Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • "Se o deus da chuva não ajudar, isto pode ser um desafio". Operações recomeçam esta terça-feira

    Narongsak Osottanakorn, o responsável pelas operações de resgate, garantiu que os quatro rapazes resgatados esta segunda-feira chegaram ao hospital e estão em segurança. O principal desafio é agora conseguir resgatar as cinco pessoas que ainda estão no interior da gruta — quatro rapazes e o treinador da equipa.

    “Como todos dissemos, o principal ponto é que ainda precisamos de mais de 20 horas para nos prepararmos”, explicou Narongsak Osottanakorn aos jornalistas presentes no local. As operações também estiveram suspensas durante perto de 20 horas entre a primeira e a segunda fase do resgate, para que pudessem ser repostas as botijas de oxigénio no percurso da gruta.

    “E tudo tem a ver com a natureza. Se o deus da chuva nos ajudar, então seremos capazes de trabalhar rápido. Mas se o deus da chuva não ajudar, isto pode ser um desafio”, admitiu.

    Narongsak Osottanakorn lembrou também as palavras do primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-cha, que esta segunda-feira visitou o local e “disse que este tipo de situações nunca mais devem acontecer em solo tailandês”. “Temos de aprender com esta experiência para evitar que aconteça de novo”, disse Narongsak Osottanakorn.

    As operações de resgate para retirar do interior da gruta os quatro rapazes e o treinador deverão ser retomadas durante a manhã desta terça-feira.

  • Plano é para resgatar quatro, o que indica que treinador poderá sair sozinho em último lugar

    A mesma repórter destaca que não é ainda garantido que os restantes jovens saiam da gruta na terça-feira e lembra, citando o responsável pelas operações de resgate, que o plano é para resgatar quatro pessoas, o que indica que uma pessoa (talvez o treinador) terá de sair sozinho, no final.

    “[Saber se é amanhã ou não] é com a equipa de mergulhadores. O plano deles é para resgatar quatro. Para a segurança, o melhor número é quatro”, disse o responsável.

  • Imprensa aguarda briefing no hospital sobre estado de saúde dos jovens resgatados

    Segundo a jornalista australiana Amanda Hodge, deverá haver por esta hora uma conferência de imprensa no hospital Chiang Rai, onde os oito jovens resgatados já se encontram internados, sobre o estado de saúde das crianças.

  • Primeiro ministro tailandês visita família das crianças

    Prayut Chan-o-cha, o primeiro ministro da Tailândia, esteve com as famílias dos rapazes que estão a ser resgatados na gruta Tham Luang. O líder disse aos pais: “Não importa quanto dinheiro vamos gastar, não nos vamos queixar disso. A vida é o mais importante”.

  • O médico que deu luz verde à missão de resgate

    O médico australiano que deu luz verde ao início das operações de resgate, depois de as ter analisado no interior da caverna, tem 30 anos de experiência em mergulho, é anestesista e amante de fotografia.

    Médico e mergulhador: quem é o australiano envolvido no resgate na Tailândia?

  • "Hoje, salvámos mais quatro. Amanhã esperamos ser 100% bem sucedidos"

    “Hoje salvámos mais quatro pessoas. Vamos recomeçar as operações [de resgate] amanhã”, acabou de afirmar em conferência de imprensa o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn. As operações começaram dentro de 20 horas (por volta das 11h30 de Portugal continental, 10h30 dos Açores).

    “Ontem acabámos às 21h [15h em Portugal continental], mas hoje terminámos duas horas mais cedo. A equipa está a habituar-se à operação. Estamos a preparar um plano para amanhã que esperamos que seja 100% bem sucedido”.

    Os oficiais que supervisionam as operações de resgate estão confiantes, acreditam que podem salvar todas as pessoas ainda retidas na gruta Tham Luang.

    Esta equipa tem mergulhadores, marines, militares, equipas médicas. Isto [pessoas retidas na gruta em questão] não pode acontecer novamente. Se acontecer, porém, responderemos muito melhor depois disto”, afirmaram.

    “Gostaríamos de agradecer aos media que puseram estas notícias em destaque por todo o mundo. Ontem, depois da missão ter sido completada, tivemos uma reunião para analisar os erros e tornar o plano mais apurado”, referiram.

    Amanhã o tempo vai estar provavelmente como esteve hoje, portanto não teremos que nos preocupar com isso. Esperamos ter boas notícias para dar amanhã!”

    “Estivemos unidos, não houve confusões, os nossos homens estão contentes porque o trabalho foi [bem] feito. Queremos agradecer ao deus da chuva”, referiu ainda o governador. As autoridades tailandesas afirmaram ainda que “não vão divulgar os nomes” — pelo menos, para já — dos rapazes resgatados.

    Com Cátia Bruno, enviada especial do Observador à Tailândia

  • Uma fotografia tirada junto à entrada da gruta Tham Luang, de onde já foram resgatadas oito das 12 crianças que ali ficaram encurraladas juntamente com o seu treinador de futebol, Akkapol Chanthawong, que ainda está retido.

    As operações de resgate estarão terminadas por hoje e deverão prosseguir esta terça-feira, dia 9 de julho. A qualquer momento é esperado o início de uma conferência de imprensa, em que as autoridades tailandesas farão uma revisão dos acontecimentos do dia.

  • Algumas fotografias do segundo dia de operações de resgate na Tailândia

    Soldados tailandeses abandonam a entrada da gruta Tham Luang. @ Ye Aung Thu/AFP/Getty Images

    Numeros populares juntaram-se para assistir à passagem das ambulâncias que transportavam os rapazes resgatados esta segunda-feira. @ Lauren DeCicca/Getty Images

    As ambulâncias transportaram os rapazes resgatados esta segunda-feira para um hospital na província de Chiang Rai. @ Linh Pham/Getty Images

    O exército tailandês assegurou a passagem segura das ambulâncias de transporte das crianças. @ YE AUNG THU/AFP/Getty Images

  • A Marinha tailandesa publicou uma mensagem no Facebook que sugere que as operações voltaram a ser suspensas. A publicação diz: “Dois dias, oito javalis”, numa referência ao nome da equipa de futebol (Wild Boars, que significa “Javalis Selvagens”).

  • O primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-cha, estará a falar com pais de crianças retidas na gruta tailandesa no local do resgate, aponta o jornalista do The Guardian Michael Safi. “Desconhece-se se os pais sabem que rapazes é que foram resgatados hoje”.

  • Marinha tailandesa confirma os quatro resgates. Estão quatro crianças e o treinador na gruta

    Os quatro rapazes que terão sido resgatados esta segunda-feira pelas equipas de socorro (informação que carece ainda de confirmação oficial das autoridades) terão usado máscaras de mergulho que cobriam toda a cara e usavam-nas quando foram retirados da gruta para serem transportados para um hospital. A informação é revelada pela CNN.

    Entretanto, um comandante da Marinha tailandesa confirmou que foram efetuados quatro resgates esta segunda-feira.

  • Matt Rivers, jornalista da CNN, partilhou um vídeo com ambulâncias a transportarem rapazes resgatados da gruta Tham Luang para o hospital. “É tão bom ver isto”, escreveu.

  • O jantar está a ser servido aos voluntários e jornalistas.

  • Duas crianças levadas de helicóptero para o hospital

    O sexto e sétimo rapaz resgatados da gruta na Tailândia — a segunda e terceira retiradas esta segunda-feira — foram levadas de helicóptero para o hospital, o que indica uma condição de saúde mais frágil. A viagem dura 20 minutos.

  • Operações de resgate poderão ter terminado por hoje

    As operações de resgate dos jovens presos na gruta Tham Luang, no norte da Tailândia, podem ter terminado por hoje, refere uma testemunha envolvida na equipa de socorro à estação americana CNN.

    Testemunhas presentes no local de resgate indicaram a esta estação e a outros órgãos (como a agência Reuters e o jornal britânico The Guardian) que esta segunda-feira foram retiradas da gruta tailandesa quatro crianças, que estavam ali retidas há 16 dias.

    Na véspera, este domingo, uma equipa de salvamento que inclui cinco mergulhadores tailandeses e 13 mergulhadores internacionais conseguiu retirar da gruta quatro crianças, que foram transportadas para o hospital e que estão a ser clinicamente avaliadas.

    Se se confirmarem os quatro resgates noticiados esta segunda-feira, significa que ficaram na gruta quatro crianças e um adulto de 25 anos (o treinador de futebol dos jovens, que se deslocou com eles para a gruta Tham Luang e ali ficou retido). O critério de resgate desta segunda-feira foi retirar do local os rapazes em melhores condições de saúde, por serem os mais capazes de fazerem a difícil travessia até ao exterior.

    Informações oficiais sobre este segundo dia de operações deverão ser prestadas pelas autoridades tailandeses nas próximas horas. O Observador vai acompanhar em direto os acontecimentos.

  • Entretanto, as notícias relativas aos primeiros três resgates do dia parecem confirmar-se: o jornal inglês The Guardian diz que a sétima criança resgatada da gruta Tham Luang, na Tailândia, foi transportada para o hospital. Este órgão corrobora ainda os relatos da agência Reuters e da CNN quanto ao quarto resgate do dia: referem que a oitava criança a ser socorrida “está a sair”.

    Eis imagens do transporte do sexto e sétimo rapazes retirados da gruta:

  • Quarto resgate do dia já aconteceu, avançam CNN e Reuters

    A CNN diz que houve um oitavo resgate, citando uma “testemunha ocular que integra as operações de resgate colocadas à entrada da gruta”. A Reuters também noticia o quarto resgate desta segunda-feira, citando testemunhas locais.

    Até ao momento, as autoridades tailandesas não confirmaram nenhum dos quatro resgates já anunciados nem deram informações sobre o estado médico das crianças. Confirmando-se, significa que ficaram apenas quatro crianças e o seu treinador (de 25 anos) na gruta Tham Luang, situada em Mai Sai, cidade da província de Chiang Rai, no norte da Tailândia.

  • Sétimo rapaz resgatado da gruta

    A CNN avança que um sétimo rapaz terá sido resgatado da gruta Tham Luang, na Tailândia. Será a terceira criança resgatada esta segunda-feira pela equipa de socorristas. Sobrarão apenas cinco crianças e um adulto (de 25 anos, o treinador da equipa de futebol dos jovens ali retidos) no interior da gruta.

  • The Guardian avança com informação de sexto resgate

    O jornal britânico The Guardian noticia que já terá sido resgatado um sexto rapaz das 12 crianças retidas na gruta tailandesa Tham Luang. A informação foi confirmada ao jornal por fonte envolvida nas operações de resgate.

    A jornalista Amanda Hodge, que está na Tailândia a cobrir as operações de resgate, tinha avançado minutos antes que um sexto rapaz teria sido resgatado e estaria a ser tratado por médicos junto ao local de resgate. No Twitter, surgem relatos de jornalistas que referem que o rapaz será transportado de helicóptero para um hospital.

  • Criança resgatada foi transportada para o hospital de Chiang Rai

    Têm sido difundidas nas redes sociais fotografias e vídeos da ambulância que transportou o quinto rapaz resgatado da gruta Tham Luang. Foi o primeiro a ser resgatado esta segunda-feira, depois das operações de socorro de domingo terem permitido a saída de quatro rapazes.

1 de 4