Atualizações em direto
  • "Procuram objetos de alto valor como computadores". Polícia espanhola patrulha centros comerciais para evitar pilhagens

    A Guarda Civil está a patrulhar os arredores de centros comerciais e outros estabelecimentos localizados nas zonas afetadas pelas chuvas torrenciais em Valência para evitar pilhagens depois de perceber que já tinham ocorrido alguns episódios em edifícios destruídos pelas inundações. A informação é confirmada por fontes do Ministério da Administração Interna espanhol ao El País que já tinha recebido relatos idênticos.

    O jornal espanhol falou com um agente policial em serviço que revela que os furtos estão a ocorrer principalmente em estabelecimentos que comercializam equipamentos eletrónicos. “Procuram objetos de alto valor e pouco volumosos que possam colocar nas mochilas, como computadores, telemóveis ou perfumes de marcas”, afirmou.

  • Imagem de satélite mostra "enorme quantidade de sedimentos" das inundações em Valência no Mar Mediterrâneo

    O sistema de satélites Copernicus, que faz parte do Programa de Observação da Terra da União Europeia, publicou na sua conta no X uma imagem captada na quarta-feira em que é visível a “enorme quantidade de sedimentos despejados no Mar Mediterrâneo pelos rios da Comunidade Valenciana”.

    O programa europeu foi ativado, como anunciado por Ursula von der Leyen, para fornecer avaliações da extensão das inundações e dos danos e de como as “partes do sul e do leste de Espanha foram afetadas por graves inundações repentinas na sequência de chuvas recorde”.

  • As imagens da última madrugada na região de Valência

    Na última madrugada, a região de Valência continuava a sentir os efeitos das inundações repentinas que assolaram a região, como mostram as imagens captadas pelo fotojornalista do Observador João Porfírio, em reportagem em Espanha com a jornalista Joana Moreira.

  • "Perigo máximo": norte de Castellón em alerta vermelho

    A região norte de Castellón, na comunidade Valenciana, está sob alerta vermelho, prevendo-se chuvas muito intensas.

    A agência meteorológica Aemet já alertou na rede social X que a zona está em alerta de “perigo máximo” e deixa recomendações: “Não viaje nesta área a menos que seja estritamente necessário!”

    A Aemet alerta ainda que nesta região podem acumular-se mais de 180 litros de água por metro quadrado.

  • Seis localidades sob alerta laranja. Tarragona e Castellón geram maior preocupação

    São seis as localidades que estão a preocupar as autoridades espanholas na manhã desta quinta-feira: Andaluzia, Aragão, Leão e Castela, Catalunha, Estremadura e, uma vez mais, Valência.

    Nas últimas horas, a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet, na sigla espanhola) agravou os alertas nestas localidades de amarelo (o mínimo) para laranja.

    Nestas localidades, esperam-se chuvas fortes, mas não abundantes.

    De acordo com a agência espanhola, as regiões de maior preocupação são Tarragona (na região da Catalunha) e Castellón (na comunidade Valenciana). Nesta segunda região é onde se encontram as únicas zonas com alerta vermelho, nomeadamente, o litoral sul e a região norte.

    Nestas localidades, espera-se que haja uma acumulação significativa de água.

    Na região da Estremadura e Andaluzia prevê-se que haja chuvas fortes acompanhadas por trovoadas.

  • A poderosa DANA que semeou a morte em Espanha

    A pior tempestade desde 1982 provocou dezenas de mortos e desaparecidos em Espanha. Que fenómeno é este? E porque não funcionaram os alertas? Carlos da Câmara, climatologista é o convidado.

    A poderosa DANA que semeou a morte em Espanha

  • Num dos epicentros da tragédia em Valência: "Não estava a chover sequer, achávamos que tínhamos tempo"

    A caminho de Paiporta, uma localidade onde morreram 40 dos 95 mortos já contados na tragédia de Valência, outras povoações parecem cidades-fantasma. Há muita destruição e críticas ao governo.

    Num dos epicentros da tragédia em Valência: “Não estava a chover sequer, achávamos que tínhamos tempo”

  • Plano económico de 250 milhões para ajudar afetados pelas cheias

    O Presidente do Governo de Valência, Carlos Mazón, anunciou esta manhã um plano económico para ajudar na recuperação da região, no valor de 250 milhões de euros, noticia o El Pais.

    Segundo Carlos Mazón diz que os apoios serão concedidos de forma rápida e “sem burocracias”, para que as pessoas possam recomeçar as suas vidas — cada pessoa afetada deverá receber 6 mil euros.

    Haverá ainda apoios para o transporte e para pessoas dependentes e idosos.

  • Chuva ainda não dá tréguas em Espanha

    Os efeitos da tempestade ainda se fazem sentir, com o norte de Castellón, que está em alerta laranja, a registar chuva forte na noite de quarta-feira e na manhã de hoje.

    As imagens que circulam nas redes sociais esta manhã mostram como a chuva ainda não está a dar tréguas. A Associação Meteorológica Valenciana (AVAMET) alerta para o risco de inundações repentinas.

  • Sánchez e Feijóo visitam região de Valência

    O Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, e o líder do PP, Alberto Feijóo, visitam hoje as áreas mais afetadas da região de Valência.

    Sánchez estará pelas 10h30 (9h30 em Portugal) no Conetro Integrado de COordenação Operacional de Valência, onde mais tarde se deslocará Alberto Feijóo.

  • Buscas por desaparecidos foram retomadas esta manhã

    As buscas pelas dezenas de pessoas que continuam desaparecidas foram retomadas esta manhã. Os meios aéreos não deverão ser utilizados, o Presidente do Governo de Valência, Carlos Mazón, disse esta quarta-feira já não haver pessoas a necessitar de resgate por via aérea, noticia o El Pais.

  • Pelo menos 95 mortos confirmados nas últimas horas

    O último balanço das autoridades espanholas dá conta de, pelo menos, 95 mortos em consequência das inundações repentinas no país. A maioria das vítimas mortais foram registadas na região de Valência (92).

    Em Castela-La Mancha morreram duas mulheres e em Málaga registou-se uma outra vítima mortal.

  • Bom dia, abrimos este liveblog para acompanhar as principais notícias sobre as consequências do mau tempo em Espanha, numa altura em que o número provisório de mortos é 95 — 92 na região de Valência — e em que há dezenas de desaparecidos.

    Neste outro liveblog, que agora encerramos, pode recuperar tudo o que aconteceu ontem.

    Mau tempo em Espanha faz pelo menos 95 mortes. Operações de busca e resgate começam amanhã e “grande incógnita” é saber número de desaparecidos

1 de 1