Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Boa tarde, encerramos aqui este artigo em direto onde seguimos o atentado em Ancara mas continuamos a acompanhar o tema no nosso jornal e na nossa rádio.

    Obrigada por estar connosco, até já.

  • Terroristas do atentado de Ancara foram mortos

    O ministro da Administração Interna da Turquia, Ali Yerlikaya, anunciou que foram mortos dois terroristas que participaram nos atentados em Ancara.

  • Turquia retalia e ataca "alvos terroristas" dos curdos na Síria e no Iraque. Há "muitas" mortes confirmadas

    O ministério da Defesa da Turquia acaba de anunciar que atacou “alvos terroristas” do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) no norte da Síria e no norte do Iraque.

    De acordo com a Sky News, um total de 32 alvos foram atacados e o ministério da Defesa turco fala em “muitas mortes” confirmadas entre os membros curdos do PKK.

    As operações aéreas vão “continuar” nas próximas horas.

    Estes ataques aéreos poderão ser uma retaliação ao ataque terrorista desta tarde a uma empresa aeroespacial em Ancara.

  • Marcelo condena atentado na Turquia em mensagem enviada a Erdogan

    O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje uma mensagem de condolências e pesar ao Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pelo atentado perto de Ancara, que condenou veementemente.

    Esta informação consta de uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, na qual se lê que Marcelo Rebelo de Sousa expressou a Erdogan “sentidas condolências e profundo pesar pelas trágicas consequências do hediondo ataque hoje levado a cabo contra as instalações de uma empresa aeroespacial, na região de Ancara, que provocou a morte de quatro pessoas e muitos feridos”.

    “Na mensagem, o Presidente da República condenou veementemente este ato vil e bárbaro e expressou a sua solidariedade para com o povo turco e, em particular, para com as vítimas mortais e as suas famílias”, lê-se na mesma nota.

  • Taxista que conduziu atiradores morreu

    O vice-presidente da Turquia, Cevdet Yilmaz, adiantou que o taxista que conduziu os atiradores — e que estava em paradeiro desconhecido — acabou por morrer.

  • Governo turco diz que é "muito provável" que separatistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão estejam por trás do ataque

    O ministro da Defesa da Turquia, Yasar Guler, sugere que terá sido o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo separatista considerado terrorista por Ancara e por vários países do Ocidente, quem levou a cabo o atentado na empresa aeroespacial em Ancara.

    “Nós damos a esses idiotas do PKK o castigo que eles merecem, sempre que eles eles fazem algo”, afirmou Yasar Guler, citado pela Sky News, lamentando que os militantes do grupo separatista “nunca caem em si”. “Nós vamos persegui-los até que o último terrorista seja eliminado”, ameaçou.

    Por sua vez, o ministro da Administração Interna, Ali Yerlikaya, também considera “altamente provável” que tenha sido o PKK por trás do ataque terrorista.

    Contudo, Ali Yerlikaya não confirmou totalmente as informações, indicando que ainda está em marcha uma investigação. Até ao momento, nenhum grupo reivindicou o ataque.

  • Número de mortos em ataque terrorista aumenta para cinco e número de feridos para 22

    O número de vítimas mortais na empresa aeroespacial turca, em Ancara, subiu para cinco. O número de feridos também subiu para 22, avança o ministro da Administração Interna da Turquia, Ali Yerlikaya.

    Dos 22 feridos, dois ainda estão em estado grave.

  • Erdoğan critica novamente "ataque vil": "As mãos sujas daqueles que querem atingir a Turquia serão partidas"

    O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, voltou a condenar o “ataque vil” desta tarde que tinha como objetivo, diz, “prejudicar a sobrevivência do país, a paz da nação e as iniciativas da defesa que são o símbolo do ideal ‘Turquia totalmente independente’”.

    “A nossa nação deveria saber que as mãos sujas daqueles que querem atingir a Turquia definitivamente serão partidas”, ameaçou o Presidente turco.

    “Nenhuma estrutura, organização terrorista ou foco malvado que quer atingir a nossa segurança serão capazes de atingir os seus objetivos”, garantiu o Presidente turco.

    Recep Tayyip Erdoğan assinalou que a “luta contra todos os tipos de ameaças terroristas e os seus apoiantes continuará com determinação e será resolvida numa maneira multidimensional”.

    Recep Tayyip Erdoğan agradeceu ainda as forças de segurança, que “rapidamente intervieram e neutralizaram os terroristas”.

  • Três dos 14 feridos estão em estado grave

    Três dos 14 feridos estão em estado grave, avança a Sky News, que cita declarações do ministro da Administração Interna, Ali Yerlikaya.

  • Atiradores chegaram de táxi à empresa aeroespacial. Não se sabe do paradeiro do condutor

    Os dois atiradores que realizaram o ataque terrorista na empresa aeroespacial em Ancara chegaram de táxi ao local, informa a CNN turca.

    Segundo o mesmo jornal, as autoridades determinaram que o condutor do táxi foi coagido a levar os dois atirados à empresa.

    As autoridades continuam sem saber do paradeiro do condutor do táxi.

  • EUA "condenam ataque terrorista": "Estamos ao lado da nossa aliada Turquia"

    A embaixada norte-americana em Ancara “condenou fortemente os ataques terroristas” e expressou condolências “às famílias”.

    “Estamos ao lado da nossa aliada Turquia”, lê-se numa publicação no X (antigo Twitter).

  • Ministro turco diz que ataque foi levado a cabo por "dois terroristas" e promete que "partilhará" em breve a que "organização pertencem"

    O ministro da Administração Interna, Ali Yerlikaya, voltou a falar, à imprensa turca, sobre o “ataque terrorista” à empresa aeroespacial, que definiu como sendo a “menina dos nossos olhos” da indústria militar da Turquia.

    Segundo o ministro, o ataque foi levado a cabo por “dois terroristas”, um homem e uma mulher, desmentindo a informação de que seria três envolvidos no atentado.

    Além disso, Ali Yerlikaya assinalou que, assim que for conveniente, “partilhará” com os meios de comunicação sociais qual é a “organização terrorista” que levou a cabo o atentado.

    “Temos fornecido informações ao nosso Presidente sobre a operação e o processo desde o primeiro momento”, assegurou Ali Yerlikaya.

  • Erdogan condena "hediondo ataque" e avança que houve quatro mortos no ataque terrorista

    Na Rússia, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, avança que o número de mortos na sequência do ataque terrorista aumentou para quatro.

    “Temos quatro mortos e 14 feridos. Condeno este hediondo ataque terrorista”, afirmou o líder turco.

  • Erdogan está reunido com Putin na cimeira dos BRICS e Presidente russo já expressou condolências ao homólogo turco

    O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, está, neste momento, num encontro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante a cimeira dos BRICS, que se realiza em Kazan, na Rússia.

    Segundo avança a agência de notícias RIA, o Presidente russo já expressou condolências oa homológo turco, na sequência do ataque terrorista em Ancara, na empresa aeroespacial.

  • Após ataque terrorista, Turquia bloqueia parcialmente acesso às redes sociais

    Após o ataque terrorista, a Turquia começou a bloquear o acesso às redes sociais, como o X, o Instagram, o YouTube, o TikTok ou o Facebook.

  • Secretário-geral da NATO já falou com Erdoğan e garante que a "NATO está ao lado da Turquia"

    O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, já falou com o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, sobre o “ataque terrorista em Ancara”.

    O neerlandês está “profundamente preocupado” com o sucedido, escreveu no X (antigo Twitter): “Estamos ao lado do nosso aliado, Turquia”. “Condenamos fortemente o ataque terrorista em todas as formas e estamos a monitorizar os desenvolvimentos.”

    “Infelizmente, temos mártires e feridos”, diz Ali Yerlikaya naquela rede social. Segundo o ministro há “mortos e feridos”, sem precisar o número de vítimas. “O público será informado da evolução da situação. Por favor, tenham em conta as declarações que serão feitas por fontes oficiais”, remata a publicação.

  • Três mortos e 14 feridos. Um dos atiradores está dentro do edifício

    O ministro da Administração Interna turco anunciou também que morreram três pessoas e 14 ficaram feridas.

    “Infelizmente, temos mártires e feridos”, diz Ali Yerlikaya naquela rede social. Segundo o ministro há “mortos e feridos”, sem precisar o número de vítimas. “O público será informado da evolução da situação. Por favor, tenham em conta as declarações que serão feitas por fontes oficiais”, remata a publicação.

    Dois atacantes foram mortos no ataque. Imagens mostram um dos atiradores dentro do edifício da TAI que é propriedade do governo e das forças armadas da Turquia.

  • "Ataque terrorista" em Ancara

    A sede da Turkish Aerospace Industries, uma empresa aeroespacial, perto de Ancara, na Turquia, foi atacada esta quarta-feira. A informação foi avançada pelo ministro da Administração Interna turco que, na rede social X (antigo Twitter), garantiu que se trata de um “ataque terrorista”.

    Meios locais falam numa “forte explosão” e a agência Reuters avança com a existência de uma “troca de tiros”. Para o local já se dirigiram vários serviços de emergência, adianta a agência estatal Anadolu.

  • Boa tarde, vamos seguir aqui o ataque terrorista a uma empresa aerospacial perto da capital da Turquia que matou três pessoas e feriu outras 14.

1 de 1