Literatura

Livrarias

Portuguesa entre melhores livrarias de BD do mundo

Pelo segundo ano consecutivo, a livraria e editora portuguesa Kingpin Books é finalista do prémio norte-americano Eisner de melhor livraria do mundo especializada em banda desenhada.
Cultura

Medalha de Mérito Cultural para Gastão Cruz

O poeta Gastão Cruz foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural "em reconhecimento do inestimável trabalho de uma vida dedicada à poesia", anunciou o Ministério da Cultura.
Educação

"Os Maias" já não eram obrigatórios no secundário

A polémica encheu as redes sociais, depois da notícia de que a obra mais conhecida de Eça de Queiroz tinha sido retirada da lista obrigatória no secundário. Mas, afinal, "Os Maias" já eram opcionais.
Livros

Três cartas escritas por Nelson Mandela na prisão /premium

831
Mandela faria cem anos a 18 de julho de 2018. Foi preso em 1962 e assim permaneceu durante 10052 dias. Um novo livro recupera 255 cartas escritas na prisão. O Observador revela três destes documentos.
Educação

Os Maias deixam de ser obrigatórios no secundário

8.168
As novas diretrizes das aprendizagens essenciais prevêem que seja apenas ensinado um romance de Eça de Queirós, não especificando qual. Na disciplina de História também há conteúdos que desaparecem
Literatura

Minhós Martins é finalista de prémio literário

403
A escritora portuguesa Isabel Minhós Martins é uma das nove finalistas do prémio norte-americano de literatura para crianças NSK Neustadt Prize 2019.
Livros

Livros para férias (II) /premium

Cinco livros recordam o binómio altamente improvável em que assenta o mistério político ocidental: a rivalidade civilizada entre direita e esquerda democráticas.
Livros

Romance, poesia e vinho: 39 livros para o verão /premium

341
Títulos para todos os gostos, é uma questão de escolha. Reunimos livros editados nos últimos meses para dias de leituras mais folgadas. E mesmo que não vá de férias, as sugestões valem sempre a pena.
História

O que fizeram os impérios por nós? /premium

130
Contrariando a tendência geral para realçar a brutalidade e opressão dos impérios que dominaram o mundo, "Visões imperiais", de Krishan Kumar, põe em relevo o seu “espantoso registo de sucessos".
Filosofia

Lixo intelectual

Não ler com sentido crítico grandes sucessos editoriais como os de Boaventura de Sousa Santos ou José Gil é como não querer ver, tratar e minimizar o lixo que as sociedades necessariamente produzem.
Crítica de Livros

Imprensa Nacional 250 anos: glória e pedagogia

Vasco Rosa escreve sobre o livro-catálogo que assinala o aniversário redondo de uma instituição que, apesar dos anos de história, está atenta e "virada para o futuro".
Crónica

Uma sismografia /premium

Não nos reconhecermos nos sublinhados que outrora fizemos nos livros mostra que já não somos os mesmos, ainda que respondamos pelo mesmo nome e que os livros velhos ainda sejam nossos.
Lifestyle

Fernando Pessoa e o Periquita

113
Antes de termos o poeta a publicar (1934) já tínhamos Periquita (1850)
Timor-Leste

Timor. Governo quer medidas para repor fundos

O Governo de Timor-Leste vai reunir-se na quarta-feira para aprovar medidas que permitam reforçar os cofres de Estado durante os meses de julho e agosto, anunciou o primeiro-ministro timorense.
Man Booker Prize

O livro "O Doente Inglês" venceu o Golden Booker

140
O livro "O Doente Inglês" (1992), de Michael Ondaatje, foi anunciado como o melhor prémio Man Booker dos últimos 50 anos, numa altura em que aquele galardão se encontra a celebrar cinco décadas.
Crítica de Livros

O charme irresistível do perigoso Jordan Peterson

Tiago Cavaco escreve sobre "12 Rules for Life", o livro de um professor que vai de Nietzsche às princesas da Disney, da Bíblia aos pais da psicologia com uma integridade intelectual única.
Crítica de Livros

Há mais Variações em António

Revista e aumentada, a biografia de António Variações assinada por Manuela Gonzaga cavalga com rédea solta e deixa passar a possibilidade de construir uma leitura robusta de um artista único.
Banda Desenhada

Morreu Steve Ditko, que criou o Homem-Aranha

Steve Ditko manteve-se afastado das luzes da ribalta, mas criou uma das personagens mais conhecidas de banda desenhada com Steve Lee: o Homem-Aranha. Ditko morreu aos 90 anos em Nova Iorque.
Livros

Eduardo Lourenço e a geração lesa-pátria

108
As fragilidades do pensamento social não resultam apenas de os indivíduos lerem pouco, mas também de tutelas letradas irmanadas numa bolha intelectual solitária e autocomplacente face aos seus vícios.
Conversas à Quinta

Livros de férias: uma mesa cheia de boas sugestões

Ensaios sobre os tempos que correm, biografias, memórias e livros de história, alguma literatura e até livros de viagens. Foram muitas e muito variadas as boas sugestões de livros para ler nas férias.
J. K. Rowling

Trump errou num tweet e J.K. Rowling não perdoou

107
O presidente dos Estados Unidos utilizou uma expressão errada numa das suas mensagens no Twitter e a escritora britânica não resistiu a gozar com Trump.
Escritores

Agualusa e Luís Cardoso finalistas do Prémio APE

204
O júri, constituído por Isabel Cristina Mateus, Isabel Ponce de Leão, José Carlos Seabra Pereira, José Manuel de Vasconcelos e Paula Mendes Coelho, reuniu-se na terça-feira e analisou 72 obras.
Livros

Vai sair o diário de Saramago no ano do Nobel

204
O livro chama-se "Último Caderno de Lanzarote" e vai ser publicado pela Porto Editora. É o último volume dos diários de José Saramago, escrito em 1998, o ano em que ganhou o Nobel.
Literatura

António Carlos Cortez vence prémio de poesia

170
O livro "A dor concreta", de António Carlos Cortez, é o vencedor da edição deste ano do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Três Parágrafos

As camadas geológicas de Tolentino /premium

1.454
Tolentino é um homem, um padre e um poeta que todos conhecemos, mas também desconhecemos. Reservado e, por vezes, um pouco distante, começa tudo com um silêncio, que pode ser uma escuta ou uma espera.
Livros

Estremoz lança livro sobre bonecos em barro 

335
A "Produção de Figurado em Barro de Estremoz", conhecida como bonecos de Estremoz, foi classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em dezembro de 2017.
Política

Livros para férias (I) /premium

Três alertas contra o empobrecimento da conversação pública nas nossas democracias ocidentais.
Crítica de Livros

João Tordo e o que significa escrever bem

O estilo de João Tordo, a querer parecer que não existe, acaba por se tornar artificial. É um romancista trabalhador, mas também por isso, acaba por ser demasiado escolar.
Crítica de Livros

Na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe

De Willa Cather, autora galardoada com o Pulitzer, chega a Portugal, em tradução de Ana Teresa Pereira, "O meu inimigo mortal", novela amarga sobre uma jovem idealista que se viu forçada a escolher.
Livros

"Podem chamar-me preto, negro, o que quiserem"

1.508
É publicado em Portugal há 30 anos mas os seus livros vendem pouco mais de 100 exemplares. Este ano o prémio Camões veio dizer que há África para lá de Agualusa e Mia Couto.
Ministro da Educação

Anunciado acordo entre Governo e Editoras 

Acordo entre o Governo e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros faz com que os preços dos manuais escolares não aumentem.
União Europeia

Académicos defendem orçamento para a zona euro

108
Oitenta académicos europeus reuniram as suas propostas num livro que será apresentado na próxima semana, em Lisboa, ao Presidente da Republica e ao Presidente do Eurogrupo.
José Luís Peixoto

José Luís Peixoto será traduzido para crioulo

"Morreste-me" é o primeiro livro do escritor português José Luís Peixoto que será traduzido para crioulo cabo-verdiano, que conta ter a nova versão nas bancas em dezembro, informou fonte oficial.
Literatura

Helder Macedo vence Grande Prémio de Ensaio

O romancista e ensaísta Helder Macedo venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores com a obra "Camões e outros contemporâneos".
Crítica de Livros

Primatas, com e sem pelo

As relações entre homem e natureza e os animais como metáfora do comportamento humano são temas comuns à maior parte dos contos de "Alguns Humanos", de Gustavo Pacheco.
Crítica de Livros

Jacinto Lucas Pires e o poeta do Estado Novo

Este é o resgate de Augusto Reis, o poeta brando e sem tormentos demoníacos, o poeta que sabe ser banqueiro e tem uma família, o poeta a quem não assusta o quotidiano.
Fernando Pessoa

O "Fausto" ganhou "uma existência digital"

287
Depois de uma edição crítica em papel, o “Fausto” de Fernando Pessoa ganhou uma edição digital. O arquivo, da responsabilidade do Centro de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa, já está online.
Literatura

Vargas Llosa internado depois de queda

O escritor peruano, vencedor do Prémio Nobel da literatura, sofreu uma queda em sua casa que o obrigou a ser hospitalizado. Ficou com um forte hematoma e um "ligeiro" traumatismo crânioencefálico.
Ficção Científica

Festival Bang! volta em outubro e traz Robin Hobb

Depois do sucesso da primeira edição, o evento dedicado à literatura fantástica volta em outubro com muitas novidades. Este ano, a convidada de honra é Robin Hobb, autora d'"A Saga do Assassino".
Literatura

Estar apaixonado é semelhante a uma doença mental /premium

434
Há uma linha ténue que separa o amor e a paixão da doença mental. Quem o diz é o psicólogo Frank Tallis, autor de "O Romântico Incurável", que relata histórias verídicas de amores enlouquecedores.
Crítica de Livros

Paisagem global e lágrimas de crocodilo

Fernando Santos Pessoa, de 80 anos, colega, discípulo, editor e biógrafo de Gonçalo Ribeiro Teles, reuniu artigos, ensaios e estudos breves sobre a Paisagem num só livro. Vasco Rosa dá-lhe 4 estrelas.
Livros

Guadalajara com 40 escritores de língua portuguesa

A feira do livro de Guadalajara, México, vai contar com a presença de mais de 40 escritores de língua portuguesa que representam várias gerações. A feira decorre entre 24 de novembro e 2 de dezembro.
Livros

Começa ciclo sobre escritor Raul Brandão

"Três Olhares Sobre a Vida e a Obra de Raul Brandão" é o título da sessão de segunda-feira, na Academia das Ciências de Lisboa, que abre um ciclo sobre o escritor.
Crítica de Livros

Liberdade, preconceito e as tragédias da Europa

Uma mulher invulgar, em luta pela liberdade e emancipação, vê-se forçada a encarar as tragédias da Europa da primeira metade do século XX. Esta é apenas uma pequena parte da incrível história da mãe.
Livros

Ética. Dos ovos das galinhas à mão de Maradona  /premium

"Ética no mundo real", de Peter Singer, aborda desde os direitos das galinhas à defesa do veganismo, passando por questões como a cidadania e o direito de voto, até à batota no jogo.
Livros

Editora quer levar o rock além fronteiras

141
A editora Escafandro quer levar a sua "A História do Rock" a outras paragens. Para isso, iniciou uma campanha de "crowdfunding" para financiar a tradução e publicação do livro infantil em inglês.
Livros

Lobo Antunes na feira do livro de Guadalajara

António Lobo Antunes, Hélia Correia e Germano Almeida vão estar entre os mais de 40 escritores de vários géneros literários que vão estar presentes na feira do livro de Guadalajara, México.
Livros

Novo livro de Marlon James sai no início de 2019

O sucessor do aclamado "A Brief History of Seven Killings" vai ser publicado em fevereiro de 2019. "Black Leopard, Red Wolf" mistura mito, história e fantasia.
Fogo de Pedrógão Grande

Do Porto a Turim há "palavras contra as chamas"

105
"O Homem que plantava árvores" vai ser lido em simultâneo no Porto, em Pedrógão Grande, em Turim e no Vale de Susa -- no norte de Itália -- como forma de homenagear as vítimas dos incêndios.
Entrevista

O livro proibido sobre o narcotráfico em Espanha /premium

137
É a história do narcotráfico na Galiza (e com ela a estreita relação com Portugal). O livro de Nacho Carretero foi proibido e está no centro de uma polémica. "Farinha" chegou agora a Portugal.
Feira do Livro

Feira do Livro apresenta vencedor do Prémio UCLLA

O livro de poesia "Equilíbrio Distante", de Óscar Ruben Maldonado, vencedor do Prémio Literário UCCLA-Novos Talentos, Nova Obras em Língua Portuguesa, é apresentado na Feira do Livro de Lisboa.
Santo António

Pessoa, os santos populares e o Estado Novo

385
Em junho de 1935, mês do último aniversário, Fernando Pessoa escreveu uma série de três poemas sobre os santos populares. O objetivo era criticar a apropriação feita pelo Estado Novo.
Bloco de Esquerda

Vampiros na feira do livro /premium

Partilho algumas das preocupações do BE. As editoras e as livrarias devem ser ajudadas pelo Estado, e a leitura (de livros diversos ou ortodoxos) incentivada. Mas pelo EstadoCatarina Martins, percebe?
Feira do Livro

Feira do Livro espera aumentar vendas no feriado

Os participantes da Feira do Livro esperam que "o último dia da feira vá permitir que as vendas superem as do ano passado", afirmou Bruno Pacheco, secretário-geral da APEL.
Literatura

Anne Frank poderá ter sido traída por mulher judia

O livro, "De achtertuin van het Achterhuis"avança com o nome de Ans van Dijk como a informadora do regime que traiu a família de Anne Frank.
Livros

“Era impossível não amar António Variações” /premium

1.501
Há 12 anos, Manuela Gonzaga publicou a primeira biografia do cantor de “O Corpo é que Paga”. Esta quarta-feira apresenta uma nova versão na Feira do Livro de Lisboa.
Crítica de Livros

Vandelli, o nosso amigo enciclopédico

O naturalista Domenico Vandelli tinha 29 anos quando veio para Portugal, onde passou o resto da sua vida. O seu trabalho pioneiro, muitas vezes ignorado, foi agora revisitado por João Cabral.
Geopolítica

Tucídides: Um clássico na Católica

174
Com Tucídides aprendi que a guerra é um mestre severo. Decisões atrozes são vistas como inevitáveis para prevalecer. Torna-se ténue a linha entre o certo e o errado, o bom senso enterrado na decência.
Bibliotecas

Biblioteca Pública de Évora vai ser restaurada

302
As obras surgem depois de ter sido feito, em 2014, um estudo de diagnóstico estrutural do edifício, que definiu quais os trabalhos necessários, e elaborado o projeto de arquitetura.
Crise dos Refugiados

"O racismo preocupa a esquerda, trabalhadores não" /premium

197
Em "A Estranha Morte da Europa", Douglas Murray, editor da Spectator, opõe-se à imigração e critica a classe política. O maior alvo é Merkel, que acusa de "mudar a sociedade sem mandato democrático".
Literatura

Livro sobre Júlio Pomar lançado esta quinta-feira

O livro "Júlio Pomar - O pintor no tempo", da autoria da historiadora Irene Flunser Pimentel, vai ser lançado esta quinta-feira, às 17h00, no Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa.
Editoras

APEL anuncia fim do voluntariado na Feira do Livro

171
A decisão da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) foi tomada depois de um abaixo-assinado contra a existência de voluntários na Feira do Livro de Lisboa.
Crítica de Livros

Rio de Janeiro: flor, ferida aberta

"46750", uma obra notável do fotojornalista português João Pina, é um retrato de um Brasil podre e sem remédio onde, apesar de tudo, ainda cabe uma nota de compaixão e de esperança.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)