Atualizações em direto
  • Incêndio em Montalegre - Resolvido

    A Proteção Civil declarou a resolução do incêndio na região da barragem do Alto Rabagão, após a mobilização de 21 operacionais e um meio aéreo.

  • Incêndio em São Gens - Resolvido

    Quase uma hora após o alerta ter sido emitido para o incêndio em São Gens, no município de Fafe, a Proteção Civil declarou a sua resolução.

  • Incêndio na zona de Viade De Baixo e Fervidelas mobiliza 16 operacionais e um meio aéreo

    O incêndio deflagrou pelas 10h30, próximo da barragem do Alto Rabagão, no município de Montalegre. A Proteção Civil indica que estão no local 16 operacionais e um meio aéreo.

  • Alerta emitido para incêndio em São Gens

    O incêndio terá deflagrado pelas 10h desta terça-feira, em São Gens, no município de Fafe. Estão no local 21 operacionais e um meio aéreo, segundo a Proteção Civil.

  • Madeira tem cinco frentes ativas de fraca intensidade em três concelhos

    Existem quatro frentes ativas no incêndio que deflagrou há seis dias na Madeira.

    O fogo continua a lavrar na Encumeada e na Furna, no concelho de Ribeira Brava, e em Lombada e Canhas, no concelho de Ponta do Sol.

    Houve um reacendimento em Câmara de Lobos, com uma frente ativa, numa zona inacessível aos meios terrestres, no Pico do Furão.

  • António Nunes aconselha a população a acatar recomendações das autoridades

    Ao ser questionado sobre algumas pessoas que se recusam a abandonar as suas habitações, o presidente da Proteção Civil na Madeira respondeu que “a população deve acatar as recomendações das autoridades, para a sua própria segurança e para facilitar o trabalho dos operacionais”.

  • Presidente da Proteção Civil da Madeira diz que estão a ser feitos os possíveis face a dificuldades no acesso ao incêndio

    António Nunes foi confrontado com as origens do fogo e com o facto de a PJ estar a investiagar as mesmas.

    Em resposta, afirmou apenas que “essa investigação pertence à PJ e que os operacionais estão a fazer os possíveis para combater o fogo numa zona de muito difícil acesso”.

  • Presidente do Serviço Regional da Proteção Civil na Madeira diz que incêndio está mais controlado

    Em entrevista ao canal Now, António Nunes disse que o incêndio na Madeira mantém duas frentes ativas, mas que está mais controlado do que ontem.

    No entanto, afirma que “o terreno montanhoso e com elevada altitude não permite a chegada de meios terrestres para combater o incêndio”.

    “Na zona de Curral das Freiras as habitações não estão em risco, mas os sete meios terrestres e 19 operacionais estão a ser direcionados para manter fora de perigo as habitações e cidadãos”.

  • Incêndios/Madeira: Câmara de Lobos com uma frente após reacendimento na Fajã dos Cardos

    O concelho de Câmara de Lobos tem hoje de manhã uma frente de incêndio ativa após um reacendimento na Fajã dos Cardos, numa zona florestal de difícil acesso, disse à Lusa o presidente do município, Leonel Silva.

    “Neste momento a frente ativa que temos é a que voltou ao Curral [das Freiras]. Ontem [segunda-feira] de manhã não tínhamos nenhum fogo ativo, mas houve um reacendimento na Fajã dos Cardos, na zona norte do Curral das Freiras, numa zona inacessível, nos picos e que progrediu durante toda a noite”, disse à Lusa Leonel Silva.

    De acordo com o autarca, o fogo consumiu uma vasta área e gerou “grande preocupação”, tendo sido mobilizados muitos meios para proteger a zona residencial.

  • Dominados incêndios em Pombal, Pedrógão e Elvas

    O incêndio que deflagrou na tarde de segunda-feira num mato no concelho de Elvas, que mobilizou 116 operacionais e três meios aéreos, foi dado como dominado às 18h12, segundo a Proteção Civil.

    Em Pedrógão, o incêndio deflagrou às 20h54 e mobilizou 109 operacionais, até ser dado como concluído às 02h50 pela Proteção Civil

    Adicionalmente, um incêndio alertado às 00h43 na zona de Pombal foi também dominado esta madrugada, pelas 04h38. Mobilizou 106 operacionais e encontra-se agora em estado de vigilância, avança a Proteção Civil.

  • Madeira tem duas frentes ativas no incêndio que deflagrou há seis dias

    Existem ainda duas frentes ativas no incêndio que deflagrou há seis dias na Madeira.

    O fogo continua a lavrar na Encumeada, no concelho de Ribeira Brava, e em Paul da Serra, no concelho de Ponta do Sol.

  • Ilha da Madeira mantem-se sob avisos amarelo de calor e em perigo de incêndio

    A ilha da Madeira apresenta hoje um perigo máximo e muito elevado de incêndio rural em algumas regiões, segundo o IPMA, que colocou as costas norte e sul e as regiões montanhosas sob aviso amarelo devido ao tempo quente.

    A Madeira vai continuar com zonas em perigo máximo e muito elevado de incêndio durante os próximos dias, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

  • Neste artigo pode ler o que de mais importante aconteceu no dia de ontem, onde o incêndio na Madeira voltou a estar em destaque.

    Madeira: sete mil hectares ardidos desde o início do incêndio. Bombeira hospitalizada por exaustão já teve alta

  • Mais de 60 concelhos em perigo máximo de incêndio

    Mais de 60 concelhos estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou oito distritos sob aviso amarelo.

    Em perigo máximo de incêndio estão mais de 60 concelhos dos distritos de Santarém, Faro, Vila Real, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança.

    A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Castelo Branco com 39 graus Celsius, seguida de Beja e Évora com 37, Portalegre 36 e Bragança 34.

    O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

    De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sábado.

    Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

    Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18:00 de quarta-feira.

    O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

    O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste, vento moderado a forte de norte no litoral e terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.

    As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus (em Braga) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 39 (em Castelo Branco).

  • Bom dia,

    O Observador começa aqui o acompanhamento ao minuto de mais um dia de perigo máximo de incêndio no país.

1 de 1