Histórico de atualizações
  • Votação formal esta quinta-feiras às 15h00 de Lisboa

    Foi um longo dia. O 5 de Outubro voltou a ser feriado e Marcelo Rebelo de Sousa comemorou pela primeira vez como Presidente da República o aniversário da implantação da República. À sua maneira, sempre em velocidade, distribuindo afetos e avisos. O Rui Pedro Antunes seguiu-o durante todo o dia e conta aqui que Marcelo é de tal maneira rápido que quase supreendeu Guterres com o telefonema de felicitações.

    Daquele que será o próximo secretário-geral das Nações Unidas não ouvimos ainda uma palavra oficial, o que é normal, visto que ainda faltam algumas formalidades para que Guterres seja anunciado como líder da ONU.

    Esta quinta-feira acontece mais uma delas. Às 15h00 de Lisboa, o Conselho de Segurança vai votar formalmente a nomeação de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas. E nós aqui estaremos a acompanhar tudo e a trazer-lhe a melhor informação. Tenha um bom descanso e volte connosco.

    Até já.

  • Poliglota, humanista e católico fervoroso. O que diz a imprensa internacional

    O João de Almeida Dias reuniu aqui o que a principal imprensa internacional escreveu sobre António Guterres, neste dia em que o ex-primeiro ministro de Portugal viu as portas da liderança das Nações Unidas escancaradas.

    Em Espanha fala-se do triunfo do “humanismo discreto”, em França cai bem o facto de ser “francófono”. Nos EUA, o NY Times escreve sobre os desafios de Guterres. Na Bulgária, lamenta-se a escolha.

  • Rajoy: "Boa notícia para a ONU e para Espanha"

    Marian Rajoy, primeiro-ministro de Espanha, já reagiu à nomeação de António Guterres. Numa mensagem publicada no Twitter, Rajoy diz que esta é uma boa notícia para as Nações Unidas e para Espanha:

  • Santana Lopes felicita Guterres: "Que Deus o ilumine"

    Pedro Santana Lopes publicou nas redes sociais uma mensagem para António Guterres:

    Muitos parabéns, Eng António Guterres. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e todos os que nela trabalhamos sentimos o forte orgulho partilhado pelos seus compatriotas. Estamos certos de que vai fazer bem ao Mundo, especialmente, aos mais desprotegidos. Que Deus o ilumine.

    https://twitter.com/PSantanaLopes/status/783796057885016068

  • Chefe da diplomacia da UE: Guterres é um "homem de visão, coração e ação"

    Federica Mogherini, Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, deu os parabéns a António Guterres através do Twitter:

  • Monge Guerreiro. O elogio de António Guterres pelo seu biógrafo

    Adelino Cunha, autor da biografia “António Guterres – os Segredos do Poder”, escreve aqui sobre o homem religioso que conspirou num sótão, criou o guterrismo, não resistiu a traições e vai liderar a ONU.

  • Três desafios e uma dor de cabeça

    O Pedro Rainho reuniu neste texto os principais desafios que vai enfrentar António Guterres quando chegar a secretário-geral das Nações Unidas. Acrescentou-lhe uma (enorme) dor de cabeça.

  • Ordem dos Engenheiros felicita "engenheiro humanista"

    A Ordem dos Engenheiros emitiu um comunicado a felicitar António Guterres e no qual tece elogios ao ex-primeiro ministro português.

    A Ordem dos Engenheiros felicita este seu Membro, reconhecendo que todo o percurso profissional e de vida do Engenheiro António Guterres, de entrega e de trabalho em defesa da causa pública e da dignidade do Ser Humano, eleva ao mais alto nível a missão primeira da Engenharia: a promoção da segurança e do bem-estar das populações. Foram também estas as razões que presidiram à homenagem que a Ordem dos Engenheiros fez, em 2013, a este seu “Engenheiro Humanista”, entregando-lhe, por ocasião do Dia Nacional do Engenheiro, a mais alta condecoração da Ordem: a sua Medalha de Ouro.

    E acrescenta:

    Esta decisão e a ocupação de um cargo de tamanha responsabilidade e, simultaneamente, de tanto significado para a Humanidade, será altamente prestigiante para Portugal, mas também para a Engenharia portuguesa, ela própria uma ativa embaixadora das capacidades dos portugueses nos cinco continentes.

  • Amnistia Internacional: "Guterres enfrenta inúmeros desafios"

    Numa declaração à Lusa por telefone, Pedro Neto afirmou que a Amnistia Internacional não toma posição por um candidato, mas, “sendo confirmada a eleição do engenheiro António Guterres”, dá-lhe os parabéns.

    Já a Amnistia Internacional em Portugal, pela “afinidade de nacionalidade, deseja-lhe o maior sucesso e que ele faça um excelente trabalho, pelos direitos humanos”. No entanto, o diretor executivo da organização de defesa dos direitos humanos alertou que “o próximo secretário-geral das Nações Unidas terá inúmeros e enormes desafios pela frente”.

    “Em primeiro lugar, e no caso do engenheiro António Guterres, é preciso um novo acordo para os refugiados e migrantes. Ele é uma pessoa que tem muita experiência neste assunto. É dramática a situação de 21 milhões de refugiados”, disse Pedro Neto, considerando a questão dos refugiados como “um dos assuntos prioritários” neste momento.

    O dirigente defendeu também que o próximo secretário-geral da ONU terá de “pôr termo a crimes de larga escala que vão existindo no mundo”, utilizando para isso ferramentas como a carta das Nações Unidas e toda a legislação internacional humanitária.

    Dar mais peso à sociedade civil para que os direitos humanos se tornem mais relevantes, defender as pessoas marginalizadas e combater a pobreza extrema, promover a igualdade de género, combater a impunidade daqueles que cometem crimes contra a humanidade e pôr fim à pena de morte são outros desafios, afirmou Pedro Neto.

    O diretor executivo da AI em Portugal argumentou ainda que o próximo secretário-geral da ONU deverá “fortalecer as Nações Unidas enquanto organização, para que ela seja muito mais relevante quanto ao impacto do seu trabalho e da sua ação nos direitos humanos”.

    Lusa

  • Portugal, "uma nova presença de soft power"

    “António Guterres: o triunfo do humanismo discreto”. A notícia do El Español, jornal online dirigido por Pedro J. Ramirez, multiplica os elogios ao ex-primeiro-ministro português. E a Portugal: “É a consolidação de Portugal, antiga potência imperial, como uma nova presença de ‘soft power’ no actual contexto internacional.

    No texto de Aitor Hernández-Morales, Guterres é descrito como um político “incomum”, “de quem ninguém pode falar mal”.

  • Carlos Moedas: "Guterres é dos homens mais extraordinários que conheci"

    Carlos Moedas estava numa conferência em Madrid, a South Summit, quando soube da votação que pôs Guterres na liderança da ONU. Ao Observador, o comissário europeu com a pasta da inovação afirmou que a nomeação do ex-líder do Partido Socialista era “um orgulho para Portugal”.

    “Os meus parabéns ao engenheiro António Guterres, que é dos homens mais extraordinários que tive oportunidade de conhecer na minha vida. Penso que é um orgulho para Portugal. É um grande dia para os portugueses. E só lhe quero desejar o melhor para o futuro”, afirmou.

  • Freitas do Amaral: "Guterres vai ser melhor que os três últimos secretários-gerais"

    Em declarações à TSF, o ex-presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas Freitas do Amaral, acredita que Guterres “vai ser melhor do que os três últimos secretários-gerais. Dois deles quiseram mandar nos Estados Unidos e na Rússia e não conseguiram e por isso foram muito criticados e um deles fez só até um mandato – Brutus Ghali. Kofi Annan fez dois mas no segundo mandato saiu de rastos”.

    Ban Ki-moon é alvo de críticas de Freitas do Amaral. “Não fez nada. Era completamente passivo. Achava que só tinha dois tipos de problemas em cima da mesa: os problemas insolúveis e os problemas que o tempo resolverá. E não fazia nada. O secretário-geral tem de fazer muitas coisas, tem de ser proativo, mas tem também que saber que precisa de consensos. Não pode decidir sozinho.”

    E são estas características que Freitas vê em Guterres: “É uma pessoa de consensos e de causas”.

  • Martin Schulz: "Um orgulho para a Europa. Será sensacional"

    O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, já felicitou António Guterres pela sua eleição para a liderança das Nações Unidas, que considera “um orgulho para Europa”.

    “Ele será um sensacional secretário-geral das Nações Unidas. Um orgulho para a Europa”, escreveu o presidente do Parlamento Europeu.

    Esta foi a primeira reação ao nível da União Europeia à votação do Conselho de Segurança da ONU que ditou o triunfo de António Guterres, a ser formalizado em breve.

    Recorde-se que a Comissão Europeia — cuja vice-presidente Kristalina Georgieva entrou na semana passada na corrida à liderança da ONU – indicou, através de um porta-voz, que “neste momento” não tem ainda comentários a fazer, e também o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, não se pronunciou.

  • Ramos Horta aplaude "sábia decisão de todos"

    O antigo presidente de Timor-Leste e Nobel da Paz António Ramos-Horta aplaudiu “a sábia decisão de todos” na indicação de António Guterres como favorito para secretário-geral das Nações Unidas.

    “Parabéns António Guterres! Parabéns Portugal! Parabéns Conselho de Segurança! Parabéns ONU! Sabia decisão de todos!”, considerou o antigo dirigente timorense numa reação por escrito enviada à agência Lusa.

  • Israel apela a Guterres para que seja posto um "fim à obsessão" com o Estado Judaico

    O embaixador israelita nas Nações Unidas manifestou esperança de que António Guterres consiga parar com “a obsessão contra Israel” na organização, informaram os ‘media’ do país.

    “O Estado de Israel espera que as Nações Unidas, sob a sua liderança, atuem no espírito dos seus princípios fundadores como uma organização justa, capaz de distinguir o bem e o mal e de pôr fim à sua obsessão com Israel”, disse Danny Danon, citado pelo jornal Jerusalem Post.

    O diplomata afirmou esperar que a mudança de liderança na Organização das Nações Unidas possa levar “à cessação da atitude hostil contra o Estado judeu”. Desejando sucesso ao ex-primeiro-ministro português no seu novo cargo, Danon pediu-lhe que nomeie um enviado especial para combater o antissemitismo.

    Lusa

  • Cavaco Silva orgulhoso

    O ex-Presidente da República Cavaco Silva felicitou António Guterres pela sua eleição para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas, fazendo votos para que “a sua sensatez e o respeito que a sua voz inspira no mundo possam fazer a diferença”.

    “É com particular orgulho que felicito o engenheiro António Guterres pela sua eleição para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas”, refere o antigo chefe de Estado, numa mensagem enviada à Lusa a propósito da eleição do ex-primeiro-ministro no Conselho de Segurança para secretário-geral das Nações Unidas.

    Sublinhando estar certo de que António Guterres “muito prestigiará Portugal no exercício das suas novas funções”, Cavaco Silva diz fazer votos para que “a sua sensatez e o respeito que a sua voz inspira” possam fazer a diferença, “num mundo que vive tempos particularmente difíceis e incertos”.

    Cavaco Silva refere ainda que a eleição do ex-primeiro-ministro português deve-se, em primeiro lugar, “ao mérito demonstrado na campanha que teve lugar e na capacidade de liderança e competência com que exerceu as funções de Alto-Comissário para os Refugiados”.

    “Deve-se também ao prestígio de Portugal no mundo como país facilitador do diálogo entre os povos, defensor da paz entre as nações e do combate à fome e à pobreza e à eficácia da diplomacia portuguesa”, acrescenta o ex-Presidente da República.

    Na mensagem, Cavaco Silva lembra ainda declarações que proferiu em fevereiro, quando condecorou António Guterres: “Como tive oportunidade de afirmar em fevereiro passado, quando lhe impus as insígnias da Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, o engenheiro Guterres tem indiscutivelmente o perfil, a experiência e os conhecimentos para desempenhar o mais alto cargo do sistema das Nações Unidas”.

    Lusa

  • Um benfiquista na ONU deixa o Benfica orgulhoso

    O Sport Lisboa e Benfica emitiu um comunicado no seu site oficial, mostrando orgulho na eleição de Guterres para as Nações Unidas:

    É com orgulho que o Sport Lisboa e Benfica e a Família Benfiquista vê António Guterres eleito Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). É um enorme prestígio para o País mas também uma excelente notícia para o mundo, que encontra em António Guterres o melhor exemplo do que se pretende para a liderança da mais importante organização internacional, que trabalha em prol da paz e na ajuda a todos aqueles que mais precisam.

  • Carlos César: "Uma vitória do mérito e de uma vida ao serviço das pessoas"

    Continuam as mensagens de felicitação dos vários cantos do Largo do Rato. Agora foi Carlos César, atual Presidente do PS e líder da bancada parlamentar dos socialistas, que deixou uma mensagem acompanhada por uma fotografia em que aparece ao lado de Guterres. “Uma vitória do mérito e de uma vida ao serviço das pessoas”, escreveu.

    Screen Shot 2016-10-05 at 19.53.20

  • António Vitorino: "É bom não esquecer que houve quem tentasse dar a volta à última hora e falharam"

    Em declarações à SIC, o socialista António Vitorino, antigo ministro da Defesa do primeiro Governo de Guterres, fez questão de dizer que o ex-primeiro-ministro jogou “de acordo com as regras” e impediu que houevsse uma “tentação de dar a volta à última hora”, em alusão à entrada tardia de Kristalina Georgieva na corrida. Aqui ficam as declarações de António Vitorino à SIC na íntegra:

    “O engenheiro Guterres, pela qualidade da sua prestação, pela clareza e transparência, por jogar de acordo com as regras, tornou completamente impossível esta tentação de dar a volta à última hora. É bom não esquecer que houve quem tentasse e falharam! E ainda bem que falharam. Falharam porque António Guterres teve a qualidade e o mérito de barrar o caminho àqueles que queriam que [ele] falhasse. Eu acho que as as Nações Unidas já devem a a António Guterres ter provado que, com maior transparência, de uma forma mais inclusiva, esse mérito de ter contribuído para um processo que enobrece a ONU”.

  • António Vitorino: "É bom não esquecer que houve quem tentasse dar a volta à última hora e falharam"

    Em declarações à SIC, o socialista António Vitorino, antigo ministro da Defesa do primeiro Governo de Guterres, fez questão de dizer que o ex-primeiro-ministro jogou “de acordo com as regras” e impediu que houevsse uma “tentação de dar a volta à última hora”, em alusão à entrada tardia de Kristalina Georgieva na corrida. Aqui ficam as declarações de António Vitorino à SIC na íntegra:

    “O engenheiro Guterres, pela qualidade da sua prestação, pela clareza e transparência, por jogar de acordo com as regras, tornou completamente impossível esta tentação de dar a volta à última hora. É bom não esquecer que houve quem tentasse e falharam! E ainda bem que falharam. Falharam porque António Guterres teve a qualidade e o mérito de barrar o caminho àqueles que queriam que [ele] falhasse. Eu acho que as as Nações Unidas já devem a a António Guterres ter provado que, com maior transparência, de uma forma mais inclusiva, esse mérito de ter contribuído para um processo que enobrece a ONU”.

1 de 3