Literatura

Crítica de Livros

A "maritinidade" algarvia

"Vidas e Vozes do Mar e do Peixe" é um elogio regional, é o conhecimento e reconhecimento de uma zona do país que com este livro ganha também um novo registo para memória futura.
Fernando Pessoa

"A 'Mensagem' não caiu do céu aos trambolhões" /premium

125
Luiz Fagundes Duarte foi responsável pela primeira edição crítica da "Mensagem". Ao Observador, explicou que o único livro publicado por Pessoa foi fruto de um longo trabalho de mais de 20 anos.
Livros

O poema de Pessoa que andou esquecido

653
A nova edição da poesia em vida por Fernando Pessoa inclui pela primeira vez o poema “Névoa”, que foi publicado nos Açores em 1930 e que por lá ficou esquecido até que um investigador o descobriu.
Banda Desenhada

Hellboy. O demónio com coração de ouro faz 25 anos

Filho de uma bruxa e de um demónio, herdeiro do Rei Artur e invocado pelos nazis. Hellboy é um marco em banda desenhada, cinema e videojogos. 25 anos depois, a história está a chegar ao fim.
Chefs

As últimas viagens de Anthony Bourdain

329
"Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido" vai estrear no canal 24 Kitchen já no próximo dia 1 de abril e promete ser o último adeus ao popular ex-cozinheiro e viajante norte-americano.
Literatura

Romance vencedor Viagens chega a Portugal

O livro levante questões como "de onde provimos?" e "para onde vamos ou regressamos?" e fala de nomes bem conhecidos, do pianista poloca Chopin ao herói grego Aquiles.
Livros

Christopher Paolini dá aula aberta em Lisboa

O autor de "Eragon" vai estar em Lisboa na próxima semana para apresentar o seu mais recente livro, "O Garfo, a Bruxa e o Dragão". A 26 de março, vai dar uma aula aberta na Faculdade de Letras.
Livros

Livros infantis em português na Feira Leipzig

Esta é a quarta participação de Portugal, mas a primeira com livros para crianças. A editora Knesebeck é responsável pela publicação de livros de Afonso Cruz ou Joana Bértholo.
Livros

Prémio José Saramago. Candidaturas estão abertas

179
Podem concorrer autores até aos 35 anos com romances ou novelas publicados em português durante 2017 e 2018. O prémio de 25 mil euros é atribuído em outubro.
Leitura

Retração no comércio de livros é preocupante

280
O editor Zeferino Coelho afirmou que Portugal atravessa um período "muito difícil e conturbado" no que toca à difusão da literatura e justifica a diminuição da leitura pelos "baixos rendimentos".
Literatura

Jornalista inglês escreve livro sobre Lisboa

"Rainha do Mar" é o novo livro do jornalista inglês Barry Hatton, no qual aborda a capital portuguesa, desde a instalação fenícia, por volta do século VII antes de Cristo, até aos finais do século XX,
Banda Desenhada

Os irmãos Dalton eram reais. Morreram após assalto

523
Os verdadeiros irmãos Dalton eram criminosos perigosos. Foram abatidos pela polícia, após um assalto. "O gangue dos Daltons foi apagado da face da Terra", escreveu um jornal da altura.
Literatura

Djaimilia Pereira de Almeida vence prémio

A escritora venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2018, com o livro "Luanda, Lisboa, Paraíso". A cerimónia de entrega será a 30 de março, no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
Livros

Novo romance de João Tordo enaltece mulheres

Uma história de amor e perda narrada por quatro vozes femininas, ambientada em três cidades diferentes ao longo de um século, compõe o novo romance do escritor. Chega esta terça às livrarias.
Japão

Antologia de haikus no Dia Mundial da Poesia

"Os Animais" chega às livrarias no dia 21 de março, quando se assinala o Dia Mundial da Poesia, e reúne "os cerca de dois mil haikus que têm os animais como protagonistas", revelou a editora.
Crítica de Livros

O que Edna O'Brien fez com as suas personagens

"Pequenas Cadeiras Vermelhas" explica como Edna O’Brien parece muito mais talhada para ser uma escritora da impotência do que uma porta-voz da indignação.
Livros

O que aconteceu nas margens do Império Português /premium

1.081
O livro "Filhos da Terra", de António Manuel Hespanha, conta como os que se instalaram nas margens do “império formal” criaram um império sombra, multiétnico e multicultural.
Poesia

Documentário sobre Botto estreia a 19 de março

161
"À Procura de António Botto", de Cristina Ferreira Gomes, foi apresentado em Portugal este sábado, no âmbito do colóquio "António Botto & Fernando Pessoa". Estreia na televisão acontece na RTP 2.
Abusos na Igreja

"Se tivesse sido vítima de um padre estaria aqui?" /premium

Seán O'Malley é um dos principais conselheiros do Papa. Em livro, condensa as reflexões que trouxe aos bispos portugueses esta semana. O Observador publica o excerto dedicado à proteção de menores.
Poesia

Botto e Pessoa: uma relação de igual para igual

203
Na palestra de encerramento do colóquio sobre os dois poetas, Anna Klobucka falou das ligações literárias entre as escritas bottiana e pessoana, focando-se no papel de Pessoa enquanto leitor de Botto.
Pré-Publicação

O amor platónico de D. Filipa e Salazar /premium

518
A tia de D. Duarte Pio lutou durante décadas para restaurar a monarquia. Leia parte da biografia que mostra como entre política e favores nasceu algo para lá da amizade entre a Infanta e Salazar.
Poesia

Sete poemas para recordar António Botto /premium

453
O poeta de "Canções" morreu há 60 anos. O Observador recorda-o com a publicação de sete poemas escolhidos por Anna Klobucka, investigadora e autora de "O Mundo Gay de António Botto".
Poesia

António Botto: o fim "surdo e pobre" em Copacabana /premium

208
Quando há 60 anos os jornais brasileiros noticiaram a morte de António Botto, falaram no fim triste de um dos grandes das letras portuguesas. Um reconhecimento que ainda hoje tarda em chegar.
Literatura

Gonçalo M. Tavares presente no festival Kosmopolis

"Kosmopolis é um espaço de referência para os temas e os nomes que vão marcar o mapa literário do futuro", recordou a diretora do Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB), Judit Carrera.
Literatura

Festival em Macau começa com poesia portuguesa

155
Os poemas foram declamados em português, mas também em mandarim e inglês. Miguel Sousa Tavares esteve presente e falou da ligação da sua mãe ao escritor Fernando Pessoa.
Poesia

Lana Del Rey vai publicar um livro de poesia

"Violet Bent Backwards Over the Grass" vai ser uma edição de autor que vai custar apenas um dólar — porque os pensamentos da cantora "não têm preço". Livro deve estar disponível nos próximos meses.
Poesia

Um colóquio para conhecer melhor António Botto

“António Botto & Fernando Pessoa: Poéticas em Diálogo” decorre até sábado em vários espaços de Lisboa. Evento quer contribuir para uma melhor compreensão da obra de Botto e da sua ligação com Pessoa.
Literatura

Literatura. A.S. Byatt reconta mitos nórdicos

"Ragnarok" reconta os mitos nórdicos. Neste livro, a autora traça um paralelismo entre o crepúsculo dos deuses e a destruição dos recursos do planeta por parte da nossa civilização.
Literatura

Booker. Olga Tokarczuk novamente nomeada

O livro "Drive your plow over the bones of the dead", de Olga Tokarczuk, colocou novamente a autora na corrida ao prémio Man Booker Internacional, vencedora do prémio em 2018.
Man Booker Prize

Anunciada "longlist" do Booker International Prize

Os 13 candidatos a ganharem o prémio de ficção estrangeira foram revelados na quarta-feira. Colombiano Juan Gabriel Vásquez, vencedor do Prémio Casino da Póvoa, faz parte da "longlist".
CM Porto

Porto. Câmara com gestão dos museus e bibliotecas

A gestão dos teatros municipais e de projetos como o Cinema Batalha passará para a empresa municipal Porto Lazer. Museus, bibliotecas e património continuarão a cargo da autarquia.
Crítica de Livros

Um thriller que é o jogo de xadrez da Guerra

O tema está aparentemente explorado à saciedade, pois milhares de obras sobre ele foram publicadas nos últimos cem anos, sobretudo em língua inglesa. Mas não está.
Fernando Pessoa

Pessoa: a biografia desaparecida durante décadas /premium

2.083
"The Poet with Many Faces", biografia que devia ter sido lançada em 1974, andou perdida durante décadas. Foi encontrada por acaso num sótão na África do Sul. Agora, está finalmente em Portugal.
Crítica de Livros

Prémio Valmor: dos gavetos à gaveta

Esta história crítica do mais importante prémio de arquitectura em Portugal reúne informação importante, mas, ao mesmo tempo, deixa para trás dados úteis e materiais indispensáveis.
História

Churchill. Ministério da Guerra Sem Cavalheirismos /premium

381
Em 1939, a ameaça do III Reich fez nascer na Grã-Bretanha um gabinete para emperrar a máquina de guerra nazi através de golpes baixos. Giles Milton conta a sua saga em "A guerra suja de Churchill".
Literatura

Macau. José Luís Peixoto dirige oficina de escrita

Ao longo das quatro sessões da oficina "As histórias que temos para contar" dirigidas pelo escritor português, cada participante vai produzir um texto literário.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Marcelo tem a obrigação de se recandidatar"

460
Na véspera do terceiro aniversário da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa, o livro "Presidente todos os dias" analisa 3 anos de mandato e defende que Marcelo tem a obrigação de se recandidatar
Literatura

Bolonha. Editora Orfeu Negro nomeada para prémio

A Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália, decorrerá de 1 a 4 de abril e este ano está nomeada para melhor editora europeia uma portuguesa. A Orfeu Negro privilegia as artes contemporâneas.
Partido Comunista Chinês

PC chinês publica artigo sobre língua portuguesa

A reportagem compara o "profundo impacto" de Os Lusíadas, em Portugal e na literatura portuguesa, com a importância de Shakespeare no universo anglo-saxónico e destaca a popularidade de Pessoa.
Séries

"Cem Anos de Solidão" vai ser série na Netflix

3.323
O serviço de streaming comprou os direitos para o livro de Gabriel Garcia Márquez. A série, em espanhol, será a primeira adaptação de "Cem Anos de Solidão" para televisão ou cinema.
Lançamentos

Lembra-se da coleção "Livro B"? Está de volta

411
A icónica coleção de pequenos livros pretos foi publicada de 1970 a 1991, pela Editorial Estampa. A E-Primatur decidiu recuperá-la e o Observador dá-lhe a conhecer os primeiros títulos.
Cultura

Lisboa ao sabor da palavra

525
Entre 8 e 11 de março, a capital vai receber a primeira edição do Abecedário_Festival da Palavra, um evento literário que visa promover as livrarias de rua e o livro enquanto veículo cultural.
Justiça

Presunção de inocência? /premium

Sou mensageira porque me quero o traço de união entre o que ocorre e quem quer saber o que ocorre; contadora porque aprendi com Virginia Woolf que “nada acontece até ser contado”.
Literatura

Dois dias para celebrar Botto e Pessoa

512
A 15 e 16 de março, vai realizar-se em Lisboa um colóquio dedicado às obras de Botto e Pessoa e às ligações existentes entre ambas. Fernando Cabral Martins e Anna Klobucka são dois dos oradores.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de março

100
A segunda parte do novo romance de Murakami, a ficção completa de Voltaire e uma nova gramática de Latim, concebida por Frederico Lourenço: estas são algumas das novidades literárias do mês de março.
Feira do Livro

Portugal participa na Feira do Livro de Leipzig 

No "stand" nacional vão estar disponíveis mais de 300 títulos de literatura de língua portuguesa, em edições portuguesas e alemãs.
Poesia

Vasco Gato: caminhar sobre as ruínas do humano

800
"Um Passo Sobre a Terra" é o rasto deixado pelo poeta que caminha, noturno, em busca do que permanece nas ruínas do humano. Uma entrevista sobre leitura, escrita e o artista no espaço público.
Entrevista

Piñon à conversa sobre literatura "vagabunda"

Prémio Literário Vergílio Ferreira 2019 e convidada de honra das Correntes D'Escritas, a escritora brasileira Nélida Piñon conversa com Jaime Nogueira Pinto sobre literatura e suas ramificações.
Livros

"A falta de educação é estruturalmente planeada" /premium

278
"Torto Arado", o primeiro romance de Itamar Vieira Junior, fala sobre a ruralidade do Brasil, onde os trabalhadores vivem num estado de servidão igual ao da escravatura. Falámos com o Prémio Leya.
Entrevista

"Brasil não falha tanto. Machado de Assis é prova" /premium

494
A literatura como espinha da história, o cinema que dela se serve, a preparação "estética" para a morte. Homenageada em Portugal, a escritora brasileira Nélida Piñon conversa com Jaime Nogueira Pinto.
Livrarias

Último romance de Edna O'Brien chega a Portugal

O romance "Pequenas cadeiras vermelhas" é um livro sobre a natureza do mal e o fascínio do homem pela crueldade, que reflete ao mesmo tempo sobre a redenção e a procura do amor.
Évora

Nélida Piñon recebe Prémio Vergílio Ferreira

A escritora considerou que "os prémios têm sempre um caráter de consolo em relação às adversidades literárias", mas vincou que, no seu caso, junta este à sua "história pessoal".
Literatura

"A guerra" ganha concurso nos Estados Unidos

O livro ilustrado dos dois portugueses (filho e pai) é um dos vencedores do concurso "Talking Pictures", na categoria para a infância. Estará exposto em maio, na New York Rights Fair, em Nova Iorque.
Estilo de Vida

Esta quinta-feira a livraria Tema fechou de vez

294
Por teima, houve quem lhe continuasse a chamar Tema. A livraria que trouxe títulos internacionais à Lisboa dos anos 90 fechou. Acompanhámos o último dia, de revista em banca a revista embalada.
Crítica de Livros

A América fantasmagórica de George Saunders

Este é um livro de contos sobre duas Américas, uma América antiga e gloriosa e outra moderna e desinteressante, que conduz Saunders a uma postura melancólica em relação a um passado que se perdeu.
Lançamentos

Quetzal lança coleção de literatura de viagens

"Terra Incógnita" reúne "títulos e autores que desprezam a ideia de turismo e fazem da viagem um modo de conhecimento". Predrag Matvejevitch e Paul Theroux inauguram a coleção.
Escritores

Mário de Carvalho fala de mundo em transformações

A "reativação do nazismo" é uma das preocupações que o autor expressa. Contudo, Mário de Carvalho aconselha que nunca se deve "perder de vista o horizonte dum mundo mais fraterno, justo e solidário".
Cultura

Casa Fernando Pessoa vai fechar provisoriamente

A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, irá encerrar ao público a partir de março para ter obras que pretendem dar resposta ao número crescente de pessoas que procuram o museu.
Escritores

László Krasznahorkai: literatura para o Apocalipse

145
Chegou a Portugal o livro de um dos mais importantes e originais escritores da actualidade: "Tango de Satanás", de László Krasznahorkai, nada mais nada menos do que o autor dos filmes de Bela Tarr.
Literatura

"Livros de ficção não servem para fazer política" /premium

O Prémio Cervantes falou com o Observador sobre a Nicarágua corrupta que enche as páginas do último livro, que marca o regresso de Dolores Morales. E ainda houve tempo para os hipopótamos de Escobar.
Lançamentos

A revista dedicada a Fernando Pessoa está de volta

109
34 anos depois de ter acabado, a "Persona", revista do Centro de Estudos Pessoanos, tem uma nova edição. Durante a apresentação, recordou-se a importância de uma publicação pioneira.
Livros

Grávida ou não? Há um novo livro sobre Diana

102
Cientista que conduziu a perícia à autópsia da princesa britânica explica num novo livro como a investigação forense concluiu que Diana não estava grávida na altura do acidente em Paris.
Abusos na Igreja

O livro que não abalou a Igreja no dia da cimeira

A publicação do livro sobre a homossexualidade no Vaticano foi agendada para esta quinta-feira para coincidir com o arranque da cimeira sobre os abusos. Qual foi a primeira reação da Igreja? Rir-se.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)