Nações Unidas

Nações Unidas

Guterres pede condenação de autores de ataque

António Guterres condenou veementemente o ataque e apresentou as suas condolências às famílias das vítimas, pedindo ainda às autoridades que levem a tribunal os responsáveis pelo crime.
Nações Unidas

34 Mortos e 59 feridos após as eleições no RDCongo

Devido à gravidade da situação a União Africana recomenda a suspensão do anúncio dos resultados finais. A porta-voz da ONU do RDCongo não vai anunciar a data dos resultados finais e pede "calma".
Timor-Leste

Timor-Leste. Insegurança alimentar aumenta

131
Dados das Nações Unidas mostram que a maioria da população não se alimenta adequadamente. A nutrição afeta a saúde de muitos timorenses. Crianças apresentam elevados índices de nanismo e raquitismo.
Nações Unidas

ONU no combate ao HIV nos países africanos 

O apelo foi lançado após uma reunião da ONISUDA em Dacar, Senegal. Cerca de 67 mil crianças até aos 9 anos e 69 mil adolescentes até aos 19 anos são infetados pelo HIV.
VIH

ONU. Países africanos têm de travar VIH em jovens

Só este ano, cerca de 67 mil crianças (até aos 9 anos) e 69 mil adolescentes (dos 10 aos 19 anos) foram infetados com VIH, sendo que mais de metade dos adolescentes (46 mil) eram raparigas.
Arquitetura

Terminal de Cruzeiros de Lisboa pode ganhar prémio

368
O projeto do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça, é um dos 40 finalistas. O prémio, no valor de 60 mil euros, é considerado de maior prestígio na área da arquitetura.
Refugiados

Jovem saudita em fuga consegue asilo no Canadá

600
Fugiu da família que estava de férias no Kuwait. Ficou retida na Tailândia onde se barricou num quarto de hotel. Perdeu o direito a viajar para a Austrália, mas conseguiu asilo no Canadá.
Nações Unidas

Pelo menos 16 mil sírios regressaram do Líbano

Entre 16 mil e 17 mil sírios que estavam no Líbano regressaram à Síria em 2018, segundo dados das Nações Unidas. Em 2018, pela primeira vez, conseguiu-se reduzir a situação de vulnerabilidade.
República Centro Africana

Vídeo. Paraquedistas alvo de "ataque violento"

5.478
Militares portugueses em missão da ONU estiveram envolvidos em combates com "armamento pesado" durante cinco horas, mas não houve feridos. Força está em Bambari, a 400 quilómetros da capital.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU entrega material eleitoral à CNE

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau recebeu esta quinta-feira da ONU 3.100 cabines de voto, 440 urnas eleitorais e 462 tampas de urnas. As eleições estão previstas para 10 de março.
África

RCA. ONU e organizações debatem "paz duradoura"

Representantes de várias organizações reúnem-se até quinta-feira em Bangui para relançar os esforços da comunidade internacional no sentido de alcançar uma "paz duradoura" no país.
Boko Haram

Mais de 30 mil nigerianos fugiram do Boko Haram

Mais de 30 mil nigerianos fugiram do Boko Haram e refugiaram-se em Maiduguri, capital do estado de Borno, devido ao agravamento dos combates entre o exército e o grupo jihadista.
Brasil

Brasil sai do pacto de migração da ONU

746
O documento acrescenta também que o Brasil não deverá "participar em qualquer atividade relacionada com o pacto ou a sua implementação". O Brasil tinha aderido ao pacto em dezembro.
Nações Unidas

RCA. São precisos 375 milhões para assistência

As Nações Unidas calculam que sejam necessários 375,2 milhões de euros para assistência humanitária imediata na República Centro-Africana. O número de pessoas a precisar de ajuda cresceu 1,6% em 2018.
Venezuela

Falta água, luz, médicos. Crise piora na Venezuela

543
A ONU e os "Médicos por la Salud" revelam dados alarmantes sobre a situação da saúde pública na Venezuela. Para muitas famílias - e para vário profissionais de saúde - a solução é sair do país.
Nações Unidas

Sindicatos policiais querem mais formação

O Conselho Europeu dos Sindicatos de Polícia apelou à ONU para que "pressione os governos nacionais no sentido de darem prioridade à formação a todos os corpos policiais" em direitos humanos.
Guatemala

Guatemala autoriza entrada de investigador da ONU

O investigador anticorrupção da ONU, detido durante 25 horas no aeroporto, estará a averiguar eventuais irregularidades cometidas pelo Presidente Jimmy Morales na campanha eleitoral de 2015.
Rep Democrática do Congo

ONU alerta contra censura na RD Congo

"A intimidação e o assédio contra jornalistas, candidatos da oposição e defensores dos Direitos Humanos prosseguem", disse a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos do Homem.
Nações Unidas

Somália ordena saída de enviado da ONU

A Somália ordenou a saída de enviado da ONU acusando-o de "interferência deliberada" nos assuntos internos. António Guterres condenou os ataques "agressivos" contra o complexo da ONU em Mogadíscio.
UNESCO

Estados Unidos e Israel efetivam saída da UNESCO

235
A saída dos dois países assenta no suposto sentimento anti-Israel da organização, alegado pelas respetivas representações diplomáticas.
Nações Unidas

Mensagem de Ano Novo da ONU: clima e intolerância

354
António Guterres falou de perigos persistentes, como as alterações climáticas e a intolerância, na mensagem de Ano Novo da ONU. Mas diz ter esperança de mais combate a esses problemas em 2019.
Nações Unidas

Guterres pede eleições sem violência na RDCongo

As eleições gerais na República do Congo têm sido adiadas desde dezembro de 2016, quando o segundo e último mandato presidencial de Kabila acabou, de acordo com os limites constitucionais.
Coreia do Norte

Coreia do Norte diz que ONU fez "provocação grave"

A Coreia do Norte manifestou-se contra a última resolução da ONU que condena o país por violação sistemática dos direitos humanos, apelidando-a de "provocação grave".
Guiné-Bissau

Bissau. ONU não vai tolerar atrasos nas eleições 

O Conselho de Segurança da ONU anunciou esta sexta-feira que não irá aceitar mais atrasos nas eleições legislativas da Guiné-Bissau e lamentou o atraso no recenseamento eleitoral.
Nações Unidas

ONU aprova Pacto Global contra vontade dos EUA

239
Os Estados Unidos e a Húngria votaram contra o Pacto Global para os refugiados, mas ainda assim o documento foi aprovado por grande maioria dos países que compõem a ONU e não tem valor vinculativo.
Nações Unidas

Khashoggi. Guterres quer investigação credível

154
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas considera "essencial" que se realize uma investigação "credível" sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Estados Unidos da América

Estratégia dos EUA pode influenciar missões da ONU

Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, os EUA têm grande poder de influência sobre as decisões e podem votar pela reconfiguração ou fim das missões.
Nações Unidas

ONU renova missão na Republica Centro-Africana

O Conselho de Segurança das Nações Unidas renovou a missão de paz na República Centro-Africana e poderá vir a ter no ativo 11.650 militares e 2.080 polícias.
Nações Unidas

Clima. 50 países querem resultados concretos

Na cimeira do clima das Nações Unidas os 50 países mais vulneráveis às alterações climáticas apelaram esta quinta-feira para que haja resultados concretos para que se evite o seu desaparecimento.
Iémen

Fogo cessado na província de Hodeida

O acordo obtido prevê uma retirada das forças governamentais e rebeldes da cidade e do porto de Hodeida, controlados pelos Huthis, alvo de uma ofensiva sob comando saudita.
Fome

Guiné e São Tomé com altos níveis de desnutrição

Segundo dados revelados pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Guiné-Bissau e São Tomé e Princípe são os países que apresentar níveis mais elevados de desnutrição da CPLP.
Nações Unidas

Missão da ONU na Guiné-Bissau pode chegar ao fim

O relatório considera que a Guiné-Bissau se tem "mantido submersa num estado de instabilidade política crónica que poderá tornar-se mais volátil durante as eleições".
Fome

20 milhões de pessoas do Iémen passam fome

489
A guerra no Iémen, disputada entre os rebeldes Huthis, ajudados pelo Irão, e as forças pró-governamentais já causou mais de 10 mil mortos e mais de 56 mil feridos.
Nações Unidas

Declaração Universal dos Direitos Humanos: 70 anos

Como seria, ou estaria, o planeta Terra sem a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
Conferências

Conferência do pacto global começa segunda-feira

Áustria, Hungria, Bulgária, Polónia, República Checa, Eslováquia e Letónia decidiram ficar fora do documento, juntando-se assim à rejeição de países como os Estados Unidos e Israel.
António Guterres

"É altura de dar vida" ao pacto para a migração

3.574
António Guterres defende que chegou o momento de "dar vida" ao pacto global para a migração e mostrar a utilidade deste documento, que é o resultado de "muitos meses de diálogo inclusivo".
República Centro Africana

"Seria uma sorte" ter mais portugueses na RCA /premium

162
Parfait Onanga-Anyanga, responsável da ONU pela República Centro Africana, admite que o conflito se arraste por mais dez anos. Ter mais homens no terreno "faria a diferença".
Arqueologia

Há novas descobertas arqueológicas no Côa

773
Uma equipa de arqueólogos fez novas descobertas de gravuras rupestres representativas da Arte do Côa, com figuras reproduzindo bovinos selvagens e cavalos em movimento.
UNESCO

Escolas já ensinam a fazer 'Bonecos de Estremoz'

318
A produção dos 'bonecos de Estremoz' em barro já é ensinada nas escolas do Alentejo, como atividade extracurricular, e as peças vão ter etiquetas de certificação para salvaguardá-los do comércio.
Guiné-Bissau

ONU e Guiné-Bissau doam 500 árvores 

Um grupo de voluntários das Nações Unidas e do Comité Nacional de Voluntariado da Guiné-Bissau entregam 500 árvores a habitantes de dois bairros de Bissau, para uma zona de quebra-vento.
Nações Unidas

ONU não espera facilidades no Iémen

A ONU não espera um "processo fácil ou rápido" nas conversações de paz para acabar com a guerra civil no Iémen, onde 8,4 milhões de pessoas sofrem de "fome extrema".
Nações Unidas

ONU quer intensificar luta contra o plástico

680
Lançada na Cimeira Ocean World, realizada em Bali, na Indonésia, a campanha exorta os governos a adotarem políticas de redução de plástico, solicitando às indústrias para minimizarem as embalagens
Nações Unidas

Países da ONU em Marrocos para adotar pacto global

A conferência intergovernamental para adotar o Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular vai decorrer nas próximas segunda-feira e terça-feira.
União Europeia

UE incita países a reconsiderarem pacto migratório

104
O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular tem como base um conjunto de princípios, incluindo a defesa dos direitos humanos, dos direitos das crianças migrantes.
Fome

FAO pede esforço para erradicar fome até 2030

Maria Helena Semedo, apelou segunda-feira, em Lisboa, a esforço maior na erradicação da fome até 2030, lamentando os últimos dados divulgados pela instituição.
Alemanha

Merkel vai a Marrocos aprovar pacto migratório

A chanceler alemã irá estar presente no primeiro dia da conferência intergovernamental, em Marraquexe, onde deverá ser aprovado o pacto global para as migrações, documento promovido pela ONU.
Rússia

ONU preocupada com a tensão entre Kiev e Moscovo

Em conferência de imprensa disse ver "com muita preocupação" a escalada da tensão entre Kiev e Moscovo e defende que a integridade territorial da Ucrânia deve ser respeitada.
UNESCO

"O reggae é mais do que um género musical"

115
O que diz o expoente máximo do reggae português, que gravou um álbum em Kingston, Jamaica, sobre o novo património imaterial da humanidade? "O reggae lá é uma ferramenta para sair da pobreza".
Nações Unidas

Aquecimento global está mais longe de ser travado

112
Os países emitem cada vez mais gases com efeito de estufa. Para conter a subida da temperatura global, as nações terão de triplicar, até 2030, as promessas firmadas no Acordo de Paris.
UNESCO

Reggae jamaicano é Património da Humanidade

2.693
A música reggae jamaicana foi inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade A UNESCO destacou a sua contribuição para a consciência internacional sobre questões de injustiça e amor.
União Europeia

Lugar permanente de França na ONU deve ser da UE

Olaf Scholz considera que o assento permanente de França no Conselho de Segurança da ONU deve passar a ser europeu, em contrapartida o lugar de chefe da representação da UE passaria a ser francês.
Nações Unidas

Mudanças no clima debilitam sistemas alimentares

As Nações Unidas revelam que as alterações climáticas e o esgotamento do solo estão a enfraquecer os sistemas alimentares, sendo necessário apostar em melhores políticas para alcançar a "fome zero".
Nações Unidas

Rússia/Ucrânia: ONU reúne hoje de emergência

Foi convocada uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir tensão entre Rússia e Ucrânia. Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia no domingo.
Fome

3,6 milhões em risco de fome no Afeganistão

175
Além do conflito armado que assola o país, o país registou a pior seca da última geração. O conflito neste país fez mais vítimas do que no Iémen, diz a ONU.
Nações Unidas

ONU. É cedo para pensar em missões de paz no Iémen

156
O responsável pelas operações de paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, considerou hoje que é "muito cedo" para pensar numa missão de paz ou outras ações no Iémen.
Brexit

ONU. Reino Unido em negação sobre pobreza

102
As Nações Unidas acusaram o governo britânico de estar em "negação" face às diferenças de riqueza que estão a aumentar no país, considerando que o Brexit vai agravar a situação.
República Checa

Checos recusam assinar Pacto para a Migração

A cadeia de televisão CT24 explicou que o Governo chego não vê refletidas no documento as suas reservas, afirmando que há uma suposta falta de distinção entre migração legal e ilegal.
Angola

Angola explica Operação Transparência à ONU

A Operação visa impedir a exploração ilegal de diamantes e outros recursos naturais em todo o país, o que tem "lesado profundamente" o país, segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola.
Nações Unidas

ONU quer acabar com o problema dos apátridas

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados lançou uma campanha global focada no flagelo dos apátridas intitulada "I Belong", procurando cumprir o objetivo até 2024
Migrações

Migrações. Bulgária não adere ao pacto da ONU

1.473
O Governo búlgaro é o quarto país a anunciar que não vai assinar o Pacto Mundial para a Migração na cimeira prevista para Marrocos em dezembro, após os Estados Unidos, a Hungria e a Áustria.
Nações Unidas

445 mil iemenitas fugiram de Hodeida afirma ONU

Centenas de milhares de iemenitas fugiram da zona de Hodeida devido a uma ofensiva da coligação liderada pelos sauditas para tomar a cidade portuária do mar Vermelho aos rebeldes xiitas.
Fome

República Centro-Africana. ONU alerta para fome

Cerca de dois milhões dos 4,6 milhões de habitantes da República Centro-Africana precisam de uma "ação alimentar urgente", alertou a Organização das Nações Unidas.
Relações Internacionais

Macau e UNESCO juntam-se em projeto científico

À Universidade de Macau e à UNESCO, outras 37 instituições em todo o mundo vão colaborar em projetos científicos no âmbito da iniciativa chinesa de investimento em infraestruturas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)