Nações Unidas

Nações Unidas

ONU reforça críticas a sanções dos EUA à Venezuela

215
A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos reforçou as críticas à aplicação de sanções à Venezuela pelos Estados Unidos e defende tais medidas irão agravar a crise que afeta o país.
Nações Unidas

ONU diz que finlandeses são o povo mais feliz

691
Finlândia volta a liderar um ranking da ONU das populações mais felizes. Portugal até subiu nove lugares para a 66ª posição, mas os níveis de felicidade no mundo estão a baixar.
Sudão do Sul

ONU estende mandato de missão no Sudão do Sul

A decisão segue a recomendação do Secretário-Geral da ONU, António Guterres. A resolução teve 14 votos a favor e a abstenção da Rússia, que recusa o método de trabalho do comité.
Nações Unidas

ONU chega a acordo para acabar com plástico no mar

448
A Assembleia da ONU chegou a um acordo geral, que ainda terá de ser ratificado, para acabar com a contaminação dos mares com plásticos e microplásticos. Ficou de fora o problema da desflorestação.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Ataques de dezembro mataram 535 pessoas

Segundo a ONU, além dos 535 mortos há também 111 feridos na sequência dos ataques ocorridos durante três dias naquele país. Estes ataques "foram realizados com o apoio dos chefes tradicionais".
Acidentes de Aviação

Etiópia. Moçambicano da ONU morre em acidente

Os serviços das Nações Unidas em Moçambique anunciaram hoje a morte de um funcionário moçambicano no acidente aéreo com um avião da Ethiopian Airlines que provocou, no domingo, 157 mortos.
Descobrimentos

Circum-navegação. Portugal mantém canditadura

110
Portugal e Espanha vão manter a candidatura conjunta da primeira circum-navegação. Projeto avança apesar de a Real Academia ter dito que a viagem tinha sido exclusivamente espanhola.
Angela Merkel

Angela Merkel defende lugar único europeu na ONU

Com a defesa da criação de um lugar único europeu na ONU, Angela Merkel vai de encontro às propostas de reforma da UE divulgadas no fim de semana pela líder do partido alemão CDU.
Acidentes de Aviação

Etiópia. Aviões suspensos e homenagem às vítimas

A frota Boeing 737 MAX 8 foi desmobilizada em três países como "medida de precaução" depois de um acidente aéreo que causou a morte de 157 pessoas, de pelo menos 35 nacionalidades.
Dia da Mulher

Igualdade de género. ONU pede atitudes radicais

ONU quer travar o que tenta impedir avanços nos direitos da mulher. Comissária defende que juízes e polícias sejam "treinados" para que preconceitos de género não se sobreponham à proteção da mulher.
Nações Unidas

Equipa de direitos humanos vai visitar Venezuela

A missão vai integrar uma equipa de 5 pessoas que vão reunir com "vítimas de violações dos direitos humanos". A equipa vai também encontrar-se com representantes do governo.
Guiné-Bissau

Bissau. ONU espera eleições em ambiente de paz

A ONU espera que a Guiné-Bissau "possa atingir outro patamar" com as legislativas de domingo. Mohamed Ibn Chambas diz ter encontrado atmosfera pacífica e uma campanha eleitoral sem incidentes.
António Guterres

Sudão do Sul continua frágil apesar de cessar-fogo

O secretário-geral da ONU alerta para os confrontos esporádicos no país, que indicam que "a situação continua frágil", e aponta para incumprimento de metas estabelecidas no acordo de paz de setembro.
França

ONU denuncia violência contra coletes amarelos

A Alta Comissária dos Direitos Humanos da ONU pediu ao governo francês que investigue as denúncias sobre o uso de força excessiva contra os manifestantes do movimento dos "coletes amarelos".
Nações Unidas

Escritório da ONU fecha por pressão governamental

O escritório fechou no final de fevereiro, mas só agora foi anunciado. ONU lamenta encerramento "depois de uma presença de 23 anos no país", que considera estar "em grave risco" desde 2015.
Brasil

Brasil é o terceiro país com mais casos de sarampo

O Brasil teve 10.262 casos de sarampo confirmados no ano passado - o dobro em relação a 2017. Brasil, Venezuela, Filipinas e o Iémen são responsáveis por 74% do total do aumento de casos da doença.
Nações Unidas

Bangladesh não aceitará mais refugiados rohingya

ONU diz estar desapontada com crise dos rohingya e falta de progressos em levar os refugiados de volta ao seu país. Bangladesh vai deixar de aceitar refugiados da minoria muçulmana.
Nações Unidas

Venezuela. Resoluções dos EUA e Rússia vetadas 

A resolução dos EUA pedia eleições "livres, justas e credíveis" na Venezuela e foi vetada pela China, Rússia e África do Sul. Já a da Rússia denunciava as ameaças de uso da força contra Caracas.
Guiné-Bissau

Bissau. Missão da ONU prolongada por mais 1 ano

O Conselho de Segurança da ONU decidiu prolongar a missão por um período de 12 meses até fevereiro de 2020 e reconfigurar a missão, com vista ao seu encerramento no final do próximo ano.
Rússia

Venezuela. Rússia vai vetar resolução dos EUA 

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou que o projeto dos EUA não apresenta nada de novo e que é "a mesma mistura de demagogia, acusações recorrentes e ultimatos".
Venezuela

Venezuela apela à ONU sobre uso da força dos EUA

O ministro venezuelano das Relações Exteriores diz que os EUA estão a preparar uma intervenção militar na Venezuela, insistindo em que seria importante "descartar essa opção por completo".
CPLP

Direitos humanos. CPLP quer reforçar compromisso

A CPLP compromete-se a reforçar acordo que estabeleceu com a ONU na área da defesa e da promoção dos direitos humanos, tendo em conta os aspetos económicos, sociais, culturais, civis e políticos.
Nações Unidas

Guterres alerta para controlo de armamento

O secretário-geral da ONU lamentou que os Estados estejam a procurar "segurança" através do desenvolvimento de novas armas e apelou à manutenção de tratados internacionais.
Venezuela

Guterres apela a que não se use "força letal"

518
O porta-voz do secretário geral da ONU diz que Guterres apela a que não se use "força letal em nenhuma circunstância" e pede a todos que reduzam a tensão.
Nações Unidas

Nomeada embaixadora dos EUA na ONU

Donald Trump anunciou no twitter o nome de Kelly Knight Craft, até aqui embaixadora no Canadá, para representar o país nas Nações Unidas. A nomeação deverá ainda ser aprovada pelo Senado.
Tuberculose

Moçambique e ONU investem no combate à tuberculose

O projeto inclui a construção de cinco enfermarias de tuberculose multirresistente e 17 abrigos de espera para as clínicas, por forma a reduzir os riscos de transmissão nas unidades de saúde.
Venezuela

Pompeo e Guterres discutem situação na Venezuela

Os dois responsáveis reúnem-se numa altura de crescente tensão devido à entrega de ajuda humanitária na Venezuela prevista para o fim de semana. Pompeo garante que EUA estão decididos a ajudar.
Nações Unidas

ONU. Militares portugueses na RCA recebem medalha

No discurso dirigido à força portuguesa, o tenente-general que presidiu a cerimónia agradeceu o "excelente desempenho, profissionalismo e dedicação dos militares portugueses" nas operações realizadas.
Nações Unidas

ONU vai apoiar Cabo Verde no censo populacional

O censo está orçamentado em 5,8 milhões de euros, sendo que o Governo cabo-verdiano vai disponibilizar 40% do valor e os restantes 60% deverão ser garantidos por parceiros do arquipélago.
Nações Unidas

ONU. Brasileiro no Comité dos Direitos Económicos

O advogado Renato Leão, especializado na proteção internacional dos direitos humanos, em direitos sociais e em direito constitucional, vai suceder a Maria Virgínia Brás Gomes, anunciou a ONU.
Estados Unidos da América

EUA. Candidata à ONU contratou imigrante ilegal

186
Heather Nauert disse num programa da Fox News que as crianças imigrantes “trazem doenças”. Mas contratou uma imigrante sem autorização de trabalho para tomar conta dos filhos.
Nações Unidas

Cerca de 420 milhões crianças em zonas de guerra

Segundo a 'Save the Children', entre 2013 e 2017, mais de meio milhão de crianças morreram por consequências indiretas da guerra, como desnutrição, doenças e falta de cuidados de saúde.
Refugiados

ONU pede 815 milhões para crise de rohingyas

Ajuda e serviços básicos, como alimentos, água, saneamento e abrigo, representam mais de metade das necessidades de financiamento para este ano para ajudar refugiados em Myanmar e no Bangladesh.
Nações Unidas

ONU defende o diálogo para a crise da Venezuela

A presidente da Assembleia-geral da ONU acredita numa negociação e defende uma "saída política, negociada e pacífica".
Nações Unidas

Rússia e China defendem governo de Maduro na ONU

110
O chefe da diplomacia venezuelana denuncia a violação dos princípios básicos da ONU, como o respeito pela soberania nacional, e criticou as sanções e ameaças vindas de Washington.
Nações Unidas

Bissau. Guterres preocupado com "frágil" situação

António Guterres admite progressos advindos da nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da formação de um governo representativo, mas mostra-se preocupado com a situação frágil do país.
Crianças

Uso de crianças em conflitos aumenta em África

Segundo o último relatório das Nações Unidas, o uso de crianças-soldado foi confirmado na RCA, RDCongo, Mali, Somália, Sudão, Sudão do Sul e Nigéria. Em termos globais, a ONU verifica um crescimento.
Nações Unidas

EUA e Rússia preparam resoluções sobre Venezuela

Os americanos apoiam a oposição e os russos apoiam Maduro, considerando que a situação na Venezuela representa um assunto interno e criticam qualquer interesse em intervir.
África

Níger. 2,3 milhões de pessoas precisam de ajuda

Segundo dados divulgados pela ONU, existem 1,6 milhões de pessoas a necessitar de ajuda humanitária, sendo que para esse efeito já foram disponibilizados cerca de 154 milhões de euros.
Nações Unidas

ONU: UE pode beneficiar da guerra comercial

O estudo "Guerras comerciais: perdedores e vencedores" demonstra que alguns países da UE podem beneficiar das dificuldades de exportações e importações entre os dois países em conflito.
Iémen

ONU acolhe novas negociações do Iémen em navio

O chefe da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iémen vai acolher a bordo de um navio negociações fundamentais entre o Governo e os rebeldes huthis para consolidar um cessar-fogo.
António Guterres

Guterres volta a oferecer "bons ofícios" a Guaidó

131
O secretário-geral da ONU voltou a oferecer os seus "bons ofícios" para contribuir para uma solução política e frisou a sua preocupação com a situação e o impacto desta na população venezuelana.
Venezuela

ONU. Sanções à Venezuela agravam crise

EUA anunciaram sanções contra a petrolífera venezuelana PDVSA, cinco dias depois de terem reconhecido o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela.
Monumentos

Mosteiro de Alcobaça em obras até ao final do ano

174
A obra inclui também a recuperação das fachadas norte e poente do Mosteiro, subdiretor-geral do Património Cultural anunciou que "Se tudo correr bem, vamos conseguir reduzir o prazo previsto [2020]".
Rep Democrática do Congo

RDCongo. ONU descobre 535 civis em 59 valas comuns

Além das valas descobertas, o conflito deixou um rasto de destruição: 967 edifícios, incluindo igrejas, escolas e centros de saúde, foram pilhados ou destruídos.
Prémios e Galardões

António Guterres recebe prémio Carlos Magno

142
Galardão alemão reconhece as contribuições para a unidade da Europa. Comité defende que António Guterres é um destacado defensor do modelo europeu de sociedade, do pluralismo, tolerância e diálogo.
Turquia

Khashoggi. Relatora da ONU não entra em consulado 

Agnès Callamard, chefe da equipa que investiga o assassínio de Jamal Khashoggi, não conseguiu entrar no consulado saudita onde o jornalista foi morto.
Nações Unidas

Guterres diz que o ódio no mundo está aumentar

O secretário-geral da ONU reconhece que o mundo está "a assistir a formas de violência a que não estávamos habituados" e que "ONU está hoje na primeira linha do combate contra o antissemitismo".
Turquia

Turquia. ONU investiga morte de Khashoggi

A equipa da ONU está no terreno até ao dia 3 de fevereiro. O objetivo também é “identificar como os Estados podem fortalecer os seus compromissos internacionais para proteger o direito à vida".
Nações Unidas

ONU. Regime de Maduro rejeita convocar eleições

276
Representante venezuelano nas Nações Unidas recusou cenário defendido pelo bloco liderado pelos Estados Unidos. Apesar da pressão internacional, Maduro quer continuar no poder.
Venezuela

Conselho de Segurança da ONU discute Venezuela

Guaidó autoproclamou-se na quarta-feira Presidente interino da Venezuela, perante milhares de pessoas concentradas em Caracas. Reunião do Conselho de Segurança foi pedida por Washington.
Mali

2 'capacetes azuis' morrem após explosão de mina

O ataque foi levado a cabo contra um comboio logístico da Minusma esta sexta-feira. Um dos 6 feridos encontra-se com prognóstico reservado. O ataque não foi reivindicado. mas é semelhante a outros.
História

Fernão de Magalhães. Candidatura será conjunta

102
A ministra do Mar garantiu ao Observador que a candidatura a património mundial será feita com Espanha. Programa de comemorações dos 500 anos da circum-navegação foi apresentado esta quinta-feira.
Nações Unidas

RCA. ONU controla a violência

Os violentos combates que decorreram em meados deste mês estão neutralizados. Portugal está presente no país desde o início de 2017.
Grécia

Gregos discutem mudança de nome da Macedónia

O novo nome surgiu do Acordo de Prespes e rebatiza a pequena república balcânica vizinha em "República da Macedónia do Norte". A votação será feita esta sexta-feira.
Nações Unidas

Guterres pede condenação de autores de ataque

António Guterres condenou veementemente o ataque e apresentou as suas condolências às famílias das vítimas, pedindo ainda às autoridades que levem a tribunal os responsáveis pelo crime.
Nações Unidas

34 Mortos e 59 feridos após as eleições no RDCongo

Devido à gravidade da situação a União Africana recomenda a suspensão do anúncio dos resultados finais. A porta-voz da ONU do RDCongo não vai anunciar a data dos resultados finais e pede "calma".
Timor-Leste

Timor-Leste. Insegurança alimentar aumenta

174
Dados das Nações Unidas mostram que a maioria da população não se alimenta adequadamente. A nutrição afeta a saúde de muitos timorenses. Crianças apresentam elevados índices de nanismo e raquitismo.
Nações Unidas

ONU no combate ao HIV nos países africanos 

O apelo foi lançado após uma reunião da ONISUDA em Dacar, Senegal. Cerca de 67 mil crianças até aos 9 anos e 69 mil adolescentes até aos 19 anos são infetados pelo HIV.
VIH

ONU. Países africanos têm de travar VIH em jovens

Só este ano, cerca de 67 mil crianças (até aos 9 anos) e 69 mil adolescentes (dos 10 aos 19 anos) foram infetados com VIH, sendo que mais de metade dos adolescentes (46 mil) eram raparigas.
Arquitetura

Terminal de Cruzeiros de Lisboa pode ganhar prémio

393
O projeto do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça, é um dos 40 finalistas. O prémio, no valor de 60 mil euros, é considerado de maior prestígio na área da arquitetura.
Refugiados

Jovem saudita em fuga consegue asilo no Canadá

600
Fugiu da família que estava de férias no Kuwait. Ficou retida na Tailândia onde se barricou num quarto de hotel. Perdeu o direito a viajar para a Austrália, mas conseguiu asilo no Canadá.
Nações Unidas

Pelo menos 16 mil sírios regressaram do Líbano

Entre 16 mil e 17 mil sírios que estavam no Líbano regressaram à Síria em 2018, segundo dados das Nações Unidas. Em 2018, pela primeira vez, conseguiu-se reduzir a situação de vulnerabilidade.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)