Momentos-chave
- Mais quatro crianças retiradas da gruta na Tailândia
- Governo tailandês confirma resgate de duas crianças
- Mais quatro crianças estão prestes a sair da gruta
- Dois rapazes já foram resgatados da gruta, avança a Reuters
- "Não se sabe quanto tempo vai levar nem quantas crianças vão sair da caverna"
- Em que estado de saúde chegarão as crianças à superfície?
- Primeiro rapaz deve sair às 15h
- Miúdos divididos em quatro grupo
- Arranque da operação começou a ser preparado de forma discreta ontem
- A carta aos pais e a resposta
- Parte do percurso pode ser feita a pé
- Resgate pode levar entre três e quatro dias
Histórico de atualizações
-
A chuva que preocupa as autoridades regressou
Entretanto, recomeçou a chover na região onde fica a gruta: o reaparecimento da chuva preocupa as autoridades e os responsáveis pelas operações de resgate, já que o nível das águas dentro da gruta pode aumentar e dificultar a travessia.
Rain now bucketing down in Mae Sai, as rescuers confirm four boys rescued but that the remaining 9 young footballers will spend another night in #thamluangcave. Next rescue ten to 20 hours away
— amanda hodge (@hodgeamanda) July 8, 2018
-
Mergulhadores estão exaustos
O repórter da BBC no local indica que outro dos motivos para a interrupção das operações é a exaustão dos mergulhadores. “Eles tomaram a decisão de que fizeram tudo o que podiam no dia de hoje e estão a abandonar o local”, explicou Dan Johnston.
-
Operação pára para repor garrafas de oxigénio
O governador de Chiang Rai explicou que a operação vai parar para repor as garrafas de oxigénio.
-
Governador: "Foram resgatadas quatro pessoas"
O governador de Chiang Rai contrariou a informação avançada pela agência Reuters, que citava uma fonte oficial tailandesa a dar conta de seis crinaças resgatadas. “Neste momento, resgatámos quatro pessoas”, afirmou o governador referindo-se apenas às crianças que já estão no hospital. Chiang Rai acrescentou que as operações estão agora interrompidas e só vão recomeçar dentro de “10 a 20 horas”.
“Isto está a correr melhor do que eu esperava. Toda a gente está feliz. Hoje foi muito suave. Quando ensaiámos achávamos que íamos demorar dez minutos desde a gruta até ao helicóptero mas só demorámos dois”, revelou o governador de Chiang Rai.
A primeira criança chegou à superfície às 17h40, hora local, 11h40, hora de Portugal Continental. O governador não confirmou que crianças é que saíram mas revelou que foram as que estariam psicologicamente e fisicamente mais fortes, ao contrário do que foi avançado ao longo do dia pelos principais meios de comunicação social.
chiang rai governor/rescue chief: only four boys have been rescued so far. pic.twitter.com/iwV1RSAcFv
— Jacob Goldberg (@6oldberg) July 8, 2018
-
Uma das crianças está a ser "monitorizada de perto"
A imprensa local está a avançar que uma das seis crianças retiradas da gruta está a ser “monitorizada de perto”.
-
Conferência de imprensa marcada para as 15h
Os membros da operação de resgate marcaram uma conferência de imprensa para as 21h locais, serão 15 horas em Portugal Continental.
-
Donald Trump: "Os Estados Unidos estão a trabalhar de perto com o Governo da Tailândia"
Donald Trump afirmou que o Governo dos Estados Unidos está a “trabalhar muito de perto com o Governo da Tailândia para ajudar a retirar todas as crianças da gruta e colocá-las em segurança”.
“Pessoas muito corajosas e talentosas!”, acrescentou o presidente norte-americano, neste que é o primeiro comentário que faz sobre as crianças presas numa gruta na Tailândia.
The U.S. is working very closely with the Government of Thailand to help get all of the children out of the cave and to safety. Very brave and talented people!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 8, 2018
-
Família de um dos rapazes: "Estamos metade felizes, metade aliviados"
A família de Nuttawut Takumsonh, um dos rapazes preso no interior da gruta, disse à CNN que está “metade feliz, metade aliviada” com as operações de resgate. A avó contou que a primeira coisa que vão fazer quando o rapaz de 14 anos regressar a casa é organizar uma grande festa. Apesar da felicidade e esperança que o início do resgate trouxe, a família de Nuttawut está apreensiva.
“Tenho medo de que os mergulhadores não os consigam tirar em segurança”, revelou a avó do rapaz à CNN.
-
Operação de resgate já vai a meio
Com seis crianças resgatadas da gruta na Tailândia, falta retirar apenas mais seis crianças e o treinador de 25 anos, que deverá ser integrado no último grupo. A operação de resgate dura há dez horas e já vai a meio.
-
Mais quatro crianças retiradas da gruta na Tailândia
O segundo grupo de crianças resgatadas da gruta já chegaram à superfície, diz um membro da equipa médica citado pela Reuters. As quatro crianças que tinham chegado a pé à base-campo dos mergulhadores já estão no exterior. No total, já são seis as pessoas libertadas da caverna em Thuam Luang, no norte da Tailândia.
-
Porque é que o resgate está a ser mais rápido do que o esperado?
Quando foi confirmado que as operações de resgate iam começar hoje, os responsáveis indicaram que o resgate de cada uma das crianças demoraria cerca de 11 horas. A verdade é que cerca de nove horas depois do início das operações, dois rapazes já estão no hospital e outros quatro estão prestes a sair da gruta. De acordo com o The Guardian, o resgate está a ser bem mais célere do que o esperado porque o nível das águas está abaixo do que era expectável e grande parte do percurso está a ser feito a pé.
As previsões meteorológicas, porém, apontam para a possibilidade de chuva durante o dia.
-
Governo tailandês confirma resgate de duas crianças
O governo tailandês já confirmou que duas das crianças encurraladas na gruta de Thuam Luang já chegaram à superfície e estão a caminho do hospital.
#ÚLTIMAHORA Dos niños salen de la cueva de Tailandia (ministro) #AFP pic.twitter.com/wIJDPsfeEu
— Agence France-Presse (@AFPespanol) July 8, 2018
-
Mais quatro crianças estão prestes a sair da gruta
A Agence France-Presse diz que há mais quatro crianças prestes a saírem da gruta de Thuam Luang no norte da Tailândia. Os quatro rapazes estarão agora no campo-base estabelecido dentro da gruta e têm de completar mais 1,5 quilómetros até à abertura que dá acesso à superfície. Vão sair a pé.
[CORRECCIÓN] #ÚLTIMAHORA Cuatro niños llegaron al campo base de la cueva de Tailandia, saldrán a pie (ministerio) #AFP
— Agence France-Presse (@AFPespanol) July 8, 2018
-
As ambulâncias estão a chegar ao hospital
As ambulâncias que transportam as duas primeiras crianças resgatadas da gruta estão neste momento a chegar ao hospital Chiang Rai.
-
Helicóptero visto a levantar voo da base
Um dos helicópteros preparados para levar as crianças em estado mais grave para o hospital foi visto a levantar voo da base onde está a decorrer a operação de resgate.
A helicopter flies from #ThamLuang cave complex towards Chiang Rai's city centre following reports of first two boys successfully evacuated. They'll be sent to a hospital for medical care https://t.co/Nz93mYEwJj pic.twitter.com/WVRlAFlSMX
— Pichayada P. (@PichayadaCNA) July 8, 2018
-
Duas ambulâncias saíram nos últimos minutos da zona da gruta
Ambulance just left with sirens pic.twitter.com/KUJi7nBUaE
— Helier Cheung (@HelierCheung) July 8, 2018
A second ambulance has just come out pic.twitter.com/RE25TVNWMs
— Helier Cheung (@HelierCheung) July 8, 2018
-
As duas crianças resgatadas ainda não foram transportadas para o hospital
A fonte da agência Reuters é Tossathep Boonthong, diretor do departamento de saúde do hospital Chiang Rai, para onde as crianças serão transportadas, e parte integrante da equipa de resgate.
“Duas crianças estão cá fora. Estão neste momento no hospital de campanha perto da gruta. Estamos a examiná-los. Ainda não foram transportados para o hospital Chiang Rai”, avançou Boonthong à Reuters.
-
Uma fonte próxima das operações de resgate tailandesas disse ao The Guardian que as notícias sobre o salvamento dois dois rapazes “não estão erradas”, mas que as autoridades não lhe deixam avançar com mais pormenores.
-
Dois rapazes já foram resgatados da gruta, avança a Reuters
Dois dos rapazes presos na gruta de Thuam Luang já foram resgatados, avança a Reuters citando um membro das autoridades locais. Minutos antes, um órgão de comunicação social local dizia que a primeira criança tinha saído da gruta pelo próprio pé às 17h40 locais — eram 11h40 em Portugal Continental — e que o segundo rapaz foi retirado dez minutos mais tarde. Narongsak Osottanakorn, ex-governador de Chiang Rai e chefe da operação de resgate, anunciou que os rapazes seriam trazidos aos pares, com dois mergulhadores a acompanhar cada um deles.
-
Dois rapazes terão sido já resgatados, dizem jornalistas locais
Dois rapazes poderão ter sido já resgatados da gruta com sucesso, avança o jornal tailandês KhaoSod. Segundo os relatos, as crianças não foram identificadas e conseguiram sair sozinhas para uma ambulância. O primeiro rapaz saiu às 17h40 locais (11h40 em Lisboa) e o segundo às 17h50 (11h50 em Lisboa). Estão agora a ser avaliados pelos médicos no local.
O jornalista cita fonte próxima das operações de resgate. Esta informação não foi confirmada em qualquer anúncio oficial.