Woody Allen vai estar na Cinemateca, em Lisboa, a 14 de setembro, à conversa com Ricardo Araújo Pereira, numa sessão especial do filme “Manhattan” (1979), anunciou a Cinemateca Portuguesa esta terça-feira em comunicado.

Já se sabia que o realizador norte-americano estaria em Portugal nesta data, já que Allen é também clarinetista e toca há várias décadas com a New Orleans Jazz Band. A banda dá em setembro dois concertos em Portugal: primeiro no Super Bock Arena, no Porto, e depois no Campo Pequeno, em Lisboa, nos dias 13 e 14.

Na Cinemateca, o realizador estará presente numa sessão de “Manhattan” (1979), às 15h. Antes da exibição do filme, o cineasta de 87 anos vai participar numa conversa com o humorista Ricardo Araújo Pereira. “Gravidade Zero” é o título do evento que resulta de uma colaboração com o Grupo Almedina e o festival literário Folio. A expressão é também o título do quinto livro de textos humorísticos de Woody Allen, publicado em Portugal em 2022.

De acordo com o comunicado enviado às redações, esta é a primeira vez que Woody Allen visita a Cinemateca Portuguesa. Segundo o mesmo texto, “Manhattan” é a obra de Allen que mais vezes passou no espaço lisboeta, a par de “The Purple Rose of Cairo” (1985).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sessão e a conversa (que decorrerá em inglês sem tradução simultânea) serão de entrada livre, mediante levantamento de bilhete 60 minutos antes do início da sessão. Há um limite de dois bilhetes por pessoa.

Semanas depois, chega às salas de cinema “Golpe de Sorte” (o título português de “Coup de chance“), o novo filme do realizador. A estreia mundial é no início de setembro no Festival de Veneza, mas a obra com Lou de Lâage e Melvil Poupaud só chega aos cinemas portugueses a 5 de outubro.

Nas últimas décadas, a atenção mediática de Woody Allen tem sido motivada não apenas pela sua produção fílmica, mas também pelas acusações de abuso sexual da sua filha adotiva, Dylan Farrow, acusações que o cineasta sempre negou.