PS

Orçamento do Estado

Novo site e vídeo para mostrar OE bom "para todos"

242
É bom para as famílias e empresas, jovens e idosos, cultura e ciência, para quem depende do SNS, dos transportes e das prestações sociais. É o PM que o diz, num vídeo colocado em novo site.
FESAP

Não houve "frango" para todos na reunião do PS

António Costa reuniu a Comissão Política Nacional do PS na sede do partido para falar sobre as contas para 2019. Num encontro "pacífico", os sindicatos foram a nota dissonante.
Governo

E depois do adeus?

São do dramaturgo e poeta romano Publius Terentius Aferduas expressões que vão bem com Portugal e os portugueses: “Sou um homem, nada do que é humano me é estranho” e “Enquanto há vida, há esperança”
Orçamento do Estado

Acreditam que desta vez vai ser diferente? /premium

708
Desde 2015, passamos mais uma vez pela fase em que um governo socialista multiplica os peixes do orçamento. Acreditam que desta vez vai ser diferente?
Governo

PSD reage a escolha de Galamba: "Anda tudo doido"

1.899
Justino diz que só reconhece a Galamba a "verborreia parlamentar" e não qualquer capacidade para ser secretário de Estado da Energia. Rio fala em "partidarização da pasta da energia".
Bloco de Esquerda

BE: remodelação "apanha país desprevenido"

Coordenadora do Bloco de Esquerda reconhece que as mudanças de quatro ministros decididas no fim-de-semana apanharam o país de surpresa. Mas espera que acautelem pastas-chave como saúde ou energia.
PCP

"Quem sabe do convento é quem lá vai dentro"

223
O líder comunista resumiu num dito popular a sua posição sobre a terceira e maior remodelação governamental do executivo socialista: "quem sabe da vida do convento é quem lá vai dentro".
Assalto em Tancos

Santos Silva diz que demissão "enobrece Azeredo"

164
O Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a demissão do Ministro da Defesa Nacional "enobrece" o próprio e recusou adiantar mais comentários sobre quem será o próximo ministro.
Parlamento

PS procura parceiro para aprovar leis da habitação

168
A maioria de esquerda falha nas propostas do Governo para a habitação e o PS faz agora um apelo a um "consenso alargado" com "outras forças que não o PCP e o BE".
Fact Check

Houve 7 alterações à lei laboral na legislatura? /premium

O coordenador do PS na Comissão do Trabalho quis rebater afirmações de Cristas com argumentos pouco rigorosos. Disse que houve sete alterações à lei laboral, mas foram só cinco. Veja os factos.
Comissão Parlamentar

Audição a Carlos Pereira adiada por unanimidade

A comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas aprovou, por unanimidade, o adiamento da audição ao deputado socialista Carlos Pereira.
Política

Ex-deputado do Bloco contratado para a EMEL

6.984
O deputado municipal de Lisboa e ex-adjunto de Ricardo Robles, Rui Costa, desfiliou-se do Bloco de Esquerda no início de setembro. Menos de um mês depois foi contratado pela EMEL.
Governo

Governo indica deputado do PS para a ERSE

3.013
O deputado socialista Carlos Pereira foi nomeado pelo Governo para integrar a administração da entidade reguladora da energia. A CRESAP deu parecer favorável. Vai receber 10.431,32€ brutos.
Sondagens

PS perde intenções de voto, BE ganha

232
As intenções de voto no PS caíram um ponto percentual, estando nos 38,9%. Já o partido de Catarina Martins registou um aumento de 1,3 pontos percentuais, face à descida registada em setembro.
PS

Deputado do PS: "Há dois Mários Centenos"

Deputado desalinhado admite que Mário Centeno tem duas caras, no Eurogrupo e no Governo, mas podem ser conciliáveis. Critica estratégia de défice zero e diz que nova geringonça só com acordo escrito.
Governo

Salário mínimo em 2019 não irá além dos 600 euros

193
A afirmação foi feita pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, num almoço na Associação 25 de abril. O governante admite que "há muita coisa" que ainda não corre como o Governo gostaria.
Orçamento do Estado

PCP. "É muito difícil" formar Governo com o PS

110
Os comunistas respondem a António Costa e colocam a responsabilidade de não haver uma maior convergência nos socialistas. Era fundamental uma "política alternativa" que o PS não quer assumir.
Função Pública

PS estuda aumentos na função pública em 2019

719
Carlos César diz que os socialistas estão a analisar a hipótese de aumentar os salários na função pública "até um determinado nível salarial" em ano de eleições.
Táxis

Taxistas encerram protesto, uma semana depois

202
Taxistas em protesto contra a lei das plataformas eletrónicas de transporte de passageiros decidiram "desmobilizar de forma ordeira", após a promessa do PS de atribuir papel regulador às autarquias.
Fotografia

PS quer ouvir administração de Serralves

"O que nos parece importante é visitar e conhecer as fotografias, os espaços expositivos e saber do que estamos a falar", referiu a deputada do Partida Socialista, Carla Sousa.
Bloco de Esquerda

Lei de bases da Saúde. BE desafia PS a definir-se

A líder do Bloco de Esquerda desafiou este domingo o PS a escolher entre a direita e a esquerda para avançar com uma nova lei de bases da saúde.
PGR

PS: "Não foi preciso clarificar lei"

Esquerda não vê necessidade de clarificar mandato da PGR na Constituição. César diz que "discussão é deslocada" e que, se for para mexer, só na próxima legislatura. CDS quer modelo mais transparente.
José Sócrates

Sócrates: "PS foi cúmplice de todos os abusos"

2.025
O ex-primeiro-ministro José Sócrates disse, numa entrevista ao jornal brasileiro Folha de São Paulo, que tenciona escrever um livro sobre a Operação Marquês.
Política

Retorno a um passado negro /premium

115
Uma boa parte daquilo que é conhecido pelo nome de “esquerda", em nome de uma concepção da justiça colhida no mundo das ideias, propõe políticas que têm por efeito o exacto contrário do proclamado.
Parlamento

Parlamento. Farpas e ajustes de contas no regresso

O PS marcou o debate sobre o Plano Nacional de Investimentos, meses depois de PS e PSD terem fechado um acordo sobre fundos europeus. Mas os principais partidos tinham outras prioridades.
Parlamento

Ministro da Ciência chamado ao Parlamento

Todos os partidos, exceto o PS, aprovaram esta terça-feira um requerimento para ouvir Manuel Heitor no Parlamento. Em causa está o "subfinanciamento e a precariedade" que o PCP vê no Ensino Superior.
António Costa

Costa chama dirigente do PS para chefe de gabinete

Francisco André, de 41 anos, é membro da Comissão Permanente do PS onde tem a responsabilidade pelo pelouro das relações internacionais. Vai substituir a jurista Rita Faden.
PSD

Dirigente do PS foi aluno da Universidade do PSD

940
Gustavo Ambrósio, que é comissário nacional do PS, fez uma pergunta ao camarada socialista e líder da UGT Carlos Silva. Nenhum dos colegas sabia que era dirigente socialista.
Observador Summer Sessions

"Um porta-voz não tem voz própria"

Maria António Almeida Santos é a porta-voz do PS e, no Observador Summer Sessions, e admite que isso lhe retira voz própria. "Até agora ainda não foi um problema", diz.
Observador Summer Sessions

"Achei que a geringonça não ia resultar" /premium

A porta-voz do PS confessa que em 2015 não acreditava na solução engendrada por António Costa e chegou a dizer-lhe isso mesmo. A conversa no terraço do Observador começou com um "aloha".
Orçamento do Estado

PSD. 'Taxa Robles' "não é assim tão disparatada"

1.305
O presidente do PSD, Rui Rio, não rejeita "liminarmente" a taxa especial proposta pelo BE em relação a negócios no setor do imobiliário, considerando que "não é assim uma coisa tão disparatada".
Orçamento do Estado

"Concluo que Costa não estava informado"

353
António Costa tinha dito que a proposta do Bloco sobre a habitação foi "feita à pressa", mas Catarina Martins diz que está a negociar com Mário Centeno desde junho.
PS

Costa contra taxa Robles. "Foi feita à pressa"

295
O Governo e o PS vieram rejeitar a taxa contra a especulação imobiliária proposta pelo Bloco de Esquerda. Costa diz que imposto de mais-valias, que já existe, "já tributa o que há a tributar".
PS

PS critica "caminho do bota-abaixo" de Rui Rio

110
Secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, acusou o presidente do PSD, Rui Rio, de não ter "uma única ideia para o país" e de escolher "o caminho derrotista" e "do bota-abaixo".
PS

PS diz que Cristas "chora lágrimas de crocodilo"

159
A secretária-geral adjunta do PSP reagiu este sábado ao discurso da rentrée da líder do CDS, que disse que o seu partido era a única "alternativa" aos partidos de esquerda.
PCP

OE. “Não contem com o ovo no dito cujo da galinha”

Jerónimo de Sousa reagiu às declarações de Pedro Nuno Santos e aconselhou cautela ao Governo. Aos jornalistas, admitiu ainda que João Ferreira seria um “excelente candidato” às europeias.
Orçamento do Estado

“Não há três sem quatro”, diz Pedro Nuno Santos

O Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares passou pela Festa do Avante! e deixou uma mensagem de confiança para o Orçamento do Estado. A cooperação da geringonça é para continuar.
Orçamento do Estado

Orçamentómetro. A negociação começou /premium

Vem aí o último Orçamento da "geringonça", mas nem por isso trará menos exigências dos parceiros. As contas de Centeno também não estão mais fáceis. O que pedem os partidos e o que o Governo quer dar?
PS

Belém considera "absurda" a guerra sobre a PGR

A um mês da decisão sobre o futuro de Joana Marques Vidal, o braço-de-ferro entre os principais partidos está mais vivo. Costa e Rio continuam em silêncio, mas o Presidente dá sinais de desconforto.
Palácio de Belém

PR dispensa acordo escrito para nova "geringonça"

A experiência, diz o Presidente da República, mostrou que a palavra passada para o papel é secundária para o sucesso dos entendimentos políticos.
Sondagens

BE e PSD perdem intenções de voto na rentrée

185
Um verão marcado pelo caso Robles e críticas a Rui Rio terão custado, respetivamente, 1,7% e 3,1% das intenções de voto no Bloco de Esquerda e Partido Social Democrata entre julho e setembro.
Governo

Do poder e da (ir)responsabilidade

Com esta "descentralização" o governo transfere responsabilidades constitucionais mantendo indemnes as prerrogativas decisórias, o que vai provocar um decréscimo da qualidade de vida dos portugueses.
Polémica

Carlos César e a falta de contos infantis

A Iniciativa Liberal é o 22º partido político português. Compreendo que seja aborrecido para certas pessoas ou partidos, mas já existimos e viemos para ficar.
Transportes

Transportes. Rui Rio fala de eleitoralismo do PS

O presidente do PSD reagiu à possível diminuição do preço dos passes em Lisboa e Porto: "É uma medida popular, à medida do PS". Rio disse ainda que é preciso mais que uma "política de envelopes".
Tribunal

IPDJ. Baganha leva secretário de Estado a tribunal

381
Augusto Baganha acusa o Governo de partidarizar a administração pública e favorecer a "máquina do PS" e sublinhou as "pressões" dos grandes do futebol português.
PS

PS questiona atrasos no programa europeu de wifi

No documento que enviou à Comissão Europeia, Carlos Zorrinho considera que esta iniciativa estará a ser "vítima do seu sucesso, mas sobretudo vítima de erros na preparação técnica".
Jerónimo De Sousa

PS "pula o pezinho para a dança" com PSD e CDS

O líder comunista lamentou a convergência dos socialistas com os partidos da direita em matérias como o processo Banif, os casos recentes da legislação laboral e a descentralização.
Descentralização

Descentralização: CDS chama ministro ao Parlamento

CDS chamou com urgência Eduardo Cabrita ao Parlamento, PS garantiu que diplomas setoriais para as autarquias vão a Conselho de Ministros dia 13 de Setembro
PS

PS: Governo tem de continuar com "a meta do rigor"

O PS destacou a necessidade de o Governo "continuar a investir" com "a meta do rigor", numa reação ao discurso da coordenadora do BE na 'rentrée' política do partido bloquista.
Bloco de Esquerda

BE recusa "endeusamento do défice zero"

247
No discurso de encerramento da rentrée do Bloco de Esquerda, Catarina Martins deixou duras críticas ao Governo e pediu "mais coragem". Para o Orçamento do Estado tem um objetivo: mais investimento.
Política

PS acusa Rio de ausência de propostas 

147
A porta-voz da Comissão Permanente do PS sustentou que "a principal preocupação do doutor Rui Rio é ainda ganhar o seu próprio partido".
Bloco de Esquerda

Eutanásia será aprovada “mais cedo ou mais tarde"

458
O tema da despenalização da eutanásia esteve em debate no segundo dia da rentrée do BE. Os oradores, Pedro Delgado Alves, Bruno Maia e André Silva, deixaram uma garantia: a medida será aprovada.
Orçamento do Estado

Costa responde a críticas sobre redução do IRS

308
O primeiro-ministro recorreu às redes sociais para responder às críticas relativas à medida que apresentou na rentrée política do PS. "Não é uma medida discriminatória", garante.
Autárquicas 2017

PS recusa processos contra autarcas gastadores

626
Há casos de candidatos que ultrapassaram em "mais de 30 ou 50% o orçamentado". Mas os socialistas resolvem "internamente" o problema -- e não obrigam militantes a pagar os excessos do próprio bolso.
PGR

PGR sobre críticas do PS: "MP atua dentro da lei"

Procuradoria-Geral da República responde às críticas de dirigente do PS e diz que apenas atua dentro da lei. Deputado do PSD já pediu demissão de chefe de gabinete de Centeno
PS

JSD acusa PS: vê pessoas como trunfos eleitorais

124
A presidente da Juventude Social-Democrata (JSD), Margarida Balseiro Lopes, acusou o PS de "muitas das vezes" olhar para os cidadãos como "trunfos eleitorais e não destinatários" da ação política.
Casamento

Prazo para casar após divórcio: proposta parada

O PS, BE e PAN querem acabar com o prazo que obriga homens a esperar 180 dias e mulheres 300 após dissolução de um matrimónio para poderem casar novamente, mas proposta está parada há mais de um ano.
Mário Centeno

Chefe de gabinete de Mário Centeno ataca MP

1.130
Chefe de gabinete de Mário Centeno escreveu no Facebook que o Ministério Público tem com "regularidade" demonstrado "não compreender bem os limites à sua atuação". E que "a democracia é quem sofre".
Orçamento do Estado

Reduzir IRS para emigrantes deixou o PS isolado /premium

A oposição fala em eleitoralismo. A esquerda não leva a sério. Será uma das novidades no último Orçamento do Estado deste Governo, mas tirando o PS, a medida não convence ninguém.
Saúde

PCP opõe-se à política da Saúde de PS, PSD e CDS

O dirigente comunista Jorge Pires frisou a oposição do PCP à atual política da Saúde que desvia três mil milhões de euros por ano para grupos empresariais privados.
Fernando Medina

Medina contra descida do ISP e IVA na eletricidade

997
Fernando Medina afirmou esta terça-feira estar contra reduções no ISP e no IVA da eletricidade. "Não me parecem boas medidas, que vão no sentido correto", afirmou o dirigente socialista.
PS

Enganadora, injusta e ineficaz /premium

1.092
A proposta do PS de atribuir um desconto de 50% no IRS para os emigrantes que regressem reduz-se à inconsequência da propaganda: chega para as manchetes, mas é errada e não terá qualquer impacto.
PS

Uma pré-campanha alegre /premium

António Costa rasgou em 2014 um acordo de IRC que dava estabilidade às empresas. Está em condições de garantir que nos próximos anos não muda de ideias sobre a borla de IRS para os emigrantes?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)