Portugal é o país convidado da 76.ª Feira do Livro de Madrid, que se realiza de 26 de maio a 11 de junho de 2017, uma importante plataforma da indústria espanhola de livros, a quarta maior do mundo e a terceira maior exportadora.

A decisão “vem no seguimento, e pode ser considerada como o culminar, de uma intensa atividade cultural de Portugal em Espanha, e em Madrid em particular, visível no ano passado e também este ano, através da programação da Cultura Portugal”, disse à agência Lusa o diretor da Feiro do Livro de Madrid, Manuel Gil.

A 76.ª Feira do Livro de Madrid realiza-se no conhecido Parque do Retiro da capital de Espanha e será uma oportunidade de dar a conhecer autores portugueses e encorajar as traduções para a língua espanhola.

Segundo fontes diplomáticas portuguesas em Madrid, a feira é uma “placa giratória” importante para o setor em Espanha e América Latina, muito importante do ponto de vista cultural, mas também económico, sendo uma oportunidade única para os editores portugueses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A indústria espanhola de livros é a quarta do mundo, depois da dos Estados Unidos, do Reino Unido e de França, e a terceira que mais exporta, depois dos Estados Unidos e do Reino Unido.

França foi o país convidado em 2016, ano em que a feira teve um volume de negócios de cerca de 8,2 milhões de euros nos seus 367 pavilhões (pequenas barracas), com 479 expositores (26 organismos oficiais, 10 distribuidores, 63 livrarias especializadas, 56 livrarias de âmbito geral, 177 editores de Madrid e 147 editores de fora de Madrid).

A primeira Feira do Livro de Madrid foi organizada em 1933 e, depois de várias interrupções, uma delas durante a Guerra Civil espanhola e a II Guerra Mundial, continuou a ser organizada com várias designações, até que, em 1967, se mudou definitivamente para o Parque do Retiro, e mantém desde 1982 o nome atual.