249kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Literatura

Exposições

"Novas Cartas Portuguesas" no Museu do Aljube

Os 50 anos do início das "Novas Cartas Portuguesas" são o ponto de partida de uma exposição no Museu do Aljube, em Lisboa, que associa esta obra à luta das mulheres pela liberdade.
Livros

Festival literário Lisboa 5L terá edição em 2022

A próxima edição do Festival Internacional de Literatura e Língua Portugal decorrerá de 04 a 08 de maio de 2022, anunciou a vereadora da Cultura Catarina Vaz Pinto.
Livros

"Dizem-nos que aos 38 já não somos mais mulheres" /premium

"A Cadela" é uma história sobre o que queremos esquecer: um país dividido, um povo miserável e os monstros da maternidade. Em entrevista, Pilar Quintana, escritora colombiana, explica-nos porquê.
História

As lições de "Leviatã", 370 anos depois /premium

Thomas Hobbes criou o instrumento com o qual foram construídas as modernas democracias liberais: o Estado soberano. O que ainda aprendemos com a sua obra maior? Um ensaio de Francisco Carmo Garcia.
Música

Billie Eilish: vem aí um livro de fotos pessoais

Depois de fazer um disco (e antes de sair o segundo, em julho), a pop-star vai lançar um livro. Chama-se "By Billie Eilish" e é uma "viagem narrativa visual" cheia de fotografias de vida e de família.
Livros

Joan Didion: a escrita como sobrevivência /premium

Uma nova coletânea de textos esquecidos, em inglês, e a edição em Portugal do seu último livro levam-nos a perguntar: quem é Joan Didion, o que escreveu e por que motivos é cada vez mais lida?
Livros

"O Ângulo Raso" de Fernanda Botelho reeditado

O primeiro romance de Fernanda Botelho, "O Ângulo Raso", esgotado há anos, vai ser reeditado em novembro pela Abysmo, disse Joana Botelho, neta da autora.
Literatura

Prémio Literário UCCLA para Leonardo Oliveira

Leonardo Costa de Oliveira, 38 anos, venceu com "O Sonho de Amadeu", "prosa trabalhada, frase curta, paisagens urbanas", resumiu o júri. O brasileiro, geólogo de profissão, foi um dos 699 candidatos.
Lisboa

Arrancou o festival literário de Lisboa

Começou esta quarta-feira o 5L — Festival Literário de Literatura e Língua Portuguesa, que decorre em Lisboa até domingo. Na sessão inaugural, Fernando Medina garantiu que este é um evento para durar.
Livros

Começa o 5L, primeiro festival literário de Lisboa /premium

Iniciativa arranca esta quarta-feira e é descrita como uma “grande festa consagrada à língua e à literatura”. José Eduardo Agualusa, Afonso Cruz e Isabel Minhós Martins são alguns dos convidados.
Escritores

Lídia Jorge vence Prémio de Crónica e Dispersos

O Grande Prémio foi atribuído por unanimidade do júri, que justifica a sua escolha com o facto de "se tratar de um livro de mestria cronística". "Do conjunto de textos resulta uma obra bem afeiçoada".
Livros

Nos bastidores da campanha de Guterres para a ONU /premium

"O Mundo Não Tem de Ser Assim" traça o percurso político do antigo primeiro-ministro português e atual secretário-geral das Nações Unidas. O Observador revela um excerto do livro.
Crítica de Livros

Oliveira e grandes surpresas a preto e branco /premium

Um livro (e uma exposição) que representa um marco indelével na abordagem à figura do cineasta e impõe de certo modo uma revisitação da própria história portuguesa da fotografia dos anos 1930-50.
Livros

Emma Becker: "Fui paga para escrever" /premium

197
Durante 2 anos, Emma Becker foi prostituta em Berlim. O relato quase jornalístico que pensou que ia escrever transformou-se numa coisa diferente quando chegou à Casa: um retrato das relações humanas.
Livros

Maquiavel: o pensador político anti-moderno /premium

Quais as origens da filosofia apresentada por um dos mais marcantes pensadores políticos? E de que forma "O Príncipe", obra clássica agora reeditada, se relaciona com o mundo contemporâneo?
Cultura

Ana Francisca, a poeta

Está aqui tudo o que tenho sobre ela: o processo clínico ainda em papel, o capítulo de um livro que revela pormenores da sua vida e dezenas de pequenos papéis com os seus versos extraordinários.
Livros

 Do condicionamento industrial ao comercial 

233
Aumentar o tempo de preço fixo do livro e proibir os editores de fazerem acertos de preços não defenderá nenhuma livraria, limitará a diversidade cultural e impedirá o aparecimento de novos escritores
Crítica de Livros

Hiromi Kawakami e o inacessível que faz mossa

"Os Amores do Senhor Nishino" é o retrato de um homem misterioso e fascinante, um colecionador de amantes que nos é revelado através de uma linguagem por vezes mais ligeira do que plástica.
Livros

Novo livro de Sally Rooney sai em outubro

"Beautiful world, where are you", de Sally Rooney, segue quatro jovens na Irlanda, a navegar entre o amor, a amizade e os seus medos quanto ao futuro. Vai ser publicado em outubro em Portugal.
Igreja Católica

Dante é nosso!  /premium

371
Deve-se à Igreja o desenvolvimento de todas as artes e a criação das universidades, que foram o berço do conhecimento moderno, filosófico-teológico e científico- tecnológico.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de maio /premium

Maio trará livros como o primeiro romance de Marieke Lucas Rijneveld, os contos de Silvina Ocampo, a vida e morte de Hamnet por Maggie O'Farrell e um ensaio sobre o luto de Chimamanda Ngozi Adichie.
Lançamentos

Primeiro volume das obras de Santareno sai em maio

O início da publicação das obras completas do dramaturgo português devia ter começado no ano passado, mas foi adiado devido ao novo coronavírus. Centenário de Bernardo Santareno celebrou-se em 2020.
Macau

Há livros que podem ameaçar segurança nacional 

"Se o conteúdo constituir um ataque que contraria a segurança nacional e que também viola os princípios de legalidade... Temos de seguir os princípios de legalidade", disse Wong Sio Chak.
Livros

"Cartas Portuguesas" com nova edição em Espanha

As cartas atribuídas à freira portuguesa Mariana Alcoforado, publicadas em Paris em 1669, têm uma nova edição em Espanha, com responsabilidade científica do historiador José António Falcão.
Lançamentos

"Hamnet", de Maggie O’Farrell, editado em Portugal

O aclamado e galardoado romance baseado na vida e morte do único filho de Shakespeare vai sair pela Relógio d'Água. Editora chama-lhe "uma das mais importantes obras deste início do século XXI".
Lançamentos

Livro de Marieke Rijneveld publicado em Portugal

338
"O Desassossego da Noite", de Marieke Lucas Rijneveld, dos Países Baixos, vai ser editado em maio pela editora Dom Quixote. Romance venceu o International Booker Prize no ano passado.
Literatura

Women's Prize. Revelada "shortlist" de 2021

Cherie Jones, Patricia Lockwood, Susanna Clarke, Brit Bennett, Yaa Gyasi e Claire Fuller são as escritoras finalistas ao Women's Prize for Fiction. A shortlist de seis obras foi revelada esta quarta.
Lançamentos

Vida de António Guterres retratada em biografia

Pedro Latoeiro e Filipe Domingues preparam-se para lançar "O Mundo Não Tem de Ser Assim", a obra biográfica sobre a vida do "político e humanitário" António Guterres, o 1º português a liderar a ONU.
Brasil

Brasil e Portugal lançam manuais de alfabetização

O Embaixador de Portugal em Brasília agradeceu a confiança manifestada pelo Brasil, ao escolher "prestigiados institutos e centros de conhecimento" de Portugal para serem "parceiros neste projeto".
Atualidade

O camelo que carrega uma biblioteca no Paquistão

O camelo Roshan leva livros a crianças de quatro aldeias remotas da região de Kach. E é sempre recebido em festa. O projeto nasceu em agosto, quando as escolas estavam encerradas por causa da Covid-19
Cultura

Segundo Festival Oeiras Ignição Gerador

O futuro da cultura volta a estar em discussão, entre 20 e 22 de maio, no festival online Oeiras Ignição Gerador, que conta com David Throsby, Gonçalo M. Tavares e Beatriz Gomes Dias.
Livros

Memórias de Ai Weiwei publicadas em novembro

As memórias do artista e ativista chinês Ai Weiwei, critico do regime, alvo de perseguições e prisão no país de origem, vão ser publicadas em novembro deste ano.
Livros

“Sou uma testemunha do soçobrar do império” /premium

O irmão mais velho de José Afonso conclui, com um segundo volume, o testemunho vivo de quem viveu o desmantelar do império colonial português. Em entrevista, recorda Coimbra, Moçambique e canções.
Democracia

O regresso das ditaduras?

O que é específico da última década é o deslizamento progressivo, a ocidente, de democracias liberais para democracias iliberais, onde precisamente o direito serve a política. Com pandemia, ainda mais
Crítica de Livros

"Luto": as cicatrizes duradouras de uma perda

Eduardo Halfon escreve sobre a complexidade das relações familiares, a volatilidade da memória, a busca pela verdade e o silêncio como parte da reconciliação.
Livros

Literatura premiada: os livros e a vida como ela é /premium

A literatura é a atividade bizarra que consiste em tentar captar num objeto quase bidimensional como é uma folha de papel uma realidade que nos extravasa, associando-se depois a uma vaga de triunfo.
Cultura

Um Governo de um país iletrado

A política de um Governo minimamente esclarecido e patriótico deve ter como objectivo central e último o fomento da criatividade, da qualidade da edição e da divulgação, do consumo estelar dos livros.
Livros

Leya e Kobo querem competir com Netflix e Facebook /premium

101
É a "maior plataforma portuguesa de streaming de ebooks e audiolivros", dizem responsáveis, e está no ar desde esta sexta-feira. O mesmo serviço só existe na Bélgica, na Holanda e no Canadá.
Cultura

Reininho, jazz e livros: Porto recebe o "Warm Up" 

O festival, de julho a agosto, terá Rui Reininho a apresentar um disco novo, Valério Romão e José Anjos em espetáculo de spoken word, 14 concertos de jazz, espetáculos de blues e DJ sets.
Livrarias

Marcelo apela ao regresso às livrarias 

O Presidente diz que tem acompanhado atentamente "as dificuldades do setor do livro, da necessidade de assegurar o comércio livreiro às reorganizações associativas e à premência das medidas de apoio".
25 de Abril

Publicada uma biografia do Conselho da Revolução

É a primeira história completa do "órgão de direção da revolução" e foi escrita pelos historiadores David Castaño e Maria Inácia Rezola. Chama-se "Conselho da Revolução 1975-1982 — uma biografia",.
Cultura

Governo assinala 500 anos de Camões 

As comemorações do quinto centenário de Luís de Camões vão decorrer de 12 de março de 2024 a 10 de junho de 2025. Já a Lei do Preço Fixo foi aletrada, para uma "maior proteção dos agentes livreiros" .
Booker Prize

International Booker 2021. "Shortlist" revelada 

A lista com os seis finalistas ao prémio de ficção traduzida para a língua inglesa foi divulgada esta quinta-feira através das redes sociais dos prémios Booker. O vencedor será conhecido a 2 de junho.
Literatura

Festival Literário de Lisboa entre 5 e 9 de maio

138
O primeiro festival literário de Lisboa decorre entre 5 e 9 de maio em teatros, cinema, livrarias, ruas, largos e praças da cidade, reunindo mais de 70 autores de oito países.
Porto

Feira do Livro do Porto regressa em agosto

Os Jardins do Palácio de Cristal vão voltar a receber a Feira do Livro do Porto, entre os dias 27 de agosto e 12 de setembro. Edição deste ano vai ser precedida de seis fins de semana de música.
África do sul

Cidade do Cabo. Fogo destrói biblioteca histórica

271
Incêndio da Biblioteca Jagger causou a perda de obras literárias e históricas com dois séculos, entre as quais uma coleção de obras africanas única no mundo e investigações da época do “apartheid”.
Livros

Arsène Lupin: o bandido-cavalheiro de Leblanc /premium

À boleia da série da Netflix, várias editoras estão agora a reeditar as histórias da personagem, um ladrão com classe, dinâmico e perspicaz que se tornou num clássico da literatura policial.
Reino Unido

Jane Austen. Museu vai rever ligação à escravatura

592
O Jane Austen's House Museum, na localidade de Chawton, em Hampshire, quer incluir mais informação sobre o passado colonialista e a ligação à escravatura da família Austen. A autora era abolicionista.
Livros

Afonso Cruz faz da literatura protagonista

No Dia Mundial do Livro é lançado "O vício dos livros", escrito e ilustrado por Afonso Cruz, que reúne relatos históricos, curiosidades literárias, reflexões e memórias pessoais.
Tecnologia

Sete coisas que aprendemos com Jeff Bezos /premium

Em "Inventar & Criar", editado esta terça feira pela Planeta de Livros, Jeff Bezos conta-nos qual é a fórmula que o faz ser bem sucedido. Lemos o livro e reunimos sete conselhos do líder da Amazon.
Crítica de Livros

Um romance do seu tempo para o seu tempo /premium

O novo romance de Patrícia Reis ficcionaliza para lá da marca temporal – se acerta ou não, não lhe compete. Será essa hipótese o condão da literatura.
Crítica de Livros

São Pedro de Alcântara restaurado /premium

Um guia que corresponde ao estudo histórico, reabilitação e vocação atual do convento do Bairro Alto, em Lisboa, um verdadeiro tesouro por descobrir.
Crítica de Livros

História de um nacionalismo português /premium

"O Meu País", de Maria Filomena Mónica, é uma revisão da História contemporânea de Portugal a partir da análise do espaço que a ideia do país ocupou em diferentes momentos.
Livros

"Otelo teve muito mais apoiantes do que Sócrates" /premium

260
Na altura em que publica um livro sobre as FP-25, Nuno Gonçalo Poças, em entrevista, faz um paralelismo entre este caso e o Marquês: tanto Sócrates como Otelo dizem-se vítimas de julgamento político.
Arte

Carl Einstein: a força política da arte africana  /premium

Depois de quase um século esquecido, o pensador radical Carl Einstein regressa como um dos maiores historiadores de arte do século XX e é traduzido pela primeira vez em Portugal pela Orfeu Negro.
Livros

"Instinto". Maternidade e um abismo piscológico /premium

192
O sucesso literário assinado por Ashley Audrain é pancadaria psicológica e emocional numa literatura que é combate, renúncia da fofura, realidade como humanidade, em 338 páginas.
Livros

Emigrantes garantiram sucesso das novas gerações

154
Apesar de ficarem na sombra dos maridos, as mulheres portuguesas que emigraram foram as que mais facilmente se adaptaram e as primeiras a construir as pontes sociais e educacionais.
Literatura

Quatro portugueses finalistas do Prémio da UE

Ana Margarida de Carvalho, Frederico Pedreira, Isabel Rio Novo e João Pinto Coelho são os quatro portugueses finalistas do Prémio da União Europeia para a Literatura.
Literatura

Nova obra de Sá de Miranda chega às livrarias

A presente edição disponibiliza a obra do poeta, e surge mais de 80 anos após a primeira recolha das "Obras Completas de Sá de Miranda". Vai inaugurar a atividade do Centro de Estudos Mirandinos.
Poesia

Poetas portugueses concorrem aos prémios aRi[t]mar

Dez poetas portugueses foram selecionados para os prémios aRi[t]mar, da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, da Junta da Galiza.
Literatura

Amanda Gorman vai ser traduzida em Portugal

1966
Editorial Presença quer publicar nos próximos meses três livros da poetisa que participou na tomada de posse de Joe Biden. Traduções de Amanda Gorman têm sido polémicas por questões identitárias.
História

Como os portugueses reagiram ao apocalipse /premium

170
Houve vários momentos em que o fim do mundo foi anunciado em Portugal — por causa de epidemias, invasões marcianas ou pelas visões de pseudo-profetas. Joaquim Fernandes revisitou-os no seu novo livro.
Crítica de Livros

O luto do que não nasceu

Finalista do National Book Award dos EUA no ano passado, “A Cadela”, de Pilar Quintana, é um portento. Já traduzido em vários línguas, o romance chega agora a Portugal através da D. Quixote.
Coronavírus

Feira do Livro abre a 26 de agosto

Este é o segundo ano consecutivo em que a Feira do Livro de Lisboa é adiada para o final de agosto e princípio de setembro, devido aos períodos de confinamento.
O Lado Bom da Vida

Uma viagem à Índia com Shusaku Endo

"Rio Profundo", o último romance do escritor japonês Shusaku Endo, passa-se na Índia e gira em torno de um grupo de turistas japoneses que decidiram viajar até este país em busca de paz espiritual.
Teatro

Performance inspirada em Saramago em cena nos EUA

506
Depois de ter tido estreia em agosto passado em Londres, "Blindness", título inglês do romance "Ensaio sobre a cegueira", começou uma temporada em Nova Iorque, assinalando a reabertura ao público.
Óbito

Escritor Francisco Haghenbeck morre aos 56 anos

Morreu, aos 56 anos, o escritor e guionista mexicano de banda desenhada Francisco Gerardo Haghenbeck. O artista estava infetado com Covid-19 e terá falecido devido a complicações geradas pela infeção.
Crítica de Livros

Jeferson Tenório e as matizes das relações humanas /premium

Denúncia de uma sociedade que julga homens e mulheres pela cor da pele, "O avesso da pele", do brasileiro Jeferson Tenório, é também um estudo belo e delicado da complexidade das relações humanas.
Pré-Publicação

Virginia Hall, a espia mais procurada pela Gestapo /premium

Elemento central da Resistência, a americana que estabeleceu uma rede de espiões em França, foi um enigma durante e após a II Guerra. O Observador pré-publica "Uma Mulher sem Importância".
Poesia

Jorge Sousa Braga: "Tanta conexão, tanta solidão" /premium

135
Aos 22 anos estava apaixonado por Portugal e dedicou-lhe um poema, hoje é mais apaixonado pelo corpo feminino e pelo cosmos. Jorge Sousa Braga, um poeta em busca da sua cabana, regressa como tradutor
A Sexta Coluna

Das trevas à luz. Com Dante, em Sexta-Feira Santa /premium

Nada de menos neutro do que este mundo além-mundo erguido por Dante – mas nada também de mais próximo e de mais verdadeiramente inclusivo.
Cultura

Portugal é convidado da Feira do Livro de Leipzig

Feira do Livro de Leipzig deveria decorrer presencialmente e tinha Portugal como País Convidado de Honra. Agora, vai decorrer totalmente online entre os dias 27 e 30 de maio.
Livros

Bernardine Evaristo publica livro de memórias

"Manifesto" aborda a viagem da vencedora do Booker Prize "das margens até ao palco principal" e como Bernardine Evaristo se "rebelou contra o mainstream" ao escolher contar histórias "nunca contadas".
Lançamentos

Booker. Livro de Schalansky editado em Portugal  

"An Inventory of Losses", da alemã Judith Schalansky, nomeado para o International Booker Prize, vai ser lançado em Portugal em outubro pela Elsinore. Longlist do prémio foi revelada esta terça-feira.
Booker Prize

Revelada "longlist" do International Booker Prize

A lista de candidatos ao prémio de ficção traduzida para inglês inclui autores como Ngũgĩ wa Thiong’o, Maria Stepanova ou Eric Vuillard. Foi anunciada esta terça-feira de manhã nas redes sociais.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de abril /premium

As editoras portuguesas começam a pouco e pouco a retomar o lançamento de novos livros. Fique a conhecer algumas das novidades literárias que o mês de abril trará nas áreas de ficção e não ficção.
Banda Desenhada

"Astérix". Revelado título do novo álbum

144
O 39.º álbum da série "Astérix" irá levar o pequeno gaulês numa longa viagem em busca de uma estranha e aterradora criatura. Fique a conhecer o título e a capa provisória da edição em português.
Livros

O que Patricia Highsmith nos ensina sobre ficção /premium

A autora americana sempre assumiu que não há um manual para a criação literária, mas com "Suspense ou a Arte da Ficção" ficou o que parecem ser pistas para a escrita alheia.
Poesia

“A poesia é o Galeto com o balcão até ao infinito” /premium

Em 2008, Mário Guerra abriu a única livraria de poesia do país. Depois de um interregno, reabriu-a em 2018, na Lapa, onde continua a funcionar em passo lento contra a pressa do mundo que a rodeia.
Livros

Escritora Beverly Cleary morre aos 104 anos 

A escritora renovou a literatura infantil norte-americana, com livros como "Henry Huggins" e "Ramona's World" -- que foram traduzidos para mais de 25 idiomas. Morreu aos 104 anos.
Óbito

Morreu o escritor Larry McMurtry, aos 84 anos

Morreu, aos 84 anos, o escritor norte-americano Larry McMurtry, vítima de paragem cardíaca. O autor do argumento do filme "O Segredo de Brokeback Mountain" será sepultado no Texas, o seu estado natal.
Literatura

"Hamnet" vence prémio da crítica nos EUA

O romance é inspirado na vida e morte precoce do único filho de William Shakespeare, Hamnet, que alguns acreditam ter inspirado uma das peças mais famosas do dramaturgo, "Hamlet".
Livros

Prémio de Dublin: Evaristo e Whitehead finalistas

Ocean Vuong, Fernanda Melchor, Colum McCann e Valeria Luiselli são os restantes finalistas. António Lobo Antunes, inicialmente nomeado como candidato ao galardão, ficou de fora da lista.
Livros

Covid. Setor livreiro perdeu 35 milhões de euros 

Desde o início da pandemia de Covid-19 que o setor dos livros acumula um prejuízo de 35 milhões de euros. As livrarias são insubstituíveis, porque "são um ponto de encontro" entre autores e clientes.
Livros

Vasco Pulido Valente, entre Sá Carneiro e Soares /premium

A vida do historiador e cronista e a de Portugal. São estes os temas centrais do livro "Uma Longa Viagem com Vasco Pulido Valente", de João Céu e Silva. O Observador faz a pré-publicação.
Editoras

Editoras retiram artigos científicos fraudulentos

Editores das publicações já enumeraram mais de 1.300 artigos científicos suspeitos e começaram a contratar detetives para sinalizarem os artigos falsos desta "ciência lixo".
Polónia

Morreu o poeta Adam Zagajewski aos 75 anos 

O poeta polaco Adam Zagajewski, de 75 anos, morreu no domingo em Cracóvia, na Polónia. A morte foi confirmada pela editora Krystyna Krynicka, que não avançou com a causa de morte.
Cultura

Macau. Ambiente na 1ª edição de festival literário

O tema escolhido "De Pés na Terra, Cabeça no Ar" recai sobre o plástico, a problemática da sua utilização na atividade humana, e o seu impacto sobre o ambiente e a ecologia mundial.
Fact Check

Lula fotografado a ler livro de pernas para o ar?

É uma imagem viral que recorrentemente aparece pelas redes sociais e agita opiniões. Nela, o ex-presidente do Brasil e líder do PT aparenta estar a ler um livro ao contrário. É tudo mentira.
Crítica de Livros

Kazuo Ishiguro entre amizades artificiais

A premissa do romance "Klara e o Sol" está na relação entre uma máquina e uma adolescente, mas as implicações e o desconcerto da história poderiam ser bem mais ambiciosas.
Poesia

PR celebra Dia da Poesia com recital em Belém

143
Quatro poetas de língua portuguesa recitaram obras próprias num recital nos jardins do Palácio de Belém. O momento, sem espectadores devido à pandemia, foi registado em vídeo.
Política

O problema de Orwell ou Orwell e o populismo

Bem vistas as coisas, a escrita política não tem de ser uma escrita ideologicamente poluída. Ela pode e deve ser algo distinto que aspire, no fundo, à dignidade do que Orwell chamou a «decência comum»
Crítica de Livros

Um escritor à procura de inspiração /premium

O novo romance de João Reis fala sobre um escritor neurótico, Rodrigo, que procura inspiração nas ruas de Seul. Incapaz de o conseguir, perde-se em devaneios e críticas ao meio editorial e literário.
Cultura

O bê-á-bá para quem quer escrever um livro

271
Não é um bicho-de-sete-cabeças e está ao alcance de quem arrisca. Se tem uma história para contar, siga os conselhos do autor David Machado e concorra ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.
Tradução

Tradução literária: a identidade é critério? /premium

536
Há uma guerra cultural por causa do poema lido na tomada de posse de Joe Biden. A tradutora holandesa e o tradutor catalão foram afastados. Debatemos o tema com cinco autores-tradutores.
Pop Up

Tradução: afinal, que critérios importam?

A propósito da polémica em volta da traducão da obra de Amanda Gorman, o que está em causa na hora de traduzir um livro? É a pergunta em destaque em mais um Pop Up (que também fala dos Grammys).
Prémios e Galardões

Prémio Oceanos abre inscrições para 2021 

Poderão ser inscritos romances, livros de poesia, contos, crónicas e dramaturgia em língua portuguesa publicados no ano passado. Processo de avaliação terá 3 etapas e a 1ª escolherá 50 livros.
Cultura

Vai sair livro de conversas com Pulido Valente

Vasco Pulido Valente aborda a sua relação com os antigos Presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares e com o líder comunista Álvaro Cunhal, por exemplo.
Poesia

Dia da Poesia. Versos à janela em Campo de Ourique

213
No dia mundial da poesia, que se assinala a 21 de março, a Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, convida os vizinhos de Campo de Ourique a estender à janela panos com frases de poetas portugueses.
Coronavírus

Do café ao barbeiro. O Porto desconfinou devagar /premium

158
As máquinas de café voltaram a funcionar, o choro foi substituído por abraços nas escolas, os cabeleireiros tiveram fila à porta e as livrarias mostraram as novidades. O Porto desconfinou devagar.
Crítica de Livros

A quinta velha: arquitectura e natureza /premium

Chegando agora ao segundo volume, este é um mapeamento continental de quintas de recreio e solares e respetivo património, mas com lacunas relativas a informações imprescindíveis.
Crítica de Livros

Mishima, sempre por uma questão de honra /premium

Em “O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar” estamos à mesa com as personagens, somos livres para tirar as nossas conclusões, ms é impossível fugir ao mundo avassalador do autor japonês.
Crítica de Livros

Ilhas de bruma em antologia /premium

"Viajantes nos Açores" é uma coleção de textos organizada por Maria das Mercês Pacheco, que junta relatos, memórias em livro dedicadas ao Arquipélago dos Açores e inspiradas pelas mesmas ilhas.
Livros

Literatura premiada: Dylan, Churchill e parasitas /premium

Galardoar Dylan com o Prémio Nobel foi reafirmar que a literatura não está, como tristemente se anuncia, pelas horas da morte, mas antes a transferir-se, como sempre fez, de um sítio para o outro.
Crítica de Livros

A masculinidade tóxica é a adolescência de um país

O mais recente livro de Ben Lerner, "A Escola de Topeka", lança um olhar coletivo sobre um mundo em mudanças, ao mesmo tempo que faz uma radiografia emocional e política de um país.
Brasil

Festa literária homenageia Lygia Telles 

1040
A edição vai começar com o escritor angolano José Eduardo Agualusa e o ator, humorista e autor brasileiro Gregório Duvivier a debaterem temas atuais. Lygia Fagundes Telles vai ser homenageada.
Livros

Prémio Saramago não será entregue em 2021

O impacto da Covid-19 no mercado dos livros levou a um "adiamento do lançamento de muitas novas obras" e a organização prefere adiar a atribuição do prémio para 2022.
Cultura

Será que tenho talento para publicar um livro?

303
A pergunta persegue muitos dos que aspiram a editar uma obra e, para ajudá-los na resposta, reunimos algumas dicas e deixamos um desafio: que tal concorrer ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce?
Estados Unidos da América

"The Hill We Climb" tem de ser traduzido por negra

O escritor que era suposto traduzir o poema lido na tomada de posse do do Presidente dos Estados Unidos foi afastado por não ter o "perfil" adequado. Tem se der uma mulher, jovem, negra e ativista.
Livrarias

Reabertura de livrarias repõe 34% do mercado

A reabertura de livrarias, a partir de segunda-feira, marca o início do desconfinamento do setor cultural, e poderá permitir a reposição de 34% do mercado livreiro, segundo a APEL.
Literatura

Revelada "longlist" do Women's Prize for Fiction

Lista de 16 romances foi revelada esta quarta-feira ao final da tarde. Entre os finalistas conta-se "Detransition, Baby", de Torrey Peters, a primeira mulher transgénero a ser nomeada para o prémio.
Literatura

Mais um tradutor fora do poema de Amanda Gorman

2212
Catalão Victor Obiols diz que foi afastado da tradução do poema de Amanda Gorman por não ter "perfil certo". É o segundo caso depois da holandesa Marieke Lucas Rijneveld ter desistido.
Livros

As geografias rebeldes de Maria Gabriela Llansol /premium

O realizador Abílio Leitão e o poeta Fernando Luís Sampaio juntaram-se para nos lembrar uma das escritoras mais misteriosas e livres da nossa literatura num documentário que passa na RTP2.
Escritores

Gorman. Rijneveld escreve poema sobre controvérsia

155
A escritora desistiu de traduzir livro da jovem poeta norte-americana depois de a editora holandesa que o ia publicar ter sido criticada por não ter escolhido um tradutor negro.
Documentários

Documentário sobre vida de Maria Llansol na RTP2

"Um Olhar Intenso Pode Incendiar o Texto" é quase uma peça de teatro e conta com a colaboração do Espaço Llansol. Procura retratar os momentos da vida do "próximo grande mito literário português".
Arte

Follett dá lucros de "Notre-Dame" a outra catedral

O escritor galês ofereceu os direitos de autor de "Notre-Dame", livro sobre a famosa catedral publicado após o incêndio de 2019, a outra catedral gótica francesa na região da Bretanha.
Livrarias

BD: livrarias resistem com quebras significativas

A fidelização dos clientes e a encomendas online têm sido o garante da manutenção destes espaços, mas os sucessivos confinamentos deixaram o setor numa crise profunda.
Estilo

Amanda Gorman. A poetisa é também ícone de estilo /premium

Poesia e moda. Aos 23 anos, ela provou que domina ambas as armas. Em janeiro, o casaco amarelo Prada ecoou quase tão alto como os versos de "The Hill We Climb". Afinal, quem é Amanda Gorman?
Crítica de Livros

Pavese e a vida de quem não sabe de onde vem /premium

"A Lua e as Fogueiras" desafia-nos a regressar ao autor italiano. Uma narrativa intimista, um relato sobre as relações sociais quando o fim da guerra se revela como a continuidade da vida.
Crítica de Livros

Dão muito, pedem pouco /premium

"As Árvores na Cidade" é um detalhadíssimo manual dirigido a todos os que acreditam na enorme vantagem, para a vida urbana, de um incremento muito exponencial de jardins, parques e ruas arborizadas.
Arte

Um "aperitivo" para a obra e vida de Bordalo /premium

128
A mais recente coleção do Museu Bordalo Pinheiro apresenta um conjunto de reflexões em torno do artista que lhe dá nome, a sua obra e tempo. O primeiro número pergunta se Bordalo gostava de fadistas.
Crítica de Livros

Teolinda Gersão e os fios em volta da História /premium

Em "O regresso de Júlia Mann a Paraty",e na prosa de Teolinda Gersão, não há o caminho fácil da análise unilateral, antes uma procura dos abismos, dos motivos, do que ninguém assume.
Eça de Queirós

Ler "Os Maias" implica analisar preconceito racial

2665
Para a associação de Professores de Português, a leitura de "Os Maias", de Eça de Queirós, implica analisar preconceitos raciais da narrativo e das personagens, e inseri-los no contexto histórico.
Eça de Queirós

Os Maias. Notas pedagógicas a "passagens racistas"

1657
Investigadora de universidade americana fez análise racial a "Os Maias", de Eça de Queirós, e defende comentários pedagógicos no que diz serem "passagens racistas" que, afirma, não tiram valor à obra.
Livros

André Breton, manifestamente surrealista /premium

125 anos após o nascimento do autor e poeta francês, ainda encontramos nos seus manifestos, nas suas experiências de escrita automática e nos relatos autobiográficos as origens do surrealismo.
Literatura

"O Bairro" publicado e aplaudido em França

O mais extenso projeto de Gonçalo M. Tavares, "O Bairro", série de dez livros, foi publicado em França num só volume e aplaudido pela critica, que classificou o escritor como "o Gaudí da linguagem".
Crítica de Livros

Almirante Reis, sítio múltiplo: até quando? /premium

A Avenida Almirante Reis é o "contraponto urbano, mas também social e económico ao grande boulevard", digamos que uma espécie de parente pobre ainda colado à cidade antiga.
Coronavírus

Alfarrabistas entre o desalento e a revolta

Os alfarrabistas do Porto oscilam entre o desalento de ver os espaços próprios encerrados, atrás de grades e estores descidos, e a revolta com a permissão de venda de livros em grandes superfícies.
Cinema

Romance de Agualusa vai ser adaptado

O romance "Teoria geral do esquecimento", do escritor angolano José Eduardo Agualusa, vai ser adaptado para cinema pela realizadora palestiniana Annemarie Jacir.
Editoras

Cotovia. Livros adquiridos por livraria em Lisboa

338
A coleção de Poesia da editora Cotovia, que fechou portas no final do ano passado ao fim de 35 anos de atividade, foi adquirida pela Livraria Poesia Incompleta, dedicada exclusivamente à poesia.
Livros

No meio da pandemia, há novas editoras e livrarias

447
Ao longo do último ano, livrarias e editoras têm enfrentado dificuldades devido à pandemia, mas foi também neste cenário de crise que alguns pequenos negócios livreiros nasceram e prosperaram.
Feira do Livro

Dois portugueses na feira do Livro de Bolonha 

Organização escolheu 77 artistas para participar na feira italiana que dá a conhecer as tendências internacionais da ilustração para os mais novos. Dois deles são Catarina Gomes e Tiago Galo.
Livros

Ana Magalhães e Isabel Alçada com novo livro 

1619
As criadoras da saga "Uma Aventura" aceitaram o desafio da Imprensa Nacional. O novo livro levanta questões sobre igualdade de género: pode uma rapariga ir para a Força Aérea?
Cultura

Culturgest cria biblioteca online

131
A partir de sexta-feira, a Culturgest vai dispor de uma biblioteca multidisciplinar virtual que agrega todas as áreas de programação como teatro, dança, música, artes visuais e muito mais.
Vinho

Livros e vinhos verdes animam conversas online

339
"Dois dedos de conversa sobre livros e vinhos verdes" coloca frente-a-frente 10 livros portugueses e estrangeiros e vinhos de outros tantos produtores em cinco sessões diárias.
Literatura

Desiste de traduzir poema por não ser negra

7573
Escritora ia traduzir poema lido no dia da tomada de posse de Joe Biden, pela jovem poetisa Amanda Gorman, mas começaram a chover críticas nas redes sociais por ela não ser negra.
Livros

Vergílio Ferreira e o fascinante absurdo de viver /premium

152
Nos 25 anos da morte do autor de “Aparição”, “Alegria Breve” ou "Conta-Corrente", uma breve evocação de uma obra profunda, luminosa e angustiada, de desenho complexo, que merece leituras e releituras.
Livros

John Brown, Thoreau e Virgínia, Vila Morena /premium

Uma nova edição de "Desobediência Civil" surge quando o conceito ganha uma abordagem contemporânea, ainda que tenha origens remotas e tenha criado protagonistas com propósitos distintos.
Pré-Publicação

Como evoluiu o crime de corrupção em Portugal /premium

O Observador publica um capítulo de "45 anos de combate à corrupção", o novo livro do jornalista Luís Rosa sobre o combate ao crime de corrupção pelo Ministério Público desde Abril de 1974.
Pré-Publicação

Jordan Peterson tem novo livro (nascido do caos) /premium

103
Pré-publicação. No pior momento da vida, em que a saúde (sua e da mulher) esteve em risco, o canadiano Jordan Peterson escreveu a sequela do "12 regras para a vida". Chama-se "Para além da ordem".
Livros

O Marquês de Sade e a infâmia pela palavra /premium

O governo francês quer comprar o manuscrito de "120 Dias de Sodoma", por 4,5 milhões de euros. Mas que legado deixou o livro (e o autor) classificado por muitos como o mais perturbador de sempre?
Livros

As novidades literárias de março 

Novos romances de Kazuo Ishiguro e Djaimilia Pereira de Almeida e um livro da autora de "Pessoas Normais" são algumas das novidades literárias a serem lançadas em março.
Séries

Os filhos da droga de Christiane F vivem em 2021? /premium

“We Children From Bahnhof Zoo” chegou à HBO. A série é mais uma adaptação do best seller que lemos em português em 1981. 40 anos depois, o que se mantém e o que nos deixa dúvidas?
Panteão Nacional

Novo diretor do Panteão quer atrair mais jovens 

855
Santiago Macias traz consigo uma visão "conservadora" e um plano: dar a conhecer aos jovens a "importância da nossa História". O novo diretor rejeita eventos no espaço e revela que quer trasladar Eça.
Literatura

Maria Teresa Horta vence Prémio Correntes

833
O anúncio foi feito durante a manhã desta sexta-feira por Inês Pedrosa, membro do júri. Reagindo ao Prémio Casino da Póvoa do festival literário Correntes d'Escritas a autora agradeceu com "alegria".
Literatura

Correntes d'Escritas começa e homenageia Sepúlveda

Decorre entre os dias 26 e 27 na Póvoa de Varzim e terá a participação de 154 convidados que homenagearão Luís Sepúlveda, que morreu de Covid-19 em abril. A revista do certame é-lhe dedicada.
Literatura

Mia Couto vence prémio Manuel de Boaventura

109
Com o romance "O Mapeador de Ausências" do escritor moçambicano Mia Couto foi o vencedor da edição de 2021 do Prémio Literário Manuel de Boaventura.
Mário Soares

Mário Soares. Obras completas vão ser publicadas

793
Vai ser publicado até ao final do primeiro trimestre deste ano, pela Imprensa Nacional, o primeiro volume das Obras Completas de Mário Soares. "Foi necessário ter uma equipa a investigar."
Livros

APEL defende abertura urgente das livrarias

333
A APEL refere que o papel das livrarias no setor é o "motor e parceiro indispensável e insubstituível da edição, na divulgação dos livros, das suas novidades e do fundo de catálogo".
Livros

Livrarias transformadas em "armazéns" de expedição

As livrarias tornaram-se uma espécie de armazéns de expedição, entregam encomendas ao domicílio ou no meio da rua, angariam clientes pela Internet e fazem ações de protesto.
Livros

Ex-universitários lançam aluguer de livros

439
Um grupo de antigos alunos da Universidade de Aveiro criou uma plataforma na internet de aluguer de livros usados que permite rentabilizar as obras já lidas que estão em casa a ganhar pó nas estantes.
Obituário

Morreu Ferlinghetti, lenda da Geração Beat

195
Tinha 101 anos e vivia em São Francisco. Através da livraria-editora City Lights deu a conhecer a obra de Allen Ginsberg. De ascendência portuguesa, teve um primeiro livro traduzido entre nós em 1972.
Poesia

John Keats morreu há 200 anos

O poeta inglês morreu a 23 de fevereiro de 1821, em Roma. Várias iniciativas online assinalam ao longo desta quarta-feira um dos nomes maiores da segunda geração de poetas românticos ingleses.
Séries

Série "Vernon Subutex" chega a Portugal em março

122
A série adapta à televisão a trilogia de romances cáusticos de Virginie Despentes, que agitaram o panorama livreiro europeu com retratos crus e incisivos dos submundos urbanos. Chega à Filmin em março
Livros

Eça, "Os Maias" e uma pergunta sobre racismo /premium

1849
Uma palestra online da Universidade de Massachussets Dartmouth, nos EUA, discutiu a hipótese de o clássico da literatura portuguesa ser racista. Mas terá apresentado argumentos válidos?
Crítica de Livros

"Vestir os nus" em Braga /premium

Um livro distinguido com o Prémio Lusitânia História em que se descobre — ou confirma — que o empenho de organizações assistencialistas tem ascendência antiga, bem instituída e também nossa.
Crítica de Livros

"Shanghai Dream": um problema de cabides /premium

A novela gráfica de Philippe Thirault e Jorge Miguel recusa subtilezas para nos dar uma história de sobrevivência apaixonada, mas às personagens falta um suporte de maior densidade.
Livros

Um destino fatídico?

No panorama pós-pandemia, o que restará do sector editorial e livreiro? Na distribuição circence do bolo que anuncia, irá ter o Governo um critério que tenha noção da pluralidade a preservar?
Livros

Livrarias: para que servem? (e uma curta história) /premium

O papel de uma livraria é o de criar o gosto, de o orientar pelas escolhas e de garantir que há mundos que não morrem por não terem os seus órfãos onde encontrar guarida.
Sociedade

A delícia de comprar livros

163
Os livros são também experiências de vidas acumuladas. Ensinam-nos sobre os outros e sobre nós. São uma extensão da memória e da imaginação, como disse Jorge Luís Borges. São uma espécie de paraíso.
A página está a demorar muito tempo.