816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Literatura

Livros

A revolta de Kathleen Hanna

As Bikini Kill e o movimento riot grrrl, Le Tigre, The Julie Cruise e a relação com Ad Rock, as lutas contra a indústria e contra a doença de Lyme: uma autobiografia para conhecer uma história única.
Literatura

Disquiet: mais de 100 autores americanos em Lisboa

Programa promete "quebrar rotinas" "estimular a criatividade" e abrir "novas perspetivas" e "ângulos de interpretação do mundo" através de debates e conferências com autores americanos e portugueses.
Feira do Livro

Feira do Livro superou um milhão de visitantes 

A Feira do Livro de Lisboa superou um milhão de visitantes e além do aumento do número de visitantes Pedro Sobral, presidente da APEL, sublinha a ideia de que havia "muito mais gente com livros".
Aveiro 360

Feira do Livro de Aveiro começa dia 21

O Aveiro 360 acompanhou a bordo, a viagem da Caravela Vera Cruz de Lisboa para Aveiro. Antecipamos a Feira do Livro que contará com vários autores, incluindo a presença de Ricardo Araújo Pereira.
Noticiário

20h. Fogo no Alentejo mobiliza cem bombeiros

Um incêndio em Aljustrel com três frentes ativas está a mobilizar mais de 100 bombeiros e seis meios aéreos. Ainda neste jornal, termina hoje a Feira do Livro de Lisboa.
Livros

Jeferson Tenório e a afirmação da literatura negra

Já lhe chamam uma "primavera literária", tantos são os escritores negros a surgir no Brasil. Mas Jeferson Tenório não quer ser um fruto exótico, quer incomodar. Depois dos prémios chegou a censura.
Literatura

Joyce: a arte de inverter tudo

Ulisses, publicado integralmente em 1922 por uma pequena editora em Paris, é talvez o mais ambicioso exercício de experimentação linguística de toda a literatura ocidental.
Pré-Publicação

Da vila inventada à vigarista das criptomoedas

Em "Os Mentirosos da Natureza e a Natureza dos Mentirosos", Lixing Sun, zoólogo e professor e investigador na Central Washington University. Pré-publicamos excertos desta história natural da batota.
China

China permite detenções em águas disputadas

A guarda costeira chinesa poderá, a partir deste sábado, deter, sem julgamento, estrangeiros "suspeitos de terem violado a organização de entradas e saídas fronteiriças".
Livros

Isabel Minhós Martins: como se explica a Justiça?

A autora lançou um primeiro livro sem ilustrações ou imagens, a partir de um espetáculo com Joana Providência e que tenta aproximar miúdos e graúdos de um equilibro que se entende a partir do injusto.
Literatura

Preposições, instantes e princípios

Diante de uma grande história de amor, perguntamo-nos logo como é que acaba quando verdadeiramente importante é o relâmpago – discreto como uma preposição, singelo como um olá – que ilumina os inícios
Solidariedade

12 mil livros vão para bibliotecas em Cabo Verde

O projeto visa criar duas bibliotecas para alunos do ensino básico e secundário na região. Os livros vão contribuir desenvolvimento intelectual e para a autonomia dos alunos, afirmou uma professora.
Noticiário

15h. Governo quer reduzir alunos sem aulas

Fernando Alexandre fala num drama nacional nas escolas, devido à falta de professores que não são substituídos. Ainda, Vladimir Putin estabelece condições para alcançar a paz na Ucrânia.
Literatura

Ganeshananthan e Naomi Klein vencem Women's Prize

V. V. Ganeshananthan e Naomi Klein venceram o prémio literário Women's Prize, nas categorias de ficção e não-ficção. Criado em 1996, o prémio distingue anualmente a autora de um livro do Reino Unido.
Poesia

Camões, sempre 

Camões foi talvez dos únicos homens de letras cuja vida não fica aquém da obra. Adunou em si pensamento e ação, espírito e carne, transcendência e imanência, amor e sensualidade.
Lifestyle

14 sítios para ser o melhor treinador de bancada

Fan zones com ecrãs gigantes, bons redutos com petiscos e ainda camisolas bem especiais para torcer pela seleção com pinta. Estamos prontos para o Euro24.
10 de junho

“Numa mão a lança! Onde está a pena?”

Os “velhos” criticam os “novos” por serem uns ignorantes que desprezam o Camões que se aprende na escola. Mas como atrairiam os “novos” para a cultura se desprezam a mudança e não dançam ao som dela.
25 de Abril

Associação José Afonso edita coletânea inédita

No livro estão cerca de 120 entrevistas concedidas por José Afonso a diferentes órgãos de comunicação que ajudam a "conhecer as canções e o pensamento político e cívico do cantor".
Literatura

Camões: da poesia épica aos mistérios de família

O Observador faz a pré-publicação de "Camões: Vida e Obra", uma nova biografia que é publicada a 10 de junho, no âmbito dos 500 anos do autor de "Os Lusíadas".
Crítica de Livros

Magistral Stênio Gardel

Publicado no Brasil em 2021, vencedor do National Book Award no ano passado, agora em Portugal pela D. Quixote: o retrato doloroso porque verdadeiro de um amor entre a ignorância.
Literatura

"Ler Camões é um exercício cívico"

Não vejamos Camões a preto e branco, a exortar os portugueses e a falar de amor. Edificou a língua, olhou o mundo e interpretou o ser humano. Quem o diz é Isabel Almeida, camonista e investigadora.
Livros

As idades de Michael Cunningham

O romance "As Horas" deu-lhe reconhecimento e prémios, mas também um desnorte difícil de ultrapassar. Em entrevista, o autor americano fala do caminho que o trouxe até ao novo livro, "Dia".
Cultura

Em busca de Camões na biblioteca de D. Manuel II

Edições de “Os Lusíadas” de 1572, a 1ª edição da poesia lírica, de 1595, e ainda o caderno do futuro rei D. Manuel II, com escritos à mão da epopeia de Camões. Uma mostra para ver em Vila Viçosa.
Crítica de Livros

O relâmpago de Irene Solà

O lavrador fulminado por um raio. A viúva e todas as dúvidas deste e do outro mundo. E a autora catalã, que da narrativa nem sempre óbvia faz músculo criativo literário.
A Sexta Coluna

Camões: o poeta cego, surdo e mudo

A ideia de emitir uma moeda comemorativa dos 500 anos de Camões com uma efígie estilizada em que o “poeta cego” também surge surdo e mudo diz-nos muito de quem a encomendou e, em Dezembro, a aprovou.
Literatura

Chá, os Argonautas e uma madalena

Somos quem somos e como somos graças ao que nos aconteceu desde quando viemos ao mundo. E seremos um pouco diferentes amanhã. Não um relâmpago, não uma casualidade, mas uma consequência do nosso agir.
Literatura

Aveiro. Feira do Livro retorna com 50 expositores

Com DJ sets, espetáculos ao vivo e sessões de poesia a Feira do Livro de Aveiro volta a marcar presença na região. O evento irá contar com a presença do poeta Manuel Alegre e da cantora Luísa Sobral.
Lifestyle

Vale a pena dar um rim por esta tíbia?

Testámos a novas pastelaria Suíça, de regresso à Baixa de Lisboa.
Pop Up

Camões: super pop ou nem por isso?

A caminho do 10 de junho, e no ano em que se comemoram os 500 anos do autor de "Os Lusíadas", tentamos responder à pergunta: que lugar ocupa Camões na cultura popular?
Literatura

Coimbra inicia celebrações de Camões no dia 10

O programa que se vai estender ao longo deste mês, está inserido no projeto Coimbra Cidade de Camões, com o qual a Casa da Cidadania da Língua marca o arranque das celebrações.
Cultura

José Viale Moutinho vence prémio de literatura

Pela "depuração poética, não idêntica a qualquer cânone", José Viale Moutinho venceu o Grande Prémio de Literatura dst 2024 com a sua obra "Desaparecimento Progressivo".
Eleições Europeias

CDU visita autores comunistas na Feira do Livro

Em visita à Feira do Livro de Lisboa, João Oliveira sugeriu Saramago aos opositores políticos. Em conjunto com Paulo Raimundo, encontraram nos livros infantis as mensagens mais marcantes.
Cultura

Os 500 anos de Luís Facho Camões

Celebrar Camões é, de certa forma, caucionar o eurocentrismo, a supremacia branca e o próprio fascismo. Quem gosta de Camões vota Trump e não apoia a Palestina.
História

No V centenário do nascimento de Luís de Camões

Nestes tempos, fará bem aos portugueses regressar a Camões: ele não é um simples poeta da corte portuguesa, é capaz de lançar um olhar crítico sobre a sociedade do seu tempo. É de certo modo profético
Livros

"Ainda há um mandado de procriação sobre a mulher"

Em "A Filha única", a escritora mexicana Guadalupe Nettel volta a questionar cânones e a trazer a diferença para cima da mesa, numa ficção que segue o drama de duas mães a partir de um caso real.
Espanha

"Na intimidade da ETA há histórias ridículas"

Em Filhos da Fábula, Fernando Aramburu usa um tom cómico para abordar a dissolução da ETA. Hoje, o escritor nota tranquilidade social no País Basco — mas critica o nacionalismo "hegemónico".
Escritores

100 anos após a morte, Kafka ainda desafia o mundo

Há 100 anos morria o timido e magro judeu de Praga que mudou a literatura ao mostrar a face de uma humanidade comandada pela indiferença e a obediência, numa obra que não cessa de nos assombrar.
Eleições Europeias

Paupério pede maior investimento na AIMA

O candidato do Livre às europeias defende que reduzir ou fechar fronteiras não significa menos imigração, mas mais imigração ilegal. Espera que o plano do Governo "não seja fogo de vista".
Livros

"Sem cultura somos só pilhas de carne”

Para Antonio Monegal, autor de “Como o ar que respiramos”, a cultura ajuda-nos a interpretar o mundo, abarca o vestuário e as tatuagens, e não faz mal preferir Rosalía a Wagner.
Lifestyle

Novos livros para o Dia Mundial da Criança

Reunimos mais de três dezenas de títulos para os leitores mais jovens. E ainda contamos tudo sobre o muito antecipado casamento do ano no Reino Unido.
Cultura

Rentes de Carvalho escolheu livros para sobreviver

Estado Novo levou o autor a abandonar Portugal. Viveu no Rio de Janeiro, Nova Iorque e Paris. Aqui, por falta de dinheiro, não conseguiu seguir cinema. Mas foi a sétima arte que o ensinou a escrever.
Literatura Infantil

33 novos livros infantis para o Dia da Criança

Chegam com a promessa de um verão com girassóis, adivinhas, amigos e muita imaginação. São novos títulos infantis, publicados desde o início do ano, que farão um brilharete no próximo dia 1 de junho.
Feira do Livro

PR espera um milhão de pessoas na Feira do Livro

Marcelo destacou que marcar presença na Feira do Livro de Lisboa "é mais devoção do que obrigação" e a perspetiva que tem em relação a este evento é "mais confiante do que desesperançada".
Livros

O castigo dos livros

Há uns anos, surgiu uma nova tendência de decoração de dispor os livros com as lombadas voltadas para o interior das estantes. Como todas as modas de gosto duvidoso, chegou entretanto a Portugal.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos