O arquiteto Eduardo Souto de Moura foi premiado pela X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU), em Madrid, “pelo importante contributo do seu ensino em universidade de diversos países”.

O júri da Bienal, que se reuniu esta terça-feira, em Madrid, galardoou o arquiteto português Souto de Moura – selecionado entre outras 21 candidaturas apresentadas – também pela sua “obra cheia de emoção”.

Na escolha pesaram ainda “as enriquecedoras relações entre diferentes escalas, lugares e momentos da sua obra”, e a capacidade de “experimentar com novos materiais e estruturas”.

O arquiteto de 63 anos, nascido no Porto, premiado com o Pritzker em 2011, assinou, entre outros projetos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo tinha recebido a candidatura de Souto de Moura, através da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

No certame foram ainda premiados 26 projetos, seis livros, duas publicações e uma coleção de vídeos.

A BIAU, iniciativa do Ministério do Fomento do Governo de Espanha, promove o intercâmbio de experiências entre arquitetos e urbanistas dos países latino-americanos, Espanha e Portugal, debatendo os grandes problemas do setor.

Comissariada pelos arquitetos espanhóis Ángela García de Paredes e Ignacio G. Pedrosa, em conjunto com Álvaro Puntoni, comissário adjunto em São Paulo, a bienal recebeu, nesta edição, um total de 1.111 projetos.