Dark Mode 99,3 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Nações Unidas

Coronavírus

Objetivo Fome Zero até 2030 "está em risco"

A ONU alertou que o Objetivo Fome Zero até 2030 está em risco, sendo que quase 690 milhões de pessoas passaram fome em 2019, número que pode ser agravado este ano com o impacto da pandemia.
Ambiente

Guterres: “carvão não tem lugar na recuperação”

421
Numa conferência perante meio milhão de espectadores e representantes de 40 países, António Guterres, como secretário-geral da ONU, afirmou que o “carvão não tem lugar na recuperação pós-Covid-19”.
Serra da Estrela

Serra da Estrela é Geopark da UNESCO

3167
Geopark Estrela foi reconhecido como Geopark Mundial da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. É o 6º Geopark da UNESCO em Portugal
Líbano

Líbano sofre pior crise económica de sempre

158
A situação no Líbano, que enfrenta a pior crise económica da sua história, "está a ficar fora de controlo rapidamente", alertou a ONU. Entre os mais afetados estão 1,7 milhões de refugiados.
Coronavírus

Guterres alerta para a América Latina e Caraíbas 

A América Latina e as Caraíbas estão a sofrer um enorme impacto com a pandemia da Covid-19, que deve resultar "na mais profunda recessão da memória viva", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas.
Nações Unidas

Guterres pede a líderes que usem energias limpas

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos líderes mundiais para escolherem "o caminho das energias limpas" nos respetivos planos de recuperação económica pós-pandemia.
UNESCO

Decisões sobre estátuas devem ser da comunidade

Historiadora brasileira Ana Lúcia Araújo defendeu num painel virtual das Nações Unidas, que as decisões sobre monumentos e estátuas devem ser tomadas por toda a comunidade.
Direitos LGBTI

ONU diz que terapias de conversão são degradantes

183
Foi cientificamente comprovado que tais 'terapias' podem levar à depressão, distúrbios de ansiedade, perda de sensações sexuais e um aumento do risco de suicídio, segundo especialistas.
Nações Unidas

ONU considera ilegal homicídio de Soleimani 

Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num "raide" norte-americano em janeiro no Iraque, foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária".
Coronavírus

ONU. Mundo trata os sintomas e não as causas

4797
A Organização das Nações Unidas afirma que o mundo está a tratar os sintomas de saúde e económicos provenientes da pandemia mas não as causas ambientais.
África

HIV. 4500 novas infeções em raparigas por semana

106
Uma média semanal de 4.500 adolescentes e jovens, entre os 15 e os 24 anos, ficaram infetadas com HIV, no ano passado, na África Subsariana, onde as mulheres representaram 59% das novas infeções.
Jornalismo

RSF exige "investigação imparcial" à ONU

Repórteres Sem Fronteiras afirmou que pediu a um grupo de trabalho da ONU a realização de uma "investigação independente e imparcial" ao desaparecimento do jornalista Ibraimo Mbaruco, em Moçambique.
Hong Kong

ONU alarmada com prisões em Hong Kong 

Centenas de pessoas foram presas na ex-colónia britânica desde quarta-feira. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirma estar "alarmado" com a aplicação das medidas.
Coronavírus

Guterres: pandemia ameaça paz e segurança no mundo

174
O secretário-geral da ONU considera que a pandemia do novo coronavírus está também a ameaçar a paz e a segurança no mundo, tanto em países estáveis como naqueles envoltos em conflitos ou a sair deles.
Nações Unidas

Venezuela ainda viola direitos, mas coopera mais

ONU sublinhou que o trabalho do Alto Comissariado no país ficou mais fácil desde que as duas partes assinaram um acordo de cooperação, que possibilitou visitas aos Estados de Zulia, Bolívar e Lara.
UNESCO

Fraude na exportação de artefactos africanos

Fraude consiste na criação forjada de documentos com o nome e logótipo da UNESCO. Os danos estão estimados em mais de um milhão de euros. Maioria das vítimas reside em França.
Mutilação Genital Feminina

ONU: erradicação de mutilação genital em 10 anos

Um relatório da ONU estima que dentro de dez anos será possível eliminar o casamento infantil e a mutilação genital feminina, uma luta que está a ser atrasada pela pandemia de Covid-19.
Coronavírus

ONU denuncia intimidação da China e da Rússia

"Na Federação Russa, na China, no Kosovo, na Nicarágua e em muitos outros países, observo relatos de ameaças e intimidações contra jornalistas, bloggers, ativistas civis", disse a dirigente da ONU.
Coronavírus

Normalidade? Só em 2 ou 3 anos em cenário otimista

3219
Numa entrevista conjunta a três jornais europeus, o secretário-geral da ONU falou dos desafios da resposta à pandemia a nível global e defendeu a atuação da Organização Mundial da Saúde.
China

ONU denuncia atos de repressão por parte da China

125
Cinquenta especialistas independentes da ONU denunciaram a repressão às liberdades fundamentais na China, pedindo uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos.
António Guterres

Guterres pede reinvenção de um mundo "em ebulição"

183
Guterres sublinhou que é necessário "repensar a maneira como as nações cooperam". Saudou ainda o facto do seu pedido de cessar-fogo global para facilitar a luta contra a pandemia, ter sido aceite.
Coronavírus

Covid-19. Guterres lamenta falta de coordenação

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas lamentou que não tenha sido possível mitigar a propagação do novo coronavírus e a falta de coordenação entre os diferentes países.
Cocaína

África. Apreensões sugerem expansão da cocaína

A ONU aponta que "apreensões significativas em países em África em 2019 sugerem que o total de cocaína apreendida pode ter alcançado um recorde histórico superior a 20 toneladas".
Síria

Síria. Guterres quer prolongar entrada de ajuda

O secretário-geral da ONU defende que a autorização transfronteiriça que permite o encaminhamento da ajuda humanitária na Síria, que existe desde 2014, deve ser prolongada por um ano.
Israel

ONU insta Israel a desistir de anexar Cisjordânia

162
O secretário-geral das Nações Unidas exortou Israel a renunciar os planos de anexação na Cisjordânia, porque constituiriam "uma violação muito grave do direito internacional".
Estados Unidos da América

Pompeo classifica de "hipocrisia" votação na ONU

120
O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, criticou a "hipocrisia" do Conselho dos Direitos Humanos da ONU que votou uma resolução condenando o racismo sistémico e a violência policial.
Nações Unidas

Quénia eleito para o Conselho de Segurança da ONU

O Quénia foi eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas para ocupar o único lugar dos países africanos no Conselho de Segurança da ONU entre 2021-2022.
Nações Unidas

MNE aplaude Portugal em novo órgão da ONU

217
Portugal foi eleito para fazer parte do Conselho Económico e Social das Nações Unidas. O Ministério dos Negócios Estrangeiros sublinha que a eleição reflete um "reconhecimento internacional" do país.
Nações Unidas

Metade das crianças do mundo é alvo de violência

238
Numa análise a 155 países concluiu-se que, embora 88% tenham leis para proteger as crianças, em mais de metade (53%), estão praticamente só no papel, faltando dinheiro ou estruturas para as aplicar.
Racismo

ONU: Violência racial é legado do colonialismo

A alta comissária para os Direitos Humanos da ONU disse que a violência policial é "um ato gratuito de brutalidade" e "passou a simbolizar o racismo sistémico".
Nações Unidas

ONU elege membros do Conselho de Segurança

A Assembleia Geral da ONU vai escolher cinco dos 10 membros não-permanentes do Conselho de Segurança, 18 membros do Conselho Económico e Social e o próximo presidente da Assembleia.
Nações Unidas

ONU vai a eleições sob críticas e desconfianças

Num momento de turbulência, com acusações de imobilismo, ineficácia e incapacidade de resposta perante a pandemia, a ONU renova alguns dos seus órgãos perante a desconfiança de observadores.
Investimento estrangeiro

ONU prevê que investimento estrangeiro caia 40% 

A confirmar-se a previsão do organismo da ONU, isso significaria um investimento estrangeiro de cerca de 600 mil milhões de dólares (533 mil milhões de euros), o pior valor em 17 anos.
Nações Unidas

Crianças em risco por falta de serviços de saúde

129
Esta "projeção sombria" deve-se nomeadamente ao facto "de muitos profissionais de saúde da linha da frente terem desviado os seus esforços para responder à epidemia" da Covid-19.
Moçambique

Moçambique com mais um milhão de pobres em 3 anos

222
O número de pobres em Moçambique aumentou um milhão no período 2015-2018, , passando de cerca de 21,3 milhões de pessoas para cerca de 22,2 milhões, num país com quase 30 milhões de habitantes.
Nações Unidas

Conselho de Direitos Humanos marca debate urgente

A decisão foi tomada sem que nenhum dos 47 países membros do órgão da ONU se opusesse, durante o retomar da 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos.
Coronavírus

Ex-ministros pedem mais ONU e alívio de dívidas /premium

27 ex-ministros de Negócios Estrangeiros pedem mais intervenção da ONU no combate e resposta económica à pandemia. E defendem um maior alívio das dívidas nacionais, coordenado pelo secretário-geral.
Nações Unidas

Guterres lamenta decisão da Coreia do Norte

Secretário-geral da Organização da ONU, António Guterres, lamentou a decisão da Coreia do Norte de cortar as linhas de comunicação com a Coreia do Sul, alertando que os canais são "necessários".
Coronavírus

Guterres: divisão entre EUA e China é perigosa

150
O secretário-geral da ONU preocupa-se que a divisão entre os países, a falta de respeito pelas orientações internacionais e a falta de apoio às organizações mundiais, dificultem o combate à pandemia.
Oceanos

ONU alerta para proteção de pradarias marinhas

As Nações Unidas alertaram para o facto de quase 30% da área conhecida das pradarias marinhas no mundo ter desaparecido desde os finais do século XIX, frisando a necessidade de as proteger.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. 1.300 mortos e 500 mil desalojados

Pelo menos 1.300 pessoas morreram e 500 mil ficaram desalojados desde setembro devido violência na República Democrática do Congo, denunciou a ONU, alertando para possíveis crimes de guerra.
Moçambique

Moçambique. ONU pede 30 milhões para apoio urgente

A coordenadora residente da Organização das Nações Unidas em Moçambique pediu à comunidade internacional 30 milhões de euros para apoiar os deslocados pelos ataques armados em Cabo Delgado.
Coronavírus

Vacina deve ser considerada “bem público mundial”

Para Guterres, "uma vacina sozinha não é suficiente". Precisamos de solidariedade mundial para assegurar que todas as pessoas em qualquer lado tenham acesso", apelou o secretário-geral da ONU.
Filipinas

ONU critica violência de medidas anti-droga

A ONU frisa que a "mão pesada das medidas contra a droga" constituem graves violações de direitos humanos nas Filipinas, incluindo assassinatos e detenções arbitrárias.
Coronavírus

Programas no Iémen podem parar em junho

Os programas da ONU para combater o novo coronavírus no Iémen, que se está a espalhar rapidamente, podem ter de acabar no final do mês, a menos que recebam dinheiro imediatamente.
Coronavírus

ONU pede medidas urgentes para endividados

Objetivo é ajudar o crescente número de países que já enfrentam ou correm o risco de endividamento devido ao impacto da pandemia. ONU considera que congelamento até ao final do ano não chega.
Grécia

ONU critica plano grego para desalojar refugiados

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados manifestou uma "profunda preocupação" pelo desalojamento de vários milhares de refugiados na Grécia no âmbito de um plano que arrancou na segunda-feira.
Coronavírus

ONU: pandemia é oportunidade para a digitalização

Segundo Comissão Económica das Nações Unidas para África, apesar da grande perturbação, a pandemia apresenta um conjunto de oportunidades na área da digitalização dos serviços e da comunicação.
Hong Kong

China acusa EUA de "capturar" Conselho da ONU

A China acusou Washington de "capturar o Conselho de Segurança das Nações Unidas". Em causa está o pedido de uma reunião sobre a lei de segurança nacional de Hong Kong que foi aprovada.
Hong Kong

ONU discute lei de Pequim para Hong Kong

Os Estados Unidos e o Reino Unido exigiram uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a lei da segurança nacional hoje aprovada por Pequim para Hong Kong.
Coronavírus

UE pede unidade ao Conselho de Segurança

O chefe da diplomacia da União Europeia pediu unidade ao Conselho de Segurança da ONU e que os seus membros deixem de lado "vetos e lutas políticas" para tomar decisões face à pandemia.
Coronavírus

China recusa discutir Hong Kong em reunião da ONU

341
China recusou o pedido dos Estados Unidos, que querem uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU para discutir a lei de segurança que Pequim pretende impor a Hong Kong.
Coronavírus

ONU. Timor deve fortalecer resiliência comunitária

A ONU defende que o país deve "investir na diversificação da economia (a nível nacional e municipal), na construção de capital humano qualificado e no reforço das redes de segurança social do país".
Igualdade de Género

Brasileira recebe prémio de igualdade de género

A comandante brasileira Carla Monteiro de Castro Araújo é uma das laureadas do prémio Defensoras Militares da Igualdade de Género 2019, pela promoção da igualdade e proteção das mulheres.
Migrantes

Navio português resgata migrantes e viola lei 

2097
A Líbia é considerada território inseguro pela Lei Internacional de Resgate de Refugiados no Mar e, por isso, os migrantes resgatados não deveriam ter sido entregues à respetiva guarda costeira.
Coronavírus

Guterres renova apelo para cessar-fogo em África

O secretário-geral das Nações Unidas voltou a apelar para um cessar-fogo global nos conflitos que ainda prevalecem em África e elogiou os países africanos pela liderança demonstrada na Covid-19.
Coronavírus

Venezuela. ONU alerta para crise no país 

O país está desde 13 de março em estado de alerta, o que permite ao executivo decretar “decisões drásticas” para combater a pandemia. Desde 16 de março que os venezuelanos estão em quarentena.
Nações Unidas

ONU exorta países europeus a acolherem migrantes

271
Os migrantes socorridos no mar devem ser acolhidos em Malta mas outros países da UE devem demonstrar "solidariedade" ao aceitarem uma parte desde refugiados nos seus territórios, lembra a ONU.
Nações Unidas

ONU. Ex-ministra da Saúde da Guiné preside comité

1548
A antiga ministra da Saúde da Guiné-Bissau Magda Nely Robalo agradeceu aos membros da administração do Fundo Global pela sua "eleição, que foi precedida de um processo criterioso de seleção".
Coronavírus

Guterres propõe Assembleia com discursos gravados

Secretário-geral da ONU defendeu que a presença física na Assembleia Geral de setembro deve ser limitada a um diplomata por Estado e o recurso a mensagens pré-gravadas para evitar problemas técnicos.
Coronavírus

UNESCO alerta para fecho de um em cada 10 museus

"Quase 13% dos museus a nível mundial pode nunca reabrir", concluíram os estudos da UNESCO e do Conselho Internacional dos Museus, depois de mais de 85 mil terem fechado portas durante a pandemia.
Coronavírus

Guterres: mundo paga preço por falta de unidade

O secretário-geral das Nações Unidas diz que o mundo está a pagar o preço da falta de unidade na resposta à pandemia da Covid-19 e devido aos países que ignoraram as recomendações da OMS.
Coronavírus

ONU afasta voto eletrónico nas eleições

Os 193 eleitores vão ser convidados a comparecer à vez, em horários diferentes, para eleger os cinco novos membros não permanentes para 2021-2022.
Coronavírus

ONU: sistema económico atual não funciona

Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos defende que será necessário pensar numa "nova economia que seja inclusiva e sustentável", afirmando que o sistema atual produz grandes desigualdades.
Coronavírus

ONU: participação presencial é improvável

Secretário-geral da ONU disse que estão a estudar “diferentes alternativas” oferecidas pela tecnologia para Assembleia de setembro, sendo improvável que a participação seja presencial.
Coronavírus

Agências da ONU apelam a cessar-fogo na Líbia

Sete agências da Organização das Nações Unidas disseram que o conflito está a ter “um efeito catastrófico nos civis, incluindo migrantes e refugiados, em todo o país”, apelando ao cessar-fogo.
Coronavírus

ONU prevê queda da economia mundial de 3,2%

Segundo as previsões da ONU, a economia mundial vai registar uma contração de 3,2% este ano, a maior queda desde a Grande Depressão, como consequência da pandemia de Covid-19.
Nações Unidas

ONU exige libertação de crianças palestinianas

No final de março foram colocados 194 menores palestinianos em prisões e centros de detenção israelitas, revelou a ONU, chamando a atenção para o risco de estes menores detidos “contraírem Covid-19”.
Nações Unidas

ONU acusa indústria de abandonar doença da malária

O responsável da ONU pela luta contra a malária lembra que as doenças infecciosas não são uma coisa do século XIX, mas que o Ocidente se esqueceu disso, concentrando-se nas doenças crónicas.
Coronavírus

ONU: pandemia causa "tsunami de ódio e xenofobia"

106
O secretário-geral da ONU afirmou que "o sentimento contra estrangeiros aumentou online e nas ruas, as teorias de conspiração antissemitas espalharam-se, e ocorreram ataques contra muçulmanos".
Coronavírus

ONU pede aumento de ajuda aos países mais pobres

A ONU defende que se passe de 1,8 mil milhões para 6,2 mil milhões de euros para ajudar os países mais vulneráveis no combateà Covid-19, alargando o apelo a mais nove Estados, incluindo Moçambique.
Coronavírus

ONU: Pandemia mudou rotas de tráfico de droga

126
As medidas para conter a pandemia de Covid-19 interromperam as rotas de tráfico por via aérea e há "uma redução drástica ou aumento da interdição" por terra. Traficantes procuram rotas alternativas.
Coronavírus

ONU alerta para risco de tráfico humano

173
A ONU alertou para o facto de a atual crise tornar as vítimas de tráfico de seres humanos ainda mais vulneráveis, uma vez que a pandemia restringe as deslocações, absorve recursos e reduz os serviços.
Coronavírus

ONU apoia financeiramente famílias timorenses

A ONU vai para implementar o programa de assistência financeira às famílias no valor de 862 mil euros, no âmbito das medidas socioeconómicas de resposta à pandemia da Covid-19.
Coronavírus

ONU pede que governos não esqueçam deficientes

O secretário-geral da ONU relembrou que, em tempos normais, estas pessoas já têm dificuldades no acesso à educação, a cuidados de saúde e ao trabalho
Língua Portuguesa

Marcelo e Costa: português é língua de futuro

Tanto o chefe de Estado quanto o primeiro-ministro frisaram que o português é a língua de futuro enquanto Guterres focou a sua diversidade. Para Sampaio da Nóvoa, este dia é uma "chamada de atenção".
Língua Portuguesa

O primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa

A cerimónia e concertos vão ser transmitidos às 12h no canal Youtube do Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua. António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa vão participar.
Coronavírus

UE. Conferência é "liderança que o mundo precisa"

Guterres exortou outros atores mundiais a juntarem-se ao "esforço vital" de angariação de fundos para acelerar o desenvolvimento de testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas contra a Covid-19.
Coronavírus

Jornalistas têm "tarefa fundamental", diz Guterres

O secretário-geral da ONU defendeu a "tarefa fundamental" dos jornalistas no combate à pandemia e exigiu aos governos a garantia de que estes possam fazer o seu trabalho em plena liberdade.
Coronavírus

Guterres lamenta divisão e falta de solidariedade

212
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas criticou o facto de os países não estarem juntos na luta e de os mais desenvolvidos não ajudarem os países mais pobres.
Coronavírus

ONU: Políticas do Brasil colocam milhões em risco

457
ONU defende que o Brasil deveria abandonar imediatamente políticas de austeridade que considerou serem mal orientadas e aumentar os gastos para combater a desigualdade e a pobreza.
Coronavírus

Assange e outros ativistas presos queixam-se à ONU

Nove líderes independentistas catalães e outros ativistas internacionais presos denunciaram o "não cumprimento" das normas internacionais e das "diretrizes e recomendações" da ONU.
Coronavírus

ONU alerta para milhões de gravidezes indesejadas

Seis meses em confinamento podem originar cerca de sete milhões de gravidezes não desejadas. Em causa está a dificuldade em aceder a serviços de saúde e métodos contracetivos, alerta a ONU.
Coronavírus

ONU pede que não se resgatem indústrias poluentes

6502
O secretário geral da ONU considera que o dinheiro público não deve servir para resgatar indústrias poluentes, mas ser direcionado para investimentos em modelos sustentáveis.
Coronavírus

Ameaças aos direitos das mulheres prejudicam todos

2864
A pandemia tornou mais claro que o trabalho doméstico não remunerado das mulheres subsidia serviços públicos e lucros privados. Ele tem de ser incluído nas métricas económicas e na tomada de decisões.
Coronavírus

África. Confinamento precisa de medidas decisivas

A organização diz que África está em risco devido às "elevadas taxas de insegurança alimentar, a uma grande força de trabalho informal", e aos sistemas de saúde e de proteção social frágeis.
Coronavírus

ONU teme "catástrofe de direitos humanos"

A ONU está preocupada porque as medidas e leis introduzidas em alguns países fazem referência a "violações vagamente definidas, às vezes associadas a penalidades severas" e quer evitar "catástrofe".
Coronavírus

Covid-19. "Enorme admiração" de Guterres pelo País

Em mensagem de 25 de Abril, António Guterres revela a "enorme admiração" que tem pela forma como o País está a enfrentar a pandemia e realça "maturidade" e "esforço coletivo" dos portugueses.
Coronavírus

"O maior esforço de saúde pública da história"

O secretário-geral da ONU considera que a superação da atual pandemia vai exigir "o maior esforço de saúde pública da história", incluindo a produção e o acesso equitativo de vacinas e de tratamentos.
Coronavírus

ONU alarmada com restrições à comunicação social

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos alertou para a aproveitamento da pandemia como "pretexto para restringir a informação e reprimir as críticas", lamentando ataques a jornais.
Coronavírus

UNESCO quer avaliar impacto da crise na Cultura 

"Precisamos de cultura, por isso precisamos de ajudá-la a sustentar este choque", afirmou a diretora-geral da UNESCO, que defende que devem ser adotadas medidas comuns para defender o setor.
Coronavírus

Covid-19 pode provocar fome de proporções bíblicas

1338
O diretor do Programa Alimentar Mundial da ONU alertou para o facto de existirem já mais de um milhão de pessoas a viver no limiar da fome, uma situação que poderá piorar com a crise que se avizinha.
Direitos Humanos

BirdLife pede a Guterres que ambiente seja direito

130
A organização ambientalista BirdLife pede que o ambiente natural saudável seja declarado como um direito humano fundamental. Petição lançada pretende dar força ao apelo feito a Guterres.
Fome

Cerca de 135 milhões de pessoas passam fome

311
Cerca de 135 milhões de pessoas no mundo estavam à beira da fome em 2019, o número mais alto apresentado nos quatro anos de existência do Relatório Global 2020 sobre Crises Alimentares.
Coronavírus

ONU quer garantir "acesso igual" a vacinas

590
A ONU pretende "torná-las disponíveis para todos que precisarem, nomeadamente os países em desenvolvimento", pedindo o "reforço da cooperação científica internacional para combater a Covid-19".
Coronavírus

Denunciadas violações da liberdade de imprensa 

A organização Repórteres Sem Fronteiras pediu à ONU e à OMS que façam um apelo aos Estados-membros que violem a liberdade de imprensa "para respeitarem esse direito fundamental".
Coronavírus

ONU satisfeita com encontro entre Nyusi e Momade

A ONU considera que encontro é uma prova de que os dois dirigentes atribuem uma grande importância à comunicação e ao diálogo para a implementação do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional.
Coronavírus

Pobreza extrema pode afetar 62 milhões de crianças

187
Apesar de o grupo etário não estar a ser atingido diretamente pela doença, as Nações Unidas alertam que a pobreza pode afetar 62 milhões de crianças e impacto poderá ser de longa duração.
Coronavírus

ONU: Timor-Leste com arroz e milho suficientes

Apesar do atraso na época da chuva e de uma queda na produção de sete mil toneladas, o país terá arroz e milho suficiente para responder às suas necessidades durante vários meses.
Coronavírus

ONU: Campanha na internet com factos e ciência

A ONU pretende "divulgar informação com base científica" e está em contacto com várias empresas de redes sociais que vão tentar detetar as fontes de desinformação que publicam informações erradas.
Coronavírus

Guterres denuncia "epidemia de desinformação"

247
António Guterres considerou que a covid-19 provoca uma "perigosa epidemia de desinformação", lamentando que as "mentiras se espalhem no ar" e que as "teorias da conspiração poluam a internet".
Coronavírus

ONU reprograma 11,4 milhões de euros para Angola

Nações Unidas redirecionaram 11,4 milhões de euros do orçamento previsto para Angola para apoiar a resposta contra a Covid-19, entre os quais mais 3,2 milhões de euros para províncias no sul do país.
Coronavírus

ONU envia um milhão de máscaras para África

Nações Unidas enviaram para África um avião com um milhão de máscaras e equipamentos médicos para tratar até 30 mil doentes de Covid-19. Ação faz parte do programa que pretende ajudar países frágeis.
Fact Check

China salvou Nações Unidas da bancarrota?

137
Publicação sugere que ONU saiu de uma situação de bancarrota por intervenção da China, país que "compra tudo", inclusive um lugar num observatório e Direitos Humanos. Alegações são enganadoras.
Coronavírus

ONU teme aumento da repressão após pandemia

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos receia que as medidas de emergência adotadas sejam usadas como forma de introduzir "mudanças repressivas" que podem continuar depois.
Coronavírus

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

1572
Estudo conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de contração económica de 20%.
Coronavírus

Guterres defende OMS e diz que deve ser apoiada

674
O secretário-geral da ONU saiu em defesa da OMS depois de Donald Trump ter acusado a organização de estar centrada na China e de ter reagido demasiado tarde. Guterres diz que OMS "deve ser apoiada".
Coronavírus

ONU discute pandemia após semanas de impasse

Nove dos dez membros não permanentes reclamam uma sessão devotada à pandemia de Covid-19, que inclui a audição ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Nações Unidas

ONU pede cooperação dos Estados-membros no Mali

O orçamento aprovado entre julho de 2019 e 2020 da missão de paz, constituída por 15.441 pessoas, requer mais de 1,220 mil milhões de dólares, a maior parte destinada para a manutenção da missão.
Coronavírus

Membros do CS da ONU querem reunião com Guterres

Após a fulgurante propagação em fevereiro da pandemia pelo mundo, o CS nunca mais se reuniu sobre esta questão nem adotou declarações ou resoluções, apesar de diversas tentativas.
Coronavírus

Três mil milhões enfrentam doença sem água e sabão

4385
Duas em cada cinco pessoas não têm acesso a água potável ou sabão em casa para lavar as mãos, considerada pela presidente da “Água e Saneamento para Todos” uma forma de estancar pandemia.
Coronavírus

ONU alerta para escassez alimentar no mundo

A ONU, a Organização Mundial de Saúde e a Organização Mundial do Comércio afirmam é importante garantir a manutenção das trocas comerciais, "para evitar a escassez de alimentos".
Coronavírus

ONU: pandemia afeta países em desenvolvimeno

A ONU teme que, com cerca de 55% da população global sem acesso a proteção social, as perdas de rendimento "vão reverberar nas sociedades", impactando a educação e os direitos humanos.
Coronavírus

Guterres "orgulhoso" da atuação de Portugal

9956
Numa entrevista ao Sete Margens, o secretário-geral da ONU elogia a decisão do Governo português de tratar todos os estrangeiros com pedidos pendentes como cidadãos portugueses.
Coronavírus

Angola. ONU apoia criação de Centro de Emergência

A oferta foi expressa pelo coordenador do sistema das Nações Unidas em Angola, que se mostrou também disponível para avaliar as instalações sanitárias nas unidades de saúde do país.
Coronavírus

Timor pede desculpa à OMS por declaração policial

Taur Matan Ruak reuniu-se esta quarta-feira com o responsável da ONU e da OMS em Timor-Leste, tendo pedido desculpa pelas declarações de um responsável policial sobre as ações das instituições.
Coronavírus

ONU pede "atenuação" de sanções contra países

Todas as 31 províncias do Irão foram afetadas pela Covid-19. As sanções internacionais em vigor também podem dificultar os esforços médicos em Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e no Zimbabué.
Moçambique

ONU precisa de 120 milhões após o Idai

A ONU afirma que são necessários de imediato 120 milhões para a ajuda básica para evitar mais vulnerabilidades e cair em "mecanismos negativos", como o abandono escolar ou casamentos precoces.
Nações Unidas

7.ª Força Nacional Destacada parte para África

Este "é um dos mais exigentes cenários operacionais em que os militares portugueses estão envolvidos". Só este ano, cerca de 1.738 militares portugueses vão participar em 22 missões da NATO e UE.
Moçambique

Cabo Delgado. ONU defende reforço humanitário

"De momento há segurança na sede dos distritos e é muito importante preservar esta segurança", referiu a coordenadora das Nações Unidas em Moçambique, que defende que haja, a partir delas, um reforço.
Nações Unidas

ONU quer mudar situação em Cabo Delgado

A ONU afirma que a situação pode ser revertida através de "um esforço conjunto de desenvolvimento, criação de emprego e utilização das oportunidades que há em Cabo Delgado".
Síria

Síria. ONU espera fim "duradouro" de hostilidades

Secretário-geral da ONU espera que cessar-fogo entre a Turquia e a Rússia leve ao fim "imediato e duradouro" das hostilidades e pede um regresso ao processo político para acabar com a guerra na Síria.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU pronta a "tomar medidas"

Conselho de Segurança voltou a pedir uma "solução pacífica" da crise na Guiné-Bissau, por meio do diálogo, e anunciou estar decidido a "tomar medidas apropriadas contra os que ameaçam a estabilidade".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Portugueses defendem maior presença

104
O ex-chefe da Missão Diplomática da Comissão Europeia e o antigo embaixador português defenderam que a comunidade internacional devem ter "uma voz ativa e forte" na Guiné-Bissau.
Nações Unidas

Síria. ONU alerta para risco de "banho de sangue"

A ONU avança que os ataques estão a aproximar-se de uma zona onde vivem mais de 1 milhão de pessoas em tendas. A organização enviou 1.900 camiões de ajuda desde janeiro, mas admite não ser suficiente.
Direitos Humanos

ONU alarmada com violações dos direitos humanos

343
O secretário-geral da ONU afirmou que "os direitos humanos estão sob ataque" em todo o lado e "que nenhum país está a salvo", pedindo à comunidade internacional que tome ações para reverter tendência.
Carnaval

Caretos: primeiro entrudo depois da UNESCO

121
Com queixas de falta de apoio das entidades locais, a associação do Grupo de Caretos de Podence deu início ao Entrudo Chocalheiro de 2020, o primeiro depois da declaração de Património da Humanidade.
Afeganistão

Mais de 10 mil vítimas de guerra no Afeganistão

Cerca de 3.500 civis morreram e 7.000 ficaram feridos devido à guerra no Afeganistão no ano passado, menos 5% que em 2018, anunciaram as Nações Unidas no primeiro dia de trégua parcial.
República Centro Africana

RCA. Milicianos morreram num confronto com a ONU

250
Morreram pelo menos doze milicianos num combate com as forças da missão das Nações Unidas de Minusca, depois de tentarem entrar numa cidade da República Centro-Africana.
Paquistão

ONU pede ajuda para erradicar poliomielite

Secretário-geral da ONU pediu "a todos os líderes políticos, religiosos e comunitários que apoiem a erradicação da poliomielite no Paquistão", epicentro da doença, com 83% dos casos mundiais em 2019.
Tráfico Humano

Angola. Formação contra tráfico de seres humanos

Técnicos angolanos ligados à defesa e segurança e justiça começaram a receber formação em matéria de combate ao tráfico de seres humanos, um fenómeno cada vez mais alarmante.
Nações Unidas

Guterres. Crise climática é o obstáculo para a paz

1080
O secretário-geral das Nações Unidas disse que a crise climática é o maior obstáculo à paz mundial, durante a visita ao Paquistão, um país em conflito com a Índia por causa do uso da água.
Crime

ONU pede justiça ao governo por homicídios 

Em causa está o feminicídio de Ingrid Escamilla que foi esquartejada em frente ao filho pelo companheiro, na Cidade do México. As imagens do crime foram difundidas em vários meios de comunicação.
Ciência

ONU. Representante elogia aposta na investigação

O representante permanente de Portugal junto da ONU elogiou a "aposta estratégica" portuguesa na investigação, acrescentando que "ainda há algum trabalho a fazer", como na área da igualdade de género.
Nações Unidas

ONU quer mais fundos para combater praga em África

A ONU lança este apelo devido aos "cerca de 200 mil milhões de insetos" que se estima que consigam comer o equivalente para "alimentar 84 milhões de pessoas" num dia.
Nações Unidas

Direitos humanos. ONU prolonga presença no Uganda

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, firmou um acordo com o Governo de Kampala para prolongar por mais três anos a presença no Uganda do gabinete dos direitos humanos.
Cabo Verde

ONU destaca Cabo Verde como "modelo" de trabalho

A Organização das Nações Unidas recordou que Cabo Verde foi o único país que criou o único escritório conjunto em que 13 agências têm um plano de trabalho, um orçamento e uma equipa integrada.
Mutilação Genital Feminina

Mutilação genital. 4 milhões de raparigas em risco

Cerca de 200 milhões de raparigas e mulheres vivas foram submetidas a mutilação genital e continuam em risco mais de quatro milhões de raparigas. Número pode ultrapassar os 60 milhões até 2030.
António Guterres

Guterres admite pouca influência na Venezuela

O secretário-geral das Nações Unidas admitiu que a capacidade da organização de impulsionar uma solução política para a crise na Venezuela é "limitada".
António Guterres

ONU. Situação na Líbia "é um escândalo"

O secretário-geral da ONU denunciou as hostilidades na Líbia e as reiteradas violações do embargo às armas, afirmando que o que está a acontecer naquele país é "um escândalo".
Prisões

Prisões. Enfermeiros pedem intervenção da ONU

Em casos de urgência, reclusos ficam dependentes da “avaliação” dos guardas prisionais e da única substância no kit de urgência, paracetamol. Reclusos e guardas apresentaram "inúmeras denúncias".
Síria

ONU: população síria "está traumatizada"

A ONU referiu que a população síria "está traumatizada", frisando que nos dois últimos dias pelo menos 20.000 pessoas abandonaram a região. Contando desde dezembro, o número sobe para 390.000.
Fome

Moçambique. Urgência no combate à desnutrição

A Sociedade Civil de Moçambique pediu ao Governo ações concretas no combate à desnutrição crónica, um problema de saúde pública que constitui "uma emergência nacional".
Alterações Climáticas

Clima. Mais de 250 especialistas reunidos em Faro

Especialistas de 60 países reúnem para avaliar a adaptação dos ecossistemas às mudanças do clima. Este é o sexto relatório elaborado em Faro pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
Atualidade

Violência, lixo, traumas. Campos gregos em rutura

172
O lixo escorre entre as tendas, há crianças com traumas severos, confrontos têm feito vítimas mortais. A 22 de de janeiro, as ilhas de Lesbos, Chios e Samos fecharam os serviços e protestam nas ruas.
Nações Unidas

ONU: investimento em África subiu 3% em 2019

O Investimento Direto Estrangeiro aumentou de 3 mil milhões de dólares em 2019, que continua a ser dificultado pela "incerteza global económica persistente e o baixo ritmo das reformas".
Estudo Científico

Cientistas querem ferramenta de proteção ambiental

Cientistas querem consagrar conceito na Convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar, de forma a introduzir a ideia de zonas protegidas que acompanhem as espécies à medida que se deslocam.
Nações Unidas

Guterres pede "apoio firme" à paz para a Líbia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu "apoio firme" à conferência de paz para a Líbia, em Berlim. O português pediu às partes em confronto para confirmarem a cessação de hostilidades.
Angola

Detido homem que prometia empregos na ONU

Um homem que se fazia passar por funcionário no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e que a troco de 55 ou 91 euros prometia arranjar emprego no mesmo local, foi detido.
Africa Ocidental

Níger. ONU condena ataque que matou 89 soldados

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou "firmemente" o ataque que matou 89 soldados no oeste do Níger, homenageando as vítimas com um minuto de silêncio.
Nações Unidas

Iraque pede à ONU que condene o ataque americano

O pedido veio numa carta enviada às Nações Unidas. O Iraque quer que a Organização das Nações Unidas condene o homicídio de Qassem Soleimani e do tenente Abu Mehdi al-Muhandis.
Nações Unidas

ONU está preocupada com situação no Mali

A situação piorou no Mali ao longo dos últimos três meses. O número de mortes entre os militares aumentou 116% e foram contabilizados 68 ataques às forças da ONU.
Nações Unidas

ONU preocupada com fim da moratória norte-coreana

Comentando esta reviravolta norte-coreana, António Guterres defendeu a retoma "de um diálogo que leve à desnuclearização completa e verificável da Península Coreana".
República Centro Africana

Paraquedistas portugueses numa ação pacificação

423
Os paraquedistas da 6.ª Força Nacional Destacada na missão das Nações Unidas na República Centro-Africana garantiram a segurança da representante da ONU durante as negociações para a pacificação.
Nações Unidas

ONU: 2019 foi o "ano mais mortífero" na Colômbia

Em 2019, foram mortos, na Colômbia, 77 antigos combatentes das FARC, no ano "mais mortífero" para os ex-guerrilheiros desde a assinatura do acordo de paz de 2016.
António Guterres

Guterres apela ao ativismo climático dos jovens

925
O secretário-geral da ONU dirigiu a sua mensagem de ano novo as jovens, para que continuem "a pensar em grande" e "a pressionar" para o problema iminente que são as alterações climáticas.
Nações Unidas

Cibercrime. ONU avança para tratado internacional

A resolução russa foi aprovada pelo órgão mundial que conta com 193 membros, com 79 votos a favor, 60 contra e 33 abstenções.
Nações Unidas

Papa e Guterres em vídeo contra as desigualdades

537
Lado a lado na biblioteca do Vaticano, Papa Francisco e António Guterres denunciaram algumas desigualdades do mundo e falaram sobre o projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.
Síria

ONU aprova extensão da ajuda humanitária à Síria

O Conselho de Segurança da ONU aceitou a proposta russa que prevê uma renovação da resolução que autoriza a ajuda transfronteiriça por "seis meses + seis meses", mantendo os três pontos de passagem.
Viana do Castelo

Fortalezas da Raia querem ser Património Mundial

Almeida, Elvas, Marvão e Valença formalizaram a candidatura conjunta das Fortalezas Abaluartadas da Raia, "materialmente importante pela extensão" e pelo enquadramento, a Património Mundial da UNESCO.
A página está a demorar muito tempo.