Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

País

País

PM no arranque da iniciativa Governo Mais Próximo

Nesta iniciativa que vai percorrer o país, os governantes pretendem "entrar em contacto direto com cada região e a população" para exercer uma "governação de proximidade".
Língua Portuguesa

Almanaque: do árabe “lugar onde o camelo ajoelha"

O linguista Marco Neves lança “o Almanaque da Língua Portuguesa” com histórias deliciosas, curiosidades e efemérides, mas também onde se resolvem dúvidas e corrigem erros
Setúbal

Famílias recebem ordem de despejos em Setúbal

O padre que denunciou a situação afirma que "há 2 pessoas em tratamento oncológico e uma deficiente motora" envolvidas. IHRU diz não estar prevista demolição que envolva desalojar famílias na área.
Teatro

Teatro Municipal do Porto "deve esclarecimentos"

O sindicato CENA-STE exige um esclarecimento público e um pedido de desculpas ao Teatro Municipal do Porto sobre os casos de "censura, coação e assédio moral" de que foi acusado.
Madeira

Madeira apela a cuidados com tempo quente do Saara

O Instituto de Administração Saúde da Madeira aconselha as pessoas com problemas respiratórios a evitarem sair nas horas de maior calor e maior presença de poeiras provenientes do norte de África.
PSP

Lisboa. PSP detém 10 suspeitos de tráfico de droga

104
Os detidos são suspeitos de tráfico "de forma altamente lucrativa". Foram apreendidas "200 doses individuais de cocaína e cerca de 500 euros" só na zona do Intendente, Mouraria e Martim Moniz.
Hospitais

Lista de transplante hepático em Coimbra retomada

A Unidade de Coimbra está a aceitar novos doentes para lista de espera, tendo já havido um transplante de doente eletivo. A informação foi avançada, após a notícia divulgada pelo Jornal Público.
Coronavírus

Hospital de S. João já faz testes ao Covid-19

162
O caso suspeito de coronavirus de um doente vindo de Milão já foi analisado internamente nos laboratórios do Hospital de São João. É intenção da DGS dar autonomia a mais hospitais.
Tecnologia

As próximas tendências no mutante mundo digital

Após 10 edições de êxito, o curso Doing Digital volta à Nova SBE para potenciar o marketing digital, antecipar tendências e resolver casos reais, com a metodologia que tornou a Fullsix líder.
Serviço Nacional de Saúde

Cuidados domiciliários. SNS recebe nova viatura

Nova viatura entregue pela Câmara Municipal de Lisboa ao SNS vai garantir cuidados domiciliários em Arroios e Misericórdia e o “reforço das carências de vagas" em Marvila, Olivais e Parque das Nações.
Madeira

Madeira atinge os 28,9 graus devido a massa de ar

Madeira atingiu a maior temperatura de sempre em fevereiro devido a "uma massa de ar quente e seca", a mesma que atingiu as Canárias no domingo, acompanhada de poeiras do Saara, no Norte de África.
Tribunal

Face Oculta: audiência de Hugo Godinho no dia 28

A audiência de cúmulo jurídico de Hugo Godinho, que beneficiou da prescrição de alguns crimes, está agendada para sexta-feira. Acórdão do cúmulo vai juntar numa só pena todas as condenações aplicadas.
Lisboa

Identificados carros na homenagem na 2ª Circular

19293
Os carros que paralisaram a 2ª Circular já foram identificados. Tinham estado envolvidos em situações de condução sem carta, sob o efeito de álcool e com matrículas canceladas. Proprietários multados.
Jogos Santa Casa

Boletins roubados do Placard bloqueados

Em causa estão as notícias de roubo de talões de apostas registadas do Placard. A PSP alertou para medidas de autopromoção que visem proteger os apostadores.
Ordem dos Farmacêuticos

Título de especialista para farmacêuticos em vigor

A lei estipula o regime jurídico da residência farmacêutica, tendo em vista a obtenção do título de especialista na correspondente área de exercício profissional.
Ciência

Como nasce uma vacina

Até chegarem à ponta de uma seringa pela mão de um enfermeiro, as vacinas passam por um longo processo de fabrico e uma complexa burocracia de comercialização. Explicamos-lhe tudo.
Porto

Queda de empilhadora provoca 1 morto e 2 feridos

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas devido à queda de uma empilhadora da empresa Saner, esta segunda-feira de manhã, na Trofa, no Porto.
Cinema

Cinema em Portugal é “livre e diversificado”

"É complicado fazer-se cinema em Portugal, é muito complicado ter-se financiamento enquanto jovem", lamentou o realizador e montador Paulo Carneiro, afirmando que o país "dá espaço para crescer".
Setúbal

Moradores do bairro da Jamaica sem resposta

881
Mais de 150 famílias continuam a viver em torres de tijolo, com janelas e portas improvisadas, após promessa da Câmara do Seixal em 2018. Em causa está o aumento do preço das casas na Margem Sul.
Medicamentos

Aumentaram os gastos em medicamentos em 2019

197
Utentes portugueses gastaram 669,8 milhões de euros em medicamentos entre janeiro e novembro de 2019, um aumento de 18,5 milhões de euros (2,8%) face a 2018. SNS gastou mais 80,8 milhões (3,4%).
Oeiras

Oeiras organiza Carnaval do séc XVIII em palácio 

O Palácio dos Marqueses, em Oeiras, organizou este ano, pela segunda vez, uma viagem ao século XVIII, para festejar o Carnaval como se fazia na altura.
Saúde

Coimbra sem vagas para transplantes de fígado

298
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra não aceita novos doentes para transplantes hepáticos há mais de cinco meses devido a uma bactéria de recursos humanos e à falta de recursos humanos.
PS

Um partido que tudo quer controlar /premium

2327
Atacar impiedosamente o Tribunal de Contas, nomear descaradamente Centeno para o Banco de Portugal e indicar o ex-porta-voz de Sócrates para o Constitucional — eis o PS intolerante de regresso.
Madeira

Mantém-se aviso de temperaturas altas na Madeira

IPMA colocou a costa sul da Madeira sob aviso amarelo devido a previsões de "persistência de valores elevados da temperatura máxima". Capitania do Porto do Funchal cancelou aviso de mau tempo no mar.
Caso BES

Aliança com Chávez rendeu ao BES 6,4 mil milhões 

2754
Ricardo Salgado terá proposto em 2010 uma aliança estratégica ao então presidente Hugo Chávez. BES e GES terão recebido 6,4 mil milhões de euros de várias empresas públicas venezuelanas.
Ilha Terceira

No Carnaval da Terceira, o baile é delas

341
Cada vez mais mulheres participam nas tradicionais danças de Carnaval da ilha Terceira, nos Açores, e há mesmo grupos em que a presença dos homens já é dispensada.
IPMA

Faro com aviso amarelo devido a agitação marítima

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera esperam-se ondas de sueste com dois metros na costa sul, pelo que até às 21h deste domingo todo o distrito de Faro vai estar sob aviso amarelo.
Arte

Ex-serralheiro transforma ferro-velho em arte 

6332
Um antigo serralheiro de Pedrógão Grande deixou a construção civil para ser escultor e conceber peças únicas com sucata, mas ainda gosta de mostrar os portões de ferro que aplicou nas aldeias
TAP

Não há acordo entre sindicato de tripulantes e TAP

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil enviou um comunicado aos associados a dar conta do falhanço das negociações com a TAP. "Recurso à greve" é uma das hipóteses em cima da mesa.
Pacheco Pereira

Pacheco Pereira enaltece independência da Ephemera

O arquivo-biblioteca Ephemera inaugurou no sábado um novo polo no Parque Empresarial da Baía do Tejo, no Barreiro. Estiveram presentes o Presidente da República, a ministra da Cultura e Ramalho Eanes.
Protestos

SIM contra contratação externa de médicos legistas

Sindicado Independente dos Médicos enviou carta à Ministra da Justiça a denunciar "contratação de prestadores externos, ao invés da consolidação dos recursos humanos" no Instituto de Medicina Legal.
Carnaval

Milhares no cortejo de carnaval da Madeira

O Governo Regional da Madeira investiu 480 mil euros neste programa que contribuiu, segundo números da secretaria do Turismo e Cultura, para uma ocupação hoteleira de 76%.
Restaurantes

Adeus torresmos, adeus à Casa Cid /premium

466
É uma das mais castiças e tradicionais tascas lisboetas e está na mesma família de galegos há mais de um século. O Observador passou uma manhã com os protagonistas da história que acaba este sábado.
Lisboa

CML: Tráfico na Misericórdia sem videovigilância

198
Moradores e comerciantes desesperam, há anos, com o tráfico de droga na Bica, Largo do Calhariz ou Miradouro de Santa Catarina. Videovigilância é a esperança, mas não tem data para sair do papel
Porto

Galeria do Porto abre temporada com máscaras

124
A Galeria Municipal da cidade do Porto vai abrir a sua nova temporada com uma exposição de máscaras com curadoria de João Laia e de Valentinas Klimasauskas.
Óbito

O Vasco Pulido Valente gostava de nós /premium

169
Não quero parecer demasiado sentimental, mas a verdade é que Vasco Pulido Valente escreveu crónicas e livros de História e lutou e arriscou politicamente para nos tornar na melhor versão de nós mesmos
Câmara Municipal Lisboa

Avenças em estacionamentos para moradores da Baixa

A Câmara de Lisboa vai negociar lugares de estacionamento a preços "comportáveis" em parques paras os residentes da Baixa, após entrar em vigor a Zona de Emissões Reduzidas (ZER).
Proteção Civil

Proteção Civil desloca sede da FE para Almeirim

A transferência da Comando da FEPC para o distrito de Santarém resulta da reorganização da ANEPC e da implementação da sua nova estrutura orgânica.
Óbito

Um herói português

1215
Uma noite, após o jantar, o Vasco soltou inadvertidamente um cliché, não recordo qual. Ficou envergonhado durante cinco minutos, e deprimido outros dez. Estas lições não têm preço.
Rio Tejo

Tejo. CAP pede gestão "acertada" das barragens

Entre as principais preocupações estão os fracos caudais do Tejo. A solução passa pelo estudo do Projeto Tejo - Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste, dizem os agricultores.
Eutanásia

Eutanásia: Bispo do Porto reage à aprovação

2517
O bispo do Porto, Manuel Lina, afirma que a "cultura necrófila sobrepôs-se à defesa da vida”, no seguimento da aprovação no Parlamento de cinco projetos para a despenalização da eutanásia.
Auto

Por que o Ecovalor é tão importante para o planeta

Já ouviu falar do Ecovalor e na sua importância para o Planeta? Não, não é mais um imposto….
Jerónimo Martins

Jerónimo Martins vai avançar para a Roménia

O grupo quer expandir a cadeia de supermercados polaca Biedronka "além fronteiras", até à Roménia anunciou Pedro Soares dos Santos que continua "muito cético" em relação à economia portuguesa.
Coliseu do Porto

Conselho de Cultura aprova concessão do Coliseu

A concessão da exploração do Coliseu do Porto por empresas privadas foi aprovada esta manhã, após reunião do Conselho Municipal de Cultura. Presidente admite que a sala já está a perder espetáculos.
Morte

Morreu o antigo bispo de Viseu Ilídio Leandro

Bispo Ilídio Leandro, que orientou a Diocese de Viseu até ao dia 3 de maio de 2018, resignando por razões de saúde, morreu esta sexta-feira, aos 69 anos. Tinha recebido em 2018 o Viriato de Ouro.
Bloco de Esquerda

A8. BE questiona inspeções ao risco de abatimento 

A empresa Theia avançou que, em algumas zonas de atravessamento da exploração mineira, “observa-se uma velocidade de abatimento do pavimento e zona envolvente na ordem dos dois centímetros por ano”.
Desporto

Seguros, Deco contra exclusão no desporto amador

A Deco denunciou um caso em que o pagamento de compensação foi negado pela seguradora aos herdeiros de um homem que morreu atropelado durante um treino de ciclismo.
Matosinhos

Petrogal vai ter acesso exclusivo na A28

430
A Câmara Municipal de Matosinhos vai construir uma empreitada de 2,5 milhões para a passagem dos camiões da refinaria. Obra deverá estar concluída no prazo de um ano.
Porto

PSP apreende 14 mil doses de drogas no Porto

A PSP apreendeu heroína para 10.905 doses individuais, cocaína para 2.917, ecstasy para 255, anfetaminas para 20 e uma "quantidade diminuta" de haxixe. Foram detidos sete homens e uma mulher.
Metro de Lisboa

Metro de Lisboa contesta ação do consórcio

O Metropolitano afirma que a ação "não tem qualquer fundamento e que não se verifica qualquer ilegalidade no concurso em causa". O ato de adjudicação do concurso está suspenso até decisão do tribunal.
País

Eco Abate: o melhor incentivo 

507
Os carros antigos não só gastam mais como são menos seguros. Se está a pensar comprar um novo, a Renault apoia essa decisão - sobretudo se for elétrico - e até lhe dá um incentivo. Chama-se Eco Abate.
Cabo Verde

Lisboa. Condecorada Associação Caboverdeana

Presidente cabo-verdiano reconheceu o "contributo inestimável" da Associação Caboverdeana e o "esforço meritório" no apoio à comunidade imigrante do país, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito.
Desporto

Tiro com arco: Sintra acolhe estrelas do desporto

Quinta edição do Real Archery Tournament recebe um total de 130 arqueiros, provenientes de oito países. O evento tem lugar este fim de semana em Casal de Cambra, no concelho de Sintra.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa: "grande parque verde" na zona oriental

O presidente da Câmara de Lisboa vai propor a construção do parque que terá centenas de hetares e que será a continuação da ligação da Bela Vista a Chelas. Não será um projeto para este mandato.
Segurança Social

Menos beneficiários de rendimento de inserção 

Há menos 14 mil pessoas a beneficiar do Rendimento Social de Inserção. O número total esteve em queda constante entre janeiro e novembro de 2019, estabilizando em cerca de 202 beneficiários.
Legislação

Magistrados terão aulas sobre Direitos da Criança

Projeto de lei que torna obrigatória a formação sobre a Convenção dos Direitos da Criança para os magistrados passou no parlamento, mas a votação foi dividida.
Arte Contemporânea

"Racismo é racismo". Jafa é Jafa em Serralves

Arthur Jafa divide-se em Serralves: uma exposição no museu e um filme na casa de cinema, ambos a gritar que a história e a vida dos negros urge ser repensada. E com referências ao caso Marega.
Jerónimo Martins

Lucro da Jerónimo Martins sobe 7,9% em 2019

A Jerónimo Martins refere que as vendas consolidadas subiram 7,5% para 18.638 milhões de euros, o que dá um resultado líquido de 433 milhões de euros. Vai investir entre 700 e 750 milhões de euros.
Lisboa

Casal detido por roubos na Baixa de Lisboa

Os detidos roubaram telemóveis e carteiras de pelo menos cinco vítimas. Enquanto a mulher distraía as vítimas, o parceiro aproveitava a melhor oportunidade para as atacar violentamente.
Polícia Judiciária

Jovem suspeito de violar 3 menores em instituição

165
O agressor de 17 anos e as vítimas — três menores com idades entre os 8 e os 13 anos — estavam aos cuidados da mesma instituição na altura dos crimes, que terão ocorrido "em diversas ocasiões".
Metro do Porto

Porto. Metro acusado de discriminação em estudo

Joaquim Pinto Moreira considera que "Espinho e outros municípios ficaram excluídos do protocolo" de expansão das redes de metro, recusando-se a participar na cerimónia de assinatura.
Açores

Banda Átoa em Festival dos Moinhos nos Açores

256
A banda nacional é a primeira confirmação do vento que decorre no verão na Ilha do Corvo. Os "Átoa estão de regresso com novo álbum e novo espetáculo 'Sem Medos'".
Madeira

Madeira: prioridade é manter crescimento económico

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, acredita ser preciso um ambiente favorável ao crescimento das empresas e à atração de novos agentes económicos.
Porto

Porto. Carro incendiado pela segunda vez em 48h

A PSP avançou que o incêndio, que ocorreu à 1h28, na Rua Dr. Alves da Veiga, no Porto, atingiu o mesmo veículo que já tinha sido incendiado 48 horas antes no mesmo local.
Sindicatos

Sines: denunciada exploração de trabalhadores

O sindicato considera que deve ser dada prioridade à contratação local, estabeleceu um valor mínimo de 20 euros à hora, e exigiu a incorporação dos trabalhadores precários nos quadros das empresas.
Carnaval

Dez mil pastéis "foliões" vão "adoçar" Carnaval

112
Serão confecionados perto de 2.500 "foliões" por dia e vão ser oferecidos "aos clientes e a todos os mascarados e vendidos, com um desconto de 50 por cento para quem quiser comprar e levar para casa".
País

Portugueses informaram-se pela TV para votar

28,6% dos inquiridos num estudo promovido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa admitiram ter assistido “diariamente ou quase todos os dias” a conteúdos políticos televisivos.
ObservadorECO

Coimbra é a primeira paragem do Eco Tour

324
O ObservadorEco seguiu o mote do Zoe e inicia uma viagem pelo país para descobrir como os portugueses vivem a mobilidade. Na primeira paragem desta EcoTour, viajámos até Coimbra.
Braga

Braga. PJ deteve falsa médica psiquiátrica

Mulher de 38 anos foi detida pela PJ por se fazer passar por médica psiquiátrica e dar consultas em casa, em Braga, conseguindo aproveitar-se dos clientes e "obter grandes somas de dinheiro"
DECO

MB WAY: campanha da Deco com 34 mil reclamações

Campanha da Deco quer "pressionar" o Banco de Portugal a agir. Associação já recolheu mais de 34 mil reclamações contra a cobrança pela banca de comissões sobre transferências MB WAY.
Amadora

Três jovens detidos por suspeita de homicídio 

O crime resultou de uma discussão entre um homem de 36 anos e os três detidos com 17, 20 e 22 anos. A vítima foi agredida com uma arma branca e acabou por morrer no hospital.
GNR

Faro. GNR apreende 5 toneladas de berbigão

Durante uma ação de fiscalização, a GNR apreendeu marisco sem documentação para ser movimentado, que não possuía o tamanho mínimo estipulado por lei para ser comercializado.
Tribunal de Contas

TdC: Medina e Moreira querem falar com Marcelo

Presidentes do Porto e de Lisboa pediram audiência ao Presidente da República para falar sobre projetos "fundamentais para as respetivas cidades" que estão parados no Tribunal de Contas.
Acidentes e Desastres

Borba: autarcas acusados de homicídio

O presidente e o vice-presidente de Borba, estão acusados de cinco crimes de homicídio, tal como o antigo diretor regional de Economia, João Filipe. António Anselmo já disse que não se demite.
GNR

Porto: militar da GNR agredido recebeu tratamento

148
Militar da GNR de Braga estava a proceder a uma diligência no âmbito de um inquérito, quando foi agredido. Foi assistido, mas já teve alta hospitalar.
Setúbal

Setúbal quer fundos comunitários "mais favoráveis"

132
Associação de Municípios da Região de Setúbal vai reunir-se com os grupos parlamentares do PS, BE, PCP e PAN, para encontrar “soluções que permitam o reforço de verbas e apoios” na região.
Refugiados

Plataforma já acolheu quase 800 refugiados

172
A PAR pretende desconstruir preconceitos negativos em torno dos migrantes e aproximá-los da sociedade portuguesa. A plataforma admite que "reforçou o sentido ético dos responsáveis políticos".
Lojas

Porto: três novidades no quarteirão das artes

484
No quarteirão de Miguel Bombarda, no Porto, não faltam novidades neste arranque de ano novo. Da moda ao design de interiores, há peças únicas e cheias de pinta que tem mesmo de conhecer.
Coimbra

Coimbra: Governo lança empreitada do MetroBus

Orçamento de Estado para 2020 reserva 22 milhões de euros para o Sistema de Mobilidade do Mondego, a executar este ano. Projeto inclui intervenções na Lousã e numa nova linha urbana em Coimbra.
Aveiro

Águeda com processos de obras em formato digital 

241
Nova Plataforma de Atendimento é “um passo gigante” nas operações urbanísticas em Águeda, permitindo "tramitação de todo o tipo de processos de operações urbanísticas de uma forma digital”.
Obras Públicas

Viaduto da A28 pode ser construído ainda este ano

1213
A construção de um novo viaduto sobre a A28 deve arrancar ainda este ano. O concurso público deverá ser lançado na próxima semana ou início de março. O viaduto terá o formato de um ‘M’ de Matosinhos.
Tribunal de Contas

Tribunal de Contas refuta acusações

O Tribunal de Contas disse que as acusações do ministro do Ensino Superior infundadas, acrescentando que o "tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados".
Madeira

10 anos da tragédia da Madeira por quem a viveu /premium

181
Numa só manhã choveu tanto como no inverno inteiro e a Madeira não resistiu à enxurrada — 47 pessoas morreram, quatro desapareceram, 250 ficaram feridas. Os sobreviventes recordam o horror das cheias
Metro de Lisboa

Expansão do Metro foi suspensa? Ou vai continuar?

185
Parlamento aprovou a suspensão da linha circular do Metro de Lisboa, mas Governo diz que obra vai continuar. Como, não explica. Oito perguntas (e respostas) sobre a polémica que opõe Governo ao PSD.
Comboios

Linha de Sintra vai ter mais três comboios

Os três comboios que estavam a ser recuperados vão voltar a circular na Linha de Sintra a partir de abril. Até ao final do ano serão ainda acrescentados à linha 8 comboios.
GNR

GNR de Matosinhos obrigada a abandonar instalações

147
A GNR de Matosinhos vai ter de abandonar as suas atuais instalações por “perigo de ruína”, tratando-se de "uma questão urgente”. Será a população a decidir o destino do edifício.
ASAE

ASAE apreende artigos de Carnaval

A ASAE apreendeu cerca de 400 artigos de Carnaval e instaurou 31 processos de contraordenação numa operação de fiscalização à comercialização destes produtos realizada em todo o país.
Fact Check

Refugiado "de passagem" recebe 875 euros?

1452
Imagem viral denuncia que um refugiado recebe 875 euros por mês, enquanto um reformado com 40 anos de descontos não chega aos 400. No entanto, esse está longe de ser o valor atribuído aos refugiados.
Augusto Santos Silva

Santos Silva prepara presidência da União Europeia

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros está em visita à África do Sul, onde vai preparar a presidência da União Europeia e visitar comunidades portuguesas na Cidade do Cabo.
Futebol

Moreira. Racismo visível “desde as camadas jovens"

167
O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, congratula Marega por ter dito “basta” a uma realidade que “deveria envergonhar-nos a todos enquanto cidadãos”.
Pediatria

Almada. Urgência pediátrica pode reabrir em abril

Começaram por fechar nos fins de semana em outubro de 2019 por falta de especialistas. Em janeiro, o Ministério da Saúde anunciou que vai avançar com a contratação de 5 pediatras para este hospital.
Porto

Campanhã. Rui Moreira acusa TdC de "veto político"

Moreira volta a acusar Tribunal de Contas de “veto político” por não-resposta sobre obra do Matadouro, no dia em que faz um ano do recurso apresentado pela Câmara do Porto para o projeto.
Madeira

Madeira pede helicóptero de combate a fogos

O projeto de resolução, aprovado pelo parlamento da Madeira e apresentado pelo PSD, recomenda à República que assegure a presença na região de um meio aéreo de combate a incêndios durante todo o ano.
Produção Industrial

Preços na produção industrial caem 1,9% em janeiro

O Instituto Nacional de Estatística avança ainda que, em dezembro, os preços na produção industrial tinham descido 2,1%, na comparação com idêntico mês do ano anterior.
Porto

Carro e contentores incendiados no Porto

A PSP garantiu que o incêndio no automóvel na madrugada desta quarta-feira "foi um caso isolado", mas afirma que "incêndios em contentores e detritos" costumam acontecer na zona do Porto.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa. Chumbados manuais gratuitos no privado

324
Foi chumbada, em Assembleia Municipal, a proposta do PSD de atribuir manuais gratuitos aos estudantes carenciados do ensino privado. Recomendação da Provedoria segue para Ministério da Educação
Metro de Lisboa

Expansão do Metro de Lisboa não está suspensa

171
Matos Fernandes diz que intervenção de Rui Rio sobre expansão do Metro de Lisboa "revela o desespero de quem percebeu que tomou a decisão errada e irresponsável". E garante que obra não está suspensa.
País

Escola de artes direccionada a migrações em Lisboa

Localizada no largo do Chiado, a escola é aberta à participação de imigrantes. Tem por objetivo tornar-se num espaço de formação e criação artística, mas também de reflexão e debate sobre a sociedade
Madeira

Madeira: Mais de mil famílias apoiadas

Cerca de 1.200 famílias com casas afetadas pelo temporal de 20 de fevereiro de 2010 foram apoiadas na Madeira. Seis destes agregados estão ainda a aguardar a solução definitiva.
Função Pública

Estado. Salários mais baixos aumentam 10 euros

236
O Governo vai aumentar em 10 euros os salários mais baixos da Função Pública. Restantes sobem 0,3%, como já tinha sido anunciado. Sindicatos contestam e começam a falar em greve geral.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Detenções por fraude aumentam em 2019

362
Desde 2014 que o número de detenções por fraude no Serviço Nacional de Saúde não era tão elevado, tendo a PJ registado 11 detenções em 2019, mais 9 do que no ano anterior.
Madeira

Incêndios na Madeira podem provocar deslizamentos

Dez anos após o temporal de 20 de fevereiro de 2010, muitas áreas da Madeira continuam vulneráveis face à eventual ocorrência de chuvas intensas, diz investigador.
Madeira

Madeira está preparada para enfrentar catástrofes

Miguel Albuquerque considera que região está mais preparada para enfrentar situações de catástrofe, fruto do investimento na proteção civil.
Lisboa

A linha circular separa a incoerência da lógica

274
Quanto a fundos europeus para o metro, o ministro do Planeamento diz uma coisa, o do Ambiente outra. Se nem dentro do mesmo governo se entendem, é possível confiar nas decisões de quem vai ao leme?
Mário Centeno

Centeno: o perpétuo movimento de portas giratórias /premium

152
Dada a quantidade de processos complexos em curso na banca, seria de bom senso nomear como governador alguém que garanta, sem margem para dúvidas, a independência do Banco de Portugal.
Sindicatos

Sindicatos da função pública e Governo reúnem-se 

O Governo reabriu as negociações com os sindicatos depois da aprovação do OE2020, propondo um aumento de sete euros para todos os funcionários públicos com salários entre 635,07euros e 683,13 euros.
Regionalização

João Oliveira quer lançar regionalização até 2021

Líder parlamentar do PCP defende que o debate agendado para esta quarta-feira é uma oportunidade para lançar a regionalização até 2021, sob o risco de ser adiada “por muitos anos”.
Porto

Estátuas do Porto vandalizadas com lágrimas azuis

476
Várias estátuas do Porto foram pintadas com lágrimas azuis. As estátuas vão ser para limpas e recuperadas. Rui Moreira pede que os cidadãos denunciem situações destas e que a polícia esteja atenta.
Transportes

Lisboa. Utentes com passe aumentam 32,3%

Os utentes do passe Navegante na Área Metropolitana de Lisboa aumentaram em 2019, depois da introdução do novo sistema tarifário dos transportes públicos.
PSD

O Regresso parte III: Passos critica António Costa

2747
Passos aproveitou para fazer críticas a Costa, de quem destacou a opção pela propaganda e pelo combate político, em detrimento do interesse nacional, nomeadamente na escolha da pasta na comissão.
Carris

Mais autocarros e todos com a marca Carris

337
Os autocarros a circular na área metropolitana de Lisboa terão todos a marca Carris. Mega-concurso de 1,2 mil milhões de euros decide quem vão ser os operadores privados a prestar serviço rodoviário.
Açores

Açores. Fim da greve dos matadouros

A greve dos trabalhadores dos matadouros públicos dos Açores chegou ao fim, depois de o Sindicato ter conseguido um acordo com o Governo Regional.
Sintra

Serra da Carregueira vai ser reflorestada

421
O município de Sintra está ainda a cortar o arvoredo queimado da Serra da Carregueira que ardeu em outubro do ano passado. Em 2020, o município pretende plantar mais de 15 mil árvores no concelho.
Demência

Número de pessoas com demência vai aumentar

Até 2050, analisando os dados de Portugal, está previsto um decréscimo da população, contrariamente ao número de pessoas com demência, que irá mais do que duplicar, atingindo 3,82% da população.
Tecnologia

Horasis: "Assistimos a uma escravatura moderna"

416
Frank-Jürgen Richter esteve no Fórum Económico Mundial e hoje lidera a conferência Horasis, que recebe no Estoril líderes mundiais para falar sobre o futuro da tecnologia, economia e diplomacia.
Alentejo

Portugal O'Meeting leva 2.500 atletas ao Alentejo

Perto de 2.500 atletas, oriundos de 35 países, são esperados no maior evento de orientação, que decorre até dia 25 nos concelhos de Santiago do Cacém e Sines.
Universidade de Coimbra

Mulheres representam 14% das notícias desportivas

Um estudo da Universidade de Coimbra verificou que não houve qualquer crescimento ou redução do número de notícias sobre mulheres no desporto, "quando a expectativa seria um aumento da cobertura".
Crime

Homem de 41 anos morto em rixa em Sintra

183
O homem atacado tentava auxiliar outro quando este estava a ser agredido por outros 4 homens, junto à esquadra da PSP. Foi transportado para o Hospital de Amadora-Sintra, mas não sobreviveu.
Serviço Nacional de Saúde

Homem morre após três horas à espera nas urgências

1630
Um homem, de 60 anos, morreu nas urgências do Hospital de Beja depois de ter aguardado quase quatro horas para ser observado por um médico. A vítima tinha recebido pulseira amarela na triagem.
Tecnologia

ISEC debate ética do progresso tecnológico

O orador da conferência sublinha que "é urgente discutir os limites e os valores na interação entre os humanos e as máquinas" e que o avanço das tecnologias levanta "novos desafios éticos".
Animais

Montijo. Petição em defesa de ave holandesa

A Associação para a defesa das aves da Holanda reuniu 26 mil assinaturas para proteger o maçarico-de-bico-direito, que usa o Estuário do Tejo como abrigo e fonte de alimento.
Exportações

Setor do metal com recorde de exportações em 2019

233
A Associação dos Industriais Metalúrgicos afirma que o maior desafio é "manter a trajetória ascendente" e continuar a crescer as exportações nos mercados mais relevantes, como Espanha e Alemanha.
Sindicatos

Empresas Portuárias pedem reunião com sindicato

Em causa, a convocação de uma greve de três semanas, pelo Sindicato dos Estivadores, que terá início na quarta-feira, e que irá afetar apenas alguns operadores do Porto de Lisboa
Vila Real

Panificadora de Nadir Afonso em demolição

427
Defensores da panificadora projetada por Nadir Afonso, em Vila Real, estão indignados, após o edifício ter sido demolido. A responsável pelo edifício prometeu avançar com uma providência cautelar.
Brisa

Lucros da Brisa Concessão Rodoviária cresceram 

A Brisa Concessão Rodoviária registou resultados líquidos de 204,5 milhões de euros no ano passado, um aumento de 22,6% em período homólogo. As portagem renderam 622,9 milhões de euros.
Porto

Cadáver de sexo masculino encontrado no rio Douro 

Um cadáver de sexo masculino foi descoberto esta segunda-feira à tarde no rio Douro perto do edifício da Alfândega do Porto. O cadáver de sexo masculino “aparentava estar há alguns dias na água”.
PS

PS. Novo candidato à Federação de Castelo Branco

O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, anunciou que se vai candidatar à Federação Distrital do PS de Castelo Branco e prometeu uma "liderança forte e agregadora".
Justiça

Estado tem de indemnizar menor baleada por GNR

A perseguição ocorreu depois de a menor e uma amiga aceitaram a boleia de um conhecido para irem a uma discoteca numa viatura que tinha sido furtada pouco antes por ele.
Eurogrupo

Centeno nega teoria sobre despedida do Eurogrupo

O presidente do Eurogrupo afirmou que está "de pleno poder como presidente do Eurogrupo", garantindo que teoria sobre a sua saída da liderança "não faz sentido nenhum".
Leiria

GNR recupera 45 mil euros furtados em residência

Dois homens de 20 e 21 anos foram identificados por suspeita de terem furtado uma residência em Alvorninha, nas Caldas da Rainha. Roubo resultou num prejuízo superior a 100 mil euros.
Orçamento do Estado

"A bola está do lado do Governo", diz Frente Comum

Ana Avoila avançou que a Frente Comum mantém a proposta de um aumento mínimo de 90 euros por mês para todos os funcionários públicos, referindo que o Governo ainda não deu nenhuma resposta.
Metro de Lisboa

Loures e Odivelas defendem expansão do metro

Câmaras de Loures e Odivelas defenderam a necessidade de inscrever no próximo quadro comunitário a expansão do metro a estas zonas limítrofes da cidade de Lisboa, para "garantir que se vai realizar".
Música

Skunk Anansie atuam nos coliseus de Porto e Lisboa

A banda britânica fundada em 1994, que atuou no ano passado em Vilar de Mouros, vai passar pelo Coliseu do Porto no dia 9 de novembro e pela sala de Lisboa no dia 11.
CGTP

Líder da CGTP dá prioridade a orçamento da UE

A nova líder da CGTP afirma que as propostas do Parlamento Europeu sobre o orçamento da UE são as que merecem o seu apoio e que Portugal "não deve aceitar a redução" de fundos de coesão.
Serralves

Serralves: Yoko Ono convida mulheres e artistas

1225
A artista japonesa Yoko Ono pede a colaboração de mulheres e criadores portugueses a fazerem parte de duas obras participativas que irão integrar a sua exposição em Serralves, no Porto, em abril.
Saúde

Bebé sem rosto volta a ser avaliado este mês

"É um bebé como outro qualquer", disse a mãe de Rodrigo, que foi avaliado na semana passada no Hospital Dona Estefânia. Apesar de estável, ainda há exames a fazer.
Mercado Imobiliário

Portugal é o país com menos casas novas na Europa

178
Estudo do instituto alemão Ifo, citado pelo Jornal de Notícias, revela que Portugal é o país europeu com a média mais baixa de novas construções habitacionais por cada 1.000 habitantes.
Famalicão

Famalicão empata com Aves

O Famalicão, que terminou reduzido a 10, por expulsão de Fábio Martins (86), somou o quinto encontro consecutivo sem vencer, frente ao último classificado, Desportivo de Aves, e segue no sexto lugar.
Cidades

Irracionalidade lisboeta

Transformar Lisboa numa espécie de parque temático só é chocante se não pensarmos bem. Na verdade, o que estamos a fazer é algo que tem mesmo de ser feito. As empresas têm de sair do centro da cidade.
Governo

Governo e sindicatos discutem aumentos salariais

A ministra Alexandra Leitão afirmou que as contrapropostas dos sindicatos à atualização de 7 euros para os dois patamares mais baixos da TRU da função pública serão analisadas com "grande abertura".
Comentário Político

Marques Mendes defende referendo à eutanásia

236
O comentador lembra que sempre defendeu o referendo, mesmo antes de haver projetos de lei sobre o tema. Fala também do coronavírus e da necessidade de mudar a Constituição para obrigar a quarentena.
FC Porto

Governo: "Os insultos a Marega envergonham todos"

1893
Secretário de Estado da Juventude e Desporto diz que o que aconteceu é "inaceitável e intolerável" e garante que autoridades já estão a trabalhar para "identificar responsáveis e punir exemplarmente".
Eutanásia

Graça Freitas. "Não me oponho à eutanásia"

898
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirma, à TSF e ao DN, que é preciso garantir cuidados paliativos de qualidade e evitar o encarniçamento terapêutico, mas não se opõe à prática da eutanásia.
Algarve

Acciona ganha concurso da Águas do Algarve

A espanhola Acciona ganhou o concurso público para a operação e manutenção dos subsistemas de saneamento entre Vilamoura e Vila Real de Santo António.
Marcelo Rebelo de Sousa

Condecoração pode ser para Arménio ou para a CGTP

4252
Depois de António Costa ter proposto uma condecoração para o ex-secretário-geral da CGTP, Marcelo Rebelo de Sousa diz que a condecoração pode ser atribuída a Arménio Carlos ou à Intersindical.
União Europeia

Moedas. Sanções a Portugal foram um "momento duro"

O ex-comissário europeu Carlos Moedas elogia "a arte" de Jean-Claude Juncker em 2016 que permitiu que não fossem aprovadas sanções a Portugal por violação do défice.
União Europeia

Orçamento plurianual da UE "não é um bom sinal"

O ex-comissário europeu para a Ciência e Inovação diz que a nova proposta do Conselho Europeu para o orçamento plurianual da União Europeia "não é um bom sinal para a Europa".
Política

A liberdade

119
A luta contra o domínio de uns sobre os outros é antiga. Esta é uma batalha pela liberdade, mas também pela igualdade, por uma igualdade de liberdades, de oportunidades, de raças, de géneros, de acesso à educação, saúde e justiça.
CGTP

Discursos na CGTP. Descubra as diferenças /premium

Estrutura, temas, frases feitas, ideias repetidas. O último discurso de Arménio Carlos e o primeiro de Isabel Camarinha são um jogo das 7 diferenças. E desfazem dúvidas: há mesmo continuidade na CGTP.
CGTP

Quem é a nova líder que tem a vida toda na CGTP /premium

528
Trabalha há 40 anos na CGTP e foi subindo aos poucos na hierarquia. E a família? Também está na intersindical: é casada com um dos dirigentes mais antigos. A vida da nova líder Isabel Camarinha.
Metro do Porto

Porto. Governo vai estudar expansão do metro

O ministro do Ambiente afirmou que o Governo irá fazer um estudo de procura para todas as linhas de metro e metro-bus que "potencialmente" poderão ser construídas no Grande Porto.
CGTP

Isabel Camarinha ataca milhões para Novo Banco

602
Ataques ao Orçamento do "Governo PS" que ataca os trabalhadores para "dar milhões à banca" e críticas aos acordos em debate na concertação social. Nova líder, mesmo discurso.
Arménio Carlos

António Costa quer ver Arménio Carlos condecorado

5300
Primeiro-ministro anunciou no Twitter que irá sugerir ao Presidente da República a condecoração de Arménio Carlos "pelos serviços meritórios praticados" nas funções de secretário-geral da CGTP.
ASAE

ASAE apreende em Pombal 50 mil ovos

274
A ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu em Pombal cerca de 50 mil ovos no valor total de 6.056 euros.
TAP

TAP recebe dois novos Airbus A330neo em Lisboa

131
A TAP recebeu dois novos Airbus A330neo, elevando para 19 as aeronaves deste modelo na frota de longo curso, e espera mais 10 aviões de quatro modelos até ao final do ano.
PS

Paulo Cafôfo é candidato à liderança do PS/Madeira

O deputado socialista no Parlamento da Madeira apresentou este sábado a candidatura à liderança do PS/Madeira para "afirmar uma alternativa" política na Região Autónoma.
Navios

"Sagres" parte do Rio com destino a Montevidéu

1146
O navio-escola "Sagres" parte do Rio de Janeiro com destino a Montevidéu naquela que será a sua quarta paragem desde que saiu de Lisboa para uma viagem de circum-navegação.
Urgências

S. João informa via SMS sobre doentes na urgência

17505
O Hospital de São João começou a informar os acompanhantes da evolução dos doentes na urgência. A medida “em prol da humanização” é inovadora no setor público de saúde.
CGTP

Isabel Camarinha eleita secretária-geral da CGTP

169
Isabel Camarinha foi eleita secretária-geral da CGTP com 115 votos favoráveis que recebeu dos 147 elementos do Conselho Nacional da central sindical.
Universidade de Coimbra

Coimbra: um farol para o diálogo intercultural

Em Coimbra nasce agora uma Academia pioneira para o Encontro de Culturas e Religiões que quer contribuir para enriquecer o diálogo cultural e inter-religioso, promovendo o esclarecimento e o debate.
Madeira

Orgulho no mar

612
O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) é já um dos maiores da Europa. Desde 2013 cresceu mais de 800%. É difícil encontrar em Portugal um sector ou empresa com tamanho dinamismo.
A página está a demorar muito tempo.