Conflito Israelo-palestiniano
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ordena à população que se mantenha em casa

As forças armadas de Israel tomaram a medida de segurança na sequência dos ataques que se seguiram à morte de um comandante do grupo extremista palestiniano.
Hamas

Hamas declara-se preparado para eleições

O movimento islâmico Hamas disse estar preparado para eleições. Os palestinianos escolheram os seus representantes legislativos pela última vez em 2006.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. O que significa a ameaça de Netanyahu? /premium

137
O primeiro-ministro israelita promete anexar o Vale do Jordão caso ganhe as eleições desta terça-feira. Porque é que o território é tão importante e qual o impacto no processo de paz com a Palestina?
Benjamin Netanyahu

Netanyahu vai anexar Cisjordânia se for reeleito

O primeiro-ministro foi retirado de uma ação de campanha devido a alerta de ataque aéreo, após declarações sobre a anexação da Cisjordânia.
Estados Unidos da América

EUA. Enviado especial no Médio Oriente demite-se

O enviado especial do Presidente norte-americano para o Médio Oriente Jason Greenblatt esteve envolvido no plano de paz para acabar com décadas de conflito entre israelitas e palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Palestiniano morto durante protesto

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza informou que um palestiniano foi morto hoje por tiros israelitas durante um protesto na fronteira do território com Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Embaixador dos EUA reabre polémica sobre Israel

105
Numa entrevista ao "The New York Times", o embaixador em Israel David Friedman defendeu que "em certas circunstâncias, Israel tem o direito de conservar uma parte, não toda, da Cisjordânia".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel reabre pontos de passagem com Gaza

Israel reabriu os pontos de passagem com a Faixa de Gaza, uma semana depois de terem sido encerrados devido à escalada de violência, anunciou um porta-voz do Ministério da Defesa.
Conflito Israelo-palestiniano

25 palestinianos mortos em dois dias de confronto

Na sequência da escalada de violência no fim de semana, o número oficial de vítimas mortais do lado palestiniano é 25 e em Israel registaram-se quatro mortos e cerca de 200 feridos.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestinianos aceitam cessar-fogo com Israel

No confronto que foi considerado o de maior escalada de violência desde 2014, os líderes palestinianos em Gaza acordaram cessar-fogo com Israel. Donald Trump anunciou todo o seu apoio a Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

EUA: Israel "tem todo o direito de se defender"

Secretário de Estado dos EUA classificou de "muito séria" nova escalada de violência, em que morreram, até agora, três civis israelitas e nove palestinianos, entre os quais um bebé de 14 meses.
Conflito Israelo-palestiniano

PM israelita ordena continuação de ataques em Gaza

249
As milícias palestinianas lançaram cerca de 450 foguetes contra Israel, que respondeu com bombardeamentos sobre 220 objetivos militares das milícias palestinianas.
Conflito Israelo-palestiniano

Cerca de 50 foguetes lançados de Gaza para Israel

709
Ainda não foi anunciado se o ataque palestiniano fez vítimas mas a força aérea israelita ripostou com um ataque a duas rampas de lançamento de foguetes.
Conflito Israelo-palestiniano

Dois mortos nas manifestações na fronteira de Gaza

Subiu para dois o número de mortos nas manifestações na fronteira entre Gaza e Israel. De acordo com fontes palestinianas, entre as vítimas está um menor atingido pelos disparos do exército israelita
Conflito Israelo-palestiniano

33 palestinianos feridos durante protestos

246
Autoridades palestinianas dizem que ferimentos foram causados por tiros israelitas. 30.000 palestinianos estarão concentrados ao longo da cerca que separa o território israelita de Gaza.
Israel

Hamas anuncia cessar-fogo com Israel

O movimento islâmico Hamas anunciou um cessar-fogo entre os grupos armados palestinianos da Faixa de Gaza e Israel, mediado pelo Egito, após um novo pico de tensão em torno da Palestina.
Festival Eurovisão da Canção

Onde se foi meter Conan Osiris…

345
O que não é claro do movimento que apela ao boicote é se defende o fim da ocupação e dos colonatos ou o fim do Estado de Israel. Se podemos concordar quanto ao primeiro, não podemos tolerar o segundo.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ordena encerramento de edifício muçulmano 

Um tribunal israelita ordenou o encerramento de um edifício na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, centro das tensões entre as autoridades israelitas e a Waqf.
Faixa de Gaza

Hamas quer Israel punido por "crimes de guerra"

Um relatório divulgado esta quinta-feira pela ONU, referiu que a resposta israelita a manifestações na parte palestiniana em 2018 "pode constituir crimes de guerra ou crimes contra a humanidade".
Conflito Israelo-palestiniano

Líder do Hezbollah é rosto de campanha em Israel

O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, invadiu a cidade israelita de Telavive como rosto de uma campanha publicitária de reciclagem. O painel está colocado sobre a autoestrada Telavive Ayalon.
Hamas

Hamas detém 45 palestinianos

113
O Hamas deteve 45 palestinianos por colaboração com Israel. O governo do Hamas mostrou um vídeo de alguns dos detidos a confessarem que tinham colaborado com o Serviço de Segurança Interna israelita.
Israel

Austrália reconhece Jerusalém como capital

205
O primeiro-ministro afirmou que Camberra decidiu reconhecer formalmente o oeste de Jerusalém como a capital de Israel, mas que não vai mudar a embaixada até que haja um acordo de paz com a Palestina.
Israel

Israel quer "legalizar" casas na Cisjordânia

Benjamin Netanyahu pretende "legalizar" milhares de casas de colonos localizadas na Cisjordânia e sem autorização. Decisão horas depois de ataque que matou dois soldados israelitas
Conflito Israelo-palestiniano

Airbnb deixa territórios ocupados por Israel

Depois de várias críticas, a empresa de alojamento local Airbnb irá retirar as mais de 200 ofertas disponíveis nos territórios israelitas atualmente ocupados. O anúncio foi feito esta segunda-feira.
Israel

Netanyahu consegue evitar colapso do seu governo

Benjamin Netanyahu convenceu dois dos seus ministros a voltar atrás com os pedidos de demissão e evitou o desmembramento do governo israelita e a marcação de eleições antecipadas.
Israel

Ministro da Defesa de Israel demite-se

O Ministro da Defesa de Israel anunciou, numa conferência de imprensa de última hora, a sua demissão do cargo. Na base da decisão está a discordância em relação ao cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Hamas

Hamas vai manter ataques junto a Gaza

211
O braço armado do Hamas alertou que vai manter os disparos de lança-foguetes contra as cidades israelitas de Ashdod e Beersheba. O Exército de Israel indicou que foram lançados mais de 400 projéteis
Conflito Israelo-palestiniano

Jihad Islâmica anuncia trégua imediata com Israel

O grupo radical palestiniano Jihad Islâmica anunciou este sábado uma trégua imediata de disparos de foguetes a partir da Faixa de Gaza para Israel depois de uma "mediação egípcia".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ataca Faixa de Gaza

O exército israelita atacou este sábado a Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de trinta 'rockets' palestinianos contra o seu território.
Human Rights Watch

Human Rights Watch denuncia torturas do Hamas 

A organização não-governamental Human Rights Watch denunciou os mecanismos de repressão da Autoridade Nacional Palestiniana e do Hamas contra a população e de Gaza e da Cisjordânia.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel adia demolição de aldeia palestiniana

A demolição foi adiada para dar oportunidade para negociações com os moradores, mas o primeiro-ministro adianta que a demolição da aldeia palestiniana de Khan al-Ahmar vai avançar.
Israel

Entradas de Gaza reabertas 4 dias depois de ataque

As entradas de Gaza, para pessoas e bens, tinham sido encerradas em resposta a um disparo de morteiro disparado de Gaza que terá atingido uma habitação no sul de Israel e provocado quatro feridos.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina critica medida "anti-paz" tomada por EUA

109
O enviado da Organização de Libertação da Palestina a Washington, defendeu que o cancelamento de mais de 200 milhões de dólares de ajuda aos palestinianos é uma medida "anti-paz".
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Mulher grávida e filha de 18 meses mortas

Uma mulher palestiniana, que estava grávida, e a sua filha de 18 meses foram mortas durante um ataque aéreo israelita na noite de quarta-feira na Faixa de Gaza.
Israel

Milhares protestam contra lei de governo israelita

104
O Governo israelita aprovou uma lei que proclama Jerusalém como capital do país e Israel como "Estado-nação do povo judeu". Uma grande manifestação juntou milhares em protesto.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel bloqueia fornecimento de combustível a Gaza

Israel bloqueou o fornecimento de combustível e de gás para a Faixa de Gaza, em resposta aos engenhos incendiários lançados para território israelita.
Jerusalém

Polícia israelita fecha acessos a mesquita 

A polícia israelita fechou os acessos à zona da Esplanada das Mesquitas após confortos entres palestinianos e forças da ordem israelitas ocorridos depois da tradicional oração das sextas-feiras.
Cessar-fogo

Israel e Hamas acordam um cessar-fogo

Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo, após a escalada de violência de sexta-feira, que provocou cinco mortos, anunciou um porta-voz do grupo islamita,
Israel

Quatro palestinianos morrem em ataque israelita

A investida desta sexta-feira surge depois de vários meses de tensão junto aos gradeamentos que separam Gaza de Israel. Telavive acusa o Hamas de estar por detrás dos protestos que levaram ao ataque.
Hamas

Israel dá sinais de aceitar cessar-fogo

Exército israelita suspendeu as restrições que tinha imposto ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza, num sinal de que aceitou o cessar-fogo mediado pelo Egito.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza: Hamas anuncia ter chegado a trégua

O Hamas diz ter chegado a uma trégua para pôr fim aos ataques de Israel sobre a faixa de Gaza. Um acordo que terá sido conseguido com a mediação do Egito.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu ameaça aumentar ataques contra Gaza

O primeiro-ministro israelita ameaçou "aumentar, se necessário, a intensidade dos ataques" contra o Hamas na Faixa de Gaza. Dois adolescentes palestinianos nos bombardeamentos de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Quatro mortos e 618 feridos em protestos em Gaza

Espera-se que o número de vítimas nos protestos desta sexta-feira atinja números semelhantes aos de 14 de maio, em que 60 palestinianos morreram. Uma das vítimas mortais é um jovem de 15 anos.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestiniano morto a tiro por soldado israelita

Um palestiniano de 21 anos, Izzideen Tamimi, foi morto perto de Ramallah, na Cisjordânia, por soldados israelitas, depois de ter lançado pedras contra os militares.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. ONU apela a proteção de equipas médicas

Responsáveis de várias agências da ONU como a Organização Mundial da Saúde revelam preocupação pela morte de Razan al-Najjar, paramédica de 21 anos baleada pelas forças de segurança israelitas.
Faixa de Gaza

Israel não confirma cessar-fogo que Hamas anunciou

O ministro dos Serviços Secretos de Israel escusou-se a confirmar o cessar-fogo anunciado pelo movimento islâmico Hamas e prometeu cobrar os disparos contra o território israelita na terça-feira.
Conflito Israelo-palestiniano

Governo condena ataque de morteiros contra Israel

122
O Governo português condenou com veemência o lançamento de morteiros desde Gaza para território israelita, considerando que "atos de violência contra civis são sempre absolutamente injustificáveis".
Conflito Israelo-palestiniano

Um memorial invulgar pelas vítimas da Palestina

246
São 4.500 pares de sapatos e cada um representa uma vida perdida no conflito entre Israel e a Palestina. Expostos em Bruxelas, são uma forma de pressão para que a Europa proteja os palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU critica resposta "desproporcionada" de Israel

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos classificou esta sexta-feira como "totalmente desproporcionada" a resposta de Israel às manifestações palestinianas de segunda-feira.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. Tiago Rodrigues adere a boicote cultural

203
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, cancelou a sua participação num festival em Jerusalém, em junho, e decidiu aderir ao boicote cultural a Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel lança ataque aéreo a bases do Hamas em Gaza

De acordo com a comunicação social palestiniana, Israel terá lançado um ataque aéreo sobre várias bases do Hamas, depois de um dia de várias picardias, que envolveu tiros e ataques com um tanque.
Conflito Israelo-palestiniano

O mito fundador que é a desgraça dos palestinianos /premium

3092
É fácil e popular culpar Israel por todos os massacres. Mais difícil é perceber que nunca haverá paz enquanto os palestinianos forem reféns de uma cultura de vitimização mitificada na sua “catástrofe”
Faixa de Gaza

ONU responsabiliza Israel e Hamas por "tragédia" 

As Nações Unidas consideram que Israel e o movimento palestiniano Hamas são os responsáveis pela "tragédia sem justificação" de segunda-feira na Faixa de Gaza, na qual morreram 60 pessoas.
Diplomacia

Turquia pede que embaixador israelita deixe o país

Pedido de abandono temporário surge como protesto pelos acontecimentos de segunda-feira na faixa de Gaza, que provocaram a morte de dezenas de palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

Mais um dia sangrento num conflito sem fim /premium

190
Dia de grande simbolismo com a mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém foi também um dia de grande violência, com 55 mortos e mais de 2.400 feridos em Gaza. Terça-feira há mais protestos.
Conflito Israelo-palestiniano

Protesto em Lisboa contra agressão a palestinianos

381
Manifestação contra a repressão pelo israelitas dos protestos de palestinianos na Faixa de Gaza juntou 300 pessoas em Lisboa. "Liberdade para a Palestina, Paz no Médio Oriente", lia-se num cartaz.
África do sul

África do Sul retira embaixador em Israel

381
A África do Sul retirou o seu embaixador de Israel na sequência dos protestos que mataram dezenas de pessoas na Faixa de Gaza e que o presidente sul-africano condenou em "termos mais enérgicos".
Conflito Israelo-palestiniano

Portugal vê "com grande alarme" violência em Gaza

Portugal lamentou as dezenas de mortos e centenas de feridos na faixa de Gaza e apelou à contenção das partes envolvidas. Governo vê ainda "com grande alarme" a escalada da violência em Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Como israelistas e palestinianos reagem no Twitter

No Twitter, as forças armadas de Israel acusam o movimento Hamas de "coagir os habitantes de Gaza a pôr a vida em risco". Já o movimento Hamas opta por encorajar o povo palestianiano.
Conflito Israelo-palestiniano

As fotos dos confrontos violentos em Israel

471
Enquanto se inaugura a embaixada dos EUA em Jerusalém, 41 pessoas morreram e centenas ficaram feridas nos conflitos na faixa de Gaza. As imagens mostram os confrontos junto à fronteira.
Recep Tayyip Erdogan

EUA perderam papel de mediador no Médio Oriente

Com a decisão de Trump de transferir a embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém, Erdogan afirma que os EUA "escolheram ser parte do problema e perderam o papel de mediador no processo de paz".
Conflito Israelo-palestiniano

Confrontos fazem 60 mortos e 2.771 feridos

725
Pelo menos 60 pessoas morreram em confrontos entre palestinianos e israelitas na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que se fala de acordos de paz na embaixada dos EUA em Jerusalém.
Faixa de Gaza

Um morto e 45 feridos na Faixa de Gaza

Cerca de 167 pessoas foram assistidas pelas equipas médicas. A vítima mortal foi atingida a tiro em Khan Yunis, sul do território. Outras 45 ficaram feridas.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. Jovens devem ficar longe da fronteira

O presidente palestiniano pediu esta segunda-feira que as crianças e jovens fossem retirados da zona de conflitos. Desde que começaram os protestos a 30 de março, já morreram pelo menos 48 pessoas.
Conflito Israelo-palestiniano

União Europeia pede pacificação em Gaza

O pedido foi dirigido às autoridades de Israel e da Faixa de Gaza e acontece depois de três palestinianos terem sido mortos no domingo quando tentavam entrar em território israelita.
Conflito Israelo-palestiniano

Três mortos e mais de 600 feridos em confrontos

Palestinianos protestavam pelo direito ao regresso às suas casas de acordo com o mapa anterior à fundação do Estado de Israel. Oito médicos e três jornalistas ficaram feridos.
Médio Oriente

Quatro palestinianos mortos em Gaza

Entre as vítimas mortais está um jovem de 15 anos. Sobem assim para 32 o número de palestinianos mortos pelas tropas de Israel durante os protestos que ocorrem desde o final de março.
Médio Oriente

Dois palestinianos mortos em protestos em Gaza

Um dos homens foi atingido a tiro no norte do enclave palestiniano. Manifestantes protestam contra o bloqueio que Israel impõe há mais de 10 anos à faixa de Gaza, dirigida pelo Hamas.
Israel

Israel. Ministro da Defesa mantém resposta em Gaza

O ministro da Defesa israelita disse que os militares não vão alterar a resposta aos protestos na faixa de Gaza e avisou que quem se aproximar da fronteira israelita põe em risco a sua vida.
Arábia Saudita

"Todos têm direito de viver" de forma pacífica 

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita disse que "palestinianos e israelitas têm o direito de ter a sua própria terra" e que não tem nenhuma "objeção" em relação à existência de um Estado de Israel.
Faixa de Gaza

Número de palestinianos mortos sobe para 17

Morreu mais um palestiniano vítima dos disparos que aconteceram durante os protestos na sexta-feira, na Faixa de Gaza. Faris al-Raqib, de 29 anos, foi atingido no estômago.
Faixa de Gaza

Vídeo. Jovem baleado na Faixa de Gaza

378
Um vídeo mostra um jovem palestiniano a ser atingido mortalmente durante os protestos na Faixa de Gaza, na sexta-feira. O exército israelita diz que os vídeos são "fabricados" e "editados".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel rejeita investigação a incidentes em Gaza

171
Israel rejeitou os apelos internacionais para uma investigação independente após a morte de 16 palestinianos durante confrontos com o exército israelita junto a fronteira entre Gaza e o Estado hebreu.
Conflito Israelo-palestiniano

EUA bloquearam declaração da ONU sobre Gaza

Os Estados Unidos bloquearam um projeto de declaração do Conselho de Segurança da ONU que apelava à moderação e pedia uma investigação sobre os confrontos na Faixa de Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Teremos sempre Israel?

484
Depois do voto na AR sobre a Catalunha como vai agir o parlamento perante a crise em Gaza? O "realejo de disparates" vai continuar a ser dirigido pelo activismo de votos de pesar do BE e do PCP?
Conflito Israelo-palestiniano

Turquia acusa Israel de ataque desumano

115
O Presidente turco acusou este sábado Israel de ter cometido um "ataque desumano", numa referência aos confrontos na sexta-feira entre o exército israelita e manifestantes palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

Exército israelita fere 13 pessoas em Gaza

Um dia depois dos confrontos na Faixa de Gaza, que resultaram na morte de pelo menos 16 pessoas, há registo de que o exército de Israel feriu outras 13 pessoas. Sábado é dia de luto nacional.
Conflito Israelo-palestiniano

UE pede investigação independente a mortes em Gaza

A chefe da diplomacia europeia pediu uma "investigação independente" sobre o uso de munições reais pelo exército de Israel na fronteira com Gaza durante confrontos que fizeram pelo menos 16 mortos.
Nações Unidas

Guterres pede "investigação" a confrontos em Gaza

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou-se "profundamente preocupado" com os confrontos na Faixa de Gaza e pediu "uma investigação independente e transparente a estes incidentes."
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina lamenta que ONU não condene "massacre"

121
O embaixador da Palestina na ONU, Riyad Mansour, manifestou-se dececionado com o facto de o Conselho de Segurança não ter condenado o que chamou de "massacre hediondo" de manifestantes em Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza: ONU receia que situação "se deteriore"

As Nações Unidas receiam que a situação em Gaza "se deteriore nos próximos dias". Confrontos entre palestinianos e soldados israelitas já fizeram 15 mortos e mais de 1000 feridos.
Médio Oriente

Gaza. Sobe para 12 número de mortos

171
Pelo menos mil pessoas estão feridas. Protesto foi convocado pelo Hamas para o Dia da Terra Palestina. Cerca de 17 mil pessoas protestam junto da fronteira com Israel
Conflito Israelo-palestiniano

Palestinianos assinalam "Dia da Terra" sob tensão

A população palestiniana assinala o "Dia da Terra", que evoca anualmente a morte de seis árabes desarmados por forças israelitas em 1976, e com Israel a advertir sobre o "direito de se defender".
Conflito Israelo-palestiniano

Ahed Tamimi "declarou-se culpada" por agressões

Ahed Tamimi, referência contra a ocupação dos territórios palestinianos por Israel, declarou-se culpada pela agressão a dois militares. O acordo de Tamimi com o MP terá de ser ratificado com tribunal.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas acusado de atentado contra primeiro-ministro

O Presidente palestiniano acusa o Hamas de um atentado à bomba que o primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah, sofreu durante uma visita à Faixa de Gaza.
Conflito Israelo-palestiniano

Explosão na Faixa de Gaza contra PM palestiniano

O cortejo de viaturas onde seguia Rami Hamdallah foi alvo de uma explosão ao entrar em Gaza. Há sete feridos ligeiros. Autoridade Palestiniana culpa Hamas.
Guatemala

Guatemala vai transferir embaixada para Jerusalém

Depois de Donald Trump ter decidido transferir a embaixada dos EUA para Telavive, o presidente da Guatemala, Jimmy Morales anunciou que o seu país vai fazer o mesmo.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel bombardeia posições do Hamas em Gaza

Israel bombardeou seis posições do Hamas em Gaza, depois de uma explosão na fronteira ter ferido quatro soldados israelitas, dois deles com gravidade, segundo fontes das partes envolvidas.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel e Hamas alertam para nova guerra em Gaza

O chefe do Estado-Maior israelita advertiu o Governo para a crescente possibilidade de uma nova guerra em Gaza contra o movimento radical islâmico palestiniano Hamas.
União Europeia

UE pede a Trump para não negociar sozinho

A chefe da diplomacia europeia pediu a Donald Trump para não negociar sozinho a paz entre israelitas e palestinianos. A UE anunciou um novo pacote de ajuda à Palestina.
Mundo

Israel critica discurso de Mahmoud Abbas

Líderes israelitas criticaram o presidente da Autoridade Palestiniana por um discurso numa reunião do Conselho Central da Organização da Libertação da Palestina contra Donald Trump e Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Abbas. Israel acabou com acordos de Oslo

Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, acusou Israel de ter acabado com os acordos de Oslo, assinados em 1993 entre o Governo israelita e o então líder da OLP, Yasser Arafat.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel destrói túnel na fronteira de Gaza

Um túnel com uma extensão de 1,5 quilómetros situado na fronteira da faixa de Gaza foi destruído por um bombardeamento israelita. Não há registo de vítimas.
Conflito Israelo-palestiniano

Manifestantes pedem a libertação de Ahed Tamimi

133
Uma centena de pessoas apeloupara a libertação da palestiniana Ahed Tamimi, uma das centenas de menores detidos em Israel, por se insurgirem contra "a ocupação" na Cisjordânia.
Israel

Netanyahu queria dar terra egípcia a palestinianos

Em 2014, Benjamin Netanyahu pediu a Obama que convencesse o Egito a dar parte do Sinai para o futuro Estado palestiniano. O primeiro-ministro israelita queria anexar a Israel boa parte da Cisjordânia.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. Países árabes querem Jerusalem capital

Os chefes da diplomacia de seis países árabes anunciaram uma iniciativa para convencer a comunidade internacional a reconhecer um Estado palestiniano com Jerusalém como capital.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel abre inquérito a morte de palestiniano

O Exército israelita anunciou a abertura de um inquérito sobre a morte de um palestiniano em cadeira de rodas abatido a tiro em Gaza durante os confrontos registados a 15 de dezembro de 2017.
Jerusalém

Os próximos países a mudar a embaixada em Israel

228
Depois dos EUA e da Guatemala, as Honduras podem ser o próximo país na lista. Governo israelita diz que está a negociar com dez países para que reconheçam Jerusalém como a capital de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu saúda decisão da Guatemala 

103
O primeiro-ministro israelita saudou hoje a decisão da Guatemala de transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém, como os Estados Unidos, e anteviu que outros países seguirão o exemplo.
Conflito Israelo-palestiniano

Papa pede paz em Jerusalém e em toda a terra santa

O papa Francisco apelou hoje à "paz para Jerusalém e para toda a Terra Santa" na sua tradicional mensagem de Natal na Praça de São Pedro, no Vaticano, antes da bênção 'urbi et orbi'.
Jerusalém

Israel agradece à Guatemala por mudar embaixada

278
O governo israelita agradeceu a "verdadeira amizade" que existe entre Israel e a Guatemala, depois de aquele país anunciar a intenção de transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina retira EUA das negociações de paz

A decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e de mudar para lá a embaixada dos EUA continua a ter repercussões. Abbas quer que UE assuma mediação do processo de paz.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Palestiniano morto por soldados israelitas

Um palestiniano foi morto a tiro por soldados israelitas na Faixa de Gaza. O homicídio foi durante manifestações de protesto contra o reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Jerusalém. EUA deixam aviso na ONU

870
"O presidente e os Estados Unidos levam este voto pessoalmente", disse Nikki Haley numa carta enviada aos membros da ONU antes do voto sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Estados Unidos da América

Jerusalém. EUA vetam resolução da ONU

Os EUA foram o único país a votar contra uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenava o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Projeto de resolução contra decisão de Trump 

Conselho de Segurança das Nações Unidas analisa projeto de resolução, proposto pelo Egito, que visa rejeitar decisão de Donald Trump,de reconhecer Jerusalém como capital oficial de Israel.
Hamas

Hamas reabre passagem entre Gaza e Egito

A passagem entre o Egito e a Faixa de Gaza, que está habitualmente fechada, abriu parcialmente por um período de quatro dias, anunciou o Ministério do Interior do movimento radical Hamas.
Jerusalém

Palestinianos em Lisboa apelam aos portugueses

965
Cerca de 50 palestinianos manifestaram-se em Lisboa. O grupo pediu solidariedade dos portugueses contra a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Jerusalém. ONU prepara projeto

A ONU está a preparar um projeto contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos Estados Unidos. O objetivo é mostrar o isolamento do norte-americanos no Conselho de Segurança.
Jerusalém

Acordo de Oslo já não está em vigor, diz Abbas

O presidente da Autoridade Palestiniana considera que os Acordos de Oslo deixaram de estar em vigor devido à posição dos EUA, que reconheceu Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Irão apoia intifada palestiniana contra Israel

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, apoia a "resistência" da Palestina "contra o inimigo (sionista) Israel". Região continua a viver clima de forte tensão.
Israel

Israel volta a bombardear Hamas em Gaza

O exército israelita voltou a bombardear posições do movimento Hamas na Faixa de Gaza. O ataque foi uma resposta ao lançamento de projéteis em direção a Israel pelas milícias palestinianas.
Jerusalém

Hezbollah mobiliza manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas responderam a um apelo do Hezbollah e concentraram-se no sul de Beirute em protesto contra a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestiniano esfaqueia israelita em Jerusalém

A decisão dos EUA de reconhecerem Jerusalém como capital de Israel tem levado a vários protestos desde quarta-feira. De Marrocos à Indonésia, este domingo registaram-se mais confrontos.
Emmanuel Macron

Macron recebe primeiro-ministro de Israel em Paris

O Presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu este domingo, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, num ambiente de tensão no Médio Oriente, após decisão americana de mudar a embaixada.
Jerusalém

Bombas israelitas fazem 14 feridos em Gaza

Catorze pessoas ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde palestiniano em Gaza. Responsáveis da segurança do enclave palestiniano disseram que foram atingidos alvos no norte do território.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas convocou para hoje início da Intifada

Hamas convocou para hoje o início de uma nova revolta contra Israel após decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Forças de segurança mobilizadas para responder.
Jerusalém

Parlamento condena decisão de Trump

398
O documento foi aprovado por PSD, PS, PCP, BE, PEV, PAN e teve também votos a favor do CDS-PP, mas a bancada centrista dividiu-se, com cinco deputados a absterem-se e dois a votarem contra.
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. Erdogan critica decisão de Trump

Erdogan diz que não compreende por que razão Donald Trump trouxe o assunto de Jerusalém outra vez para a ordem do dia. acrescentando que é "lançar a região para um círculo de fogo".
Médio Oriente

Jerusalém

704
A decisão de Trump sobre Jerusalém rompe com a hipocrisia vigente quando se fala do Médio Oriente, que tudo na aparência igualiza para na verdade sistematicamente condenar Israel desde o princípio.
Presidente Trump

Jerusalém: Conselho da ONU vai reunir 

Donald Trump considerou, na terça-feira, Jerusalém como capital de Israel. Há oito países que estão contra esta decisão e por isso o Conselho de Segurança da ONU vai reunir de urgência na sexta-feira.
Jerusalém

Jerusalém. Marcelo mostra-se preocupado

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Portugal está preocupado com a possibilidade de os Estados Unidos reconhecerem Jerusalém como capital de Israel. O Governo já havia manifestado a mesma posição.
Jerusalém

Jerusalém. Liga Árabe tem reunião de emergência

A Liga Árabe convocou reunião de emergência para debater a intenção dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. A reunião foi solicitada pela Jordânia, a pedido da Palestina.
Papa Francisco

Papa defende manutenção do estatuto de Jerusalém

394
O papa Francisco defendeu a manutenção do estatuto atual de Jerusalém. Sem nunca mencionar diretamente Donald Trump, o pontífice pediu "sabedoria e prudência".
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. MNE espera que não haja mais conflitos

O Ministro dos Negócios Estrangeiros considera que todos os queiram uma solução de paz para Israel e Palestina devem abster-se de tomar decisões que só vão afastar os dois Estados.
Presidente Trump

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel 

988
Donald Trump já desfez o tabu e vai mesmo mudar a embaixada dos EUA para Jerusalém, reconhecendo a cidade como capital de Israel. A tensão na região aumenta e os líderes mundiais estão em alerta.
Conflito Israelo-palestiniano

Erdogan defende "causa justa" do povo palestiniano

Mahamoud Abbas manteve, este fim de semana, conversas telefónicas com diversos líderes mundiais para alertar sobre as posições dos EUA sobre transferência da sua embaixada de Telavive para Jerusalém.
Mundo

May critica colonatos de Israel na Palestina

A primeira-ministra britânica, Theresa May, atacou o estabelecimento de colónias de Israel em territórios palestinianos, durante a receção ao seu homólogo israelita, Benjamin Netanyahu.
Reino Unido

Israel e Palestina: "Única solução" é dois estados

O chefe da diplomacia britânica lembra posição de Londres sobre o conflito israelo-palestiniano num texto publicado no jornal The Telegraph. A posição de Londres é a de "dois Estados independentes".
Palestina

Líder palestino em manifestação de reconciliação

O presidente Mahmoud Abbas vai estar presente, pela primeira vez em dez anos, numa manifestação de reconciliação entre grupos palestinianos rivais agendada para novembro, disse fonte oficial à AFP.
Conflito Israelo-palestiniano

Três israelitas mortos por atacante palestiniano

O atacante foi abatido pela polícia pouco tempo após ter morto três agentes numa comunidade israelita perto de Jerusalém. Nenhuma organização terrorista reclamou a autoria do ataque.
Conflito na Síria

Israel ataca alvos militares na Síria

207
Órgãos de comunicação árabes e israelitas avançam que Israel bombardeou durante a noite um centro de pesquisa associado ao programa de armas químicas de Assad. Dois soldados terão morrido.
Conflito Israelo-palestiniano

Liga Árabe. Israel está a brincar com o fogo

241
Mais um morto, agora na Jordânia, 29 detidos na Cisjordânia e os protestos de Jerusalém e alastrarem-se ao resto do mundo árabe. A Liga Árabe já deixou um aviso a Israel: estão a brincar com o fogo.
Conflito Israelo-palestiniano

Cisjordânia: 29 palestinianos detidos

Os confrontos entre israelitas e palestinianos escalaram nos últimos dias devido às medidas de segurança na Esplanada das Mesquitas. O Conselho de Segurança da ONU reúne-se amanhã.
Presidente Trump

As fotos da primeira viagem de Donald Trump

Donald Trump tem dias atarefados pela frente. Já visitou a Arábia Saudita e agora está em Israel. Seguem-se Bélgica e Itália. Veja as fotografias do presidente dos EUA na sua primeira viagem oficial.
Palestina

Três homens condenados à morte em Gaza

A justiça militar em Gaza, território palestino controlado pelo Hamas, condenou à morte três homens acusados do assassínio de um comandante deste movimento islamita a mando de Israel.
Hamas

Hamas executou três palestinianos

O movimento Hamas executou três palestinianos na Faixa de Gaza que tinham sido condenados por traição e por colaborarem com Israel, de acordo com fontes oficiais.
Hamas

Hamas bloqueia acesso israelita a Gaza

O Hamas fechou o único ponto de passagem entre a Faixa de Gaza e Israel após o assassínio de um dos seus comandantes militares, morte que o movimento palestiniano atribui ao Estado israelita.
Conflito Israelo-palestiniano

Médio Oriente. ONU defende solução de dois Estados

A solução de dois Estados continua a ser "a única forma" de concretizar as aspirações de palestinianos e israelitas, defendeu o enviado da ONU para a paz no Médio Oriente.
Conflito Israelo-palestiniano

Trump: EUA vão apoiar "grande acordo de paz"

O Presidente norte-americano afirmou que os Estados Unidos vão apoiar "um grande acordo de paz entre Israel e Palestina" e pediu contenção na construção de colonatos, antes do encontro com Netanyahu.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel aprova legalização de 4.000 casas

Medida controversa foi aprovada nesta segunda-feira pelo Parlamento israelita, com o apoio dos partidos que integram a coligação do governo liderado por Benjamin Netanyahu.
Conflito Israelo-palestiniano

Fotos.A expulsão dos colonos judeus da Cisjordânia

A polícia israelita começou a expulsar dezenas de colonos judeus do emblemático colonato de Amona, na Cisjordânia. Os colonos resistiram e a polícia "atacou" violentamente. Veja as imagens.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel aprova expansão de colonatos

108
Um dia depois da tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, Israel faz aprovar a construção de mais 566 novas casas no leste ocupado de Jerusalém.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. Cimeira de Paris está longe da paz

Israel assinalou que a cimeira de Paris sobre o Médio Oriente, que renovou o apoio a uma solução a dois estados para o conflito israelo-palestiniano, está longe das perspetivas de paz.
Conflito Israelo-palestiniano

Médio Oriente. Reino Unido rejeita comunicado

Reino Unido recusou-se a assinar o comunicado final da cimeira de Paris sobre o Médio Oriente, que defende uma solução negociada de dois estados para o conflito israelo-palestiniano.
Conflito Israelo-palestiniano

Paris reafirma compromisso a favor de dois Estados

Comunidade internacional reunida em Paris reafirmou o seu compromisso a favor da solução de dois Estados e disse que não ia reconhecer ações unilaterais pelos israelitas ou palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu diz que conferência de paz é "fútil"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que se opôs à conferência internacional de Paris para a paz no Médio Oriente, qualificou-a como "fútil".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ataca Gaza em resposta a disparos

Exército israelita atacou posições do movimento islâmico Hamas, em Gaza, depois de vários disparos terem alcançado um veículo militar israelita que patrulhava junto à fronteira.
Hamas

Como é que o Hamas espia soldados israelitas?

O movimento palestiniano Hamas tem uma forma muito peculiar de espiar os soldados israelitas. Através da criação de perfis falsos de mulheres atraentes, os telemóveis dos soldados ficam sob vigia.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas congratula-se com ataque em Jerusalém

O movimento palestiniano Hamas congratulou-se com o ataque perpetrado por um camião que esta manhã atingiu um grupo de soldados em Jerusalém, provocando quatro mortos e 15 feridos, mas não reivindica a responsabilidade do ataque.
Conflito Israelo-palestiniano

Colonatos. EUA terão negociado com Palestina

Um documento secreto (de autenticidade ainda não confirmada) mostra que os EUA terão negociado com a Palestina antes de viabilizarem a resolução da ONU. EUA negam o conteúdo do documento.
Conflito Israelo-palestiniano

EUA recusam "destruir uma solução de dois Estados"

O secretário de Estado norte-americano justificou a abstenção (histórica) dos EUA na votação de uma resolução da ONU, aprovada pelo Conselho de Segurança, que condenou os colonatos israelitas.
Israel

Afinal, porque é que Israel se sente atacado?

264
No dia 23 de dezembro, o Conselho de Segurança votou uma resolução que condenava os colonatos israelitas. A decisão só foi possível porque os EUA se abstiveram. Netanyahu fala em decisão "vergonhosa".
Conflito Israelo-palestiniano

ONU. Israel suspende relações com 12 países

2412
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, deu ordens aos seus ministros para não viajarem, nem reunirem com governantes dos 12 países que votaram a favor da resolução contra os colonatos.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel convoca embaixadores para dar raspanete

370
Governo de Benjamin Netanyahu continua a retaliação e convocou embaixadores dos países que aprovaram nas Nações Unidas uma resolução contra os colonatos de israelitas na Cisjordânia e Jerusalém.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. Decisão da ONU é "parcial e vergonhosa"

O primeiro-ministro de Israel afirmou hoje que a resolução adotada na sexta-feira pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, sobre colonatos judeus, é "parcial e vergonhosa".
Conflito Israelo-palestiniano

Trump e Netanyahu contra o resto do mundo

142
Presidente israelita fez aliança com o presidente eleito para tentar impedir resolução histórica da ONU contra colonatos de Israel. Não resultou. Trump diz que as coisas vão mudar em janeiro.
Conflito Israelo-palestiniano

Trump apela a veto sobre colonatos israelitas

Trump apelou ao veto ao projeto de resolução da ONU contra a construção de colonatos por Israel nos territórios palestinianos e em Jerusalém. Trump diz que a paz só pode surgir de conversações.
Crime

Anarquistas responsáveis pelo ataque a Avillez

386
Um blogue anarquista reivindicou o ataque ao restaurante de José Avillez na noite de sexta, avança o Expresso. PSP vai investigar ato classificado como crime semi-público. PCP e BE não comentam.
Restaurantes

Restaurante de José Avillez no Porto vandalizado

6743
O restaurante Cantinho do Avillez foi vandalizado na sexta-feira. Na origem do ataque poderá estar o movimento pró-palestiniano BDS. Avillez esteve recentemente num festival gastronómico em Israel.
A página está a demorar muito tempo.