Dark Mode 76,9 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Literatura

Livros

Manuel Vilas: chegar pela dor à alegria /premium

O premiado escritor espanhol está de regresso para lembrar que a vida, enquanto dura, merece todas as celebrações e contemplações. Nuno Costa Santos falou com ele e leu o seu novo livro.
Livros

Querem salvar a Terra? Comecem em casa /premium

"Eu sou a pessoa que está a colocar em perigo os meus filhos". O Observador faz a pré-publicação do mais recente livro de Jonathan Safran Foer, "Salvar o Planeta Começa ao Pequeno-Almoço".
Coronavírus

Estudo. Confinamento fez as crianças lerem mais

174
Um estudo promovido pela Leya Educação e pelo Clube de Leytura junto de 2.483 encarregados de educação mostra que a leitura se tornou mais presente no dia a dia das crianças desde o confinamento.
Mercado Livreiro

Para as editoras, o futuro é cada vez mais incerto /premium

Dois meses de paragem tiveram o seu peso num mercado frágil que nunca chegou a recuperar da crise. Editores dizem-se muito preocupados e temem um futuro onde a falta de diversidade seja uma realidade.
Livros

"Tyll". A Guerra dos Trinta Anos vista por um bobo /premium

O romance de Daniel Kehlmann, finalista ao International Booker Prize, coloca uma figura antiga do folclore germânico no centro da Guerra dos Trinta Anos, um dos conflitos mais sangrentos da História.
Pré-Publicação

Pré-Publicação. O coração rebelde de Arundhati Roy /premium

Apesar de conhecida pelos seus dois romances, Arundhati Roy tem-se dedicado mais à não-ficção e à escrita de ensaios ligados à sua faceta de ativista. Os 6 mais emblemáticos foram reunidos em livro.
J. K. Rowling

J.K. Rowling. Cinco milhões leram nova história

A primeira parte de "The Ickabog", uma nova história infantil da autora de "Harry Potter", tive cinco milhões de visualizações nas primeiras 24 horas. J.K. Rowling já divulgou outros seis capítulos.
Feira do Livro

Feira do Livro de Lisboa começa a 27 de agosto

106
A 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa vai realizar-se com a "normalidade possível" de 27 de agosto a 13 de setembro. A Feira do Porto começa a 28 de agosto e termina no mesmo dia, 13 de setembro.
Açores

"Ler Açores" promove a leitura em todas as idades

133
O programa "Ler Açores" é um plano regional de leitura contra o analfabetismo primário que promove a literacia em todas as faixas etárias e foi apresentado esta quinta-feira em Ponta Delgada.
Moçambique

Frelimo derrotada pelas mesmas táticas que usou

512
A Frelimo, em Moçambique, está a ser derrotada pelas mesmas táticas de guerrilha que usou contra o poder colonial, o que significa que perdeu o apoio popular, diz analista português.
Feira do Livro

Feira do Livro de Lisboa será mesmo em agosto /premium

2383
Confirmação é feita ao Observador pela vereadora da Cultura. Pormenores serão divulgados pela associação de editores e livreiros. Catarina Vaz Pinto explica ainda apoios camarários a artistas.
Coronavírus

Mercado livreiro recupera, mas mantém perdas

130
As perdas financeiras rondaram os 45,9%, o que equivale a menos 1,07 milhões de euros face ao período homólogo. Ainda assim, verifica-se que há uma tendência de melhoria no setor.
Livros

"Harry Potter" reeditado com capas da Bloomsbury

233
A Presença, responsável pela publicação das obras de J.K. Rowling em Portugal, vai reeditar pela primeira vez os sete livros de "Harry Potter" com as capas da editora britânica Bloomsbury.
Lançamentos

Prequela de "Jogos da Fome" com edição portuguesa

185
"The Ballad of Songbirds and Snakes" vai ser editada em Portugal pela Presença em outubro, confirmou a editora. Versão em inglês do romance de Suzanne Collins foi publicada na semana passada.
Escritores

E agora como chegar-lhe aos calcanhares? /premium

138
Maria Velho da Costa deixa-nos uma obra que é uma dura caminhada na decifração da nossa passagem por esta terra, uma autora que se movia entre vozes que não eram já deste mundo.
J. K. Rowling

J.K. Rowling lança livro infantil gratuito online

267
J.K. Rowling lançou "The Ickabog", um livro que tinha pensado desde "Harry Potter". Durante as próximas semanas, vão ser revelados mais capítulos. Presença está a avaliar publicação em Portugal.
Livros

Quem é que criou os Jogos da Fome?

A prequela "The Ballad of Songbirds and Snakes" é focada no vilão da saga, Coriolanus Snow, e responde a algumas questões deixadas em aberto nos livros anteriores, como qual a origem dos Jogos.
Crítica de Livros

Cartuxa: uma arquitectura para o silêncio /premium

O estudo da arquitectura destas construções, como neste livro de Luís Ferro, é a chave-mestra para entrar neste pequeno mundo de eremitismo e silêncio, simplicidade, pobreza e disciplina.
Livros

Os cem anos do interminável mundo de Ruben A. /premium

Nasceu a 26 de maio de 1920, homem singular que que se revelou através de uma literatura diferente de tudo no seu tempo. A reedição de "A Torre da Barbela" marca o início dos festejos do centenário.
Livros

Maria Velho da Costa: maior do que o seu mundo /premium

A escritora, que morreu aos 81 anos, Ofereceu a quem a leu a densidade das ciências sociais de vanguarda e fez com que Portugal sentisse de facto a escrita de romances própria dos anos 70.
Livros

"O Lugar da Outra": um inédito de Cutileiro/Kotter /premium

O Observador publica um texto inédito de José Cutileiro, que fará parte de "Podia Ter Sido Pior. Escritos 1953-2019", uma coleção de artigos que em breve chega às livrarias.
Literatura

Maria Teresa Horta: "É uma ligação para sempre"

519
A escritora Maria Teresa Horta, a única coautora viva da obra "Novas Cartas Portuguesas", enalteceu a "ligação para sempre" que teve com Maria Velho da Costa. "Foi um choque muito grande."
Livros

Morreu a escritora Maria Velho da Costa

7808
Maria Velho da Costa morreu este sábado, aos 81 anos. Defensora dos direitos das mulheres, foi uma das "Três Marias" acusadas pelo Estado Novo e fez parte do Governo de Maria de Lurdes Pintasilgo.
Estilo de Vida

María Hesse: religião, orgasmo e prazer feminino /premium

Antes fez biografias ilustradas de Frida Kahlo e David Bowie, agora "O Prazer". No livro, María Hesse destaca mulheres que contribuíram para a sexualidade feminina e conta a sua própria experiência.
Lançamentos

A espera acabou: eis os lançamentos de junho /premium

229
A Covid-19 levou as editoras portuguesas a suspenderem as publicações durante cerca de dois meses. Com o fim do estado de emergência e a subida das temperaturas, chegaram novos livros para ler.
Lançamentos

Biografia política de Amália sai no final de junho

567
O trabalho de Miguel Carvalho sobre Amália e a ditadura vai sair em livro a 30 de junho. Este mostra como, ao contrário do que muitas vezes se disse, a fadista apoiou a causa antifascista.
Lançamentos

Toda a poesia de Cruzeiro Seixas editada em junho

O livro "Obra Poética" será editado no âmbito da coleção de poesia coordenada por Valter Hugo Mãe, "elogio da sombra". É uma das novidades da Porto Editora para o regresso aos lançamentos em junho.
Literatura

Portugal selecionado no Prémio de Literatura da UE

Portugal é um dos 14 países selecionados para a edição de 2021 do Prémio de Literatura da União Europeia, que já distinguiu Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz e David Machado em edições anteriores.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco vai publicar livro sobre social democracia

1818
Lançamento do livro estava marcada para maio pelos 35 anos da chegada de Cavaco à liderança do PSD. Foi adiada para outubro, quando celebra as primeiras eleições legislativas.
Livrarias

Livraria Barata pode encerrar e lança peditório /premium

1838
Com quebra de 90% durante o confinamento, gestores da livraria reúnem-se esta semana com a Câmara de Lisboa e procuram soluções para a crise. É uma das lojas emblemáticas da capital.
Woody Allen

Autobiografia de Woody Allen chega em julho

A autobiografia de Woody Allen, envolvida em polémica devido às acusações de abuso sexual que impendem sobre o realizador, chega às livrarias portuguesas no próximo mês de julho.
Literatura

Registos da livraria Shakespeare and Co. revelados

309
Entre 1919 e 1941, Sylvia Beach anotou tudo aquilo que vendeu ou emprestou na Shakespeare and Company, em Paris. Universidade de Princeton desenvolveu um projeto a partir dos registos.
Crítica de Livros

Opressão e violência: Atwood regressou a Gileade /premium

Trinta e cinco anos depois de "A História de uma Serva", Margaret Atwood regressou ao mundo distópico de Gileade para dizer que ainda é relevante falar sobre opressão e violência de género.
Livros

O que lia Hemingway? Shakespeare & Co abre o livro

136
O trabalho de digitalização da Universidade de Princeton oferece um retrato de uma época fervilhante e revela os gostos da galeria de autores que frequentava a parisiense Shakespeare and Company.
Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa adquire novas peças

288
O organismo arrematou um conjunto de livros e papéis no leilão do espólio do sobrinho de Pessoa, que decorreu na semana passada, em Lisboa. Um dos livros é referido no "Livro do Desassossego".
Livros

Capitão Tom Moore vai lançar um livro de memórias

295
O britânico de 100 anos que conseguiu angariar várias dezenas de milhões de libras para o Serviço Nacional de Saúde vai escrever um livro de memórias e outro para crianças. Ambos saem ainda este ano.
Escritores

Dez coisas que talvez não saiba sobre Lucia Berlin

187
Jeff Berlin foi o responsável pela recuperação da obra quase esquecida da contista norte-americana Lucia Berlin. Neste texto, escrito pelo próprio, recorda dez factos pouco conhecidos sobre a sua mãe.
Entretenimento

Novo livro de Elena Ferrante vira série da Netflix

O novo romance da escritora italiana Elena Ferrante, "La vita bugiarda degli adulti", que já tem tradução e publicação garantida em Portugal, vai ser adaptado a série pela Netflix.
Literatura

Festival Literatura em Viagem em livestream

A 14ª edição do Festival Literatura em Viagem será realizada em livestream e conta com uma dezena de autores nacionais e internacionais em conversas moderadas para ver até dia 17 de maio no Facebook.
Teatro

"Quintas de Leitura" regressam em formato online

As “Quintas de Leitura”, programas dedicados à palavra e à poesia, regressam no dia 21 de maio em formato online. Ana Deus e Luca Argel são alguns dos nomes que irão marcar presença.
Lançamentos

Novo romance de Julián Fuks publicado em junho

O mais recente romance do Prémio Saramago chama-se “A ocupação" e é um relato da viagem de Sebastián e da sua pequena tragédia familiar. Será publicado em Portugal em junho, pela Companhia de Letras.
Livrarias

O apoio às livrarias independentes é insuficiente

218
A verba total é também irrisória (só 400 mil euros), o que significa que apenas 80 livrarias vão conseguir aceder a este apoio quando se estima que restem em Portugal pelo menos 200 destas livrarias.
Coronavírus

Porto. Bibliotecas e museus reabrem dia 1 de junho

263
As bibliotecas públicas municipais, museus, Arquivo Histórico e outros equipamentos culturais do Porto, encerrados devido à pandemia da Covid-19, reabrem a 1 de junho com restrições.
Quem conta um conto...

Já conhece o bicho da leitura?

A personagem principal do livro “O Meu Livro Tem Bicho” contou-nos, em entrevista, de que forma atua para deixar as pessoas com... o “bichinho da leitura”. Já foi mordido por ele?
Mercado Livreiro

Bertrand inaugura nova livraria apesar da Covid-19

473
A livraria, a 55.ª da rede nacional, esteve para ser inaugurada em abril, mas o estado de emergência obrigou a Bertrand a adiar a sua abertura. A cadeia já abriu as suas 16 livrarias de rua.
Coronavírus

Grupos editoriais retomam lançamentos em maio

894
Leya, Porto Editora, Penguin Random House e 20|20 vão retomar o lançamento de novos títulos a partir do final de maio. Grupo Bertrand voltará às publicações em junho.
Coronavírus

Iglesias. "Palhaço com honra" vestido de Joker

100
Um opositor político chamou "palhaço" a Pablo Iglesias, vice-presidente do governo Espanhol. Como resposta, Iglesias disse que há "muita honra em ser palhaço". Contudo, usou a imagem do vilão Joker.
Cultura

Sempre gostou de desenhar? Este prémio é para si

1274
Há prémios e há prémios. Este é daqueles que fazem a diferença na vida de quem arrisca. O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce abre as candidaturas para a fase de ilustração já na quarta-feira.
Coronavírus

Žižek, Sousa Santos e as ideologias científicas /premium

Os dois pensadores publicaram em março e abril deste ano dois livros que refletem sobre o coronavírus e as consequências na sociedade. O que os une e os separa? Um ensaio de Gonçalo Pistacchini Moita.
Livros

"Não temos de voltar para a economia que tínhamos" /premium

"O Mundo em Chamas", de Naomi Klein, está publicado em Portugal. É um alerta ambiental que pede um “green new deal”. E o momento que vivemos pode fazê-lo acontecer, diz-nos a autora em entrevista.
Literatura

Morreu o escritor brasileiro Sérgio Sant'Anna

653
Escritor de 78 anos estava internado há vários dias com covid-19. Notícia foi avançada este domingo pela irmã. Sérgio Sant'Anna é descrito como um dos principais ficcionistas da língua portuguesa.
Crítica de Livros

Ibo, um paraíso em perigo /premium

A Ilha do Ibo (Cabo Delgado, norte de Moçambique) faz parte da reserva mundial de biosfera. Um levantamento desse património — também cultural — foi agora realizado por iniciativa francesa.
Crítica de Livros

O gospel da dor e do alento de James Baldwin /premium

112
O primeiro romance do escritor nascido no bairro de Harlem, em Nova Iorque, é um exemplo de dor transformada em literatura, a partir do “pão que o diabo amassou”.
Escritores

D. Duarte, o rei melancólico que morreu de peste  /premium

769
Considerava o estudo como um dos deveres dos monarcas, antecipou a duvida metódica de Descartes, analisou a melancolia séculos antes de Freud. A sua obra "Leal Conselheiro" urge ser redescoberta.
Pop Up

Discos, filmes, livros: destes vamos gostar sempre

Os gostos que nunca vamos discutir, mesmo com uma ou outra desilusão pelo caminho, estão em destaque neste Pop Up. Com Bruno Vieira Amaral, Maria Ramos Silva, Pedro Boucherie Mendes e Tiago Pereira.
Coronavírus

Comprar um livro ajuda famílias cabo-verdianas

112
Denominada “Livros por pão”, a iniciativa é do poeta cabo-verdiano Ary Reis, que tem como objetivo arrecadar dinheiro para montar cestas básicas destinadas a famílias de um bairro na cidade da Praia.
Coronavírus

"A 2.ª vaga da Gripe de 1918 foi a mais mortífera" /premium

193
Joshua Loomis escreveu um livro sobre epidemias que mudaram a História. Um capítulo é dedicado às que Portugal espalhou pelo mundo. Mas diz que este coronavírus não provocará "mudanças drásticas".
Crítica de Livros

A Bíblia ao ar livre /premium

417
Um livro sobre o claustro da abadia de Santa Maria de Celas que é uma dedicatória ao monumento mas é também uma homenagem aos historiadores da Arte portuguesa.
Livros

"The Nickel Boys" publicado em outubro em Portugal

O vencedor do Prémio Pulitzer para ficção 2020, "The Nickel Boys", de Colson Whitehead, chega a Portugal em outubro. O romance aborda os abusos dentro de uma instituição juvenil.
Coronavírus

Carta aberta defende bibliotecas

120
O documento assinala que as bibliotecas foram das primeiras instituições a encerrar os seus espaços durante o período de confinamento e as primeiras a reabrir, tendo continuado sempre a trabalhar.
Crítica de Livros

Amor e guerra no tempo de Napoleão Bonaparte /premium

Considerada a obra-prima de Jeanette Winterson, "A Paixão" fala do amor que escraviza, da paixão que é um demónio e de alguns daqueles que se perderam por amor. A guerra serve de pano de fundo.
Literatura Infantil

Novos livros infantis (um passado à janela)

122
“1º Direito” é um policial alinhado com o presente e acontece todo à janela. Recomendamos ainda o livro que pergunta “Para que serve?” e a nova coleção de Benji Davies, entre outras novidades.
História

3 mulheres que pegaram em armas e foram à guerra /premium

Ian Kershaw disse que as mulheres guerreiras são a exceção, não a regra. A historiadora Pamela D. Toler decidiu refutar isso: no seu livro, não faltam mulheres armadas. Eis a história de três delas.
Coronavírus

O findoísmo, o novo sebastianismo português

Não estando na origem desta crise, o capitalismo estará na génese da sua cura através da ciência, partilha de informação e cooperação entre Estados, que só o capitalismo consegue eficazmente potenciar
Coronavírus

Setor livreiro já se pode candidatar a apoios

As editoras e livrarias têm a partir desta quinta-feira e até 15 de maio para se candidatar à linha de apoio financeiro criada pelo Ministério da Cultura no combate à crise causada pela Covid-19.
Livros

Aaron James pergunta: será que é um cretino? /premium

“Cretinos, A Teoria” é o título do livro. Foi transformado em documentário que estreia no canal Odisseia esta quarta. Entrevistámos o autor, que nos falou de "assholes" e de Donald Trump.
Família Real Britânica

Biografia de Harry e Meghan deve sair em agosto

Escrita por dois jornalistas, mas com a colaboração do casal, a biografia dos Sussex deve sair já em agosto. Editora ainda não confirmou, mas o livro já se adivinha um best-seller.
Lançamentos

Álbum inédito de Astérix publicado em outubro

414
Escrita por René Goscinny e ilustrada por Albert Uderzo, a história "O Menir de Ouro" foi disponibilizada em formato livro-disco em 1967. Em outubro, será publicada em álbum pela primeira vez.
Literatura

Morreu o escritor sueco Per Olov Enquist 

Autor de cerca de 20 romances e ensaios, nove peças de teatro e cinco guiões de cinema, P.O. Enquist, como era conhecido, era uma das referências literárias suecas mais internacionais.
Coronavírus

APEL com prejuízos acima dos 20 milhões

182
Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) revela que o setor sofreu quebra de cerca de 80% nas vendas devido à pandemia de Covid-19, situando-se o prejuízo em mais de 20 milhões de euros.
Eça de Queirós

Esta Quinta da Murtosa será mesmo a de Eça? /premium

Está para breve a classificação da Quinta da Murtosa, uma antiga propriedade em Santa Maria da Feira. Associada à figura de Eça de Queiroz, será mais um lugar onde o escritor nunca terá estado.
Liberdades

Liberdades privadas, liberdades públicas

Em Portugal ainda é muito forte, sobretudo à esquerda, o preconceito de princípio, ideológico, contra os sistemas de ordem espontânea na sociedade. Então a esquerda, por regra, nega a sua existência.
Polícia Judiciária

Torre do Tombo alertou PJ sobre ficheiros da PIDE

198
Sobre a apreensão de documentos da PIDE esta quinta-feira, Silvestre Lacerda, diretor da DGLAB (que inclui a Torre do Tombo), diz: "Fomos nós que demos o alerta À PJ".
Coronavírus

Covid-19. Companhia das Ilhas mantém publicações

Apesar da situação criada pelo novo coronavírus, a editora açoriana Companhia das Ilhas decidiu manter a publicação de novos títulos. Neste mês de abril, lançou quase uma dezena de livros.
Literatura

Óbidos lança Prémio Literário

114
O Prémio Literário Lusófono, criado em parceria com Câmara de Comércio Portugal Moçambique, pretende estimular a criação de literatura em língua portuguesa. A primeira deverá acontecer em 2021.
Livros

Bloco propõe 1 milhão para pequenas editoras

O BE propôs ao Governo um programa de emergência, comparticipando assim 90% dos custos de produção, sugerindo o financiamento das rendas das livrarias independentes.
Coronavírus

Marcelo garante que vai ajudar setor do livro

172
Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu a editores, livreiros, bibliotecários, professores, dinamizadores culturais e leitores que está atento às suas dificuldades e às medidas do Governo para o setor.
Literatura

Dia Mundial do Livro celebra-se em confinamento

664
Várias editoras lançaram campanhas e iniciativas de incentivo à leitura e para celebrar o Dia Mundial do Livro, como clubes de leitura e a campanha "Adota uma livraria".
Ministério da Cultura

Covid-19: Governo tem €400 mil para setor do livro

287
Cada entidade terá direito a cinco mil euros, o que deixa muitas de fora. Representantes de editores e livreiros dizem-se sozinhos. Ministério da Cultura assume que é uma "medida para o curto prazo".
Literatura

Seis candidatas ao Women's Prize for Fiction

A lista final de candidatas ao Women's Prize for Fiction deste ano tem seis nomes. Desta lista constam Angie Cruz, Bernardine Evaristo, Natalie Haynes, Hilary Mantel, Maggie O' Farrell e Jenny Offill.
Livros

Editores europeus enviam sugestões a Portugal

A Federação Europeia de Editores enviou uma carta à ministra portuguesa da Cultura, devido à ausência de políticas nacionais para este setor em situação "extremamente grave".
Coronavírus

De Ana Moura a Márcia: esta 3ª há atuações online

109
Valter Hugo Mãe, Adolfo Luxúria Canibal, André Henriques, Cristina Branco, Rita Redshoes e Selma Uamusse são outros artistas que estarão em direto. Há música, leitura e dança. Saiba onde e quando ver.
Livros

“Contos da Quarentena”, o novo prémio da Lello

2536
Gosta de escrever? A Livraria Lello, no Porto, criou um prémio para distinguir seis autores de ficção literária com seis mil euros. Os originais serão publicados e as candidaturas terminam em maio.
Booker Prize

Adiado anúncio do vencedor do International Booker

O vencedor da edição deste ano do prémio de tradução seria revelado a 19 de maio, mas a organização decidir adiar o anúncio para o final do verão por causa da pandemia do novo coronavírus.
Coronavírus

Páscoa, Capitão Moore e Winston Churchill /premium

“Obedecemos a ordens, não porque temos de obedecer — como a população de algum despotismo comunista — mas porque concordamos em obedecer.”
Crítica de Livros

Com Annie Ernaux, as imagens não desaparecerão /premium

Em "Os Anos", de Annie Ernaux, a autobiografia confunde-se com a crónica histórica, para dizer que acima de um “eu” haverá sempre um “nós” do qual somos indissociáveis.
Livros

Português investiga presença de Lenine na Alemanha

Carlos Gomes, que começou o projeto "Lenin is still around" em 2014, lançou um livro na Alemanha que é um repositório dos monumentos que ainda existem naquele país dedicados ao líder comunista russo.
Escritores

Rubem Fonseca: sem pudor e sem vergonha /premium

443
Rubem Fonseca, o mais importante escritor brasileiro da segunda metade do século XX, foi uma ilha indomesticada, solitária e genial, como Clarice Lispector, Raduan Nassar ou Guimarães Rosa.
Crítica de Livros

Luxo doméstico, coleccionismo privado /premium

Um roteiro pela cerâmica industrial portuguesa feita entre as duas grandes guerras com função de partilha pública, ajudando a um maior esclarecimento das artes decorativas portuguesas.
Coronavírus

Mercado livreiro em queda mas com ligeira melhoria

As livrarias tiveram quebras de vendas de quase 80%, na primeira semana de abril, em relação ao período homólogo, em 2019, embora registe uma ligeira melhoria face às semanas anteriores.
Literatura

Prémio Oceanos recebeu inscrição de 1.872 livros

O prémio de literatura em língua portuguesa recebeu a inscrição de 1.872 livros, oriundos de 11 países. O Brasil é o país com maior número de participantes, seguido de Portugal e Angola.
Obituário

Rubem Fonseca:A grande arte amoral de um moralista /premium

Em Rubem Fonseca a exposição da verdade nua e crua de tudo, parecendo amoral encerra uma profunda nostalgia por uma moralidade perdida ou por reencontrar; parecendo indiferente, empenha-se na denúncia
Livros

Perdemos Rubem Fonseca, não esquecemos "Agosto" /premium

Quando o autor, que morreu esta quarta-feira, escreveu Agosto já havia explorado a vileza humana, mas nunca a tinha apurado a este extremo, num retrato intenso e inevitavelmente brasileiro.
Eça de Queirós

Quinta que Eça terá visitado será classificada

197
A Quinta da Murtosa, em Santa Maria da Feira, está em vias de ser classificada como Imóvel de Interesse Público. Construído em 1780, o edifício terá sido visitado por Eça de Queiroz.
Escritores

Sepúlveda era "um grande contador de histórias"

697
O escritor chileno morreu esta quinta-feira, aos 70 anos. Estava internado há quase dois meses num hospital em Oviedo, Espanha. Tinha sido diagnosticado com Covid-19 depois de ter estado em Portugal.
Escritores

Três coisas para aprender com Luis Sepúlveda /premium

1742
Através das suas fábulas, mas também dos seus romances, o chileno explorou temas que lhe eram queridos, como a preservação da natureza ou a luta contra a injustiça. Lê-lo é aprender a ser melhor.
Livros

Morreu Luis Sepúlveda, autor das fábulas mágicas

55470
Estava internado desde o final de fevereiro depois de ter sido diagnosticado com Covid-19. O escritor chileno era um dos nomes maiores da literatura latino-americana. Morreu esta quinta-feira.
Literatura

Morreu o escritor brasileiro Rubem Fonseca /premium

781
Tido como um dos maiores autores brasileiros da segunda metade do século XX, Rubem Fonseca morreu esta quarta-feira, no Rio de Janeiro, vítima de enfarte. Estava a poucas semanas de completar 95 anos.
Livros

Jean-Paul Sartre, o intelectual acima de tudo /premium

150
Sartre, que morreu há 40 anos, não foi um cientista da alma, nem um verdadeiro romancista. Foi um propagandista que a partir da filosofia foi capaz de encontrar fios para montar um espantalho humano.
Coronavírus

Theatro Circo celebra 105 anos com 20 espetáculos

228
No próximo dia 21 de abril, o Theatro Circo, em Braga, comemora 105 anos com mais de 20 espetáculos que juntam música, dança e poesia no Instagram de cada artista.
Livros

Publicado primeiro livro infantil sobre quarentena

314
A agência de design Gato de Bigode lançou “A Cidade de Todos os Dias”, um livro infantil digital e gratuito que quer ajudar os mais novos a compreender a pandemia de Covid-19 e a quarentena.
Editoras

Editora portuguesa nomeada para prémio europeu

Esta é a segunda nomeação da Editora Pato Lógico para o prémio de melhor editora europeia. Em 2013, na primeira edição, o prémio da Europa foi atribuído à editora portuguesa Planeta Tangerina.
Livros

Setor do livro procura sair da crise e pede ajuda

231
Livrarias e editoras estão fechadas e Ministério da Cultura está sem reação. Qual o efeito do coronavírus na área dos livros? E será que problemas antigos, agora mais visíveis, terão soluções novas?
Livros

Holderlin. O castigo do sábio poeta louco /premium

Nasceu há 250 anos, é um dos grandes poetas alemães, mas é também uma influência na história da filosofia. Encanta os linguistas como restaurador da cultura grega, sem ser clássico nem romântico.
Poesia

Wordsworth: o poeta da vida simples faz 250 anos /premium

107
Chamaram-lhe o "poeta da humanidade", mas era à natureza, bela e assustadora, que Wordsworth dedicava a maioria dos seus poemas. A simplicidade da sua linguagem e temas revolucionou a poesia inglesa.
Livros

Livrarias de BD viram-se para vendas 'online'

As livrarias portuguesas de banda desenhada vivem dias de sobressalto, com portas fechadas, a reforçar as vendas 'online' e preocupadas com o fecho da maior distribuidora norte-americana de BD.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Os clássicos em tempo de peste

Há quem estabeleça um paralelo entre a ascensão da China e os papéis dos protagonistas da Guerra do Peloponeso, Atenas e Esparta. É uma comparação que não cola, excepto num ponto: uma súbita epidemia.
Leitura

Plano de Leitura com mais de 60 mil participantes

Mais de 61 mil alunos participaram no Plano de Incentivo na rede de Ensino Português no Estrangeiro à Leitura no ano letivo 2018/19 e em 2019. Plano vai agora ser adaptado ao contexto da pandemia.
O Lado Bom da Vida

A (pouca) literatura gótica escrita em Portugal

A antologia “A Dança dos Ossos” reúne contos góticos de escritores de Portugal e Brasil, dois países onde o género teve pouca expressão.
Quem conta um conto...

Nem tudo o que se conta nos livros é verdade?

Segundo a personagem principal do livro "Orlando, o caracol apaixonado", nem tudo o que nos contam corresponde à realidade. Falámos com ele para perceber melhor. Será verdade?
Livros

Editores europeus pedem apoio financeiro urgente

A Federação Europeia de Editores alerta para a "gravosa situação do setor do livro na Europa" e apela "à concretização de medidas urgentes para proteger a principal indústria cultural no continente".
Livros

"Os Noivos": o amor, a peste e a História em Milão /premium

Há poucos romances com uma importância tão óbvia na História dos seus países quanto "Os Noivos". Não é só o primeiro romance histórico italiano, mas o primeiro de todos os romances italianos.
Livros

Woody Allen: uma vida refém de um pesadelo /premium

A autobiografia maldita foi publicada. É uma viagem pela infância, o cinema, Nova Iorque e os amores de um cineasta que viu os filmes ofuscados por um escândalo real mais estranho que a ficção.
Livros

Leituras para casa: Piketty e o culto da igualdade /premium

O livro mais recente de Thomas Piketty ilustra como o culto indiscriminado da igualdade pode gerar, e na verdade gerou, a obediência servil ao despotismo do estado não limitado pela lei.
Literatura

De Herculano a Sá-Carneiro: o gótico em Portugal /premium

Introduzida tardiamente em Portugal, a literatura gótica teve pouca expressão entre os autores nacionais. Existem, porém, alguns exemplos do género, agora resgatados num novo livro.
Coronavírus

Leilão com objetos de Pessoa volta a ser adiado

O leilão do espólio do sobrinho de Fernando Pessoa, que inclui uma escrivaninha e quatro pares de óculos, voltou a ser ser adiada devido ao novo coronavírus. Evento está agora marcado para 4 de maio.
Crítica de Livros

Sadeq Hedayat e a cegueira da solidão

Em "O Mocho Cego", o autor explora uma espécie de quarentena, não imposta pelo exterior, mas decidida pelo seu protagonista. Um romance obscuro com um propósito luminoso.
Cinema

"A música ajuda as pessoas como me ajuda a mim" /premium

670
Nesta quarentena, Filipe Melo já aprendeu a fazer um bom arroz, lançou uma curta-metragem no Youtube e toca piano para milhares, via smartphone. Nesta entrevista explica porquê e fala-nos de gatos.
Arte

Canto da Maya: felicidade, dor, silêncio islense /premium

Na vanguarda artística de início do século passado, Canto da Maya está inequivocamente para a escultura como Amadeo de Souza-Cardoso para a pintura e Fernando Pessoa para a literatura.
Livros

F. Scott Fitzgerald: cem anos de uma outra América /premium

Há 100 anos, F. Scott Fitzgerald publicou o seu primeiro romance, que se tornaria não só um símbolo da geração perdida, mas um dos modelos mais influentes da literatura e do pensamento americano.
Cultura

Vamos fazer amigos entre os animais

Explicar às crianças que certas espécies estão ameaçadas ou já se extinguiram pode não ser tarefa fácil, mas a McDonald’s dá uma ajuda com a nova coleção de livros do programa Happy Meal Readers.
Coronavírus

Livrarias independentes juntam-se contra crise

252
As livrarias independentes uniram-se num grande projeto coletivo, "que é o de dotar o país de uma rede de livrarias especializadas e de proximidade", e escreveram uma carta aberta ao Presidente.
Coronavírus

INCM oferece clássicos portugueses às quartas

1109
A INCM começou a disponibilizar gratuitamente títulos da coleção "Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa". Os primeiros livros já estão online, mas haverá um novo todas as quartas-feiras.
Booker Prize

Revelada "shortlist" do International Booker Prize

Foram (remotamente) anunciados esta quinta-feira os seis finalistas do Booker Prize International, o prémio de ficção traduzida para o inglês. O grande vencedor será anunciado a 19 de maio.
Mercado Livreiro

Venda de livros em Portugal caiu 63,3% em março

455
Entre 16 e 22 de março, foi registada uma queda de 63,3% na venda de livros em Portugal na sequência do agravamento da pandemia de Covid-19. Segundo a Gfk, esta pode ser a pior crise do mercado.
Quem conta um conto...

De onde vêm as bruxas?

Estivemos à conversa com a Dona Narradora do livro “De onde vêm as bruxas?”, da autora Joana Lopes e ilustrador Luís Belo, vencedores da 1.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.
Booker Prize

Booker International. Shortlist revelada na quinta

A lista com os últimos seis finalistas ao Booker Prize Internacional vai ser conhecida esta quinta-feira. Jokha Alharti, do Sultanato de Omã, venceu o prémio de literatura traduzida no ano passado.
Coronavírus

Lello oferece "Mensagem" na quarta-feira

3098
É a partir desta quarta-feira que vai começar a funcionar "o primeiro 'drive thru' livreiro do mundo", uma iniciativa da Lello. O primeiro livro que a livraria vai oferecer é a "Mensagem", de Pessoa.
Leitura

Leituras para casa (II): Revisitando The Spectator /premium

Como escreve Douglas Murray, o mais provável é que continuemos a encontrar sentido nos lugares em que os nossos antepassados encontraram sentido antes de nós.
Coronavírus

Vírus, livros e a Natureza que nem sempre é amiga

163
Em 2020, a Humanidade descobriu, com choque e pavor, que afinal ainda existem problemas que não se resolvem com o download de uma app. Mas e a quem devemos atribuir a culpa?
Crítica de Livros

Jokha Alharti: uma janela para o outro /premium

Em "Corpos Celestes", assistimos à transformação da sociedade omanense através da vida de três irmãs e da sua família, numa obra que nos fará compreender uma cultura muito diferente da nossa.
Crítica de Livros

"& etc..." e a liberdade em guarda /premium

Esta é a memória viva de um tempo antigo mas (ainda) influente. O regresso à revista "& etc", 26 suplementos mensais, de oito páginas cada, que merecem ser revisitados numa nova compilação.
Lançamentos

A Caveira: o conto gótico de Camilo Castelo Branco /premium

Apesar de o género gótica ter tido pouca expressão em Portugal, alguns autores nacionais produziram textos em que exploraram o mundo do sobrenatural. Uma antologia recentemente publicada reúne alguns.
Óbito

Mécia, viúva de Jorge de Sena, morre aos 100 anos

1697
Mécia de Sena, viúva do escritor Jorge de Sena, e promotora da sua obra, faleceu este sábado aos 100 anos em Los Angeles, onde residia.
Literatura Infantil

35 novos livros infantis para ler em casa

1360
Em tempos de isolamento social, um livro pode ser mesmo a melhor companhia. Estes são para crianças, foram publicados nos últimos meses e são uma festa de diversidade.
Coronavírus

Livraria Lello abre postigo para oferecer livros

7170
A livraria portuense quer assim cumprir a sua missão de "pôr o mundo inteiro a ler sempre que haja mundo, leitores e o que ler". Comercialização de livros continuará suspensa.
Coronavírus

As dicas de um médico de Wuhan para a prevenção

2088
"101 dicas baseadas na ciência que podem salvar a sua vida". A Skyhorse Publishing publicou um manual de prevenção para a Covid-19 escrito por um médico chefe de Wuhan. Estes são os conselhos.
Cultura

E que tal escrever um conto enquanto está em casa?

1785
Se tem uma história guardada na gaveta ou anda com ela na cabeça há anos, por que não candidatar-se ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce? Tem até ao dia 2 de abril para o fazer.
Coronavírus

Quer sair e não pode? Viaje com estes livros

210
Porque ler é sempre um dos melhores remédios, escolhemos cinco livros que falam de outras paragens, muitas vezes fantásticas, mas algumas nem tanto. E todos estão disponíveis gratuitamente online.
Coronavírus

Covid-19. Livrarias britânicas acabam por encerrar

Apesar de alguns dos maiores grupos livreiros terem insistido em manter as portas abertas, o escalar da situação no Reino Unido levou a que anunciassem o encerramento. Venda de livros aumentou 5,8%.
Banda Desenhada

Uderzo (1927-2020): um herói da banda desenhada /premium

165
A anatomia que o artista francês criou para Asterix é uma anatomia própria, de um género caricatural único, que criou herdeiros por todo o mundo.
Coronavírus

As livrarias podem continuar abertas?

132
A ministra da Cultura afirmou que não há nada que impeça as livrarias de permanecerem abertas ao público durante o estado de emergência, desde que vendam "à porta" ou "no postigo". Será mesmo assim?
Coronavírus

Ministra diz que livrarias podem estar abertas

158
Graça Fonseca diz que, nas "medidas para o estado de emergência", não existe nada que proíba uma livraria de "vender à porta, no postigo". Várias livrarias decidiram fechar devido ao Covid-19.
Banda Desenhada

Morreu Albert Uderzo, o ilustrador de "Astérix"

8996
O co-autor da famosa banda desenhada "Astérix" tinha 92 anos. Foi vítima de um ataque cardíaco. O Le Monde chama a Urdezo "um monumento, em todos os sentidos das palavras", que agora desaparece.
Livros

A autobiografia de Woody Allen foi mesmo publicada /premium

Surpresa total: o livro maldito do realizador viu a luz do dia nesta segunda-feira. Ostracizado sob a acusação de abuso sexual da filha adotiva em 1992, Allen conta o que se passou naquela ocasião.
Livros

Leituras para Casa: famílias políticas ocidentais /premium

Nick Timothy propõe-se refundar o conservadorismo britânico na oposição crucial ao que chama “ultra-liberalismo”. O argumento merece atenção leal, mas receio que não seja adequado.
Coronavírus

Feira do livro adiada para final do verão

436
Ou final de agosto ou início de setembro. O adiamento da feira do livro de Lisboa – que se deve à pandemia de covid-19 – foi decidido “em coordenação com a Câmara Municipal.
Poesia

Alejandra Pizarnik, a poeta que nos queima a frio /premium

A Tinta da China acaba de publicar uma antologia da mais famosa poeta argentina do século XX: Alejandra Pizarnik. Mais adorada que lida, vive no limbo entre a estrela pop e o anjo exterminador.
Coronavírus

Reino Unido. Covid-19 aumenta procura por livros

3215
O surto levou a uma procura "sem precedentes" por livros. Para responder ao grande interesse dos leitores, as livrarias Waterstones vão permanecer abertas nos próximos meses.
Coronavírus

Editoras. Suspensão de publicações continua

Depois dos principais grupos editoriais terem anunciado o cancelamento dos lançamentos agendados para as próximas semanas, outras editoras seguiram o exemplo e anunciaram a suspensão de novos livros.
Coronavírus

Grupos editoriais suspendem publicações

112
Porto Editora, Leya, Penguin e Bertrand decidiram suspender a publicação de novos livros para as próximas semanas e até que o mercado normalize. Editoras vão, no entanto, continuar a trabalhar.
Coronavírus

Brotéria convida personalidades para promover arte

184
A revista centenária e centro cultural desafiou artistas como Matilde Campilho, Jacinto Lucas Pires, Tolentino Mendonça, Rui Chafes e Capitão Fausto para iniciativas à distância. Começa esta noite.
Coronavírus

França. Editoras ajudam livrarias independentes

Os maiores grupos editoriais de França decidiram suspender a publicação de novos títulos e alargar prazos de pagamento para ajudar as pequenas livrarias a superarem a crise gerada pelo Covid-19.
Livros

"A Peste" e a crónica de uma resistência /premium

799
Escrita há mais de 70 anos, a obra-prima de Albert Camus tornou-se novamente num bestseller em Itália, Inglaterra e França. Na cidade pestiferada de Oran encontramos um espelho do nosso terror atual.
Leitura

Imprensa Nacional disponibiliza mais cinco títulos

178
A editora disponibilizou online outros cinco títulos da coleção “O Essencial Sobre…”, numa medida de incentivo à leitura durante o surto de coronavírus. Em breve serão colocados outros no seu site.
Coronavírus

Editora independente E-Primatur suspende produção

As perturbações no normal funcionamento do mercado livreiro na sequência da pandemia do novo coronavírus levaram a E-Primatur a optar pela suspensão da maior parte dos títulos anunciados para 2020.
Fernando Pessoa

New Directions publica obra completa de Caeiro

511
Depois da muito elogiada edição do "Livro do Desassossego", a importante editora de Nova Iorque vai publicar a obra completa de Alberto Caeiro. A edição é de Jerónimo Pizarro e Patricio Ferrari.
Leitura

Cinco sites com e-books grátis para download

9493
A diretora-geral da Saúde aconselhou os portugueses a ficarem em casa e a porem a leitura em dia. O Observador dá uma ajuda para que não seja obrigado a visitar a livraria mais próxima.
Livros

Livro. "Porque abandonei as Testemunhas de Jeová" /premium

254
Em "Apóstata", António Madaleno revela como foi crescer na comunidade religiosa, de que chegou a ser líder destacado, e por que a abandonou, em ruptura total. Leia o 1.º capítulo em pré-publicação.
Livros

Politicamente correto: "Somos todos Impolutos?" /premium

Manuel Monteiro desmonta o politicamente correcto através da História e de casos recentes – nacionais e internacionais – e de como muitas vezes não faz sentido e pode ser um perigo.
Crítica de Livros

Rui Nunes: em defesa do sentido /premium

Rui Nunes decidiu soltar-se das narrativas, do romanesco, do sentido e da ordem natural do pensamento. A questão é que, passada a euforia da libertação, é difícil ficarmos contentes com o que sobra.
A página está a demorar muito tempo.