Momentos-chave
- Defesa de Israel informa que atualizou famílias de 239 reféns em Gaza e regista 40 pessoas desaparecidas
- Exército Israelita diz ter atacado alvos na Síria de onde partiram rockets que atingiram o país
- Casa Branca diz que reposição das comunicações em Gaza está a ser "fundamental"
- Embaixadora norte-americana condena motins dirigidos a judeus em aeroporto russo
- Mais mortes de crianças em Gaza em três semanas que o total anual em conflitos por todo o mundo desde 2019
- Blinken falou com ministro turco sobre ajuda a Gaza e medidas de prevenção para evitar que conflito alastre
- EUA e Israel comunicam diariamente e norte-americanos sublinham sempre a "distinção entre terroristas e civis inocentes"
- Diretora da Human Rights Watch destaca "sérias preocupações" sobre o ataque israelita em Gaza e os rockets lançados pelo Hamas
- Exército israelita ataca alvos do Hezbollah no Líbano depois de sofrer ataques aéreos a norte
- Forças de Segurança de Israel garantem que judeus em aeroporto russo estão seguros e que serão enviados para Moscovo
- Zelensky reage a "vídeos aterradores" de invasão a aeroporto russo onde aterrou voo proveniente de Telavive
- Biden e presidente do Egipto negoceiam o aumento do fluxo de ajuda a Gaza
- Israel diz que evacuação de Gaza é agora "urgente"
- Procurador do Tribunal Penal Internacional visitou fronteira com Gaza e garante investigação a alegados crimes de guerra
- O enviado de Israel na ONU apela ao boicote às Nações Unidas
- Israel convocou embaixador russo após visita de delegação do Hamas a Moscovo
- Aljazeera garante que ataques aéreos continuam a atingir zona próxima do hospital al-Quds
- Netanyahu fala com o Presidente dos EUA este domingo
- Diretor do hospital Al-Quds garante que não há razão para Israel atacar hospital
- EUA apelam a Israel para “distinguir” entre Hamas e civis palestinianos
- UE pede envio sem obstáculos de ajuda humanitária para Gaza
- OMS critica alegada ordem de evacuação de hospital na Faixa de Gaza
- Caças israelitas atingiram "centenas" de alvos e operações terrestres estão a ser expandidas
- "Os civis não têm sítio onde se abrigar", dizem os Médicos Sem Fronteiras
- Número de mortos em Gaza ultrapassa os 8.000, segundo dados do Hamas
- Exército israelita lança ataques perto do maior hospital de Gaza
- Netanyahu pede desculpa por "tweet" controverso
- Milhares de pessoas invadiram armazéns da ONU em Gaza para levar alimentos e artigos de sobrevivência
Histórico de atualizações
-
Bom dia,
Vamos encerrar por aqui este liveblog, que acompanhou os últimos desenvolvimentos sobre o conflito entre Israel e o Hamas, num dia marcado pelo renovado aviso para que a população palestiniana se desloque para o sul do país.
Pode continuar a acompanhar-nos nesta nova ligação.
Mais de 420 crianças são mortas ou feridas em Gaza todos os dias, segundo a UNICEF
-
Tailândia critica embaixador de Israel na ONU por exibir vídeo de cidadão tailandês a ser decapitado
A Tailândia criticou este domingo o embaixador de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan, por ter exibido na Assembleia Geral da ONU um vídeo que mostrava um terrorista do Hamas a tentar decapitar um cidadão tailandês durante o ataque de 7 de outubro.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros tailandês declarou em comunicado que “desaprova a exibição deste tipo de imagens, que não respeitam nem têm em devida conta o falecido e a sua família” e condena o “assassinato de civis inocentes, independentemente da nacionalidade, por qualquer grupo e por qualquer motivo”.
-
Defesa de Israel informa que atualizou famílias de 239 reféns em Gaza e regista 40 pessoas desaparecidas
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, citado pelo Haaretz, diz que atualizou as famílias de 239 reféns levados para Gaza.
Este domingo, revelou ainda que 40 pessoas continuam desaparecidas.
-
Exército Israelita diz ter atacado alvos na Síria de onde partiram rockets que atingiram o país
As Forças de Defesa de Israel garantiram este domingo à noite ter atacado alvos na Síria a partir dos quais foram lançados foguetes contra Israel.
Dez rockets foram disparados contra o norte de Israel, avançou ao longo do dia o jornal israelita Haaretz, que cita agora fonte oficial do exército sobre a resposta aos ataques contra a Síria.
As forças israelitas já tinham disparado contra o Líbano em resposta aos ataques aéreos que atingiram o seu território.
-
Casa Branca diz que reposição das comunicações em Gaza está a ser "fundamental"
A administração de Biden utilizou a rede social X, antigo Twitter, para destacar que “os trabalhadores humanitários, os civis e os jornalistas precisam de poder comunicar uns com os outros e com o resto do mundo”, enquanto o conflito israelo-palestiniano decorre.
Por isso, garante, “o restabelecimento das comunicações em Gaza foi fundamental“, escreveu no post, garantindo que a administração Biden “preocupou-se com esta questão, trabalhou nela e congratula-se com o seu restabelecimento”.
The restoration of communications in Gaza was critical.
Aid workers, civilians, and journalists need to be able to communicate to each other and the rest of the world. Our Administration cared about this, worked on it, and are glad to see it restored.
— The White House 46 Archived (@WhiteHouse46) October 29, 2023
-
Embaixadora norte-americana condena motins dirigidos a judeus em aeroporto russo
A enviada especial dos EUA para o combate ao antissemitismo, Deborah Lipstadt, condenou, este domingo, os tumultos contra judeus e israelitas num aeroporto russo, apelando às autoridades russas para “garantirem a sua segurança”.
We condemn the violent protests that have been reported in Russia threatening Israelis and Jews. We call on Russian authorities to ensure their safety. The U.S. stands with Israel and the entire Jewish community as we see a surge in antisemitism throughout the world. There is no…
— Special Envoy to Monitor and Combat Antisemitism (@StateSEAS) October 29, 2023
No X, antigo Twitter, escreveu que os EUA estão ao lado de Israel e de toda a comunidade judaica perante o “aumento do antisemitismo em todo o mundo” e assegurou que “não há desculpa para atacar judeus ou para a incitação antissemita em qualquer lugar”.
-
Governo israelita acusa Hamas de “manipulação psicológica” sobre reféns
Ministro da Defesa israelita apontou a instrumentalização que o grupo terrorista faz das pessoas que tem capturadas na Faixa de Gaza. Segundo Yoav Gallant, o Hamas “percebe a dor e pressão que causa”.
Governo israelita acusa Hamas de “manipulação psicológica” sobre reféns
-
Cerca de 35 mil manifestantes em Madrid apelam a um cessar-fogo na Faixa de Gaza
Foi uma das maiores manifestações pró-palestinianas em Espanha desde o reacender do conflito, a 7 de outubro. “Liberdade para a Palestina”, gritou-se na capital espanhola.
Cerca de 35 mil manifestantes em Madrid apelam a um cessar-fogo na Faixa de Gaza
-
Mais mortes de crianças em Gaza em três semanas que o total anual em conflitos por todo o mundo desde 2019
De acordo com a ONG Save the Children, as 3.195 crianças mortas em Gaza em apenas três semanas ultrapassam o número anual de crianças mortas em todas as zonas de conflito do mundo desde 2019.3,195 children killed in #Gaza in just three weeks has surpassed the annual number of children killed across the world's conflict zones since 2019. We are calling for an immediate ceasefire. pic.twitter.com/vrEQ846tPB
— Save the Children International (@save_children) October 29, 2023
“Apelamos a um cessar-fogo imediato”, escreve a organização no X, antigo Twitter, onde partilha esta informação.
-
Blinken falou com ministro turco sobre ajuda a Gaza e medidas de prevenção para evitar que conflito alastre
O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, falou este domingo com o ministro dos Negócios Estrangeiros turco sobre a ajuda a Gaza e a prevenção de um conflito regional mais alargado.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, foi citado pelo Haaretz: “O secretário partilhou o anúncio do Presidente Biden de que os Estados Unidos fornecerão 100 milhões de dólares em assistência humanitária ao povo palestiniano em Gaza e na Cisjordânia. Os dois também discutiram o progresso da adesão da Suécia à NATO.”
-
EUA e Israel comunicam diariamente e norte-americanos sublinham sempre a "distinção entre terroristas e civis inocentes"
O conselheiro para a segurança nacional, Jake Sullivan, afirmou este domingo, em entrevista à CBS News, que os EUA têm pressionado Israel a distinguir entre o Hamas e os civis palestinianos.
Enquanto cresce a pressão para proteger os civis em Gaza, o representante da Casa Branca afirmou que as conversas com Israel “acontecem várias vezes ao dia” e envolvem Joe Biden, Antony Blinken e Lloyd Austin.
“Conversamos como amigos sobre as questões difíceis de que falei anteriormente — sobre questões relacionadas com a ajuda humanitária, sobre a distinção entre terroristas e civis inocentes, sobre a forma como Israel está a pensar na sua operação militar”, revelou Sullivan numa entrevista ao programa “Face the Nation” da estação televisiva norte-americana.
“Falamos com franqueza, falamos diretamente, partilhamos os nossos pontos de vista de uma forma clara e continuaremos a fazê-lo”, garantiu o conselheiro da administração Biden.
Sullivan, em resposta a uma questão sobre qual era a perceção de Israel em relação ao que era o sucesso na invasão de Gaza, afirmou que os representantes israelitas revelaram, em termos gerais, que pretendem “garantir que o Hamas nunca mais possa ameaçar Israel da forma como ameaçou anteriormente” e que é esse “o seu principal objetivo estratégico neste conflito”.
O conselheiro norte-americano alertou ainda que qualquer “pausa humanitária” nos combates entre Israel e o Hamas para retirar os reféns de Gaza pode acabar a beneficiar o grupo terrorista.
-
Diretora da Human Rights Watch destaca "sérias preocupações" sobre o ataque israelita em Gaza e os rockets lançados pelo Hamas
Tirana Hassan, diretora executiva da Human Rights Watch, afirmou este domingo que “a ofensiva alargada terrestre de Israel em Gaza, após semanas de bombardeamentos que reduziram a escombros grande parte dos bairros, suscita sérias preocupações quanto à segurança de todos os civis”.
“Milhares de crianças e outros civis já foram mortos”, destacou Hassan, sem esquecer que os grupos armados palestinianos continuam a lançar rockets indiscriminadamente contra as comunidades israelitas.
“Todos os civis, incluindo os muitos que não podem ou não querem deixar as suas casas no norte de Gaza, mantêm a sua proteção ao abrigo das leis da guerra contra ataques deliberados, indiscriminados ou desproporcionados”, alerta a representante da ONG.
-
Exército israelita ataca alvos do Hezbollah no Líbano depois de sofrer ataques aéreos a norte
As Forças de Segurança de Israel atacaram alvos do Hezbollah no Líbano em resposta ao lançamento de rockets em direção ao norte de Israel.
O porta-voz do exército israelita afirmou este domingo que entre os alvos atacados se encontravam infraestruturas terroristas e militares e garante que os ataques aéreos são resposta ao lançamento de rockets em direção ao território israelita, noticia o Hareetz.
-
Forças de Segurança de Israel garantem que judeus em aeroporto russo estão seguros e que serão enviados para Moscovo
O Haaretz avança que uma fonte da segurança israelita informou que alguns israelitas e judeus que chegaram este domingo ao aeroporto invadido no Daguestão estão protegidos nas instalações do local.
A fonte não identificada pelo jornal israelita acrescentou que o país está a realizar esforços para retirar estas pessoas da zona do aeroporto de Makhachkala, onde chegaram num avião proveniente de Telavive, e a garantir que embarcam num voo com destino a Moscovo assim que as condições o permitam.
-
Zelensky reage a "vídeos aterradores" de invasão a aeroporto russo onde aterrou voo proveniente de Telavive
Volodomyr Zelensky já reagiu aos “vídeos aterradores de Makhachkala, na Rússia, onde uma multidão enfurecida invadiu o aeroporto à procura de cidadãos israelitas no voo de Telavive”.O presidente ucraniano garante que o incidente não é isolado, “mas sim parte da cultura russa generalizada de ódio contra outras nações, que é propagada pela televisão estatal, por especialistas e pelas autoridades”.Appalling videos from Makhachkala, Russia, where an angry mob broke into the airport searching for Israeli citizens on the flight from Tel-Aviv.
This is not an isolated incident in Makhachkala, but rather part of Russia’s widespread culture of hatred toward other nations, which…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 29, 2023
Zelensky considera que “o antissemitismo russo e o ódio contra outras nações são sistémicos e estão profundamente enraizados”.
Meios de comunicação social russos noticiaram esta tarde manifestações generalizadas no aeroporto de Makhachkala, no Daguestão, um território russo semi-autónomo de maioria muçulmana, depois de um avião com origem em Telavive da companhia russa Red Wings ter aterrado no local.
O Haaretz partilhou no X, antigo Twitter, imagens da uma multidão enfurecida à procura das pessoas que estavam a bordo do voo proveniente de Israel. Entoavam gritos antissemitas enquanto invadiram várias zonas das pistas de aterragem.
Footage shows an angry mob in Dagestan, a semi-autonomous Russian territory with a Muslim majority, searching for those who were aboard a flight arriving from Israel as protesters chant antisemitic sloganshttps://t.co/9pBgM5hhKQ
— Haaretz.com (@haaretzcom) October 29, 2023
Segundo o jornal israelita, a autoridade russa da aviação civil já declarou que o aeroporto está temporariamente encerrado devido à presença de “invasores” nas pistas.
Vídeo nas redes sociais mostram centenas de pessoas no interior do aeroporto com bandeiras e símbolos palestinianos.
זהו, ההמונים בדגסטאן (חלק מפדרציה רוסית) השתלטו על שדה התעופה ועתה הם מחפשים שם יהודים. כנראה שיש ציפיה שהם יהיו עם קרניים וזנב.
זה מה שחוללו סרטוני השחיטה של מחבלי החמאס בדרום, וגם ההסתה האנטי-ישראלית בתקשורת הרוסית.
רוסיה הופכת למסוכנת ליהודים ולישראלים. pic.twitter.com/tV12Qc9CuX— Ksenia Svetlova كسنيا سفطلوفا (@KseniaSvetlova) October 29, 2023
-
Biden e presidente do Egipto negoceiam o aumento do fluxo de ajuda a Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente do Egipto, Abdel Fattah Al-Sissi, comprometeram-se este domingo a “acelerar e aumentar significativamente o fluxo de assistência para Gaza a partir de hoje e de forma contínua”, informou hoje a Casa Branca em comunicado.
Os dois líderes discutiram também “a importância de proteger as vidas dos civis e “o respeito pelo direito internacional”. Deixaram ainda a garantia de que “os palestinianos em Gaza não sejam deslocados para o Egipto ou qualquer outra nação”.
-
Israel diz que evacuação de Gaza é agora "urgente"
O exército israelita afirmou este domingo que o seu apelo aos palestinianos da Faixa de Gaza para evacuarem para sul é agora “urgente”.
“Nas últimas duas semanas, temos vindo a apelar aos residentes do norte da Faixa de Gaza e da Cidade de Gaza para que se desloquem temporariamente para sul. A deslocação para sul é para a sua segurança pessoal”, afirmou o porta-voz principal, Daniel Hagari, citado pela Aljazeera.
“Hoje, sublinhamos que se trata de um apelo urgente”, acrescentou numa conferência de imprensa transmitida este domingo.
-
Procurador do Tribunal Penal Internacional visitou fronteira com Gaza e garante investigação a alegados crimes de guerra
O procurador do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan, visitou este domingo o posto de Rafah, na fronteira entre o Egipto e a Faixa de Gaza.
A visita decorre no meio de acusações de que tanto Israel como o Hamas estão a violar o direito internacional durante a guerra em curso. “Temos investigações ativas em curso sobre os crimes alegadamente cometidos em Israel no dia 7 de outubro e também em relação a Gaza e à Cisjordânia. A nossa jurisdição remonta a 2014”, declarou o procurador, citado pelo Haaretz.
Lamentando a tragédia que decorre na Faixa de Gaza, Karim Khan afirmou que tem esperança de conseguir “entrar em Gaza e também em Israel para executar esta missão específica”.
-
O enviado de Israel na ONU apela ao boicote às Nações Unidas
O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, apelou à comunidade internacional para que deixe de financiar as Nações Unidas, dias depois de a Assembleia Geral da ONU ter aprovado uma resolução não vinculativa a apelar um cessar-fogo imediato, mas sem condenar o Hamas.
“Todos os países honestos deveriam retirar o financiamento à ONU. Até que a parcialidade e o antissemitismo acabem, não podemos continuar a agir como habitualmente”, afirmou em entrevista à Fox News este domingo.
“É incompreensível”, disse Erdan sobre a recente resolução, afirmando que ela mostra que a ONU “perdeu completamente a sua legitimidade e relevância”.
-
Rússia. Manifestantes anti-Israel invadem aeroporto em Makhachkala e esperam por passageiros de voo de Telavive
Diversos meios de comunicação russos dão conta de que estão a acontecer diversas manifestações anti-Israel junto ao aeroporto de Uytash, na cidade de Makhachkala, na região russa de Daguestão, motivadas pela chegada de um avião de Telavive.
Além de os residentes terem saído à rua para protestar contra a violência na Faixa de Gaza, centenas de manifestantes entraram pelo aeroporto, à procura dos passageiros que chegaram da capital israelita.
Os vídeos mostram uma “multidão enfurecida”, tendo sido usado slogans anti-semitas. Além disso, os manifestantes estarão também a “verificar” os carros que saem da zona. A polícia já está no local.
https://twitter.com/2023_observer/status/1718686305402458336?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1718686305402458336%7Ctwgr%5Ef89544904cab95967cff564f05130cdb26a4669a%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2Fliveblog-partial-admin%2F
https://twitter.com/Buggy__Bugler/status/1718687553463681315?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1718687553463681315%7Ctwgr%5Ef89544904cab95967cff564f05130cdb26a4669a%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2Fliveblog-partial-admin%2F