Sábado marca o início do programa “Verão é no Porto”, que promete animar a cidade com mais de 400 eventos culturais, muitos deles gratuitos e ao ar livre. Cinema Fora do Sítio, Festival Varandas, Porta Jazz ao Relento, D’Bandada, Noites Ritual, Concertos na Avenida, Porto Sunday Sessions, Feira do Livro, Porto em Boa Forma e A Festa é Aqui são algumas das várias iniciativas promovidas pela Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer.

O primeiro momento acontece no sábado, 18 de julho, com o evento “Volta ao Verão em 12 horas“, que, como o nome indica, oferece 12 horas seguidas de animação, com etapas em vários locais. Entre as 13h00 e a 01h00 haverá eventos a decorrer em simultâneo para vários gostos e idades, que vão desde a música à dança, do teatro ao cinema, passando pelo desporto e atividades para crianças, à imagem do que é o programa preparado pelo município.

As Porto Sunday Sessions, por exemplo, já tiveram o primeiro momento de música gratuita no passado domingo. O programa prolonga-se até 18 de outubro, com um total de 15 momentos musicais nos diferentes jardins portuenses. Este domingo, às 16h00, Les Trois Coups têm concerto marcado no Jardim do Passeio Alegre, seguido de DJ set de Alex Fx e Ruuar.

Agosto marca o regresso de um dos eventos favoritos dos portuenses: o Cinema Fora do Sítio. A partir do dia 1, todas as sextas-feiras e sábados, às 22h00, em sessões gratuitas e ao ar livre, filmes como “Selma, a Marcha da Liberdade”, “Uma Turma Difícil” e “Hector e a Procura da Felicidade”. Os filmes vão ser exibidos em locais como a Alameda das Fontainhas, jardins do Palácio de Cristal e do Passeio Alegre e Estação de São Bento. O acesso é sempre livre e são assegurados 200 lugares sentados. Quem não quer ficar no chão deve chegar bem cedo. O cartaz completo pode se consultado em baixo:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

cinema fora do sitio 2015

As famílias devem marcar na agenda o dia 19 de setembro, altura em que a “Festa Continente”, anteriormente conhecida por “Festa da Família” regressa ao Parque da Cidade. Com entrada livre, de manhã até à noite não vai faltar animação, entre animais e produtos do campo, showcookings, sessões de cinema, insufláveis, ateliers, pinturas faciais, atividades circenses, um labirinto feito em palha, trampolins e um escorrega de água. Haverá ainda espetáculos de stand up comedy, zumba, sons africanos e hip-hop.

Se as tardes de domingo estão ocupadas com as Porto Sunday Sessions, para o sábados a proposta chama-se Jameson Lazy Sessions. Entre 18 de julho e 10 de outubro, sempre no Jardim das Virtudes, há DJ set a partir das 15h00. Às 17h00 começa o concerto (e há nomes variados, de PZ a Sequin, passando por Elisa Rodrigues Quarteto). Às 18h00 recomeça o DJ set, até às 20h00. A entrada é gratuita.

A Feira do Livro não poderia faltar. Entre 4 e 20 de setembro, o evento literário organizado pela Câmara Municipal do Porto instala 120 pavilhões nos Jardins do Palácio de Cristal. A Feira conta com a participação de editoras, de livreiros e alfarrabistas, com a novidade da presença da Porto Editora, que no ano passado esteve ausente. Para além da venda de livros, estão previstas apresentações e sessões de autógrafos, debates, spoken word, sessões de cinema, exposições e atividades destinadas aos mais novos. Agustina Bessa Luís será a escritora homenageada.

Porto, 06/09/2014 - É o primeiro fim de semana Feira do Livro do Porto. Onde uma tíila é rebaptizada como forma de homenagem a Graça Moura ( Rui Oliveira  / Global Imagens )

Mesmo sem a APEL, o Porto tem Feira do Livro. ©Rui Oliveira / Global Imagens

Entre 31 de julho e 2 de agosto, Porto e Vila Nova de Gaia recebem pela primeira vez o Mundial de F1, mas em Motonáutica. Um espetáculo de alta velocidade nas águas do rio Douro que vai atrair muitos curiosos às margens do rio.

Quem prefere fazer desporto, em vez de assistir, pode participar na atividade “Orientação na Baixa”, integrada no programa Baixa em Boa Forma. Nos dias 26 de julho, 13 e 26 de setembro, a partir das 10h00, os participantes vão fazer um percurso turístico com partida da Praça D. João I e com passagem junto de alguns monumentos emblemáticos do Porto. A participação é gratuita.

Festival Varandas, com os muitos momentos de teatro, música tradicional, literatura e poesia no alto de vários edifícios da Baixa do Porto, o regresso do festival Noites Ritual no último fim de semana de setembro, o Porta-Jazz ao Relento, que leva o jazz aos Jardins do Palácio de Cristal em agosto, mais uma edição da D’Bandada, que a 12 de setembro leva dezenas de concertos gratuitos às ruas e a espaços pouco habituais, são outros dos eventos incluídos no programa de verão da Invicta, mas sobre os quais ainda não se conhecem nomes concretos.