Momentos-chave
- Benfica congratula Pedro Pichardo
- O calendário dos atletas portugueses para o dia 15 dos Jogos Olímpicos
- Andebol masculino: Alemanha e Dinamarca marcam encontro para disputar o ouro
- Andebol feminino: França e Noruega na luta pelo ouro
- Países Baixos arrecadam duplo ouro no hóquei de campo
- Final do basquetebol olímpico feminino igual à do masculino: EUA-França
- Depois de polémica, Imane Khelif ganhou ouro no boxe
- Francesa Alessia Zarbo sai de maca na prova de 10 mil metros
- Beatrice Chebet acumula ouro dos 10 mil metros ao que já tinha nos cinco mil
- Pichardo não melhora e termina com medalha de prata
- Pichardo já tem pódio garantido
- Pedro Pablo Pichardo abdica do quinto salto
- Pichardo faz quarta tentativa a 17,52 e continua em segundo
- Espanha derrota França no prolongamento e reconquista título olímpico no futebol
- Yemisi Ogunleye sagra-se campeã olímpica do peso
- Jéssica Inchude termina a final do peso no oitavo lugar
- Jéssica Inchude garante pelo menos diploma
- Pichardo começa final com um salto de 17,79
- Marileidy Paulino vence 400 metros e conquista primeira medalha da República Dominicana em Paris
- Jéssica Inchude melhora marca e sobe a sexto
- Canadá vence estafeta 4x100 masculina, EUA afundam e ficam em 7.º
- Jéssica Inchude começa final com 18,16
- Começou a final do lançamento do peso com Jéssica Inchude
- Estados Unidos vencem estafeta 4x100 feminina (com muita chuva pelo meio)
- Cerimónia de encerramento já mexe. Tom Cruise desce de rappel para iniciar passagem de testemunho de Paris para Los Angeles
- Vanessa Marina perde a terceira battle e está fora dos Jogos Olímpicos
- Vanessa Marina volta a perder no breaking e dificilmente vai seguir para os quartos de final
- Vanessa Marina quase a entrar novamente em ação no breaking
- Vanessa Marina perde primeira battle no breaking
- Uma polémica nos 5.000, uma crítica a Macron e o passado vasculhado nas redes sociais onde Hay fez comentários impróprios
- Montenegro "orgulhoso" ainda espera que Portugal supere as quatro medalhas mas "sem pressão". E promete apoiar o desporto
- Final preparada ao "pormenor" "não foi para nós, infelizmente". João Ribeiro e Messias Baptista ambicionavam medalha
- João Ribeiro e Messias Baptista ficam, afinal, no 6.º lugar da final de K2 500
- João Ribeiro e Messias Baptista ficam em 5.º em K2 500 e carimbam mais um diploma
- João Ribeiro e Messias Baptista prestes a entrar em ação na final de K2 500 metros
- Botswana dá a tarde de folga pela vitória de Tebogo
- João Ribeiro e Messias Baptista na final do K2 500
- Da terceira equipa nos Jogos às descrições de "sem abrigo" na TV: Kimia deixou o Irão, reencontrou melhor amiga em combate e perdeu
- Pedro Pichardo atrás do ouro, Vanessa Marina em estreia e canoagem: os portugueses em ação no 14.º dia dos Jogos
Histórico de atualizações
-
O calendário dos atletas portugueses para o dia 15 dos Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos caminham a passos largos para o fim e, neste penúltimo dia de competições, Portugal volta a aspirar a uma medalha, com Fernando Pimenta, que foi bronze em Tóquio-2020.
O dia começa cedo, com a realização da maratona masculina que, pela primeira vez, acontece primeiro que a feminina. A prova começa às 7 horas e conta com Samuel Barata.
Segue-se a canoagem, com Teresa Portela a competir nas meias-finais do K1 500 às 9h50. Caso termine nas duas primeiras posições e consiga o apuramento para a regata das medalhas, a canoísta compete às 12 horas. A final B, para a terceira e quarta, acontece às 11h50, e a final C, para a quinta e sexta, às 11h40.
Às 10h10 é a vez de Fernando Pimenta lutar pela presença na final A do K1 1.000m, com a realização das meias-finais. Caso conquiste o apuramento, terminando no top 4 da sua série, a prova que vai atribuir as medalhas está marcada para as 12h20. A final B acontece às 12h10.
À tarde, com início marcado para as 16h59, Iúri Leitão, que já conquistou uma medalha, e Rui Oliveira entram em cena na prova de madison do ciclismo de pista.
???????????????????????? ???????????????????????????????? ???????????????????? ???????????????? ???????? | ???????????? 1️⃣5️⃣
????️ A agenda para o décimo quinto dia da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos Paris 2024! ????????*Todos os eventos têm a hora de Portugal#EquipaPortugal #AllezPortugal #Paris2024 pic.twitter.com/huBfgHliZB
— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) August 9, 2024
Fora das competições com portugueses envolvidos, às 8 horas arranca a quarta e última ronda do golfe feminino, que vai atribuir as medalhas. Pelas 11h28 disputa-se a final combinada de lead, na escalada, e às 12 horas começa o França-Polónia na final masculina do voleibol. Segue-se, às 13 horas, a final da geral por equipas da ginástica rítmica.
A tarde começa com atribuição do ouro no andebol feminino, às 14 horas, com a final entre Noruega e França. Duas horas depois, às 16 horas, é a vez de Brasil e Estados Unidos lutarem pelo ouro no futebol feminino.
No atletismo acontecem as finais dos 800 metros masculinos (18h25), 5.000m masculinos (19h) e 1.500m femininos (19h25). O dia termina com o França-Estados Unidos na final masculina do basquetebol.
-
O acompanhamento do 14º dia dos Jogos de Paris, com Portugal a conquistar mais uma medalha de prata, termina aqui. Obrigada pela sua preferência.
Boa noite!
-
Marcelo Rebelo de Sousa felicita Pichardo pela medalha de prata
Marcelo Rebelo de Sousa felicitou Pedro Pablo Pichardo pela medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris.
“É com grande júbilo, alegria e satisfação que o Presidente da República felicita o atleta Pedro Pichardo pela conquista da medalha de prata na prova de Triplo Salto, nos Jogos Olímpicos de Paris”, é possível ler numa nota da Presidência.
“Com mais uma exibição de elevada qualidade, e após o título olímpico de Tóquio, Pedro Pichardo junta-se ao restrito grupo de atletas nacionais que conquistaram duas medalhas olímpicas, reforçando o seu legado no atletismo e desporto nacional.”
“Em nome de Portugal e dos portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa envia os parabéns ao saltador a quem deseja as maiores felicidades pessoais e desportivas.”
-
Ouro perdido, críticas a Governo e Benfica, reforma, Díaz, ausência na conferência: as três horas que mudarão o resto da vida de Pichardo
Pichardo admitiu erros técnicos que lhe custaram o ouro e destaca dois pontos de motivação para ainda ir a LA em 2028. Antes, durante e depois, este foi o dia de saltar em tudo menos nas palavras.
-
Imane Khelif garantiu ouro em Paris, no combate que foi mais do que boxe
O público apoiou, o abraço sentido no final disse o resto. Imane Khelif garantiu ouro no boxe, depois de uma polémica que a acompanhou durante todos os Jogos.
Imane Khelif garantiu ouro em Paris, no combate que foi mais do que boxe
-
Benfica congratula Pedro Pichardo
Após a conquista da medalha de prata no triplo salto por Pedro Pablo Pichardo, o Benfica escolheu o seu site oficial para parabenizar o seu atleta.
-
Andebol masculino: Alemanha e Dinamarca marcam encontro para disputar o ouro
Após as meias-finais desta sexta-feira, Alemanha e Dinamarca vão disputar a medalha de ouro.
A Alemanha venceu a Espanha por 24-25 e a Dinamarca derrotou a Eslovénia por 31-30.
A medalha de bronze será disputada no domingo às 8h00 e vai opor a Eslovénia e a Espanha. A final está marcada para o mesmo dia às 12h30.
-
Andebol feminino: França e Noruega na luta pelo ouro
Após as meias-finais desta quinta-feira, França e Noruega têm encontro marcado para arrecadar a medalha de ouro.
França venceu a Suécia por 31-28 e a Noruega bateu a Dinamarca por 25-21.
A medalha de bronze será disputada entre as duas seleções vencidas nas meias-finais no sábado às 9h00 e a final está marcada para o mesmo dia às 14h00.
-
Países Baixos arrecadam duplo ouro no hóquei de campo
Os Países Baixos concretizaram esta sexta-feira o duplo ouro olímpico na modalidade de hóquei de campo após a vitória da sua seleção feminina sobre a China nos penáltis por 3-1.
De recordar que a seleção masculina venceu a Alemanha, também nos penáltis por 3-1.
-
Final do basquetebol olímpico feminino igual à do masculino: EUA-França
Após as meias-finais de hoje, ficam (uma vez mais) França e Estados Unidos a disputar o ouro no basquetebol, desta vez no feminino.
França venceu a Bélgica por 81-75 e os Estados Unidos venceram a Austrália por 85-64.
A medalha de bronze será decidida domingo (último dia dos Jogos Olímpicos) às 10h30 e irá pôr frente a frente as seleções derrotadas nas meias-finais. Já a medalha de ouro será decidida no mesmo dia às 14h3o.
-
Só há 10 anos foi para o atletismo, começou em distâncias mais curtas, mas foi nos 400 metros que Paulino deu ouro à República Dominicana
Marileidy Paulino conseguiu ouro nos 400 metros femininos. O primeiro da República Dominicana nesse distância. Só há 10 anos começou no atletismo.
-
Depois de polémica, Imane Khelif ganhou ouro no boxe
Imane Khelif, da Argélia, e Li Yu-Ting, de Taiwan, combatiam pelo ouro, mas combatiam por ter um papel no boxe, depois da polémica sobre o género que envolveu as duas lutadoras, excluídas dos mundiais pela Associação Internacional de Boxe, mas que o comité olímpico permitiu que estivessem em Tóquio e em Paris.
O combate pelo ouro decorreu esta noite e a vencedora foi Imane Khelif, o segundo ouro da Argélia e os dois nestes Jogos (depois da medalha de Kaylia Nemour nas paralelas assimétricas, na ginástica artística).
#Gold medal for Algeria! ????????
Congratulations to Imane Khelif, clinching first place in boxing women's 66kg. ????#Boxing | #Paris2024 | #Samsung | #TogetherforTomorrow pic.twitter.com/KRx4BnmFDN
— The Olympic Games (@Olympics) August 9, 2024
-
A discussão em Roma, o salto da discórdia e a publicação: Pedro Pichardo e a rivalidade com Jordan Díaz, que lhe roubou o ouro
Nasceram os dois em Cuba, mas um representa Portugal e o outro salta por Espanha. Pedro Pichardo e Jordan Díaz foram prata e ouro em Paris, mas discutiram nos Europeus e têm uma rivalidade clara.
-
Atleta francesa que desmaiou nos 10 mil metros não teve necessidade de ir para hospital
O Le Figaro garante que a atleta francesa, que desmaiou e saiu de maca dos 10 mil metros, Alessia Zarbo, foi assistida pela equipa média no Stade de France e não teve de ser transportada para o hospital.
Continua a não haver informações sobre o que se passou.
-
Governo não promete "mundos e fundos", mas "a ajuda maior possível"
Tal como já tinha dito de manhã, Montenegro prometeu apoio ao desporto de alta competição.
“Estamos em funções há quatro meses, não vale a pena ignorar que o processo de preparação dos Jogos Olímpicos veio dos nossos antecessores, presumo que tenham feito todos os esforços possível”.
Mas para o próximo quadriénio, “que é o tempo que temos de governo, o nosso mandato acaba em 2028 [ano dos Jogos de Los Angeles], tudo faremos para impor em Portugal uma cultura de prática desportiva generalizada mais forte, queremos portugueses a fazer mais desporto, que os jovens procurem talento nas escolas e apoiar a alta competição”.
É que “aqueles que, como nós, ambicionam ter títulos têm de perceber que os títulos dão muito trabalho individualmente e por parte das organizações”. Prometeu, assim, “alocar os meios que podermos para termos na alta competição bons resultados”.
E isso traduz-se em “oferecer condições de treino, possibilidade de conciliar todos os interesses que os atletas têm de conciliar, preparação olímpica e realização de provas. Gosto muito de desporto, compreendo o fenómeno de forma próxima, mas não sou técnico. Naquilo que as políticas públicas e o governo poder ajudar nós faremos isso”.
“Tudo o que se puder acrescentar ao muito do que já se fez, faremos isso. Não vamos prometer mundos e fundos, mas a ajuda maior possível”
O Governo, anunciou, está a preparar o plano estratégico para desporto, com reforço de instrumentos para clubes e federações.
-
Montenegro diz que "vestir aquela camisola, e levar o símbolo de Portugal ao peito é inexplicável independentemente do local de nascimento"
Pichardo foi, segundo Luís Montenegro, “bem acolhido em Portugal. É um ídolo do desporto, um atleta magnifico, de entrega fantástica. E muitas vezes expressa gratidão a Portugal que justifica todo o percurso que o levou a adquirir nacionalidade e representar o país”. As palavras de Luís Montenegro seguem-se à prata do atleta nos Jogos Olímpicos, que, depois da prova, declarou desmotivação pela falta de apoio das instituições e do Governo.
“O orgulho que temos nele é igual a qualquer outro [foi questionado pelo facto de ser cubano]. Vestir aquela camisola, e levar o símbolo de Portugal ao peito é inexplicável independentemente do local de nascimento”.
Garantindo que ainda não tinha falado com Pichardo, o primeiro-ministro fala em “momento muito marcante destes Jogos Olímpicos”, com Pichardo a conseguir prata a seguir a um ouro em Tóquio.
“Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos atletas. O balanço é positivo. Estes atletas que fazem percursos de grande sacrifício, de grande capacidade de sofrimento mesmo para atingir o topo são verdadeiros heróis, e exemplos para alimentar a juventude a encontrar talento desportivo e a dar passos que possam trazer aos novos Jogos Olímpicos, no futuro, novos atletas”.
Ainda assim falou de um resultado frustrante, até porque Pichardo ficou a dois centímetros da marca que deu ouro a Espanha. “Não há dúvida que é frustrante. Dois centímetros é uma coisa muito pequena, numa prova onde o resultado atingiu quase os 18 metros. As coisas são os que são. Podia ter sido ao contrário. Há sempre aquele amargozinho de boca”, até porque Pichardo, nesse salto, ficou a “23 centímetros, seguramente 20 centímetros” do limite da linha.
-
Breaking deu ouro ao Japão
Na estreia do breaking, o ouro foi para a japonesa Ami Yuasa. A prata foi para a lituana Nicka, campeã mundial, e o bronze para a chinesa b-girl 671 (que esteve no grupo de Vanessa Marina).
The first Breaking podium at the Olympics
???? B-girl Ami
???? B-girl Nicka
???? B-girl 671
???? #Paris2024 pic.twitter.com/kaQAmL0k2D— Paris 2024 (@Paris2024) August 9, 2024
-
Pichardo: "Estava a pensar aposentar-me depois de hoje. Ainda não sei", disse à RTP, depois de conquistar prata
Pedro Pablo Pichardo admitiu à RTP que pensou em acabar a carreira depois dos Jogos de Paris.
“Estava desmotivado, estava a pensar aposentar-me depois de hoje”, mas “a milha família, o meu pai, têm vindo a falar para continuar. Na minha cabeça era ficar por aqui”. Mas assume: “Ainda não sei”.
À RTP, fala da desmotivação pelos “muitos problemas que tive em Portugal, falta de apoio das instituições, do governo”.
Termina a participação nos Jogos com a prata. Igualou a prestação de Carlos Lopes. Assumiu que não sabia: “não fico focado nesse tipo de histórias. Tento fazer o meu percurso”, mas, conclui, “é uma honra estar ao lado do Carlos Lopes”.
“Estou feliz. Obviamente que queria ganhar. Hoje não foi o dia da vitória, da próxima será melhor. Saio com boas sensações”, indicou, explicando que abdicou do quinto salto porque “estava a sentir uma pequena dor de tornozelos”.
-
Francesa Alessia Zarbo sai de maca na prova de 10 mil metros
Era a primeira final olímpica de Alessia Zarbo. Não terminou a prova. A francesa desmaiou nos 10 mil metros, mostrando desde início dificuldades, indicam os jornais locais.
Saiu de maca, não tendo ainda sido dadas informações sobre o seu estado de saúde.
JO Paris 2024 : la Française Alessia Zarbo évacuée sur civière après s’être effondrée en pleine finale du 10 000 m
➡️ https://t.co/HTjrv2qUDC pic.twitter.com/EskCqjivSN— Le Parisien | JO ???? (@leparisien2024) August 9, 2024
-
Abdicou, rezou, voou mas a história ficou a meio: Pedro Pablo Pichardo conquista prata a três centímetros de novo título
Quem passasse 18 metros ganhava, ninguém passou 18 metros e entre uma final com seis saltos entre os 17,81 e os 17,86, Jordan Díaz voltou a tirar a Pedro Pablo Pichardo um título que seria histórico.