Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Nações Unidas
Refugiados

Violência, lixo, traumas. Campos gregos em rutura

146
O lixo escorre entre as tendas, há crianças com traumas severos, confrontos têm feito vítimas mortais. Esta quarta-feira, as ilhas de Lesbos, Chios e Samos fecharam os serviços e protestam nas ruas.
Nações Unidas

ONU: investimento em África subiu 3% em 2019

O Investimento Direto Estrangeiro aumentou de 3 mil milhões de dólares em 2019, que continua a ser dificultado pela "incerteza global económica persistente e o baixo ritmo das reformas".
Estudo Científico

Cientistas querem ferramenta de proteção ambiental

Cientistas querem consagrar conceito na Convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar, de forma a introduzir a ideia de zonas protegidas que acompanhem as espécies à medida que se deslocam.
Nações Unidas

Guterres pede "apoio firme" à paz para a Líbia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu "apoio firme" à conferência de paz para a Líbia, em Berlim. O português pediu às partes em confronto para confirmarem a cessação de hostilidades.
Angola

Detido homem que prometia empregos na ONU

Um homem que se fazia passar por funcionário no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e que a troco de 55 ou 91 euros prometia arranjar emprego no mesmo local, foi detido.
Africa Ocidental

Níger. ONU condena ataque que matou 89 soldados

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou "firmemente" o ataque que matou 89 soldados no oeste do Níger, homenageando as vítimas com um minuto de silêncio.
Nações Unidas

Iraque pede à ONU que condene o ataque americano

O pedido veio numa carta enviada às Nações Unidas. O Iraque quer que a Organização das Nações Unidas condene o homicídio de Qassem Soleimani e do tenente Abu Mehdi al-Muhandis.
Nações Unidas

ONU está preocupada com situação no Mali

A situação piorou no Mali ao longo dos últimos três meses. O número de mortes entre os militares aumentou 116% e foram contabilizados 68 ataques às forças da ONU.
Nações Unidas

ONU preocupada com fim da moratória norte-coreana

Comentando esta reviravolta norte-coreana, António Guterres defendeu a retoma "de um diálogo que leve à desnuclearização completa e verificável da Península Coreana".
República Centro Africana

Paraquedistas portugueses numa ação pacificação

423
Os paraquedistas da 6.ª Força Nacional Destacada na missão das Nações Unidas na República Centro-Africana garantiram a segurança da representante da ONU durante as negociações para a pacificação.
Nações Unidas

ONU: 2019 foi o "ano mais mortífero" na Colômbia

Em 2019, foram mortos, na Colômbia, 77 antigos combatentes das FARC, no ano "mais mortífero" para os ex-guerrilheiros desde a assinatura do acordo de paz de 2016.
António Guterres

Guterres apela ao ativismo climático dos jovens

925
O secretário-geral da ONU dirigiu a sua mensagem de ano novo as jovens, para que continuem "a pensar em grande" e "a pressionar" para o problema iminente que são as alterações climáticas.
Nações Unidas

Cibercrime. ONU avança para tratado internacional

A resolução russa foi aprovada pelo órgão mundial que conta com 193 membros, com 79 votos a favor, 60 contra e 33 abstenções.
Nações Unidas

Papa e Guterres em vídeo contra as desigualdades

537
Lado a lado na biblioteca do Vaticano, Papa Francisco e António Guterres denunciaram algumas desigualdades do mundo e falaram sobre o projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.
Síria

ONU aprova extensão da ajuda humanitária à Síria

O Conselho de Segurança da ONU aceitou a proposta russa que prevê uma renovação da resolução que autoriza a ajuda transfronteiriça por "seis meses + seis meses", mantendo os três pontos de passagem.
Viana do Castelo

Fortalezas da Raia querem ser Património Mundial

Almeida, Elvas, Marvão e Valença formalizaram a candidatura conjunta das Fortalezas Abaluartadas da Raia, "materialmente importante pela extensão" e pelo enquadramento, a Património Mundial da UNESCO.
Refugiados

Primeiro fórum mundial sobre refugiados em Genebra

O Global Refugee Forum assinala o fim de uma "década tumultuosa" que ficará marcada por um número recorde: mais de 25 milhões de pessoas no mundo são refugiadas.
Nações Unidas

ONU sem alternativa para ajuda na Síria

Estão neste momento abertos quatro pontos de acesso à zona afetada pela guerra na Síria, onde 11 milhões de pessoas continuam a precisar de assistência. Há um quinto em discussão, mas sem alternativas.
Carnaval

Marcelo vai passar carnaval com Caretos de Podence

768
Depois de uma visita à Índia, o Presidente da República vai passar o "Entrudo Chocalheiro" com os Caretos de Podence, recentemente declarados como Património da Humanidade.
Alterações Climáticas

COP25. Presidência admite prolongar trabalhos

"Continuaremos a trabalhar arduamente para chegar a um acordo, leve o tempo que levar", declarou o coordenador da presidência. Questão da limitação do aquecimento global será a mais complicada.
Cimeiras

COP25. Carbono e perdas e danos sem consenso

Mercado de carbono e mecanismo de compensação por perdas e danos continuam sem consenso na cimeira do clima da ONU. A presidente da conferência quer consenso que ultrapasse "respostas burocráticas".
Património da Humanidade

Caretos são Património Imaterial da Humanidade

24634
A candidatura dos Caretos foi considerada "exemplar" pela UNESCO. Organismo das Nações Unidas tornou os mascarados do Carnaval de Macedo de Cavaleiros Património Imaterial da Humanidade.
Alterações Climáticas

Guterres: economia verde pode gerar novos empregos

O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos governos para que sejam "imaginativos e inovadores", considerando que uma economia verde representaria uma "oportunidade de biliões de dólares".
Alterações Climáticas

Ministro quer oceanos com "relevância merecida"

Para o ministro do Mar, as resoluções da cimeira do clima da ONU devem dar "a relevância merecida" aos oceanos, que devem ser vistos "como também uma valia que está ameaçada".
Património da Humanidade

A morna é Património Imaterial da Humanidade

14574
O Comité Intergovernamental fechou o processo da UNESCO, elevando a música maior de Cabo Verde a Património. Ouça aqui a reportagem da Rádio Observador sobre a música de B.Leza, Bana e Cesária.
Património da Humanidade

"Ouve só um bocadinho e percebes a alma da morna"

A morna, música maior de Cabo Verde, é Património Imaterial da Humanidade. A poesia crioula de Bana, Cesária e B.Leza é saudade de um país de ilhéus.
Alterações Climáticas

O outro perigo das alterações climáticas /premium

375
As alterações climáticas não são apenas uma ameaça à vida no planeta. São também, pelo tipo de campanha que inspiram e pelas causas nefastas a que dão abrigo, uma ameaça aos regimes democráticos.
Alterações Climáticas

ONU. Acordo de Paris deve incluir direitos humanos

136
A alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos defendeu que o Acordo de Paris deveria "incluir a proteção básica dos direitos humanos", que considera essencial para combater a emergência climática.
Alterações Climáticas

Greta em Madrid para "deixar os outros falar"

709
Greta Thunberg, tão aguardada na cimeira do clima em Madrid, fez um discurso muito rápido em que delegou a palavra a outros alegando que as sua histórias já foram "contadas vezes e vezes sem conta".
Nações Unidas

Quatro PALOP pioram desenvolvimento humano

Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial pioraram as suas classificações no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Portugal manteve-se na posição 40 deste ranking de 189 países.
Porto

Porto. As razões da polémica que atrasou o mercado /premium

254
A Câmara do Porto decidiu avançar contra o parecer da UNESCO e prepara-se para a aprovação definitiva do mercado da Time Out na Estação de São Bento. Críticos lembram Património da Humanidade.
UNESCO

Algarve quer geoparque da UNESCO em 2025

Especialistas acreditam que Algarve pode ter geoparque centrado no património geológico e paleontológico dentro de cinco anos, colocando a região na rota dos parques mundiais da UNESCO.
Nações Unidas

As críticas do Comité de Tortura da ONU 

221
Uso excessivo da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos, condições de detenção e superlotação das instituições penitenciárias na lista de críticas a Portugal.
Venezuela

Venezuela. Governo condena comissão da ONU

"O Governo da República Bolivariana da Venezuela rejeita a formação de uma suposta Missão [Comissão] de Apuramento de Factos para a Venezuela, no Conselho de Direitos Humanos da ONU", diz Caracas.
Nações Unidas

ONU pede 26 mil milhões para ajuda humanitária

222
O subsecretário geral da ONU para os Assuntos Humanitários apresentou a lista de necessidades prioritárias destinadas sobretudo ao Iémen, Sudão do Sul, Síria e Venezuela, no valor de 26 mil milhões.
Ambiente

"Não iremos parar". As imagens de Greta em Lisboa

341
A chegada de Greta Thunberg estava prevista para cerca das 9h00 porém só atracou em Lisboa às 12h47. Mesmo assim, centenas juntaram-se na Doca de S. Amaro para receber a jovem ativista de 16 anos.
Aquecimento Global

COP25. ONU admite recorde de aquecimento global

As Nações Unidas estimam que a temperatura na década atual possa atingir um novo recorde, tendo em conta que os últimos cinco anos e esta década registaram as temperaturas mais quentes.
Venezuela

Jurista portuguesa preside comissão da ONU

487
A jurista portuguesa e especialista em direitos humanos Marta Valiñas foi nomeada para presidir a Comissão de Apuramento de Factos, que vai investigar abusos ocorridos desde 2014 na Venezuela.
Clima

Cimeira da ONU sobre o clima começa em Madrid

A cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP25) começa esta segunda-feira em Madrid, com a presença de 50 líderes mundiais, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa.
China

China acusa comissária da ONU de interferência

A China acusou a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, de interferência "inadequada" nos seus assuntos internos, por causa da situação em Hong Kong.
Zimbabué

Zimbabué. Insegurança alimentar atinge mais de 60%

"Mais de 60% da população está em situação de insegurança alimentar" devido à "hiperinflação", afirmou a relatora da ONU, acrescentando que nas zonas rurais existem "5,5 milhões de pessoas" em causa.
Clima

ONU alerta para aumento da temperatura no planeta

A ONU vai analisar o relatório anual do Programa para o Meio Ambiente ainda este mês em Madrid, mas as primeiras impressões não são boas. São precisas posições cinco vezes mais ambiciosas.
Mundo

ONU quer menos CO2 para evitar "catástrofe"

A ONU avisa que é preciso um ritmo de redução nas emissões de CO2 de 7,6% ao ano até 2030 para evitar uma eminente "catástrofe climática". Não existem sinais de redução das emissões.
Violência Doméstica

Violência. 87 mil mulheres assassinadas só em 2017

Segundo a ONU, só em 2017, foram assassinadas 87 mil mulheres. Homicídios são geralmente praticados por parceiros ou familiares. Celebra-se esta segunda-feira o dia contra a violência sobre mulheres.
UNESCO

UNESCO declara 5 de maio Dia da Língua Portuguesa

10545
Foi esta segunda-feira ratifica a decisão que proclama o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Sampaio da Nóvoa, embaixador na UNESCO, espera repercussões a nível internacional.
Hong Kong

Hong Kong. ONU apela a "diálogo inclusivo"

"Instamos o governo a redobrar os seus esforços para conciliar todos os setores da sociedade (...) num diálogo inclusivo para procurar uma solução pacífica para o descontentamento", pediu o porta-voz.
Mundo

ONU. Posição dos EUA não muda ilegalidade

A ONU sublinhou a ilegalidade dos colonatos israelitas na Palestina e afirma que a mudança de posição dos Estados Unidos não muda esse facto perante os olhos da lei internacional.
República Centro Africana

Prolongada missão das Nações Unidas na RCA

O Conselho de Segurança da ONU decidiu prolongar o mandato da missão na República Centro Africana até 15 de novembro de 2020, mantendo o número atual de operacionais.
Cabo Verde

Cabo Verde pede apoio em candidatura à UNESCO

O presidente da câmara de São Filipe apelou ao apoio da CPLP na candidatura das Ilhas de Maio e do Fogo à UNESCO. A decisão deve ser tomada dia 20 de junho de 2020.
Fact Check

Governo Cavaco votou contra libertação de Mandela?

Desde de 2013 que circulam publicações a dizer que Portugal, durante o governo de Cavaco, votou contra a libertação de Mandela. Mas omitem que, no mesmo dia, Portugal votou a favor da libertação.
Nações Unidas

264 mil milhões para combater mortalidade materna

ONU estima que sejam necessários 264 mil milhões de dólares para acabar com a mortalidade materna, conseguir cobertura universal de planeamento familiar e pôr fim à violência de género até 2030.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU manifesta preocupação

O Conselho de Segurança da ONU manifestou "profunda preocupação com a contínua crise política e institucional e" reafirmou "o seu total apoio à legitimidade do governo de Aristides Gomes".
António Guterres

Guterres. "Um mundo de fraturas não é sustentável"

"Acabámos de viver o mês de outubro mais quente de sempre, com recordes de temperatura batidos por todo o lado este ano, incluindo aqui em Paris", afirmou António Guterres.
Paris

Paris. Fórum da Paz arranca esta terça-feira

Iniciativa recebe chefes de Estado de todo o Mundo e organizações internacionais que trabalham no terreno para executar soluções inovadoras para a paz. Paz e ambiente são dois dos temas a debater.
Irão

ONU reconhece provas de programa nuclear iraniano

244
As Nações Unidas encontraram urânio produzido artificialmente no Irão e acreditam agora nas preocupações dos Estados Unidos. O Irão diz que o urânio está destinado a fins pacíficos.
UNESCO

Portugal a favor de aumento de orçamento da UNESCO

Embaixador de Portugal junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura diz que Portugal tem abertura para maior contribuição por parte dos países-membros da organização.
Cabo Verde

UNESCO: não há decisão final sobre morna

493
"A decisão final pertence ao Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade", anunciou a UNESCO, acrescentado que existe apenas uma indicação positiva prévia.
Cabo Verde

Cabo Verde. José Maria Neves felicita governo

184
"Parabéns aos músicos, ao governo, enfim a todos os cabo-verdianos, nas ilhas e na diáspora, por mais esta grande vitória de Cabo Verde", disse o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano.
Cabo Verde

Cabo Verde: "Morna já é Património da Humanidade"

1740
"A nação já pode celebrar: a morna já é Património da Humanidade", anunciou o ministro da Cultura de Cabo Verde. A decisão pública deverá ser conhecida em dezembro, na Colômbia.
Tsunami

ONU defende sistemas de prevenção contra tsunamis

Quer sejam sistemas de alarme ou infraestruturas, a ONU acha necessário o investimento num mundo em que as previsões apontam para que até 2030 meio mundo viverá exposto a estas ocorrências.
Nações Unidas

ONU estima 2,6 milhões de portugueses emigrados

Contudo, os novos dados das Nações Unidas não batem certo com os últimos levantamentos. Só no Canadá os portugueses parecem ter-se multiplicado seis vezes relativamente ao censos de 2016 do país.
Moçambique

Moçambique combate discriminação das mulheres

“Spotlight” foi apresentado em março na capital, Maputo, e avança agora para os 10 distritos piloto em regiões que têm registado mais casos de violação dos direitos da mulher e da rapariga.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU pede "respeito e cooperação"

A presidente do Conselho de Segurança do mês de novembro, Karen Pierce, apelou ao Presidente e ao líder do Governo "a resolver as suas diferenças num espírito de respeito e cooperação".
Nações Unidas

Guterres pede cooperação contra tráfico humano

195
Para evitar tragédias como a dos 39 migrantes encontrados mortos num camião em Inglaterra na semana passada, o secretário-geral da ONU apelou aos países para que se unam contra o tráfico humano.
Guiné-Bissau

ONU rejeita mudança de poder na Guiné-Bissau

315
O Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou ao respeito pela data das próximas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, rejeitando a mudança de poder decidida pelo presidente guineense.
Alterações Climáticas

Guterres pede fim da dependência do carvão na Ásia

Na semana em que foi publicado um estudo que avisa que várias cidades asiáticas podem ser inundadas até 2050, António Guterres pediu uma revisão das políticas energéticas aos países do continente.
Ambiente

Greta Thunberg pede boleia para cimeira em Madrid

1262
A ONU trocou as voltas à ativista de 16 anos que viajava a caminho do Chile depois de navegar o Atlântico. Com a cimeira do ambiente transferida para Madrid, Greta pede boleia no Twitter.
República Centro Africana

ONU falha na investigação a abusos sexuais na RCA

122
A ONU admitiu internamente que falhou na sua investigação aos abusos sexuais praticados pelos capacetes azuis na RCA. Em causa estão as amostras de ADN que não foram corretamente armazenadas.
África

Fome. 45 milhões de pessoas em risco em África

Num comunicado conjunto, várias agências das Nações Unidas assinalaram a possibilidade de um "recorde de 45 milhões de pessoas nos 16 países" serem afetadas pela "pior seca em 35 anos".
País

Turismo elogia Caldas da Rainha e Leiria 

As duas cidades foram distinguidas pela UNESCO para serem cidades criativas. Em Portugal existem sete, quatro estão na região centro do país e o Turismo do Centro congratulou as autarquias.
Leiria

UNESCO. Leiria sente mais responsabilidades

“Hoje [quarta-feira] é um dia muito importante para a cultura de Leiria”, disse o presidente da Câmara de Leiria, que considera que distinção “aumenta a responsabilidade para o futuro".
UNESCO

Caldas da Rainha e Leiria na rede da UNESCO

2126
Caldas da Rainha foi distinguida pelo artesanato e artes populares e Leiria pela música. A UNESCO anunciou esta quarta-feira 66 novas cidades que passam a integrar a rede de Cidades Criativas.
Japão

Morreu Sadako Ogata, aos 92 anos

Sadako Ogata tinha 92 anos e foi Alta Comissária da ONU para os Refugiados. É neta de um antigo ministro dos Negócios Estrangeiros japonês e de um ex-primeiro-ministro.
Mundo

ONU apela à calma nas eleições na Guiné-Bissau

A missão da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, durante as eleições, terminou com um morto e pelo menos três feridos. As Nações unidas apelam agora à calma e serenidade.
Nações Unidas

Guterres lança apelo a líderes mundiais

237
O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos líderes mundiais "para darem ouvidos aos problemas reais das pessoas reais" e pediu aos manifestantes na rua exemplos de não violência.
Bolívia

Bolívia. ONU denuncia uso excessivo de força

Relatos sobre excesso de violência incluem o uso de gás lacrimogéneo, "o que violaria os princípios básicos do uso de força", que deve ser aplicada apenas em "circunstâncias excecionais", diz ONU.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU confiante em eleições livres

A ONU está confiante que a Guiné-Bissau vai conseguir eleger todos os seus órgãos de soberania legítimos. Após as eleições a missão da ONU termina, mas a presença no país mantém-se.
Clima

Fundo climático da ONU com falta de financiamento

Austrália e Estados Unidos decidiram afastar-se do Fundo Verde do Clima, que procura ajudar os países não desenvolvidos a combater o seu impacto ambiental.
Nações Unidas

ONU elogia "papel essencial" de Portugal 

O diretor da Cooperação Sul-Sul da ONU considera que Portugal tem um "papel essencial" nos modelos de cooperação triangular. Jorge Chediek diz ainda que “[a] cooperação Sul-Sul é um elemento chave".
Mundo

ONU vai ter painel para os deslocados no mundo

O anúncio foi feito por António Guterres. O painel dedica-se aos mais de 41 milhões de deslocados internos em todo o mundo.
Guiné-Bissau

ONU está a monitorizar situação na Guiné-Bissau

"Estamos a monitorizar a situação de perto, com preocupação, em conjunto com o P5", disse a porta-voz da Missão Integrada para a Consolidação de Paz na Guiné-Bissau.
Nações Unidas

A ONU e o legado hipócrita da ética camarada

477
A Venezuela, que foi sovietizada por Chávez e que, após uma eleição viciada, passou a ser desgovernada por Maduro, foi eleita como membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Nações Unidas

ONU. EUA pagam maior parte da dívida até dezembro

Os pagamentos serão relativos aos orçamentos de funcionamento da ONU e às operações de paz. A dívida atual será de cerca de 950 milhões de euros.
Venezuela

Venezuela. Criticada eleição para Direitos Humanos

425
A oposição venezuelana considerou "incoerente" que a Venezuela tenha sido eleita para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, uma vez que o regime "está a ser investigado por violar direitos humanos".
Língua Portuguesa

UNESCO aprova Dia Mundial da Língua Portuguesa

6125
O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de Maio e será oficialmente assinalado na sede da UNESCO com apresentações musicais, literatura e exposições.
Afeganistão

Número recorde de vítimas civis no Afeganistão

O número de vítimas civis no Afeganistão atingiu no terceiro trimestre de 2019 "um número sem precedentes". Cerca de 1.174 civis foram mortos e 3.139 feridos entre 1 de julho e 30 de setembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Fundos podem comprometer eleições

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau transmitiu à imprensa que a falta de um fundo previsto pela ONU pode fazer atrasar as eleições. O motivo prende-se com razões burocráticas.
Síria

ONU discute quarta-feira ofensiva turca na Síria

Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne à porta fechada na quarta-feira para discutir ofensiva turca na Síria. A reunião foi pedida pela Bélgica, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido.
Síria

Ofensiva turca na Síria faz 160 mil deslocados

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta segunda-feira que pelo menos 160 mil pessoas viram-se obrigadas a deixar as suas casas devido à ofensiva militar turca na Síria.
UNESCO

Grupos seguem candidaturas a património mundial 

O GTPM e o GTPCI foram criados para acompanhar as candidaturas às listas do património mundial, cultural e natural, e também imaterial, salvaguarda urgente e boas práticas.
Nações Unidas

Crise na ONU: Guterres ordena medidas de contenção

570
O secretário-geral das Nações Unidas ordenou medidas de contenção devido às dificuldades financeiras da organização. Entre as medidas estão a paragem das escadas rolantes e redução ao ar condicionado.
Nações Unidas

ONU sem dinheiro? "Todos têm de pagar", diz Trump

3509
Secretário-geral da ONU anunciou que a organização pode ficar sem dinheiro até ao final do mês. Presidente dos EUA pede que "todos os estados-membros paguem, não apenas os Estados Unidos!".
Macau

ONU elogia política de prevenção de droga de Macau

Uma perita da ONU elogiou o programa de prevenção de droga em Macau. Autoridades estão a estudar alternativas à prisão por consumo de drogas, como tratamentos, trabalho comunitário e aconselhamento.
Nações Unidas

ONU sem dinheiro até ao final do mês

4337
António Guterres escreveu numa carta interna para os funcionários da organização internacional que os fundos estão a acabar. Em causa está o atraso nos pagamentos de vários estados membros.
Nações Unidas

Mali: Ataques a forças de paz são crime de guerra

O aviso de Guterres surge depois da morte de um capacete azul neste país africano -- "Identifiquem os autores dos ataques de forma a que os mesmos possam ser, rapidamente, levados à justiça", referiu.
Hong Kong

ONU preocupada violência em Hong Kong

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou preocupação com o elevado nível de violência das últimas manifestações em Hong Kong e frisou polícia tem de respeitar a lei.
Nações Unidas

ONU. Casamento de menores deve acabar em Portugal

Nações Unidas pedem também ao Governo que touradas sejam proibidas a menores de 18 anos e mostra preocupação pelo facto de muitas crianças de famílias pobres acabarem em instituições.
Desporto

Associação quer Grande Prémio de Macau na UNESCO

Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Circuito da Guia de Macau quer ver incluído no património da UNESCO o circuito do Grande Prémio de Macau devido ao seu "prestígio mundial".
Refugiados

Número de refugiados rohingya aumentou num ano

Segundo um relatório do ACNUR, entre janeiro de 2018 e junho de 2019, 17.907 rohingya fugiram dos massacres e da violência generalizada na antiga Birmânia para o Bangladesh.
Venezuela

Maduro pede 200 milhões à ONU para repatriamento

510
O Presidente da Venezuela pediu à ONU 200 milhões de dólares para repatriar os venezuelanos que emigraram para o Peru nos últimos anos devido à crise económica no país.
Entrevista

Europa no Médio Oriente? "Impossível até existir" /premium

Deixou a vida confortável na Califórnia e voltou ao sul do Iraque para recuperar os pântanos onde cresceu, destruídos a mando de Saddam Hussein. Prémio Goldman, Azzam pede cooperação no Médio Oriente.
Vaticano

Vaticano pede solução negociada para a Venezuela

O Vaticano pediu aos países presentes na Assembleia Geral da ONU que procurem "soluções negociadas" para as crises da Venezuela e da Nicarágua, com vista a melhorar a situação das populações.
Arábia Saudita

Arábia Saudita pede "pressão máxima" contra Irão

Ministro de Relações Exteriores saudita insiste que o Irão é responsável pelos ataques às suas instalações de petróleo. "Meias ações" ou "acordos parciais" com o Irão já não resultam, afirma al Asaf.
Timor-Leste

Timor-Leste pede análise robusta para fundos

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste disse que são necessárias análises financeiras robustas para garantir que os fundos sejam aplicados em projetos com retorno social significativo.
Alterações Climáticas

Côa acolhe seminário sobre alterações climáticas

614
O Museu do Côa vai receber, a 4 de outubro, o seminário "Territórios UNESCO e Alterações Climáticas: desafios e soluções". O objetivo é compreender os impactos das alterações climáticas sobre o valor.
Zimbabué

Zimbabué pede fim de sanções a Europa e EUA

Emmerson Mnangagwa defende que as sanções económicas ao país são ilegais e que estão a "punir os mais pobres e vulneráveis da sociedade". Presidente pede fim das sanções a Europa e EUA.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo na ONU: "Não vamos repetir mesmos erros"

459
Marcelo apelou para o combate ao "isolacionismo" no seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em que fez alusão clara às declarações de Donald Trump, focadas no "patriotismo".
Brasil

Oposição brasileira critica discurso de Bolsonaro

Membros da oposição política brasileira criticaram o discurso proferido pelo Presidente do país, Jair Bolsonaro, na Assembleia-Geral da ONU, classificando-o de "vergonha internacional".
Egito

ONU. Presidente do Egito ignorou protestos

O Presidente do Egito apelou ao fim dos conflitos na Líbia, na Síria e no Iémen e ignorou os protestos de sexta-feira no seu país, num discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Nações Unidas

Marcelo: Cimeira do clima "foi um grande sucesso"

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, "foi um grande sucesso", com "confluência de posições e de compromissos".
Emmanuel Macron

Irão. Macron quer avanços "nas próximas horas"

Macron quer urgência nas negociações com o Irão e alertou para “o risco de uma escalada sem controlo” após os ataques de 14 de setembro contra a Arábia Saudita.
Nações Unidas

"Os amigos dos EUA já foram os seus inimigos"

Na Assembleia Geral da ONU, Donald Trump sublinhou que os EUA têm o exército mais poderoso, mas também acenou à China e ao Irão com acordos. "Queremos parceiros, não adversários", disse.
Nações Unidas

Guterres: mundo enfrenta "grande fratura" iminente

115
António Guterres alertou, na abertura da 74.ª Assembleia-Geral da ONU, para a "grande fratura" protagonizada por dois sistemas paralelos, numa alusão implícita aos Estados Unidos e China.
Nações Unidas

Bolsonaro na ONU: "Apresento um novo Brasil"

575
No seu primeiro discurso às Nações Unidas, Jair Bolsonaro agradeceu a Trump e atacou França e Alemanha por causa da Amazónia. "Querem manter os índios como homens das cavernas", atirou.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo discursa esta terça-feira na ONU

O Presidente da República irá discursar durante a tarde desta terça-feira na 74.ª sessão da Assembleia Geral da ONU que tem como prioridades a paz, erradicação da pobreza, ação climática e educação.
Nações Unidas

ONU discute alterações climáticas

As alterações climáticas, as ameaças no Golfo Pérsico e na Faixa de Gaza e as crises na Síria, Iémen e Venezuela são os temas centrais da Assembleia Geral da ONU.
Conflito na Síria

Guterres anuncia Comité para a Síria

Guterres aponta o lançamento deste comité como "o início de um caminho político para tirar a Síria de uma situação de tragédia e direcioná-la para uma solução". O país está em guerra desde 2011.
Papa Francisco

Clima. Papa pede "verdadeira vontade política"

136
Em vídeo conferência na Cimeira da Ação Climática, o Papa Francisco pediu "verdadeira vontade política para fazer esforços maiores na mitigação dos efeitos negativos das alterações climáticas".
Presidente Trump

Trump faz aparição surpresa na Cimeira do Clima

O Presidente norte-americano não era esperado na cimeira e preferiu não intervir. Questionado pelos jornalistas sobre a ameaça de "impeachment", Trump respondeu: "Não a levo nem um pouco a sério."
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: "Não há Portugal B, e não há planeta B"

639
"Nós fomos os primeiros a comprometer-nos a ser neutros em carbono até 2050. E por uma simples razão: porque não há Portugal B e não há planeta B", disse o Presidente da República na Cimeira do Clima.
Cabo Verde

Cabo Verde quer cumprir metas de sustentabilidade

O Governo de Cabo Verde está confiante que "irá cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável", uma vez que sofre as consequências das mudanças climáticas na produção agrícola.
Nações Unidas

Ambiente. Lisboa "dá exemplo" e não se queixa

"Há uma reação positiva quando as pessoas sentem que veem cidades a avançar", salientou Fernando Medina, acrescentando que Lisboa inspirou-se noutras cidades para adotar medidas de sustentabilidade.
Marcelo Rebelo de Sousa

Clima. Marcelo critica "cegueira" sobre alterações

A "cegueira", segundo o Presidente, é de decisores políticos a nível mundial mas, em contraponto, Portugal "está a dar um exemplo com o seu roteiro".
Irão

Irão vai apresentar plano de segurança na ONU

O plano de segurança foi delineado em cooperação com outros países do Golfo Pérsico e surge na sequência de tensões na região depois do ataque às refinarias sauditas neste mês de setembro.
Alterações Climáticas

ONU. Últimos cinco anos foram os mais quentes

165
Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, temperaturas aumentaram 1,1ºC. O nível médio do mar também subiu consideravelmente.
Clima

Líderes mundiais querem "ano da ambição climática"

Este apelo surge em vésperas da Cimeira de Ação Climática, convocada por António Guterres. Marcelo reafirma "o compromisso de Portugal no combate às alterações climáticas".
Nações Unidas

Guterres. Cimeira impulsiona criação de empregos

O secretário-geral da ONU disse que a Cimeira de Ação Climática será palco para anunciar soluções baseadas no potencial da natureza e o reforço das oportunidades de emprego digno.
Conflitos

ONU e Cruz Vermelha pedem fim de bombardeamentos

António Guterres e o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha pediram que se deixe de bombardear as cidades Idlib, na Síria, e Tripoli, na Líbia, após consequências humanitárias dramáticas.
Alterações Climáticas

Guterres alerta: "A natureza está zangada"

145
O secretário-geral da Organização das Nações Unidos quer que a sociedade pressione os governos a tomarem ações rápidas para contrariar as consequências graves dos desastres ambientais.
CPLP

Brasil é o país lusófono com mais refugiados

O Brasil acolhe 96 mil refugiados, Portugal recebe 4 773,4 milhões de dólares em remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento (mais 87,7 mil) de estrangeiros em dois anos.
Alterações Climáticas

ONU. Indústrias vão mudar com cimeira sobre clima

"O que é ainda mais motivador é encontrar novas alternativas aos estilos de vida. (...) Isto é, indústrias multimilionárias vão começar a mudar", considerou a antiga ministra do Ambiente da Nigéria.
Irão

Irão desmente negociações com os Estados Unidos

"Não vão realizar-se conversações com os Estados Unidos", disse o líder supremo do Irão. Várias notícias têm especulado sobre um encontro entre o presidente Trump e e o líder iraniano Hassan Rouhanid.
Nações Unidas

Arábia Saudita. Ataques mostram necessidade de paz

O enviado da ONU para o Iémen insistiu que os ataques reivindicados pelos rebeldes Huthis contra instalações petrolíferas sauditas mostram a necessidade de encontrar uma solução política para guerra.
Myanmar

Myanmar. 600.000 rohingyas sob ameaça de genocídio

Investigadores da ONU afirmam que "existe um sério risco de que os atos genocidas possam ocorrer ou repetir-se". Rohingyas que permanecem em Myanmar são sistematicamente perseguidos e ameaçados.
Timor-Leste

Timor chumba deslocação do PR à sede da ONU

103
Francisco Guterres Lu-Olo iria participar na 74.ª sessão da AG da ONU que se realiza esta terça-feira em Nova Iorque e que será presidida por Tijjani Muhammad-Bande, representante da Nigéria.
Mutilação Genital Feminina

"Fui submetida a mutilação genital com uma semana" /premium

582
Jaha descobriu aos 15 anos que tinha sido "cortada" — e da pior forma. O nascimento da filha tornou-a ativista: "Se não fizesse nada, ela ia viver o mesmo que eu". Agora ganhou o Prémio Norte-Sul.
Austrália

Rapaz denuncia detenção de crianças na Austrália

Aos 12 anos, o aborígene Dujuan tornou-se no mais jovem de sempre a falar ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU. Pediu à Austrália para parar de deter crianças e respeitar os direitos dos aborígenes
Venezuela

ONU. Maduro não vai participar na Assembleia-Geral

Maduro indicou a vice-presidente e o ministro das Relações Exteriores para representarem o país durante a Assembleia-Geral da ONU, cuja abertura está prevista para o próximo dia 17, em Nova Iorque.
Exército

Militares na RCA regressam a Portugal

262
“Portugal e as Forças Armadas podem estar orgulhosos”, declarou o comandante da força portuguesa. A 5.ª Força Nacional Destacada ao serviço das Nações Unidas foi esperada no aeroporto pela família.
Venezuela

Venezuela critica países que apoiam sanções

Venezuela pediu ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que se rejeite a candidatura para fazer parte deste órgão de qualquer país que aplique sanções internacionais contra outro.
Sustentabilidade

CPLP. Desenvolvimento sustentável é avaliado

265
São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola ocupam as posições 95, 96, 136 e 149, respetivamente, num total de 162 países avaliados em novo relatório sobre desenvolvimento sustentável.
Nações Unidas

Moçambique. ONU faz plano humanitário pós-ciclone

As Nações Unidas lançam em Maputo plano revisto de resposta humanitária a Moçambique que abrange o apoio às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que, juntos, afetaram mais de 1,7 milhões de pessoas.
Nações Unidas

Venezuela. Colômbia aberta ao diálogo com Guaidó

O Presidente da Colômbia assegurou que o seu governo só irá dialogar com o líder do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, em resposta à ONU, que apelou ao diálogo para aliviar a tensão entre países.
Nações Unidas

ONU. Portugal entre os 30 países mais sustentáveis

305
Um relatório feito por cientistas independentes para a ONU sobre desenvolvimento sustentável para 2019, apresentado em Nova Iorque, coloca Portugal em 26.º lugar de um total de 162 países avaliados.
Nações Unidas

Guiné-Bissau. ONU promete transição "suave" 

Rosine Sorri-Cloulibaly chegou a semana passada ao país. E garantiu "que a ONU está a trabalhar para uma transição suave, envolvendo o Governo", para fechar a missão da organização no país.
Exército

ONU distingue militares portugueses na RCA

Militares portugueses integram a atual 5ª Força Nacional Destacada. Nações Unidas premiaram desempenho, profissionalismo e dedicação dos militares, que vão agora regressar a Portugal.
Nações Unidas

ONU. Caracas minimiza relatório de Bachelet

Bachelet voltou a manifestar preocupação com o aumento das denúncias de atentados contra os Direitos Humanos, enquanto Juan Guaidó pediu "mais ações" de parte da ONU contra "a ditadura".
Ambiente

UNESCO quer reforçar proteção da Amazónia e mar

UNESCO quer proteger bens comuns da humanidade, como a Amazónia, a grande barreira de coral, a floresta tropical africana e o mar. Para isso instou os países a reforçarem mecanismos de defesa.
Coreia do Norte

Coreia do Norte quer reduzir presença da ONU

A exigência foi formulada por carta, reclamando que a redução se aplique antes do fim do ano. A questão das relações das Nações Unidas com a Coreia do Norte deverá ser abordada no fim de setembro.
Nações Unidas

Dorian. ONU apoia operações de socorro

António Guterres disse que as Nações Unidas estão a apoiar os esforços conduzidos pelo governo das Bahamas. Responsável pela ajuda humanitária das Nações Unidas vai reunir com PM das Bahamas.
Síria

Síria. Mais de mil civis mortos em quatro meses

A ONU declarou que 1.089 civis foram mortos no país entre 29 de abril e 29 de agosto, incluindo 304 crianças. 1.031 mortes foram atribuídas às forças do governo sírio e dos seus aliados.
Hong Kong

Hong Kong. Petição quer relatório enviado à ONU

Movimento quer que relatório seja alvo de uma atualização, no qual conste já a situação que se vive em Hong Kong há três meses, marcados por mais de um milhar de detenções e violentos confrontos.
Serra da Estrela

UNESCO. Serra da Estrela é Geopark Mundial

4737
A candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela UNESCO em sessão na Indonésia, e associação encarregada pela região "fica agora apenas a aguardar o parecer" da ONU.
Venezuela

Venezuela. UE e ONU defendem mais recursos

A crise política, económica e social na Venezuela agravou-se desde janeiro último, depois de o presidente do parlamento, Juan Guaidó, jurar assumir as funções de presidente interino do país.
António Guterres

RDCongo. Guterres cita "vento de esperança"

Secretário-geral das Nações Unidas disse que "há um vento de esperança a soprar" na República Democrática do Congo, pedindo à comunidade internacional que se una para apoiar as autoridades congolesas.
Timor-Leste

Timorenses vão integrar contingentes portugueses

Militares timorenses, alguns a ser formados em Portugal, deverão a partir no próximo ano integrar contingentes portugueses que sejam destacados em missões de paz das Nações Unidas.
Nações Unidas

ONU: Guterres apela ao fim dos ataques no Congo

125
"Condeno esses crimes e apelo aos grupos armados que parem imediatamente os ataques à população civil e às forças responsáveis pela segurança do povo congolês", afirmou António Guterres.
Colômbia

ONU. Colômbia denuncia Venezuela

O Presidente colombiano, Iván Duque, disse que vai denunciar na ONU e na Organização de Estados Americanos (OEA) o regime de Nicolás Maduro por apoiar e proteger terroristas.
Nações Unidas

Vale de Almeida: "EUA não se esgotam em Trump" /premium

O embaixador da UE junto das Nações Unidas diz que o Brexit enfraquece a UE na cena mundial e admite que diplomacia ficou mais difícil com a Administração Trump. Acredita que P5 está para durar.
Rep Democrática do Congo

Guterres solidário com forças armadas da RDCongo

O secretário-geral da ONU diz estar solidário com o povo e as forças armadas da República Democrática do Congo no combate ao terrorismo, problema que defendeu afetar o mundo inteiro.
Crise dos Refugiados

52% das crianças refugiadas não vão à escola

151
À medida que as crianças refugiadas ficam mais velhas, o acesso à educação tornar-se mais difícil: apenas 63% frequentam a escola primária — número que baixa para 24% no ensino secundário.
A página está a demorar muito tempo.