434kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Literatura

Crítica de Livros

Com Fernando Aramburu, Pátria ou morte? Pátria

Em "O Regresso dos Andorinhões", o escritor basco expande o seu talento para mostrar as feridas entre aqueles que se amam. Mas nem sempre esse talento é suficiente para vencer as próprias ideias.
Crítica de Livros

O vício e a eficácia de um thriller de Carmen Mola

Cumprindo todas as regras que um thriller exige, “A Besta” (vencedor do prémio Planeta 2021) consegue trazer surpresas. Pegando no macabro, é sério. Pegando no lendário, é plausível.
Livros

“O problema de Cuba é a má relação com os EUA"

O romance é o reino da liberdade, diz Leonardo Padura, que não saiu de Havana porque é lá que alimenta a escrita. Entrevistámos o escritor cubano que lançou agora o novo "Como Poeira ao Vento".
Eleições no Brasil

Mario Vargas Llosa apoia Bolsonaro para Presidente

Para o escritor, Lula tem demasiado apoio na Europa, apesar de "ter sido um ladrão". Escritor revela apoio a novo mandato do atual presidente, Jair Bolsonaro.
Lançamentos

Zenith: "Tentei que os leitores sentissem Pessoa"

A biografia de Pessoa de Richard Zenith, finalista dos prémios Pulitzer, será lançada em Portugal na próxima semana. Numa apresentação para jornalistas em Lisboa, Zenith falou do processo de escrita.
Pop Up

Porque é que gostamos tanto de "Pulp Fiction"?

No aniversário da estreia do filme de Tarantino recordamos cenas, personagens e atores (mas também falamos de Andy Warhol e Marilyn Monroe).
Literatura

Noite da Literatura Europeia em junho em Lisboa

A Noite da Literatura Europeia terá lugar a 04 de junho, no Campo de Santa Clara, em Lisboa, com leituras encenadas de obras de 13 países, entre os quais se destaca a estreia da Estónia no evento.
Livros

Bono publica livro de memórias a 1 de novembro

"SURRENDER é a história de um peregrino que não consegue avançar… Com uma dose generosa de diversão pelo caminho", diz Bono. Livro terá 40 capítulos, nos quais o cantor conta a sua história de vida.
Prémios e Galardões

Pulitzer. Biografia de Pessoa de Zenith finalista

O livro, publicado em inglês no ano passado, foi finalista na categoria de "Biografia", que teve como vencedor "Chasing Me to My Grave: An Artist's Memoir of the Jim Crow South", de Winfred Rembert.
Roma

Manuscrito de Nostradamus está de volta a Roma 

O manuscrito roubado de Nostradamus foi devolvido à biblioteca em Roma, depois de ter sido encontrado pelas autoridades italianas há um ano num leilão onde estava à venda por 12 milhões de euros.
Política

Não há só ‘uma’ Direita nem só ‘uma’ Esquerda

A democracia liberal funda-se na concorrência parlamentar e civilizada entre direita e esquerda democráticas, não na ‘guerra civil de classes’ entre direita e esquerda.
União Soviética

Pré-publicação. História de um dissidente da URSS

Em 1946, Victor Kravchenko publicou "Eu escolhi a liberdade". O livro relata testemunhos do antigo dirigente comunista, tornado dissidente. Antes da edição em Portugal, pré-publicamos dois excertos.
Crítica de Livros

Um sueco à procura da América (e nós com ele)

Em "Ao Longe", Hernán Diaz pega em alguns dos estereótipos do olhar sobre o Oeste americano e, em simultâneo, dá-lhes vida. Não é só um livro premiado, é uma narrativa surpreendente.
Lançamentos

Margaret Atwood: a violência de um amor desigual

Em "Políticas de Poder", livro de poesia publicado originalmente em 1971, Margaret Atwood explora a desigualdade e violência das relações de poder através da história de um casamento onde tudo falhou.
Feira do Livro

Lisboa. Feira do Livro arranca em agosto

Datas agora divulgadas significam que a Feira do Livro de Lisboa volta a acontecer em simultâneo com a do Porto, que vai ter lugar entre 26 de agosto e 11 de setembro.
Donald Trump

Trump propôs disparar mísseis contra o México 

Objetivo dos mísseis era destruir cartéis de droga "silenciosamente", diz o livro "A Sacred Oath", que conta ainda como um conselheiro propôs mergulhar cabeça de terrorista em sangue de porco.
Família Real Britânica

Sussex “são uma ferida aberta na Monarquia” 

Para esclarecer possíveis comparações entre Meghan e Diana, jornalista Tina Brown lembra como a celebridade da princesa foi fruto de um trabalho árduo, carisma e sofrimento, numa nova entrevista.
Pop Up

As bandas sonoras das nossas vidas

Esta semana com dois convidados especiais — Joana Stichini Vilela e Hugo van der Ding — tentamos responder à pergunta: o que pode uma banda sonora fazer por um filme?
Moda

Após 4 anos, eis a biografia de Anna Wintour

A organização da Met Gala, mexericos sobre a vida pessoal e o percurso no poder numa indústria obcecada com a juventude. A nova biografia de Anna Wintour faz um retrato recheado de histórias.
Fundação Calouste Gulbenkian

Gulbenkian homenageia Julião Sarmento

A exibição ao público da escultura "Marie", pela primeira vez em Portugal, é um dos eventos previstos para assinalar o primeiro ano da morte do artista.
Cinema

“Atraiu-me o O’Neill e o Cunhal. Próximo? Salazar"

João Botelho tem dois novos filmes: um sobre o poeta, outro sobre o histórico comunista. Mote para uma conversa sobre cinema e política. Falou-se ainda de festas clandestinas e do que vem a seguir.
Livros

"O Método Jacarta" e os EUA na Guerra Fria

O livro do norte-americano Vincent Bevins, que pretende dar a conhecer como as ações dos EUA durante a Guerra Fria causaram um número incomensurável de mortes, chegou às livrarias portuguesas.
Livros

Venda de livros em Portugal aumentou 35%

A venda de livros em Portugal cresceu mais de 35% no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo de 2021, correspondendo a um encaixe de 34,9 milhões de euros, revelou a APEL.
Crítica de Livros

A elegância feroz de Nana Ekvtimishvili

A escritora e realizadora georgiana assina "Onde as peras caem", uma ficção dramática incisiva, um retrato social que tem tanto de imaginado como de dolorosamente real.
Livros

Quando as bombas (e os livros) falham o alvo

"A Máfia dos Bombardeiros" pretende ser uma reflexão sobre as delicadas interacções entre progresso tecnológico e opções éticas na condução da guerra, mas nem sequer consegue descolar da pista.
Crítica de Livros

Descodificar o Génesis, versículo a versículo

Uma edição dupla para conhecer melhor Santo Agostinho e uma iniciativa excelente no que toca a tornar o diálogo entre o cristianismo e a cultura nacional um pouco menos primário.
Livros

Um conto de Valério Romão para o dia da mãe

Esta é a história de uma "única e insubstituível luz". Faz parte de "Nome de Mãe", novo livro que junta 10 autores portugueses e outras tantas ficções, todas com o mesmo tema na origem e na conclusão.
Crítica de Livros

Dos jornais e da violência

Heinrich Boll desenha uma reflexão sobre o papel da imprensa, das suas relações com a política, da impiedade dos seus juízos apressados e do modo como estes podem arruinar vidas comuns.
Banda Desenhada

Frank Miller: a nova editora do criador de "300"

A editora conta lançar ainda este ano uma continuação de "Ronin" e uma história de origem, em estilo western, de "Sin CIty". Serão lançados dois a quatro títulos por ano.
Pop Up

Novas temporadas: esperamos ou desistimos?

Depois da pandemia e com as produções baralhadas, ainda vemos séries da mesma maneira? E ainda: o que o conflito Depp/Heard nos diz sobre o culto das celebridades?
Livros

Tony Tcheka, Abdulai Sila: prémio Guerra Junqueiro

Os escritores guineenses Tony Tcheka e Abdulai Sila recebem, em Bissau, o Prémio Literário Guerra Junqueiro 2020 e 2021, relativo à Guiné-Bissau, cujas entregas não foram possíveis devido à covid-19.
Livros

"Impressiona-me que a História seja ignorada"

"O Tempo Curvo em Krems" é o mais recente livro de um dos maiores pensadores da actualidade. Aos 83 anos Magris, com um olhar e uma escrita cristalina, falou em exclusivo ao Observador.
Literatura

Quando o modernista Raul Leal foi preso em Espanha

Há 106 anos, Raul Leal estreou-se num palco madrileno como "Abdali", vestido com um pijama de seda. Com recurso a documentos inéditos, o Observador reconta o caricato episódio do modernismo português.
Livros

Maçonaria: decisiva ou excentricidade masculina?

John Dickie escreveu "A maçonaria: Como os pedreiros-livres construíram o mundo moderno" para persuadir o leitor da magna relevância desta instituição, mas acaba por produzir o efeito contrário.
Livros

Margaret Atwood. A incontornável questão feminina

A autora de "A História de uma Serva" e "Os Testamentos" passou este sábado à tarde pelo São Luiz. Assistimos à conversa com o argentino Alberto Manguel, inserida no ciclo Mais um Dia.
Escritores

U. Porto. Atwood agradece Honoris Causa

A escritora canadiana agradeceu à Universidade do Porto pelo doutoramento Honoris Causa da instituição. Margaret Atwood é a centésima pessoa agraciada com a distinção da academia portuense.
Presidente Marcelo

Marcelo condecora escritora Maria Teresa Horta

O Presidente da República condecorou Maria Teresa Horta no Teatro Nacional D. Maria II, após a sessão de estreia da peça 'Ainda Marianas. "Que bom haver uma Maria connosco neste momento", disse.
Literatura

Óbidos vai inaugurar residência literária Ruy Belo

A residência vai ser inaugurada no próximo domingo e terá como primeiros moradores Maya Ângela Macuácua e Geremias Mendoso, vencedores da quarta edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto.
Oficina da Liberdade

Tempestade Perfeita

Que a providência nos livre dos filósofos-reis e dos tiranos esclarecidos, mas um reino de tolos governado por tolos não é um passo no sentido de uma sociedade mais aberta, pacífica e educada.
Pop Up

Comédias Românticas e a Netflix: quem perde mais?

Julia Roberts lançou a questão, nós tentamos responder: o que aconteceu às famosas “romcoms”? E já agora: porque é que a Netflix perdeu assinantes e o que pode acontecer?
Livros

Portugal representado na Feira do Livro de Bogotá

A Cultura Portuguesa marca presença este ano na Feira Internacional do Livro em Bogotá, com nomes como Afonso Cruz, André Tecedeiro, João Botelho, Rui Cardoso Martins e Valter Hugo Mãe.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.