A Liga dos Campeões é o troféu mais cobiçado por todos os clubes europeus. Uma competição onde os melhores clubes estão inseridos e para a qual muitos clubes investem forte.

Na verdade, são poucos os clubes que já conquistaram a famosa “orelhuda”, sendo que o Real Madrid é o maior vencedor de sempre com 15 títulos.

Novo formato, mais jogos e mais emoção

Com o novo formato ficámos a saber umas quantas coisas à partida. O fim da fase de grupos e a substituição dos jogos em casa e fora contra os mesmos adversários deu lugar a 8 jogos, 4 em casa e 4 fora, sempre contra adversários diferentes.

A alteração de grupos de 6 para 8 jogos em formato liga aumenta a possibilidade de haver jogos entre as melhores equipas da Europa logo a abrir, uma vez que são selecionadas 2 equipas por cada pote.

Outro fator que vem apimentar a Liga dos Campeões é o facto de todos os resultados poderem influenciar as classificações de determinada equipa, levando por isso, a que não seja possível qualquer tipo de descompressão por parte das equipas, sob pena de caírem lugares na classificação.

Quando arranca o novo formato

Depois de um sorteio também ele inovador, a fase de Liga da Ligas dos Campeões arranca já no próximo dia 17 de Setembro, embora ainda não seja conhecido o calendário oficial desta edição da Liga dos Campeões.

Os 8 jogos da fase liga acabarão por volta do dia 29 de janeiro de 2025 e depois haverá sorteio de playoff para as equipas que terminem a fase Liga entre o 9º e o 24º posto que estará apontado para o dia 31 de janeiro.

Os playoffs terão lugar a meio de fevereiro, sendo que as datas indicativas da UEFA apontam para dia 11 e 19 para ambas as mãos do playoff.

O sorteio dos oitavos de final terá lugar logo após os playoffs e serão jogados no início de março, tendo estes datas (indicativas) de 4 e 12 de março.

Os quartos de final estão agendados para abril (8 e 16), sendo que a primeira mão jogar-se-á no final desse mesmo mês e a segunda no início de maio.

A final está agendada para o dia 31 de Maio de 2025 e será disputada no Allianz Park, casa do Bayern de Munique.

Os portugueses na Liga dos Campeões

Sporting e Benfica serão os representantes portugueses nesta edição da Liga dos Campeões.

Os leões jogarão contra Manchester City, Leizpig, Arsenal, Club Brugge, Lille, PSV, Bolonha e Sturm Graz.

Já o Benfica teve um sorteio mais complicado, tendo jogos contra Barcelona, Bayern, Atlético de Madrid, Feyenoord, Juventus, Estrela Vermelha, Bolonha e Mónaco.

Apesar dos jogos que se avizinham complicados, os clubes portugueses poderão beneficiar do novo formato da Liga dos Campeões, uma vez que, com uma classificação única para todos os clubes, uma eventual derrota poderá ser minimizada com combinações de outros jogos.

Com os oito primeiros lugares de difícil acesso para a realidade do futebol português, a verdade é que os clubes portugueses se têm batido bastante bem contra os ditos “tubarões” europeus.

Ainda recentemente o FC Porto bateu a Juventus, o Benfica qualificou-se em primeiro lugar de um grupo com o PSG e o Sporting eliminou o Arsenal da Liga Europa.

Apesar de não partirem como favoritos ou candidatos a nada, Sporting e Benfica entram nesta edição da Liga dos Campeões na esperança de, pelo menos, chegarem à fase de playoff.

Seja responsável, jogue com moderação, e apenas se for maior de idade. É proibido jogar a menores de 18 anos. Saiba mais sobre a parceria entre o Observador e a North Star Network aqui.