Atualizações em direto
  • Marcelo falou com Guterres e diz que é uma questão de "bom senso" que Israel "reconsidere" a posição que tomou

    Marcelo Rebelo de Sousa falou com António Guterres, ao final do dia de quarta-feira, e diz que é uma questão de “bom senso” que Israel “reconsidere” a posição que tomou nesse dia. Telavive classificou o secretário-geral da ONU como “persona non grata” e proibiu-o de entrar em Israel, considerando que não condenou os bombardeamentos iranianos ao território israelita.

    Em declarações aos jornalistas nesta quinta-feira, em Viseu, o Presidente da República disse que “se a ideia é construir a paz, num prazo curto, reconsiderar estas questões é uma questão de bom senso”.

  • Marcelo diz que Conselho de Estado serviu para presentes "abrirem novos horizontes" sobre a negociação do Orçamento

    Questionado sobre se aconselhou o PSD a fazer um acordo com o Chega para viabilizar o documento orçamental, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que o Conselho de Estado, que decorreu na segunda-feira, “serviu para os conselheiros aconselharem o Presidente e também para falarem entre si”, como habitual.

    Além disso, admitiu que o encontro “foi importante para a exposição e compreensão dos pontos de vistas e para, falando, as pessoas abrirem novos horizontes”. Mas ressalvou: “Os protagonistas é que decidem”, sem se querer pronunciar sobre medidas concretas, como a descida do IRC e do IRS Jovem.

  • "Até ao lavar das cestas é vindima". Presidente confiante na aprovação do Orçamento do Estado mesmo que só aconteça "no último minuto"

    O Presidente da República entende que o “problema do Orçamento do Estado (OE) é uma questão para ser resolvida amanhã, senão hoje mesmo”, mas alerta que a “experiência da velhice” lhe diz que há orçamentos que são “decididos no último minuto, que é no final de novembro”. Marcelo utilizou mesmo um ditado popular para se referir à expectativa que mantém: “Até ao lavar dos cestos é vindima.” O OE para 2025 será votado a 28 de novembro.

    “A minha convicção é a de que haverá OE e que isso é bom para a estabilidade e para a forma como se olha de fora para Portugal. É preciso esperar, a espera e a paciência são grandes virtudes”, acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas numa visita a uma escola em Viseu.

  • Bom dia, vamos acompanhar aqui toda a atualidade política em Portugal, em dia de debate quinzenal na Assembleia da República.

    Para ver ou rever tudo o que se passou na quarta-feira, pode aceder a este liveblog que agora arquivamos.

    Leitão Amaro responsabiliza governo anterior por crise com bombeiros sapadores

1 de 1