270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Sociedade

Furto

Prisão preventiva para dupla que assaltava casas

Os suspeitos foram apanhados em flagrante delito, na sequência de uma denúncia, durante um assalto a uma residência em Macedo de Cavaleiros. Um deles já era conhecido das autoridades.
Lula da Silva

Lula absolvido de alegados apoios a empresas

O juiz atendeu assim ao pedido do MPF, que, nas alegações finais apresentadas no mês passado, concluiu não haver provas e pediu a absolvição do ex-presidente brasileiro e dos demais acusados no caso.
Coronavírus

Prisões sem mortes por Covid-19

Segundo o Ministério da Saúde, Portugal "distingue-se positivamente" por não ter mortes por Covid-19 nas prisões, devido às medidas restritivas impostas para conter a pandemia.
Transportes

Transtejo/Soflusa com paralisações esta semana

Os trabalhadores reúnem "em plenário no próximo dia 23, das 10h00 às 12h00, e dia 24, das 14h30 às 17h30, respetivamente, com paralisação das carreiras fluviais", segundo FECTRANS.
Sem-abrigo

Lisboa. "Habitação digna" a sem-abrigo com sucesso

Medina disse que a medida, conhecida por “housing first” [habitação em primeiro], “é uma porta de entrada que está a mostrar ter sucesso” em Lisboa, Já há outros países que a adotam.
Coronavírus

Gaia nega pedidos para festejos de São João

O presidente da autarquia revelou que pelo menos 20 coletividades, associações de moradores e clubes pediram para realizar festas, mas "todas foram proibidas" devido ao perigo de infeção.
Autoridade da Concorrência

Concorrências portuguesa e espanhola fazem buscas

"A AdC e a CNMC realizaram diligências de busca e apreensão, em simultâneo, nas sedes das empresas em investigação, nos respetivos territórios", explica a Concorrência em comunicado.
União Europeia

Plataforma sobre sem-abrigo é "salto de gigante"

Para Ana Mendes Godinho, a plataforma de combate à situação de sem-abrigo é um "ponto de partida" para que todos tenham garantido o direito de acesso a habitação, saúde ou serviços básicos.
Desemprego

Beneficiários de prestações de desemprego aumentam

As 276.665 prestações de desemprego registadas em maio traduzem um aumento de 2,7% face a abril (269.212 beneficiários), sendo este o sétimo mês consecutivo de subida, segundo a Segurança Social.
PS

JS avança para legalização da canábis

Os jovens socialistas querem antecipar de 2050 para 2045 a meta da neutralidade climática, e têm cinco moções setoriais no Congresso do PS relativas à legalização da canábis e à prostituição.
Código do Trabalho

Trabalhadores em lay-off tradicional caem em maio

As 7.927 prestações de lay-off de concessão normal em maio comparam com as 15.529 destas situações registadas em abril.
Papa Francisco

ONU apela a Papa medidas contra violência sexual

Especialistas condenaram as "medidas adotadas pela Igreja Católica para proteger os supostos autores, encobrir crimes e dificultar a responsabilização, o que levou à impunidade dos crimes cometidos".
Governo

Governo apoiou animação turística com 320 milhões 

Dos 200 milhões de euros para a animação turística, 100 milhões foram a fundo perdido e dos 120 milhões para o setor da organização de eventos, foram a fundo perdido 80 milhões de euros.
Exploração Sexual

Queixa-crime por alegada rede de exploração sexual

A cadeia feminina de Ndlavele, em Maputo, foi acusada de manter uma rede de exploração sexual em que guardas prisionais forçam mulheres reclusas a sair da cadeia para se prostituírem.
Chiado

Estes são os bairros mais caros de Lisboa

Imobiliária Engel & Völkers destaca o Chiado como "o bairro vais valorizado de Lisboa", com um preço de 10.000 euros por metro quadrado (m2), sendo também "um dos mais procurados para habitação".
Estados Unidos da América

Tempestade Claudette matou 13 pessoas nos EUA

A Claudette recuperou o estatuto de tempestade tropical e atingiu ventos máximos de 65 quilómetros por hora durante a manhã desta segunda-feira. Ao todo, 13 pessoas morreram.
Porque Sim Não é Resposta

As coisas que uma grávida tem de ouvir...

Desde mãos alheias na barriga a histórias terríveis, as grávidas sujeitam-se a ouvir frases perfeitamente dispensáveis. Devia ser proibido dizer certas coisas? Hoje saímos em defesa das grávidas.
Figueira da Foz

Acidente em navio encerra barra da Figueira da Foz

O deslizamento de carga de um navio, ocorrido por volta das 8h00 desta manhã de segunda-feira, provocou a queda de vários troncos na água, no momento em que dava entrada na barra da Figueira da Foz.
Coronavírus

Jovens podem tornar-se "reservatórios" de Covid-19

Especialista britânico adverte para o risco de se a vacinação avançar apenas entre os adultos, se desenvolverem novas variantes mais contagiosas entre as crianças.
Polícia

Movimento Zero deslocou-se para o Marquês

Em atualização
Entre os principais problemas que os elementos das forças de segurança indicam está a atribuição do subsidio de risco e a atualização dos índices remuneratórios das tabelas salariais.
Alemanha

Espionagem. Universitário russo detido na Alemanha

O detido ter-se-á reunido pelo menos três vezes com um espião russo e, em duas destas ocasiões, forneceu-lhe informações do domínio da universidade, em troca de dinheiro.
Moçambique

Moçambique. Deslocados e ONU relatam violência

Quase três meses volvidos, apesar de as autoridades terem anunciado em abril que era seguro regressar à vila de Palma, "os tiros continuam" e "já houve mortes", denuncia um deslocado chegado a Pemba.
GNR

Foragido detido em fiscalização da AM Lisboa

Durante fiscalização GNR deparou-se com homem de "comportamento suspeito". Era procurado pela autoridades italianas para cumprir pena por falsificação de documentos, burla e contrafação.
Desemprego

Menos desempregados inscritos nos centros emprego

O desemprego registado aumentou apenas na região da Madeira (13,9%) e em Lisboa e Vale do Tejo (4,2%). Número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados cai 5,7% em relação a abril.
Igreja Católica

Padre de Lisboa afastado sob suspeita de assédio

Patriarcado de Lisboa confirma afastamento do pároco Ismael Teixeira da paróquia de São Mamede, embora não adiante o motivo. Sacerdote diz que se trata de "boato" e que está em "descanso sabático".
Fundos Comunitários

Fundos europeus: "tolerância zero" para fraudes

O objetivo de "fraude zero" é, contudo, "muito exigente", disse a comissária, apontando para aspetos que "são mais difíceis de monitorizar" como a formação.
TAP

TAP. Reestruturação rigorosa é vital diz ex-gestor

A "implementação rigorosa" do plano de reestruturação da TAP, será "o 'centímetro' pelo qual todos teremos que lutar nos próximos anos" diz o ex-presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira.
Crise em Moçambique

Cimeira africana discute terrorismo em Moçambique 

Luta contra o terrorismo no norte de Moçambique é um dos temas abordados esta quarta-feira em cimeira com vários chefes de Estado e de governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola

Angola. Mil casos de violência contra crianças

400 casos são de fuga à paternidade, 380 de violência física e psicológica e 150 de crianças perdidas ou desaparecidas. Os casos de violações sexuais no país são uma preocupação das autoridades.
Pandemia

210 pessoas tentaram romper cerco de Lisboa

Apesar de a população estar consciente das regras, foram detetadas 210 situações de incumprimento sem justificação, para entrar ou sair da AML, segundo a GNR entre sexta-feira e esta segunda-feira.
Governo

Terras sem registo terão cadastro online até 2023

Governo anuncia Balcão Único do Prédio inserido no Sistema de Informação Cadastral Simplificado, que ficar a conhecer 90% de área nos municípios sem cadastro até final do 2023.
Desaparecimentos

Noah já teve alta. "Está clinicamente bem"

102
Equipa multidisciplinar esteve reunida para avaliar a possibilidade da alta. Demora esteve relacionada com valores das análises que mostravam que a criança ainda estava desidratada.
Brasil

Bolsonaro não deu atenção ao conflito IURD Angola

Deputado da Frente Parlamentar Evangélica diz que falou om Bolsonaro sobre os problemas que a instituição religiosa enfrenta em Angola, mas que o Presidente brasileiro disse que nada podia fazer.
Função Pública

Governo quer limitar mandatos das chefias públicas

Alexandra Leitão anunciou também que os dirigentes públicos da União Europeia vão ter um programa de intercâmbio em 2022 e que o Governo está a apontar várias soluções para rever tabela remuneratória.
Noticiário

8h. 210 pessoas tentaram furar restrições

Todos os condutores identificados tiveram de regressar a casa. Desde as 6h que já se pode entrar e sair. Limitações de circulação devem repetir-se no próximo fim de semana.
Sondagens

PS de Costa cai e direita recupera nas sondagens

327
Chega mantém-se como terceira força partidária, numa altura em que também o PSD de Rui Rio recuperou na desvantagem para o PS. Partido do Governo só tinha estado pior no início da pandemia.
União Europeia

UE promete mais dinheiro europeu para sem-abrigo

Todos os Estados-membros da União Europeia vão passar a usar uma mesma ferramenta no combate ao fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo, uma plataforma que representa um compromisso político.
PS

TC absolve mas critica deputado no caso "cigana"

Caso remonta a 2017, quando Manuel dos Santos chamou "cigana" a Luísa Salgueiro. Costa defendeu expulsão, mas PS suspendeu militante. TC diz que faltou contraditório mas ataca "chocante racismo".
Câmara Municipal Lisboa

A insustentável incoerência de Medina

140
A auditoria interna, feita à velocidade da luz, traz um conjunto de dados relevantes e preocupantes, pelo que é essencial que seja lançada uma auditoria externa mais abrangente e independente.
Empresas

Construção: quais os custos de não ser ético?

Uma questão normalmente preterida, mas com custos de oportunidade potencialmente muito significativos, é a denominada ética e deontologia profissional.
Óbito

Basquetebolista do Sporting morre aos 19 anos

451
Adulai Djaló jogava nos sub-18 e morreu este domingo aos 19 anos, vítima de uma leucemia. Os leões enalteceram os anos de "dedicação e devoção" de Djaló ao clube.
Óbito

Graça Fonseca lamenta morte do ator Carlos Miguel

"Homem do espetáculo completo, com uma dedicação incansável à arte da representação, Carlos Miguel é um dos nomes inesquecíveis da comédia portuguesa", afirmou a ministra da Cultura.
Estados Unidos da América

EUA. Acidente mata 9 crianças durante tempestade

Das nove crianças, oito eram raparigas que circulavam num autocarro de uma residência para jovens. A outra era uma bebé de nove meses. Seguia no carro com o pai, que também perdeu a vida.
Guiné-Bissau

A crença que mata crianças na Guiné-Bissau /premium

285
Nascem diferentes e, graças a uma crença que não os considera humanos, são mortos. Na Guiné-Bissau, o infanticídio é crime, mas só os relatos o provam. E as comunidades ficam quase sempre em silêncio.
Coimbra

Assédio. Motorista em Coimbra suspenso

Um trabalhador dos SMTUC foi suspenso preventivamente por eventual comportamento indevido. Está aberto um processo disciplinar. Em causa estará uma alegada situação de assédio a uma passageira.
França

Rave em memória de lusodescendente com confrontos /premium

Dois anos depois da morte de Steve Maia Caniço que se afogou no rio Loire alegadamente depois de uma carga policial, festa ilegal em sua honra termina em confrontos com participante a perder uma mão.
Autárquicas 2021

JS propõe transportes gratuitos para jovens

135
A Juventude Socialista divulgou propostas para as eleições locais, entre as quais a disponibilização gratuita de transportes públicos para jovens ou serviços de psicologia nas freguesias.
Myanmar

Papa apela a corredores humanitários no Myanmar

Papa pediu a abertura de corredores humanitários na Birmânia e respeito pelos lugares neutrais enquanto refúgios para aliviar o sofrimento de milhares de deslocados que estão a morrer de fome no país.
Acidentes e Desastres

Derrocada. PM belga envia condolências a Costa

O primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, enviou uma mensagem a António Costa de condolências às famílias dos trabalhadores que morreram no "trágico acidente" de Antuérpia.
Estilo de Vida

"Estamos perdidos quando não temos o que fazer" /premium

O trabalho define-nos socialmente, mesmo que não gostemos dele, mesmo que seja muito pouco gratificante e inútil numa sociedade de abundância. Entrevista ao autor e antropólogo James Suzman.
Vila Real

3 feridos e danos em zona de bares de Vila Real

Uma escaramuça envolvendo um número indeterminado de jovens resultou em ferimentos ligeiros em três deles e em danos na porta de um banco e numa máquina multibanco numa zona de bares de Vila Real.
Banca

Nova vaga de saídas. Banca admite despedir

106
Grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano. Saídas começaram com última crise financeira, mas em 2021 deverão atingir um novo pico. BCP e Santander Totta admitem despedimentos.
Formação

Caminhadas pela natureza para formar líderes

A Coimbra Business School (CBS) vai reproduzir em Portugal metodologias do MIT e da Universidade da Califórnia para formação de líderes e executivos, com um dia de caminhada pela natureza.
Coronavírus

Já saíram 2.851 reclusos das prisões com perdão

Perdão de penas não foi associado à situação de estado de emergência e já permitiu libertar quase 3.000 reclusos. Ministério da Justiça não dá prazo para revogação do regime excecional.
Trabalho

Plataformas. Bruxelas quer proteção no trabalho

A Comissão Europeia quer um "campo de igualdade" na proteção laboral dos trabalhadores de plataformas como a Uber ou a Glovo, destacando necessidade de enquadramento ao nível europeu.
Armas De Fogo

Mais de 2.200 armas entregues à PSP

Mais de 2.200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de fevereiro e 15 de junho, anunciou aquela força policial.
Moçambique

Canonização de testemunhas da guerra civil 

A diocese de Tete vai iniciar o processo de canonização de dois jesuítas, um português e um moçambicano, mortos na missão de Chapotera em 1985 por serem "testemunhas incómodas" da guerra civil
Angola

Jovens desempregados de Luanda tentam biscates 

Jovens angolanos desempregados, muitos qualificados, queixam-se das dificuldades de arranjar trabalho e até biscates para sobreviver. Continuam a lutar com mais fé em Deus que nas políticas públicas.
Política

Causas que importam

O espaço não socialista, se quer ser relevante, tem que ter um programa eleitoral baseado no pragmatismo, na liberdade económica e política, mas sobretudo tem que se focar numa palavra: esperança.
Arquitetura

Os arranha-céus deitados do pós-pandemia

As ondas da pandemia viraram o mundo do avesso, mas os entusiasmos do teletrabalho não vão matar os escritórios. Em Portugal, vamos deitar os arranha-céus e os escritórios serão “skyspaces”.
Governo

A tragédia de um povo

Se errar é humano, persistir no erro sem dele tirar qualquer ilação ou consequência é, para nosso mal nos tempos que correm, um desígnio de quem nos governa ou preside.
Cultura

A culpa não é de Ramsay. É nossa

Solteira morre a culpa, porque nos falta uma estratégia de promoção da Gastronomia Portuguesa que crie e mantenha empregos e seja promovida fora de portas a muitos níveis.
Canadá

Polícia criticada por técnica que lembra Floyd

Atuação policial, que traz à memória a morte de George Floyd, nos EUA, está a ser criticada por ativistas e políticos no Canadá. Polícia diz que jovem estava armado, mãe questiona violência policial.
Estados Unidos da América

Bispos dão novo passo para negar comunhão a Biden

209
A pensar em Joe Biden, os bispos mais conservadores dos EUA querem deixar escrito que políticos católicos que defendem o direito ao aborto não devem poder comungar. Declaração será votada em novembro.
Fact Check

Joacine quer impedir identificação de minorias?

Post alega que Joacine Katar Moreira quer impedir identificação de "pessoas racializadas" com indícios de que estejam irregularmente em Portugal. Projeto retira esse critério da lei.
Óbito

Morreu Carlos Miguel, que foi o Fininho do "1,2,3"

305
O ator Carlos Miguel, conhecido como o "Fininho" morreu este sábado, em Santarém, aos 77 anos. Tinha participado no antigo concurso da RTP "1,2,3".
PCP

´W preciso "ir mais longe" no combate à violência

Secretário-geral do PCP defende que é preciso "ir bem mais longe" no combate à violência doméstica e criticou "a política de direita que alimenta uma igualdade de faz de conta".
PSP

Circulação condicionada junto ao Parlamento

A manifestação de elementos das forças de segurança está marcada para segunda-feira de manhã, o que obrigará à aplicação de algumas restrições ao tráfego rodoviário já a partir de domingo.
Incêndios

GNR vigia florestas com 14 drones autorizados

GNR fiscaliza com 14 drones áreas florestais das freguesias identificadas como prioritárias, para fiscalização e prevenção de incêndios. Drones foram autorizados pela comissão de proteção de dados.
Coronavírus

Um em cada 4 condutores com ordem de regresso

25% dos condutores tiveram de voltar para trás na zona do Carregado. Muitos conheciam restrições à entrada na Área Metropolitana de Lisboa, mas não sabiam onde era a fronteira.
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

“Tá namorando? Quando se casa? E os bebés?”

Julia Rabello (Porta dos Fundos) vai provar que as mulheres não são chatas, mas sim alvo de chatos. A atriz e comediante recusa cumprir a expectável e sufocante "coreografia para ser mulher."
Acidentes e Desastres

Ferido grave em Moura transportado para São José

Um homem sofreu ferimentos graves num despiste de automóvel em Moura, no distrito de Beja, e foi transportado de helicóptero para o Hospital de São José, em Lisboa.
Coronavírus

ASAE multa em espaços de diversão noturna

117
Mais de metade das multas foram aplicadas aos clientes por fazerem parte de grupos com mais de 10 pessoas em esplanadas. Nos estabelecimentos multas por incumprimento de regras de ocupação e distancia
GNR

GNR efetua 300 detenções em flagrante delito 

173
A GNR deteve na última semana mais de 300 pessoas em flagrante delito, das quais 195 por conduzirem embriagadas ou sem carta de condução, 33 por tráfico de droga e nove por posse de arma.
Direitos das Mulheres

Pandemia mostrou "falta de proteção das mulheres"

A pandemia mostrou "a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women without Borders.
Censura

"Diário de uma favelada" chega a Portugal

"Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada" que conta dramas dos moradores de favelas do Brasil, em 1960, chega às livrarias portuguesas 60 anos após ter sido proibido pela ditadura de Salazar.
Incêndios

Agência de fogos alerta para novas tragédias 

Presidente da Agência Integrada de Fogos Rurais alerta para a possibilidade de continuarem a existir grandes incêndios, se nada for feito nos terrenos florestais, que pertencem a privados.
Ministério da Agricultura

Agricultura familiar pode passar a agrupamentos

Já se podem juntar em agrupamentos de produtores os agricultores com explorações de menor dimensão, ou que se localizem em territórios vulneráveis, de forma a serem mais competitivos.
Prémios e Galardões

Maria Elsa Cerqueira vence Global Teacher Prize

418
A professora de Filosofia Maria Elsa Cerqueira venceu este ano o Global Teacher Prize Portugal, que premeia o desempenho de docentes dos ensinos pré-escolar, básico ou secundário.
Angola

Media portugueses acusados de ingerência em Angola

Após um órgão noticioso português ter veiculado que o Ministério Público abriu um inquérito ao ministro angolano da Energia, o canal angolano TPA acusou os media portugueses de "ingerência abusiva".
BCP

BCP admite recorrer a despedimento coletivo

BCP admitiu recorrer a um despedimento coletivo na reunião que teve com sindicatos. Miguel Maya disse que sem saídas ficava comprometido "de forma relevante o futuro do banco".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Oito detidos em Aljezur sob custódio do SEF

Autoridades desconhecem proveniência, nacionalidade e as suas ligações ao grupo ue desembarcou numa praia de Aljezur. Detenção decorreu na sequência de uma denúncia para a Polícia Marítima.
Natureza

A conversão da Quitéria /premium

961
A carne é um dos principais inimigos da alma. O homem é o pior predador do mundo pois, matando cruelmente os animais, causa a desarmonia do planeta.
Rádio Observador

Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

Neste sábado, 19 de junho, logo após o noticiário das 14 horas, estreamos este programa na Rádio Observador, conversando com mulheres maravilhosas, sem filtros e sem medo. Sejam muito bem-vindos.
Câmara Municipal Lisboa

Um pouco mais Direito

Não pode o primeiro responsável da primeira autarquia do País ignorar que o Regime de Proteção de Dados já estava disciplinado há mais de 30 anos, como é bom que saiba de que a pena não apaga a culpa
Saúde

Como se alimenta um campeão?

Com a entrada da Seleção Nacional no segundo jogo do EURO 2020, é muita a curiosidade sobre como se preparam os jogadores. Afinal, o que come um campeão e que lições podemos tirar todos nós?
Solidariedade

Ex-futebolistas homenageiam Neno em jogo solidário

3566
Antigos jogadores e figuras públicas juntaram-se no Estádio do Restelo para um treino que também serviu para homenagear o antigo guarda-redes Neno. Preparam-se para jogo solidário a favor da UNICEF.
Erasmus

Usem Erasmus "até ao tutano", diz ministro

Um em cada 10 estudantes portugueses já participaram no programa, mas o objetivo é que até 2027 cerca de 70% já tenham tido oportunidade de fazer Erasmus.
Trabalho

Teletrabalho apenas em 7 de 169 convenções

Houve menos cinco convenções a prever o teletrabalho e o direito a desligar do que em 2019. Contratação coletiva registou em 2020 uma queda de 30% relativamente ao ano anterior.
Índia

Encontrada bebé dentro de uma caixa no rio Ganges

A bebé de 21 dias foi encontrada por um pescador dentro de uma caixa forrada com um pano vermelho e com imagens de deuses hindus. As autoridades indianas já estão a investigar o caso.
Diego Maradona

Enfermeiro descarta papel na morte de Maradona

Em tribunal, Mariano Ariel Perroni disse que nunca foi a casa de Diego Maradona e remete explicações para os médicos que acompanhavam o jogador argentino.
Partido Chega

Chega recorre para reverter encerramento da AML

702
Partido de extrema-direita não concorda com a decisão de diminuir a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa e recorre aos tribunais para que a decisão seja revertida.
Coronavírus

Mortalidade chegou a valores pré-pandemia em maio 

O número de mortes em maio foi superior ao verificado durante abril, mas longe do mês de janeiro, o pior mês desde o início da pandemia, em que morreram 19.641 pessoas.
Resposta Pronta

Auditoria: "Ministério Público tem que agir"

Elsa Veloso, especialista em proteção de dados defende que a partilha de dados de manifestantes são "crimes públicos" e por isso pede ação ao Ministério Público e à Comissão de Proteção de Dados.
Literatura

Valter Hugo Mãe vence prémio da APE

Valter Hugo Mãe foi o vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da APE com a obra "Contra mim". Júri destaca "qualidade de construção narrativa" e "expressividade poética da linguagem".
Buscas

Noah. Cadela não conseguir passar vedação e voltou /premium

1250
Polícia Judiciária encontrou um buraco numa vedação a um quilómetro da casa da criança onde havia vestígios do pelo da cadela Melina e percebeu porque ficou ela ali parada até ser encontrada.
Meteorologia

Granizo destruiu 930 hectares de vinha na Régua

O mau tempo que se sentir no Peso da Régua nos últimos dias vai afetar a produção de vinho e de azeite no concelho. Os prejuízos podem chegar aos 2,2 milhões de euros.
Resposta Pronta

Amnistia: Auditoria foi "diagnóstico e solução"

Pedro Neto, da Amnistia Internacional reage à auditoria de Lisboa. "É essencial" contactar pessoas que viram dados partilhados "para recuperar confiança", mas só contactar "não é suficiente".
Idanha-a-nova

Que história conta a foto do reencontro de Noah /premium

294
A fotografia que marca o momento que já poucos acreditavam ser possível registou o reencontro aliviado entre pais e filho. Mas tem outros detalhes que ajudam a contar a história de um desfecho feliz.
Porque Sim Não é Resposta

Uma relação não acaba sem mais nem menos

Os sentimentos fazem-nos ignorar alguns sinais. Quando estamos apaixonados acabamos por não ver os defeitos. Mas a verdade é que o término de uma relação nunca poderá ser totalmente surpresa.
Lifestyle

Sabia que Pedro e Inês vivem felizes para sempre?

240
Desafiamo-lo a conhecer melhor o Centro de Portugal: visite esta região e não perca as melhores rotas culturais.
Coronavírus

Lisboa. GNR intensifica fiscalização rodoviária

A GNR refere que, para o cumprimento das medidas proibição da circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa, irá intensificar o patrulhamento, a fiscalização e a sensibilização.
Acidente Rodoviário

Carro de ministro atropela mortalmente uma pessoa

3112
Vítima mortal era um homem de 43 anos. Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação irá apurar causas do acidente. MAI garante que carro de ministro "não sofreu qualquer despiste".
ASAE

ASAE fiscaliza transporte de mercadorias

Ação registou o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte dos produtos, a falta de controlo metrológico em registadores de temperatura e de indicação de menções obrigatórias.
Racismo

22 anos de prisão para homem que matou Candé

474
O Ministério Público considerou que Evaristo Marinho deverá ser condenado a uma pena não inferior a 22 anos de prisão", ressalvando que "ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém".
crianças

Proteção de Crianças a acompanhar caso de Noah

A presidente da CPCJ de Idanha-a-Nova explica que a comissão "está a analisar e a acompanhar a situação, em articulação com as autoridades judiciais", depois do desaparecimento da criança.
Espanha

Os sinais de Tomás antes de matar as filhas /premium

Além da carta enviada à atual companheira, Tomás Gimeno abraçou o pai dias no dia do crime — um ato de afeto que não era comum entre eles. Mas cometeu um erro que levou ao resgate do corpo de Olivia.
Terceira Idade

14 hospitalizados após incêndio em lar de Barcelos

O incêndio ocorreu no piso superior da estrutura residencial para idosos e apenas os utentes desse piso foram retirados. Os 14 idosos foram transportados para várias unidades hospitalares.
Segurança Rodoviária

Acidentes rodoviários e feridos graves aumentaram

Face ao mesmo mês de 2020, no mês de março registou-se um aumento de 3,1% em acidentes rodoviários, um aumento de feridos graves (+26,5%) e feridos leves (+1,6%) e uma redução de mortes (-34,5%).
Observador Lab

O eternizar de casamentos

239
Dida é uma fotógrafa que procura eternizar as emoções do “grande dia”, e já pensa em levar a sua arte além fronteiras. Um sonho que o Banco Credibom pode possibilitar.
Castelo Branco

Noah "dormiu toda a noite". Não vai ter alta hoje

601
Noah tem algumas escoriações mas “nada de preocupante”. Dormiu "toda a noite, alimentou-se, já falou com a mãe". Criança "não está chorosa ou deprimida", disse o Hospital onde vai manter-se internado.
PSP

PSP reforça policiamento em operação para o verão

A PSP vai concentrar a sua capacidade operacional de forma a incrementar o sentimento de segurança em zonas balneares, áreas residenciais, turísticas e comerciais e principais eixos rodoviários.
Coronavírus

Dezenas de bebés ficaram por registar na pandemia

153
Além da "fuga" ao teste do pezinho, não existe qualquer registo destas crianças que nasceram durante o período mais crítico da pandemia. Tratam-se, sobretudo, de filhos de imigrantes.
Nem 8 nem 80

Portugal cresceu durante o Estado Novo?

100
A polémica surgiu depois da intervenção de Nuno Palma no congresso do MEL. O professor da Universidade de Manchester debate com Ricardo Noronha, investigador do Instituto de História Contemporânea.
Buscas

Como terá Noah sobrevivido 36 horas no mato? /premium

587
Criança de 2 anos foi encontrada bem de saúde ao fim de 36 horas numa zona de mato atravessada por um rio. Mas o mistério ainda não está fechado para a Polícia Judiciária.
França

Votações em França adiam férias a lusodescendentes

A atual presidente da região da Île-de-France, região que envolve Paris, pediu aos lusodescendentes que não partam de férias para Portugal antes de 27 de junho, de forma a votarem nas eleições.
Tribunal

Sindicato de juízes aplaude solução para Ticão

A Associação Sindical dos Juízes fala numa "boa solução" e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público considera que se trata de uma “resposta positiva”.
Oficina da Liberdade

A censura democrática

A eleição democrática deveria ser vista como instrumento a que só se deve recorrer nos casos em que os indivíduos não têm a possibilidade de fazer escolhas individuais.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Combate à pobreza: três mudanças fundamentais

Em Portugal, a percentagem da população empregada que vive com rendimentos inferiores ao limiar de risco de pobreza é o dobro da registada na Finlândia e na República Checa.
União Europeia

Teletrabalho é "oportunidade" em pequenas cidades

Elisa Ferreira diz que "o crescimento do teletrabalho e da nova economia digital abrem a porta a centros de pequena e média dimensão" para que possam ter papel impulsionador no crescimento de emprego.
Migrações

ONG: acolhimento de imigrantes "viola dignidade"

ONG diz que "detenção" de migrantes em prisão é "inaceitável". SEF garantiu que unidade habitacional na prisão de Caxias vai ficar "totalmente independente e autónoma" do estabelecimento prisional.
Segurança

Portugal sai do pódio dos países mais seguros

1320
Relatório Global Peace Index 2021 revela que Portugal perdeu um lugar na lista dos países mais seguros do mundo, foi ultrapassado pela Dinamarca e perdeu o lugar no pódio.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Novo centro de migrantes é independente da prisão

O SEF garante que a unidade habitacional na prisão de Caxias, em Oeiras, para acolher imigrantes que entrem em Portugal em situação ilegal vai ficar “totalmente independente e autónoma” da prisão.
Comentário

"Rui Moreira não esquece o antecessor Rui Rio"

Rui Moreira recandidata-se ao Porto. Com uma "oposição mais fraca" e uma "boa gestão da pandemia", é provável que "volte a ter maioria absoluta". A análise do Editor-Adjunto de Política do Observador.
Nicolas Sarkozy

MP pede seis meses de prisão para Sarkozy

A acusação sublinhou o "descuido total" do ex-chefe de Estado na gestão das finanças de uma campanha que custou quase o dobro do limite autorizado, e exigiu o pagamento de uma multa de 3.750 euros.
Comentário

Buscas por Noah “sem prazo para terminar”

Buscas pela criança "vão continuar pela noite dentro". A jornalista e grande repórter do Observador, Sónia Simões, conta que a PJ "investiga outros cenários" através das pegadas e peças apreendidas.
África

Morreu o primeiro Presidente da Zâmbia com 97 anos

Kenneth Kaunda tinha sido internado na segunda-feira no hospital Lusaka, com pneumonia. Será especialmente lembrado pelo papel na luta anticolonial. Foram declarados 21 dias de luto nacional.
Férias

46% dos portugueses vão fazer férias no país

Um estudo indica que "cerca de 62% dos portugueses têm planos para viajar durante os meses de verão e 46% escolhe Portugal como destino". Já no estrangeiro, "Espanha (18%) é o destino eleito".
Hong Kong

Detidos responsáveis de jornal de Hong Kong

Os cinco responsáveis, incluindo quatro homens e uma mulher, foram detidos por conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo a segurança nacional.
Igreja Católica

Construção da Igreja tem de incluir os jovens

José Ornelas acha que a construção da igreja passa pela inclusão dos jovens e considera que a pandemia aumentou sensibilidade para problemas sociais, como os relacionados com os imigrantes.
Mulheres não são chatas, Mulheres estão exaustas

Ruth Manus estreia programa na Rádio Observador

Ruth Manus convida mulheres notáveis para falar sobre a vida, amores e desamores, filhos e trabalho. Conversas descontraídas com estreia marcada para 19 de junho às 14h10 na Rádio Observador.
UGT

UGT defende teletrabalho em regime híbrido

UGT considera que falar sobre teletrabalho no futuro e abordar o tema da legislação laboral é importante, mas insuficiente. Sindicato quer regresso a caráter voluntário e um possível regime híbrido.
Porque Sim Não é Resposta

Somos (assim) sempre tão interessantes?

Partilhamos as nossas vidas e opiniões nas redes sociais, mas será que alguém quer saber? Porquê mostrar o que comemos, o que vestimos, com quem estamos e o que pensamos a conhecidos e desconhecidos?
Fact Check

Coca-Cola caiu 4 mil milhões por causa de Ronaldo?

A notícia surgiu em vários jornais, que replicaram um texto do espanhol Marca que dizia que, por causa do gesto de Ronaldo, a Coca-Cola tinha perdido 4 mil milhões de dólares em bolsa. Não foi assim.
Coronavírus

Pandemia atacou significativamente a paz mundial 

Os confinamentos e outras restrições ajudaram a diminuir crime violento e homicídio no início, mas os níveis voltaram ao normal. A violência doméstica e crimes de ódio também aumentaram.
Alemanha

Dois mortos por atirador na Alemanha 

A polícia lançou uma importante "caça ao homem" que matou duas pessoas, um homem e uma mulher, na Alemanha. De acordo com o Bild, que não cita as suas fontes, trata-se de um drama "de ciúme".
Coronavírus

Vacinados e recuperados não têm de fazer testes 

As pessoas vacinadas e que recuperaram nos 180 dias anteriores à viagem e que não estão a chegar de países de alto risco não devem ser sujeitos a testes ou quarentena, diz Centro Europeu.
Polícia Marítima

Oito detidos de grupo que fugia em Aljezur

O caso está a ser investigado pelas autoridades policiais "para determinar se se trata de um caso de migrantes desembarcados". Os homens já foram submetidos a testes para a despistagem da Covid-19.
Crime

Brasil. 300 polícias procuram o "matador de Goiás"

Há nove dias que centenas de polícias em Goiás procuram um "serial killer" extremamente violento cujo crime mais recente foi invadir uma fazenda e matar quatro pessoas da mesma família.
Hong Kong

Hong Kong. Detido diretor do jornal Apple Daily

"A proteção da liberdade de imprensa em Hong Kong 'está por um fio'", refere um texto do jornal pró democracia Apple Daily, cujas instalações foram alvo de buscas por mais de 200 agentes de Hong Kong.
Terceira Idade

Linha Cidadão Idoso recebeu 46 chamadas

Das 46 chamadas, 15 referem-se a negligência de cuidados, 11 a abuso material e financeiro, 10 a maus-tratos (na família ou instituição), seis a violência doméstica e quatro de abandono.
Incêndios

Concluir reforma florestal em 4 anos é impossível 

Patrícia Gaspar diz que "seria impossível esperar" que a reforma florestal estivesse concluída em quatro anos. A secretária de Estado diz que a Covid-19 afetou programas estratégicos.
Coronavírus

Turistas começam a chegar a São Miguel

"Se calhar, não seria a primeira prioridade, mas dada a condição pandémica e os benefícios que o Governo disponibiliza fazia todo o sentido vir agora", diz Daniela Teixeira..
Acidentes e Desastres

Homem de 53 anos morre em despiste em Ourique

A viatura que se despistou na (EN) 263 "foi chocar contra uma árvore" e provocou uma vítima mortal, um homem de 53 anos, de nacionalidade estrangeira, que era o condutor do veículo sinistrado.
Crimes Sexuais

Mais de 8 anos de prisão por abuso de menores

Além da pena de prisão, o arguido, fisioterapeuta de profissão, terá de pagar uma indemnização de 10 mil euros à vítima, atualmente com 22 anos. O arguido já tinha abusado de outra criança de 12 anos.
Acidentes e Desastres

Encontrado corpo de jovem desaparecido no Tejo

O corpo do jovem foi encontrado pelas 10h20, em Porto de Muge, na freguesia de Valada, no concelho do Cartaxo. No local, encontravam-se oito veículos, seis embarcações e 16 operacionais.
Assaltos

Mulher morre em alegado assalto

A vítima mortal é uma mulher, de 57 anos, que sofreu agressões durante um alegado assalto numa residência em Alcáçovas. Houve ainda dois feridos ligeiros, um homem de 85 anos e uma mulher de 87.
Desaparecimentos

Noah: o que se sabe e o que falta saber /premium

1577
Eram 8h quando a mãe de Noah se apercebeu que o filho de dois anos não estava em casa. Depois de procurar, chamou a GNR. Um dia depois, não há sinais da criança desaparecida em Proença-a-Velha.
Noticiário

10h. 72 GNR procuram criança desaparecida

Autoridades concentram buscas no local onde tinha sido encontrada a cadela que "alegadamente acompanhava a criança quando desapareceu, pegas e uma peça de roupa". Local fica a 2km de casa da criança
Noticiário

8h. Pedrogão. "Reforma não se faz em quatro anos"

A secretária de Estado da Administração Interna acredita que apesar dos avanços ainda continuam muitas coisas por fazer na reforma das florestas. Patrícia Gaspar diz que "não há risco zero".
Meteorologia

Sete distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Chuva continua e põe sete distritos em alerta. E as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus (Guarda) e os 18 (Faro) e as máximas entre os 19 (Aveiro e Leiria) e os 25 (Évora e Braga).
Acidente Rodoviário

Motociclista morre após colisão com carro

O óbito foi confirmado no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital Padre Américo. O alerta para o acidente foi dado por volta das 19h49.
Angola

Angola: 4.221 casos de violações de menores

O diretor-geral do Instituto Nacional da Criança sublinha que o número registado não demonstra a realidade da situação, revelando que parte das denúncias vêm das próprias crianças e dos vizinhos.
África

Campanha quer dar identidade a crianças em África

A pandemia "teve efeitos negativos gritantes" no registo de nascimento devido aos confinamentos. Por isso, a União Africana e a Unicef exortam os países a tomarem medidas adicionais.
Aviação

Voo desviado. OACI pede informação a vários países

Os pedidos de informação foram dirigidos à Grécia, Irlanda, Lituânia e Suíça. Bielorrússia e Polónia já teriam fornecido pormenores preliminares. O Conselho da OACI tinha decidido investigar o caso.
Julgamentos

Mensagem de Giovani surpreende julgamento

O jovem escreveu à amiga que levou "uma pancada na cabeça" e a mensagem terá sido enviada pelas 03h30 na madrugada em que Giovani ficou ferido, acabando por morrer dez dias depois.
Jornais

Postos de venda de jornais boicotam taxa da VASP

A Associação Nacional de Vendedores de Imprensa pediu audiências aos Ministérios da Cultura e da Economia por causa da taxa extra da Vasp, mantendo o boicote à venda para 18 e 19 de junho.
Incêndios

Pedrógão, o Presidente e a estátua invisível 

204
Quatro anos depois, o “barril de pólvora” vai crescendo. Mais uns anos e está o caldo cozinhado para nova tragédia, ficando à espera do dia fatídico que abane a panela e o faça entornar.
Imprensa

Autarquias, corrupção, imprensa local e caciquismo

Entre as centenas de títulos que constituem a imprensa local, poucos são os que não são confessionais ou não integram o círculo de empresas com ligações e ou interesses muito próximos a autarquias.
Ministério do Ambiente

BE acusa ministro do Ambiente de defender negócios

O debate com o ministro do Ambiente no parlamento, só aqueceu quando a coordenadora do BE o acusou de defender mais os "negócios do que os recursos naturais".
Macau

Macau: comentadores portugueses abandonam emissão

Dois comentadores do programa de debate em português "Contraponto", da Teledifusão de Macau, deixaram a emissão em protesto contra a "censura" a comentários à proibição da vigília de Tiananmen.
GNR

Associação da GNR espera subsídio de risco Covid

A Associação dos Profissionais da Guarda relembrou que continua por pagar o subsídio extraordinário pelo serviço prestado durante a pandemia e por atribuir o subsídio de risco.
Condecorações

Ex-presidente do Supremo condecorado por Marcelo

O antigo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, António Joaquim Piçarra, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo pelo Presidente da República.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Afinal, centro para migrantes será mesmo em Caxias /premium

121
Eduardo Cabrita garantiu recentemente que a solução para alojar migrantes à guarda do SEF estava em estudo. Mas protocolo com escolha de Caxias foi assinado em fevereiro pelo diretor do SEF.
Exportações

Portugal retoma exportações de animais para Israel

Israel tinha suspendido temporariamente este processo na sequência de uma irregularidade num dos lotes. Em causa estava um lote de ovinos registados como machos, mas que continha algumas fêmeas.
TAP

TAP: tripulantes denunciam "assédio moral"

A associação europeia de tripulantes de cabine EurECCA apela à "responsabilidade social" da TAP no processo de reestruturação em curso, considerando que a classe tem sido "assediada" e pela companhia.
Moçambique

Investigada alegada exploração sexual de reclusas

A denúncia partiu da organização não-governamental Centro de Integridade Pública, que alertou para a existência de uma alegada rede de exploração sexual a partir da cadeia.
Natalidade

Número de partos em casa disparou em 2020

Em 2020, ano em que a pandemia da Covid-19 paralisou o país, nasceram 1.001 bebés em casa — mais 367 (72%) do que no ano anterior. Receios hospitalares e restrições nos partos podem ajudar a explicar.
Crime

15 anos de prisão para espanhol que comeu a mãe

242
O caso, noticiado em 2019, horrorizou Espanha: Alberto Sánchez tinha 26 anos quando assassinou, desmembrou e comeu os restos mortais da mãe. Pena de prisão já foi decidida.
Sentença

Homem condenado a 8 anos de prisão por 26 assaltos

Homem de 55 anos é acusado de ter realizado quase três dezenas de furtos, maioritariamente em residências e lavandarias. Terá ainda de pagar uma indemnização de cerca de 750 euros.
Alemanha

Alemanha compra dados de milhões de pessoas

O Governo alemão comprou, através de uma fonte anónima, dados fiscais de milhões de pessoas com ativos no Dubai, que pretende analisar para encontrar defraudadores.
Iémen

1ª execução pública em três anos no Iémen 

273
Dois dos homens tinham sido condenados por terem violado e morto um rapaz de oito anos e o terceiro por ter afogado as suas três filhas. É primeira execução pública na capital iemenita desde 2018.
Meteorologia

Granizo afetou cerca de 2.200 hectares de vinha

Até esta quarta-feira, as estimativas apontam para que tenham sido afetados 2.200 hectares de vinha nos quatro concelhos devido ao granizo, diz Carla Alves. A produção de Maçã também ficou afetada.
Ministério Público

Nove militares da GNR acusados de tortura 

O caso ocorreu no dia 25 de agosto de 2019 e a vítima terá sido um homem suspeito de ter furtado um automóvel pertencente a um dos militares.
Porque Sim Não é Resposta

Quando um filho deixa de falar com os pais

A acumulação de mal-entendidos prejudica o relacionamento entre pais e filhos e nalguns casos com graves consequências. Não há famílias perfeitas, mas os pais têm o dever de evitar situações limite.
Desaparecimentos

Noah encontrado com vida. Criança está bem

4405
O bebé de dois anos que estava desaparecido há mais de 30 horas em Proença-a-Velha foi resgatado depois de ter sido encontrado com vida. Criança passa a noite no hospital por precaução.
Tribunal Da Relação De Lisboa

Relação valida penas a alegados jihadistas

Face à decisão agora proferida pela Relação, advogado de Rómulo Costa admitiu já a intenção de recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça, tendo a possibilidade de baixar a pena aplicada.
Estados Unidos da América

Tensão entre repórteres dos EUA e Rússia 

Os repórteres que acompanham as atividades de Joe Biden explicaram que a tensão começou numa entrada lateral, quando os norte-americanos e russos se apressaram para entrar na mansão.
País

A motivação no centro da aprendizagem

443
Os alunos não são todos iguais e o PaRK International School celebra essa diferença. Aqui, o ensino é personalizado e abre horizontes internacionais, sem esquecer as raízes portuguesas.
Hungria

ILGA quer resposta à lei anti LGBT da Hungria 

910
A Associação demonstra "profunda preocupação e consternação" pelo "silêncio da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia face aos últimos retrocessos civilizacionais na Hungria".
União Europeia

Custo horário da mão-de-obra sobe na UE

A subida dos custos horários da mão-de-obra abrandou face aos 2,8% e 3,2% do trimestre anterior. Na zona euro, os custos com salários e vencimentos por hora aumentaram 2,2%.
Incêndios

Lisboa reforça combate aos incêndios com 3 torres 

Sempre que é detetado um foco de incêndio, é disparado um alarme visual e sonoro aos operadores, que poderão analisar a informação direcionar a câmara de vigilância para a ocorrência.
Coronavírus

Governo: Promotores têm dever de recomendar testes

"Há aqui uma forte recomendação e há aqui um dever por parte dos agentes promotores para que se possa testar toda a gente que vá a um evento", explica O secretário de Estado da Saúde.
Sociedade

Observatório alerta riscos do fim das moratórias 

"O fim das moratórias de crédito em setembro próximo, em simultâneo com o término de outras medidas extraordinárias de mitigação dos efeitos da pandemia, acarreta riscos elevados", diz a análise.
Corrupção

12 detidos em operação na Câmara de Loures 

172
Foram feitas 18 buscas domiciliárias e 32 buscas não domiciliárias e os detidos têm entre 44 e 64 anos. Bernardino Soares manifesta “total apoio” às buscas realizadas.
Explicador

Testes. "DGS passou certidão de óbito à cultura"

Para Álvaro Covões, obrigar o público a pagar o teste à Covid-19 é condenar o sector à morte. Já a Cruz Vermelha acredita que é "possível" recuperar informação sobre eventos piloto
Observador Lab

O que são seguros de proteção ao crédito?

Há vários tipos de seguros, entre eles os seguros de proteção ao crédito. Saiba o que são, como funcionam e como as opções do Banco Credibom o ajudam a proteger a si e à sua família de imprevistos.
Autoeuropa

Autoeuropa. Quebra de produção cria instabilidade 

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa admitiu esta terça-feira ver com "apreensão" a perda de produção de 70.000 veículos desde o início de 2020.
Tribunal

Absolvido homem que chamou arrogante a polícia

107
A Relação considera que as palavras dirigidas pelo arguido ao polícia "não têm suficiente dignidade penal para o efeito de integrar o tipo legal de crime de injúria".
Nações Unidas

Vice-secretária-geral da ONU lamenta discrepâncias

1598
A vice-secretária-geral da ONU para África lamenta que enquanto "uns vão a Marte por divertimento", haja 600 milhões de pessoas sem acesso a eletricidade.
Julgamentos

Borba: defesa dos autarcas condena "pressa" do MP

Esta terça-feira a defesa dos autarcas de Borba que vão a julgamento pela derrocada de uma estrada municipal considerou que "não foram analisadas questões essenciais" na instrução.
Jerusalém

Desfile em Jerusalém sem incidentes graves

Na resposta a este desfile, que celebra a soberania israelita sobre a Cidade Santa, na data que os israelitas consideram de reunificação, os palestinianos em Gaza responderam com balões incendiários.
Política

Se Medina respeita a democracia, deve demitir-se /premium

986
Não vale a pena Medina refugiar-se atrás da presunção de inocência. A questão jurídica ficará para os tribunais. Mas a questão política não desaparece e é a mais importante.
Proteção de Dados

Não, não foi só um erro burocrático

Espera-se da Comissão Nacional de Proteção de Dados uma posição de força, sob pena do disposto na Constituição se tornar em letra morta e a proteção conferida a cada pessoa não passar de mera ilusão.
Extremismo

Relembrando o genocídio de Srebrenica

Quando políticos dos nossos dias incitam ao ódio a determinadas minorias étnicas com o único objectivo de consolidar ou expandir posições de poder, eis um exemplo de como tudo isto acaba.
Democracia

De mansinho chega-se ao fruto desejado

525
Pouco a pouco, a apatia domina a sociedade portuguesa, as mentalidades e as ideias.
A página está a demorar muito tempo.