Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Literatura
Literatura

BNP celebra 250 anos de William Wordsworth

Aniversário do poeta inglês vai ser assinalado em maio, em Lisboa, com um congresso e uma pequena exposição. Diário da viagem a Portugal de genro de Wordsworth vai ser editado em abril.
Tradução

Portugal e Macau lançam concurso de tradução

A iniciativa surge aquando da assinatura de um novo protocolo de cooperação entre as instituições e destina-se a jovens tradutores e pretende promover a língua portuguesa na China.
Lançamentos

Imprensa Nacional edita teatro de Natália Correia

301
O teatro completo de Natália Correia é uma das novidades para da editora, que irá publicar em 2020 a poesia de Sá de Miranda, novos volumes da coleção de Nemésio e uma reedição das "Confissões".
Escritores

Mega Ferreira. Livro inspirado em obras de arte

Apresentada em fevereiro, em Lisboa, a obra de Mega Ferreira, "Mais que Mil Palavras", reúne os "estímulos visuais" da pintura, do design e do cinema, que suscitaram ao autor o desejo de escrever.
Livros

Investigador revela primeiro impressor português

181
Rodrigo Álvares terá feito a impressão do primeiro livro em português, "O Sacramental", tal como no “Tratado de Confissom”, ambos impressos em Chaves no século XV, revelou investigador da UTAD.
Pintura

Retrato de Fernando Pessoa foi leiloado há 50 anos

Em 1970, o recheio do café Irmãos Unidos foi leiloado. O retrato de Pessoa de Almada Negreiros foi vendido por 1.350 contos. Nunca uma obra de um artista português vivo tinha sido vendido por tanto.
Crítica de Livros

A.M. Pires Cabral. O engenho, a valentia e o gozo

299
Usar da leveza para tratar os mais sérios assuntos: eis um dos propósitos do testamento poético de um autor raro em terra de sisudez literária.
Crítica de Livros

Allen Halloween: o rei do rio que não chega ao mar

A melhor maneira para compreender os lamentos que envolvem a saída de cena do rapper de Odivelas será ler as letras que cantou, reunidas no livro "Livre Arbítrio".
Livros

Torga: o lobo transmontano morreu há 25 anos

582
Nuno Costa Santos revisita, numa crónica, a obra do autor que foi contista, poeta e romancista autobiográfico. Mas foi também um mestre na arte do diário, que praticou entre 1941 e 1993.
Editoras

Imprensa Nacional aposta em poesia e audiolivros

A Imprensa Nacional apontou a poesia como "uma aposta forte", assim como uma coleção de audiolivros, "a disponibilizar gratuitamente", dedicada aos autores clássicos portugueses.
Arte

Detetive recupera livro raro que Irão procurava

Quando Ghazy morreu, a família começou uma busca por uma relíquia que lhe tinha sido roubada. O Irão também a procurava: queria ficar com ela. Mas o "Indiana Jones do Mundo das Artes" chegou primeiro.
Fernando Pessoa

"Orpheu". Placa do nascimento volta a ser exposta

A placa em mármore pertenceu ao café-restaurante "Irmãos Unidos", onde os membros da revista modernista se costumavam reunir. Estabelecimento fechou em 1970 e objeto passou para o Museu de Lisboa.
Literatura

Morreu Christopher Tolkien

Ao longo de 47 anos, Christopher foi um editor e um guardião dedicado da obra do seu pai. Foi ele que deu a conhecer "Silmarillion", uma das obras fundamentais para entender o mundo de J.R.R Tolkien.
Leitura

Guarda. Sexta edição de "Terra da Escrita"

A Câmara Municipal da Guarda vai desenvolver a sexta edição da "Terra da Escrita" que visa promover hábitos de leitura entre os mais jovens. Este ano o destaque vai para autores locais.
Rádio Observador

Os autores portugueses que vai querer ler em 2020

A segunda parte de “Eliete”, de Dulce Maria Cardoso, um novo livro de Matilde Campilho e o mais recente lançamento de José Eduardo Agualusa são algumas das propostas para o novo ano literário.
Lisboa

Lisboa recebe 1º festival de Literatura

592
Lisboa Cinco L, que celebra "a língua, os livros, a literatura, as leituras e as livrarias em Lisboa, "abrangerá diversas expressões artísticas, e vai distribuir-se por diferentes espaços da cidade".
Teatro

Centenário de Santareno celebrado na Gulbenkian

O colóquio "Centenário de Bernardo Santareno" abre as comemorações dos 100 anos do dramaturgo português, que inclui várias iniciativas ao longo do ano. Santareno nasceu a 19 de novembro de 1920.
Câmara Municipal Lisboa

Livros que foram de Pessoa custaram 11 mil euros

250
Em 2019, a Câmara de Lisboa adquiriu 11 livros da biblioteca particular de Pessoa em três leilões por cerca de 11 mil euros. A autarquia comprou ainda um conjunto de negativos de fotografias do poeta.
Reino Unido

Morreu o pensador conservador Sir Roger Scruton

947
Tinha 75 anos e morreu vítima de cancro. Entre os seus livros publicados em Portugal estão "Como Ser Um Conservador" e "A Natureza Humana". Foi também professor universitário e conselheiro de Governo.
Livros

Como está o mercado livreiro em Portugal? /premium

Qual a evolução dos números da venda de livros em Portugal? E de que forma o setor editorial nacional se enquadra na realidade europeia? Um ensaio de de Henrique Mota.
Livros

As feministas têm sempre razão? /premium

Quais os contornos de um discurso que tem marcado, com progressiva força, o espaço público em Portugal? Um ensaio de Patrícia Fernandes, a partir de quatro livros publicados em português.
Lançamentos

Livros: estes são os lançamentos de janeiro

183
O segundo volume das "Mil e Uma Noites", o vencedor do Booker International de 2019 "Corpos Celestes", e uma coletânea de cartas enviadas para Miguel Torga: eis algumas das novidades de janeiro.
Lançamentos

Livro de Herberto Helder de 1968 terá nova edição

125
Publicado em 1968 e imediatamente apreendido pela censura, "Apresentação do rosto" nunca mais voltou a ser editado. Obra de Herberto Helder terá nova edição em março, com alterações feitas pelo autor.
Literatura

Pedofilia. Livros de Matzneff retirados do mercado

Escreveu sobre as suas aventuras sexuais com adolescentes — e foi celebrado por isso. Agora, que uma das suas vítimas lançou um livro, Gabriel Matzneff está finalmente na mira da justiça francesa.
Booker Prize

Booker Prize. Revelado júri da edição de 2020

A primeira lista de nomeados para o prémio de literatura em língua inglesa será revelada em julho. O grande vencedor será conhecido em outubro. Margaret Atwood e Bernardine Evaristo venceram em 2019.
Lançamentos

Vencedor do Booker International editado este mês

"Corpos Celestes", de Jokha Alharthi, vai ser lançado em português pela Relógio d'Água. A autora foi a primeira de língua árabe a vencer o prémio de tradução para o inglês em 2019.
Escritores

"Nuno Bragança? Não conheço..."

752
Passamos a apresentar: aristocrata da casa de Bragança, descendente do rei D.Pedro II, boxeur, boémio, radical fundador das brigadas revolucionarias, libertador da língua portuguesa, escritor.
Poesia

"Mundo" de Florbela atrai estrangeiros a Évora

1487
Turistas e investigadores estrangeiros rumam a Vila Viçosa (Évora) em busca do "mundo" de Florbela Espanca, poetisa natural da terra.
Livros

Albert Camus, o grande mal-entendido

403
Camus foi, provavelmente, um dos nomes mais incompreendidos da história intelectual francesa. Ainda assim, e 60 anos após a sua morte, o legado que construiu é um dos mais duradouros e influentes.
Crítica de Livros

Fascistas, esses pobres diabos

119
No "Manual do Bom Fascista", Rui Zink descreve-o como sendo tudo e o seu contrário, com humor. Mas se não acharmos graça, somos nós o bobo da festa, aquele que não percebeu a piada.
Lançamentos

Mil e Uma Noites. Nova tradução terá três volumes

A tradução de Hugo Maia, feita a partir dos mais antigos manuscritos árabes, vai ter um volume a mais do que previsto. Deverá sair em maio e incluirá a segunda parte da última história de Xerazade.
Literatura

Joel Neto lê livro em formato podcast

Joel Neto criou um podcast no qual irá ler ao longo de 52 semanas, o livro "Meridiano 28", de 400 páginas. Através deste projeto, o escritor procura satisfazer o gosto de ler em público.
Lançamentos

Editado livro inédito de poesia erótica medieval

111
Trata-se de uma compilação de poemas eróticos reunidos pelo professor e investigador Victor Correia. Constam textos produzidos em Portugal, Castela, Galiza e Leão que foram traduzidos para português.
Lançamentos

Editora lança novela gráfica de clássico de Atwood

A Betrand vai publicar em fevereiro a novela gráfica da distopia de Margaret Atwood, "A História de uma Serva". Um mês depois, vai sair a edição portuguesa do último romance da autora canadiana.
Livros

"Os ingleses sempre sentiram que estão à parte" /premium

O britânico Jonathan Coe viveu dois meses em Cascais e tem um novo livro quase pronto. Diz que o tédio é muito útil na vida de um escritor e critica a falta de imaginação na política.
Crítica de Livros

O restauro como emblema e exemplo

O mais recente número da coleção "Património", da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é dedicado à história do Palácio dos Condes de Tomar.
Literatura

Morreu o escritor chileno Germán Marín

O escritor chileno Germán Marín, autor de "O Palácio do Riso", romance editado em Portugal, morreu no domingo, aos 85 anos, anunciou esta terça-feira a editora que o publicava.
Crítica de Livros

A Sacavém dos britânicos

252
Há um novo livro que conta a história da Real Fábrica de Louça e Azulejos de Sacavém, que recorda também a influência sobre a vida cultural e material de um certo quotidiano.
Crítica de Livros

O Alentejo ventoso de Ana Margarida de Carvalho

158
O Gesto Que Fazemos Para Proteger a Cabeça é construído a apontar para o virtuosismo e não para a narrativa propriamente dita, o que leva a que a escritora se veja obrigada a nunca descansar.
Livros

Novos livros de Atwood e Ferrante em 2020

121
As duas obras vencedoras do Prémio Booker deste ano, o mais recente livro de Patti Smith e o novo romance de Elena Ferrante são algumas das novidades editoriais para o primeiro semestre de 2020.
História

Há cem anos Keynes antecipou o futuro da Europa /premium

O grau premonitório de "As Consequências Económicas da Paz" é tal que a interpretação da História e da Economia parece ciência de regra e esquadro. Carlos Maria Bobone lembra porquê.
Livros

Os livros que mais gostámos de ler em 2019 /premium

Nos livros, 2019 ficou marcado pelo regresso de obras esquecidas e por nomes importantes que tinham sido atirados para a última prateleira — e, claro, por novidades. Estas são as nossas escolhas.
Editoras

Europa-América entra em insolvência

3500
A histórica editora portuguesa, fundada em 1945, apresentou esta semana um pedido de insolvência no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa-Oeste, em Sintra, noticiou o Expresso.
Natal

Mein Kampf e Minecraft. Vídeo real ou encenação?

126
Vídeo publicado no Natal mostra o momento em que um neto, que pediu o jogo eletrónico, desembrulha o livro de Hitler, oferecido pelo avô. Imagens arrancaram muitas gargalhadas, mas há quem desconfie.
Livros

A escola primária 87 e o Porto de João van Zeller /premium

Os colegas, os professores e a temida Santa Luzia Milagrosa. O Observador publica um excerto do livro "Johnny Boy", uma coleção de memórias de João van Zeller.
Livros

Livros para o Natal (2) /premium

Perante o expansionismo autoritário chinês, precisamos hoje de recordar as âncoras pluralistas do Ocidente em Atenas, Roma e Jerusalém.
Crítica de Livros

Francisco José Viegas e o seu quase policial

"A Luz de Pequim" é a nona aventura do inspetor Jaime Ramos, neste policial que nunca chega a sê-lo, numa narrativa altamente introspetiva.
Bibliotecas

Governo investe 443 mil euros em 40 bibliotecas

504
Três décadas depois da criação da rede nacional de bibliotecas públicas, a necessidade de um reforço monetário levou a que quatro redes intermunicipais recebam 443 mil euros para melhorarem projetos.
Presentes de Natal

25 livros infantis para dia 25 de dezembro

479
Para lidar com a idade dos porquês, ajudar na hora de deitar ou simplesmente fazer um brilharete no Natal, reunimos 25 novos livros infantis, publicados nos últimos quatro meses. É só embrulhar.
Literatura

Festival Bang! regressa em março

O festival dedicado à fantasia, ficção científica e horror, organizado pela Saída de Emergência, vai regressar a 28 de março. Os autores Joe Abercrombie e Sherrilyn Kenyon são os convidados de honra.
Lançamentos

ASA publica coleção de ensaios de Arundhati Roy

Com apenas dois romances publicados, a escritora indiana é autora de uma vasta obra de não-ficção. A coletânea que será publicada em 2020 inclui, entre outros, o ensaio "O Fim da Imaginação".
Fact Check

Saramago disse que políticos eram "salafrários"?

A frase atribuída ao escritor circula insistentemente nas redes sociais desde 2014. Mas foi dita por um escritor brasileiro. e referia-se ao Brasil e não a Portugal.
Livros

Livros para o Natal (I) /premium

Para assinalar a notável vitória da moderação e do bom senso nas eleições britânicas, optei por… manter a minha tradição de dedicar as duas crónicas antes do Natal a sugestões de livros para o Natal.
Livros

Patrik Svensson escreveu um Evangelho das Enguias

Histórias familiares que se cruzam com os factos mais misteriosos do animal que nasce no Mar dos Sargaços. O livro já chegou a Portugal e é considerado um dos maiores êxitos literários do ano.
Crítica de Livros

Chico, o escritor que escreve sobre outro escritor

O novo livro de Chico Buarque fala sobre um escritor sem inspiração caído em desgraça que gosta tanto de mulheres como de confusões. O Brasil contemporâneo de Bolsonaro serve de subtil pano de fundo.
Fernando Pessoa

Disponível novo número da revista "Pessoa Plural"

O número da 16 da revista de estudos pessoanos fala sobre a receção internacional do poeta, em países como França ou Peru. É dedicado a George Monteiro, que morreu em novembro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Greta é símbolo das gerações mais jovens

Greta "é um símbolo de gerações mais jovens, mas também de uma chamada de atenção a todos aqueles que, sendo menos jovens, não levam tão a sério o problema das alterações climáticas", afirmou Marcelo.
Literatura

Mário Cláudio. O Honoris Causa sabe-lhe a Porto

Sente-se um “guarda-rios” e revive os chocolates Regina que a avó lhe dava ao deitar. O escritor Mário Cláudio recebeu o título de Doutor Honoris Causa, no ano em que comemora 50 anos de literatura.
Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa recebe três livros do poeta

Três exemplares da biblioteca de Fernando Pessoa que foram a leilão na quinta-feira passada foram adquiridos pela Câmara Municipal de Lisboa, depois de exercido o direito de preferência, e pela EGEAC.
Cultura

Como um conto de Natal pode salvar vidas

E se um conto de Natal tivesse acontecido mesmo? E se, nesse acontecimento, a vida de uma rapariga tivesse sido salva? Esta é a história de como os livros que nos acompanham também nos podem resgatar.
Crítica de Livros

Fernando Lemos: design e celebração

A monografia-catálogo sobre o artista português surge associada à exposição organizada pelo MUDE e volta a reforçar o legado fundamental e multidisciplinar de Fernando Lemos.
Literatura

Porto. Escritor Mário Cláudio homenageado 

O escritor Mário Cláudio, "uma voz diferenciada em voz do prol comum", vai ser homenageado com o doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto pelos seus 50 anos de vida literária.
Livros

Os últimos meses da vida de Kurt Cobain /premium

266
"Mais Pesado do que o Céu", a biografia escrita por Charles R. Cross, é finalmente publicada em Portugal. O Observador revela um excerto que regressa ao período final da sua vida e à ultima digressão.
Brasil

Brasil. Academia de Letras reelege Marco Lucchesi

O poeta e professor Marco Lucchesi foi reeleito para a presidência da Academia Brasileira de Letras, afirmando querer trabalhar para aprofundar a reforma administrativa da instituição.
Livros

Livro italiano aponta para assassinato de Camus

207
Um novo livro de Giovanni Catelli vem dar força à sua teoria de que Camus terá sido assassinado pelo KGB em concordância com o governo francês. Em causa estariam as relações com a União Soviética.
Fernando Pessoa

Biblioteca de Pessoa leiloada

415
Um novo lote com livros e manuscritos que foram do poeta, incluindo uma carta de Ângelo de Lima, membro do Orpheu, vai ser leiloado em Lisboa. Leilão volta a incluir volumes que não foram catalogados.
Conversas à Quinta

Muitos livros diferentes para oferecer este Natal

128
Todos os anos trazemos aqui as nossas sugestões de livros. Não são os livros do ano mas são boas recomendações de leitura. Livros ainda a tempo de escolher para oferecer (ou comprar para si) este Natal
Cultura

Djaimilia Pereira de Almeida vence Prémio Oceanos

1088
A escritora venceu o prémio literário com o romance “Luanda, Lisboa, Paraíso”, publicado em 2018. O anúncio foi feito durante a manhã desta quinta-feira, em São Paulo. Daniel Jonas fez parte do júri.
Livros

Chico Buarque recebe prémio a 25 de abril

Chico Buarque vai receber o Prémio Camões, no valor de 100 mil euros, a 25 de abril de 2020. Diploma poderá chegar às mãos do músico sem assinatura de Bolsonaro.
PISA

Como pôr as crianças a ler? (em 9 passos) /premium

O ideal é começar bem cedo, ainda antes de aprenderem a falar, mas se é pai de um adolescente que não lê não desespere. Ainda é possível agarrá-lo aos livros, só vai custar um pouco mais. Saiba como.
Política

A maternidade da direita portuguesa

Não é possível a direita querer condicionar o destino da sociedade portuguesa ao mesmo tempo que parte significativa dessa mesma direita todos os dias desempenha, pior, alimenta o papel do idiota útil
Literatura

Jorge de Sena: cem anos a estragar as festas

425
Fez 100 anos e a TAP deu o seu nome a um avião, ele que odiava voar. Houve debates e exposições sobre ele, que dizia "não sirvo para comemorações". Só uma antologia o pôs a vociferar como gostaria.
Lançamentos

Bram Stoker achava "que os vampiros eram reais"

121
No seu mais recente livro, Dacre Stoker, sobrinho-bisneto do escritor, fala sobre a juventude do seu "famoso familiar" e as origens de "Drácula", que acredita ter sido inspirado em relatos reais.
Política

O que a direita fez por Portugal /premium

112
Os partidos de direita mantiveram-se fiéis à democracia liberal até hoje. Hoje, uma das grandes questões da política portuguesa é saber se se pode dizer o mesmo do PS. Ainda não sabemos.
Lançamentos

"Bucólicas": um mundo idealizado por Vergílio

285
O poema com pastores eruditos que citam Teócrito e Calímaco é um repositório de temas tão diversos como a expropriação de terras ou o amor. A primeira grande obra de Vergílio tem uma nova tradução.
Livros

"O Marquês de Pombal fez sofrer os portugueses" /premium

Porque é que um historiador americano fez um livro sobre o grande sismo que mudou a História de Portugal e da Europa? Eis a pergunta de partida para uma entrevista com o autor de “O Abismo de Fogo".
País

Livro divulga património único na Batalha

O livro "Grafitos medievais do Mosteiro da Batalha" estuda um evento único em Portugal. Os artesãos que há 500 anos passaram pelo Mosteiro da Batalha deixaram incríveis grafitos nas paredes.
Literatura

Escritores contestam escolha da FLIP 2020

182
"Não compreendo como a Flip 2020, maior festa literária do Brasil, escolhe Elizabeth Bishop como homenageada-tema", criticou a escritora e jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho.
Livros

Portuguesa vence prémio de literatura gastronómica

"Comer como uma Rainha", de Guida Cândido, investigadora da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o prémio internacional de Literatura Gastronómica 2019.
País

Publicados inéditos de Natália Correia 

Uma investigação da escritora Ângela Almeida vai incluir textos inéditos da antiga deputada e poeta Natália Correia. Ângela Almeida fez a sua tese de doutoramento sobre a autora.
Livros

Cristina Cosme vence prémio Agustina

A escritora é a mais recente vencedora do Prémio Revelação Augustina Bessa-Luís com o romance "Um Símbolo Vivo". Além da edição do livro a autora ganhou um prémio de 10.000 euros.
Lançamentos

"Poema à Duração" de Peter Handke com nova edição

125
A edição da Assírio & Alvim do poema do autor austríaco estava há muito esgotada. A tradução e introdução é de José A. Palma Caetano. Livro chega às livrarias esta quinta-feira.
Crítica de Livros

Salvar o planeta um cadáver de cada vez

144
"Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos", de Olga Tokarczuk, é um "thriller" policial bucólico, com toques de contos de fadas sombrios, sobre como a Natureza se pode vingar da humanidade.
Livros

O mal, a liberdade e a revolução por Hannah Arendt /premium

107
A edição recente de "Sobre a Revolução" e "Pensar sem Corrimão" levam-nos de volta ao pensamento de Hannah Arendt, pelas suas ideias inesperadas e por ser mais do que um nome mediático.
Livros

"Grande Sertão": o "monstro" de Guimarães Rosa /premium

Um dos mais importantes romances brasileiros, "Grande Sertão: Veredas" tem nova edição em Portugal. Falámos com Silviano Santiago, que nos guiou por rios e afluentes rumo ao coração negro do Brasil.
Exposições

Inaugura exposição artistica baseada em Al Berto

Quinta-feira é o primeiro dia da exposição artística baseada na obra literária de Al Berto, no Museu do Chiado, com curadoria de Ana Natividade, André Almeida e Sousa e Paulo Brighenti.
Livros

Livro póstumo de Freitas do Amaral fala de Cristo

Uma das conclusões do ensaio de Freitas do Amaral diz que foi Cristo o verdadeiro precursor do princípio da "separação entre a Igreja e o Estado": "A Deus o que é de Deus, a César o que é de César".
Crítica de Livros

Eu, Eu, Eu, Eu, Elton John

‘Eu, Elton John’, a autobiografia de Elton John, pode ser lida sob duas perspectivas, ambas condenadas a, por motivos diferentes, frustrar o leitor.
Livros

Fausto Neves lança livro sobre Lopes-Graça

O pianista Fausto Neves lança esta sexta-feira o livro "Em torno de Lopes-Graça — Pensamento, Resistência, Criação", que aborda a vida do compositor, maestro e político português.
País

Edgar Morin: Portugal "é um país extraordinário"

3511
O filósofo apontou a riqueza cultural do país como um dos pontos fortes e exaltou o papel da lusofonia, mas deixou a crítica à língua inglesa que vai perdendo o sabor pelo valor comercial.
Lançamentos

Segundo volume das "Mil e Uma Noites" em dezembro

Dois anos depois, vai ser lançado o segundo e último volume da tradução de "As Mil e Uma Noites" de Hugo Maia. Esta é primeira em português feita a partir dos manuscritos árabes mais antigos.
Escritores

Manuscrito de Charlotte Brontë vendido por 780 mil

O caderno é um de vários com edições da "The Young Gentlemen's Magazine", uma revista fictícia criada pelas irmãs Brontë. O museu dedicado às escritoras já tinha tentado comprar o manuscrito em 2011.
Livros

De' Medici: “Foi terrível crescer nesta família" /premium

401
Descendente direto da mais poderosa família renascentista da Europa, Lorenzo de' Medici acaba de publicar o primeiro romance em português. Como é ser um Médicis nos dias de hoje?
Crítica de Livros

John le Carré e a ficção da "resistência"

O mais recente "Agente em Campo" está a meio caminho entre as obras dos melhores dias do autor britânico e aquelas que foram quase absolutas decepções
Literatura

Livros "não servem para nada" se não baterem redes

Literatura e redes sociais estiveram em discussão este sábado no evento Arquipélago de Escritores, que decorre nos Açores, tendo o escritor e jornalista Joel Neto como convidado.
Livros

Teremos de viver sempre com a guerra? /premium

137
Um livro do politólogo Jonathan Holslag oferece uma panorâmica sobre 3000 anos de história e tenta compreender a razão de “um planeta que sempre ansiou pela paz não ser capaz de a preservar”.
Exposições

Obras inspiradas no livro de Al Berto expostas

O livro "Horto de Incêndio"inspirou pelo menos 90 obras de 27 artistas que vão estar expostas no Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado até 2 de fevereiro.
Lançamentos

Bíblia. Novo volume da tradução do grego

O Tomo 2, do Volume IV, completa a publicação dos Livros Sapienciais. A tradução da "Bíblia" de Frederico Lourenço foi iniciada em 2016 e deve ser concluída no decorrer do próximo ano.
Crítica de Livros

Veterinário fotógrafo: Jorge Bacelar, troca vital

927
Nuns curtos seis anos, Jorge Bacelar atingiu a maturidade técnica fotográfica, ao mesmo tempo que o seu microcosmos da veterinária no campo lhe deu acesso a um ambiente particular.
Livros

Philip Roth e a vida como uma derrota perpétua

Foi publicado em Portugal "Operação Shylock", um romance que nos faz recuperar as preocupações obsessivas do escritor americano, as mesmas que construíram o contexto da sua obra.
Teatro

Tiago Rodrigues encena Saramago em Inglaterra

A prestigiada companhia de teatro britânica convidou o dramaturgo e encenador português a apresentar uma peça nova em Inglaterra. Eis Blindness and Seeing, inspirada em dois romances de Saramago.
Livros

Livro retrata caras do anarquismo em Portugal

Os quatro homens "representam bastante bem as variedades de posicionamento dentro do espetro libertário-anarquista português" entre a Primeira República e o pós-25 de Abril, disse João Freire.
Lançamentos

Dois livros novos no centenário de Jorge de Sena

Os dois livros, um volume de correspondência com o capitão Sarmento Pimentel e uma fotobiografia, são da responsabilidade da filha do escritor, Isabel de Sena. Devem sair "em breve" pela Guerra & Paz.
Austrália

Austrália. Governo acusado de censura a livro

A história deveria ter sido publicada há dois meses, mas o lançamento foi adiado por "resistência sem precedentes por parte do Governo", afirmou a imprensa australiana.
Bulgária

Sófia. Vai ser criada Cátedra José Saramago

A Universidade Sveti Kliment Ohrisdki, em Sófia, vai criar a cátedra José Saramago, que vai "refletir a importância que a obra do escritor assume nos estudos literários na Bulgária".
Livros

Os segredos, os excessos e a glória de Elton John /premium

Como a década de 70 deu tudo e ao mesmo tempo quase tirou tudo a Elton John. O Observador faz a pré-publicação da autobiografia do músico inglês, que é publicada em Portugal a 14 de novembro.
Literatura

A freira portuguesa que escrevia cartas de amor /premium

166
350 anos depois da publicação em Paris de cinco cartas de amor de uma freira portuguesa, o que se sabe sobre a alegada autora? O Observador visitou, em Beja, os locais associados a Mariana Alcoforado.
Música

Poesia de Natália Correia lançada em CD

Luís Gil Bettencourt lança no domingo um CD com seis poemas musicados de Natália Correia, no festival literário Outono Vivo, na cidade da Praia da Vitória. "Ainda não se falou de Natália", disse.
Crítica de Livros

Casa São Roque: o Porto no seu melhor

Uma nova monografia conta a pequena grande história de uma "serena residência", e adiciona uma nova peça ao puzzle da historiografia arquitectural do Porto.
Prémios e Galardões

Atribuídos prémios PEN no valor de 15 mil euros

Os prémios PEN distinguiram as obras dos escritores Julieta Monginho, com o prémio de narrativa, Tatiana Faia, com o prémio poesia, e Mafalda Faria Blanc e Luis Filipe Thomaz, no ensaio.
Lifestyle

Entre uma colherada e uma história de heróis

O momento da refeição deve ser calmo e estruturante, sobretudo para os mais novos. Consciente disso, a McDonald’s acrescentou livros aos ingredientes do seu Happy Meal.
Livros

Autobiografia de Pedro Canavarro editada

Foi esta quarta-feira editada a autobiografia do antigo eurodeputado e líder do extinto PDR nos Paços do Concelho de Santarém. O livro é testemunho de quem viveu a vida do país.
Sophia de Mello Breyner Andresen

Marcelo atribui grau de Grande-Colar a Sophia

672
A escritora já tinha recebido a Ordem Militar de Santiago da Espada em vida. Agora, no dia em que faria 100 anos, Marcelo atribuiu-lhe postumamente o título máximo do Grande-Colar.
Poesia

"Cem poemas de Cuca Roseta" em livro este mês

"Cem poemas de Cuca Roseta" reúne versos escritos pela fadista. O livro que inclui "quase todos os poemas" que já gravou é editado no próximo dia 15.
Design

A nova geração de designers portugueses em BD

199
Depois de uma campanha de crowdfunding, Beatriz Costa lança este sábado, no Porto, o livro “Nova Geração de Designers”. Um retrato “otimista” do ensino de design em Portugal.
Livros

A virtude e o amor nos contos de Sophia

114
No dia em que se comemoram os cem anos de Sophia de Mello Breyner Andresen, Carlos Maria Bobone recorda como também através dos contos a poeta mostrou o seu fascínio pelo que é maior do que o homem.
Exposições

O Tempo das Mulheres é este, em fotos e palavras

Primeiro é inaugurada a exposição. Depois, haverá um livro para a guardar e revisitar. Maria Antónia Palla e Alfredo Cunha, com histórias e imagens de locais diferentes mas sempre "essenciais".
Brasil

Prémio Oceanos. Pepetela entre finalistas 

230
Pepetela é finalista com o romance “Sua Excelência, de Corpo Presente”. Os quatro autores portugueses na final são Dulce Maria Cardoso, João Tordo, Djaimilia Pereira de Almeida e José Gardeazabal.
Sophia de Mello Breyner Andresen

Aniversário de Sophia celebrado em todo o país

O centésimo aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen vai ser celebrado em todo país. As iniciativas passam por concertos, declamação de textos da autora e não só.
Livros

Porque é que o Prémio Leya não foi atribuído?

Pela terceira vez, o júri decidiu não atribuir um dos maiores prémios literários da lusofonia. Manuel Alegre, presidente do júri, esclarece que decisão é tomada "independentemente do valor do prémio".
País

Bibliotecas têm "papel chave" nas comunidades  

2493
A direção-geral das bibliotecas públicas afirmou a necessidade de manter o investimento num espaço que tem vindo a adaptar a sua função ao longo dos tempos e que serve vários públicos.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de novembro

A amizade improvável entre D. Maria I e o fundador da fábrica da Marinha Grande, a biografia de Kim Jong Un e o regresso do autor de "O Silêncio dos Inocentes": eis alguns dos livros de novembro.
Lisboa

Lançadas novas edições de Orlando da Costa

A sessão que celebra o 90.º aniversário do escritor Orlando da Costa no próximo dia 11 vai contar com a presença do primeiro-ministro, António Costa, seu filho.
País

Sophia de Mello Breyner homenageada com pinturas

467
São mega pinturas no lado exterior de um edifício, me Lagos, pintadas por João Samina. Por trás da homenagem está a celebração dos 100 anos do nascimento da poetisa com fortes ligações à cidade.
Livros

“Churchill teria votado a favor do Brexit” /premium

158
Nova biografia monumental de Winston Churchill revela documentos e exalta o aristocrata que liderou o Reino Unido. O autor chegou a estar três dias de pijama em casa só para escrever um capítulo.
Livros

A cadeira e outros grandes inimigos da humanidade /premium

113
Nós não fomos feitos para esta vida, diz-nos Vybarr Cregan-Reid em "Alteração Primata", um livro que mostra como a civilização que criámos e de que tanto nos orgulhamos está a arruinar a nossa saúde.
Crítica de Livros

Henri Bergson e os limites do humor

121
Com o filósofo francês aprendemos a ver como o humor é um mecanismo humano e, por isso mesmo, é muito difícil pronunciarmo-nos moralmente sobre ele de forma definitiva.
Livros

Eleitora, banqueira, maquinista. 59 pioneiras /premium

575
Carolina Ângelo foi a primeira mulher a votar. Patrícia Pinto foi a primeira maquinista da CP. "As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens" reúne as histórias de 59 mulheres precursoras.
Mundo

Mafioso diz que assassinou João Paulo I

436
Sobrinho do mítico Lucky Luciano e um dos mais ativos mafiosos do final do século XX, Antoni Raimondi revela num livro de memórias que matou João Paulo I. Causa da morte sempre levantou suspeitas.
Livros

Vai ser editada a autobiografia dos Xutos

275
O livro é assinado pela jornalista de música Ana Ventura mas é uma autobiografia da banda e simula um diálogo dos cinco elementos com o leitor. A ideia partiu de Zé Pedro, ainda antes de morrer.
Livros

"O catecismo responde, a literatura faz perguntas"

158
Num novo livro, Alberto Manguel fala de "monstros fabulosos", criaturas imaginárias que marcaram gerações de leitores e que continuam, ainda hoje, a oferecer perguntas a quem se atreve a procurá-las.
Inovação

Por que razão é que o mundo fala inglês? /premium

A edição portuguesa do livro "Loonshots", do físico e executivo Safi Bachall, chega a Portugal. Leia um capítulo de "Lunáticos. Como fomentar ideias loucas que fazem o mundo avançar".
Literatura

Prémio Leya não será atribuído em 2019

140
O vencedor deveria ser revelado esta quarta, mas o júri decidiu não atribuir o prémio. "Obras concorrentes não correspondem aos parâmetros de qualidade literária exigidos", explicaram os jurados.
Eslováquia

André Letria premiado na Eslováquia

O trabalho de André Letria para o livro ilustrado "A Guerra", que criou a partir de um texto de José Jorge Letria, foi um dos cinco distinguidos com o BIB Plaque 2019.
Escritores

Marina Perezagua, entre o encanto e a solidão /premium

Nasceu em Sevilha, viveu em Itália, Inglaterra e há anos que se estabeleceu nos Estados Unidos. Na vida de Marina Perezagua, há muitos mundos e nos seus livros também. Falámos com a autora em Óbidos.
Crítica de Livros

Bret Easton Ellis e a arte de dizer mais do mesmo

"Branco" é uma autobiografia ensaística que nos leva da L.A. dos 70s à Nova Iorque de Trump mas é também um livro em que o autor americano é tudo menos disruptivo.
Estilo de Vida

Porque é que os oceanos nos fazem tão bem? 

184
Deborah Cracknell, especialista em psicologia ambiental, partilha os benefícios do mar para a saúde e revê décadas de investigação sobre o seu potencial terapêutico, pelo qual devemos zelar.
Livros

"Nenhuma contrariedade travava Manoel de Oliveira" /premium

Nova biografia diz que o realizador procurava controlar toda a gente durante as filmagens. Só o filho mais velho de Oliveira falou com o biógrafo.
Livros

Manguel lamenta que a tecnologia ofusque os livros

164
O escritor argentino Alberto Manguel, autor de "Monstros Fabulosos", afirma que a literatura transforma as pessoas e lamenta que a evolução tecnológica tenha retirado importância aos livros.
Livros

As profissões (quase) desaparecidas no Porto

313
O jornalista e investigador Germano Silva lança este sábado o livro “Porto. Profissões (quase) desaparecidas”, onde recorda antigos ofícios. Ao Observador, falou do turismo e da paixão pela cidade.
Mundo

Cabo Verde quer usar literatura para debates

O ministro da Cultura de Cabo-Verde quer que os livros e debates literários sejam para todos, e um meio de chegar a grandes ideias e debates.
Nobel da Literatura

Novo Nobel da Literatura com edição reforçada

"Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos" tinha lançamento previsto no dia 14 de outubro, mas o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura, no dia 10, levou a um reforço de edições.
Escritores

"A literatura africana vai ser a mais importante" /premium

Há uma mudança em curso na literatura. Geovani Martins, que nasceu e cresceu nas favelas do Rio de Janeiro, faz parte desse movimento de abertura, que acredita que será cada vez maior no futuro.
Bibliotecas

Biblioteca de Lisboa sem plano contra incêndios

114
Há alarmes de incêndio avariados na Biblioteca das Galveias, acusa Sindicato dos Trabalhadores do Município. O assunto chegou à Assembleia Municipal. Câmara de Lisboa fala em atraso da Proteção Civil.
Prémios e Galardões

Andante - Associação Artística vence Prémio Ler+

O Prémio Ler+, ganho pela Andante, tem o objetivo de “reconhecer o trabalho de excelência realizado em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e do gosto pela leitura e pela escrita”.
Sophia de Mello Breyner Andresen

Festival homenageia Sophia de Mello Breyner

713
A homenagem feita no ano em que se assinala o centenário da morte de Sophia de Mello Breyner é assinalada com um espetáculo musical dirigido pelo neto da escritora Martim Sousa Tavares.
Banda Desenhada

AmadoraBD: "Não é uma rutura, é uma renovação"

O mais antigo festival de banda desenhada português tem uma nova direção. Quer reformular-se, não quer ser um novo festival. Fake news, Stan Lee ou Batman são alguns dos destaques até 3 de novembro.
Crime

Livro. A vida e a morte de 11 assassinos em série /premium

106
Todos mataram em série, quase todos foram executados por isso. Neste livro sobre 11 temíveis homicidas (um deles português), a exceção é Pedrinho Matador: assassinou 100 pessoas, agora é youtuber.
Lançamentos

Nova tradução das "Bucólicas" sai em novembro

300
Esta é a primeira nova edição em anos daquele que é considerado o primeiro poema do autor da "Eneida". A tradução é do latinista Gabriel A. F. Silva, que traduziu as "Geórgicas".
Vaticano

Vaticano nega risco de insolvência

O recente livro de Gianluigi Nuzzi revelou um excerto de um documento oficial que revelava "preocupação pelo défice que afeta a Santa Sé". O Vaticano afirmou agora que as alegações são exageradas.
Livros

A bomba contra Salazar e os efeitos no PCP /premium

445
O Observador faz a pré-publicação do livro "Os Anos Esquecidos: a refundação do Partido Comunista Português", com um excerto sobre o atentado de 1937 contra Salazar.
Literatura

"Literaturas e Resistência" em Montemor-o-Novo

A terceira edição dos Encontros Literários de Montemor-o-Novo, que integra a exposição “48 Anos de Censura em Portugal”, tem como tema “Literaturas e Resistência”. O encontro começa na quinta-feira.
Literatura

Folio. Mais público e mais livros vendidos 

A 5.ª edição do Folio teve mais público e mais livros vendidos, de acordo com o balanço feito pelos organizadores do evento, que no próximo ano terá como tema "O outro".
Escritores

"Somos o mesmo animal independentemente da década" /premium

Donald Ray Pollock deixou o emprego que tinha numa fábrica de papel para se tornar escritor. Hoje conta com três livros publicados e a certeza de ter descoberto o que quer fazer para o resto da vida.
Literatura

Buarque recebeu o Camões e também merecia o Nobel

251
O escritor e compositor foi tema de conversa no penúltimo dia do FOLIO, em Óbidos. Paulo Werneck, Geovani Martins, Clara Capitão e Isabel Lucas juntaram-se para discutir o porquê do Chico ser o Chico.
Lançamentos

Novo livro de Chico Buarque sai também em Portugal

"Essa Gente", o novo romance do escritor e compositor brasileiro, vai ser publicado a 14 de novembro no Brasil e também em Portugal. O livro conta a história Manuel Duarte, um escritor decadente.
Lançamentos

João Tordo vai publicar o primeiro thriller

Chama-se "A Noite em que o Verão Acabou" e gira em torno de um homicídio ocorrido nos Estados Unidos no final dos anos 90. O thriller de estreia do escritor português chega às livrarias em novembro.
Livros

Leonard Cohen, o homem de ninguém

1734
A erudição, a religião e a líbido como alimento para de Leonard Cohen. A biografia do músico, agora publicada em português, lembra-nos como o canadiano cantou (brilhantemente) a própria vida.
Literatura

Agualusa. "Se a gente for por aí queima tudo"

533
O escrito esteve presente no Folio, em Óbidos e alertou para os perigos da censura e do revisionismo literário. "Se a gente for por aí queima tudo, até a Bíblia".
Livros

Menina e Moça no Porto para ler, beber e comer

479
A livraria-bar Menina e Moça abriu em Lisboa em 2017 e inaugura este sábado na baixa do Porto. Por lá, pode comprar livros, escrever postais, ouvir música, beber um copo e petiscar.
A página está a demorar muito tempo.