O mercado de transferências no futebol europeu é sempre uma altura de incerteza e de grande entusiasmo para os adeptos.

Num mercado como o nosso, os clubes estão sempre sujeitos a perder os melhores jogadores por verbas irrecusáveis.

Outra certeza é a maior movimentação de jogadores perto do fim do fecho do mercado, sendo que um negócio à última da hora está quase sempre presente todos os anos.

Equipas reforçam-se nos últimos dias de mercado

Uma das razões para se esperar pelo final do mercado está relacionado com o preço dos jogadores pretendidos.

No caso de um clube querer vender um determinado jogador, o final do mercado apresenta-se como uma última oportunidade de fazer algum encaixe financeiro.

Por isso, os clubes planeiam as posições que pretendem ver reforçadas e esperam pelas melhores oportunidades de negócio, dentro daquelas que são as opções previamente sinalizadas internamente.

Liga Portugal sorri com o mercado de transferências

Neste mercado de transferências, destaque para o Benfica e para o FC Porto que conseguiram contratar vários jogadores para as posições em que mais precisavam.

Já o Sporting, esteve o mercado de verão à procura de um avançado e conseguiu contratar, também no fim do mercado.

FC Porto Samu Omorodion

Contratação inesperada por parte do FC Porto. Samu Omorodion esteve a um passo de se juntar ao Chelsea, no entanto, depois de falhar os exames médicos teve ordens para regressar ao seu clube, o Atlético de Madrid.

Sem nenhuma notícia de um eventual interesse do FC Porto, os dragões publicaram uma fotografia nas suas redes sociais do jogador, lado a lado com o presidente, André Villas-Boas.

Uma aposta dos dragões que tentam fazer esquecer Evanilson e Taremi, ambos avançados que saíram do FC Porto.

Benfica Issa Kaboré

A necessidade de o Benfica ter mais um lateral direito já vinha sendo identificada desde a época passada. Já perto do final do mercado de transferências, o Benfica assegurou a contratação de Issa Kaboré, lateral direito vindo do Manchester City por empréstimo.

O lateral apresenta-se como uma solução para a lacuna do lado direito da defesa encarnada depois de ter estado emprestado ao Luton na temporada passada.

Benfica Zeki Amdouni

Um avançado que chega por empréstimo do Burnley de Inglaterra para o lugar de Marcos Leonardo, entretanto vendido ao Al Hilal da Arábia Saudita.

O avançado Suíço chega ao Benfica depois de ter chegado ao Burnley em 2023 vindo do Basileia.

Na época passada, Amdouni representou o Burnley na Premier League por 34 vezes, tendo marcado 5 golos e feito 1 assistência.

Sporting Conrad Harder

Conrad Harder foi o nome escolhido pela direção do Sporting para colmatar a saída de Paulinho para o Toluca, do México.

O avançado de 19 anos chega ao Sporting vindo do Nordsjaeland por um valor a rondar os 20 milhões de euros e para ser mais uma peça para o setor ofensivo dos leões.

Benfica Akturkoglu

A grande surpresa do último dia de mercado em Portugal. Muhammed Akutrkoglu é extremo e chega do Galatasaray, depois de algumas temporadas com bons números na Turquia.

A transferência foi anunciada no último dia de mercado e o internacional Turco teve de assinar o contrato com o Benfica ainda no aeroporto para que fosse possível ao Benfica inscrever o jogador a tempo.

Esta foi a derradeira contratação do Benfica e provavelmente o último jogador a ser inscrito por qualquer equipa em Portugal.

FC Porto Francisco Moura

O FC Porto oficializou a contratação de Francisco Moura, do Famalicão. O jovem lateral esquerdo, chega aos dragões depois de 2 épocas ao serviço da equipa Famalicense.

Francisco Moura era um jogador há muito seguido pelos dragões e o próprio revelou que era o seu desejo a transferência para o FC Porto. Mais uma vez, o FC Porto conseguiu uma boa contratação por um valor considerado baixo.

Sinais de alarme nos tubarões da Europa

Outra constante no mercado de transferências são os grandes jogadores que trocam de um grande clube para outro. Este verão registaram-se algumas mudanças de jogadores entre os maiores clubes da Europa.

Julián Álvarez

O avançado argentino queria mais protagonismo e pediu ao Manchester City que o deixasse sair. Pep Guardiola não queria perder o jogador mas acabou por aceder ao pedido do jogador.

Julián Alvarez acabou por trocar o Manchester City pelo Atlético de Madrid por um valor a rondar os 75 milhões de euros, sendo que o valor poderá subir mediante o cumprimento de determinados objetivos.

João Félix

Há muito apontado à saída do Atlético de Madrid, João Félix não foi feliz na sua passagem pelo Atlético de Madrid.

Depois de empréstimos ao Chelsea e ao Barcelona, o Atlético tinha vontade de vender o passe do internacional português.

O Chelsea acabou por contratar João Félix, num negócio que envolveu também Conor Gallagher, que fez o caminho inverso e juntou-se aos colchoneros.

Raheem Sterling

O extremo que não contava para o novo treinador do Chelsea acabou por se transferir, já perto do fecho do mercado, para o Arsenal.

Arteta, que trabalhou com Sterling no Manchester City, é um profundo admirador do jogador inglês e deu aval à sua contratação.

Jadon Sancho

Mais uma transferência de última hora. Depois de se ter incompatibilizado com o treinador do Manchester United, o extremo inglês acabou por sair para o Chelsea no último momento possível durante o mercado de transferências.

Esta parece ter sido a melhor decisão, tendo em conta o elevado salário do jogador e a irrecuperável relação com o treinador.

Seja responsável, jogue com moderação, e apenas se for maior de idade. É proibido jogar a menores de 18 anos. Saiba mais sobre a parceria entre o Observador e a North Star Network aqui.

Seja responsável, jogue com moderação, e apenas se for maior de idade. É proibido jogar a menores de 18 anos. Saiba mais sobre a parceria entre o Observador e a North Star Network aqui.