Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Abrimos novo liveblog para acompanhar os acontecimentos com o mau tempo em espanha.

    Obrigada por nos acompanhar.

    Mau tempo em Espanha. Enviados mais 500 militares para Valência. Avisos de mau tempo continuam

  • Andaluzia com mais de 1.500 ocorrências pelo mau tempo e Huelva passa a alerta laranja

    O mau tempo que atinge a Comunidade da Andaluzia desde segunda-feira já causou 1.677 incidentes e as previsões para hoje pioraram na província de Huelva, que passou a alerta laranja devido às condições meteorológicas adversas.

    O conselheiro da presidência da Junta da Andaluzia, Antonio Sanz, alertou na quinta-feira à noite que a mudança do nível amarelo para laranja na província de Huelva é um “agravamento importante”.

    O conselheiro indicou que na província de Huelva “foram ativados os planos de emergência e foi solicitado às Câmaras Municipais que ativassem os respetivos planos para atuar com prevenção”, ao mesmo tempo que salientou que “estão a ser enviadas mensagens de responsabilidade e cautela à população” em Huelva.

    Sobre a tromba de água que eclodiu na quinta-feira de tarde no município de Isla Cristina, em Huelva, o chefe da presidência detalhou que os serviços de emergência receberam várias chamadas alertando para “fortes rajadas de vento” na zona da praia.

  • Governo espanhol diz que a Comunidade Valenciana "tem ao seu dispor todos os recursos do Estado"

    O ministro da Política Territorial, Ángel Víctor Torres, disse, esta quinta-feira, que a Comunidade Valenciana (a mais afetada pela tempestade DANA) “tem ao seu dispor todos os recursos do Estado” para ajudar as vítimas e recusou falar sobre eventuais responsabilidades pela tragédia.

    “Haverá tempo para esclarecer tudo o que se passou”, diz o governante, em entrevista à RTVE, e citado pelo El Español.

  • Tempestade DANA obriga a cancelar mais de 400 ligações de comboios de alta velocidade

    A Renfe estima que ascendam a 435 o número de ligações ferroviárias de alta de velocidade canceladas entre Madrid e Valência, devido às fortes inundações provocadas pela tempestade DANA.

    Até agora já foram canceladas 58 ligações. No entanto — e como a rota deverá ser afetada durante as próximas duas semanas — deverão ser canceladas mais de 400 comboios.

    O número de ligações diárias entre as duas cidades é de 29.

  • Agência de Meteorologia espanhola emite avisos para cinco regiões esta sexta-feira

    A agência estatal de meteorologia espanhola mantém, esta sexta-feira, cinco comunidades em alerta, com a emissão de avisos de mau tempo.

    Estão sob avisos laranjas algumas províncias das comunidades da Andaluzia, Comunidade Valenciana, Catalunha e Baleares e, sob aviso amarelo, duas províncias da comunidade da Extremadura.

  • Detidas mais sete pessoas, que tentavam roubar roupa e relógios

    A Guardia Civil espanhola deteve, esta quinta-feira, mais sete pessoas, por terem tentado roubar artigos de várias lojas na área metropolitana de Valência.

    Esta tarde, por exemplo, a polícia espanhola deteve dois homens, num centro comercial em Aldaia, perto do aeroporto de Valência, que se encontravam na posse de roupa e relógios roubados.

    Outras cinco pessoas foram detidas, num outro centro comercial, na zona de Benetússer. Tinham roubado 25 raquetes de padel, ténis e roupa.

  • Tragédia em Espanha pode atingir dimensão ainda maior. "Há dezenas e dezenas de desaparecidos", diz governo

    O ministro da Política Territorial de Espanha disse esta tarde que, para além dos 158 mortos já confirmados, há ainda “dezenas e dezenas” de pessoas desaparecidas em resultado das cheias provocadas pela tempestade DANA.

    Numa conferência de imprensa do Comité de Crise, que decorreu no Palácio da Moncloa (em Madrid), Ángel Víctor Torres admitiu que o número de mortos pode subir nas próximas horas. Já há vítimas mortais registadas em três regiões espanholas: 155 em Valência, duas em Castilla-La Mancha e uma na Andaluzia.

  • 300 famílias retiradas de várias bairros nos subúrbios de Jerez de la Fronteira

    Cerca de 300 famílias que vivem em bairros nos subúrbios da cidade de Jerez de la Fronteira serão retiradas de casa devido à subida do nível das água do rio Guadalete, escreve o El País, citando informação avançada pela Subdelegação do Governo em Cádiz. Vão ser alojadas num hostel, num hotel e nas instalações da Cáritas.

    A operação de evacuação foi determinada devido à necessidade de libertar mais água da barragem de Arcos, o que elevou o caudal do rio Guadalete.

  • Exército vai enviar 500 militares para Valência. Helicóptero com água potável aterrou ao final da tarde

    Depois do pedido de ajuda do presidente do governo regional da Comunidade Valenciana, o governo espanhol anunciou, esta tarde, que o exército chegará amanhã às zonas afetadas, para ajudar a levar ajuda às populações afetadas pela tempestade DANA.

    Segundo o ministro da Política Territorial, Víctor Ángel Torres, vão ser enviados 500 operacionais do exército. No entanto, segundo o jornal local Las Provincias, aterrou ao final da tarde em Torrent (uma cidade perto de Valência e perto de Paiporta) um helicóptero do exército com água potável para distribuir às populações mais afetadas.

    Mais de 360 mil pessoas estão sem acesso a água potável em várias zonas da Comunidade Valenciana.

  • Tornado atinge Isla Cristina, a escassos quilómetros da fronteira portuguesa

    Um tornado atingiu esta tarde Isla Cristina, uma cidade da província de Huelva, a escassos 10 quilómetros de Vila Real de Santo António no Algarve.

    Segundo o El País, o tornado arrancou o teto de uma piscina municipal, e causou grandes danos num pavilhão polidesportivo, para além de ter também causado estragos em vários carros e casas.

    Segundo um porta-voz municipal, a situação já está controlada e há apenas a registar um ferido leve, que se encontrava a nadar na piscina quando o tornado atingiu aquela infraestrutura.

    A agência estatal de meteorologia espanhola colocou a província de Huelva sob aviso laranja devido ao mau tempo.

  • Real Madrid e Inditex doam cinco milhões de euros às vítimas das inundações

    O Real Madrid anunciou esta quinta-feira que vai doar um milhão de euros para apoiar as vítimas da tempestade DANA. O clube madrileno, que iria defrontar este sábado o Valência no estádio Mestalla (jogo que foi adiado), criou uma campanha de recolha de fundos em conjunto com a Cruz Vermelha Espanhola.

    Também a multinacional Inditex (que detém marcas como a Zara ou a Bershka) anunciou uma doação às vítimas, no valor de quatro milhões de euros. Dois milhões serão entregues às Cruz Vermelha e outros dois milhões à Cáritas, de modo a suprir as necessidades básicas das populações afetadas.

  • Reis de Espanha visitam as zonas afetadas pelas tempestade DANA este fim de semana

    Os reis de Espanha, Filipe VI e Letizia Ortiz, têm prevista para esrte fim de semana uma deslocação às zonas mais afetadas pelas inundações dos últimos dias, escreve o El País, citando informações do Palácio da Zarzuela.

    O palácio real ressalva, no entanto, que a “visita será realizada em coordenação com as autoridades regionais e desde que não interfira com o trabalho desenvolvido pelos serviços de emergência, polícia local, FCSE, Forças Armadas e organizações sociais”.

    Os reis de Espanha vão entrar em contacto, nas próximas horas, com os alcaides das regiões afetadas, informou o Palácio da Zarzuela. Cerca de 100 membros da Guarda Real já foram enviados para as zonas críticas.

  • "Ainda não vimos um único veículo de emergência. Há pessoas a viver com cadáveres em casa", diz alcaide de Alfafar

    Muito afetados pelas inundações, os habitantes dos subúrbios a sul da cidade de Valência vivem ainda horas muito complicadas. Esta sexta-feira, à tarde, o alcaide de Alfafar, acusou as autoridades de emergência de se terem esquecido das pessoas que ali vivem.

    “Não vimos um único veículo de emergência. Fomos esquecidos”, disse Juan Ramón Adsuara, citado pelo El Español. “Não vimos um camião de bombeiros, nem a Guarda Civil, nem a UME [Unidade Militar de Emergências] há dias. Ninguém vem aqui”, criticou, revelando que há pessoas que têm cadáveres dentro de casa.

    “Há pessoas que estão a conviver com cadáveres nas suas casas, é muito triste”, lamentou o responsável local.

    Alfafar é um município, a apenas oito quilómetros de Valência, muito próximo de Paiporta, onde morreram dezenas de pessoas.

  • Parlamento manifesta pesar por inundações em Espanha e “danos pessoais” provocados

    A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pelas inundações em Espanha, que fizeram pelo menos 158 mortos, “lamentando profundamente todos os danos pessoais e patrimoniais” provocados.

    No voto de pesar, apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, refere-se que, na madrugada de terça-feira “o leste de Espanha foi assolado por um fenómeno meteorológico extremo, caracterizado por intensa precipitação”.

  • Prisão para quatro homens acusados de saquearem centro comercial nos subúrbios de Valência

    Um juiz do instrução criminal determinou a aplicação da medida de prisão para quatro homens acusados de saquearem lojas de um centro comercial nos subúrbios de Valência, na última noite, escreve o El Español.

    A zona de Aldaia, onde tiveram lugar os saques, é uma das zonas mais afetadas pela tempestade DANA.

    Os suspeitos foram surpreendidos pela Guardia Civil quando já se encontravam na posse de vários artigos, como material desportivo, telemóveis ou consolas.

  • Casa Branca envia condolências a Espanha e oferece ajuda

    A Casa Branca lamentou, esta quinta-feira, as mortes resultantes das devastadores cheias na região de Valência e ofereceu ajuda a Espanha.

    “As nossas mais sinceras condolências a todos os afetados pelas devastadoras inundações em Valência. Lamentamos a perda de vidas causada por este fenómeno”, disse, citado pelo El Español, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Administração Biden, Sean Savett.

    “Os Estados Unidos estão em contacto com as autoridades espanholas e estamos prontos a ajudar se solicitado”, informou ainda a Casa Branca.

  • Mais de 360 mil pessoas não têm acesso a água potável em Valência

    Cerca de 366 mil pessoas continuam, esta quinta-feira, sem acesso a água potável em pelo 20 municípios da Comunidade Valenciana, escreve o jornal local Las Provincias, citando dados da autarquia da Província de Valência.

    Outras 113 mil pessoas, de 50 povoações em toda a região, estão sem eletricidade, o que afeta também o abastecimento de água,

  • Mais de 200 mil pessoas continuam a ser afetadas pelas falhas nas redes fixa e móvel de comunicações

    Cerca de 125 mil clientes da rede fixa e 75 mil da rede móvel de telecomunicações continuam a ser afetadas pelas falhas das operadoras, decorrentes da tempestade DANA, informou esta tarde o Ministério da Transformação e da Função Pública espanhol.

    No que diz respeito à rede fixa, as falhas continuam a afetar ainda 55% das 220 mil pessoas afetadas inicialmente. Já na rede móvel, as falhas atingem ainda 30% das pessoas inicialmente afetadas.

    As operadoras de telecomunicações garantem estar a trabalhar para restabelecer o serviço nas zonas afetadas pelas cheias.

  • Presidente do Governo valenciano pede ajuda ao exército para levar apoio às populações

    Perante as dificuldades no terreno, o presidente do governo da Comunidade Valenciana pediu, há momentos, ajuda ao exército espanhol para levar ajuda às populações afetadas pela tempestade DANA.

    “Acabo de solicitar a incorporação do Exército e das tropas terrestres, marítimas e aéreas disponíveis para reforçar as tarefas logísticas e distribuição de ajuda à população”, escreveu Carlos Mázon, na rede social X.

  • Cerca de 450 pessoas continuam alojadas em abrigos

    Cerca de 450 pessoas afetadas nos últimos dias pela tempestade DANA continuam alojadas em abrigos, informou esta tarde o Centro de Coordenação de Emergências da Generalitat, o governo regional de Valência.

    Até às 15h15 desta quinta-feira (14h15 em Lisboa), foram recebidas mais de 5400 chamadas relacionadas com as devastadores inundações que estão a assolar a região de Valência, e que já provocaram mais de 150 mortos.

1 de 4