269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Nações Unidas

Moçambique

Moçambique. Crise não vai desaparecer "depressa"

Nações Unidas temem que o próximo mês de julho seja "crítico". Mais de 900.000 pessoas estão sob insegurança alimentar severa em Cabo Delgado.
Conselho Europeu

Charles Michel felicita recondução de Guterres

O presidente do Conselho Europeu felicitou António Guterres pela sua reeleição como secretário-geral da ONU e disse que a União Europeia está a seu lado na defesa do multilateralismo.
Nações Unidas

António Guterres presta juramento na ONU

No discurso, o secretário-geral da ONU declarou-se um "multilateralista devoto, mas também português orgulhoso" e admitiu que existem "tarefas colossais" a que o mundo deve responder unido.
Nações Unidas

Guterres e a ONU: "O homem certo no lugar certo"

Para António Costa estão reunidas as condições para um segundo mandato" de António Guterres "que poderá inaugurar uma nova era de esperança, com solidariedade e cooperação internacional".
Refugiados

Número de refugiados cresce para 82,4 milhões 

151
Mesmo com a pandemia, o número de refugiados e deslocados internos cresceu 4% em relação aos 79,5 milhões no final de 2019, segundo o relatório anual da agência das Nações Unidas para os Refugiados.
António Guterres

ONU. Guterres toma posse para segundo mandato

António Guterres vai tomar posse como secretário-geral das Nações Unidas pela segunda vez, para um mandato até final de 2026. Marcelo Rebelo de Sousa fará uma intervenção na sessão.
António Guterres

Guterres reconduzido secretário-geral da ONU na 6ª

960
António Guterres, 72 anos, é reconduzido sexta-feira como secretário-geral das Nações Unidas, tendo obtido o voto favorável e unânime dos 193 Estados membros da organização.
António Guterres

Marcelo discursa na tomada de posse de Guterres

O Presidente da República vai fazer uma intervenção na ONU, em Nova Iorque, na sexta-feira, dia em que Guterres tomará posse para um segundo mandato como secretário-geral da organização.
Forças Armadas

Força Aérea na missão das Nações Unidas no Mali

Em 2021, Portugal honra, uma vez mais, os compromissos assumidos com a ONU, tendo empenhado no Mali, desde 15 de maio e por seis meses, uma aeronave de transporte C295M e 65 militares da FAP.
Refugiados

O mundo precisa fazer mais pelos venezuelanos

O êxodo venezuelano é equivalente à deslocação da população dinamarquesa para o resto da Europa. No entanto, esta crise tem passado em grande medida despercebida.
Nações Unidas

Vice-secretária-geral da ONU lamenta discrepâncias

1485
A vice-secretária-geral da ONU para África lamenta que enquanto "uns vão a Marte por divertimento", haja 600 milhões de pessoas sem acesso a eletricidade.
Nações Unidas

47 milhões de mulheres perto da pobreza extrema

Cerca de 47 milhões de mulheres em todo o mundo caminham para a pobreza extrema, alertou a vice-diretora executiva da ONU Mulheres, Anita Bhatia.
Presidente Marcelo

ONU. Presidente vai à tomada de posse de Guterres

159
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se na próxima semana a Nova Iorque para assistir à cerimónia de tomada de posse do secretário-geral das Nações Unidas.
Moçambique

ACNUR preocupado com civis em Cabo Delgado

O ACNUR revelou esta quarta-feira que está "seriamente preocupado" com a segurança no norte de Moçambique, onde o "conflito armado e a insegurança" em Palma "continuam a deslocar milhares de pessoas".
Conselho de Segurança

Conselho de Segurança da ONU ganha novos membros

Albânia, Brasil, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos ganharam esta sexta-feira lugares no Conselho de Segurança da ONU para os próximos dois anos, juntando-se aos cinco membros permanentes.
Myanmar

Escalada de violência em Myanmar é "catástrofe"

A responsável diz que mais de 108.000 pessoas fugiram de casa no estado de Kayah, no leste do país, nas últimas três semanas. Casas de civis e igrejas estão a ser bombardeadas.
Nações Unidas

Guterres é empossado em 18 de junho

A recandidatura de António Guterres ao cargo de secretário-geral da ONU foi oficialmente anunciada pelo Governo português em 24 de fevereiro.
Coronavírus

Guterres vai pedir um plano de vacinação global

195
Guterres vai exigir ao G7 um "grande salto" e espera um "plano global de vacinação" contra a Covid-19. Combate ao aquecimento global é outra das prioridades para do secretário-geral da ONU.
Vacinas

ONU pede igualdade de acesso às vacinas

Especialistas em direitos humanos da ONU apelaram esta quarta-feira às sete maiores economias do mundo (G7) para que garantam igual acesso às vacinas contra a Covid-19 nos países em desenvolvimento.
Nações Unidas

ONU pede alternativas para economia azul

ONU quer "novas formas de financiamento" para "uma economia oceânica que dê poder às populações locais e apoie negócios responsáveis e objetivos sociais de longo prazo".
Myanmar

Alerta para risco de "mortes em massa" em Mynmar

O escritório da ONU em Myanmar informou na terça-feira que cerca de 100.000 pessoas foram deslocadas por causa destes combates, alertando para a "necessidade urgente" de cuidados básicos.
Nações Unidas

ONU elogia apoio de Portugal nas missões de paz 

Jean-Pierre Lacroix afirma que as tropas portuguesas "têm demonstrado um elevado nível de profissionalismo e de dedicação". Os responsáveis da ONU estão "profundamente gratos".
Nações Unidas

Aprovado segundo mandato de Guterres na ONU

O Conselho de Segurança da ONU foi unânime em recomendar à Assembleia-Geral das Nações Unidas a manutenção do seu líder para o próximo mandato, entre 2022 e 2026. Guterres era o único candidato.
Nações Unidas

ONU alerta para fome no Tigray e norte da Etiópia

Secretário-geral adjunto da ONU disse que economia foi destruída junto com negócios, safras e quintas e não há serviços bancários ou de telecomunicações: "Ouvimos falar de mortes relacionadas à fome"
Nações Unidas

Conselho Europeu. Guterres convidado a participar 

A reunião tem na agenda questões de "multilateraismo, clima, direitos humanos, paz, desenvolvimento e recuperação global pós Covid-19", diz Charles Michel.
Ambiente

ONU apela à recuperação de mil milhões de hectares

As Nações Unidas apelaram aos países para que cumpram os compromissos de recuperar mil milhões de hectares de terra, para enfrentar as crises climáticas e de biodiversidade.
Nações Unidas

ONU espera aprovar em junho reeleição de Guterres

O presidente do Conselho de Segurança espera que a reeleição de Guterres possa estar aprovada em junho. O português é o único candidato oficial e o seu segundo mandato deverá começar em 1 de janeiro.
Mar

Nações Unidas defendem "nova relação" com oceanos

O ministro português do mar e responsáveis das Nações Unidas defenderam esta quarta-feira uma "nova relação" com os oceanos, durante um debate de alto nível na sede da ONU, em Nova Iorque.
Nações Unidas

Exclusão digital é "nova face da desigualdade" 

António Guterres apelou para que a recuperação da crise económica inclua "ações urgentes para eliminar a exclusão digital, que está rapidamente a tornar-se a nova face da desigualdade".
António Guterres

Vacinas. Guterres apela à solidariedade do G20

"Países menos desenvolvidos estão a receber uma percentagem mínima da quantidade total de vacinas produzidas no mundo", disse Guterres apelando à solidariedade do G20 para uma distribuição mais justa.
Nações Unidas

ONU pede 95 milhões para reconstrução palestiniana

Lynn Hastings diz que o plano de emergência é para ser aplicado nos próximos três meses e que beneficiará um milhão de pessoas, vítimas do conflito entre o movimento islâmico Hamas e Israel.
Mali

Conselho da ONU reúne-se de emergência sobre Mali

O secretário-geral da ONU apelou, na terça-feira, à "calma" no Mali e pediu a "libertação incondicional" dos seus líderes civis. O conselho de segurança vai discutir "a grave situação" do país.
Moçambique

ONU lança campanha de angariação de fundos

"Nós podemos trazer os recursos limitados que cada um tem para minimizarmos o sofrimento das mulheres em Cabo Delgado", justifica subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora da ONU Mulheres.
Nações Unidas

ONU aguarda provas de vida de princesa Latifa

O Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos indicou que os contactos com os Emirados Árabes Unidos a propósito do caso da princesa Latifa se mantêm e que se espera provas de vida credíveis.
Bielorrússia

Conselho de segurança ONU discute desvio de avião

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se na quarta-feira para discutir o caso do avião desviado por Lukashenko para prender um jornalista, dizem diplomatas. NATO pede explicações.
Coronavírus

Guterres: "Precisamos de economia de guerra"

"Os mais vulneráveis são os que mais sofrem e temo que isso esteja longe de terminar", apontou ainda. A pandemia já causou a morte de mais de 3.4 milhões de pessoas e contaminou mais de 166 milhões.
Nações Unidas

Eleição de Trump foi o que correu pior a Guterres

Para Seguro, o atual secretário-geral da ONU, que se mostrou já disponível para um segundo mandato, "não faz milagres", mas terá a seu favor, se for reeleito, o "regresso dos Estados Unidos".
Nações Unidas

Guterres sabia de queixa de assédio quando nomeou?

O secretário geral da ONU nomeou Fabrizio Hochschild Drummond e dias depois mandou-o de licença para investigar queixas de assédio. Politico diz que no seu gabinete denúncias eram já conhecidas.
Nações Unidas

ONU lamenta ausência de progressos na Líbia

A retirada dos mercenários da Líbia está em "ponto morto", assim como a "reabertura da estrada costeira entre Syrte e Misrata". ONU lamenta a ausência de progressos no país.
Médio Oriente

AI pede à ONU para apurar responsáveis do conflito

Amnistia Internacional pede à ONU que sejam apuradas responsabilidades por meio de "mecanismo de investigação" sobre o conflito israelo-palestiniano que se tem agravado nos últimos dias.
Moçambique

"Não era fácil imaginar" reconhece ONU 

O enviado das Nações Unidas para Moçambique expressou o que sentiu ao chegar a Cabo Delgado: "temos de admitir que não foi fácil imaginar que a degradação poderia levar à situação atual".
Médio Oriente

EUA não são obstáculo dentro da ONU

O chefe da diplomacia norte-americana insistiu que o seu governo continua empenhado numa diplomacia "muito intensa", mas "discreta", recordando os inúmeros apelos aos seus homólogos.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU alerta para o risco de "crise descontrolada"

O conflito israelo-palestiniano pode transformar-se numa crise "descontrolada" humanitária e de segurança, com consequências extremas para toda a região, alertou o secretário-geral da ONU.
Coronavírus

ONU aponta vacinas como novo foco de desigualdade

Michelle Bachelet salientou que mais de 80% das doses de vacina contra a Covid-19 no mundo foram administradas nos países mais ricos enquanto apenas 1,3% chegaram aos países mais pobres.
China

Ocidente pede fim da repressão da minoria uigure

China respondeu de imediato às denúncias do ocidente sobre os supostos abusos no Xinjiang e assegurou que os EUA e aliados estão a usar a situação nessa província como "ferramenta política".
Sociedade

Fazer amanhecer

173
A velocidade a que vivemos, a “indústria do medo” que nos condiciona e o hiperindividualismo que se multiplica tornam difícil o reconhecimento do rosto do outro enquanto membro da mesma família humana
Colômbia

ONU diz que desaparecimentos persistem na Colômbia

Pessoas dadas como desaparecidas na Colômbia representam atualmente um universo de 84.330 adultos e de 9.964 menores. ONU lamenta a ausência de medidas políticas para prevenir tais situações.
Israel

ONU "profundamente preocupada" com Israel

"Condenamos toda a violência e toda a incitação à violência, assim como as divisões étnicas e as provocações" afirma a ONU, sobre o aumento da violência em Israel e nos territórios palestinianos.
Jerusalém

Abbas condena "ataque brutal" em Jerusalém 

O primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana considerou Israel "responsável" pelos confrontos que causaram centenas de feridos e pediu "uma intervenção imediata da comunidade internacional".
Nações Unidas

Guterres promete ser "construtor de pontes" na ONU

118
António Guterres, propôs-se esta sexta-feira continuar no cargo como "construtor de pontes" e "intermediário honesto" da ONU. É o único candidato formal a secretário-geral das Nações Unidas.
Conselho de Segurança

Rússia pressiona China para reuniões presenciais

Moscovo argumenta que, com o levantamento gradual das restrições em Nova Iorque, e a vacinação de cada vez mais diplomatas, já não se justifica realizar sessões virtuais.
Myanmar

Cerca de 200 ONGs pedem à ONU embargo de armas

"A condenação internacional não surtiu efeito. É hora de o Conselho de Segurança usar os seus poderes para impor um embargo global e abrangente de armas", refere o líder da Amnistia Internacional.
Livros

Nos bastidores da campanha de Guterres para a ONU /premium

"O Mundo Não Tem de Ser Assim" traça o percurso político do antigo primeiro-ministro português e atual secretário-geral das Nações Unidas. O Observador revela um excerto do livro.
Nações Unidas

Seleção de secretário-geral entra em nova fase

A Assembleia-Geral elege o secretário-geral por recomendação do Conselho de Segurança da ONU, órgão máximo devido à sua capacidade de fazer aprovar resoluções com caráter vinculativo.
Myanmar

ONU prevê 25 milhões de pobres em Myanmar

A crise política em Myanmar e o impacto da pandemia de Covid-19 poderá fazer com que mais de 25 milhões de pessoas fiquem em situação de pobreza até 2022, alerta a Organização das Nações Unidas.
Moçambique

UE e ONU doam equipamento para combate à violência

Trata-se de 10 viaturas, 50 motorizadas e 20 computadores doados ao governo moçambicano como parte das ações para ajudar a combater a violência contra as mulheres e raparigas.
Nações Unidas

Negociações informais sobre Chipre fracassaram

Cipriotas gregos continuam a apoiar a solução da reunificação da ilha na forma de um Estado federal. Já a República Turca do Norte de Chipre quer Estados independentes e iguais na ilha mediterrânea.
Lançamentos

Vida de António Guterres retratada em biografia

Pedro Latoeiro e Filipe Domingues preparam-se para lançar "O Mundo Não Tem de Ser Assim", a obra biográfica sobre a vida do "político e humanitário" António Guterres, o 1º português a liderar a ONU.
Timor-Leste

Dois bebés morreram em zonas afetadas pelas cheias

As Nações Unidas avançam que dois bebés que residiam em Tasi Tolu, oeste de Díli, uma das zonas mais afetadas pelas cheias, morreram nos últimos dias devido a diarreia e infeção respiração aguda.
UNESCO

UNESCO promove literacia mediática

A UNESCO atualizou o guia educativo de Literacia Mediática e Informação, cuja última edição já tinha 10 anos, com o objetivo de combater a desinformação sobre a pandemia nas plataformas da Internet.
Nações Unidas

ONU apela à preservação das instalações civis 

A ONU apela à preservação das instalações civis nos conflitos: "Qualquer ataque contra os abastecimentos alimentares e as infraestruturas alimentares é inaceitável".
Sociedade

Milhões de crianças com 10 anos não sabem ler 

Ao longo de um ano, mais de 70,5 milhões de crianças chegam aos 10 anos sem habilitações básicas de alfabetização. Responsáveis falam em contexto "crítico" que urge ser invertido.
Língua Portuguesa

Governo mantém objetivo de português na ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que Portugal mantém o objetivo de colocar o português como língua oficial das Nações Unidas, admitindo que o caminho para lá chegar é ainda longo.
África

Von der Leyen defende um Pacto Ecológico Africano

114
Von der Leyen defende um Pacto Ecológico Africano para uma África mais forte e próspera", tal como acontece na UE. Já António Guterres diz que é o momento de "acelerar o investimento" em renováveis.
Chade

ONU preocupada com situação "perigosa" no Chade

Grandi refere-se à morte do Presidente, rendido no poder por um dos seus filhos, que lidera um Conselho Militar de Transição. "Chade desempenha um papel importante na estabilidade do Sahel".
Irão

Nomeação do Irão na ONU gera indignação 

3415
“Eleger a República Islâmica do Irão para proteger os direitos das mulheres é como escolher um incendiário para chefe dos bombeiros”, diz Hilel Neuers, da UN Watch. Paquistão também está na comissão.
Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra é a mais sustentável

A UC surge na 21.ª posição nesta classificação global, que é liderada pela Universidade de Manchester, que analisa o "sucesso global" das universidades nos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Coronavírus

Guterres ataca nacionalismo das vacinas

O secretário-geral das Nações Unidas alerta que se o "nacionalismo de vacinas e de acordos paralelos continuar, a vacinação nos países em desenvolvimento poderá levar anos".
Cabo Verde

Cabo Verde. ONU saúda processo eleitoral pacifico

A ONU elogiou "todas as partes pela condução pacífica e harmoniosa das campanhas e sondagens" em Cabo Verde. O processo e o dia das votações "demonstram a forte cultura democrática" do país.
Myanmar

Guterres pede a ASEAN uma solução para Myanmar 

O secretário-geral da ONU, assim como o seu antecessor, pediram à Associação de Nações do Sudeste Asiático "que se juntem às Nações Unidas para ajudar o povo e o país" de Myanmar.
Moçambique

Moçambique. JSD pede apoio da ONU a Guterres

111
Num comunicado dirigido a António Guterres, a Juventude Social-Democrata apela às Nações Unidas que mobilizem mais e melhores forças para apoiar a crise humanitária que está a afetar Moçambique.
Migrantes

ACNUR. Portugal recebeu 30 migrantes

Segundo o Governo, os 30 cidadãos, 23 dos quais sírios, cinco iraquianos e dois cidadãos da Eritreia, vão ser acolhidos nos concelhos de Esposende, São João da Madeira e Lisboa.
Cabo Verde

ONU destaca atuação de Cabo Verde em energias

A importância dos investimentos na energia verde para o desenvolvimento sustentável é "uma temática central" para a ONU — que destaca os esforços de Cabo Verde na área.
Paz

Portuguesa nomeada embaixadora da paz por WFWP

A presidente da Viver 100 Fronteiras foi distinguida como embaixadora pela Federação das Mulheres para a Paz Mundial, órgão consultivo da ONU, e vai encarar futuras missões com compromisso redobrado.
Afeganistão

Mais 29% de vítimas civis no Afeganistão

O aumento ocorre quando decorrem no Qatar conversações de paz entre o governo afegão e os talibãs, iniciadas em setembro e que visam acabar com quase duas décadas de guerra no país.
Moçambique

ONU preocupada com ataques em Moçambique

O presidente do Conselho de Segurança da ONU assegura que situação em Cabo Delgado está a ser seguida com máxima atenção, devido à possibilidade da violência se expandir para outras regiões africanas.
Sudão

Darfur. 1.860 refugiados fogem para o Chade

“Os refugiados, na sua maioria mulheres, crianças e idosos, fugiram das suas casas em aldeias perto da fronteira após uma série de confrontos mortais”, no iníco deste mês, diz o porta-voz da ONU.
Moçambique

Palma. Deslocados ascendem a 12,8 mil

Na sequência dos ataques na vila de Palma o número de deslocados sobe para 12.800, dos quais 43% são crianças. "Espera-se que muitas mais pessoas ainda estejam em movimento".
Moçambique

Moçambique. Pelo menos 11 mil fugiram de Palma

De acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) pelo menos 11 mil pessoas fugiram da cidade moçambicana de Palma desde o ataque jihadista de 24 de março.
Moçambique

Mais de 5.300 deslocados desde ataque a Palma

Estes números deverão aumentar nas próximas horas e nos próximos dias, na sequência do ataque da semana passada à vila de Palma, no norte de Moçambique.
África

Mali recebe euro simbólico pelos danos de Tombuctu

Um euro simbólico foi entregue ao Estado maliano e à UNESCO, em representação da comunidade internacional, como reparação pela destruição causada por jiadistas em parte dos mausoléus de Tombuctu.
Estados Unidos da América

ONU. Conselho de Segurança discute Coreia do Norte

O último disparo de mísseis da Coreia do Norte foi tema de discussão para o Conselho de Segurança das Nações Unidas. Os mísseis balísticos de curto alcance são proibidos pela ONU.
Moçambique

Agências da ONU descrevem "horror absoluto"

O número de deslocados foi registado desde que os ataques armados em Palma começaram na quarta-feira — equivalem a 672 famílias. Chegam a pé, de autocarro, de avião e de barco, desde Palma.
Moçambique

Situação em Palma é "extremamente preocupante"

Relatório das Nações Unidas explica que a informação sobre o que está a acontecer é "extremamente difícil de verificar, devido a interrupções nas comunicações na cidade de Palma".
Moçambique

ONU condena "veementemente" violência em Palma

"Estamos profundamente preocupados com a situação ainda em evolução em Palma, onde os ataques armados começaram em 24 de março, matando dezenas de pessoas", dizem as Nações Unidas.
Myanmar

ONU reúne-se de urgência sobre Myanmar 

Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU vão reunir-se na quarta-feira, à porta fechada, sobre a atual situação de Myanmar. A reunião foi convocada pelo Reino Unido.
Myanmar

ONU apela à proteção da população de Myanmar 

Os ataques realizados contra manifestantes pro-democracia resultaram em pelo menos 107 mortos. A ONU classifica os ataques como "atrocidades" e pede reações aos países da aliança.
Nações Unidas

ONU denuncia "táticas de intimidação" dos sauditas

A relatora da ONU afirmou que foi realmente ameaçada por um alto responsável saudita, na sequência de uma investigação que fez sobre o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.
África

Etiópia. Campos de refugiados foram destruídos 

ACNUR encontrou "ambos os campos totalmente destruídos e todas as instalações humanitárias saqueadas e vandalizadas" e perdeu o rasto a cerca de 20.000 refugiados eritreus.
Atualidade

Cristo Redentor faz 90 anos e recebe "facelift"

Uma equipa de mais de 40 profissionais está a renovar aquele é que um dos maiores símbolos do Brasil. Restauradores escalam ao longo dos 38 metros de altura e aproveitam a vista sobre o Rio de Janeiro
Inglaterra

Londres pede a Pequim para dar acesso à ONU

Governo britânico comunicou à China que se de facto o genocídio dos uigures é uma mentira, então Pequim deverá permitir a entrada e o acesso total da ONU ao país para que seja "verificada a verdade".
Conflitos

ONU alerta para crise em Tigray

Saeed assinalou que os parceiros das Nações Unidas continuam a receber relatos de assassinatos premeditados de civis, violência sexual e violência de género ou deslocamento forçado
Terrorismo

Moçambique. ONU preocupada com crise humanitária

A Organização das Nações Unidas diz estar a seguir de perto os ataques em Palma e mostra-se preocupada com a rápida deterioração da situação humanitária em Moçambique.
Coronavírus

Economia global sofreu a pior recessão em 90 anos

304
Cerca de 114 milhões de empregos foram perdidos e 120 milhões de pessoas caíram na pobreza extrema. O mundo enfrenta a pior recessão económica em 90 anos devido à Covid-19.
Coronavírus

Marcelo: Covid revelou egoísmo e individualismo

101
Responsáveis mundiais apontam o fosso cada vez maior entre países desenvolvidos e em desenvolvimento e apelam a esforços conjuntos. Lembram que ninguém está salvo da Covid-19 se "todos não estiverem".
Líbia

Líbia. Guterres insiste na partida de mercenários

O secretário-geral da ONU está preocupado com a "presença persistente de elementos estrangeiros", como mercenários russos, chadianos, sudaneses e sírios, em redor de Sirte e no centro da Líbia.
Myanmar

Myanmar. ONU condena uso desproporcionado da força

Nova resolução condena o derrube do governo birmanês, renova os apelos para a libertação de todas as pessoas e censura as violações dos direitos humanos e o uso de força letal contra os manifestantes.
Quénia

Campos de refugiados: Quénia dá ultimato à ONU

Governo diz que não há lugar para mais negociações e fez "um ultimato de 14 dias para ter um roteiro sobre o encerramento final dos campos de refugiados Dadaab e Kakuma", em operação desde os anos 90.
Arábia Saudita

Khashoggi. Investigadora ameaçada de morte

134
Um responsável saudita ameaçou Agnés Callamard de morte numa reunião da ONU, depois de a investigadora ter apontado o dedo ao príncipe herdeiro pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.
Nações Unidas

ONU contra bloqueio dos EUA à Venezuela

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou uma resolução proposta pela Venezuela que condena o "bloqueio internacional" contra o país. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores.
Angola

Angola reformou dívida privada sem queda do rating

A secretária-executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África considera que Angola foi uma espécie de precursor do que o Enquadramento Comum para o tratamento da dívida devia ser.
Guiné-Bissau

ONU garante apoio a PR e governo da Guiné-Bissau

O representante do secretário-geral da ONU para a África Ocidental e o Sahel afirmou que as Nações Unidas apoiam a visão e as políticas do chefe de Estado e do governo.
Felicidade

Finlândia é o "país mais feliz do mundo"

165
Portugal está na 59ª posição dos 150 países. Estado nórdico está à frente da Dinamarca, Suíça, Islândia e Países Baixos. Por outro lado, o Afeganistão é o país mais infeliz do mundo.
Economia

ONU melhora previsões de crescimento mundial

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento prevê um crescimento económico mundial de 4,7% em 2021. O avanço na vacinação contra a Covid-19 deverá contribuir para este progresso.
Discriminação

1 em cada 2 pessoas discrimina em função da idade

Segundo a ONU, o "idadismo" traduz-se em formas de discriminação a começar pelo acesso a serviços de saúde. Com a pandemia, diz, os hospitais saturados optaram por salvar os pacientes mais novos.
Madeira

UNESCO rejeita pavimentação no Caminho das Ginjas

110
A UNESCO rejeita a pavimentação prevista pelo Governo Regional da Madeira no Caminho das Ginjas, no Paúl da Serra, segundo uma resposta dada ao eurodeputado Francisco Guerreiro.
África

ONU melhora previsões económicas para África

As previsões de crescimento económico para o continente africano são animadoras face à recessão do ano passado. Segundo a Comissão Económica da ONU para África a expansão pode chegar a 3,1%.
Nações Unidas

ONU pede "investigação independente" no Iémen

Um incêndio matou na última semana dezenas de imigrantes em Sanaa, sobretudo etíopes. O emissário da ONU para o Iémen pediu uma "investigação independente".
Coronavírus

AstraZeneca. "Há um certo pânico" com casos

A subdiretora-geral da Organização Mundial de Saúde admitiu que se verifica um "certo pânico" e uma "tomada relativamente rápida de decisão" de suspender o uso da vacina, na Europa.
Síria

Síria. Governo português defende solução política 

O Governo português junta-se a todos os que "continuam empenhados em alcançar uma solução política, inclusiva e duradoura para o conflito sírio". A próxima década tem de ser de "esperança".
Direitos das Mulheres

Guterres pede plano sobre violência de género

O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos países-membros da organização para que aprovem um plano de intervenção de emergência sobre a violência contra mulheres e raparigas.
Nações Unidas

Comissão sobre Mulheres debate tomada de decisão

A eliminação da violência contra mulheres e a ligação entre o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável também estarão na agenda da sessão. UE lançará inúmeros eventos sobre as mulheres.
República Centro Africana

ONU aprova reforço de quase 3 mil militares

Foi aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas uma resolução que prevê o aumento gradual de cerca de 3.000 militares na República Centro-Africana.
Somália

Somália: 2,7 milhões de pessoas em risco de fome

A ONU alerta para a degradação da situação humanitária no país africano. O número de habitantes que poderão sofrer de falta de alimentos representa um aumento de 65% face aos números atuais.
Nações Unidas

ONU regista máximo histórico de mulheres no poder

"Mais do que nunca as mulheres ocupam os níveis mais altos do poder, de acordo com dados de 1 de janeiro de 2021". Nove mulheres no mundo são chefes de Estado e 13 mulheres lideram Governos.
Direitos Humanos

Relatório independente acusa China de genocídio

339
China criou centros de detenção para "reeducar" os uigures e outras minorias muçulmanas. Há relatos de abusos. Especialistas consideram que foi violada Convenção do Genocídio da ONU.
Nações Unidas

ONU: proibir burca aumentará marginalização

3281
A decisão de os suíços proibirem o uso da burca foi contestada pela ONU. "A utilização de leis para ditar o que as mulheres devem ou não usar é problemática numa perspetiva de direitos humanos".
Filipinas

ONU preocupada com violência nas Filipinas

Nove pessoas foram mortas em operações que alegadamente tinham como alvo rebeldes comunistas. Segundo a ONU, os assassínios, a ativistas, ocorreram durante operações policiais e militares, no domingo.
Guiné Equatorial

Apoio à Guiné Equatorial será "equacionado" com UE

O apoio à Guiné Equatorial será "equacionado" com União Europeia e com as Nações Unidas, na sequência das explosões de domingo em Bata. A CPLP também manifestou solidariedade com o país.
António Guterres

Em Dia da Mulher, Guterres pede mudanças

O secretário-geral da ONU sublinha que a pandemia está a eliminar anos de progresso em direção à igualdade de género e que o processo de recuperação é uma oportunidade para reverter a situação.
Nações Unidas

Guterres "preocupado" com confrontos no Senegal

102
O secretário-geral da ONU está "muito preocupado" com a violência verificada na capital senegalesa a seguir à detenção do opositor Ousmane Sonko e apelou que se evite "uma escalada da situação".
Nações Unidas

ONU: "A repressão deve acabar" em Myanmar

"A vossa união é precisa mais do que nunca em Myanmar", disse a enviada das Nações Unidas, Christine Schraner Burgener, ao Conselho de Segurança da ONU, frisando que a "repressão deve acabar".
Coronavírus

OMS insta Brasil a tomar medidas agressivas

101
"O Brasil deve levar esta luta muito a sério", disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentando que são fundamentais medidas para interromper a transmissão do vírus no país.
Casas Reais

ONU ainda não recebeu provas de vida de Latifa 

"Não, ainda não". Porta-voz revela que ocorreram contactos entre o Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos e representantes dos Emirados Árabes Unidos mas sem resultados à vista.
América

Maior aumento de pobreza na América Latina

Organismo da ONU revela que a América Latina é a região do mundo mais afetada pela crise sanitária da Covid-19, com 22 milhões de novos pobres em 2020.
Nações Unidas

EUA acusam Rússia de proteger Damasco 

A embaixadora dos EUA na ONU acusa a Rússia de "bloquear todos os esforços" para responsabilizar a Síria no recurso às armas químicas, incluindo o ataque "ao trabalho profissional da OPAQ".
Myanmar

Enviado da ONU pede embargo de armas ao Myanmar

O enviado especial da ONU em Myanmar pediu ao Conselho de Segurança o estabelecimento de um "embargo global de armas" a este país, assim como sanções internacionais.
Myanmar

Myanmar. Comunidade internacional condena força 

A força letal que está a ser utilizada contra os manifestantes está a ser condenada por vários países e organizações. "Quando é que o exército vai parar?"
Nações Unidas

Etiópia. ONU com informação sobre crimes de guerra

Para além dos múltiplos conflitos que têm ocorrido na região etíope, mais de 136 casos de violação foram também notificados em hospitais. A comunicação social tem pressionado para ter acesso a Tigray.
Nações Unidas

Guterres. Governo tem "as melhores expectativas" 

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, assegurou que o Governo "não antecipa nenhuma dificuldade" na reeleição de António Guterres como secretário-geral da ONU.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau "não voltará" a ter golpes de Estado

Embaló garante que com ele os "especialistas em desinformação" não o impedirão de ir até fim do mandato. Apoia reeleição de Guterres e enaltece as relações "que nunca foram tão próximas" com Lisboa.
Refugiados

ONU alerta para fluxo de refugiados para o Níger

Mais de 7.660 refugiados já fugiram da Nigéria para Maradi, cidade no vizinho Níger, após nova onda de violência terrorista. Mas têm novos perigos no Níger: "Mortes terríveis, raptos e pilhagens".
Estado Islâmico

Instalações da ONU na Nigéria atacadas

Insurgentes do Estado Islâmico atacaram esta segunda-feira as instalações das Nações Unidas em Dikwa, dando seguimento aos ataques massivos no noroeste e centro da Nigéria nos últimos meses.
Nações Unidas

ONU avisa Irão: inspeções não são "moeda de troca"

A Agência da Energia Atómica está interessada em garantir que a supervisão nuclear não serve de arma de arremesso diplomática entre as partes, depois do regime iraniano ameaçar "tomar medidas".
Nações Unidas

Investigadoras da ONU com provas sobre Navalny

O envenenamento de Navalny "responde a uma tendência, observada há décadas, de assassínios ou tentativas de assassínio contra cidadãos russos e críticos do governo".
Comércio

Okonjo-Iweala assume liderança da OMC 

A nova líder, cuja nomeação foi conhecida no dia 15 de fevereiro, anunciou dois objetivos: melhorar o acesso dos países pobres às vacinas contra a Covid-19 e resistir às tendências protecionistas.
Fact Check

ONU quer implementar microchip?

Publicação viral alega que Nações Unidas querem implementar um chip em toda a humanidade. Na verdade, trata-se de um projecto de identificação biométrica que começou com os refugiados em 2015.
António Guterres

O Secretário-Geral da ONU não pode ser um Calimero

Todos nos sentimos honrados pelo lugar que ocupa, mas a marca portuguesa sempre foi de coragem, de determinação e de apego à justiça. E é essa marca que se pede a um Secretário-Geral português.
Coronavírus

ONU. Resolução exige equidade no acesso a vacinas

As Nações Unidas aprovaram, por unanimidade, uma resolução do Reino Unido a exigir equidade no acesso às vacinas contra a Covid-19, apoiada pelos 15 Estados membros Conselho de Segurança.
Nações Unidas

Myanmar. Embaixador na ONU apela ao fim do golpe

O embaixador de Myanmar na ONU afasta-se de junta militar que tomou o poder, pede ação mais forte da comunidade internacional para pôr fim ao golpe militar e ainda mão pesada contra responsáveis.
Nações Unidas

ONU denuncia Europa quanto a resgate de migrantes

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos denuncia os governos europeus por estarem a restringir judicialmente a atividade das organizações que resgatam migrantes no Mediterrâneo.
Nigéria

Guterres pede libertação de alunas raptadas

145
Guterres condenou, através do seu porta-voz, "nos termos mais fortes" o sequestro das 317 raparigas numa escola em Zamfara, no noroeste nigeriano e exige "libertação imediata e incondicional".
Nações Unidas

ONU preocupada com direitos humanos em África 

Alta comissária no Conselho de Direitos Humanos abordou a situação a nível mundial e alertou para situações preocupantes no Uganda, Tanzânia, Mali, Maláui, Somália, Guiné-Conacri e Comores.
Nações Unidas

Portugal. 600 migrantes podem ter apoio para sair

A OIM ajuda migrantes em situação vulnerável que queiram regressar voluntariamente ao seu país de origem e não tenham condições para o fazer. Em Portugal, esta assistência "é significativa".
Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues saúda recandidatura de Guterres

O presidente da Assembleia da República diz que é "uma honra para Portugal" a recandidatura de António Guterres, "construtor de paz", ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas.
António Guterres

Guterres agradece confiança do Governo português 

121
O secretário-geral da ONU "está agradecido" pelo "apoio" do Governo português à sua recandidatura e garante que "fará tudo o que puder para ser digno dessa confiança", disse o seu porta-voz.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo transmitiu "caloroso apoio" a Guterres

145
Marcelo Rebelo de Sousa defende que António Guterres "é a pessoa certa para continuar a promover o imprescindível papel e a reforma" como secretário-geral das Nações Unidas.
António Costa

"É um momento de esperança para a humanidade"

315
Portugal formalizou a recandidatura, por mais cinco anos, de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas. António Costa já enviou a carta para os responsáveis da organização.
Estados Unidos da América

EUA recandidata-se ao Conselho de Direitos Humanos

O país recandidata-se após a saída em junho de 2018. O chefe da diplomacia norte-americana promete repensar o funcionamento do Conselho e avisou os países com "mau histórico de direitos humanos".
Nações Unidas

Costa dá apoio formal a recandidatura de Guterres

269
Governo avança com a oficialização do apoio português ao antigo primeiro-ministro que está à frente das Nações Unidas desde outubro de 2016. Guterres já tinha dito estar "disponível" para continuar.
Prémios e Galardões

Prémio para estudos sobre visão e cancro

Quatro cientistas venceram a 17ª edição das Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A bolsa, de 16 mil euros, é da L'Oréal, UNESCO e Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Nações Unidas

"Só quem não tem vergonha pode negar situação"

O embaixador das Nações Unidas para o Oceano, Peter Thomson referiu que "só quem não tem verdadeiramente vergonha é capaz de negar agora a situação difícil em que nos encontramos".
Cabo Verde

ONU. Cabo Verde defende lugar permanente de África

O chefe de Estado cabo-verdiano defende uma reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas que faça "justiça a África, o único continente não representado de forma permanente".
Nações Unidas

ONU alerta para mais fome na América Central

O número de pessoas em situação de fome quadruplicou para 8 milhões e 1.7 milhões precisam de ajuda urgentemente. A pandemia e furacões de 2020, Eta e Iota, agudizaram as condições de vida da região.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial contra a pena de morte na ONU  

Apesar de vigorar a pena de morte no país, a Guiné Equatorial subscreveu a posição dos Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que são "inequivocamente contrários" à medida.
Irão

Lei que limita inspeções entra em vigor no Irão 

As inspeções internacionais ao programa nuclear foram limitadas, mas o país continua a cooperar com a Agência Internacional de Energia Atómica: "Não significa o fim da cooperação".
António Guterres

Guterres destaca "potencial" de fundos europeus

"A liderança da União Europeia será vital e só se trabalharmos em conjunto poderemos ter um futuro mais resiliente, justo e sustentado", referiu o representante da Organização das Nações Unidas.
Coronavírus

Guterres: 130 países ainda não receberam vacinas

216
"Apenas 10 países já administraram 75% de todas as vacinas contra a Covid-19. Entretanto, mais de 130 países ainda não receberam uma única dose", alerta o secretário-geral da ONU.
Nações Unidas

Guterres condena "o uso da força letal" em Myanmar

Pelo menos dois dos manifestantes que se juntaram em Mandalay em protesto contra a junta militar morreram após a polícia birmanesa ter disparado munições reais.
Pordata

Números do Desenvolvimento sustentável na Pordata /premium

Pordata começa a divulgar indicadores da Agenda 2030, como a erradicação da pobreza; o acesso a educação de qualidade, o trabalho ou a desigualdade. Portugal com longo caminho até atingir metas.
A página está a demorar muito tempo.