249kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

País

Coronavírus

Autarca espera "nova etapa" com fim da cerca

"O levantamento da cerca anunciado pelo primeiro-ministro não resolve o problema de Odemira, nem das freguesias", mas "esperemos que comece uma nova etapa", referiu a autarca de Longueira-Almograve.
Saúde

40% pagam por saúde privada por falhas no SNS

"Temos cerca de 40% da população (...) a pagar serviços de saúde no setor privado. Grande parte das pessoas vão ao setor privado porque o SNS não lhes dá resposta no tempo adequado", diz ex-ministro.
Coronavírus

Autarca. Fim da cerca é "alívio" mas não compensa

"Sinto um alívio, como é óbvio, mas este sentimento de alívio acaba por não compensar todos estes dias que estivemos aqui, dentro desta cerca sanitária", afirmou o autarca de São Teotónio.
Casa da Música

Trabalhadores aprovam caderno reivindicativo

O documento foi enviado ao conselho de administração que, "mais uma vez, se remeteu ao silêncio", avançou o sindicato. Fonte da Casa da Música disse ter recebido o caderno, estando a analisá-lo.
Coronavírus

Produtores satisfeitos com levantamento de cerca

A Associação do setor congratulou-se com o levantamento da cerca sanitária nas duas freguesias de Odemira e disse que as "principais empresas da região" podem "ajudar a resolver problema da habitação"
TAP

TAP. Suspensão de contratos põe em causa segurança

Para o sindicato, a comunicação da suspensão de contratos configura um cenário muito grave de segurança de voo", uma vez que aqueles profissionais "estão a voar em condições de grande 'stress'".
Direitos Humanos

BE espera que Costa resolva problema em Odemira

"Eu espero bem que (António Costa) esteja em Odemira para responder não apenas sobre a cerca sanitária, mas sobretudo como vai resolver o problema de direitos humanos", afirmou Catarina Martins.
Pandemia

O teste da vacinação /premium

O Governo, infelizmente, não possui um currículo promissor; antes pelo contrário. Se há quem tenha receio de uma «crise política», a verdade é que sem isso não haverá mudanças.
Pandemia

Covid-19: porque é que…?

Porque é que, em Portugal, políticos com elevadas responsabilidades culparam, declarada ou subrepticiamente, os Portugueses pela desastrosa evolução da pandemia no trimestre de dezembro a fevereiro?
Regionalização

Mais Pintos da Costa?

A regionalização ajudaria a contribuir para dificultar as decisões corporativistas de uma elite económica concentrada, que sobrevive encostada a decisões e omissões do Estado.
Ministério do Ambiente

Há menos áreas para estufas em Odemira

O ministro do Ambiente indicou que "há aproximadamente dois anos e meio, podiam ocupar-se as parcelas do perímetro de rega a 80 por cento" e que essa percentagem foi reduzida para 40%.
Ministério do Ambiente

Ministro. Contentores são solução para imigrantes

"Eu percebo que digam 'contentores', mas, aquelas construções provisórias são pré-fabricados com muito melhores condições do que as que existem nas casas sobreocupadas", disse o ministro do Ambiente.
Teatro

Tiago Guedes distinguido pelo governo frânces

Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto, recebeu o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras pelos serviços prestados à cultura e ao intercâmbio entre Portugal e França.
Incêndios

Incêndio. 500 pessoas retiradas de edifício

O incêndio ocorreu no edifício da Segurança Social de Viseu e obrigou à retirada de 500 pessoas do interior. O fogo deflagrou às 16h29 e foi dominado cerca de 20 minutos depois por 37 operacionais.
Acidentes e Desastres

Homem de 21 anos ferido em acidente de trabalho

O homem estava a efetuar trabalhos agrícolas com um motocultivador, tendo a máquina caído em cima de uma perna da vítima, causando-lhe "ferimentos graves". Foi transportado para o hospital de Beja.
Transportes

FECTRANS pede fiscalização "mais intensiva" a TVDE

A pandemia expôs as fragilidades do setor, disse o coordenador da FECTRANS. "A redução da procura trouxe custos acrescidos aos motoristas, que trabalham muitas horas para ter um rendimento digno.
Coronavírus

Odemira. É preciso retirar consequências políticas

O Presidente da República diz que não se pode pensar no problema dos imigrantes só quando há problemas de saúde que chamam a atenção para outros problemas.
Exportações

Exportações de metalurgia com valor recorde

O vice-presidente da Associação do setor destaca que "foram alcançadas quatro das 10 melhores marcas de sempre das exportações do Metal Portugal em plena pandemia".
Coronavírus

DGS. Menos 20 pessoas internadas com Covid-19

Nas últimas 24 horas foram registados mais 268 novos casos de infeção com o coronavírus e uma morte relacionada com a Covid-19. Nesse período, 661 recuperaram e 1.375 deixaram de estar em vigilância.
Proteção de Dados

Questionário de doutorados expunha dados de colega /premium

A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência enviou um inquérito a 250 doutorados com uma hiperligação que mostrava dados pessoais de outra pessoa. "Tratou-se de um acidente", justificou.
Justiça

Organização vai apresentar queixa contra Portugal 

Emmanuel Jacob diz que "os militares portugueses têm o direito a juntar-se a associações, mas são banidos de integrar sindicatos". O responsável diz que Portugal nega o direito à negociação coletiva.
Fact Check

Catarina Martins e Jerónimo de Sousa em silêncio?

Publicação divulgada na rede social Facebook acusa os líderes do Bloco de Esquerda e do PCP de nada dizerem quanto à situação dos imigrantes em Odemira e o seu realojamento.
CDS-PP

CDS exige respeito pelos ex-chefes militares

"Não me revejo nessa troca de galhardetes e exijo ao ministro da Defesa que tenha o respeito institucional e a cordialidade no tratamento de altos ex-representantes das FA", disse o líder do CDS.
Emissão Especial

2002. Como era Portugal no último título do leão?

1150
Não havia redes sociais. O Preço Certo era um bebé e o escudo deu lugar ao euro. E todos cantavam uma música espanhola de letra estranha. Viaje connosco até 2002.
VIH

Dia 18, falamos sobre o futuro do VIH

"O VIH já não é o VIH como o conhecemos" é o tema da talk digital que o Observador, em parceria com a Janssen, vai realizar na próxima terça-feira, dia 18 de maio.
Espanha

Limite máximo de 30km/hora em 70% da vias 

638
O principal objetivo do novo limite máximo de velocidade é "acalmar" o tráfego, mas passa também por reduzir a poluição sonora, aumentar a segurança das cidades e serem também mais habitáveis.
Explicador

OSCOT. Sporting devia ter feito "mais"

Presidente do Observatório da Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo diz que PSP tem missão "muito espinhosa" pela frente. Semana tem futebol e Fátima: como vai ser no 13 de maio?
Lifestyle

Programa Portas Abertas 

Longos, dolorosos e saudosos. Assim foram os meses de confinamento para todo o setor Horeca, desde os tradicionais cafés, às pastelarias sem esquecer os restaurantes.
Autoestradas

Circulação normalizada após colisão de 10 carros

O acidente ocorreu cerca das 7h40 no sentido Paços de Ferreira-Porto da A41, junto ao nó de acesso à A3, envolvendo nove viaturas ligeiras e um pesado de mercadorias sem carga.
Santander

Sindicato inicia protestos contra despedimentos

O banco Santander Totta disse que adiou "temporariamente" a aplicação das medidas e que pretende evitar um despedimento coletivo. Esta terça-feira começa a primeira das quatro manifestações.
Alberto João Jardim

Novo romance escrito por Alberto João Jardim

Trata-se de um romance sobre o futuro da Madeira. "Este livro propõe-se a refletir sobre algumas questões essenciais, decisivas para o nosso futuro. Dedico este trabalho a todos os que me ajudaram".
Poluição

Curtumes. Industriais repudiam práticas poluidoras

"As indústrias de curtumes unanimemente condenam de forma veemente práticas que não representam um setor que tem vindo a investir em medidas para acautelar a área ambiental", declarou associação.
Política

Portugal e Argentina realçam aliança política

O primeiro-ministro português apontou que os países vão estudar a oportunidade de haver ligações aéreas diretas, após o fim da Covid-19, e de existir uma complementaridade no setor dos vinhos.
Teatro

Bellucci vai ser Callas no Festival de Almada

A 38.ª edição do Festival de Teatro de Almada terá lugar de 2 a 25 de julho, mas o programa só será anunciado no dia 18 de julho, havendo "reserva de informação até à apresentação pública".
Coronavírus

Produtores Odemira: testagem é "complexa"

Segundo o presidente da Associação dos Horticultores de Odemira "as empresas estão a ter dificuldade em testar todas as pessoas, porque há um afluxo grande" aos testes, tornando tudo "muito complexo".
Segurança Social

Segurança social. Governo homenageia trabalhadores

Os 14 profissionais representam diferentes áreas e dimensões também da resposta à pandemia da Covid-19 e, sobretudo, a importância do estado social e do sistema de proteção social, disse a ministra.
Coronavírus

Apoios às marchas vão revitalizar coletividades

"Sabíamos desde o ano transato que muito dificilmente iríamos ter edição (das marchas populares) este ano", refere responsável acrescentando que o apoio servirá para recapitalização de coletividades.
Comboios

IP lança concursos para linha do Alentejo

A ideia é reforçar a "competitividade" internacional, no eixo Lisboa-Madrid, e entre as regiões do Alentejo e Lisboa. Investimento faz parte do Plano Nacional de Investimentos 2030.
Ministério Administração Interna

Obrigado, senhor ministro /premium

139
Aqui ninguém se demite, que a causa pública não se serve com proclamações românticas. Eduardo Cabrita estará de pedra e cal, como está desde a década de 1980, dedicado a servir-nos.
Resposta Pronta

Groundforce. "Caminho rumo à estabilidade"

Eugénia Varzielas, da comissão de trabalhadores da Groundforce, explica que funcionários esperam regresso ao "normal" e afirma que aceita insolvência, se for uma "solução que dê estabilidade".
União Europeia

Portugal e Argentina querem fechar acordo Mercosul

O primeiro-ministro português considerou que o acordo "tem um imenso potencial económico" para os dois blocos regionais e mesmo à escala global. "Creio que há condições agora" para um acordo rápido.
Coronavírus

Saúde extra Covid em Portugal foi das piores da UE /premium

Só na Hungria é maior a percentagem de pessoas que não tiveram tratamentos de que precisavam. Retrato do Eurofound mostra ainda que, em Portugal, 31% têm dificuldade em fazer face às despesas diárias.
Comentário

TAP vs Groundforce. "Há um extremar de posições"

TAP pede insolvência da empresa de 'handling'. "Pedido acontece no dia em que o Conselho de Administração da Groundforce afasta CEO". A análise do editor de Economia do Observador, Nuno Vinha.
PSP

Sindicatos vão alertar MAI para falta de condições

O presidente da ASPP/PSP disse, na visita à esquadra de Pombal: "Deixou-nos com muita preocupação tendo em conta que entendemos que aquela esquadra não tem as condições necessárias" para laborar.
Justiça

Casal "inventou" 4 filhos para receber apoios

No início do julgamento a mulher assumiu os crimes e confirmou a cumplicidade do marido. Os arguidos comprometem-se a pagar o montante recebido indevidamente: 37.658 euros.
Cultura

DGArtes com nova linha de apoio em Lisboa 

A linha de apoio tem por objetivo fortalecer as relações de trabalho, "estimular a criação de redes, promover o desenvolvimento de novos públicos e incentivar a participação ativa das populações".
Tempestade Perfeita

Novo Banco: ninguém sai bem da auditoria do TdC

Maus processos, falta de transparência, conflito de interesses. Todos ficam mal na foto à venda do Novo Banco. Esta semana com João Ferreira do Amaral e Nuno Vinha, editor de Economia do Observador.
Açores

Terceira em busca do mercado turístico da América 

O Governo "está a preparar o lançamento de concursos de promoção turística que visam garantir fluxos turísticos para os Açores dos mercados dos Estados Unidos da América e do Canadá".
Rali de Portugal

Rali de Portugal condiciona circulação no Porto 

Desde as 00h00 que não é possível "estacionar na Avenida de D. Carlos I, no troço entre a Rua do Coronel Raúl Peres e a Rua de Dom Luís Filipe; na Rua de Dom Luís Filipe e na Esplanada do Castelo.
Coronavírus

UE aprova ajuda estatal para PME na Madeira

A apoio é no valor de 22 milhões de euros e foca-se nas empresas que "tenham sofrido uma queda do volume de negócios de pelo menos 25% em 2020, em comparação com o mesmo período de 2019".
União Europeia

UE aprova reforço do Mecanismo de Proteção Civil

O reforço contém cerca de 1,26 mil milhões de euros para o período de 2021-2027 e permite agora que "os Estados-membros se preparem melhor para desastres naturais ou provocados pelo homem".
Coronavírus

A resiliência na Saúde em tempos de pandemia

155
Enquanto vivemos a maior crise sanitária dos últimos 100 anos, os profissionais de saúde enfrentam o desafio das suas vidas. A melhor forma de os homenagear, e agradecer, é dar-lhes a palavra.
Função Pública

Avaliação no Estado. Governo ainda sem proposta

Na reunião desta segunda-feira, os sindicatos não receberam nenhuma proposta concreta. Projeto de diploma está a ser negociado com o ministério das Finanças, diz José Abraão, da FESAP.
Resposta Pronta

Odemira. "Vergonha enorme, Governo não responde"

149
No Contra Corrente de José Manuel Fernandes aberto aos ouvintes, Susana Prado, proprietária de uma empresa agrícola na região de Odemira, diz que problemas com imigrantes acontecem desde 2016.
Noticiário

10h. Zmar. Governo ainda não foi notificado

É o que garante a Presidência do Conselho de Ministros. Entretanto, já depois deste noticiário, Observador apurou que os últimos imigrantes devem sair hoje do complexo turístico Zmar.
Noticiário

7h. Odemira. Situação "embaraçosa", diz Vitorino

Entrevistado pelo Observador, o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações pede mais fiscalização. Há responsabilidades do Governo neste caso? Veja a resposta de António Vitorino
Luís Marques Mendes

Mendes censura governante que elogiava Odemira

336
O comentador recordou elogios de 2020 da secretária de Estado para Integração e Migrações a Odemira. "Agora nem aparece", critica comentador que também censurou prémios no Novo Banco.
Autárquicas 2021

Santana Lopes será candidato à Figueira da Foz

1113
“Cá estou. É uma decisão de enorme responsabilidade, num tempo difícil", disse o ex-primeiro-ministro, exatamente 24 anos depois de ter sido candidato pela Figueira da Foz pela primeira vez.
Açores

PSD e PPM elogiam reeleição de Artur Lima no CDS

Parceiros de coligação confiantes que a reeleição do líder do CDS vai reforçar coesão do Governo Regional dos Açores. Artur Lima defende aprofundamento da autonomia e repudia centralismos.
Açores

Ventura. Açores são "o primeiro aviso à República"

Líder do Chega avisa que "os Açores serão o primeiro aviso à navegação da República" de que "ou o caminho muda ou não contarão" com seu apoio porque os princípios do partido estão acima de tudo.
Açores

CDS acusa oposição de usar pandemia na política

Líder do CDS-PP/Açores diz que há aproveitamento da "fragilidade dos outros" para fazer oposição política e que não há respeito pela a "saúde pública e a vida de toda a gente".
Coronavírus

Odemira. GNR trava entrada a 52 trabalhadores

A GNR fiscalizou cerca de 500 trabalhadores de empresas com atividade no interior da cerca sanitária em Odemira e recusou a entrada a 52, por não apresentarem testes negativos.
Coronavírus

Casos ativos sobem pela primeira vez em 15 dias

Há cinco dias que não havia um número tão baixo de novos casos. No entanto, após três dias a descer, internamentos voltam a subir. A única morte do boletim deste domingo foi registada no Norte.
CDS-PP

Líder do CDS-PP/Açores reeleito com 87,8% de votos

O presidente do CDS-PP/Açores e único candidato à liderança da estrutura regional do partido, Artur Lima, foi reeleito com 87,8% dos votos, no X Congresso Regional.
Coimbra

Proposta de elevadores nas Monumentais é debatida

O município de Coimbra vai analisar e votar, na reunião do executivo de segunda-feira, a proposta de abertura de um concurso público para construção de uma torre de elevadores verticais.
Autárquicas 2021

Presidente de São Vicente recandidata-se à câmara

José António Garcês foi eleito nas autárquicas de 2013 pelo movimento de cidadãos Unidos Por São Vicente (UPSV) e volta agora a ser candidato numa coligação PSD/CDS.
Viseu

AM Viseu lamenta morte de Arnaldo Costeira

O presidente da Assembleia Municipal de Viseu destacou "a grandeza e nobreza" da vida do capitão de Abril que o leveram "a abraçar convictamente as causas em que se revia e acreditava".
Coronavírus

Hotelaria em Milfontes contorna cerca sanitária

123
A cerca sanitária nas freguesias de Odemira é uma "barreira" que, "para já", o setor da hotelaria na vizinha Vila Nova de Milfontes está a conseguir ultrapassar com "algum sucesso".
Guimarães

Despiste em Guimarães provoca dois mortos

O despiste de um veículo ligeiro na Estrada Nacional 101, em Guimarães, em que seguiam quatro pessoas, provocou duas mortes e dois feridos graves.
Douro

Autarca satisfeito com regresso dos espanhóis

312
O presidente da Câmara de Miranda do Douro mostrou-se hoje satisfeito com o regresso dos turistas espanhóis à cidade, considerando que o desconfinamento representa "novas oportunidades".
Cancro

Menos meio milhão foram convocados para rastreios

As convocatórias foram menos, a participação desceu e houve também impacto nas cirurgias oncológicas. Para o responsável do Programa Nacional, foi um "balde de água fria".
CGTP

CGTP aponta "caráter perverso" do plano de ação

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, apontou o "caráter limitado e perverso" do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e do plano de ação que lhe dá forma.
TAP

Sindicato. TAP pede a pilotos para voar em folgas

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da TAP para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso.
CDS-PP

Líder do CDS/Açores acusa Assunção Cristas

 O presidente do CDS-PP/Açores, Artur Lima, que se recandidata ao cargo, acusou a ex-líder nacional do partido Assunção Cristas de ter tentado destruir a sua liderança.
Coronavírus

PS/Açores discorda de "mais um cargo de nomeação"

O grupo parlamentar do PS no parlamento dos Açores considerou "incompreensível a criação de mais um cargo de nomeação para o combate à pandemia", referindo-se à coordenação da vacinação.
Coimbra

Obras na Av. Fernão de Magalhães começam 2ª feira

As obras de repavimentação da Avenida Fernão de Magalhães, em Coimbra, começam na 2ª feira e vão realizar-se no período noturno para minimizar os transtornos no trânsito.
Novo Banco

Grandes devedores. O "estratega" e o "Sr. Angola" /premium

230
Respostas dos primeiros grandes devedores do BES/Novo Banco deixaram deputados de boca aberta. Faltas de memória, contradições, ataques desgarrados marcaram audições de Moniz da Maia e João Gama Leão.
Bloco de Esquerda

BE. Demissão de Cabrita? Caso ZMar extravasa MAI

573
Após pedidos de outros partidos para a demissão do ministro, a líder do Bloco diz que problema extravasa Cabrita. Economia e agricultura do país "não podem viver do trabalho forçado de migrantes".
Cultura

Açores. Exposição mostra histórias dos naufrágios

Uma exposição temporária composta por uma dezena de painéis e "diversas peças nunca antes exibidas" está patente a partir de terça-feira no Faial, nos Açores.
Vila Franca de Xira

Teresa Huertas vence Prémio da Bienal BF20

A artista Teresa Huertas venceu o Prémio Bienal de Fotografia -- BF20, pelo trabalho "ATMÓS [Passagem #1]", revelou à agência Lusa fonte da organização do certame.
Coronavírus

Odemira. Já foram retirados 15 imigrantes do ZMar

139
As residências foram disponibilizadas por 12 empresas agrícolas. Autarca de Odemira disse ainda que "não tem uma previsão" para os restantes trabalhadores agrícolas imigrantes.
Coronavírus

Há tantos casos ativos como no final de setembro

Há uma semana que não havia um número de novos casos tão alto. Internamentos continuam a diminuir. As duas mortes foram registadas uma na zona de Lisboa e Vale do Tejo e outra na zona Norte.
25 de Abril

Morreu o capitão de Abril coronel Arnaldo Costeira

Arnaldo Costeira tinha 75 anos e vivia com uma doença prolongada. Foi um dos capitães de Abril e o Presidente da República condecorou-o com a Ordem da Liberdade – grau de Grande-Oficial.
País

ONG quer limitar acesso a ponte e Passadiços

252
A associação não-governamental SOS Rio Paiva alerta para a "pressão humana" e a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca e pediu que se limite o número de visitantes.
Lixo

Deco alerta para custos na separação de tarifas

A partir de julho os municípios vão ser obrigados a taxar à parte os resíduos sólidos urbanos e a associação de defesa do consumidor tem "reservas" sobre o funcionamento do sistema.
País

Municípios perdem população desde anos 50

Os municípios do Douro estão entre os que perdem população desde os anos 50 e "continuam a perder", apesar de nunca se ter produzido tanto vinho na região como agora, nota o geógrafo Álvaro Domingues.
Coronavírus

Ilha de São Miguel com medidas menos restritivas

Na generalidade da ilha os restaurantes podem abrir e apenas Vila Franca do Campo permanece em alto risco, por ter tido nos últimos sete dias 134 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.
Coronavírus

Linhas Vermelhas. Mais infeções dos 20 aos 30 anos

Média de casos por 100 mil habitantes já é inferior à prevista para daqui a 15 dias. Maior incidência está nos jovens dos 20 aos 30 anos e na região Norte do país.
Acidentes e Desastres

Viana do Castelo. Colisão provocou um morto

Uma colisão entre um carro e um camião provocou um morto em Viana do Castelo. A vítima mortal é o condutor do automóvel que ficou debaixo do camião. A EN 203 está "totalmente cortada" desde as 13h30.
Crimes Sexuais

PJ deteve homem que abusou de criança de 6 anos

345
O abusador era companheiro da avó da criança e residiam todos na mesma casa, "tendo aproveitado a relação de confiança que a menor mantinha consigo para a forçar a atos sexuais de relevo".
Ambiente

Lei das minas publicada e entra sábado em vigor

O diploma publicado esteve um mês em consulta pública, durante julho de 2020, e foi promulgado em 30 de abril pelo Presidente da República, que não deixou de assinalar os "pareceres reticentes".
União Europeia

Cimeira. O dia histórico, o gado e a Rosa Mota /premium

363
Costa falou em acordo histórico, Ursula desfez-se em elogios. Vieira da Silva voltou a ser "negociador de gado" em jeito de arma secreta. Metas não são vinculativas, mas houve volta olímpica na mesma.
Coronavírus

AstraZeneca. Porque são diferentes as restrições? /premium

Portugal usa acima dos 60 anos, mas pode vir a usar em mais novos. A Alemanha alargou as faixas etárias que podem tomar e o Reino Unido reduziu. Cada país decide em função da razão risco-benefício.
Coronavírus

"Reuniões do Infarmed substituíram-se até à AR"

123
Constitucionalistas consideram que reuniões com especialistas no Infarmed "esvaziaram o exercício de competências dos organismos públicos" e que chegaram a substituir-se à Assembleia da República.
Autárquicas 2021

Medina diz que não ouviu acusações de Moedas

Medina escusou-se a responder a Carlos Moedas que nos últimos dois dias tem acusado Medina de pouco fazer pela cidade e de deixar as promessas eleitorais de 2017 por cumprir.
António Costa

Petrogal. Trabalhadores acusam Costa de cinismo 

Trabalhadores da refinaria falam em "lágrimas de crocodilo" de António Costa e acusam primeiro-ministro de nada ter feito pelos trabalhadores envolvidos no despedimento coletivo.
Resposta Pronta

ISCTE em Sintra. "Oferta formativa é deficitária"

Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE, quer projeto "onde estão os jovens". Pólo de Tecnologias Digitais deve avançar em 2026. Concelho apresenta "dificuldades de acesso" ao ensino superior. 
Coronavírus

Açores. Tentativas de "sabotagem" na vacinação

"Assumo os erros do processo, a desorganização e as dificuldades", disse o secretário de Saúde realçando que é "um problema" que está a tentar corrigir. Mas, acrescentou, "existe também sabotagem".
Constituição da República Portuguesa

"Solução é alteração à lei de vigilância em saúde"

A alteração à lei serve para permitir medidas restritivas em situações de pandemia sem recurso ao estado de emergência, mas querem "uma alteração limitada".
Tribunal Constitucional

Interpretação sobre portagens chumbada pelo TC

967
Sempre que no momento da infração (não pagamento da portagem) não for possível identificar o condutor do veículo, a notificação segue para a pessoa em nome de quem o automóvel está registado.
Coronavírus

Arganil, em alerta, pode recuar na próxima semana /premium

A avaliação das medidas aplicadas nos concelhos passou a ser semanal. Concelhos que estão na última fase do desconfinamento ficam em alerta acima dos 120 casos por 100 mil habitantes, mas sem travar.
União Europeia

Sócrates? "Nunca dei conta de outro Santos Silva" /premium

643
O ministro dos Negócios Estrangeiros acredita que o Governo vai até 2023. Diz que Rio e Costa "não são vidrinhos de cheiro". Desvalorizou polémicas da presidência portuguesa da UE.
Autárquicas 2021

Moedas acusa Medina de propaganda e incapacidade

853
O candidato social-democrata acusa Medina de ser incapaz de cumprir o que promete. "Fernando Medina gastou 18 milhões de euros no Hub do Beato. Cinco anos depois, nada está executado", critica.
União Europeia

Cimeira Social. Costa fala em "marco histórico" 

O Compromisso Social do Porto já foi assinado. António Costa diz que este é o "mais abrangente e ambicioso" compromisso alcançado entre as instituições comunitárias e os parceiros sociais.
Protestos

Protesto da PSP no Porto para atualização salarial

154
No protesto, os polícias exigem um "subsídio de risco e revisão da tabela salarial, desatualizada há muitos anos", reforçando que "o subsídio terá de ser idêntico ao da Polícia Judiciária".
Coronavírus

Zmar. CDS quer demissão de Cabrita

570
O partido considera que o caso dos imigrantes em Odemira "demonstra total falta de sensibilidade social" e exige a demissão do ministro. Cabrita diz que CDS é um "náufrago", partido já respondeu.
Coronavírus

Autarca de Longueira-Almograve contra cerca

297
"Ninguém concorda (com o prolongamento da cerca sanitária), nem eu, nem os habitantes e muitos menos os empresários. Isto está a penalizar todos. As pessoas estão revoltadas", disse a autarca.
Cardiologia

Presidente da Cardiologia defende telemedicina

O responsável sublinha as vantagens do seguimento à distância para alguns casos, dando o exemplo de um projeto piloto na área da telemonitorização no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Economia

Bosch em Braga entra em "lay-off" 

A Bosch em Braga vai entrar em "lay-off" devido à "escassez mundial de componentes eletrónicos". "Procurando minorar o impacto desta medida", a empresa garante retribuição de 85% do rendimento mensal.
Fact Check

Estado coloca mais 1,6 mil milhões no Novo Banco?

Valor está previsto no contrato com a Lone Star, numa medida de recurso para garantir a solvabilidade do banco. Mas resultados da instituição afastam essa necessidade.
Noticiário

10h. Zmar. Aceite providência cautelar

À Rádio Observador, o advogado Nuno da Silva Vieira diz que agora os imigrantes têm de sair do complexo e aguarda que o Governo tenha a "sensatez" de os retirar.
Barreiro

Out.Fest 2021 no Barreiro em junho e outubro

O primeiro momento da 17.ª edição decorrerá de 3 a 5 de junho, com os concertos concentrados no auditório ao ar livre do Parque Paz e Amizade e no auditório municipal Augusto Cabrita.
Cultura

Bestravel e Ticketline apoiam a cultura

A rede de agências de viagem Bestravel associa-se à Ticketline numa campanha que tem como principal objetivo apoiar o sector da cultura em Portugal.
Acidentes e Desastres

A5. Acidente provocou longas filas

O acidente que ocorreu na manhã desta sexta-feira na A5, sentido Cascais-Lisboa, envolveu 2 carros e provocou longas filas de automóveis. A faixa central esteve obstruída.
PSP

PSP reforça patrulhamento na peregrinação a Fátima

A PSP vai fazer ações de visibilidade e de acompanhamento aos peregrinos para "promover a coexistência segura entre a normal circulação rodoviária e a circulação pedonal dos grupos de peregrinos".
Centenário

Vasco Gonçalves: centenário com sessão evocativa

584
Na Voz do Operário, em Lisboa, haverá uma sessão comemorativa, que incluirá um espetáculo musical, e que conta com as intervenções de Manuel Begonha e de Batista Alves sobre Vasco Gonçalves.
Açores

IL dos Açores quer situação de portos afetados

A Iniciativa Liberal questiona o executivo açoriano sobre o estado da "reparação dos molhes dos portos comerciais e de recreio" de Vila do Porto, em Santa Maria, no valor de 15,3 milhões de euros.
Segurança Social

PSD questiona Governo sobre troca de informações 

O PSD questionou o Governo se "tem consciência das dificuldades que muitos cidadãos conhecem para tratar dos assuntos relativos à Segurança Social" e ainda deu sugestões.
União Europeia

UE, governação multiníveis e Estado em rede 

Em conjuntura de recuperação e resiliência, este é também o momento para elaborar um pouco mais fora da caixa no que diz respeito à política de coesão, que continua a girar em redor do Estado vertical.
Lisboa

18 milhões depois, Hub do Beato é uma miragem /premium

188
Anunciado em 2016 e sucessivamente adiado. Responsável da Startup Lisboa aponta agora a 2025 para ter Hub do Beato terminado, até aqui autarquia assume quase totalidade do investimento já feito.
Bloco de Esquerda

BE diz que pessoas não são prioridade para UE

420
"Não são as pessoas que contam em primeira instância. É a especulação financeira, é o mercado de capitais, é o dinheiro e o lucro", disse o sociólogo e assessor bloquista no Parlamento Europeu.
Algarve

Algarve. Ocupação por quarto cai 91,2% face a 2019

"A taxa de ocupação global média por quarto foi de 5,7%, 91,2% abaixo do valor registado em 2019", quantificou a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.
Protestos

Trabalhadores da CP e da IP em greve dia 27 

Os trabalhadores da Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal marcaram uma greve, de 24 horas e para dia 27 de maio, onde reivindicam aumentos salariais para todos.
Coronavírus

Lisboa aprova empréstimo até 20 milhões de euros

A contratação de empréstimo serve "para financiar despesas de natureza corrente que virão a ser necessárias assumir, emergentes das ações a realizar no âmbito do combate à pandemia", diz a autarquia.
Football Leaks

Football Leaks. Ana Gomes é ouvida em tribunal 

Além de Ana Gomes, que se junta a uma lista de figuras públicas que têm testemunhado a favor de Rui Pinto, deverá também ser ouvido na mesma sessão Luís Neves, diretor nacional da Polícia Judiciária.
Coronavírus

Açores. Novos critérios de risco e testes grátis

Ilhas passarão a estar em alto risco quando metade dos seus concelhos estiverem neste patamar e se esses municípios tiverem 10 ou mais casos ativos. Testes grátis nas farmácias são outra novidade.
Comunicação Social

Diário de Noticias da madeira com quebras de 40%

Devido à pandemia de Covid-19, o Diário de Notícias da Madeira teve 40% de quebras nas receitas. Apesar das dificuldades, a empresa "não fez nenhum lay-off" a ainda organizou eventos e atividades.
Galp

Matosinhos. Galp avança com despedimento coletivo 

A Galp vai dar início a um despedimento coletivo de cerca de 150 trabalhadores. Após ter decidido o encerramento da refinaria, a empresa encetou conversas individuais com os 401 trabalhadores.
Segurança Social

Precários protestam na 6.ª feira

Em causa estão cerca de 200 trabalhadores contratados por empresas de trabalho temporário que, no final do ano passado, receberam "cartas de despedimento", mas acabaram por continuar a trabalhar.
Salários

Banca. 0% de aumento, não obrigado

Os três sindicatos consideram que a proposta dos bancos "se traduz num congelamento da tabela salarial, das pensões de reforma e sobrevivência, bem como das cláusulas de expressão pecuniária"
Coronavírus

Vacinas. "Atirar decisão às pessoas é inaceitável" /premium

O consentimento informado prevê que a informação seja clara e que as pessoas sejam capazes de a entender, o que não se verifica em relação às vacinas contra a Covid-19, defende Ana Sofia Carvalho.
União Europeia

PSP e drones vigiam eventos da Cimeira no Porto 

A PSP informou que "devido à relevância dos eventos e das entidades" vai adotar medidas "especiais e excecionais" de segurança, como escoltas de segurança e vigilância aérea com recurso a drones.
Coronavírus

Ministra. Prioridade é parar a pandemia em Odemira

252
"Há uma resposta que é urgente e que está em curso: parar a pandemia naquele território", apontou a ministra da Agricultura acrescentando que é preciso "criar condições de dignidade humana".
União Europeia

Cimeira Social começa sexta-feira com 24 líderes

A Cimeira Social que começa sexta-feira, no Porto, vai ter presentes quase todos os chefes de Estado da União Europeia. As exceções são a chanceler alemã e os primeiros-ministros da Holanda e Malta.
Metro de Lisboa

Trabalhadores do Metro de Lisboa em greve dia 25

Em causa está a valorização salarial, além do preenchimento imediato do quadro operacional e as progressões na carreira. Os trabalhadores reivindicam o direito ao transporte.
Coronavírus

Suspensas marchas populares em Lisboa

As marchas populares de Lisboa estão suspensas devido ao "atual contexto pandémico". Ainda assim, a Câmara de Lisboa vai atribuir a cada entidade organizadora "metade do subsídio habitual (15.000€)".
Noticiário

10h. Zmar à força. Negociação com Governo em causa

Advogado dos moradores garante que estava a negociar com o Ministério da Economia, mas o MAI forçou a entrada de 30 imigrantes no complexo. Estava ainda em curso um protocolo com Turismo de Portugal.
25 de Abril

Marcelo convida Eanes para presidir aos 50 anos

142
Presidente da República telefonou ao general, que ainda não deu resposta definitiva. Celebrações vão começar já em 2022, quando a democracia superar em duração a ditadura do Estado Novo.
Coronavírus

GNR força entrada no Zmar para alojar imigrantes /premium

3753
GNR considera que operação decorreu "sem incidentes". Advogado de proprietários diz que Governo quis terminar requisição civil na véspera. Proteção Civil fala em operação de "elevada complexidade".
Música

Um ano depois, o Musicbox reabriu: "É um começo" /premium

Há mais de 400 dias que a sala de concertos e DJ sets Musicbox não abria ao público. Aconteceu esta quarta-feira — e não é a única em Lisboa a voltar a ter programação. Que desconfinamento é este?
Noticiário

7h. Duas dezenas de imigrantes realojados no Zmar

1504
O autocarro com mulheres e crianças chegou por volta das quatro da manhã ao complexo. GNR e cães forçaram a entrada. Proprietários e trabalhadores mostraram-se surpreendidos com o aparato.
Sindicatos

Global Media não cumpre pagamentos a trabalhadores

O SJ denunciou a Global Media por não cumprir com pagamentos a alguns trabalhadores alvo de despedimento coletivo. "Não foi dada justificação aos lesados para a falta de pagamento", alega sindicato.
Autarquias

Desagregação de freguesias só após autárquicas

116
O regime aprovado estabelece que a desagregação "terá de ocorrer em iguais condições em que foram agregadas em 2013, não podendo em caso algum, dar origem a novas ou diferentes uniões de freguesias".
EDP

Sindicatos recusam fim das negociações na EDP

A Fiquimetal, "para mostrar a sua disponibilidade para a negociação", baixou a sua proposta de aumentos salariais de 90 euros para 60 euros por trabalhador.
Madeira

Madeira iniciou vacinação aos sem-abrigo

Em comunicado é referido que já foram vacinadas 60 pessoas em situação de sem abrigo, tendo a administração das vacinas contra a Covid-19 decorrido nas instalações da Associação Protetora dos Pobres.
Política

Um problema que Pacheco Pereira tem com ele mesmo /premium

195
Sete anos de silêncio é muito tempo e por isso abro hoje uma excepção. O que basta, basta. Há limites para tanto delírio, tanta teoria da conspiração, tanto umbiguismo. Até porque há muito mais mundo.
Serviço Nacional de Saúde

Plano da bazuca revela os "podres" digitais do SNS /premium

178
Versão do Plano de Recuperação enviado a Bruxelas descreve ao pormenor as muitas falhas dos sistemas digitais do SNS. A versão inicialmente mostrada em Portugal apenas refere que é preciso melhorar.
Fact Check

Governo tinha de conhecer situação de Odemira?

Ex-candidata presidencial defende que o caso “não é novo” e que “havia várias denúncias” sobre as condições de trabalho e de habitação dos trabalhadores agrícolas do concelho alentejano.
Crime

Alvalade. Suor do suspeito foi a chave para a PJ /premium

107
O rasto de sangue indiciava que a vítima tinha sido puxada. Pelos pulsos ou tornozelos? A PJ analisou ambos e encontrou ADN na bainha das calças. "Uma pessoa quando desenvolve adrenalina transpira"
Coronavírus

Rutura dos serviços públicos em Odemira

Os contentores distribuídos pela freguesia estão "dimensionados para a população que existia", mas a população "cresceu e esse serviço não aumentou nas proporções necessárias", diz uma autarca.
Obras Públicas

Novo restauro dos Jerónimos com 460 mil euros

A intervenção vai fazer "face ao problema urgente da alteração e decaimento das pedras da igreja", e será suportada financeiramente por um grupo de mecenas.
Migrantes

Caritas. Há violação dos direitos dos migrantes

O presidente da Caritas Diocesana de Beja indica que "há uma certa passividade" quanto à situação dos migrantes e denuncia tráfico humano e exploração laboral no setor agrícola.
Resposta Pronta

"PSD sabe que tem desvantagem para ultrapassar"

Autarca de Matosinhos fala das ambições autárquicas do PS e do "susto" com a Covid-19, mas também da polémica com o socialista Manuel dos Santos. "Não preciso de expulsão para desconsiderá-lo".
Língua Portuguesa

Difusão do Português por Brasil e países africanos

Para o embaixador Francisco Ribeiro Telles "a promoção e a difusão da língua portuguesa", nos últimos anos "percorreu caminhos ainda há pouco inimagináveis", graças aos países da CPLP.
Coronavírus

DGS reconhece ser inevitável público no Rali

O Rali de Portugal "é um evento desportivo de reconhecido impacto", admitiu a DGS, que relembra a aplicação do "princípio da precaução", para o "melhor interesse da saúde pública".
Aviação

NAV averigua internamente caso da descolagem

A investigação vai debruçar-se sobre "o funcionamento do órgão ATC [Controlo do Tráfego Aéreo] e os respetivos fatores organizacionais e procedimentos envolvidos na coordenação das operações.
Língua Portuguesa

Língua portuguesa foi fator de união em Timor

155
Por seu lado, o secretário-geral do g7+, Helder da Costa, referiu-se à língua como "um instrumento de promoção da paz entre os povos". Esta quarta-feira celebra-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Resposta Pronta

Carreiras. "Política não pode sobrepor-se à saúde"

Presidente da Câmara de Cascais refere que cabe ao Ministério da Saúde decidir se mantém o concurso para encontrar um novo parceiro ou se o Estado passa a assumir a administração do hospital.
25 de Abril

Filho de vítima das FP-25 faz queixa contra ex-BE

2284
Manuel Castelo-Branco fez queixa-crime contra José Ramos por incitamento à violência e ofensa à memória do pai. BE diz que ex-operacional das FP-25 se desfiliou em 2019 e que não se revê nas posições.
Emissão Especial

Arcádia e os segredos de um legado com 88 anos

Esta é uma empresa de chocolates com quatro gerações. "Os nossos principais valores são misturar a modernização com a tradição", diz Francisco Bastos, administrador da Arcádia. 
Lisboa

Arrancou o festival literário de Lisboa

Começou esta quarta-feira o 5L — Festival Literário de Literatura e Língua Portuguesa, que decorre em Lisboa até domingo. Na sessão inaugural, Fernando Medina garantiu que este é um evento para durar.
Resposta Pronta

Fátima. 13 de maio "vai ter 7500 pessoas"

Este ano, os fiéis regressam a Fátima para celebrar o 13 de maio. Lotação máxima é de "7500 pessoas". Santuário deixa um apelo aos peregrinos: "Este não será o maio em que todos podemos ir a Fátima".
Cartão de Cidadão

Renovação automática do CC para maiores de 25

5076
Se não for preciso alterar o nome, assinatura, fotografia, morada ou contactos, deve-se fazer o pagamento da referência multibanco no prazo indicado e recebe-se o novo cartão em casa.
Coronavírus

J&J e AstraZeneca disponíveis para menores de 50 

Graça Freitas explicou que a toma da Janssen fora da idade recomendada é uma opção que pode ser tomada pelas pessoas, e que a Agência Europeia do Medicamento licenciou a Astrazeneca acima dos 18 anos.
Habitação e Urbanismo

Habita com propostas urgentes para Lei de Bases

140
Os despejos "devem ser suspensos nos casos em que a prática de tais atos coloquem o indivíduo ou famílias numa situação de fragilidade por falta de alternativa habitacional", pede associação Habita.
Aeroportos

Torre de Controlo autoriza descolagem perigosa

A Torre de Controlo do Aeroporto do Porto autorizou a descolagem de um avião quando na pista ainda se encontrava uma viatura a realizar uma inspeção, admitindo tratar-se de "um equívoco".
População e Censos

Censos. Governo e INE ouvidos no parlamento

A audição da ministra da Presidência, INE e Comissão de Proteção de Dados foi aprovada, na comissão de Assuntos Constitucionais, para esclarecer a questão da proteção de dados nos Censos 2021.
Prisões

Faltam 820 guardas prisionais em Portugal

"Faltam neste momento 820 guardas ao todo para garantir a segurança e o bom funcionamento dos Estabelecimentos Prisionais portugueses", revela o sindicato na sequência da fuga de um recluso em Aveiro.
Coronavírus

PCP quer medidas imediatas de proteção de migrante

165
O PCP exigiu que, "sejam tomadas medidas de fundo que protejam" os trabalhadores das explorações agrícolas da região, reforçando a necessidade de fiscalização de todas as empresas que ali operam.
União Europeia

Merkel participa na Cimeira por videoconferência

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus precisou que Merkel decidiu anular a viagem devido à situação pandémica na Alemanha. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, também não estará no Porto.
Leiria

Cidade do Desporto. Leiria com 700 eventos

"Provavelmente, teremos uns 600, 700 eventos", afirmou o vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal, ressalvando que já se realizam no concelho, "se calhar, uns 400 ou 500" eventos.
Apps

Bolt lança projeto piloto de partilha de carros

A Bolt, uma empresa de mobilidade e entrega de comida, vai investir 20 milhões de euros numa plataforma para aluguer temporário de carros. Projeto piloto vai arrancar na Estónia.
Coronavírus

Limite de 7.500 pessoas no Santuário de Fátima

A peregrinação internacional de maio "volta a ser celebrada com peregrinos no recinto de oração, mas de forma ainda restrita, isto é, apenas poderão estar nas celebrações 7.500 peregrinos".
Reportagem Observador

Pronúncia do norte é a origem da Língua Portuguesa

8640
Em Portugal existem dezenas de dialetos. De acordo com o linguista João Veloso, o mais convencional é o da região de Coimbra e Lisboa, mas é o Norte que preserva marcas da origem da língua Portuguesa.
União Europeia

Portugal é um "parceiro muito especial" da Índia

Santosh Jha considera que a reunião de líderes UE–Índia, que decorre neste sábado, servirá para demonstrar ao mundo que “as duas maiores democracias” estão prontas para “dançar juntas”.
Resposta Pronta

Nóvoa. "Temos a obrigação de projetar a Língua"

O embaixador de Portugal na UNESCO e ex-candidato à Presidência fala num "tesouro imenso que recebemos da história" de que é preciso cuidar. E destaca que é "uma língua que está no mundo inteiro".
União Europeia

"Presidência muito bem-sucedida" do Conselho da UE

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia espera ainda que a Cimeira Social do Porto permita "ancorar a dimensão social" na recuperação económica dos países pós-crise da Covid-19.
Higiene

DGS aposta na mensagem da higiene das mãos

"A criação de uma cultura de higiene das mãos é algo que demora muito pouco tempo, são 20 segundos que salvam vidas. Quantos mais fizermos isso na comunidade mais vidas conseguimos salvar", diz DGS.
Livros

Começa o 5L, primeiro festival literário de Lisboa /premium

Iniciativa arranca esta quarta-feira e é descrita como uma “grande festa consagrada à língua e à literatura”. José Eduardo Agualusa, Afonso Cruz e Isabel Minhós Martins são alguns dos convidados.
Língua Portuguesa

Língua Portuguesa. Qual é o sotaque mais correcto?

490
O padrão europeu da Língua Portugesa é o dialecto de Lisboa, mas é a pronúncia do Norte que se mantém fiel à origem. O linguísta João Veloso esclarece que o sotaque do Norte é o mais conservador.
Noticiário

7h. Odemira. Produtores falam em salários de 1000€

Depois de várias acusações do SEF, há responsáveis por quintas que não compreendem por que se fala em escravatura. Quanto ao problema das habitações para trabalhadores migrantes, culpam burocracias.
João Cravinho

Presença da China no Atlântico seria "preocupação"

Gomes Cravinho disse não ver "de todo" qualquer necessidade de uma base militar chinesa no oceano Atlântico e acrescenta que não recebeu qualquer indicação nesse sentido.
Coronavírus

Comissão realiza ação de luta em defesa do SNS

Na manifestação em defesa do SNS, os utentes exigem, entre outras reivindicações, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Grândola.
Câmara Municipal Lisboa

CML quer empréstimo para combater pandemia

103
A autarquia pretende contratar um empréstimo, "em modalidade de abertura de crédito, até ao montante de 20 milhões de euros para financiar despesas de natureza corrente que virão a ser necessárias".
Partido Chega

Ventura disponível para esclarecer jantar em Braga

"Não obstarei ao levantamento da imunidade parlamentar" e "irei a tribunal quando assim for", afirmou André Ventura, que deixa claro: "Nunca me escudarei atrás da imunidade parlamentar."
União Europeia

Cimeira Social. Documentos quase "concluídos"

Sublinhando "o consenso" em torno dos documentos, Augusto Santos Silva comunicou aos deputados da Comissão de Assuntos Europeus que "estão a decorrer as negociações finais sobre o texto".
CGTP

CGTP prevê "grande manifestação" no sábado

"Estamos convictos de que vamos ter uma grande manifestação nacional no Porto, com trabalhadores vindos de todo o país, para reafirmar as nossas reivindicações", disse a secretária-geral da CGTP.
População e Censos

Censos. Madeira estima redução da população 

A Madeira "é a região do país com maior percentagem de alojamentos recenseados, com um diferencial positivo de mais de cinco pontos percentuais em relação à média nacional".
Autoestradas

Execução do IC31 até 2026

Governante explicou que o conjunto de estradas que foram retiradas dos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão ser executadas e já têm financiamento garantido.
Democracia

Os moderados /premium

A verdade é que este ar do tempo, tão imoderado, me interpela. Convivo mal com o automático extermínio de qualquer sintoma de equilíbrio, qualquer veio de moderação ou vislumbre de partilha de ideias.
Transporte Ferroviário

Troço Covilhã-Guarda integra "revolução" em curso

"A revolução dos caminhos-de-ferro em Portugal está em curso e este é mais um dos grandes momentos desse processo que finalmente conseguimos iniciar", afirmou o ministro das Infraestruturas.
Bloco de Esquerda

Um extermínio mais do que desejável

2708
A esquerda sectária nunca abandonou o radicalismo. Nós é que nos fomos habituando a conviver com ele. Se uns são hipócritas, outros preferem ser apenas sonsos. Eu não padeço de nenhum desses males.
A página está a demorar muito tempo.