Nações Unidas

Myanmar

ONU dá cartões de identidade a refugiados rohingya

Há cerca de 900 mil refugiados rohingyas em campos no Bangladesh. Os refugiados têm agora um documento de identidade individual que lhes permite regressar ao Myanmar, país de origem.
Nações Unidas

ONU: Poluição incomodaria Fernão de Magalhães 

Diplomata e enviado especial da ONU para os oceanos, Peter Thomson, disse que se Fernão de Magalhães vivesse na atualidade "ficaria incomodado com a poluição, com a pesca ilegal e sobrepesca".
Sudão

Sudão. ONU estende missão até novembro

A missão da Força de Segurança Interina para Abyei (UNISFA) no Sudão já não vai terminar este mês. O Conselho de Segurança da ONU estendeu o mandato até novembro e vai aumentar a força policial.
António Guterres

Combate às alterações climáticas a enfraquecer

161
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que a vontade política para combater as alterações climáticas parece estar a enfraquecer.
Síria

ONU: agências suspendem ajuda humanitária na Síria

Pelo menos 16 "parceiros humanitários" da ONU anunciaram uma suspensão da sua atividade no país devido à intensificação de bombardeamentos. Desde 29 de abril, perto de 180 mil já foram deslocadas.
Venezuela

Venezuela. Detenções atrasam solução, diz Guterres

137
O secretário-geral das Nações Unidas apela à Venezuela para adoptar medidas que evitem o agravamento da situação. Para Guterres, as recentes detenções prejudicam a resolução pacífica do conflito.
Nações Unidas

ONU. Responsabilidade por refugiados é de todos

A coordenadora da ONU na Turquia lembrou que há 3,6 milhões sírios no país e que "muitos países europeus recusam-se a lidar com a situação".
Ambiente

ONU. Um milhão de espécies ameaçadas de extinção

2.419
Relatório divulgado esta segunda-feira pelas Nações Unidas diz que a "perda é um resultado direto da atividade humana e constitui uma ameaça direta ao bem-estar humano em todas as regiões do mundo".
Nações Unidas

Moçambique. ONU reforça combate aos abusos sexuais

296
Mulheres têm relatado que foram vítimas de abusos e exploração sexual para terem direito a receber ajuda humanitária após os ciclones que atingiram o país. As Nações Unidas querem combater os casos.
Nações Unidas

Moçambique. ONU quer defesa de idosos agredidos

Idosos em Moçambique têm sido assassinados por acusações de feitiçaria. Em alguns casos, os agressores são familiares das vítimas. Uma especialista da ONU quer criar uma pensão para os idosos.
Monumentos

Elvas. Município reabilita Aqueduto da Amoreira 

679
As obras devem começar em 2020 e a primeira fase visa conservar apenas uma pequena parte do aqueduto. Segundo o presidente do município, não existem fundos para o restauro total do monumento.
Moçambique

Kenneth. António Guterres lamenta destruição

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou a sua tristeza pelas mortes e destruição causadas pelo ciclone Kenneth na província moçambicana de Cabo Delgado.
Nações Unidas

Ex-primeiro-ministro francês critica Guterres

692
Jean-Pierre Raffarin considera que as organizações internacionais se tornaram "demasiado pesadas" para resolver os conflitos atuais e que estar à frente da ONU é "um trabalho muito complicado".
Human Rights Watch

Human Rights Watch critica "silêncio" de Guterres

1.073
Diretor diz que o mandato do secretário geral da ONU define-se pelo "silêncio". E que Guterres tardou em criticar os EUA: "Talvez não quisesse dar a Trump uma desculpa para parar de enviar cheques".
Venezuela

Guterres fala com governo venezuelano

161
O ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Jorge Arreaza, reuniu-se com o secretário-geral da ONU, António Guterres, com quem conversou sobre "temas essenciais" para a Venezuela.
Amália Rodrigues

UNESCO celebra centenário de Amália Rodrigues 

337
António Sampaio da Nóvoa refere que o reconhecimento da UNESCO atribui às celebrações e à fadista uma "dimensão mais ampla". A proposta foi aprovada por Estados-membros da CPLP, Espanha e França.
Moçambique

Idai. Famílias regressam para zonas de origem 

A agência das Nações Unidas já iniciou o processo de transporte das famílias. Nos próximos dez dias, 70 mil pessoas deverão deixar os abrigos temporários em que se encontram.
Nações Unidas

ONU combate violência sexual em conflitos 

O Conselho de Segurança e António Guterres lamentam a impunidade e a brutalidade dos crimes, em conflitos globais. A resolução obteve 13 votos a favor. Rússia e China abstiveram-se.
Iémen

Iémen. ONU pede cessar-fogo em Hodeida

A ONU expressou a sua preocupação pelo incumprimento do cessar-fogo e a retirada de tropas na província de Hodeida, no Iémen, acordado pelas partes beligerantes em dezembro do ano passado.
Nações Unidas

ONU quer proteção para indígenas de Timor-Leste 

Tauli-Corpuz, relatora especial da ONU, afirma que a integração dos indígenas contribuiu para o progresso do país, mas alerta para a falta de desenvolvimento em áreas como justiça e educação.
Nações Unidas

ONU condena anúncio da ofensiva talibã

Depois de o grupo extremista Talibã anunciar o início da ofensiva anual de primavera no Afeganistão a ONU apela ao início de um diálogo inclusivo inter-afegão e de negociações que levem a um acordo.
Síria

Enviado da ONU encontra-se com ministro de Assad

Geir Pedersen reuniu-se com o chefe da diplomacia síria para discutir futuro do país. Composição de comité constitucional com membros do regime, da oposição e das Nações Unidas foi o tema.
Sudão

ONU disponibiliza 23,5 ME para vítimas no Sudão

As Nações Unidas anunciaram que vão disponibilizar 26,5 milhões de dólares (23,5 milhões de euros) para apoiar mais de 800.000 sudaneses afetados pela crise económica e insegurança alimentar no país.
Nações Unidas

Guterres quer transição inclusiva no Sudão 

O secretário-geral das Nações Unidas deseja ver respeitadas as "aspirações democráticas" dos sudaneses, depois da destituição de Omar al-Bashir. Guterres fala em "calma" e "máxima contenção".
Moçambique

ONU aumente 265 ME ajuda para Moçambique

A assistente de António Guterres disse que a dimensão da destruição provocada pelo Idai e inundações que se seguiram exige uma forte mobilização de recursos. Em Moçambique já morreram 602 pessoas.
Venezuela

ONU pede apoio para a Venezuela

A ONU pede apoio da comunidade internacional para dar resposta ao "problema humanitário muito real" que existe na Venezuela, onde cerca de um quarto da população precisa de ajuda.
Nações Unidas

Linguagem "venenosa" sobre refugiados preocupa ONU

107
O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, diz que em 30 anos de trabalho nunca viu tamanha estigmatização de refugiados e migrantes.
Líbia

ONU. Pelo menos 2.800 pessoas fugiram de Tripoli

A ONU alertou esta segunda-feira para a "escalada da violência" que tem vindo a aumentar na capital da Líbia e que está a afetar refugiados e migrantes arbitrariamente detidos em centros de detenção.
Líbia

ONU apela a trégua humanitária de 2 horas na Líbia

O objetivo das Nações Unidas é permitir a retirada em segurança de feridos e de civis por equipas de socorro e pelo Crescente Vermelho líbio.
Nações Unidas

Guterres pede verbas para refugiados palestinianos

128
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu à comunidade internacional fundos para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos, numa visita ao campo de Baqaa, Jordânia.
Mundo

Países preocupados com atividade balística do Irão

Os três países enviaram uma carta ao secretário-geral da ONU, onde defendem que o recente fabrico e lançamento de mísseis balísticos no Irão está a agravar as tensões existentes no Médio Oriente.
Nações Unidas

ONU. Angelina Jolie defende papel das mulheres

121
A atriz, enviada especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, diz que os conflitos não vão acabar enquanto o mundo continuar a excluir as mulheres da mediação dos processos de decisão.
Moçambique

Moçambique. 900 mil vacinas contra cólera

Cada vacina reforça a imunidade de uma pessoa contra a cólera por três meses. O programa vai continuar, passados três meses, com mais vacinas.
CPLP

Cravinho propõe formação de militares da CPLP

O ministro da Defesa disse que a formação de militares da CPLP será para missões de paz, sugerindo também a "criação de oportunidades de trabalho conjunto" para os 9 países-membros.
Moçambique

Moçambique: 7 mil bebés podem morrer no parto

207
A ONU estimou que 5 mil grávidas tenham sido afetadas pelo ciclone em Moçambique, e que 7 mil dos 45 mil partos previstos para os próximos meses possam registar complicações potencialmente fatais.
Israel

ONU discute montes Golã em reunião de urgência

O Conselho de Segurança reúne de urgência para analisar o conflito sobre os Golã, a pedido da Síria que exige a restituição do território anexado por Israel e contesta o reconhecimento pelos EUA.
Guiné-Bissau

ONU pede presidenciais na Guiné-Bissau em 2019

O Conselho de Segurança da ONU lembrou "a importância de uma eleição presidencial credível, livre, justa e pacífica" e dentro do "prazo legalmente estipulado". E pediu ainda um "diálogo inclusivo".
Nações Unidas

RD Congo. 13 milhões de pessoas precisam de ajuda

148
Dos 13 milhões de pessoas a precisar de ajuda 7,5 milhões são crianças, sendo que cerca de quatro milhões sofrem de desnutrição aguda, e mais de 1,4 milhões de desnutrição aguda severa.
Moçambique

ONU lança apelo para apoiar Moçambique

626
A ONU lançou um apelo de ajuda de emergência de 249 milhões de euros para ajudar Moçambique a recuperar do ciclone Idai. ""As Nações Unidas estão convosco", diz António Guterres.
Brexit

Brexit deve ser "organizado e coordenado"

O embaixador da União Europeia junto das Nações Unidas lembrou que o Brexit "resulta de uma escolha democrática" e, por isso, defende uma saída "organizada se possível, coordenada e controlada".
Nações Unidas

ONU reforça críticas a sanções dos EUA à Venezuela

321
A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos reforçou as críticas à aplicação de sanções à Venezuela pelos Estados Unidos e defende tais medidas irão agravar a crise que afeta o país.
Nações Unidas

ONU diz que finlandeses são o povo mais feliz

1.165
Finlândia volta a liderar um ranking da ONU das populações mais felizes. Portugal até subiu nove lugares para a 66ª posição, mas os níveis de felicidade no mundo estão a baixar.
Sudão do Sul

ONU estende mandato de missão no Sudão do Sul

A decisão segue a recomendação do Secretário-Geral da ONU, António Guterres. A resolução teve 14 votos a favor e a abstenção da Rússia, que recusa o método de trabalho do comité.
Nações Unidas

ONU chega a acordo para acabar com plástico no mar

448
A Assembleia da ONU chegou a um acordo geral, que ainda terá de ser ratificado, para acabar com a contaminação dos mares com plásticos e microplásticos. Ficou de fora o problema da desflorestação.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Ataques de dezembro mataram 535 pessoas

Segundo a ONU, além dos 535 mortos há também 111 feridos na sequência dos ataques ocorridos durante três dias naquele país. Estes ataques "foram realizados com o apoio dos chefes tradicionais".
Acidentes de Aviação

Etiópia. Moçambicano da ONU morre em acidente

Os serviços das Nações Unidas em Moçambique anunciaram hoje a morte de um funcionário moçambicano no acidente aéreo com um avião da Ethiopian Airlines que provocou, no domingo, 157 mortos.
Descobrimentos

Circum-navegação. Portugal mantém canditadura

110
Portugal e Espanha vão manter a candidatura conjunta da primeira circum-navegação. Projeto avança apesar de a Real Academia ter dito que a viagem tinha sido exclusivamente espanhola.
Angela Merkel

Angela Merkel defende lugar único europeu na ONU

Com a defesa da criação de um lugar único europeu na ONU, Angela Merkel vai de encontro às propostas de reforma da UE divulgadas no fim de semana pela líder do partido alemão CDU.
Acidentes de Aviação

Etiópia. Aviões suspensos e homenagem às vítimas

A frota Boeing 737 MAX 8 foi desmobilizada em três países como "medida de precaução" depois de um acidente aéreo que causou a morte de 157 pessoas, de pelo menos 35 nacionalidades.
Dia da Mulher

Igualdade de género. ONU pede atitudes radicais

ONU quer travar o que tenta impedir avanços nos direitos da mulher. Comissária defende que juízes e polícias sejam "treinados" para que preconceitos de género não se sobreponham à proteção da mulher.
Nações Unidas

Equipa de direitos humanos vai visitar Venezuela

A missão vai integrar uma equipa de 5 pessoas que vão reunir com "vítimas de violações dos direitos humanos". A equipa vai também encontrar-se com representantes do governo.
Guiné-Bissau

Bissau. ONU espera eleições em ambiente de paz

A ONU espera que a Guiné-Bissau "possa atingir outro patamar" com as legislativas de domingo. Mohamed Ibn Chambas diz ter encontrado atmosfera pacífica e uma campanha eleitoral sem incidentes.
António Guterres

Sudão do Sul continua frágil apesar de cessar-fogo

O secretário-geral da ONU alerta para os confrontos esporádicos no país, que indicam que "a situação continua frágil", e aponta para incumprimento de metas estabelecidas no acordo de paz de setembro.
França

ONU denuncia violência contra coletes amarelos

A Alta Comissária dos Direitos Humanos da ONU pediu ao governo francês que investigue as denúncias sobre o uso de força excessiva contra os manifestantes do movimento dos "coletes amarelos".
Nações Unidas

Escritório da ONU fecha por pressão governamental

O escritório fechou no final de fevereiro, mas só agora foi anunciado. ONU lamenta encerramento "depois de uma presença de 23 anos no país", que considera estar "em grave risco" desde 2015.
Brasil

Brasil é o terceiro país com mais casos de sarampo

O Brasil teve 10.262 casos de sarampo confirmados no ano passado - o dobro em relação a 2017. Brasil, Venezuela, Filipinas e o Iémen são responsáveis por 74% do total do aumento de casos da doença.
Nações Unidas

Bangladesh não aceitará mais refugiados rohingya

ONU diz estar desapontada com crise dos rohingya e falta de progressos em levar os refugiados de volta ao seu país. Bangladesh vai deixar de aceitar refugiados da minoria muçulmana.
Nações Unidas

Venezuela. Resoluções dos EUA e Rússia vetadas 

A resolução dos EUA pedia eleições "livres, justas e credíveis" na Venezuela e foi vetada pela China, Rússia e África do Sul. Já a da Rússia denunciava as ameaças de uso da força contra Caracas.
Guiné-Bissau

Bissau. Missão da ONU prolongada por mais 1 ano

O Conselho de Segurança da ONU decidiu prolongar a missão por um período de 12 meses até fevereiro de 2020 e reconfigurar a missão, com vista ao seu encerramento no final do próximo ano.
Rússia

Venezuela. Rússia vai vetar resolução dos EUA 

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou que o projeto dos EUA não apresenta nada de novo e que é "a mesma mistura de demagogia, acusações recorrentes e ultimatos".
Venezuela

Venezuela apela à ONU sobre uso da força dos EUA

O ministro venezuelano das Relações Exteriores diz que os EUA estão a preparar uma intervenção militar na Venezuela, insistindo em que seria importante "descartar essa opção por completo".
CPLP

Direitos humanos. CPLP quer reforçar compromisso

A CPLP compromete-se a reforçar acordo que estabeleceu com a ONU na área da defesa e da promoção dos direitos humanos, tendo em conta os aspetos económicos, sociais, culturais, civis e políticos.
Nações Unidas

Guterres alerta para controlo de armamento

O secretário-geral da ONU lamentou que os Estados estejam a procurar "segurança" através do desenvolvimento de novas armas e apelou à manutenção de tratados internacionais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)