Nações Unidas

Pobreza

1,3 mil milhões de pessoas vivem na pobreza

Cerca de 1,3 mil milhões de pessoas, das quais metade são menores de 18 anos anos, vivem na pobreza.
Nações Unidas

ONU. Eduardo Stein nomeado representante especial

O antigo vice-presidente da Guatemala, Eduardo Stein, foi nomeado representante especial da ONU para os refugiados e migrantes venezuelanos que abandonam o seu país para fugirem da crise.
Nações Unidas

Sudão pede retirada total da ONU do Dafur

O Presidente do Sudão pediu a retirada total da missão de paz conjunta da União Africana e da Organização das Nações Unidas na região do Darfur, por considerar que a zona está "pacífica".
Tuberculose

OMS pede medidas para erradicar tuberculose

A OMS pediu na terça-feira aos governos de todo o mundo medidas decisivas para acabar com a tuberculose, aproveitando a cimeira sobre a doença que a ONU acolherá na próxima semana.
Nações Unidas

ONU. Proteção de migrantes em Moçambique

O Comité da ONU de Trabalhadores Migrantes considera que Moçambique registou avanços na proteção dos direitos deste grupo, mas aponta a prevalência de abusos, incluindo a crianças.
Mortalidade

ONU. Mortalidade infantil continua "inaceitável"

A mortalidade infantil no mundo apresenta melhorias assinaláveis desde 1990, mas a situação permanece inaceitável, alertou ONU ao divulgar um relatório produzido por várias das suas agências.
Venezuela

Venezuela: OEA está a promover intervenção militar

Caracas vai recorrer à ONU e a outras instâncias internacionais para denunciar a Organização de Estados Americanos (OEA), que acusa de promover uma intervenção militar na Venezuela.
Conselho de Segurança

África do Sul defende "reforma alargada" na ONU

O Presidente da África do Sul defendeu uma "reforma alargada" do Conselho de Segurança das Nações Unidas que dê maior representatividade ao continente africano.
Nações Unidas

Portugal sobe uma posição no ranking da ONU

Em 2017, Portugal subiu uma posição face a 2016 (ano em que estava em 42º lugar), mas está abaixo de metade da tabela dos 58 países e territórios com nível de desenvolvimento humano "muito alto".
Arouca

Museu do Rio. Arouca consegue doações da UNESCO

107
A proposta de Arouca parte do reconhecimento de que os 140 geoparques da UNESCO têm "peças e bens excecionais" pelo que representam de um "património geológico ilustrativo da história do planeta".
Conflito na Síria

ONU preparou plano de fuga para 900 mil sírios

A ONU anunciou que elaborou um plano para a eventual fuga de até 900 mil civis da província de Idleb, no noroeste da Síria, alvo de bombardeamentos do regime e do seu aliado russo
Nações Unidas

ONU prepara retirada de civis em Idleb

Em Idleb vivem 2,9 milhões de civis, incluindo um milhão de crianças, cujas vidas estarão em risco no caso de ataques massivos por parte de diversos grupos rebeldes.
Nações Unidas

Doenças. Agência da ONU salvou 27 milhões de vidas

A ação do Fundo Global de Combate à SIDA, tuberculose e malária permitiu salvar 27 milhões de vidas, refere esta agência das Nações Unidas num relatório divulgado esta quarta-feira.
Conflito na Síria

Idleb "não pode ser um banho de sangue"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmouque a província síria "não pode ser transformada num banho de sangue" e pediu à Rússia, Irão e Turquia que façam tudo para proteger os civis.
Política

Marcelo no combate às alterações climáticas

700
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, associou-se, esta terça-feira, ao apelo do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ao combate com urgência às alterações climáticas.
Alterações Climáticas

ONU adverte para luta contra alterações climáticas

1.227
António Guterres advertiu que o mundo só tem dois anos para agir contra as mudanças climáticas e evitar "consequências desastrosas". E condenou a paralisia dos líderes mundiais contra este fenómeno.
Nações Unidas

ONU vai investigar violência contra imigrantes

Michelle Bachelet anunciou que enviará equipas de peritos a Itália e Áustria para investigar o aumento de atos de violência e racismo contra imigrantes africanos.
Nações Unidas

Michelle Bachelet reune com ministro venezuelano

"A Venezuela pediu um encontro e a alta comissária aceitou encontrar-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros", disse um porta-voz da alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Iémen

Iémen acusa ONU de ser conivente rebeldes

O Governo do Iémen acusou o enviado especial da ONU àquele país de ser "conivente" com os rebeldes 'houthis', tentando desculpar a ausência destes no Conselho de Direitos Humanos.
Presidente Trump

Trump organiza reunião sobre o Irão na ONU

Esta reunião, a seguir à assembleia geral anual das Nações Unidas, sobre a qual a Rússia já expressou reservas, deverá realizar-se a 26 de setembro.
Nações Unidas

Situação em Idleb motiva reunião na ONU

A questão de "Idleb é grave", sublinhou a diplomata em conferência de imprensa, precisando que a maioria dos membros da ONU é a favor da reunião.
República Centro Africana

Marco Serronha é o 2.º comandante na missão da ONU

232
Portugal está presente na missão da ONU na República Centro Africana com a 3.ª Força Nacional Destacada Conjunta, composta por 156 militares, dos quais 153 do Exército.
República Centro Africana

Militar português pode ter "recuperação total"

Regresso a Portugal horas após o incidente e acompanhamento por equipas médicas especializadas deu nova esperança ao soldado ferido na República Centro Africana que arriscava perder parte da visão.
Palestina

Doações aumentam fundos de ajuda aos palestinianos

Vários países, incluindo o Qatar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Índia contribuíram com fundos suplementares de 238 milhões de dólares para a agência da ONU para os refugiados palestinianos.
Myanmar

ONU pede libertação dos 2 jornalistas condenados

Michelle Bachelet classificou como uma "paródia" o julgamento a que foram submetidos os repórteres, considerando "de interesse público" a informação que divulgaram sobre o massacre.
Palestina

ONU quer outros parceiros na questão palestiniana

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos irá procurar outros "parceiros e caminhos" para cobrir o saldo negativo gerado pelo fim da ajuda dos Estados Unidos.
Refugiados

Refugiados. ONU lamenta decisão dos EUA

328
Os EUA anunciaram a decisão de cortar o financiamento à ONU para assistência aos refugiados. Guterres emitiu um apelo aos outros países para que ajudem a preencher a brecha financeira existente.
Nações Unidas

ONU. Nicarágua expulsa missão que criticou Ortega

O relatório pedia, com urgência, uma ação para acabar com a crise de direitos humanos na Nicarágua, acusando o governo de Ortega de "repressão e retaliação" contra os manifestantes.
Serra da Estrela

UNESCO vai analisar candidatura de Geopark Estrela

A candidatura da Serra da Estrela a Geopark vai ser analisada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no dia 8 de setembro.
República Centro Africana

Militar ferido com G3 com "prognóstico reservado"

Ferimento aconteceu "durante uma operação de manutenção da arma" e obriga a "cuidados médicos diferenciados". Falcon da Força Aérea está a caminho de Bangui e chega a Lisboa esta sexta-feira à noite.
Nações Unidas

Coreia do Norte. Rússia bloqueia análise a sanções

A Rússia bloqueou na ONU um relatório crítico de especialistas encarregues da aplicação de medidas internacionais contra a Coreia do Norte.
Moçambique

ONU financia gestão de calamidades em Moçambique

O Programa Mundial para a Alimentação das Nações Unidas vai apoiar o Instituto Nacional de Gestão das Calamidades de Moçambique com 166 mil dólares (141.880 euros) para 12 meses.
Nações Unidas

ONU. Bachelet assume pasta dos Direitos Humanos

A ex-Presidente chilena Michelle Bachelet assume no sábado o cargo de Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos como uma voz moderada que sucede a Zeid Ra'ad al-Hussein.
Brasil

ONU diz que discurso de Bolsonaro é "perigoso"

430
O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Reid al-Hussein, explicou que, no curto prazo, o discurso de Bolsonaro é um "perigo" para certas parcelas da população do Brasil.
Nações Unidas

ONU critica manifestações da extrema-direita

738
Após a morte por esfaqueamento de um alemão e a detenção pela polícia de dois suspeitos do crime, um iraquiano e um sírio, grupos de extrema-direita lançaram no domingo uma "caça aos estrangeiros".
Myanmar

ONU quer apurar responsabilidades em Myanmar

323
O secretário-geral da ONU defendeu na terça-feira a responsabilização dos autores da "horrenda perseguição" dos muçulmanos rohingya em Myanmar, considerando tratar-se de uma "limpeza étnica".
Afeganistão

ONU pede aos talibãs para aceitarem cessar-fogo

O Conselho de Segurança da ONU pediu na segunda-feira ao grupo extremista islâmico Talibã que se envolva num novo cessar-fogo no Afeganistão, conforme proposto pelo Presidente do país, Ashraf Ghani.
República Centro Africana

ONU. Novos confrontos na República Centro-Africana

Confrontos provocaram pelo menos quatro mortos e vários feridos, de acordo com testemunhas no local citadas pela France Press. Balanço, contudo, ainda não foi confirmado pela missão das Nações Unidas.
Minorias

Myanmar. Líderes militares julgados por genocídio

Os investigadores da ONU pediram à justiça internacional que investigue e julgue o chefe do exército birmanês e outros cinco oficiais superiores por crimes contra a minoria rohingya.
Refugiados

Milhares de rohingyas assinalam fuga da Birmânia

Milhares de refugiados rohingyas manifestaram-se nos campos de refugiados do distrito de Cox's Bazar, Bangladesh, para exigir "justiça", um ano depois da fuga em massa.
São Tomé e Príncipe

ONU entrega 600 urnas para as eleições em São Tomé

O escritório das Nações Unidas em São Tomé entregou à Comissão Eleitoral Nacional 600 urnas, para as eleições legislativas, autárquicas e regional da ilha do Príncipe, marcadas de 7 de outubro.
Guiné-Bissau

ONU considera que Guiné-Bissau está estável

A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas a 18 de novembro, depois de um período de uma grave crise política. Segundo a ONU, há condições para as eleições se realizarem.
Moçambique

PR moçambicano lamenta morte de Kofi Annan

Filipe Nyusi lembra o compromisso que Kofi Annan teve na luta para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e Desenvolvimento Sustentável.
Coreia do Norte

Sul-coreanos reencontram-se com família do norte

Até quarta-feira, os participantes vão estar cerca de 11 horas com familiares do Norte, na estância de esqui do monte Kumgang, sob a supervisão de agentes norte-coreanos, antes de se separarem.
Património

Traje à Vianesa pode vir a ser património mundial

1.440
Ministro da Cultura afirmou em Viana do Castelo que o Traje à Vianesa "tem todas as condições" para integrar a lista indicativa de Portugal a Património Mundial.
Óbito

Morreu Kofi Annan, o "campeão pela paz"

5.138
O ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz morreu este sábado. António Guterres descreve-o como "uma força que nos guiava para o bem" e Jaime Gama recorda o papel que teve em Timor-Leste
Palestina

Guterres tem 4 propostas para proteger Palestina

O secretário-geral das Nações Unidas apresentou quatro propostas para melhorar a proteção dos palestinianos nos territórios ocupados por Israel.
Brasil

ONU pede que Lula possa exercer direitos políticos

872
O Comité de Direitos Humanos da ONU pediu ao Brasil que permita que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa exercer todos os seus direitos políticos como candidato enquanto estiver na prisão.
Ajuda Humanitária

Já 4.400 trabalhadores humanitários foram atacados

A Alta Representante da União Europeia para a Política Externa lembrou os milhares de trabalhadores humanitários vítimas de ataques nos últimos 20 anos.
Afeganistão

ONU condena atentado a centro educativo em Cabul

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o "desumano" ataque suicida contra um centro educativo na capital do Afeganistão, na quarta-feira, que causou 34 mortos e 56 feridos.
Alemanha

Alemanha adopta projeto de lei sobre 3º género

Ao lado de "feminino" e "masculino", poderá ser incluída a menção "diversos" para as pessoas em causa, segundo o texto da lei que terá ainda de ser aprovado pela Câmara dos Deputados.
Venezuela

2,3 milhões emigraram devido à falta de alimentos

218
A falta de alimentos e de medicamentos forçou 2,3 milhões de venezuelanos a abandonarem o país, segundo a ONU, que alertou para a situação de risco de dezenas de milhares de cidadãos da Venezuela.
República Centro Africana

ONU condena incitação ao ódio religioso e étnico

Conselho de Segurança da ONU apelou aos grupos armados que cessassem todas as formas de violência, entregassem as armas imediata e incondicionalmente e se envolvessem na construção da paz.
Nações Unidas

ONU. Bachelet aprovada para os Direitos Humanos

Por unanimidade e aclamação, os 193 Estados com assento na Assembleia-Geral da ONU apoiaram a nomeação da ex-presidente do Chile para Alta-Comissária para os Direitos Humanos
Síria

Unicef alerta para crianças em risco na Síria

A Unicef advertiu que a batalha pela província de Idleb, no noroeste da Síria, pode afetar a vida de mais de um milhão de crianças, muitas das quais vivem em campos de refugiados.
Nações Unidas

Iémen. Guterres quer inquérito à morte de crianças

António Guterres apelou na quinta-feira à realização de um inquérito independente à morte de 29 crianças, ocorrida quando o autocarro que as transportava foi atacado no norte do Iémen.
UNESCO

Campo Maior acredita em "selo" da UNESCO em 2019

O presidente do município de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, afirmou-se convicto na classificação, em 2019, das Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Venezuela

EUA. Embaixadora quer Maduro tratado como ditador

A embaixadora norte-americana na ONU anunciou que os Estados Unidos vão alocar mais nove milhões de dólares para combater a crise na zona de fronteira, lamentando a situação vivida por milhares.
Nações Unidas

Guterres escolhe Bachelet para Direitos Humanos

O secretário-geral da ONU, António Guterres, escolheu Michelle Bachelet para substituir o jordano Zei Ra'ad al-Hussein, que ocupou o cargo desde 2014 e cujo mandato termina no final deste mês.
Brasil

ACNUR elogia decisão manter fronteira aberta

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) felicitou o tribunal brasileiro que rejeitou uma decisão que determinava o encerramento da fronteira terrestre com a Venezuela.
Estados Unidos da América

Ásia-Pacífico. EUA investem 259 milhões de euros

O secretário de Estado norte-americano anunciou este sábado um investimento de cerca de 300 milhões de dólares (259 milhões de euros) para cooperação e segurança na região da Ásia-Pacífico.
Nações Unidas

Brasil lamenta críticas da ONU sobre austeridade

As Nações Unidas distribuíram esta sexta-feira um comunicado em que se pede ao Brasil que reveja o seu programa de austeridade, alegando que essas políticas afetam negativamente a população.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)