Esteve para chegar às salas no ano passado. Agora, ao que parece, não há volta a dar: “Snowden” estreia-se este ano, para contar em filme a história verdadeira do militar feito funcionário da CIA e que revelou informações confidenciais sobre a NSA, a agência de segurança nacional nos EUA. Os dados que Edward Snowden tornou públicos estavam relacionados com ações de vigilância operadas pela NSA em todo o mundo.

Joseph Gordon-Levitt é o protagonista do filme realizado por Oliver Stone, que segue Snowden enquanto militar frustrado, génio da informático e eterno assombrado com teorias (às vezes concretas) da conspiração.

O argumento de “Snowden” foi baseado na história publicada pelo jornal inglês The Guardian, “The Snowden Files” (do jornalista Luke Harding) e também no livro Time of the Octopus, thriller sobre um espião que revela segredos de segurança, escrito por Anatoly Kucherena, advogado de Sowden.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do elenco do filme fazem parte Melissa Leo, que interpreta da realizadora Laura Poitras (autora do documentário Citizenfour), Tom Wilkinson como Ewen MacAskill, e jornalista do Guardian, Zachary Quinto no papel do jornalista e advogado Glenn Greenwald (além de Rhys Ifans, Nicolas Cage e Shailene Woodley)

No twitter, o próprio Edward Snowden escreveu que “pelo menos durante dois minutos e 39 segundos, toda a gente na NSA parou de trabalhar”: