454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Nações Unidas

Noticiário

23h. Revogação do aborto. ONU alerta para perigos

Depois da decisão do Supremo Tribunal dos EUA, secretário-geral da ONU defende que os direitos e saúde sexual e reprodutiva são fundamentos de uma vida de escolha, empoderamento e igualdade.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia precisará de "10 anos" para desminar país

Porta-voz dos serviços de emergência ucranianos assume que cerca de metade do território ucraniano apresenta risco de minas. "Não sabemos o que está acontecer onde há combate ativo", explicou.
Oceanos

1.650 agentes mobilizados para conferência da ONU

A Conferência dos Oceanos de 2022 arranca na segunda-feira e é coorganizada por Portugal e pelo Quénia. A PSP prevê a presença de 7.000 pessoas no evento em Lisboa.
Guerra na Ucrânia

Marinha russa terá ordens para armadilhar portos

Operação para colocar minas nos portos ucranianos fará parte do bloqueio russo às exportações de cereais ucranianos desde o Mar Negro, revelam Estados Unidos.
Jornalismo

Repórter da Al Jazeera morta por tropas de Israel

Atualizado
Foram as tropas de Israel que dispararam a 11 de maio contra Shireen Abu Akleh, que naquele momento estava vestida com um colete à prova de bala com a indicação de que era jornalista.
Oceanos

WWF. Conferência Oceanos deve olhar para África

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas decorrerá em Lisboa na próxima semana. A World Wide Fund for Nature quer uma "economia azul sustentável" para o continente africano.
Alterações Climáticas

África: disputas por água é uma causa de guerras

O secretário-geral da ONU fala em objetivos "combater as alterações climáticas, defender uma economia verde, é defender a nossa segurança coletiva". Guterres chamou a atenção para a região de Sahel.
Guerra na Ucrânia

Guterres defende Rússia na conferência dos Oceanos

Secretário-geral da ONU considera o objetivo é fazer com que países alterem comportamentos e Rússia tem um "contributo importante para a poluição dos oceanos e para as alterações climáticas".
Guerra

Ucrânia, na história do nosso futuro

Claro que os EUA tomaram várias opções questionáveis desde o final da Segunda Guerra Mundial, mas nunca como resultado das suas ações militares anexaram qualquer território.
Brasil

Jair Bolsonaro defende mudanças na ONU e no FMI

Durante uma teleconferência do BRICS, o Presidente brasileiro afirmou que o peso crescente das economias emergentes e em desenvolvimento deve ter "a devida e merecida" representação.
Nações Unidas

Etiópia. ONU denuncia massacre na aldeia de Tole

Gabinete de Michelle Bachelet recebeu a informação de que homens armados começaram a disparar indiscriminadamente na aldeia de Tole, causando "centenas de mortes".
Guerra na Ucrânia

Mais de 150 monumentos ucranianos destruídos

A Unesco diz que as regiões de Donetsk, Kharkiv e Kiev sofreram três quartos dos danos. A assinatura da Convenção de Haia obriga os países a proteger o seu património cultural.
Nações Unidas

Guterres lamenta sismo no Afeganistão

António Guterres lamentou o "terramoto mortífero" que atingiu o leste do Afeganistão na quarta-feira, causando a morte de mais de mil pessoas. O secretário-geral disse ainda que a ONU está mobilizada.
Nações Unidas

Grécia. "Atmosfera de medo" para refugiados

A política migratória do governo grego, acusa a ONU, criou uma "atmosfera de medo" para os candidatos a asilo e as organizações não governamentais de defesa dos direitos humanos.
Gabinete de Guerra

Referência a Portugal pelo embaixador russo na ONU

Portugal, dos "responsáveis por arrastar" a guerra. "Reação russa à nova posição sobre candidatura da Ucrânia à UE", diz António José Telo. Bruno Cardoso Reis destaca sinais do desgaste militar russo.
Nações Unidas

Irão executou mais de 100 pessoas em três meses

Relatório da ONU indica que Irão executou mais de 100 pessoas nos três primeiros meses de 2022, sendo muitas de minorias étnicas.
Tsunami

Portugal pode "melhorar" alerta de tsunami

Sistema Global de Alerta de Tsunamis visa preparar até 2030 todas as comunidades do Mundo vulneráveis ao acontecimento deste fenómeno. UNESCO preocupada com países do Mediterrâneo.
Crise dos Refugiados

2 milhões de refugiados terão de ser deslocados

A ONU estima que em 2023 mais de dois milhões de refugiados terão de ser deslocados para países terceiros, o que representra um aumento de 36% face aos número esperados este ano.
Nações Unidas

Mais de 350 mil crianças podem morrer até setembro

A Organização das Nações Unidas diz que mais de 350.000 crianças podem morrer de desnutrição na Somália antes de setembro e destacou que 7,1 milhões de somalis necessitam de ajuda humanitária.
Nações Unidas

Guterres condena ataques no Congo

Ataques da rebelião do movimento 23 de março na República Democrática do Congo são condenados por Guterres. A ONU continua a apoiar o exército congolês e procura a proteção dos civis afetados.
Síria

Síria. Guterres defende corredor transfronteiriço

Em sessão do Conselho de Segurança, Guterres lembrou que 14,6 milhões de sírios precisam de ajuda 11 anos após o início da guerra no país. "Situação humanitária na Síria continua terrível", declarou.
UNESCO

UNESCO pondera queixa sobre património de Macau

A UNESCO admitiu levar a Pequim a queixa sobre a altura de construção de um edifício perto do Farol da Guia. Em causa estão as mudanças ao prédio da Calçada do Gaio, anunciadas pelas autoridades.
Guerra na Ucrânia

Guterres ataca pseudo-ciência da indústria fóssil

Secretário-geral da ONU compara a indústria fóssil às tabaqueiras por promoverem "uma falsa narrativa". Guterres apela a que a guerra na Ucrânia não seja usada para aumentar dependência fóssil.
China

China. ONU não conseguiu falar com povo uyghur

Durante uma sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet explicou que foi "acompanhada por oficiais do governo durante toda a visita" à província de Xinjiang.
Guerra na Ucrânia

Conselheiro de Putin vem a conferência em Lisboa

Ruslan Edelgeriyev, que foi primeiro-ministro da República Chechena, o território da primeira invasão russa pós-soviética, agora é conselheiro de Putin no Kremlin.
Oceanos

Oceanos. Novo instrumento para combater plástico

Portugal defende novo instrumento legal para combater plástico nos oceanos que deverá ser assegurado na Conferência dos Oceanos em Lisboa, entre 27 de junho a 1 de julho em Lisboa.
Guerra na Ucrânia

EUA e UE pedem abertura de portos ucranianos

Os EUA e a UE pediram à Rússia que aceite rapidamente a abertura dos portos ucranianos para a exportação dos milhões de toneladas de cereais armazenados, permitindo aliviar a crise alimentar global.
Direitos das Mulheres

Borrell pede à ONU maior pressão sobre talibãs

O alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros pedi à ONU uma maior pressão sobre o regime talibã no Afeganistão, devido ao deterioramento dos direitos humanos para mulheres.
Guerra na Ucrânia

Rússia. ONU investiga adoção de menores ucranianos

Michelle Bachelet revelou, ao Conselho dos Direitos Humanos, que a ONU está a investigar acusações sobre crianças ucranianas "sequestradas de orfanatos para serem oferecidas para adoção na Rússia".
Migrações

ONU "espera que ninguém siga exemplo" britânico

Guterres lamentou as ações do Reino Unido de retirar "homens, mulheres e crianças do país enquanto os seus pedidos de asilo estão pendentes" e de os enviar para o Ruanda.
UNESCO

Geoparque Oeste avança com candidatura à UNESCO

A Associação Geoparque Oeste apresentou um plano estratégico para a candidatura ao Geoparque Mundial da Unesco até ao final do ano. Resultado demora dois anos a ser conhecido.
António Guterres

Guerra e falta de ações agravam "caos climático"

António Guterres disse que o "caos climático" agravou-se devido ao aumento do consumo de combustíveis fósseis provocado pela guerra e pela falta de intervenção contra o aquecimento global.
Nações Unidas

ONU quer medidas contra crise alimentar

As responsáveis das Nações Unidas Rebeca Grynspan e Michelle Bachelet defenderam hoje um acordo para evitar que a guerra na Ucrânia agrave a crise alimentar para milhões de pessoas.
Nações Unidas

Guterres declara apoio à alta-comissária Bachelet

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou apoio a Michelle Bachelet, a quem atribuiu a capacidade de fazer uma "diferença profunda" no mundo e "de viver e respirar Direitos Humanos".
Nações Unidas

Michelle Bachelet renuncia a recandidatura

O atual mandato de Bachelet foi recentemente ensombrado pelas críticas à sua resposta ao tratamento dado pela China aos uigures e outras minorias muçulmanas.
Nações Unidas

Moçambique defenderá diálogo no conselho da ONU

O Presidente moçambicano garantiu que vai pautar a conduta no órgão da ONU pelo "primado da política de paz", lembrando que o país tem "história e cadastro" na resolução pacífica de conflitos.
Irão

ONU. Irão vai remover 27 câmaras de vigilância

A Agência Internacional de Energia Atómica anunciou que as autoridades iranianas comunicaram que vão "retirar as 27 câmaras" de vigilância de atividades nucleares no país.
Nações Unidas

ONU. Irão quer aumentar enriquecimento de urânio

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica informou a ONU de que o Irão pretende instalar duas novas centrifugadoras que vão permitir transformar o urânio 10 vezes mais rapidamente.
Moçambique

ONU. Moçambique concorre ao Conselho de Segurança

Moçambique vai tentar esta quinta-feira substituir o Quénia na vaga do representante africano para membro não-permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nações Unidas

Grupos exigem afastamento de comissária da ONU

Mais de 230 organizações de direitos humanos, incluindo portuguesas, exigiram a demissão da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.