Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Continue a acompanhar os momentos chave das cerimónias fúnebres de Jorge Nuno Pinto da Costa aqui.

  • A imagem da noite: a visita do plantel ao memorial de Pinto da Costa

    Foi uma das imagens mais fortes em dia de homenagem a Pinto da Costa: depois de passar pelo velório, e já com André Villas-Boas na comitiva, plantel portista passou pelo memorial ao antigo presidente no Dragão e levou algumas das muitas taças que ganhou durante os 42 anos de liderança do clube

  • Fachada da Câmara iluminou-se de azul e branco

    Fachada da Câmara Municipal do Porto iluminou-se de azul e branco esta noite. De recordar que esta segunda-feira será de luto municipal no Porto decretado pela autarquia liderada por Rui Moreira

  • Plantel chegou ao estádio, Villas-Boas lidera comitiva

    André Villas-Boas e Martín Anselmi levam duas coroas de flores para deixar no memorial feito pelos adeptos junto à porta 24. Vários jogadores portistas trazem consigo alguns dos muitos troféus que Pinto da Costa ganhou na liderança do clube

  • Autocarro da equipa vai agora passar pelo memorial no Dragão

    Depois da passagem pelo velório na Igreja das Antas, autocarro do FC Porto vai agora parar na porta 24, onde está o memorial com centenas e centenas de cachecóis, camisolas, mensagens e velas para Pinto da Costa

  • Líder da Assembleia Geral também critica Benfica e Sporting

    António Tavares, presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto que lidera comitiva dos dragões no velório de Pinto da Costa, criticou silêncio de Benfica e Sporting até ao momento.

    “Nestes momentos devemos saber distinguir a posição institucional da posição pessoal. Há pessoas com quem não concordamos, mas as instituições merecem esse respeito. O FC Porto fê-lo com Chalana, João Rocha, Fernando Martins. A posição foi sempre institucional. Ainda há pouco tempo, André Villas-Boas esteve na despedida de Manuel Fernandes. Não conseguimos compreender onde está essa dificuldade desse reconhecimento institucional. Hoje não é só a nação portista que está de luto, é também o desporto nacional que perdeu um grande dirigente e que foi reconhecido internacionalmente. É comparável a Santiago Bernabéu. Está tudo dito”, referiu à SIC Notícias

  • Jorge Costa seguiu com comitiva, Villas-Boas não

    André Villas-Boas não foi ao velório de Pinto da Costa, como já tinha referido, mas Jorge Costa, diretor do futebol e antigo capitão dos azuis e brancos, marca presença. Houve quase um compasso de espera para se perceber se o agora dirigente poderia ou não entrar mas o antigo número 2 acompanhou mesmo o resto da comitiva

  • Equipa de futebol do FC Porto chegou à Igreja

    Equipa de futebol do FC Porto chegou à Igreja das Antas para marcar presença no velório de Pinto da Costa. António Tavares, líder da Assembleia Geral do clube, chefia a comitiva com uma coroa de flores, seguindo-se Martín Anselmi e os capitães, Diogo Costa e Eustáquio

  • Villas-Boas lamenta que Sporting e Benfica não tenham enviado condolências. E o "mínimo", diz, é "clubes de Lisboa" estarem no funeral

    O presidente do FCP, André Villas-Boas, lamenta à chegada ao Aeroporto Sá Carneiro que Sporting e Benfica não tenham enviado as condolências pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa.

    “Custa-nos constatar este tipo de comportamento, principalmente quando tentámos sempre um encontro com os grandes do futebol português no sentido de melhorar o produto, estabelecer novas relações, elevar o bom nome do futebol português, e encaminhar-se para uma melhor representatividade do futebol português”, atirou Villas-Boas.

    O presidente do FC Porto diz mesmo: “Não podemos deixar de lamentar que até este momento nem a mim pessoalmente nem ao FCP tenham sido endereçadas condolências.”

    Ainda assim, Villas-Boas tem esperança numa mudança de atitude: “Amanhã é um dia de despedida e aguardaremos se iremos ter alguma representação institucional ou não dos dois clubes de Lisboa. Se assim for é o mínimo.”

  • Os vários pedidos de Pinto da Costa para o funeral: a lista de quem o ex-presidente quer (e não quer) na despedida

    Pinto da Costa escreveu no último livro o que desejava e não pretendia no adeus. Cortejo fúnebre deve passar pelo Dragão, Villas-Boas quer respeitar vontade do antecessor – a não ser que algo mude.

    Os vários pedidos de Pinto da Costa para o funeral: a lista de quem o ex-presidente quer (e não quer) na despedida

  • Villas-Boas não vai ao funeral para respeitar palavra de Pinto da Costa. E também não estará no estádio se urna lá passar

    O presidente do FCP, André Villas-Boas, dedicou a vitória sobre o Farense “ao presidente e à sua família enlutada”. O líder portista confirmou que a equipa, ainda em Faro, “vai chegar ao Porto e irá prestar a sua homenagem e amanhã estará presente também no funeral”

    Villas-Boas diz que todos vão ter “muitas saudades do Pinto da Costa”, que “será para sempre o presidente dos Presidentes do Futebol Clube do Porto”, lembrando que “traz muito boas memórias, não só de vitórias, mas também de toda a sua ironia, sagacidade, palavra e confronto que deu a todos os portistas para sonharem mais alto”.

    O presidente dos dragões disse que o “FCP disponibilizou o seu estádio”. E confessou: “Gostávamos muito de ter Jorge Nuno Pinto da Costa connosco. Temos estado em contacto direto com a família, no sentido que os portistas se possam despedir uma última vez. Mas temos de dar espaço à família para decidirem o que acharem melhor. Gostaríamos muito, mas iremos respeitar toda e qualquer situação. O carro vai descer a alameda do estádio, mas gostávamos que presidente passasse nesse momento no estádio e tocasse o hino do FCP.”

    Villas-Boas explicou ainda que não irá ao funeral nem estará no estádio se a urna for ao Estádio do Dragão: “O momento é sensível, porque tenho muito apreço por Pinto da Costa e a sua palavra e a declsração que teve [de não querer Villas-Boas no funeral]. Não quero hostilizar o momento que é solene, nem ir contra a sua família. Nem tentar ir contra a sua palavra, que foi direta e clara e pretendo respeitá-la. E assim será se o cortejo se deslocar ao Estádio do Dragão. Se a família pedir, repensarei, mas foi assim dito em vida e é muito importante. “

  • Jorge Mendes também na igreja das Antas

    Agora é a vez do empresário Jorge Mendes entrar na igreja das Antas para prestar a sua homenagem.

  • O memorial junto ao Estádio do Dragão não pára de aumentar.

  • Pepe chegou ao velório

    Pepe também está já no velório de Pinto da Costa.

  • Sérgio Conceição chegou ao velório de Pinto da Costa

    Sérgio Conceição viajou de Itália, onde este sábado orientou o Milan e recebeu a notícia da morte de Pinto da Costa, e já chegou ao velório do ex-presidente do FC Porto, na igreja das Antas.

  • A mensagem de Ronaldo

    A homenagem também de Cristiano Ronaldo, via Instagram. “Os meus sentimentos à família e a toda a nação portista”, escreve CR7 nos comentários ao post do FC Porto.

  • Jesualdo: “Marcou a minha vida e marcou a minha carreira também”

    Jesualdo Ferreira, outro técnico que passou pelos dragões, também já deixou a sua homenagem: “Marcou a minha vida e marcou a minha carreira também”.

  • O memorial no Dragão está assim:

  • Funeral passa pelo Estádio do Dragão e condiciona trânsito

    O cortejo fúnebre de Pinto da Costa vai passar pelo Estádio do Dragão e condicionar pontualmente o trânsito naquela zona, avança o JN, citando a PSP. Tratar-se-ão de condicionamentos pontuais, à medida que o funeral sair da Igreja das Antas, onde será rezada missa às 11h00 desta segunda-feira, descer a Alameda até ao estádio e seguir depois para o cemitério do Prado do Repouso.

  • O hino cantado pelos adeptos à entrada da igreja das Antas.

1 de 3