Enquanto o mundo estava de olhos postos na televisão a acompanhar o Euro 2024, muitos clubes trabalharam em reforços.

Se, por um lado, o Euro é sempre uma grande oportunidade para os jogadores se valorizarem, por outro leva os clubes compradores a tentarem antecipar essa valorização.

Em mercados com menor capacidade financeira, como é o caso dos clubes portugueses, esta antecipação ao mercado é crucial, porque pode ser a diferença entre ter capacidade para comprar um jogador ou não.

Neste particular, clubes como o Sporting e o Benfica trabalharam bem. No caso do Sporting, a aquisição de Debast mostra que o clube de Alvalade esteve atento ao que o jogador poderia produzir durante o Euro 2024.

No caso do Benfica, a contratação antecipada de Pavlidis pode ter sido fulcral. Apesar de a Grécia ter falhado a qualificação, muitos clubes tinham o avançado grego na lista de potenciais reforços para depois do Euro 2024.

Tudo que aconteceu durante o Euro 2024

Como é habitual durante o verão, muitos foram os casos de potenciais transferências e de clubes interessados em jogadores.

O principal caso foi o de Mbappé, que se transferiu para o Real Madrid depois de acabar o contrato que tinha com o Paris Saint-Germain.

João Palhinha, internacional português, também foi um dos jogadores transferidos durante o Euro 2024, trocando o Fulham pelo Bayern Munique.

Tal como estes casos, em Portugal também se registaram algumas transferências antes do pico do pós-Euro.

Entradas e saídas na Liga Portugal

A Liga Portugal da próxima época promete trazer ainda mais emoção e muitas caras novas. Os clubes portugueses tentam manter os seus principais jogadores e contratar de forma cirúrgica, de forma a melhorar os seus plantéis e conquistar títulos no fim da época

Kovacevic, o novo guardião dos leões

Novo guarda-redes do Sporting substitui Adán. Jogava no Rakow, da Polónia, e é a grande aposta do Sporting para a baliza, uma das lacunas da época passada.

Pavlidis, o novo matador das águias

Vangelis Pavlidis, este é o nome que a estrutura encarnada apostou para ser o avançado matador que faltou ao Benfica na época passada. Com números interessantes nas épocas anteriores, resta saber como Schmidt consegue por a equipa a jogar com o novo reforço do ataque.

Sporting não ficou a assistir

O Sporting, campeão em título, tem sido o clube com maior número de entradas e saídas.

Até ao momento chegou Kovacevic para assumir a titularidade da baliza leonina e Debast, central Belga que esteve em bom plano no Euro 2024.

No capítulo das saídas, para além das já conhecidas saídas de Adán e Neto, o Sporting perdeu ainda Paulinho e o capitão Coates.

Benfica com garantias

Depois de uma época em que foram apontadas várias fragilidades à equipa do Benfica, a estrutura apressou-se a suprir essas debilidades.

A contratação de Jean-Niklas Beste vem cobrir a necessidade de um lateral esquerdo de raiz capaz de encaixar no modelo de jogo de Roger Schmidt, Leandro Barreiro vem para o meio campo e Pavlidis para a frente de ataque.

Nas saídas, o Benfica viu sair Rafa que, após o final do contrato, assinou pelo Besiktas.

Novo treinador do Porto com ideias

Mais na expectativa tem estado o FC Porto. A equipa agora orientada por Vítor Bruno continua sem reforços.

O novo treinador viu sair Taremi e Pepe (ambos a custo zero) e ainda procura alvos para melhorar a equipa Portista.

Os destaques na Europa no mercado de transferências

O verão é sempre uma altura de grandes mexidas no mercado de transferências. Muitas equipas aproveitam para contratar e vender jogadores valorizados de maneira a preparar as suas equipas da melhor maneira possível para a época que se inicia.

Mbappé é o mais recente galáctico

Tal como esperado e noticiado desde o ano passado, Kylian Mbappé assinou pelo Real Madrid. Após acabar o contrato com o PSG, Mbappé admitiu estar a viver um sonho e que apenas considerou sair para o Real Madrid.

Mais um jogador de classe mundial ao serviço do Real Madrid e Carlo Ancelotti tem à sua disposição uma equipa cheia de jogadores de qualidade e de profundidade para atacar todas as competições.

Cancelo em stand-by

Depois de uma boa época ao serviço do Barcelona, emprestado pelo Manchester City, João Cancelo aguarda que o Barcelona tenha capacidade financeira para contratar o jogador de forma definitiva.

Palhinha e Bayern, 6 meses depois

Depois de, em janeiro, a transferência de Palhinha para o Bayern ter falhado por questões burocráticas, agora é oficial.

O jogador sai do Fulham e junta-se à equipa Bávara para os próximos 5 anos e será um reforço importante para a equipa de Vincent Kompany na tentativa de reconquistar o título alemão.