Nações Unidas

Brexit

ONU. Reino Unido em negação sobre pobreza

As Nações Unidas acusaram o governo britânico de estar em "negação" face às diferenças de riqueza que estão a aumentar no país, considerando que o Brexit vai agravar a situação.
República Checa

Checos recusam assinar Pacto para a Migração

A cadeia de televisão CT24 explicou que o Governo chego não vê refletidas no documento as suas reservas, afirmando que há uma suposta falta de distinção entre migração legal e ilegal.
Angola

Angola explica Operação Transparência à ONU

A Operação visa impedir a exploração ilegal de diamantes e outros recursos naturais em todo o país, o que tem "lesado profundamente" o país, segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola.
Nações Unidas

ONU quer acabar com o problema dos apátridas

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados lançou uma campanha global focada no flagelo dos apátridas intitulada "I Belong", procurando cumprir o objetivo até 2024
Migrações

Migrações. Bulgária não adere ao pacto da ONU

1.473
O Governo búlgaro é o quarto país a anunciar que não vai assinar o Pacto Mundial para a Migração na cimeira prevista para Marrocos em dezembro, após os Estados Unidos, a Hungria e a Áustria.
Nações Unidas

445 mil iemenitas fugiram de Hodeida afirma ONU

Centenas de milhares de iemenitas fugiram da zona de Hodeida devido a uma ofensiva da coligação liderada pelos sauditas para tomar a cidade portuária do mar Vermelho aos rebeldes xiitas.
Fome

República Centro-Africana. ONU alerta para fome

Cerca de dois milhões dos 4,6 milhões de habitantes da República Centro-Africana precisam de uma "ação alimentar urgente", alertou a Organização das Nações Unidas.
Relações Internacionais

Macau e UNESCO juntam-se em projeto científico

À Universidade de Macau e à UNESCO, outras 37 instituições em todo o mundo vão colaborar em projetos científicos no âmbito da iniciativa chinesa de investimento em infraestruturas.
Iraque

Mais de 200 valas com milhares de corpos no Iraque

As valas descobertas terão sido da responsabilidade do Estado Islâmico entre 2014 e 2017, segundo anuncia a ONU, que estima que existam "muitas mais". Até agora, prevê-se que sejam 12 mil corpos.
Arábia Saudita

Khashoggi. Arábia Saudita promete investigação

A Arábia Saudita assegurou esta segunda-feira à ONU que a investigação ao assassínio de Jamal Khashoggi será "imparcial", após uma nova série de críticas internacionais.
António Guterres

Guterres. CPLP é "um dos mais fortes pilares"

António Guterres foi distinguido pela CPLP com o prémio José Aparecido de Oliveira. Este reconhecimento mostra "o empenhamento dos membros da CPLP em tudo fazer" para enfrentar "enormes riscos".
UNICEF

Iémen, "um inferno na terra" para as crianças

2.419
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disse que o Iémen se tornou "um inferno na terra" para as crianças e exortou as partes em conflito a cessarem as hostilidades.
Nações Unidas

Áustria. ONU lamenta saída do Pacto para Migração

638
A ONU lamentou a saída da Áustria do Pacto Mundial para a Migração, argumentando que o acordo pode lançar as bases para que seja considerado como um direito humano.
República Centro Africana

RCA: Conselho de Segurança deve renovar mandato

A renovação do mandato da MINUSCA deve ir a par com a da autorização às forças francesas para usarem todos os meios no apoio àquela, se assim o solicitar o secretário-geral.
Nações Unidas

Muçulmanos rohingya são vítimas de genocídio

Os muçulmanos rohingya continuam a ser vítimas de genocídio em Myanmar, cujo Governo demonstra de forma crescente a falta de interesse no estabelecimento de uma democracia, afirmaram a ONU.
Angola

ONU recomenda a Angola renegociar a dívida pública

A ONU recomenda a Angola que dê início a consultas com vista a fazer uma renegociação da dívida pública, interna e externa, para que o país possa investir no desenvolvimento económico inclusivo.
Nações Unidas

República Centro-Africana desarma grupos armados

O Governo da República Centro-Africana procederá, antes do final do ano, ao desarmamento de vários grupos armados no oeste do país, anunciou o Conselheiro de Segurança da ONU.
Migração

ONU alerta para pessoas em perigo na América

A ONU estima que a designada "caravana" inclua à volta de 7.000 pessoas que pretendem chegar aos Estados Unidos.
Nações Unidas

ONU condena França por sentença a mulheres de véu

2.261
A França sentenciou em 2012 duas mulheres que usavam o véu islâmico integral. A ONU acabou por condenar o país esta terça-feira, pedindo a Paris que compense as queixosas e reexamine a sua lei.
República Centro Africana

Guterres quer ONU com mais responsabilidade

O secretário-geral das Nações Unidas quer um aumento de responsabilidades desta organização na República Centro-Africana, na perspetiva de eleições em 2020/2021.
Nações Unidas

Guterres quer divergências nucleares resolvidas

O secretário-geral da ONU espera que os EUA e a Federação Russa possam resolver as suas diferenças e manter em vigor o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio.
Nações Unidas

Angelina Jolie vai avaliar situação dos refugiados

104
A ONU encarregou a atriz Angelina Jolie de avaliar a situação dos migrantes venezuelanos no Peru, informou esta segunda-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Nações Unidas

Khashoggi. Investigação dependente de consenso

A ONU só vai lançar uma investigação sobre o caso do jornalista saudita desaparecido Jamal Khashoggi "se todos os Estados-membros o pedirem".
São Tomé e Príncipe

São Tomé. ONU no país até resultados das eleições

François Fall, representante do secretário-geral, garantiu que só vai deixar o país depois de os resultados oficiais das eleições de 7 de outubro serem anunciados pelo Tribunal Constitucional.
Nações Unidas

Guterres alertou para as alterações climáticas

260
O secretário-geral das Nações Unidas alertou que as alterações climáticas podem aumentar o risco de guerras pelo controlo dos recursos naturais e pediu aos países projetos de cooperação nesta área.
Nações Unidas

Saída de 200 mil congoleses pode causar crise

As Nações Unidas expressaram terça-feira preocupação sobre a alegada saída forçada de Angola de cerca de 200.000 cidadãos da vizinha República Democrática do Congo
Afeganistão

Mais de 8 mil vítimas no Afeganistão desde janeiro

O conflito no Afeganistão continua a causar um elevado número de vítimas civis, que ascenderam a 8.050 nos primeiros nove meses do ano, indica um relatório da ONU divulgado esta quarta-feira.
Afeganistão

Afeganistão. ONU alerta para vítimas civis

O relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão revela que no período entre 1 de janeiro e 30 de setembro 2.798 civis afegãos morreram e 5.252 ficaram feridos.
Estados Unidos da América

Embaixadora dos EUA nas Nações Unidas demite-se

Nikki Haley, a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, demitiu-se esta terça-feira de forma inesperada. Donald Trump já aceitou o pedido de demissão.
Alterações Climáticas

Governos aprovam relatório da ONU sobre clima

Arábia Saudita contestou expressamente documento, mas maioria dos países aprovou relatório que analisa impacto do aquecimento global de 1,5 graus em todo o planeta, que pode ocorrer em breve.
Nações Unidas

ONU apresenta relatório sobre mudanças climáticas

Cerca de 570 representantes de 135 países participam na reunião, que começou na segunda-feira, destinada a rever e aprovar a adoção do relatório especial "Aquecimento Global de 1,5ºC".
Nações Unidas

Agência da ONU retira nove funcionários de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos afirmou que a retirada dos funcionários é temporária e foi decidida por razões de segurança, na sequência de "incidentes alarmantes".
Nações Unidas

Angola disponibiliza 523 mil euros para apoiar ONU

O Governo de Angola vai disponibilizar 600 mil dólares como contribuição financeira para os programas conjuntos com o Escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Donald Trump

Merkel avisa Trump para risco de "destruir" a ONU

368
A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou, este domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a tentação de "destruir" o multilateralismo, incluindo as Nações Unidas.
Nações Unidas

MNE diz que o unilateralismo está errado

O chefe da diplomacia portuguesa afirmou em Nova Iorque, por ocasião da Assembleia-Geral da ONU, que o unilateralismo não consegue dar resposta aos grandes desafios que enfrentam os países.
Assembleia Da República

Uma semana em três actos /premium

1.310
A fotografia é um mimo. Dentro de São Bento algumas deputadas exibem o rosto fechado (porque a hora é grave). Outras riem desalmadamente (porque a gravidade é descontraída). Eu agradeço-lhes a coragem
Donald Trump

Trump: "Riram-se comigo. Estávamos divertidos"

214
O presidente norte-americano nega ter sido troçado durante a Assembleia Geral da ONU, que ocorreu na passada terça-feira em Nova Iorque.
Angola

Movimento angolano lamenta-se perante ONU

O movimento independentista de Cabinda lamentou esta quinta-feira a ausência da discussão do conflito na agenda de debates da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pede empenho de todos na reforma da ONU

116
Sobre a reforma das Nações Unidas, Marcelo "exige o empenho de todos os Estados" e defendeu que "não reformar o Conselho de Segurança, com consenso alargado, é ignorar a geopolítica do século XXI".
Nações Unidas

Japão está pronto para encontro com Kim Jong-un

O primeiro-ministro japonês disse estar disponível para se encontrar com o líder da Coreia do Norte, na sequência da cimeira histórica entre Kim Jong-un e o Presidente norte-americano.
Nações Unidas

ONU. Macron critica aumento das desigualdades

No púlpito do hemiciclo da ONU, o presidente francês, Emmanuel Macron, exortou os dirigentes mundiais a "não se habituarem" à subida dos nacionalismos motivados pela subida das desigualdades.
Nações Unidas

Marcelo não aplaudiu Trump e explica porquê

773
Marcelo Rebelo de Sousa não aplaudiu o discurso do Presidente norte-americano, Donald Trump, nas Nações Unidas, "em obediência" à posição portuguesa pelo multilateralismo e pelo diálogo.
Presidente Trump

Trump na ONU. EUA só vão ajudar "amigos"

232
Na ONU, Trump disse que só vai ajudar os países "amigos" e apelou a todos os países que contribuam para "isolar" o Irão. Mas não escapou a risos quando se gabou dos feitos da sua administração.
Nações Unidas

PM neozelandesa leva filha bebé para ONU

349
Neve, filha da primeira-ministra da Nova Zelândia, fez história ao ser a primeira bebé a assistir à assembleia-geral da Nações Unidas com a mãe.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo participa na Assembleia Geral da ONU

Marcelo Rebelo de Sousa, participa hoje na 73.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e numa reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Nova Iorque.
Jean-Claude Juncker

Juncker critica unilateralismo nas Nações Unidas

O presidente da CE recordou que a União Europeia nasceu da "vontade daqueles que voltaram dos campos de batalha e dos campos de concentração em 1945" e continua a ser uma organização "pacificadora".
Nações Unidas

Ministro da Defesa sugere diálogo entre NATO e ONU

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, sustentou hoje que a NATO deve "falar" com as Nações Unidas e repensar o seu papel nas ações de manutenção de paz, sustentando que a Aliança Atlântica "não pode encarar-se como autossuficiente".
Nações Unidas

Guterres e PR falam da Guiné-Bissau e Moçambique

O secretário-geral das Nações Unidas falou com o Presidente da República sobre as eleições na Guiné-Bissau e o processo de paz em Moçambique, no encontro que tiveram em Nova Iorque.
Nações Unidas

Marcelo reúne-se com Guterres em Nova Iorque

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, viaja para Nova Iorque, onde se vai reunir com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Venezuela

Venezuela vai pedir 500 milhões de dólares à ONU

335
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que vai pedir 500 milhões de dólares de apoio financeiro às Nações Unidas para repatriar os venezuelanos que desejem regressar ao seu país.
Relações Internacionais

Urge cultivar a Paz em nós e no Mundo

331
Portugal, conhecido pela época dos Descobrimentos e pela primeira globalização, tornou-se com a Cátedra UNESCO Educação para a Paz Global Sustentável centro da nova navegação que pretende unir o mundo
Pobreza

1,3 mil milhões de pessoas vivem na pobreza

Cerca de 1,3 mil milhões de pessoas, das quais metade são menores de 18 anos anos, vivem na pobreza.
Nações Unidas

ONU. Eduardo Stein nomeado representante especial

O antigo vice-presidente da Guatemala, Eduardo Stein, foi nomeado representante especial da ONU para os refugiados e migrantes venezuelanos que abandonam o seu país para fugirem da crise.
Nações Unidas

Sudão pede retirada total da ONU do Dafur

O Presidente do Sudão pediu a retirada total da missão de paz conjunta da União Africana e da Organização das Nações Unidas na região do Darfur, por considerar que a zona está "pacífica".
Tuberculose

OMS pede medidas para erradicar tuberculose

A OMS pediu na terça-feira aos governos de todo o mundo medidas decisivas para acabar com a tuberculose, aproveitando a cimeira sobre a doença que a ONU acolherá na próxima semana.
Nações Unidas

ONU. Proteção de migrantes em Moçambique

O Comité da ONU de Trabalhadores Migrantes considera que Moçambique registou avanços na proteção dos direitos deste grupo, mas aponta a prevalência de abusos, incluindo a crianças.
Mortalidade

ONU. Mortalidade infantil continua "inaceitável"

A mortalidade infantil no mundo apresenta melhorias assinaláveis desde 1990, mas a situação permanece inaceitável, alertou ONU ao divulgar um relatório produzido por várias das suas agências.
Venezuela

Venezuela: OEA está a promover intervenção militar

Caracas vai recorrer à ONU e a outras instâncias internacionais para denunciar a Organização de Estados Americanos (OEA), que acusa de promover uma intervenção militar na Venezuela.
Conselho de Segurança

África do Sul defende "reforma alargada" na ONU

O Presidente da África do Sul defendeu uma "reforma alargada" do Conselho de Segurança das Nações Unidas que dê maior representatividade ao continente africano.
Nações Unidas

Portugal sobe uma posição no ranking da ONU

Em 2017, Portugal subiu uma posição face a 2016 (ano em que estava em 42º lugar), mas está abaixo de metade da tabela dos 58 países e territórios com nível de desenvolvimento humano "muito alto".
Arouca

Museu do Rio. Arouca consegue doações da UNESCO

107
A proposta de Arouca parte do reconhecimento de que os 140 geoparques da UNESCO têm "peças e bens excecionais" pelo que representam de um "património geológico ilustrativo da história do planeta".
Conflito na Síria

ONU preparou plano de fuga para 900 mil sírios

A ONU anunciou que elaborou um plano para a eventual fuga de até 900 mil civis da província de Idleb, no noroeste da Síria, alvo de bombardeamentos do regime e do seu aliado russo
Nações Unidas

ONU prepara retirada de civis em Idleb

Em Idleb vivem 2,9 milhões de civis, incluindo um milhão de crianças, cujas vidas estarão em risco no caso de ataques massivos por parte de diversos grupos rebeldes.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)