820kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nações Unidas

Nações Unidas

Prostituição: ONU diz ser "sistema de violência"

"A prostituição constitui, por si só, uma forma de violência", defendeu a relatora da ONU afirmando que esta influencia negativamente a participação segura e igualitária de mulheres na sociedade.
Noticiário

4h. Gaza. ONU teme repercussão no Líbano

António Guterres diz que uma guerra entre as tropas israelitas e o Hezbollah seria o pior cenário possível neste momento. Ainda, Paulo Cunha, eurodeputado do PSD, faz críticas à Operação Influencer.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza: ONU lamenta "anarquia" que dificulta ajuda

A guerra em Gaza "é diferente de qualquer outra guerra", reconheceu António Guterres admitindo que as Nações Unidas têm "grandes dificuldades em distribuir ajuda dentro de Gaza".
Direitos das Mulheres

ONU: "apartheid de género" no Afeganistão

A política descrita pela ONU como "'apartheid' de género" continua "a bloquear soluções diplomáticas que poderiam levar à reintegração do Afeganistão na comunidade internacional".
Conflito Israelo-palestiniano

Pausa israelita sem efeito na ajuda a Gaza

Ajuda humanitária "têm sido mínima" apesar da pausa da ofensiva afirmou porta-voz da ONU. A situação humanitária e sanitária é ainda considerada catastrófica.
Nações Unidas

Guterres pede solidariedade global para deslocados

O secretário-geral da ONU sublinhou o "número recorde das pessoas a abandonar as suas casas" e recordou que os refugiados podem "contribuir de forma significativa" nas comunidades que os acolhem.
Nações Unidas

Conselho de Segurança é inoperante, diz Vitorino

Antigo ministro da defesa aponta que é necessário reformar o órgão das Nações Unidas para "responder às expectativas de todos os países". Importância de países africanos deve ser reconhecida.
Presidente Marcelo

Marcelo: alterações climáticas exigem mudança

Presidente atribuiu especial destaque à defesa e acolhimento dos "refugiados climáticos". Na nota da presidência estabeleceu ainda um "compromisso nacional com o desenvolvimento sustentável".
Nações Unidas

Fome no Sudão pode matar 7.000 novas mães

O Conselho de Segurança na ONU reuniu-se para debater a situação "catastrófica" no Sudão, onde mais de 5 milhões de pessoas estão em risco de fome e sem acesso a cuidados de saúde ou higiene.
Guerra na Ucrânia

ONU denuncia Moscovo por forçar cidadania russa

Subsecretária-geral da ONU revelou, além da questão da cidadania, que prisioneiros de guerra relataram tortura e maus-tratos sistemáticos e generalizados, incluindo violência sexual.
Madeira

UNESCO decide classificação das Levadas em julho

Entre os dias 21 e 31 de julho, a UNESCO decide se as Levadas da Madeira são Património Mundial. Candidatura portuguesa inclui um conjunto histórico de oito canais de água, marcos turísticos da ilha.
Guerra

Civis mortos em conflitos armados aumentaram 72%

A proporção de mulheres mortas em 2023 duplicou e a de crianças triplicou, em comparação com o ano anterior. Na origem, o conflito Israelo-palestiniano e a guerra na Ucrânia.
Inteligência Artificial

UNESCO. AI pode gerar erros sobre o Holocausto

A órgão das Nações Unidas mostrou preocupação com a possível criação de "deepfakes" do Holocasto: imagens que falsifiquem os factos. Já há programas que permitem interação com figuras como Hitler.
Guerra na Ucrânia

Desenvolvimento sustentável em crise na UE

Na União Europeia ninguém se concentra no Pacto Ecológico Europeu, acusou o presidente da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável.
Direto ao Assunto

Victor Ângelo: "Montenegro errou com Costa"

Antigo secretário-geral adjunto da ONU considera que o facto de Montenegro dizer que Costa é melhor socialista do que Sánchez, pode desfavorecer o ex-PM na corrida à liderança do Conselho Europeu.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU estima reconstrução "em larga escala" de Gaza

Jorge Moreira da Silva disse que "infraestruturas sociais, hospitais, escolas, energias, estradas (...) está tudo destruído". Sublinhou ainda a crise do Afeganistão, à margem do "debate público".
Nações Unidas

Escutas telefónicas ilegais. ONU investiga Papa 

Papa Francisco vai ser alvo de uma investigação da ONU por ter autorizado escutas ilegais num caso de empresário britânico. Vaticano justifica medida com as "rescritti": leis canónicas muito antigas.
Noticiário

1h. IPMA emite aviso amarelo em quatro distritos

Durante a próxima segunda-feira, é prevista chuva persistente. Ainda neste jornal, Portugal é o 16º país que melhor cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Nações Unidas

Portugal é 16.º no Desenvolvimento Sustentável

O único objetivo dado como atingido por Portugal foi a erradicação da pobreza. Ação climática e parcerias são áreas classificadas como grandes desafios (vermelho).
Conselho Europeu

O carisma do 7 na camisola

Sempre que um português ou uma portuguesa são chamados a desempenhar altos cargos internacionais de relevo é Portugal inteiro que beneficia com o seu prestígio.
Noticiário

19h. EUA anunciam nova ajuda à Ucrânia

Os EUA vão fornecer mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia a responder a necessidades humanitárias e reforçar a segurança. Ainda, Presidente da Colômbia cancela participação na Cimeira para a Paz.
Nações Unidas

Gaza e Ucrânia. Lula culpa "fragilidade" da ONU 

"Possivelmente estaríamos na mesa de negociações" garante Lula da Silva, caso os países do Conselho de Segurança assumissem "papel de neutralidade", sublinhando a necessidade de pôr Rússia "à mesa".
Noticiário

4h. Ucrânia. EUA condenam exigências de Putin

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca diz que a proposta do Kremlin vai contra "o direito internacional e a Carta das Nações Unidas". Ainda, ONU alerta para a fome em Gaza.
ACNUR

Portugal recebeu 2.600 de pedidos de asilo em 2023

No final de 2023, existiam em Portugal cerca de 1.300 requerentes de asilo, 3.800 refugiados e beneficiários de proteção subsidiária e 59.400 titulares de proteção temporária.
Nações Unidas

ONU preocupada com situação na Coreia do Norte

Num briefing sobre a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte, o alto comissário das Nações Unidas alertou para a situação precária que se vive no país.
Conselho de Segurança

Timor e Nova Zelândia querem reforma na ONU

Os dois países sublinharam a importância da representatividade nas instituições multilaterais para garantir a "paz global" e recordaram o "papel valioso" dos "pequenos estados".
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres exige fim de "horror" em Gaza

Secretário-geral da ONU aproveitou a conferência sobre Gaza, a decorrer na Jordânia, para apoiar a proposta de cessar-fogo e condenar o "plano satânico" de Israel de um "genocídio palestiniano".
Noticiário

9h. Zelensky e Sholz já estão reunidos na Alemanha

Presidente ucraniano está em Berlim para participar em conferência sobre reconstrução da Ucrânia. Ainda, Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução para um cessar-fogo em Gaza.
UNICEF

UNICEF. 400 milhões de crianças sofrem violência

A ONG estima ainda que 40% das crianças entre os 2 e os 4 anos não são motivadas a interagir. Uma "abordagem carinhosa e lúdica na criação dos filhos traz alegria ", afirmou o fundo.
Noticiário

6h. Euro 2024. Portugal VS Irlanda hoje às 19h45

O selecionador nacional admite que Ronaldo está de volta às opções. Ainda neste jornal, o Conselho de Segurança da ONU aprovou esta segunda-feira uma resolução para um cessar-fogo em Gaza.
Noticiário

4h. Assis elogia apoio de PM a Costa para UE

Francisco Assis rejeitou ainda abandonar o Parlamento Europeu para assumir a presidência da Assembleia da República. E ainda, Governo pede auditoria às contas das escolas portuguesas no estrangeiro.
Noticiário

3h. ONU aprova resolução para cessar-fogo em Gaza

Joe Biden garante que Israel já garantiu que vai aceitar a proposta. Ainda neste jornal, em França, os partidos de esquerda chegaram a acordo para a criação de uma frente unida para as eleições.
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres envia mensagem a reféns libertados

Secretário-geral das Nações Unidas expressou "alívio" a quatro dos dos israelitas resgatados "porque tanto eles como outros dois reféns estão agora livres".
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu: "IDF são exército mais moral do mundo"

ONU colocou Israel na "lista negra" sobre direitos das crianças em conflitos. Primeiro-ministro israelita diz que Nações Unidas se juntaram "aos apoiantes dos assassinos do Hamas".
Nações Unidas

Guterres "preocupado" com violência em Myanmar  

O secretário geral da ONU condenou os recentes ataques contra a etnia Rakhine e as constantes perseguições à minoria muçulmana Rohingya no Myanmar, que considerou violações do direito humanitário.
Nações Unidas

ONU: eleitos membros para Conselho de Segurança

Dinamarca, Grécia, Paquistão, Panamá e Somália foram eleitos membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para exercer funções de 1 de janeiro de 202 a 31 de dezembro de 2026.
Guerra na Ucrânia

Presidente polaco convoca Conselho de Segurança

Líder polaco decidiu convocar o Conselho de Segurança após um afluxo anormal de migrantes na fronteira com a Bielorrússia, que as autoridades polacas dizem estar a ser fomentada por Moscovo.
Afeganistão

Talibãs: ONU denuncia açoitamento em massa

No seguimento de um açoitamento no Afeganistão, o porta-voz da ONU classificou o incidente como uma "clara violação" do direitos humanos universais. 63 pessoas foram chicoteados em praça pública.
Irão

Agência atómica da ONU censura o Irão

A Agência Internacional de Energia Atómica aprovou medidas para restrigir o plano nuclear iraniano e pede o seu cumprimento. O país aumentou a produção de urânio enriquecido, usado em bombas atómicas.
Alterações Climáticas

1,5ºC: limite pode ser excedido até 2028

A agência da ONU para o clima aproveitou o dia mundial do Ambiente para partilhar o relatório de previsão para 2024 a 2028, alertando que o limite do planeta aquecer 1,5ºC pode ser excedido até lá.
Moçambique

ONU inclui Moçambique à lista de focos de fome

"Deslocações generalizadas e a destruição dos sistemas alimentares" são dois dos fatores destacados pelas Nações Unidas como agravantes do acesso a comida.
Ambiente

Guterres apela para restauro de ecossistemas

Secretário-geral da ONU alerta que "cocktail tóxico de poluição, caos climático e dizimação da biodiversidade está a transformar terras saudáveis em desertos e ecossistemas prósperos em zonas mortas".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos