Nações Unidas

IMI

Casas em centros históricos isentos de pagar IMI

A isenção do imposto municipal sobre imóveis aplica-se a centros históricos classificados pela UNESCO: Porto, Guimarães, Évora, Sintra, Angra do Heroísmo, Óbidos e Elvas.
Conselho de Segurança

Países da UE pedem retirada russa da Crimeia

A Alemanha, França, Reino Unido, Polónia e Bélgica, e ainda a Estónia condenaram esta terça-feira a "anexação ilegal" da península da Crimeia pela Rússia.
Venezuela

Mais de 250 presos foram torturados na Venezuela

Ativistas pediram às Nações Unidas para verificarem situação em que se encontram os "presos políticos" e anunciaram campanha de informação para a sociedade saber "a realidade".
Nações Unidas

ONU vai apoiar combate à violência em Moçambique

Para António Guterres, a colaboração pode incidir na sensibilização das camadas mais jovens, evitando que se juntem aos grupos que têm protagonizado ataques em Cabo Delgado desde outubro de 2017.
Intervenção Militar

Explosão de mina no Mali fere 10 membros da ONU

Um veículo que transportava dez membros da missão das Nações Unidas no Mali atingiu uma mina no norte do país. Quatro pessoas ficaram feridas de forma grave. Os ocupantes receberam cuidados médicos.
República Centro Africana

RCA: Confrontos aumentam em bairro PK5 em Bangui

O porta-voz da missão da ONU confirmou que “desde quarta-feira à noite, o bairro PK5 é palco de disparos envolvendo grupos criminais”. A Médicos Sem Fronteiras contabilizou uma dezena de feridos.
Nações Unidas

ONU. Secretário-geral vai a Moçambique 

António Guterres, secretário-geral da ONU, aterra nesta quinta-feira para encontro com o Presidente de Moçambique Filipe Nyusi, além de visitar regiões afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth
Nações Unidas

ONU. Portugal quer enviar mais mulheres em missão

225
O EMGFA pretende que "cada vez mais, o contributo português seja no quadro das orientações da ONU sobre participação de mulheres".
Nações Unidas

ONU pouco ambiciosa no combate às desigualdades

A ONU disse que a resposta para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 não está a ser "suficientemente ambiciosa". Guterres quer resposta mais "profunda, rápida e ambiciosa".
Angola

Angola nega discriminação de VIH/Sida nos vistos

ONU colocou Angola no leque de países que exige o exame de VIH/Sida aos estrangeiros que pedem autorização para viajar para o país. Governo diz que os angolanos não são "apologistas da discriminação".
Líbia

Mais de mil mortos em confrontos na Líbia

Morreram mais de mil pessoas, incluindo mais de uma centena de civis, e mais de 5.500 ficaram feridas desde que as forças de Khalifa Haftar avançaram contra Tripoli.
República Centro Africana

RCA: Portugal transfere comando de missão europeia

A cerimónia de transferência de comando decorreu em Bangui e contou com a presença do ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho. A liderança passa para o general francês Eric Peltier.
Amnistia Internacional

Filipinas. AI quer ONU a investigar guerra à droga

Mais de cinco mil suspeitos ligados ao tráfico ou ao consumo de drogas, na sua maioria pobres, morreram em supostos confrontos armados com a polícia, diz o relatório da Amnistia Internacional.
Museus

Museu Machado de Castro é Património Mundial

1.609
O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, foi integrado na área classificada pela UNESCO como Património Mundial da Universidade de Coimbra, Alta Universitária e Rua de Sofia.
Monumentos

Fotogaleria. Os 17 locais distinguidos pela UNESCO

182
Da Torre de Belém à paisagem de Sintra, do Porto à Ilha do Pico. São desde domingo 17 os locais nacionais classificados pela UNESCO como Património Mundial. Veja-os, ou reveja-os, aqui.
Monumentos

Palácio de Mafra e Bom Jesus na lista da UNESCO

13.599
Os dois monumentos foram distinguidos este domingo durante a reunião do comité da UNESCO que acontece em Baku, no Azerbaijão. Portugal conta já com 17 locais classificados em território nacional.
Património Cultural

Paraty classificada como Património da UNESCO

Comité diz que destaque dado à biodiversidade foi decisivo para a classificação. É a primeira classificação de caráter misto, do Brasil, de Património Cultural e Natural, aprovada pela UNESCO.
Líbia

Líbia: Alvejados migrantes que fugiam de ataques

Um relatório da ONU cita relatos que indicam que foram alvejados migrantes e refugiados que tentavam fugir da zona afetada por ofensivas aéreas. Morreram pelo menos 53 pessoas, 6 das quais crianças.
Nações Unidas

EUA impediram condenação de ataque na Líbia

Os EUA impediram, sem qualquer explicação, a aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU de uma condenação do ataque que matou
Rádio Observador

Catarina Furtado na tarde da Rádio Observador

Catarina Furtado conta como se tornou Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas, como encaminhou as "filhas" na associação "Corações com Coroa" e como descodificou a adolescência em livro.
Venezuela

Venezuela. Países apelam a mudanças políticas

Um total de 52 países, representados pelo Peru, pediu ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU mudanças políticas na Venezuela. Objetivo é que Venezuela "desfrute dos direitos humanos e liberdades".
António Guterres

Líbia. Guterres quer investigação a ataque aéreo

O ataque aéreo de terça-feira matou pelo menos 44 pessoas e feriu mais de 130 num centro de migrantes na Líbia. Secretário-geral da ONU quer apurar circunstâncias do ataque.
Líbia

ONU reúne após ataque a migrantes na Líbia

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se de emergência para avaliar a situação na Líbia após a morte de 44 pessoas num ataque aéreo que atingiu um centro de detenção de migrantes perto de Tripoli.
Venezuela

50 países pedem mudanças políticas na Venezuela

Um total de 52 países, representados pelo Peru, pediu ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU que o país "recupere e desfrute de direitos humanos e liberdades fundamentais".
Nações Unidas

Angola. ONU pede revisão da lei sobre VIH/sida 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento defende a revisão da Lei sobre o VIH/sida em Angola. ONU diz que lei contém omissões como a "vulnerabilidade das mulheres e raparigas" à infeção.
António Guterres

Guterres visita Moçambique na próxima semana

Guterres vai chegar a Nairobi, no Quénia, no dia 9 de julho, e é esperado que faça uma intervenção numa conferência regional africana de alto nível sobre contraterrorismo e prevenção do extremismo.
Nações Unidas

Ambiente. António Guterres pede ação urgente

213
António Guterres pediu este domingo, em Abu Dabi, uma ação urgente para evitar uma "catástrofe" ambiental. "As mudanças climáticas vão mais depressa do que nós", advertiu.
Lifestyle

Portugal. Os locais que são Património Mundial

799
Mosteiros, centros históricos e paisagens culturais, Portugal tem 15 locais Património Mundial da UNESCO, aos quais se podem juntar outros dois. Recorde os sítios que figuram na famosa lista.
Património

Palácio de Mafra pode vir a ser Património mundial

471
Palácio Nacional de Mafra e o Santuário do Bom Jesus, em Braga, estão entre os 36 locais candidatos à classificação de Património Mundial da UNESCO.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. ONU vai enviar mais capacetes azuis

A ONU considera frágil a segurança da população do nordeste da República Democrática do Congo. A província de Ituri é a prioridade. O território tem sido assolado por violência.
Refugiados

ONU: 184 milhões para refugiados de África

O ACNUR pretende desenvolver um programa abrangente para evitar que os refugiados sejam apanhados por redes de tráfico humano e quer oferecer ajuda humanitária aos sobreviventes de violação de DH.
Nações Unidas

Extremistas: ONU quer repatriamento de familiares

197
Além do repatriamento dos familiares de combatentes extremistas islâmicos, Michelle Bachelet pede um acordo entre os Estados para a nacionalidade das crianças que nasceram nas zonas de conflito.
Nações Unidas

Guterres “é um feminista convicto”

263
Maria Fernanda Espinosa diz que o secretário-geral das Nações Unidas conseguiu um feito histórico ao instituir a paridade total nos mais altos postos da organização.
Nações Unidas

ONU. Qu Dongyu eleito diretor da agência alimentar

Qu Dongyu é a primeira pessoa de um país comunista a ocupar o cargo de diretor-geral da FAO e sucede, para um mandato de quatro anos, ao brasileiro Graziano da Silva.
Clima

Clima. Guterres assume que a sua geração falhou

1.136
"A minha geração está a começar a entender que os jovens podem e devem liderar", disse o secretário-geral da ONU. A tarefa de quem está no poder é ajudar os jovens a resolver os seus problemas.
Nações Unidas

Tensão EUA-Irão. ONU pede "máximo autocontrolo"

Maria Fernanda Espinosa, presidente da Assembleia-Geral da ONU, defendendo o diálogo como "a única maneira" de evitar um agravamento da tensão entre Washington e Teerão.
Nações Unidas

EUA pedem reunião do Conselho de Segurança

Os Estados Unidos pediram a realização na segunda-feira de uma reunião à porta fechada do Conselho de Segurança da ONU para falar sobre os últimos desenvolvimentos relacionados com o Irão.
UNESCO

UNESCO avalia Palácio de Mafra e Bom Jesus 

Os dois monumentos portugueses fazem parte “das 36 indicações para inscrição na Lista do Património Mundial” que vão ser avaliadas a partir de 5 de julho.
Migrantes

Migrantes forçados já são mais de 70 milhões

724
Se os migrantes constituíssem uma nação estariam entre os 20 países mais populosos do mundo. Segundo a ONU, no final de 2018 atingiu os 71 milhões, o valor mais alto de sempre desde que há registo.
ACNUR

Mais de 70 milhões de pessoas deslocadas no mundo

O relatório anual "Tendências Globais" do ACNUR observa que os níveis de deslocamento são hoje o dobro do que eram há 20 anos. Este é sétimo ano consecutivo em que o número de deslocados aumentaram.
Mali

Canadá prolonga presença na missão da ONU no Mali

O Canadá vai manter a presença no Mali até ao fim de agosto, o que prolonga em um mês o prazo previsto para a sua retirada da Missão da ONU para a Estabilização do Mali (Minusma).
Venezuela

Venezuela confia em "diálogo construtivo" com ONU

O Governo venezuelano mostrou-se determinado em estabelecer um "diálogo construtivo" com a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos que visita Caracas na próxima semana.
Sudão

ONU denuncia agressões sexuais no Sudão

A ONU divulgou informações que apontam para "sérios abusos do Exército e milícias" durante os confrontos entre as Forças Armadas e os manifestantes que pediram a transição para um Governo civil.
Ambiente

Quercus denuncia "ameaça severa" no Barroso

3.011
A Quercus apresentou uma denúncia à UNESCO de "ameaça severa à integridade do sistema agro-silvo-pastoril da região do Barroso", devido à instalação de minas de lítio a céu aberto na região.
Sudão

Sudão. ONU condena violência e apela a solução

Os conflitos no Sudão começaram em dezembro, com a destituição do presidente Omar al-Bashir. A ONU quer o fim imediato da violência contra civis. China e Rússia não concordam com a organização.
Nações Unidas

Diversidade evocada pela vice-secretária da ONU

107
A necessidade de reforçar o pluralismo, a inclusão, o respeito pela diversidade e a coragem, foi evocada pela vice-secretária geral da ONU numa palestra organizada pela Fundação Aga Khan.
Líbia

Líbia. Guterres quer fim do armamento ilegal 

O território libanês é disputado por vários grupos armados. Para o secretário-geral da ONU, só o embargo de armas pode pôr fim aos conflitos do país e garantir a segurança dos civis.
Mali

Guterres "escandalizado" com mortes no Mali

348
O secretário-geral da ONU comentou o ataque mortal que terá tido motivações étnicas e apelou ao diálogo para acabar com estas tensões que têm dividido a nação africana.
Nações Unidas

Quais são as prioridades da ONU?

494
O desafio das novas tecnologias, a igualdade de género, o combate às alterações climáticas e defesa das minorias e um mundo menos desigual estão entre os objetivos centrais da ONU.
Somália

Dois milhões de somalis em risco de morrer de fome

Mais de dois milhões de somalis, incluindo crianças, podem morrer de fome até o final do verão se a ajuda internacional não for enviada rapidamente para o país, alertou a ONU.
Nações Unidas

Metas da ONU para igualdade de género atrasadas

149
Uma organização não-governamental (ONG) especialista em políticas de igualdade de género defendeu que nenhum país alcançou um nível satisfatório nesse domínio. Estudo mostra falta de vontade política.
Nações Unidas

Guterres ponderou vender casa para ajudar ONU

6.145
O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou seriamente vender a sua casa em Manhattan, em Nova Iorque, EUA, para ajudar a organização a superar uma grave crise orçamental.
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Ainda não há Governo, e sem razões

"Não compreendemos porque é que esse Governo ainda não foi formado", lança Augusto Santos Silva. Também a ONU já interrogou o PR e pergunta porque ainda não indigitou o primeiro-ministro.
Angola

ONU injeta 6,4 milhões para combater seca angolana

Nos próximos seis meses, o sul de Angola será afetado por uma de seca que vai abalar as populações. Como resposta a esta crise, a ONU vai doar 6,4 milhões de dólares às províncias mais vulneráveis.
Quercus

Quercus faz queixa na UNESCO de parque eólico

A Quercus vai queixar-se à UNESCO de "um atentado" à Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, pela construção de mais um parque eólico no Marão, na zona de Amarante.
Nações Unidas

ONU apoia combate às alterações climáticas

As Nações Unidas vão financiar com 4,1 milhões de euros um projeto em São Tomé e Príncipe destinado a promover a funcionalidade dos ecossistemas e a mitigação das alterações climáticas
Líbia

Líbia. ONU fala em "guerra longa e sangrenta"

"A Líbia está a caminho de uma guerra civil que poderá conduzir a uma divisão permanente do país", disse Ghassan Salamé. Há já 510 mortos e 2.467 feridos devido aos ataques de Khalifa Haftar
Venezuela

Três milhões de pessoas deixaram a Venezuela

O ACNUR estima que 3,7 milhões de venezuelanos foram registados no exterior, dos quais 700.000 migraram antes de 2015 até o final do ano passado. Cerca de 460 mil solicitaram asilo.
Nações Unidas

ISIS está a reorganizar-se e é ameaça, diz ONU

389
O presidente do comité do Conselho de Segurança diz que o Estado Islâmico é "a maior ameaça terrorista internacional". Também a Al-Qaida permanece ativa, reforça Dian Triansyah Djani.
Myanmar

ONU dá cartões de identidade a refugiados rohingya

Há cerca de 900 mil refugiados rohingyas em campos no Bangladesh. Os refugiados têm agora um documento de identidade individual que lhes permite regressar ao Myanmar, país de origem.
Nações Unidas

ONU: Poluição incomodaria Fernão de Magalhães 

Diplomata e enviado especial da ONU para os oceanos, Peter Thomson, disse que se Fernão de Magalhães vivesse na atualidade "ficaria incomodado com a poluição, com a pesca ilegal e sobrepesca".
Sudão

Sudão. ONU estende missão até novembro

A missão da Força de Segurança Interina para Abyei (UNISFA) no Sudão já não vai terminar este mês. O Conselho de Segurança da ONU estendeu o mandato até novembro e vai aumentar a força policial.
António Guterres

Combate às alterações climáticas a enfraquecer

161
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que a vontade política para combater as alterações climáticas parece estar a enfraquecer.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)