Nações Unidas
República Centro Africana

Prolongada missão das Nações Unidas na RCA

O Conselho de Segurança da ONU decidiu prolongar o mandato da missão na República Centro Africana até 15 de novembro de 2020, mantendo o número atual de operacionais.
Cabo Verde

Cabo Verde pede apoio em candidatura à UNESCO

O presidente da câmara de São Filipe apelou ao apoio da CPLP na candidatura das Ilhas de Maio e do Fogo à UNESCO. A decisão deve ser tomada dia 20 de junho de 2020.
Fact Check

Governo Cavaco votou contra libertação de Mandela?

Desde de 2013 que circulam publicações a dizer que Portugal, durante o governo de Cavaco, votou contra a libertação de Mandela. Mas omitem que, no mesmo dia, Portugal votou a favor da libertação.
Nações Unidas

264 mil milhões para combater mortalidade materna

ONU estima que sejam necessários 264 mil milhões de dólares para acabar com a mortalidade materna, conseguir cobertura universal de planeamento familiar e pôr fim à violência de género até 2030.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU manifesta preocupação

O Conselho de Segurança da ONU manifestou "profunda preocupação com a contínua crise política e institucional e" reafirmou "o seu total apoio à legitimidade do governo de Aristides Gomes".
António Guterres

Guterres. "Um mundo de fraturas não é sustentável"

"Acabámos de viver o mês de outubro mais quente de sempre, com recordes de temperatura batidos por todo o lado este ano, incluindo aqui em Paris", afirmou António Guterres.
Paris

Paris. Fórum da Paz arranca esta terça-feira

Iniciativa recebe chefes de Estado de todo o Mundo e organizações internacionais que trabalham no terreno para executar soluções inovadoras para a paz. Paz e ambiente são dois dos temas a debater.
Irão

ONU reconhece provas de programa nuclear iraniano

244
As Nações Unidas encontraram urânio produzido artificialmente no Irão e acreditam agora nas preocupações dos Estados Unidos. O Irão diz que o urânio está destinado a fins pacíficos.
UNESCO

Portugal a favor de aumento de orçamento da UNESCO

Embaixador de Portugal junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura diz que Portugal tem abertura para maior contribuição por parte dos países-membros da organização.
Cabo Verde

UNESCO: não há decisão final sobre morna

493
"A decisão final pertence ao Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade", anunciou a UNESCO, acrescentado que existe apenas uma indicação positiva prévia.
Cabo Verde

Cabo Verde. José Maria Neves felicita governo

184
"Parabéns aos músicos, ao governo, enfim a todos os cabo-verdianos, nas ilhas e na diáspora, por mais esta grande vitória de Cabo Verde", disse o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano.
Cabo Verde

Cabo Verde: "Morna já é Património da Humanidade"

1740
"A nação já pode celebrar: a morna já é Património da Humanidade", anunciou o ministro da Cultura de Cabo Verde. A decisão pública deverá ser conhecida em dezembro, na Colômbia.
Tsunami

ONU defende sistemas de prevenção contra tsunamis

Quer sejam sistemas de alarme ou infraestruturas, a ONU acha necessário o investimento num mundo em que as previsões apontam para que até 2030 meio mundo viverá exposto a estas ocorrências.
Nações Unidas

ONU estima 2,6 milhões de portugueses emigrados

Contudo, os novos dados das Nações Unidas não batem certo com os últimos levantamentos. Só no Canadá os portugueses parecem ter-se multiplicado seis vezes relativamente ao censos de 2016 do país.
Moçambique

Moçambique combate discriminação das mulheres

“Spotlight” foi apresentado em março na capital, Maputo, e avança agora para os 10 distritos piloto em regiões que têm registado mais casos de violação dos direitos da mulher e da rapariga.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU pede "respeito e cooperação"

A presidente do Conselho de Segurança do mês de novembro, Karen Pierce, apelou ao Presidente e ao líder do Governo "a resolver as suas diferenças num espírito de respeito e cooperação".
Nações Unidas

Guterres pede cooperação contra tráfico humano

195
Para evitar tragédias como a dos 39 migrantes encontrados mortos num camião em Inglaterra na semana passada, o secretário-geral da ONU apelou aos países para que se unam contra o tráfico humano.
Guiné-Bissau

ONU rejeita mudança de poder na Guiné-Bissau

315
O Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou ao respeito pela data das próximas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, rejeitando a mudança de poder decidida pelo presidente guineense.
Alterações Climáticas

Guterres pede fim da dependência do carvão na Ásia

Na semana em que foi publicado um estudo que avisa que várias cidades asiáticas podem ser inundadas até 2050, António Guterres pediu uma revisão das políticas energéticas aos países do continente.
Ambiente

Greta Thunberg pede boleia para cimeira em Madrid

1262
A ONU trocou as voltas à ativista de 16 anos que viajava a caminho do Chile depois de navegar o Atlântico. Com a cimeira do ambiente transferida para Madrid, Greta pede boleia no Twitter.
República Centro Africana

ONU falha na investigação a abusos sexuais na RCA

122
A ONU admitiu internamente que falhou na sua investigação aos abusos sexuais praticados pelos capacetes azuis na RCA. Em causa estão as amostras de ADN que não foram corretamente armazenadas.
África

Fome. 45 milhões de pessoas em risco em África

Num comunicado conjunto, várias agências das Nações Unidas assinalaram a possibilidade de um "recorde de 45 milhões de pessoas nos 16 países" serem afetadas pela "pior seca em 35 anos".
País

Turismo elogia Caldas da Rainha e Leiria 

As duas cidades foram distinguidas pela UNESCO para serem cidades criativas. Em Portugal existem sete, quatro estão na região centro do país e o Turismo do Centro congratulou as autarquias.
Leiria

UNESCO. Leiria sente mais responsabilidades

“Hoje [quarta-feira] é um dia muito importante para a cultura de Leiria”, disse o presidente da Câmara de Leiria, que considera que distinção “aumenta a responsabilidade para o futuro".
UNESCO

Caldas da Rainha e Leiria na rede da UNESCO

2126
Caldas da Rainha foi distinguida pelo artesanato e artes populares e Leiria pela música. A UNESCO anunciou esta quarta-feira 66 novas cidades que passam a integrar a rede de Cidades Criativas.
Japão

Morreu Sadako Ogata, aos 92 anos

Sadako Ogata tinha 92 anos e foi Alta Comissária da ONU para os Refugiados. É neta de um antigo ministro dos Negócios Estrangeiros japonês e de um ex-primeiro-ministro.
Mundo

ONU apela à calma nas eleições na Guiné-Bissau

A missão da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, durante as eleições, terminou com um morto e pelo menos três feridos. As Nações unidas apelam agora à calma e serenidade.
Nações Unidas

Guterres lança apelo a líderes mundiais

237
O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos líderes mundiais "para darem ouvidos aos problemas reais das pessoas reais" e pediu aos manifestantes na rua exemplos de não violência.
Bolívia

Bolívia. ONU denuncia uso excessivo de força

Relatos sobre excesso de violência incluem o uso de gás lacrimogéneo, "o que violaria os princípios básicos do uso de força", que deve ser aplicada apenas em "circunstâncias excecionais", diz ONU.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. ONU confiante em eleições livres

A ONU está confiante que a Guiné-Bissau vai conseguir eleger todos os seus órgãos de soberania legítimos. Após as eleições a missão da ONU termina, mas a presença no país mantém-se.
Clima

Fundo climático da ONU com falta de financiamento

Austrália e Estados Unidos decidiram afastar-se do Fundo Verde do Clima, que procura ajudar os países não desenvolvidos a combater o seu impacto ambiental.
Nações Unidas

ONU elogia "papel essencial" de Portugal 

O diretor da Cooperação Sul-Sul da ONU considera que Portugal tem um "papel essencial" nos modelos de cooperação triangular. Jorge Chediek diz ainda que “[a] cooperação Sul-Sul é um elemento chave".
Mundo

ONU vai ter painel para os deslocados no mundo

O anúncio foi feito por António Guterres. O painel dedica-se aos mais de 41 milhões de deslocados internos em todo o mundo.
Guiné-Bissau

ONU está a monitorizar situação na Guiné-Bissau

"Estamos a monitorizar a situação de perto, com preocupação, em conjunto com o P5", disse a porta-voz da Missão Integrada para a Consolidação de Paz na Guiné-Bissau.
Nações Unidas

A ONU e o legado hipócrita da ética camarada

477
A Venezuela, que foi sovietizada por Chávez e que, após uma eleição viciada, passou a ser desgovernada por Maduro, foi eleita como membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Nações Unidas

ONU. EUA pagam maior parte da dívida até dezembro

Os pagamentos serão relativos aos orçamentos de funcionamento da ONU e às operações de paz. A dívida atual será de cerca de 950 milhões de euros.
Venezuela

Venezuela. Criticada eleição para Direitos Humanos

425
A oposição venezuelana considerou "incoerente" que a Venezuela tenha sido eleita para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, uma vez que o regime "está a ser investigado por violar direitos humanos".
Língua Portuguesa

UNESCO aprova Dia Mundial da Língua Portuguesa

6125
O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de Maio e será oficialmente assinalado na sede da UNESCO com apresentações musicais, literatura e exposições.
Afeganistão

Número recorde de vítimas civis no Afeganistão

O número de vítimas civis no Afeganistão atingiu no terceiro trimestre de 2019 "um número sem precedentes". Cerca de 1.174 civis foram mortos e 3.139 feridos entre 1 de julho e 30 de setembro.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Fundos podem comprometer eleições

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau transmitiu à imprensa que a falta de um fundo previsto pela ONU pode fazer atrasar as eleições. O motivo prende-se com razões burocráticas.
Síria

ONU discute quarta-feira ofensiva turca na Síria

Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne à porta fechada na quarta-feira para discutir ofensiva turca na Síria. A reunião foi pedida pela Bélgica, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido.
Síria

Ofensiva turca na Síria faz 160 mil deslocados

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta segunda-feira que pelo menos 160 mil pessoas viram-se obrigadas a deixar as suas casas devido à ofensiva militar turca na Síria.
UNESCO

Grupos seguem candidaturas a património mundial 

O GTPM e o GTPCI foram criados para acompanhar as candidaturas às listas do património mundial, cultural e natural, e também imaterial, salvaguarda urgente e boas práticas.
Nações Unidas

Crise na ONU: Guterres ordena medidas de contenção

570
O secretário-geral das Nações Unidas ordenou medidas de contenção devido às dificuldades financeiras da organização. Entre as medidas estão a paragem das escadas rolantes e redução ao ar condicionado.
Nações Unidas

ONU sem dinheiro? "Todos têm de pagar", diz Trump

3509
Secretário-geral da ONU anunciou que a organização pode ficar sem dinheiro até ao final do mês. Presidente dos EUA pede que "todos os estados-membros paguem, não apenas os Estados Unidos!".
Macau

ONU elogia política de prevenção de droga de Macau

Uma perita da ONU elogiou o programa de prevenção de droga em Macau. Autoridades estão a estudar alternativas à prisão por consumo de drogas, como tratamentos, trabalho comunitário e aconselhamento.
Nações Unidas

ONU sem dinheiro até ao final do mês

4337
António Guterres escreveu numa carta interna para os funcionários da organização internacional que os fundos estão a acabar. Em causa está o atraso nos pagamentos de vários estados membros.
Nações Unidas

Mali: Ataques a forças de paz são crime de guerra

O aviso de Guterres surge depois da morte de um capacete azul neste país africano -- "Identifiquem os autores dos ataques de forma a que os mesmos possam ser, rapidamente, levados à justiça", referiu.
Hong Kong

ONU preocupada violência em Hong Kong

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou preocupação com o elevado nível de violência das últimas manifestações em Hong Kong e frisou polícia tem de respeitar a lei.
Nações Unidas

ONU. Casamento de menores deve acabar em Portugal

Nações Unidas pedem também ao Governo que touradas sejam proibidas a menores de 18 anos e mostra preocupação pelo facto de muitas crianças de famílias pobres acabarem em instituições.
Desporto

Associação quer Grande Prémio de Macau na UNESCO

Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Circuito da Guia de Macau quer ver incluído no património da UNESCO o circuito do Grande Prémio de Macau devido ao seu "prestígio mundial".
Refugiados

Número de refugiados rohingya aumentou num ano

Segundo um relatório do ACNUR, entre janeiro de 2018 e junho de 2019, 17.907 rohingya fugiram dos massacres e da violência generalizada na antiga Birmânia para o Bangladesh.
Venezuela

Maduro pede 200 milhões à ONU para repatriamento

510
O Presidente da Venezuela pediu à ONU 200 milhões de dólares para repatriar os venezuelanos que emigraram para o Peru nos últimos anos devido à crise económica no país.
Entrevista

Europa no Médio Oriente? "Impossível até existir" /premium

Deixou a vida confortável na Califórnia e voltou ao sul do Iraque para recuperar os pântanos onde cresceu, destruídos a mando de Saddam Hussein. Prémio Goldman, Azzam pede cooperação no Médio Oriente.
Vaticano

Vaticano pede solução negociada para a Venezuela

O Vaticano pediu aos países presentes na Assembleia Geral da ONU que procurem "soluções negociadas" para as crises da Venezuela e da Nicarágua, com vista a melhorar a situação das populações.
Arábia Saudita

Arábia Saudita pede "pressão máxima" contra Irão

Ministro de Relações Exteriores saudita insiste que o Irão é responsável pelos ataques às suas instalações de petróleo. "Meias ações" ou "acordos parciais" com o Irão já não resultam, afirma al Asaf.
Timor-Leste

Timor-Leste pede análise robusta para fundos

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste disse que são necessárias análises financeiras robustas para garantir que os fundos sejam aplicados em projetos com retorno social significativo.
Alterações Climáticas

Côa acolhe seminário sobre alterações climáticas

614
O Museu do Côa vai receber, a 4 de outubro, o seminário "Territórios UNESCO e Alterações Climáticas: desafios e soluções". O objetivo é compreender os impactos das alterações climáticas sobre o valor.
Zimbabué

Zimbabué pede fim de sanções a Europa e EUA

Emmerson Mnangagwa defende que as sanções económicas ao país são ilegais e que estão a "punir os mais pobres e vulneráveis da sociedade". Presidente pede fim das sanções a Europa e EUA.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo na ONU: "Não vamos repetir mesmos erros"

459
Marcelo apelou para o combate ao "isolacionismo" no seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em que fez alusão clara às declarações de Donald Trump, focadas no "patriotismo".
Brasil

Oposição brasileira critica discurso de Bolsonaro

Membros da oposição política brasileira criticaram o discurso proferido pelo Presidente do país, Jair Bolsonaro, na Assembleia-Geral da ONU, classificando-o de "vergonha internacional".
Egito

ONU. Presidente do Egito ignorou protestos

O Presidente do Egito apelou ao fim dos conflitos na Líbia, na Síria e no Iémen e ignorou os protestos de sexta-feira no seu país, num discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Nações Unidas

Marcelo: Cimeira do clima "foi um grande sucesso"

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, "foi um grande sucesso", com "confluência de posições e de compromissos".
Emmanuel Macron

Irão. Macron quer avanços "nas próximas horas"

Macron quer urgência nas negociações com o Irão e alertou para “o risco de uma escalada sem controlo” após os ataques de 14 de setembro contra a Arábia Saudita.
Nações Unidas

"Os amigos dos EUA já foram os seus inimigos"

Na Assembleia Geral da ONU, Donald Trump sublinhou que os EUA têm o exército mais poderoso, mas também acenou à China e ao Irão com acordos. "Queremos parceiros, não adversários", disse.
Nações Unidas

Guterres: mundo enfrenta "grande fratura" iminente

115
António Guterres alertou, na abertura da 74.ª Assembleia-Geral da ONU, para a "grande fratura" protagonizada por dois sistemas paralelos, numa alusão implícita aos Estados Unidos e China.
Nações Unidas

Bolsonaro na ONU: "Apresento um novo Brasil"

575
No seu primeiro discurso às Nações Unidas, Jair Bolsonaro agradeceu a Trump e atacou França e Alemanha por causa da Amazónia. "Querem manter os índios como homens das cavernas", atirou.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo discursa esta terça-feira na ONU

O Presidente da República irá discursar durante a tarde desta terça-feira na 74.ª sessão da Assembleia Geral da ONU que tem como prioridades a paz, erradicação da pobreza, ação climática e educação.
Nações Unidas

ONU discute alterações climáticas

As alterações climáticas, as ameaças no Golfo Pérsico e na Faixa de Gaza e as crises na Síria, Iémen e Venezuela são os temas centrais da Assembleia Geral da ONU.
Conflito na Síria

Guterres anuncia Comité para a Síria

Guterres aponta o lançamento deste comité como "o início de um caminho político para tirar a Síria de uma situação de tragédia e direcioná-la para uma solução". O país está em guerra desde 2011.
Papa Francisco

Clima. Papa pede "verdadeira vontade política"

136
Em vídeo conferência na Cimeira da Ação Climática, o Papa Francisco pediu "verdadeira vontade política para fazer esforços maiores na mitigação dos efeitos negativos das alterações climáticas".
Presidente Trump

Trump faz aparição surpresa na Cimeira do Clima

O Presidente norte-americano não era esperado na cimeira e preferiu não intervir. Questionado pelos jornalistas sobre a ameaça de "impeachment", Trump respondeu: "Não a levo nem um pouco a sério."
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: "Não há Portugal B, e não há planeta B"

639
"Nós fomos os primeiros a comprometer-nos a ser neutros em carbono até 2050. E por uma simples razão: porque não há Portugal B e não há planeta B", disse o Presidente da República na Cimeira do Clima.
Cabo Verde

Cabo Verde quer cumprir metas de sustentabilidade

O Governo de Cabo Verde está confiante que "irá cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável", uma vez que sofre as consequências das mudanças climáticas na produção agrícola.
Nações Unidas

Ambiente. Lisboa "dá exemplo" e não se queixa

"Há uma reação positiva quando as pessoas sentem que veem cidades a avançar", salientou Fernando Medina, acrescentando que Lisboa inspirou-se noutras cidades para adotar medidas de sustentabilidade.
Marcelo Rebelo de Sousa

Clima. Marcelo critica "cegueira" sobre alterações

A "cegueira", segundo o Presidente, é de decisores políticos a nível mundial mas, em contraponto, Portugal "está a dar um exemplo com o seu roteiro".
Irão

Irão vai apresentar plano de segurança na ONU

O plano de segurança foi delineado em cooperação com outros países do Golfo Pérsico e surge na sequência de tensões na região depois do ataque às refinarias sauditas neste mês de setembro.
Alterações Climáticas

ONU. Últimos cinco anos foram os mais quentes

165
Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, temperaturas aumentaram 1,1ºC. O nível médio do mar também subiu consideravelmente.
Clima

Líderes mundiais querem "ano da ambição climática"

Este apelo surge em vésperas da Cimeira de Ação Climática, convocada por António Guterres. Marcelo reafirma "o compromisso de Portugal no combate às alterações climáticas".
Nações Unidas

Guterres. Cimeira impulsiona criação de empregos

O secretário-geral da ONU disse que a Cimeira de Ação Climática será palco para anunciar soluções baseadas no potencial da natureza e o reforço das oportunidades de emprego digno.
Conflitos

ONU e Cruz Vermelha pedem fim de bombardeamentos

António Guterres e o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha pediram que se deixe de bombardear as cidades Idlib, na Síria, e Tripoli, na Líbia, após consequências humanitárias dramáticas.
Alterações Climáticas

Guterres alerta: "A natureza está zangada"

145
O secretário-geral da Organização das Nações Unidos quer que a sociedade pressione os governos a tomarem ações rápidas para contrariar as consequências graves dos desastres ambientais.
CPLP

Brasil é o país lusófono com mais refugiados

O Brasil acolhe 96 mil refugiados, Portugal recebe 4 773,4 milhões de dólares em remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento (mais 87,7 mil) de estrangeiros em dois anos.
Alterações Climáticas

ONU. Indústrias vão mudar com cimeira sobre clima

"O que é ainda mais motivador é encontrar novas alternativas aos estilos de vida. (...) Isto é, indústrias multimilionárias vão começar a mudar", considerou a antiga ministra do Ambiente da Nigéria.
Irão

Irão desmente negociações com os Estados Unidos

"Não vão realizar-se conversações com os Estados Unidos", disse o líder supremo do Irão. Várias notícias têm especulado sobre um encontro entre o presidente Trump e e o líder iraniano Hassan Rouhanid.
Nações Unidas

Arábia Saudita. Ataques mostram necessidade de paz

O enviado da ONU para o Iémen insistiu que os ataques reivindicados pelos rebeldes Huthis contra instalações petrolíferas sauditas mostram a necessidade de encontrar uma solução política para guerra.
Myanmar

Myanmar. 600.000 rohingyas sob ameaça de genocídio

Investigadores da ONU afirmam que "existe um sério risco de que os atos genocidas possam ocorrer ou repetir-se". Rohingyas que permanecem em Myanmar são sistematicamente perseguidos e ameaçados.
Timor-Leste

Timor chumba deslocação do PR à sede da ONU

103
Francisco Guterres Lu-Olo iria participar na 74.ª sessão da AG da ONU que se realiza esta terça-feira em Nova Iorque e que será presidida por Tijjani Muhammad-Bande, representante da Nigéria.
Mutilação Genital Feminina

"Fui submetida a mutilação genital com uma semana" /premium

582
Jaha descobriu aos 15 anos que tinha sido "cortada" — e da pior forma. O nascimento da filha tornou-a ativista: "Se não fizesse nada, ela ia viver o mesmo que eu". Agora ganhou o Prémio Norte-Sul.
Austrália

Rapaz denuncia detenção de crianças na Austrália

Aos 12 anos, o aborígene Dujuan tornou-se no mais jovem de sempre a falar ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU. Pediu à Austrália para parar de deter crianças e respeitar os direitos dos aborígenes
Venezuela

ONU. Maduro não vai participar na Assembleia-Geral

Maduro indicou a vice-presidente e o ministro das Relações Exteriores para representarem o país durante a Assembleia-Geral da ONU, cuja abertura está prevista para o próximo dia 17, em Nova Iorque.
Exército

Militares na RCA regressam a Portugal

262
“Portugal e as Forças Armadas podem estar orgulhosos”, declarou o comandante da força portuguesa. A 5.ª Força Nacional Destacada ao serviço das Nações Unidas foi esperada no aeroporto pela família.
Venezuela

Venezuela critica países que apoiam sanções

Venezuela pediu ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que se rejeite a candidatura para fazer parte deste órgão de qualquer país que aplique sanções internacionais contra outro.
Sustentabilidade

CPLP. Desenvolvimento sustentável é avaliado

265
São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola ocupam as posições 95, 96, 136 e 149, respetivamente, num total de 162 países avaliados em novo relatório sobre desenvolvimento sustentável.
Nações Unidas

Moçambique. ONU faz plano humanitário pós-ciclone

As Nações Unidas lançam em Maputo plano revisto de resposta humanitária a Moçambique que abrange o apoio às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que, juntos, afetaram mais de 1,7 milhões de pessoas.
Nações Unidas

Venezuela. Colômbia aberta ao diálogo com Guaidó

O Presidente da Colômbia assegurou que o seu governo só irá dialogar com o líder do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, em resposta à ONU, que apelou ao diálogo para aliviar a tensão entre países.
Nações Unidas

ONU. Portugal entre os 30 países mais sustentáveis

305
Um relatório feito por cientistas independentes para a ONU sobre desenvolvimento sustentável para 2019, apresentado em Nova Iorque, coloca Portugal em 26.º lugar de um total de 162 países avaliados.
Nações Unidas

Guiné-Bissau. ONU promete transição "suave" 

Rosine Sorri-Cloulibaly chegou a semana passada ao país. E garantiu "que a ONU está a trabalhar para uma transição suave, envolvendo o Governo", para fechar a missão da organização no país.
Exército

ONU distingue militares portugueses na RCA

Militares portugueses integram a atual 5ª Força Nacional Destacada. Nações Unidas premiaram desempenho, profissionalismo e dedicação dos militares, que vão agora regressar a Portugal.
Nações Unidas

ONU. Caracas minimiza relatório de Bachelet

Bachelet voltou a manifestar preocupação com o aumento das denúncias de atentados contra os Direitos Humanos, enquanto Juan Guaidó pediu "mais ações" de parte da ONU contra "a ditadura".
Ambiente

UNESCO quer reforçar proteção da Amazónia e mar

UNESCO quer proteger bens comuns da humanidade, como a Amazónia, a grande barreira de coral, a floresta tropical africana e o mar. Para isso instou os países a reforçarem mecanismos de defesa.
Coreia do Norte

Coreia do Norte quer reduzir presença da ONU

A exigência foi formulada por carta, reclamando que a redução se aplique antes do fim do ano. A questão das relações das Nações Unidas com a Coreia do Norte deverá ser abordada no fim de setembro.
Nações Unidas

Dorian. ONU apoia operações de socorro

António Guterres disse que as Nações Unidas estão a apoiar os esforços conduzidos pelo governo das Bahamas. Responsável pela ajuda humanitária das Nações Unidas vai reunir com PM das Bahamas.
Síria

Síria. Mais de mil civis mortos em quatro meses

A ONU declarou que 1.089 civis foram mortos no país entre 29 de abril e 29 de agosto, incluindo 304 crianças. 1.031 mortes foram atribuídas às forças do governo sírio e dos seus aliados.
Hong Kong

Hong Kong. Petição quer relatório enviado à ONU

Movimento quer que relatório seja alvo de uma atualização, no qual conste já a situação que se vive em Hong Kong há três meses, marcados por mais de um milhar de detenções e violentos confrontos.
Serra da Estrela

UNESCO. Serra da Estrela é Geopark Mundial

4737
A candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela UNESCO em sessão na Indonésia, e associação encarregada pela região "fica agora apenas a aguardar o parecer" da ONU.
Venezuela

Venezuela. UE e ONU defendem mais recursos

A crise política, económica e social na Venezuela agravou-se desde janeiro último, depois de o presidente do parlamento, Juan Guaidó, jurar assumir as funções de presidente interino do país.
António Guterres

RDCongo. Guterres cita "vento de esperança"

Secretário-geral das Nações Unidas disse que "há um vento de esperança a soprar" na República Democrática do Congo, pedindo à comunidade internacional que se una para apoiar as autoridades congolesas.
Timor-Leste

Timorenses vão integrar contingentes portugueses

Militares timorenses, alguns a ser formados em Portugal, deverão a partir no próximo ano integrar contingentes portugueses que sejam destacados em missões de paz das Nações Unidas.
Nações Unidas

ONU: Guterres apela ao fim dos ataques no Congo

125
"Condeno esses crimes e apelo aos grupos armados que parem imediatamente os ataques à população civil e às forças responsáveis pela segurança do povo congolês", afirmou António Guterres.
Colômbia

ONU. Colômbia denuncia Venezuela

O Presidente colombiano, Iván Duque, disse que vai denunciar na ONU e na Organização de Estados Americanos (OEA) o regime de Nicolás Maduro por apoiar e proteger terroristas.
Nações Unidas

Vale de Almeida: "EUA não se esgotam em Trump" /premium

O embaixador da UE junto das Nações Unidas diz que o Brexit enfraquece a UE na cena mundial e admite que diplomacia ficou mais difícil com a Administração Trump. Acredita que P5 está para durar.
Rep Democrática do Congo

Guterres solidário com forças armadas da RDCongo

O secretário-geral da ONU diz estar solidário com o povo e as forças armadas da República Democrática do Congo no combate ao terrorismo, problema que defendeu afetar o mundo inteiro.
Crise dos Refugiados

52% das crianças refugiadas não vão à escola

151
À medida que as crianças refugiadas ficam mais velhas, o acesso à educação tornar-se mais difícil: apenas 63% frequentam a escola primária — número que baixa para 24% no ensino secundário.
Nações Unidas

Subida da água do mar pode deslocar 280 milhões

351
Segundo um relatório preliminar, grandes cidades podem ser inundadas todos os anos a partir de 2050. Espera-se ainda que 30 a 99% do terreno permanentemente congelado deixe de o ser.
Aquecimento Global

ONU revela consequências do aquecimento global

Alterações climáticas provocadas pelas atividades humanas terão consequências dramáticas sobre os oceanos e a criosfera, que inclui os glaciares, as calotes polares e solos permanentemente congelados.
António Guterres

Guterres quer discutir caso da Amazónia em reunião

António Guterres diz que já entrou em contacto com vários países no sentido de realizar uma reunião dedicada à "mobilização de apoio à Amazónia" durante a próxima Assembleia Geral da ONU.
Ambiente

Amazónia. Guterres e ONU preocupados com incêndios

735
As Nações Unidas dizem que a sustentabilidade da Amazónia é "crítica". António Guterres diz que está "profundamente preocupado" e que "a Amazónia tem de ser protegida".
António Guterres

G7. Guterres fala sobre biodiversidade e oceanos

Secretário-geral da ONU vai participar na cimeira do G7, seguindo depois para uma conferência sobre o desenvolvimento africano, no Japão, e ainda três dias na RDCongo a mobilizar apoio contra o Ébola.
ACNUR

16 refugiados da Turquia chegaram a Portugal

709
Os cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado são "duas famílias de 13 cidadãos sírios e uma família de três pessoas sudanesas, que serão acolhidas pelo Conselho Português para os Refugiados".
Forças Policiais

GOE processam Estado por falta de subsídio

582
Dos 60 portugueses mobilizados entre maio de 2008 e dezembro de 2010 para uma missão da ONU, apenas 36 receberam subsídio de guerra. 22 dos lesados pedem uma indeminização de 324 mil euros.
Nações Unidas

Mais de 150 trabalhadores humanitários atacados

Até agora, em 2019, um total de 156 trabalhadores humanitários foram vítimas de ataques, com 57 mortos, 59 feridos e 40 raptados, depois de 2018 ter sido o segundo ano mais violento.
Nações Unidas

ONU inicia discussões para proteger oceanos

112
Os 193 países da ONU vão trabalhar num rascunho apresentado pela presidente das conferências, a diplomata Rena Lee, que quer o "uso sustentável e a conservação da biodiversidade marinha".
Elefante

ONU proíbe venda de elefantes africanos para zoos

2352
É agora proibida a captura de elefantes para manutenção em jardins zoológicos ou parques de diversões. Medida é decisão de vários países. Conferência sobre proteção animal vai continuar.
Venezuela

ACNUR pede apoios para a crise venezuelana

O alto-comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, afirmou que a América Latina não deve lidar sozinha com a crise venezuelana, apelando ao apoio da Europa e da América do Norte.
Conflitos

ONU debateu crise em Caxemira à porta fechada

O Conselho de Segurança debateu esta sexta-feira à porta fechada a crise em Caxemira, tema que há décadas não era debatido naquele órgão das Nações Unidas.
Índia

Caxemira. 6 paquistaneses mortos num dia

Só na quinta-feira, dois civis e três soldados foram mortos na parte paquistanesa da Caxemira. Conselho de Segurança da ONU vai discutir conflito esta sexta-feira numa reunião à porta fechada.
Nações Unidas

ONU pede ajuda urgente para povo venezuelano

O apelo destina-se aos países doadores e é para ser concretizado até ao final do ano. "Plano visa mitigar significativamente o impacto da crise nas populações mais vulneráveis do país", escreve a ONU.
Líbia

Líbia. Governo e Haftar aceitam trégua temporária

Forças do marechal Khalifa Haftar aceitaram as tréguas temporárias pedidas pela ONU por ocasião da grande festa muçulmana do Eid al-Adha. Governo disse estar pronto a respeitar, sob condições.
Nações Unidas

Golfo. Rússia propõe criar sistema de segurança

A Rússia propôs à ONU a criação de um "sistema de segurança" para o Golfo Pérsico, para o qual sugere uma aliança única antiterrorista. Proposta já foi apresentada ao Conselho de Segurança da ONU.
Síria

Síria. Recomeço dos combates lança pânico

Há uma semana, Damasco anunciou uma trégua na região depois de mais de três meses de bombardeamentos quase diários, juntamente com o seu aliado russo, que mataram mais de 790 civis.
Alterações Climáticas

ONU pede mudanças na dieta para combater clima

1284
Relatório mostra que 820 milhões de pessoas passam fome no mundo. Documento alerta para perigo da subida das temperaturas e define várias metas. Cientistas recomendam mais comida à base de plantas.
Fact Check

ONU: levar crianças à igreja viola direitos?

Um vídeo mistura conteúdos verdadeiros, com traduções enviesadas e incorretas e tem um título totalmente falso. Autor finge estar a denunciar notícia falsa para recuperar... uma notícia falsa.
Espanha

Espanha: ONG pede desembarque urgente de migrantes

A ONG espanhola Proativa Open Arms pediu hurgentemente um porto seguro onde desembarcar os 121 imigrantes resgatados no Mediterrâneo.
Iémen

Iémen: ONU e rebeldes Houthi chegam a acordo

A ONU e os rebeldes Houthi anunciaram um acordo para retomar o fornecimento de alimentos nas zonas do Iémen controladas por rebeldes, uma vez que a ajuda foi suspensa em junho.
Estado Islâmico

ONU: Estado Islâmico pode atacar Europa este ano

4599
O comité de contra-terrorismo do Conselho de Segurança da ONU publicou um relatório no qual alerta: não se deve descartar a hipótese de ataques do ISIS na Europa nos próximos meses.
Moçambique

Guterres elogia acordo de paz em Moçambique

O secretário-geral da ONU afirma que o acordo é "um passo adiante para a assinatura do acordo de paz definitivo na próxima semana". Documento foi assinado quinta-feira e visa "enterrar a violência".
Ébola

ONU pede resposta "urgente" para epidemia de ébola

O surto da doença na República Democrática do Congo cumpriu, esta quinta-feira, um ano que foi declarado e já causou 1.813 mortos entre 2.701 casos registados, continuando sem estar controlado.
Nações Unidas

Guterres contra fim de acordo entre EUA e Rússia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez declaração sobre fim do acordo firmado em 1987, que contribuiu para o fim da Guerra Fria e controla a ameaça de mísseis balísticos.
Nações Unidas

EUA. Kelly Craft nomeada como embaixadora da ONU

Kelly Craft, ex-embaixadora dos Estados Unidos no Canadá e apoiadora de Trump na saída do Acordo de Paris, obteve 56 votos a favor e 34 contra, no Senado americano. Craft substitui Nikki Haley.
Estados Unidos da América

Reagan chamou "macacos" a africanos da ONU 

435
Ronald Reagan chamou "macacos" aos delegados africanos da ONU. "Eles ainda estão desconfortáveis a usar sapatos", disse num telefonema a Nixon. Gravação da conversa foi agora divulgada.
Conflitos

ONU. 12 mil crianças mortas ou feridas em conflito

Mais de 12 mil crianças foram mortas e feridas em conflitos armados no ano passado, denuncia a ONU. Número é recorde e Afeganistão, Palestina, Síria e Iémen são os piores países da lista.
Sociedade

Estremoz lança curso de técnicas para bonecos

1460
Os bonecos de Estremoz, Património Imaterial da UNESCO, terão um curso focado nas suas técnicas de produção, que arranca dia 20 de setembro com 150 horas de duração e apenas 16 vagas.
Nações Unidas

Iémen. Recuo de 20 anos no desenvolvimento

A guerra civil que afeta o Iémen desde 2014 fez recuar o país 20 anos em termos de desenvolvimento e do acesso à educação, alertou a ONU. Milhares de escolas estão fechadas.
Brasil

ONU condena morte de líder indígena na Amazónia

Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos cita "sintoma perturbador do crescente problema da invasão de terras indígenas", depois de mineiros de ouro invadirem aldeia a norte do Brasil.
Crise dos Refugiados

Guterres quer rotas seguras para migrantes

871
Depois do naufrágio ao largo da Líbia, que causou pelo menos 62 mortos e 110 desaparecidos, o secretário-geral da ONU insistiu que os migrantes "merecem segurança e dignidade".
Petróleo

"Bomba-relógio" de petróleo pode explodir no Iémen

1154
Um petroleiro com mais de um milhão de barris pode explodir na costa do Iémen, provocando um dos maiores vazamentos de petróleo da história. A ONU pede acesso urgente à embarcação.
Nações Unidas

Polisário pede a ONU autodeterminação no Saara

"A paciência dos sarauís tem limites. É tempo de a ONU assumam as suas responsabilidades", disse Mohamed Salem Ould Salek, ministro dos Negócios Estrangeiros da República Árabe Sarauí Democrática.
Nações Unidas

Iémen. "Princípio de acordo" para apoio alimentar

Quando assinado, este acordo vai permitir ao PAM levar comida para a capital do Iémen, Sanaa. "Princípio de acordo" foi anunciado pelo chefe do Programa Alimentar Mundial (PAM).
Clima

António Guterres: "É preciso reduzir os impostos"

371
António Guterres afirma que a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis".
Moçambique

Moçambique. Terrorismo aumentou após os ciclones

As Nações Unidas dizem que os "grupos terroristas" aumentaram, desde janeiro de 2019 e que estão a aproveitar "a situação precária para o comércio ilícito ou recrutando moradores desesperados".
Nações Unidas

Curta-metragem portuguesa vence prémio da ONU

A curta-metragem de animação “Aquametragem”, da portuguesa Marina Lobo, é a vencedora do Festival de Filmes "ODS em Ação". O filme pretende ensinar "crianças e adultos" a poupar água.
IMI

Casas em centros históricos isentos de pagar IMI

318
A isenção do imposto municipal sobre imóveis aplica-se a centros históricos classificados pela UNESCO: Porto, Guimarães, Évora, Sintra, Angra do Heroísmo, Óbidos e Elvas.
Conselho de Segurança

Países da UE pedem retirada russa da Crimeia

A Alemanha, França, Reino Unido, Polónia e Bélgica, e ainda a Estónia condenaram esta terça-feira a "anexação ilegal" da península da Crimeia pela Rússia.
Venezuela

Mais de 250 presos foram torturados na Venezuela

Ativistas pediram às Nações Unidas para verificarem situação em que se encontram os "presos políticos" e anunciaram campanha de informação para a sociedade saber "a realidade".
Nações Unidas

ONU vai apoiar combate à violência em Moçambique

Para António Guterres, a colaboração pode incidir na sensibilização das camadas mais jovens, evitando que se juntem aos grupos que têm protagonizado ataques em Cabo Delgado desde outubro de 2017.
Intervenção Militar

Explosão de mina no Mali fere 10 membros da ONU

Um veículo que transportava dez membros da missão das Nações Unidas no Mali atingiu uma mina no norte do país. Quatro pessoas ficaram feridas de forma grave. Os ocupantes receberam cuidados médicos.
República Centro Africana

RCA: Confrontos aumentam em bairro PK5 em Bangui

O porta-voz da missão da ONU confirmou que “desde quarta-feira à noite, o bairro PK5 é palco de disparos envolvendo grupos criminais”. A Médicos Sem Fronteiras contabilizou uma dezena de feridos.
Nações Unidas

ONU. Secretário-geral vai a Moçambique 

António Guterres, secretário-geral da ONU, aterra nesta quinta-feira para encontro com o Presidente de Moçambique Filipe Nyusi, além de visitar regiões afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth
Nações Unidas

ONU. Portugal quer enviar mais mulheres em missão

225
O EMGFA pretende que "cada vez mais, o contributo português seja no quadro das orientações da ONU sobre participação de mulheres".
Nações Unidas

ONU pouco ambiciosa no combate às desigualdades

A ONU disse que a resposta para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 não está a ser "suficientemente ambiciosa". Guterres quer resposta mais "profunda, rápida e ambiciosa".
A página está a demorar muito tempo.