A bilheteira online para os concertos de Taylor Swift em Portugal abriu esta quarta-feira, dia 12, às 12h, e só então os fãs souberam quanto ia custar ver a cantora norte-americana pela primeira vez em Portugal. O preço dos bilhetes começa nos 62.50 euros e pode chegar até aos 539 euros (sem taxas incluídas).

Tal como em toda a Europa, o preço dos bilhetes só foi revelado no momento em que arrancou a venda no site da SeeTickets. A compra ficou, por enquanto, apenas disponível para os fãs que receberam um código de acesso — cada pessoa não pode exceder o limite de quatro bilhetes por código.

Os bilhetes mais baratos começam nos 62,50, para o terceiro piso da bancada do estádio da Luz (últimas filas ou alto vista lateral), e chegam aos 227 euros no caso dos ingressos para a zona Front Stage. Ir para a pista de acesso geral custa 170,50 euros. Os bilhetes VIP começam nos 282,50 e podem chegar aos 539 euros.

Estas foram as modalidades apresentadas:

Front Stage (Esquerdo) – 227 euros

Front Stage (Direito) – 227 euros

Pista de Acesso Geral – 170,50 euros

Bancada Piso 0 – 181,50 euros

Bancada Piso 0 Vista Lateral – 142 euros

Bancada Piso 1 – 170,50 euros

Bancada Piso 1 Vista Lateral – 125 euros

PMR Bancada Piso 0 – 147,50 euros

Bancada Piso 3 Baixo – 91 euros

Bancada Piso 3 Baixo Vista Lateral – 68 euros

Bancada Piso 3 Alto Vista Lateral – 62,50 euros

Bancada Piso 3 Últimas Filas – 62,50 euros

Vip 1 Front Stage Direito – 538,92 euros

Vip 1 Front Stage Esquerdo – 539 euros

Vip 2 Pista de Acesso Geral – 439 euros

Vip 3 Bancada Piso 0 – 415 euros

Vip 4 Bancada Piso 1 – 389 euros

Vip 5 Bancada Piso 3 Baixo – 282,50 euros

Nem todos tiveram acesso a esta bilheteira, apenas os fãs que se registaram previamente. A inscrição para a possibilidade de comprar ingressos para o espetáculo em Lisboa tinha de ser feita até dia 23 de junho e só os fãs que receberam o código de acesso puderam comprar bilhetes esta esta quarta-feira. Houve também quem recebesse e-mail indicando que estava em lista de espera.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na hora de comprar os bilhetes os fãs ficaram também a saber a hora do concerto. Na página de espera para colocação do código de acesso lia-se que o espetáculo começa às 18h e a abertura de portas acontece às 16h.

No Twitter, muitos expressaram frustração pelo facto de, mesmo com código, não conseguirem aceder à página de compra dos bilhetes (a espera é, aliás, apelidada de “Great War”, a “Grande Guerra”). Na mesma rede social, a See Tickets, promotora do espetáculo, acabou por revelar mais informações, entre elas que a compra tem de ser feita em 10 minutos. “Depois disso irão voltar à fila”, lê-se.

Numa sequência de tweets, a promotora adiantou outros detalhes até então não conhecidos, como o facto de não serem aceites NIF que não sejam portugueses (mas a inscrição de um NIF no recibo de compra não é obrigatória). Face às queixas de códigos que não estariam a funcionar no momento da compra, a promotora também esclareceu que “ficam ativos após a 1ª atualização na fila, após a compra falhada”. As redes sociais encheram-se também de manifestações de contentamento por parte de quem ia conseguindo completar a compra.

Problemas técnicos na compra de bilhetes em França

Em França, a bilheteira abriu esta terça-feira, 11 de julho, com problemas técnicos no site da Ticketmaster. Os fãs que tentavam comprar bilhetes para os seis concertos da cantora pop ( quatro em Paris e dois em Lyon) enfrentaram longas filas até que a empresa decidiu parar a venda, indicando que uma nova data para a aquisição de ingressos seria anunciada e que “todos os códigos não usados permaneceriam válidos”. Horas depois, no Twitter, a Ticketmaster culparia “fornecedores terceiros”, que a empresa não identificou, acrescentando que ainda há bilhetes disponíveis.

A parte europeia da digressão “The Eras Tour” de Taylor Swift arranca a 9 de maio do próximo ano, em Paris, e termina a 17 de agosto, em Londres. Em Portugal, os concertos acontecem no estádio da Luz, em Lisboa, a 24 e 25 de maio. Esta é a primeira atuação de Taylor Swift em Portugal. A cantora norte-americana chegou a constar do cartaz da edição de 2020 de NOS Alive, mas o concerto foi cancelado na sequência da pandemia de Covid-19.

O que esperar do concerto

“The Eras Tour” é a digressão mundial de estádios que Taylor Swift começou em março de 2023. Arrancou nos Estados Unidos da América, sendo que depois irá passar pela América do Sul, Ásia e Oceânia antes de chegar à Europa.

Os espectáculos da digressão The Eras Tour duram cerca de três horas e 15 minutos. Geralmente, contemplam 44 canções, divididas por 10 atos conceptuais. Cada ato representa um álbum, e Taylor Swift leva os fãs numa viagem pela sua carreira da forma mais imersiva possível. É usada uma estrutura com três áreas de palco que se estende até ao meio da plateia. Com projeções de vídeo, luzes laser, efeitos de pirotecnia, fogo de artifício, confetti e pulseiras com luzes LED, já foi descrita como uma “experiência cognitiva de 4D”.