No final da época passada, com o Benfica a apresentar um futebol pobre, lento e alvo de muitas críticas dos adeptos, Rui Costa decidiu dar mais uma oportunidade a Roger Schmidt.
Ora se a aposta na estabilidade era, ainda assim, compreensível, aquilo que o Benfica fez no início do campeonato em nada fez esquecer o futebol da época passada.
A pressão foi aumentando, a relação do treinador com os adeptos era praticamente inexistente e Rui Costa tomou a decisão de despedir o treinador alemão após mais um desaire e mais uma exibição sofrível dos encarnados.
O perfil pretendido
Rui Costa, em conferência de imprensa, afirmou que o voto de confiança a Roger Schmidt não surtiu o efeito desejado e que ainda não teria um nome.
No entanto, o presidente do Benfica confirmou que o próximo treinador será anunciado o mais rapidamente possível e que este já estará no banco dos encarnados no regresso aos trabalhos depois da pausa para seleções.
Outra das afirmações importantes da comunicação do presidente dos encarnados é que o próximo treinador do Benfica não está, atualmente, ligado contratualmente a um clube.
Como é comum cada vez que um clube grande fica sem treinador, muitos têm sido os nomes apontados como sendo o próximo treinador do Benfica.
Bruno Lage
Provavelmente o treinador favorito à sucessão de Schmidt. Bruno Lage é um homem da casa, tendo treinado vários escalões do Benfica e goza de um estatuto especial, uma vez que substituiu Rui Vitória a vários pontos do primeiro lugar e conseguiu tornar-se campeão.
Outro fator que contribui para que Bruno Lage seja um dos mais fortes candidatos prende-se com o facto de ser um treinador mais barato que outras opções.
Leonardo Jardim
O técnico madeirense também está sem clube depois de ter deixado o Al Rayyan. Leonardo Jardim apresenta-se com melhor currículo e mais experiência do que Bruno Lage, mas é também um treinador mais caro e que provavelmente não aceita pegar na equipa encarnada com a época a decorrer.
Massimiliano Allegri
Treinador que saiu da Juventus na época passada, com personalidade forte e conhecido pela disciplina que impõe aos seus jogadores. Dificilmente seria uma hipótese realista por ser um treinador bastante caro.
Abel Ferreira
Abel Ferreira seria um nome que poderia trazer estabilidade ao Benfica. O técnico deverá sair do Palmeiras no final do ano e seria, eventualmente uma das melhores soluções para o Benfica na próxima época.
No entanto, a ideia de ter um treinador interino esta época não agrada a Rui Costa, por isso, Abel Ferreira foi perdendo força como candidato ao banco dos encarnados.
Sérgio Conceição
Para alguns, Sérgio Conceição seria aquilo de que o Benfica necessita. Conhecido por uma liderança muito forte, onde defende todos os seus jogadores em qualquer momento e em qualquer circunstância, o técnico ex-FC Porto está disponível no mercado mas treinar o Benfica seria algo praticamente impossível.
Adepto fervoroso do FC Porto, Sérgio Conceição saiu do comando técnico dos dragões no final da época passada e deixa para trás uma série de conflitos e de acusações aos seus rivais que dificilmente os adeptos esquecem. A juntar a isso, sair do FC Porto e poucos meses depois ir treinar o Benfica seria visto por muitos adeptos como uma traição, algo difícil de imaginar vindo de Sérgio Conceição.
Quando será o novo treinador do Benfica apresentado
Segundo Rui Costa, o próximo treinador dos encarnados estará no banco no regresso dos jogos internacionais, o que leva a crer que o sucessor estará já identificado.
Na perspetiva do presidente das águias, o Benfica ainda vai a tempo de chegar ao título, com a entrada de um novo treinador e de uma nova mentalidade, capaz de retirar o melhor dos jogadores do plantel encarnado.
Seja responsável, jogue com moderação, e apenas se for maior de idade. É proibido jogar a menores de 18 anos. Saiba mais sobre a parceria entre o Observador e a North Star Network aqui.