Nações Unidas

Venezuela

ONU acusa regime venezuelano de centenas de mortes

115
Relatório do alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos acusa o regime de matar, torturar e deixar à fome os seus cidadãos. Estado de direito é "virtualmente inexistente".
Imigração

ONU considera "sem sentido" nova medida dos EUA

A ONU considera que as novas mudanças anunciadas por Trump sobre a separação de crianças na fronteira são "sem sentido". Responsável diz que em nenhuma circunstância uma criança pode ser detida.
Nações Unidas

Merkel defende regresso de refugiados à Síria

Angela Merkel disse que a Alemanha está a "trabalhar para encontrar uma solução política na Síria que permita o regresso dos refugiados a sua casa" e defendeu que devem voltar com ajuda da ONU.
Venezuela

ONU pede que se investiguem abusos na Venezuela

O alto comissário da ONU para os direitos humanos pediu esta sexta-feira ao Tribunal Internacional que investigue homicídios, execuções sumárias, tortura e uso excessivo de força pelas autoridades.
Nações Unidas

EUA. Rússia espera que saída não seja definitiva

Sergei Lavrov espera que os EUA reconsiderem a saída do Conselho de Direitos Humanos e que reafirmem o compromisso com a ONU, depois de terem anunciado na terça-feira a sua retirada.
Nações Unidas

ONG guineese considera "infeliz" saída dos EUA 

A Liga Guineense dos Direitos Humanos considerou como "infeliz" a saída dos Estados Unidos do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, sublinhando que é de uma violação dos direitos humanos.
Nações Unidas

ONU acusa forças sírias de crimes de guerra

As Nações Unidas acusaram as forças sírias e organizações terroristas de terem cometido "crimes de guerra e contra a humanidade" durante o cerco pelo controlo da região síria de Guta Oriental.
República Centro Africana

Guterres alerta para ameaça à capital da RCA

Guterres admitiu que está "aterrado" com o facto de, "cinco anos depois do início da crise na RCA", a violência intercomunitária ter aumentado. Particularmente preocupante é a violência em Bangui.
Estados Unidos da América

EUA saem do Conselho de Direitos Humanos da ONU

1.315
A decisão dos Estados Unidos de abandonarem o Conselho de Direitos Humanos da ONU foi confirmada por Nikki Haley, embaixadora do país nas Nações Unidas.
Migrações

Guterres: Migrações são inevitáveis e necessárias

Depois de o navio Aquarius - com 630 migrantes a bordo - ter sido rejeitado em Itália e Malta, Guterres defende que as migrações são necessárias e que é melhor organizá-las e regulamentá-las.
UNESCO

Estremoz vai erguer homenagem aos seus bonecos

Um monumento de homenagem aos bonecos de Estremoz, distinguidos pela UNESCO, e aos artesãos desta arte vai ser instalado junto às Portas de Santa Catarina, na cidade alentejana.
Migrantes

Aquarius: ACNUR agradece decisão de Espanha

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados congratulou-se com a decisão de Espanha de acolher a embarcação "Aquarius", em que viajavam 629 migrantes sem documentos.
Armamento

G-3 "cumpre todos os requisitos" garante EMFGA

759
Estado-Maior-General das Forças Armadas garante que G-3 "cumpre todos os requisitos" para atuação dos militares portugueses na República Centro-Africana. Uma resposta à notícia do Observador
António Guterres

Guterres reúne com Putin e assiste ao Mundial

António Guterres vai reunir-se com Putin e com o ministro dos Negócios Estrangeiros nos dias 20 e 21 de junho. No dia 20, o secretário-geral da ONU vai assistir à partida de Portugal contra Marrocos.
Iémen

Crise humanitária continua sem solução, dizem MSF

A intensificação da crise humanitária no Iémen - em guerra desde 2014 - é a maior preocupação dos Médicos Sem Fronteiras. Há 100 médicos estrangeiros no país e mais de mil iemenitas a colaborar.
Nações Unidas

Apelo para Guterres discutir presos com Putin

38 países pediram a Guterres que discuta com Putin "o sofrimento" de quem está detido ilegalmente. O caso do realizador Sentsov, que está em greve de fome, deve ser levantado "urgentemente".
Nações Unidas

Aprovada resolução que condena ofensiva de Israel

A ONU aprovou esta quinta-feira uma resolução que condena a resposta de Israel aos protestos que ocorreram em Gaza. Resolução foi aprovada com 120 votos a favor.
Armamento

Exército recusa substituir G3 em missão da ONU

1.099
Paraquedistas alertam para riscos de segurança por usarem arma que não conhecem num cenário de elevado risco. Força especial diz que, sem a Galil, a eficácia também está comprometida.
Cabo Verde

Jurista portuguesa lidera sistema da ONU

Ana Patrícia Graça sucede à sueca Ulrika Richardson-Golinski, que terminou em abril a sua missão de cinco anos em Cabo Verde, tendo sido coordenadora residente das Nações Unidas no Kosovo.
Conflito na Síria

Síria. Mais de 920 mil deslocados em 2018

Só em 2018, mais de 920 mil pessoas foram deslocadas da Síria, um número recorde desde o início do conflito, em 2011. É o maior número de deslocados num curto período de tempo, segundo a ONU.
Coreia do Norte

A perigosa armada de hackers da Coreia do Norte /premium

283
É uma das mais temidas forças de hackers do mundo. Rouba bancos, faz extorsão a empresas (até em Portugal), ataca governos e tem bases da China a Moçambique. Criptomoedas como a bitcoin são novo alvo.
Moçambique

Investimento Estrangeiro em Moçambique cai 26%

O investimento estrangeiro em Moçambique caiu 26%, para 2,3 mil milhões de dólares devido à austeridade e à crise da dívida, segundo o Relatório sobre o Investimento Mundial.
República Centro Africana

Portugueses acusados de “crimes contra humanidade"

3.894
A contestação na República Centro Africana cresce com o intensificar de confrontos entre páraquedistas portugueses e grupos armados. A ONU denuncia "manipulação" de civis e "aproveitamento político".
Cultura

Bonecos de Estremoz certificados ainda este ano

O processo de certificação dos bonecos de Estremoz, distinguidos pela UNESCO, vai ficar concluído até dezembro deste ano, disse a vereadora da Cultura do município.
Ambiente

Só 9% do plástico é reciclado

Todos os anos são produzidos mais de 400 milhões de toneladas de plástico no mundo e apenas 9% é reciclado, alertou a ONU com base num estudo a propósito do Dia Mundial do Ambiente.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. ONU apela a proteção de equipas médicas

Responsáveis de várias agências da ONU como a Organização Mundial da Saúde revelam preocupação pela morte de Razan al-Najjar, paramédica de 21 anos baleada pelas forças de segurança israelitas.
Mundo

Veto norte-americano sobre Palestina é "imoral"

A Organização para a Libertação da Palestina diz tratar-se de "outro golpe na credibilidade e integridade da comunidade internacional representada pela ONU".
Estados Unidos da América

EUA vetam projeto de proteção dos palestinianos

Os Estados Unidos foram o único opositor a um projeto de resolução apresentado nas Nações Unidas que pedia a proteção dos palestinianos em Gaza e na Cisjordânia ocupada.
Nações Unidas

Guterres pede apoio para luta antiterrrorista

"Vamos fazer um forte apelo para que o G5 tenha os recursos financeiros e materiais necessários para a sua eficácia", pediu o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
MH17

MH17. Rússia não assume responsabilidade no abate

A Rússia rejeitou, na terça-feira, os pedidos dos membros do Conselho de Segurança da ONU para assumir responsabilidades no caso do abate do voo MH17, quando sobrevoava a Ucrânia em 2014.
Conselho de Estado

Guterres acredita em acordo entre Trump e Kim

Secretário-geral da ONU revelou no Conselho de Estado que ambas as partes, EUA e Coreia do Norte, estão "genuinamente empenhadas" em resolver conflito por uma via pacífica.
Brasil

ONU rejeita pedido de Lula da Silva contra prisão

103
O Comité de Direitos Humanos da ONU rejeitou um pedido do ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que reclamava uma ação urgente contra a sua prisão.
África

África. BAD e Nações Unidas assinam acordo

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a Organização para o Desenvolvimento Industrial nas Nações Unidas (UNIDO) assinaram um acordo para acelerar a industrialização dos países africanos.
António Guterres

Guterres critica movimento xiita libanês Hezbollah

O secretário-geral da ONU criticou o movimento fundamentalista xiita Hezbollah por funcionar como milícia armada e partido político no Líbano, e pediu que suspenda as atividades militares que exerce.
Angola

Angola vai crescer apenas 2% este ano

As Nações Unidas reviram em baixa a previsão de crescimento de Angola para este ano, de 2,7% para 2%, devido à dependência da economia do petróleo.
Moçambique

Menos perspetivas de crescimento para Moçambique 

As Nações Unidas reviram em baixa a previsão de crescimento de Moçambique para 3,4% neste e no próximo ano, o que compara com a previsão anterior, de 3,8% este ano e 3,9% em 2019.
Nações Unidas

ONU quer África a debater questões de médio prazo

A reunião do Banco de Africano de Desenvolvimento começa esta segunda-feira e tratará de temas como "a inovação na indústria, o desenvolvimento da agricultura ou a mobilização de recursos doméstico".
Faixa de Gaza

ONU aprova envio de missão de inquérito a Gaza

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução que prevê o envio para a Faixa de Gaza de uma equipa de peritos em crimes de guerra para investigar os acontecimentos das últimas semanas.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU critica resposta "desproporcionada" de Israel

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos classificou esta sexta-feira como "totalmente desproporcionada" a resposta de Israel às manifestações palestinianas de segunda-feira.
António Guterres

Guterres apela a uma UE cada vez mais unida 

O secretário-geral da ONU apelou a uma UE "cada vez mais unida", cuja voz se faça ouvir num mundo cada vez mais perigoso, e saudou os esforços europeus para salvar o acordo nuclear com o Irão.
Crime

Tráfico de órgãos é o segundo crime mais lucrativo

O tráfico de seres humanos, muitas vezes para recolha de órgãos para transplantação, é a segunda prática criminosa mais lucrativa, a seguir ao tráfico de armas, segundo a ONU.
Coreia do Norte

Fecho de instalações nucleares agrada a Guterres

António Guterres mostrou-se satisfeito com o encerramento do centro de testes nucleares e diz que permite "sedimentar esforços adicionais em prol da paz".
Conflito Israelo-palestiniano

Confrontos fazem 60 mortos e 2.771 feridos

725
Pelo menos 60 pessoas morreram em confrontos entre palestinianos e israelitas na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que se fala de acordos de paz na embaixada dos EUA em Jerusalém.
Iraque

Guterres apela à manutenção da paz no Iraque

António Guterres apelou à manutenção da paz no Iraque, depois das legislativas que aconteceram no sábado e considerou as eleições um novo avanço para a construção de uma democracia mais consolidada.
Ministério da Defesa

Uma nova ação externa da Defesa Nacional

241
Neste breve ensaio, o ministro da Defesa expõe a necessidade de rever a legislação sobre a participação em missões além-fronteiras, concentrando num novo diploma as múltiplas dimensões da ação externa
Coreia do Norte

ONU. Coreia do Norte precisa de ajuda humanitária

O diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos da ONU diz que a Coreia do Norte precisa de ajuda contínua, sobretudo em relação às "necessidades nutricionais de mães e de crianças pequenas".
País

Portugal deve investir na reabilitação de reclusos

Um grupo do subcomité da ONU para Prevenção da Tortura esteve de visita em Portugal e recomendou que o país substitua o encarceramento pela reabilitação dos reclusos.
Nações Unidas

Ambiente. ONU avança na criação de Pacto Global

Assembleia da ONU aprovou resolução em que solicita que se identifique e avalie possíveis falhas nas leis ambientais internacionais. O documento foi aprovado por 143 votos a favor e cinco contra.
Igualdade de Género

Género. ONU alcança paridade nas equipas nacionais

118
As Nações Unidas anunciaram esta quinta-feira que, pela primeira vez na sua história, têm tantas mulheres como homens a liderar as equipas da organização nos países de todo o mundo.
Relações Internacionais

ONU saúda cimeira entre Trump e Kim

As Nações Unidas manifestaram o seu apoio ao encontro previsto entre os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte e congratulou-se pela libertação de norte-americanos presos por Pyongyang.
Nações Unidas

Guterres preocupado com situação israelo-iraniana

António Guterres pediu uma "suspensão imediata de todos os atos hostis e provocações de forma a evitar uma nova conflagração" no Médio Oriente perante a escalada militar israelo-iraniana.
Música

Lloyd Cole atua no Mosteiro da Batalha em julho

O músico britânico vai dar concerto no dia 6 de julho. Espetáculo vai começar às 21h30, no Claustro Real, e vai ter entrada gratuita. Presidente da autarquia diz que é "um orgulho" receber o músico.
Iémen

Iémen. Seis mortos e 30 feridos em ataques aéreos

Dois ataques aéreos ao palácio presidencial no Iémen causaram seis mortes e 30 feridos. Teme-se que muitas pessoas tenham ficado soterradas nos escombros. O edifício ficou completamente destruído.
CPLP

ONU. Guterres destaca importância da CPLP

O secretário-geral das Nações Unidas destacou a importância da diversidade contra as tentativas de uniformização e disse que a CPLP tem nesta matéria um "papel essencial a desempenhar".
Nações Unidas

Israel retira candidatura ao Conselho da ONU

Israel decidiu adiar a sua candidatura ao Conselho de Segurança da ONU, mas vai continuar a trabalhar para obter a sua "plena participação e inclusão" nos processos de tomada de decisão.
República Centro Africana

Guterres apela à calma na RAP e pede investigação

António Guterres apelou à calma na República Centro-Africana e pediu aos intervenientes que acabem com a violência. O secretário-geral da ONU condenou a violência registada a 1 de maio em Bangui.
República Centro Africana

Militares portugueses alvo de tiros 

122
Nenhum paraquedista português ficou ferido. Força nacional foi chamada ao terreno depois de elementos de grupo armado terem atacado uma igreja e matado o padre, na capital do país.
Estado Islâmico

UNESCO condena ataque a jornalistas no Afeganistão

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, condenou os ataques no Afeganistão que causaram a morte a pelo menos dez jornalistas, pedindo que os responsáveis sejam julgados.
Coreia do Sul

Seul pede à ONU para seguir medidas de Pyongyang

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, pediu hoje às Nações Unidas que supervisionem o encerramento da base de ensaios nucleares da Coreia do Norte previsto para este mês.
África

Moçambique. ONU/UE contra corte ilegal de madeira

Um programa para combate ao corte ilegal de árvores em Moçambique lança este mês um concurso de apoio a projetos de rastreio de madeira, anunciou a organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. Jovens devem ficar longe da fronteira

O presidente palestiniano pediu esta segunda-feira que as crianças e jovens fossem retirados da zona de conflitos. Desde que começaram os protestos a 30 de março, já morreram pelo menos 48 pessoas.
Cabo Verde

ONU disponibiliza 18 milhões de euros a Cabo Verde

Dinheiro será disponibilizado no âmbito do novo programa quinquenal de apoio, que irá priorizar áreas como o desenvolvimento e crescimento sustentável, governação, política pública e justiça.
UNESCO

CDS propõe estuário do Tejo a Património Mundial

328
No início do ano, os níveis de poluição no rio voltaram a atingir níveis elevados. Centristas propuseram então uma auditoria e, agora, Assunção Cristas defende candidatura à UNESCO.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)