823kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Clube dos 52

Clube dos 52

Ciência. "Boas palavras não passam a boas ações”

“Não pode haver ciência sem dinamismo”, diz a investigadora Maria Mota. E isso passa por apostar nas pessoas e numa estratégia contínua de apoio financeiro público à investigação científica.
Clube dos 52

Ciência. Mais ambição, estratégia e dinamismo

O caminho do futuro na investigação científica em Portugal deve basear-se numa estratégia contínua de ambição, assertividade e financiamento público regular, defende a cientista Maria Mota.
Clube dos 52

Portugal, um laboratório do mundo

Com talentos e recursos variados, Portugal está bem posicionado para apostar numa especialização inteligente e assumir a liderança mundial num futuro onde envelhecimento e saúde sejam compatíveis.
Clube dos 52

Saúde Mental: procura de consultas vai aumentar

Depressão e ansiedade são doenças do nosso modo de vida. O psiquiatra Gustavo Jesus acredita que as respostas do SNS vão ter de passar por uma maior flexibilização na contratação de profissionais.
Clube dos 52

“Passamos grande parte da nossa vida a trabalhar”

Temos um estilo de vida que impõe desafios: gestão do stress, padrões de sono, mas também o modo de funcionamento do SNS. O médico psiquiatra Gustavo Jesus defende flexibilidade nas contratações.
Clube dos 52

Saúde mental e futuro: efeito borboleta ou dominó?

É urgente deixar de gerir “urgências” e “tapar” os problemas com aumentos do orçamento e anúncios de mais atos clínicos que não se refletem em melhor saúde. A solução? Melhor gestão e planeamento.
Clube dos 52

Um país atrativo para os jovens

Há demasiada política na administração pública, acredita Leonor Beleza. E acabar com isso devia ser uma das prioridades do futuro, segundo a presidente da Fundação Champalimaud.
Atualidade

Como escolher os melhores para a causa pública?

Bons cuidados de saúde, retenção de talento, seleção dos melhores, relação saudável entre público e privado: alguns desafios do futuro para Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud.
Clube dos 52

Derrotar as nossas próprias incapacidades

Devemos centrar-nos no que já há ou tentamos conquistar o que nos falta?
Clube dos 52

Mais envelhecimento, melhor envelhecimento

O envelhecimento da população e a redução da natalidade são desafios que devemos enfrentar com menos fatalismo e mais naturalidade, defende a investigadora Alda Botelho Azevedo.
Clube dos 52

Envelhecimento. Medidas novas, desafios antigos

Migrações, mais envelhecimento, menos nascimentos. Para a investigadora Alda Botelho Azevedo, é urgente criar novas políticas para enfrentar as mudanças demográficas em Portugal e no mundo.
Clube dos 52

Seremos menos e mais velhos. Não é uma catátrofe

O declínio populacional não tem de ser uma catástrofe. A sociedade tem de se organizar, adequar e atualizar consoante a evolução da população, o que não é assim tão difícil.
Observadores

Como se fez a Conferência do Observador

O trânsito causou um atraso de dez minutos no fecho e obrigou a um improviso de que muitos nem deram conta. Foram necessárias horas de acertos. E no final um pianista auto didata surpreendeu.
Clube dos 52

7 desafios para o futuro nos 10 anos do Observador

O que fica de um dia de conferência, com sete programas da Rádio Observador gravados ao vivo e 26 oradores de referência, membros do Clube dos 52?
Atualidade

Clube dos 52: uma festa a pensar no futuro

Uma festa de aniversário com os principais rubricas da Rádio Observador e um desafio para pensar o futuro com mais de 20 especialistas das mais variadas áreas: foi assim a Conferência do Clube dos 52.
Atualidade

Hugo Lopes ao piano na conferência Clube dos 52

Hugo Lopes aprendeu a tocar sozinho em pianos públicos. Um deles encontrou-o nos corredores do campus da Universidade Nova em Carcavelos. A convite do Observador, encerrou a conferência Clube dos 52.
Atualidade

Nuno Piteira Lopes: "Nós precisamos de rigor"

O vice-presidente da Câmara de Cascais discursou no final da conferência Clube dos 52, que assinalou o décimo aniversário do Observador.
Atualidade

"Queremos fazer mais e vamos fazer mais"

No discurso de encerramento da conferência dos 10 anos do Observador, Rudolf Gruner, diretor-geral do jornal, destaca a inovação e o crescimento como os pilares da marca.
Atualidade

Que desafios enfrentam as novas gerações?

Com a ajuda dos membros do painel, tentamos descodificar sucintamente o que nem sempre é fácil de entender.
Atualidade

Questões essenciais para os próximos 10 anos

O que é essencial debater, pensar e mudar para garantir um futuro melhor para Portugal nos próximos anos.
Atualidade

Ainda bem que faz essa pergunta: episódio especial

Ironia, sarcasmo, acutilância. As perguntas que marcam os temas e os tempos. Os convidados escolhem a pergunta, lançada pelo moderador, mas dão a resposta que importa e que lhes faz sentido, à luz da
Atualidade

Semáforo Político para a próxima década

Verde, vermelho, laranja, intermitente ou avariado? Que cor merecem os protagonistas ou os factos que marcam o futuro das várias áreas em análise no painel?
Clube dos 52

Aniversário do Observador reúne Clube dos 52

Uma festa de aniversário, os programas de Rádio Observador, mais de vinte especialistas em várias temas, um desafio: pensar a próxima década. A Conferência Clube dos 52 está a decorrer em Carcavelos.
Atualidade

E o vencedor é... edição especial ao vivo

Notas de 0 a 20 dos protagonistas que cada convidado quiser destacar dentro da sua área de atividade. Uns terão classificações positivas, outros negativas, mas a escolha e justificação são livres.
Atualidade

Boa moeda, má moeda: episódio especial

Há muitas coisas que mexem com o nosso bolso e nem todas são más. Factos bons e factos maus para as finanças dos portugueses nos próximos dez anos.
Atualidade

Os bons, os maus e os vilões dos próximos 10 anos

Olhando para o futuro, quem são os bons, os maus e os vilões? O Observador faz 10 anos e desafiou várias personalidades da sociedade portuguesa a debater a próxima década.
Atualidade

Observador: Onde estamos e para onde vamos?

Uma conversa com o presidente do conselho de administração executivo do Observador, António Carrapatoso, e com o publisher José Manuel Fernandes. Ricardo Conceição, subdiretor, é o moderador.
Atualidade

Marcelo Rebelo de Sousa para o Observador

Que país teremos daqui a 10 anos? Desafiámos várias personalidades da sociedade portuguesa para debater o futuro. A discussão arrancou com uma mensagem do Presidente da República.
Clube dos 52

Conferência. Observador discute o futuro do país

Que país teremos daqui a 10 anos? Desafiámos várias personalidades da sociedade portuguesa para debater o futuro numa conferência que pode acompanhar em direto no site e redes sociais do Observador.
Clube dos 52

Espantar o pessimismo, a bem da economia

Combinar loucura, sonho e paixão com uma visão estratégica e contas certas. Este é, em parte, o segredo do Esporão, segundo o CEO João Roquette. E se Portugal seguisse este exemplo?
Clube dos 52

Fazer mais, pensar melhor

Portugal é um país pequeno mas com várias realidades distintas, o que só contribui para o enriquecer. João Roquette, CEO do Esporão, reflete sobre estes e outros desafios para o futuro.
Clube dos 52

Portugal 2034, a versão optimista

Os desafios para a próxima década estão mais na esfera do fazer do que do pensar. Temos de aprender com os outros, mas também acabar com o sentimento de inferioridade.
Clube dos 52

"Precisamos de menos municípios e mais fortes”

Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, defende uma redução do número de municípios e uma profunda reorganização administrativa do território, em vez da regionalização.
Clube dos 52

"Turismo e cultura deviam andar de mãos dadas"

Jorge Rebelo de Almeida defende uma redução do número de municípios. Muitos não têm massa crítica para desempenhar as suas funções, justifica o presidente do Grupo Vila Galé.
Clube dos 52

Entre a apatia e a decadência

Menos Estado, melhor Estado, reorganização da administração pública, gestão mais eficaz de financiamentos, habitação social, rede de ensino no interior, redução do desperdício. Mas há mais a fazer...
Clube dos 52

“Tem de haver limite nos custos de construção”

Projetar moradias ou bairros sociais? Para o arquitecto Miguel Saraiva, a habitação de custos controlados é um desafio mais aliciante – e vai ao encontro de algumas prioridades do futuro do país.
Clube dos 52

Porque é que o Estado é lento a aprovar projetos?

Uma longa e complexa teia burocrática, uma grande falta de meios no sector público e custos de construção elevados tornam a profissão mais difícil e desafiante, diz o arquitecto Miguel Saraiva.
Clube dos 52

Os desafios da próxima década

Bons serviços públicos, direitos humanos, aposta reforçada no turismo, da energia, nas novas tecnologias, na mobilidade e na exploração dos oceanos. E uma reorganização do sector da arquitectura.
Clube dos 52

Imobiliário. Estamos a mudar para as periferias

A pandemia mudou a forma como olhamos para a habitação. A responsável da JLL Portugal garante que o paradigma do imobiliário mudou. Patrícia Barão defende medidas urgentes para o sector.
Clube dos 52

Demografia vai ter impacto na habitação

A pandemia mudou o paradigma do imobiliário. Do trabalho híbrido à cidade dos 15 minutos, a responsável da JLL Portugal Patricia Barão olha para os desafio próxima década nesta área.
Clube dos 52

Imobiliário. Como será a próxima década?

Redes de transportes e comunicação. Sustentabilidade. Localização. Materiais. Boas condições de arrendamento. Estabilidade política. Estes são alguns dos desafios do futuro no imobiliário em Portugal.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas