Nações Unidas

Nações Unidas

Guterres. Cimeira impulsiona criação de empregos

O secretário-geral da ONU disse que a Cimeira de Ação Climática será palco para anunciar soluções baseadas no potencial da natureza e o reforço das oportunidades de emprego digno.
Conflitos

ONU e Cruz Vermelha pedem fim de bombardeamentos

António Guterres e o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha pediram que se deixe de bombardear as cidades Idlib, na Síria, e Tripoli, na Líbia, após consequências humanitárias dramáticas.
Alterações Climáticas

Guterres alerta: "A natureza está zangada"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidos quer que a sociedade pressione os governos a tomarem ações rápidas para contrariar as consequências graves dos desastres ambientais.
CPLP

Brasil é o país lusófono com mais refugiados

O Brasil acolhe 96 mil refugiados, Portugal recebe 4 773,4 milhões de dólares em remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento (mais 87,7 mil) de estrangeiros em dois anos.
Alterações Climáticas

ONU. Indústrias vão mudar com cimeira sobre clima

"O que é ainda mais motivador é encontrar novas alternativas aos estilos de vida. (...) Isto é, indústrias multimilionárias vão começar a mudar", considerou a antiga ministra do Ambiente da Nigéria.
Irão

Irão desmente negociações com os Estados Unidos

"Não vão realizar-se conversações com os Estados Unidos", disse o líder supremo do Irão. Várias notícias têm especulado sobre um encontro entre o presidente Trump e e o líder iraniano Hassan Rouhanid.
Nações Unidas

Arábia Saudita. Ataques mostram necessidade de paz

O enviado da ONU para o Iémen insistiu que os ataques reivindicados pelos rebeldes Huthis contra instalações petrolíferas sauditas mostram a necessidade de encontrar uma solução política para guerra.
Myanmar

Myanmar. 600.000 rohingyas sob ameaça de genocídio

Investigadores da ONU afirmam que "existe um sério risco de que os atos genocidas possam ocorrer ou repetir-se". Rohingyas que permanecem em Myanmar são sistematicamente perseguidos e ameaçados.
Timor-Leste

Timor chumba deslocação do PR à sede da ONU

103
Francisco Guterres Lu-Olo iria participar na 74.ª sessão da AG da ONU que se realiza esta terça-feira em Nova Iorque e que será presidida por Tijjani Muhammad-Bande, representante da Nigéria.
Mutilação Genital Feminina

"Fui submetida a mutilação genital com uma semana" /premium

582
Jaha descobriu aos 15 anos que tinha sido "cortada" — e da pior forma. O nascimento da filha tornou-a ativista: "Se não fizesse nada, ela ia viver o mesmo que eu". Agora ganhou o Prémio Norte-Sul.
Austrália

Rapaz denuncia detenção de crianças na Austrália

Aos 12 anos, o aborígene Dujuan tornou-se no mais jovem de sempre a falar ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU. Pediu à Austrália para parar de deter crianças e respeitar os direitos dos aborígenes
Venezuela

ONU. Maduro não vai participar na Assembleia-Geral

Maduro indicou a vice-presidente e o ministro das Relações Exteriores para representarem o país durante a Assembleia-Geral da ONU, cuja abertura está prevista para o próximo dia 17, em Nova Iorque.
Exército

Militares na RCA regressam a Portugal

262
“Portugal e as Forças Armadas podem estar orgulhosos”, declarou o comandante da força portuguesa. A 5.ª Força Nacional Destacada ao serviço das Nações Unidas foi esperada no aeroporto pela família.
Venezuela

Venezuela critica países que apoiam sanções

Venezuela pediu ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que se rejeite a candidatura para fazer parte deste órgão de qualquer país que aplique sanções internacionais contra outro.
Sustentabilidade

CPLP. Desenvolvimento sustentável é avaliado

265
São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola ocupam as posições 95, 96, 136 e 149, respetivamente, num total de 162 países avaliados em novo relatório sobre desenvolvimento sustentável.
Nações Unidas

Moçambique. ONU faz plano humanitário pós-ciclone

As Nações Unidas lançam em Maputo plano revisto de resposta humanitária a Moçambique que abrange o apoio às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que, juntos, afetaram mais de 1,7 milhões de pessoas.
Nações Unidas

Venezuela. Colômbia aberta ao diálogo com Guaidó

O Presidente da Colômbia assegurou que o seu governo só irá dialogar com o líder do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, em resposta à ONU, que apelou ao diálogo para aliviar a tensão entre países.
Nações Unidas

ONU. Portugal entre os 30 países mais sustentáveis

305
Um relatório feito por cientistas independentes para a ONU sobre desenvolvimento sustentável para 2019, apresentado em Nova Iorque, coloca Portugal em 26.º lugar de um total de 162 países avaliados.
Nações Unidas

Guiné-Bissau. ONU promete transição "suave" 

Rosine Sorri-Cloulibaly chegou a semana passada ao país. E garantiu "que a ONU está a trabalhar para uma transição suave, envolvendo o Governo", para fechar a missão da organização no país.
Exército

ONU distingue militares portugueses na RCA

Militares portugueses integram a atual 5ª Força Nacional Destacada. Nações Unidas premiaram desempenho, profissionalismo e dedicação dos militares, que vão agora regressar a Portugal.
Nações Unidas

ONU. Caracas minimiza relatório de Bachelet

Bachelet voltou a manifestar preocupação com o aumento das denúncias de atentados contra os Direitos Humanos, enquanto Juan Guaidó pediu "mais ações" de parte da ONU contra "a ditadura".
Ambiente

UNESCO quer reforçar proteção da Amazónia e mar

UNESCO quer proteger bens comuns da humanidade, como a Amazónia, a grande barreira de coral, a floresta tropical africana e o mar. Para isso instou os países a reforçarem mecanismos de defesa.
Coreia do Norte

Coreia do Norte quer reduzir presença da ONU

A exigência foi formulada por carta, reclamando que a redução se aplique antes do fim do ano. A questão das relações das Nações Unidas com a Coreia do Norte deverá ser abordada no fim de setembro.
Nações Unidas

Dorian. ONU apoia operações de socorro

António Guterres disse que as Nações Unidas estão a apoiar os esforços conduzidos pelo governo das Bahamas. Responsável pela ajuda humanitária das Nações Unidas vai reunir com PM das Bahamas.
Síria

Síria. Mais de mil civis mortos em quatro meses

A ONU declarou que 1.089 civis foram mortos no país entre 29 de abril e 29 de agosto, incluindo 304 crianças. 1.031 mortes foram atribuídas às forças do governo sírio e dos seus aliados.
Hong Kong

Hong Kong. Petição quer relatório enviado à ONU

Movimento quer que relatório seja alvo de uma atualização, no qual conste já a situação que se vive em Hong Kong há três meses, marcados por mais de um milhar de detenções e violentos confrontos.
Serra da Estrela

UNESCO. Serra da Estrela é Geopark Mundial

4.737
A candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela UNESCO em sessão na Indonésia, e associação encarregada pela região "fica agora apenas a aguardar o parecer" da ONU.
Venezuela

Venezuela. UE e ONU defendem mais recursos

A crise política, económica e social na Venezuela agravou-se desde janeiro último, depois de o presidente do parlamento, Juan Guaidó, jurar assumir as funções de presidente interino do país.
António Guterres

RDCongo. Guterres cita "vento de esperança"

Secretário-geral das Nações Unidas disse que "há um vento de esperança a soprar" na República Democrática do Congo, pedindo à comunidade internacional que se una para apoiar as autoridades congolesas.
Timor-Leste

Timorenses vão integrar contingentes portugueses

Militares timorenses, alguns a ser formados em Portugal, deverão a partir no próximo ano integrar contingentes portugueses que sejam destacados em missões de paz das Nações Unidas.
Nações Unidas

ONU: Guterres apela ao fim dos ataques no Congo

125
"Condeno esses crimes e apelo aos grupos armados que parem imediatamente os ataques à população civil e às forças responsáveis pela segurança do povo congolês", afirmou António Guterres.
Colômbia

ONU. Colômbia denuncia Venezuela

O Presidente colombiano, Iván Duque, disse que vai denunciar na ONU e na Organização de Estados Americanos (OEA) o regime de Nicolás Maduro por apoiar e proteger terroristas.
Nações Unidas

Vale de Almeida: "EUA não se esgotam em Trump" /premium

O embaixador da UE junto das Nações Unidas diz que o Brexit enfraquece a UE na cena mundial e admite que diplomacia ficou mais difícil com a Administração Trump. Acredita que P5 está para durar.
Rep Democrática do Congo

Guterres solidário com forças armadas da RDCongo

O secretário-geral da ONU diz estar solidário com o povo e as forças armadas da República Democrática do Congo no combate ao terrorismo, problema que defendeu afetar o mundo inteiro.
Crise dos Refugiados

52% das crianças refugiadas não vão à escola

151
À medida que as crianças refugiadas ficam mais velhas, o acesso à educação tornar-se mais difícil: apenas 63% frequentam a escola primária — número que baixa para 24% no ensino secundário.
Nações Unidas

Subida da água do mar pode deslocar 280 milhões

351
Segundo um relatório preliminar, grandes cidades podem ser inundadas todos os anos a partir de 2050. Espera-se ainda que 30 a 99% do terreno permanentemente congelado deixe de o ser.
Aquecimento Global

ONU revela consequências do aquecimento global

Alterações climáticas provocadas pelas atividades humanas terão consequências dramáticas sobre os oceanos e a criosfera, que inclui os glaciares, as calotes polares e solos permanentemente congelados.
António Guterres

Guterres quer discutir caso da Amazónia em reunião

António Guterres diz que já entrou em contacto com vários países no sentido de realizar uma reunião dedicada à "mobilização de apoio à Amazónia" durante a próxima Assembleia Geral da ONU.
Ambiente

Amazónia. Guterres e ONU preocupados com incêndios

735
As Nações Unidas dizem que a sustentabilidade da Amazónia é "crítica". António Guterres diz que está "profundamente preocupado" e que "a Amazónia tem de ser protegida".
António Guterres

G7. Guterres fala sobre biodiversidade e oceanos

Secretário-geral da ONU vai participar na cimeira do G7, seguindo depois para uma conferência sobre o desenvolvimento africano, no Japão, e ainda três dias na RDCongo a mobilizar apoio contra o Ébola.
ACNUR

16 refugiados da Turquia chegaram a Portugal

709
Os cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado são "duas famílias de 13 cidadãos sírios e uma família de três pessoas sudanesas, que serão acolhidas pelo Conselho Português para os Refugiados".
Forças Policiais

GOE processam Estado por falta de subsídio

582
Dos 60 portugueses mobilizados entre maio de 2008 e dezembro de 2010 para uma missão da ONU, apenas 36 receberam subsídio de guerra. 22 dos lesados pedem uma indeminização de 324 mil euros.
Nações Unidas

Mais de 150 trabalhadores humanitários atacados

Até agora, em 2019, um total de 156 trabalhadores humanitários foram vítimas de ataques, com 57 mortos, 59 feridos e 40 raptados, depois de 2018 ter sido o segundo ano mais violento.
Nações Unidas

ONU inicia discussões para proteger oceanos

112
Os 193 países da ONU vão trabalhar num rascunho apresentado pela presidente das conferências, a diplomata Rena Lee, que quer o "uso sustentável e a conservação da biodiversidade marinha".
Elefante

ONU proíbe venda de elefantes africanos para zoos

2.352
É agora proibida a captura de elefantes para manutenção em jardins zoológicos ou parques de diversões. Medida é decisão de vários países. Conferência sobre proteção animal vai continuar.
Venezuela

ACNUR pede apoios para a crise venezuelana

O alto-comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi, afirmou que a América Latina não deve lidar sozinha com a crise venezuelana, apelando ao apoio da Europa e da América do Norte.
Conflitos

ONU debateu crise em Caxemira à porta fechada

O Conselho de Segurança debateu esta sexta-feira à porta fechada a crise em Caxemira, tema que há décadas não era debatido naquele órgão das Nações Unidas.
Índia

Caxemira. 6 paquistaneses mortos num dia

Só na quinta-feira, dois civis e três soldados foram mortos na parte paquistanesa da Caxemira. Conselho de Segurança da ONU vai discutir conflito esta sexta-feira numa reunião à porta fechada.
Nações Unidas

ONU pede ajuda urgente para povo venezuelano

O apelo destina-se aos países doadores e é para ser concretizado até ao final do ano. "Plano visa mitigar significativamente o impacto da crise nas populações mais vulneráveis do país", escreve a ONU.
Líbia

Líbia. Governo e Haftar aceitam trégua temporária

Forças do marechal Khalifa Haftar aceitaram as tréguas temporárias pedidas pela ONU por ocasião da grande festa muçulmana do Eid al-Adha. Governo disse estar pronto a respeitar, sob condições.
Nações Unidas

Golfo. Rússia propõe criar sistema de segurança

A Rússia propôs à ONU a criação de um "sistema de segurança" para o Golfo Pérsico, para o qual sugere uma aliança única antiterrorista. Proposta já foi apresentada ao Conselho de Segurança da ONU.
Síria

Síria. Recomeço dos combates lança pânico

Há uma semana, Damasco anunciou uma trégua na região depois de mais de três meses de bombardeamentos quase diários, juntamente com o seu aliado russo, que mataram mais de 790 civis.
Alterações Climáticas

ONU pede mudanças na dieta para combater clima

1.284
Relatório mostra que 820 milhões de pessoas passam fome no mundo. Documento alerta para perigo da subida das temperaturas e define várias metas. Cientistas recomendam mais comida à base de plantas.
Fact Check

ONU: levar crianças à igreja viola direitos?

Um vídeo mistura conteúdos verdadeiros, com traduções enviesadas e incorretas e tem um título totalmente falso. Autor finge estar a denunciar notícia falsa para recuperar... uma notícia falsa.
Espanha

Espanha: ONG pede desembarque urgente de migrantes

A ONG espanhola Proativa Open Arms pediu hurgentemente um porto seguro onde desembarcar os 121 imigrantes resgatados no Mediterrâneo.
Iémen

Iémen: ONU e rebeldes Houthi chegam a acordo

A ONU e os rebeldes Houthi anunciaram um acordo para retomar o fornecimento de alimentos nas zonas do Iémen controladas por rebeldes, uma vez que a ajuda foi suspensa em junho.
Estado Islâmico

ONU: Estado Islâmico pode atacar Europa este ano

4.599
O comité de contra-terrorismo do Conselho de Segurança da ONU publicou um relatório no qual alerta: não se deve descartar a hipótese de ataques do ISIS na Europa nos próximos meses.
Moçambique

Guterres elogia acordo de paz em Moçambique

O secretário-geral da ONU afirma que o acordo é "um passo adiante para a assinatura do acordo de paz definitivo na próxima semana". Documento foi assinado quinta-feira e visa "enterrar a violência".
Ébola

ONU pede resposta "urgente" para epidemia de ébola

O surto da doença na República Democrática do Congo cumpriu, esta quinta-feira, um ano que foi declarado e já causou 1.813 mortos entre 2.701 casos registados, continuando sem estar controlado.
Nações Unidas

Guterres contra fim de acordo entre EUA e Rússia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez declaração sobre fim do acordo firmado em 1987, que contribuiu para o fim da Guerra Fria e controla a ameaça de mísseis balísticos.
Nações Unidas

EUA. Kelly Craft nomeada como embaixadora da ONU

Kelly Craft, ex-embaixadora dos Estados Unidos no Canadá e apoiadora de Trump na saída do Acordo de Paris, obteve 56 votos a favor e 34 contra, no Senado americano. Craft substitui Nikki Haley.
Estados Unidos da América

Reagan chamou "macacos" a africanos da ONU 

435
Ronald Reagan chamou "macacos" aos delegados africanos da ONU. "Eles ainda estão desconfortáveis a usar sapatos", disse num telefonema a Nixon. Gravação da conversa foi agora divulgada.
Conflitos

ONU. 12 mil crianças mortas ou feridas em conflito

Mais de 12 mil crianças foram mortas e feridas em conflitos armados no ano passado, denuncia a ONU. Número é recorde e Afeganistão, Palestina, Síria e Iémen são os piores países da lista.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)