 2015 no debate que opôs António Costa a Passos Coelho.
Legislativas 2019

Debate Costa-Rio visto por 2,7 milhões de pessoas

266
Debate dos líderes do PS e PSD foi transmitido nos três canais generalistas nacionais, em direto do Pavilhão do Conhecimento. SIC liderou audiências, com mais de 1 milhão de telespectadores.
Transportes Públicos

Costa garante investimento em transportes públicos

António Costa advertiu que aumento da oferta nos transportes públicos não podem ser súbitas e que a abertura de concurso para a compra de um comboio "não é como ir a um stand comprar um automóvel".
António Costa

Portugal tem de evitar impasse espanhol, diz Costa

225
"O que desejamos é que não se repita o que está a acontecer em Espanha", declarou o PM. Costa diz que Portugal "não dá lições a ninguém", mas que é bom o seu Governo ser um "bom exemplo" lá fora.
Legislativas 2019

Costa e Rio deu empate. O debate em versão bolso

132
Se fosse Portugal-Espanha, como disse Rio, dava empate. Ambos aguerridos, Rio quis tirar crachá das contas certas das mãos de Costa e Costa quis pôr a Rio o carimbo da inabilidade. Eis a versão bolso
Legislativas 2019

António Costa vs Rui Rio. O debate do desencontro

233
A divergência começou nos valores da emigração e não mais parou. António Costa e Rui Rio desencontraram-se nos números, num debate marcado por contas públicas, SNS e pela carreira dos professores.
PS

Madeira. Cafôfo dramatiza e pede voto útil no PS

Paulo Cafôfo foi recebido em festa em Câmara de Lobos, um município dominado desde sempre pelo PSD. Polarizou o discurso -- "só há duas opções" -- para pedir um voto útil encapotado no PS.
Eleições Legislativas

Costa: "Rui Rio tem uma obsessão com a Justiça" - como aconteceu

814
Mais de uma hora a debater contas públicas, o estado da economia, o Serviço Nacional de Saúde, os números do investimento, os da emigração, impostos, justiça e os professores.
Fact Check

Van Dunem mandou arquivar caso de Ferro Rodrigues?

320
A afirmação corre nas redes sociais, com uma associação entre a atual ministra da Justiça e uma suposta decisão como procuradora distrital sobre um caso de Ferro que não existiu, no processo Casa Pia.
Fact Check

Costa demite-se se aumentar carga fiscal?

132
É um caso em que está tudo certo, menos o autor da frase. Em 2014, na luta interna pela liderança do PS, António Costa recusou comprometer-se com este assunto, mas o seu adversário não.
Legislativas 2019

Costa sem carne assada, acaba em casa de Rio

738
A campanha rosa vai ser verde, com PS a prometer plantar número de árvores que cubra a despesa ambiental feita em carbono com as voltas da caravana pelo país. Também se vai poupar na carne assada.
PS

Costa quer País a crescer mais que média europeia

2009
O secretário-geral do PS, António Costa, quer que Portugal que se aproxime dos "países mais desenvolvidos da Europa".
Legislativas 2019

Costa: legislativas não se ganham nas sondagens

175
Secretário-geral do PS, António Costa, afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens, mas nas urnas e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória nas legislativas do dia 6 de outubro.
Madeira

Geringonça na Madeira. PS e Bloco disponíveis

Cabeça de lista do PS às eleições legislativas na Madeira, Paulo Cafôfo, mostrou-se disponível para uma geringonça que permita mudar políticas na região. Coordenadora do Bloco também admite cenário.
Maioria de Esquerda

O PS de Costa está a fazer retroceder a democracia

1906
Considerando o facto da eventu maioria de dois terços ser duma esquerda toda ela jacobina, daí só poderá sair uma revisão constitucional de orientação anti-liberal contrária à da actual Constituição
Vichyssoise

"Não tenho medo de maiorias absolutas" /premium

2476
Secretária-geral adjunta do PS atira a Catarina Martins por dizer que o programa do BE é social-democrata: "Enganou-se redondamente". Na Vichyssoise, a adjunta de Costa do PS desdramatiza as maiorias.
Mário Centeno

Centeno e as vantagens da maioria absoluta

644
O ministro das Finanças é o convidado do programa Bloco Central e à TSF falou de um PS com maioria absoluta, cenário que facilita embora não seja necessário para governar, diz.
Legislativas 2019

Sondagem. Costa só precisa do PAN para maioria

1476
Estudo da Intercampus para Negócios e Correio da Manhã indica que, entre vários dados surpreendentes, mostra o PAN a crescer e o CDS a cair. Bastaria coligação com PS-PAN para maioria absoluta.
Legislativas 2019

Debate PS/PAN: Convergência e um pequeno "drama"

153
No frente-a-frente desta noite, o líder do PAN voltou a conseguir um debate quase só sobre matérias ambientais. Olival intensivo ainda deu discussão, o resto foi mais sobre prazos que sobre objetivos.
PSD

Rio: com PS, conflito com professores é inevitável

O presidente do PSD diz que o PS "não faz rigorosamente mais nada e os professores não aceitam isso". Rio garante que, se vencer as eleições, vai sentar-se na mesa de negociações com os professores.
Comissão Europeia

Portugal ganha por ter os Fundos Comunitários? /premium

203
António Costa acredita que Portugal ganha com Elisa Ferreira numa pasta de que o país é beneficiário. Mas a tese não é consensual. O Observador falou com quem conhece os processos por dentro.
Comissão Europeia

Elisa Ferreira congratula-se com pelouro

A comissária europeia portuguesa indigitada Elisa Ferreira congratulou-se com o pelouro que lhe foi atribuído, a pasta da Coesão e Reformas, e defendeu o empenho de todos contra as “ameaças" na UE.
Política

PS já chumbou Erasmus no interior no Parlamento

793
PS ou PSD? Erasmus+Interior ou Erasmus Interior? Talvez seja Almeida Garrett. O objetivo é levar os estudantes universitários até ao interior do país.
António Costa

Aeroporto do Montijo. "Não há plano B", diz Costa

"Novas hesitações seriam uma fortíssima ameaça à continuidade da atividade turística do país e ao crescimento deste setor, que é fundamental para gerar emprego", afirmou ainda o primeiro-ministro.
Eleições Legislativas

Para que serve uma maioria absoluta do PS? /premium

134
O PS de António Costa é um partido essencialmente conservador. Pouco ou nada quer mudar de estrutural na economia porque tem uma muito reduzida ambição: gerir o presente sem pensar no futuro.
PS

Guarda. Costa quer descongelar 2ª fase do hospital

752
O secretário-geral do PS assumiu o compromisso de "descongelar" a segunda fase do hospital da Guarda e de "arrancar" com a obra que é desejada há vários anos pela população.
PS

Costa quer elevar complemento solidário dos idosos

4915
O secretário-geral do PS quer erradicar a pobreza e elevar o complemento solidário para idosos, que são aqueles que estão mais frágeis, são aqueles que mais dependem dos outros".
Eleições Legislativas

Debate PS vs BE. Começou meigo, terminou azedo

671
António Costa e Catarina Martins começaram dispostos a renovar votos mas depressa entraram em despique. Sem juras de amor nem ameaças de divórcio, as diferenças e semelhanças e as "contas certas".
PS

PS/Coimbra usou foto com Marcelo e pediu desculpa

3001
"O Presidente da República não autorizou, não autoriza nem autorizará nenhum candidato a utilizar a sua imagem em campanha eleitoral", afirmou Marcelo. Costa terá pedido desculpa pessoalmente.
Eleições

Campanha do PS em Leiria vai ser sustentável 

451
A estratégia do PS passa por fazer uma campanha "sóbria", "sustentável" e "amiga do ambiente", direcionada para o debate construtivo e que privilegie a relação com as pessoas.
Assunção Cristas

Cristas reitera que não fará acordo com o PS

220
Assunção Cristas voltou a afirmar que não fará acordo pós-eleitoral com o Partido Socialista. O CDS-PP apresenta-se como uma alternativa de centro direita para evitar "maiorias de esquerda".
Agricultura

PS, PSD e CDS rejeitam cortes na agricultura

Portugal precisa de investimento na agricultura “como de pão para a boca”, disse Lima Costa no debate "A Agricultura e as Legislativas de 2019", onde também estiveram representantes do PS e CDS.
Governo

Governo não teme "rupturas de abastecimento"

À porta de nova greve dos motoristas, o ministro do Trabalho diz-se "estupefacto" com críticas do sindicato ao serviços mínimos. Vai reformar-se da política e não concorda com Costa num ponto.
Legislativas 2019

"Não me passou pela cabeça" atingir Sócrates

438
Líder do PS mantém tabu da fasquia eleitoral, mas garante que não tentou criticar maioria de Sócrates. Diz que Centeno já lhe disse que quer continuar e mantém porta aberta a acordos com Rio.
Governo

"Coração à esquerda". Costa acalma empresários

174
É difícil aumentar mais salário mínimo, não quer nacionalizar Galp nem EDP, mas não é pela baixa do IRC ou recusa que Centeno limite a estratégia económica do Governo. Costa falou aos empresários.
António Costa

Costa agradece às comunidades confiança no país

134
Em Paris, o primeiro-ministro admitiu que poderá chamar lusodescendentes para formar um eventual próximo governo. Costa diz que confiança das comunidades "foi fundamental para a transformação".
PS

PS/Maia acusa PSD de "condicionar" tribunais

PS da Maia acusa PSD de tentar “condicionar a independência dos tribunais”, por ter considerado “absurda e injusta” a decisão que confirmou a perda de mandato do presidente da câmara e de um vereador.
António Costa

Costa não quer "impasse à espanhola"

201
Em entrevista à Lusa, António Costa dramatiza resultados eleitorais, crítica a comunicação social e Pardal Henriques e deixa a promessa: "Não serei candidato presidencial, nem em próximas eleições".
Eleições Legislativas

Sondagem: PS aproxima-se da maioria absoluta

2361
Sondagem da Pitagórica aponta para um PS com 43,6% das intenções de voto (em abril eram 37,2%). PSD, em queda acelerada, de acordo com a sondagem – vai pouco além dos 20%.
PS

"Nunca esperei ser atacado de forma tão injusta"

2987
O ex-primeiro-ministro acusa António Costa de diabolizar a sua maioria absoluta obtida em 2005 e recorda ao atual líder do PS que também participou no seu Governo até 2007.
PS

"Vogliamo Tutto" ou… a campanha em marcha /premium

É falso que o esquelético crescimento económico actual esteja a "evoluir em contraciclo com a economia mundial", como se a nossa economia não dependesse da europeia desde a criação do Euro.
Política

Sondagem. PS não ganhou nada com gestão da greve

1091
Sondagem da Pitagórica, para o Jornal de Notícias e TSF, indica que são quase tantos os portugueses que acham que o Governo geriu bem a crise dos combustíveis como os que acham que geriu mal.
Financial Times

Como ler o editorial do FT (guia para socialistas) /premium

326
Ignore, por favor, a referência a “ainda haver muito por fazer”. António Costa não tem de fazer nada. As coisas, como estes quatro anos provaram, acontecem sozinhas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo remete solução de governo para portugueses

Sobre a rejeição de uma coligação formal de esquerda por parte de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa pede para "esperar" :"Os portugueses é que devem escolher o que querem para o governo do país".
PS

O conteúdo do socialismo /premium

123
Deixando António Costa de lado para não lhe atribuir pensamentos que poderão não ser os dele, conheço muitos votantes PS que nutrem especial carinho pela ideia de revolução.
PCP

PS e PCP lamentam ausência do SummerCEmp

PCP diz ter sido discriminado e PS lamenta ausência de convite. A Comissão lembra que foram ou vão ao evento vários governantes do PS e diz que os convites não têm lógica partidária.
Eleições Legislativas

Conheça o calendário dos debates das legislativas

A cinco semanas das eleições legislativas e a cinco dias do primeiro debate entre os partidos candidatos à Assembleia da República, o Observador explica-lhe onde e quando pode assistir aos debates.
A página está a demorar muito tempo.