agenda-cultural-verao-norte

A cidade de Viana do Castelo recebe mais uma edição do festival Vodafone Paredes de Coura, até sábado. No chamado “habitat natural da música”, a Praia Fluvial do Taboão torna-se o ponto de encontro de milhares de festivaleiros. O Observador já esteve presente na primeira noite e conta tudo o que se passou. Mas ainda há muito mais para ver e ouvir nos próximos dias: LCD SoundSystem, Cage The Elephant e Capitão Fausto são alguns dos nomes no cartaz. Os bilhetes diários custam 45 euros, já os passes gerais custam 90 euros.

Depois do sucesso do ano passado, a Câmara Municipal de Vila do Conde decidiu organizar, em parceria com a companhia de teatro La Fontana, mais sessões do espetáculo de rua Vila do Conde: Um porto para o mundo. O objetivo é retratar e resgatar o património da construção naval da cidade, ao mesmo tempo que se evoca a ligação de Vila do Conde com o mar e a pesca. O espetáculo de rua reúne cerca de 400 participantes. Os bilhetes custam três euros para os adultos e um euro para as crianças. Desta quinta-feira até domingo no Cais da Alfândega.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o Amplifest estará no Porto em três locais durante três dias: Hard Club, Cave 45 e Passos Manuel recebem a sexta edição do festival. No cartaz, o rock e o metal mandam — Caspian, Minsk e Redemptus são alguns dos destaques. Além da música, o público pode assistir a filmes, amplitalks e exposições. Os preços dos bilhetes variam entre os 39 e os 69 euros.

Ainda na discoteca Hard Club, há uma Reggae Jam Session esta sexta-feira. Os convidados são os Real Rockers Porto, um grupo de músicos, produtores e mic entertainers, que prometem fazer da música improvisada um espetáculo com vida própria. Haverá ainda algumas participações de artistas espanhóis. Os bilhetes custam três euros.

As Festas de Santa Bárbara em Miranda do Douro vão evocar os Queen esta sexta-feira, a partir das 22h. A Kind of Queen é uma banda portuguesa de tributo aos Queen, que tem percorrido todo o país com as canções que nos fazem recordar o vozeirão do vocalista Freddie Mercury. O próximo concerto está inserido nas Festas de Santa Bárbara, no Largo do Castelo, cujo último dia acontece no domingo. De entrada livre.

Há horas felizes em Vila Real, mais propriamente no auditório da Zona Livre AC, com o Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense. A peça “Há horas felizes” é encenada e da autoria de Joaquim Paulo Ferreira. O cenário é uma aldeia de Trás-os-Montes e leva os espetadores até à Taberna do Tio Bonifácio. Escusado será dizer que os amores, os desamores e as intrigas da aldeia estão no centro da ação. Os bilhetes custam dois euros.

fim de semana

Ovar recebe alguns concertos de verão até ao início de setembro. Este sábado é a vez da fadista Ana Moura subir a palco a partir das 20h. Na Avenida Central da Praia do Furadouro, as canções “Dia de Folga”, “Desfado” e a mais recente, “Tens Os Olhos De Deus” devem fazer parte do repertório do concerto. A entrada é livre.

Há dia aberto no Parque Natural do Tejo Internacional este sábado. O ponto de encontro é no Cais de Lentiscais em Vila Velha de Ródão e logo pela manhã, para aproveitar melhor o dia. Algumas das tarefas passam por devolver as aves recolhidas pela QUERCUS à Natureza e limpar as águas da Albufeira de Monte Fidalgo/Cedilho. As inscrições são limitadas — tem mais informações aqui.

Pode haver música no coração? É isso que o Centro de Ciência Viva de Coimbra vai tentar descobrir este sábado, a partir das 17h. Há Música no Coração – Circulando ao som do Contrabaixo vai explorar um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o coração — uma conversa feita em verso e ao som do contrabaixo da Academia de Música de Coimbra. Se está curioso, não falte. De entrada livre.

Na sexta-feira, o Casino da Figueira da Foz recebe o concerto de Miguel Araújo. A partir das 23h, o intérprete de “Os Maridos das Outras”, “Balada Astral” e “Romaria das Festas de Santa Eufémia” promete trazer o rock e o pop português até ao público. Se os últimos concertos têm sido feitos em parceria com António Zambujo, na Figueira da Foz apresenta-se novamente a solo. Os bilhetes custam 15 euros.

agenda-cultural-verao-sul

Em vila de pescadores, as Festas do Mar não poderiam faltar. Em Cascais, a partir desta sexta-feira e até 28 de agosto, a música promete animar o público. No cartaz, há melodias para todos os gostos, desde a brasileira Maria Gadú ao português João Pedro Pais. A Baía de Cascais torna-se o ponto de interesse nas noites de verão e no final de agosto. Este ano, haverá uma noite apenas dedicada ao fado, que acontece na próxima semana. Com entrada livre.

O Aura Festival em Sintra começou esta quinta-feira e prolonga-se até domingo. A segunda edição do evento volta a ter a luz e a cor como principais atrativos. Como? A noite vai permitir enaltecer cada um dos componentes, através dos percursos noturnos, das instalações de vidro, das performances e ainda, com as sessões de video mapping. Não paga bilhete.

No Centro Cultural de Belém, no Jardim das Oliveiras, o CCB Sunset anima todos os fins de semana com concertos ao ar livre, a partir das 19h. Até ao final do mês, ainda é possível escutar muita música ao pôr-do-sol. Esta semana, Pianordeão e João Barradas Trio são os escolhidos para subir a palco. E atenção porque não há cadeiras, os assentos são na relva ou na sombra de uma oliveira. De entrada livre.

Se gosta de astronomia e não perde pitada dos desenvolvimentos sobre o que acontece acima das estrelas, não pode faltar ao seminário de ciência contemporânea, Cosmologia: o Universo lá em cima. O professor universitário Henrique Cachetas vai explicar a teoria do Big Bang, o sistema solar e os buracos negros. O seminário acontece na Nova Acrópole de Lisboa e a inscrição custa 20 euros.

Em Elvas, fotografar vai ser uma maratona no sábado a partir das 10h. A Maratona Fotográfica de Elvas está na sua quinta edição e o tema deste ano é o Forte de Nossa Senhora da Graça. A iniciativa é organizada pelo Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro. Para participar, tem de pagar dez euros de inscrição — o almoço para os participantes está incluído no preço.

Uma Mostra de Artes de Rua vai acontecer, desta quinta-feira a sábado, em Sines. Esta é a edição do zero do evento: ao mesmo tempo que celebra os 30 anos do Teatro Mar (companhia itinerante de Sines), a mostra pretende no futuro criar um pólo criativo, onde a comunidade local e as artes de rua possam conviver. Na programação, os artistas e as companhias de teatro portuguesas estão em maioria — Farra Fanfarra e Cão à Chuva vão estar presentes. Do país de nuestros hermanos, chega a companhia La Finestra Nou Circ. Com entrada livre.

Ainda nos espetáculos de rua, a vila de Odeceixe em Aljezur, recebe o E.S.T.A.R (Encontro de Teatro e Animação de Rua), desde esta quinta-feira até sábado. Na programação, não faltam os espetáculos de marionetas, o teatro de andas e os cafés-concertos. O próximo destino da associação cultural Mãozorra — organizadora do evento — é Porto Corvo, em Sines. Tem entrada gratuita.

agenda-cultural-verao-ilhas

A Maré de Agosto volta para a sua 32ª edição na Ria Formosa, no arquipélago dos Açores, a partir desta quinta-feira e até sábado. Durante os três dias, artistas como JP Simões, Fandango e Carminho sobem a palco. Além da música, há outras atividades para distrair o público, como workshops de percussão corporal, exposições fotográficas e yoga. Os bilhetes custam entre os dez e os 35 euros.

Já no arquipélago da Madeira, a exposição da Danny Ivan está patente na FNAC até 20 de outubro. As pinturas do artista digital podem ser apreciadas, em todas as cores e feitios. Através de figuras abstratas e geométricas, os visitantes podem mergulhar num universo, que vai desde a luz de Lisboa à calçada portuguesa. De entrada livre.