Livros

Literatura

Botto: poeta, homossexual e amigo de Pessoa /premium

816
Ficou conhecido pelo escândalo da "Literatura de Sodoma" e por ser próximo de Pessoa. Mas Botto foi um poeta com valor próprio, que teve um papel sem precedentes na história da poesia homoerótica.
Livros

Lições de Nelson Rodrigues no futebol português  /premium

"Brasil em Campo" junta crónicas desportivas escritas a partir da década de 60. Outro tempo, outros relvados, mas com paralelismos que não escapam a mais um início de campeonato nacional.
Bibliotecas

Mafra e Coimbra entre as bibliotecas mais bonitas

3.351
Durante 10 anos, Massimo Listri, um fotógrafo italiano, andou por várias bibliotecas espalhadas pelo mundo. O resultado foi reunido no livro "As bibliotecas mais bonitas do mundo".
Livros

Regresso ao Campo de Sangue de Dulce Maria Cardoso /premium

229
A propósito da reedição do primeiro romance da escritora portuguesa, o Observador publica um excerto escolhido pela própria. O livro será adaptado ao cinema e até ao fim do ano chega ao novo "Eliane".
Livros

Obras de António Botto vão voltar às livrarias

238
As obras de António Botto vão ter uma nova edição a cargo da Assírio & Alvim. O seu livro mais conhecido, "Canções", foi editado pela última vez em 2008, pela já desaparecida Quasi.
Crítica de Livros

Caleidoscópios do crime

Vasco Rosa escreve sobre "Infâmia e Fama. O mistério dos primeiros retratos judiciários em Portugal", um trabalho de "enorme valia", que vem mudar o panorama desta área de estudo.
Livros

Recordando Raymond Aron (1905-1983) /premium

131
As Memórias de Raymond Aron foram agora publicadas entre nós, 35 anos depois da publicação original. Por que motivo foi Aron em França odiado pela esquerda e respeitado pela direita — mas à distância?
Livros

Karl Kraus: o sátiro que fez do jornalismo um réu

297
Pode um jornalista odiar o jornalismo? Pode, e Karl Kraus foi um deles ao perceber como poucos a relação entre os jornais e a disseminação da violência que levou à 1ª Guerra Mundial
Livros

Marcos Balesteros vence Prémio Design do Livro

288
O 'designer' português Marco Balesteros é o vencedor do Prémio Design de Livro, no valor de cinco mil euros, pelo trabalho na obra "Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão".
Livros

Homo Deus e Mentes Digitais: a ler nas férias

E nesta fase – a das muitas perguntas que nos faremos – é bom retornar ao Homo Deus para perceber o sentido desta nova religião, também ela emergente: o humanismo, ou uma espécie de antropocentrismo.
Cultura

Leitura de verão para mulheres extraordinárias

176
Se acredita que todas as histórias começam com uma mulher extraordinária, “As Sete Irmãs – A história de Maia” é o livro ideal para as suas férias de verão.
Livros

Festa Literária de Paraty homenageia Hilda Hilst

As escritoras Maria Teresa Horta e Isabela Figueiredo juntam-se ao norte-americano Colson Whitehead e à franco-marroquina Leila Slimani na festa literária de Paraty, que homenageia Hilda Hilst.
História

A vida dos livros

«O Fundo da Gaveta» de Vasco Pulido Valente fala-nos da Contra-Revolução e do Radicalismo no Portugal do século XIX. São dois ensaios que se completam e nos revelam um país inseguro e heterogéneo.
Man Booker Prize

Man Booker Prize. Romance gráfico é candidato

"Sabrina", do norte-americano Nick Drnaso, é o primeiro romance gráfico a ser considerado para o Man Booker Prize. Michael Ondaatje é o único anterior vencedor incluído na longlist.
Livros

Livros para férias (III) /premium

Guilherme d’Oliveira Martins, Marcello Mathias, Mena Mónica, Vasco Pulido Valente e Jaime Nogueira Pinto são os autores aqui recomendados para férias (com uma nota final sobre o inglês Jesse Norman).
Fernando Pessoa

Fernando Távora, o arquiteto que encontrou Pessoa /premium

910
Durante décadas, Fernando Távora reuniu uma das mais importantes coleções privadas de Fernando Pessoa e do modernismo português. O seu espólio, cheio de pequenos tesouros, está aberto a todos.
Livros

Guadalajara com o que "não se faz mal" em Portugal

A programação literária de Portugal como convidado da Feira do Livro de Guadalajara, no México, inclui a presença de autores como António Lobo Antunes, Ricardo Araújo Pereira e Dulce Maria Cardoso.
Livros

No deserto chamado portugalidade /premium

O que acontece é que os intelectuais quase não saem disto: os pobres de espírito fazem e, nós, intelectuais, pensamos; eles são o corpo e nós a mente. Não pode haver noção mais indigente de sociedade.
Livros

Um filósofo de 1930 dá graças por viver em 2018 /premium

282
Em "Antes é que era bom!", Michel Serres ataca, com ironia, as lamúrias, respingos e indignações dos “velhos ranzinzas” que envenenam o presente com a evocação de um passado idílico que nunca existiu.
Livrarias

Portuguesa entre melhores livrarias de BD do mundo

210
Pelo segundo ano consecutivo, a livraria e editora portuguesa Kingpin Books é finalista do prémio norte-americano Eisner de melhor livraria do mundo especializada em banda desenhada.
Livros

Três cartas escritas por Nelson Mandela na prisão /premium

1.649
Mandela faria cem anos a 18 de julho de 2018. Foi preso em 1962 e assim permaneceu durante 10052 dias. Um novo livro recupera 255 cartas escritas na prisão. O Observador revela três destes documentos.
Livros

Livros para férias (II) /premium

Cinco livros recordam o binómio altamente improvável em que assenta o mistério político ocidental: a rivalidade civilizada entre direita e esquerda democráticas.
Livros

Romance, poesia e vinho: 39 livros para o verão /premium

348
Títulos para todos os gostos, é uma questão de escolha. Reunimos livros editados nos últimos meses para dias de leituras mais folgadas. E mesmo que não vá de férias, as sugestões valem sempre a pena.
História

O que fizeram os impérios por nós? /premium

130
Contrariando a tendência geral para realçar a brutalidade e opressão dos impérios que dominaram o mundo, "Visões imperiais", de Krishan Kumar, põe em relevo o seu “espantoso registo de sucessos".
Filosofia

Lixo intelectual

Não ler com sentido crítico grandes sucessos editoriais como os de Boaventura de Sousa Santos ou José Gil é como não querer ver, tratar e minimizar o lixo que as sociedades necessariamente produzem.
Crítica de Livros

Imprensa Nacional 250 anos: glória e pedagogia

Vasco Rosa escreve sobre o livro-catálogo que assinala o aniversário redondo de uma instituição que, apesar dos anos de história, está atenta e "virada para o futuro".
Crónica

Uma sismografia /premium

Não nos reconhecermos nos sublinhados que outrora fizemos nos livros mostra que já não somos os mesmos, ainda que respondamos pelo mesmo nome e que os livros velhos ainda sejam nossos.
Timor-Leste

Timor. Governo quer medidas para repor fundos

O Governo de Timor-Leste vai reunir-se na quarta-feira para aprovar medidas que permitam reforçar os cofres de Estado durante os meses de julho e agosto, anunciou o primeiro-ministro timorense.
Man Booker Prize

O livro "O Doente Inglês" venceu o Golden Booker

140
O livro "O Doente Inglês" (1992), de Michael Ondaatje, foi anunciado como o melhor prémio Man Booker dos últimos 50 anos, numa altura em que aquele galardão se encontra a celebrar cinco décadas.
Crítica de Livros

O charme irresistível do perigoso Jordan Peterson

Tiago Cavaco escreve sobre "12 Rules for Life", o livro de um professor que vai de Nietzsche às princesas da Disney, da Bíblia aos pais da psicologia com uma integridade intelectual única.
Crítica de Livros

Há mais Variações em António

Revista e aumentada, a biografia de António Variações assinada por Manuela Gonzaga cavalga com rédea solta e deixa passar a possibilidade de construir uma leitura robusta de um artista único.
Banda Desenhada

Morreu Steve Ditko, que criou o Homem-Aranha

Steve Ditko manteve-se afastado das luzes da ribalta, mas criou uma das personagens mais conhecidas de banda desenhada com Steve Lee: o Homem-Aranha. Ditko morreu aos 90 anos em Nova Iorque.
Livros

Eduardo Lourenço e a geração lesa-pátria

108
As fragilidades do pensamento social não resultam apenas de os indivíduos lerem pouco, mas também de tutelas letradas irmanadas numa bolha intelectual solitária e autocomplacente face aos seus vícios.
Conversas à Quinta

Livros de férias: uma mesa cheia de boas sugestões

Ensaios sobre os tempos que correm, biografias, memórias e livros de história, alguma literatura e até livros de viagens. Foram muitas e muito variadas as boas sugestões de livros para ler nas férias.
Livros

Vai sair o diário de Saramago no ano do Nobel

204
O livro chama-se "Último Caderno de Lanzarote" e vai ser publicado pela Porto Editora. É o último volume dos diários de José Saramago, escrito em 1998, o ano em que ganhou o Nobel.
Livros

Estremoz lança livro sobre bonecos em barro 

335
A "Produção de Figurado em Barro de Estremoz", conhecida como bonecos de Estremoz, foi classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em dezembro de 2017.
Política

Livros para férias (I) /premium

Três alertas contra o empobrecimento da conversação pública nas nossas democracias ocidentais.
Crítica de Livros

João Tordo e o que significa escrever bem

O estilo de João Tordo, a querer parecer que não existe, acaba por se tornar artificial. É um romancista trabalhador, mas também por isso, acaba por ser demasiado escolar.
Crítica de Livros

Na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe

De Willa Cather, autora galardoada com o Pulitzer, chega a Portugal, em tradução de Ana Teresa Pereira, "O meu inimigo mortal", novela amarga sobre uma jovem idealista que se viu forçada a escolher.
Livros

"Podem chamar-me preto, negro, o que quiserem"

1.508
É publicado em Portugal há 30 anos mas os seus livros vendem pouco mais de 100 exemplares. Este ano o prémio Camões veio dizer que há África para lá de Agualusa e Mia Couto.
Ministro da Educação

Anunciado acordo entre Governo e Editoras 

Acordo entre o Governo e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros faz com que os preços dos manuais escolares não aumentem.
União Europeia

Académicos defendem orçamento para a zona euro

108
Oitenta académicos europeus reuniram as suas propostas num livro que será apresentado na próxima semana, em Lisboa, ao Presidente da Republica e ao Presidente do Eurogrupo.
Crítica de Livros

Primatas, com e sem pelo

As relações entre homem e natureza e os animais como metáfora do comportamento humano são temas comuns à maior parte dos contos de "Alguns Humanos", de Gustavo Pacheco.
Crítica de Livros

Jacinto Lucas Pires e o poeta do Estado Novo

Este é o resgate de Augusto Reis, o poeta brando e sem tormentos demoníacos, o poeta que sabe ser banqueiro e tem uma família, o poeta a quem não assusta o quotidiano.
Crítica de Livros

Paisagem global e lágrimas de crocodilo

Fernando Santos Pessoa, de 80 anos, colega, discípulo, editor e biógrafo de Gonçalo Ribeiro Teles, reuniu artigos, ensaios e estudos breves sobre a Paisagem num só livro. Vasco Rosa dá-lhe 4 estrelas.
Livros

Guadalajara com 40 escritores de língua portuguesa

A feira do livro de Guadalajara, México, vai contar com a presença de mais de 40 escritores de língua portuguesa que representam várias gerações. A feira decorre entre 24 de novembro e 2 de dezembro.
Livros

Começa ciclo sobre escritor Raul Brandão

"Três Olhares Sobre a Vida e a Obra de Raul Brandão" é o título da sessão de segunda-feira, na Academia das Ciências de Lisboa, que abre um ciclo sobre o escritor.
Crítica de Livros

Liberdade, preconceito e as tragédias da Europa

Uma mulher invulgar, em luta pela liberdade e emancipação, vê-se forçada a encarar as tragédias da Europa da primeira metade do século XX. Esta é apenas uma pequena parte da incrível história da mãe.
Livros

Ética. Dos ovos das galinhas à mão de Maradona  /premium

"Ética no mundo real", de Peter Singer, aborda desde os direitos das galinhas à defesa do veganismo, passando por questões como a cidadania e o direito de voto, até à batota no jogo.
Livros

Editora quer levar o rock além fronteiras

141
A editora Escafandro quer levar a sua "A História do Rock" a outras paragens. Para isso, iniciou uma campanha de "crowdfunding" para financiar a tradução e publicação do livro infantil em inglês.
Livros

Lobo Antunes na feira do livro de Guadalajara

António Lobo Antunes, Hélia Correia e Germano Almeida vão estar entre os mais de 40 escritores de vários géneros literários que vão estar presentes na feira do livro de Guadalajara, México.
Livros

Novo livro de Marlon James sai no início de 2019

O sucessor do aclamado "A Brief History of Seven Killings" vai ser publicado em fevereiro de 2019. "Black Leopard, Red Wolf" mistura mito, história e fantasia.
Fogo de Pedrógão Grande

Do Porto a Turim há "palavras contra as chamas"

105
"O Homem que plantava árvores" vai ser lido em simultâneo no Porto, em Pedrógão Grande, em Turim e no Vale de Susa -- no norte de Itália -- como forma de homenagear as vítimas dos incêndios.
Entrevista

O livro proibido sobre o narcotráfico em Espanha /premium

137
É a história do narcotráfico na Galiza (e com ela a estreita relação com Portugal). O livro de Nacho Carretero foi proibido e está no centro de uma polémica. "Farinha" chegou agora a Portugal.
Feira do Livro

Feira do Livro apresenta vencedor do Prémio UCLLA

O livro de poesia "Equilíbrio Distante", de Óscar Ruben Maldonado, vencedor do Prémio Literário UCCLA-Novos Talentos, Nova Obras em Língua Portuguesa, é apresentado na Feira do Livro de Lisboa.
Bloco de Esquerda

Vampiros na feira do livro /premium

Partilho algumas das preocupações do BE. As editoras e as livrarias devem ser ajudadas pelo Estado, e a leitura (de livros diversos ou ortodoxos) incentivada. Mas pelo EstadoCatarina Martins, percebe?
Livros

“Era impossível não amar António Variações” /premium

1.501
Há 12 anos, Manuela Gonzaga publicou a primeira biografia do cantor de “O Corpo é que Paga”. Esta quarta-feira apresenta uma nova versão na Feira do Livro de Lisboa.
Crítica de Livros

Vandelli, o nosso amigo enciclopédico

O naturalista Domenico Vandelli tinha 29 anos quando veio para Portugal, onde passou o resto da sua vida. O seu trabalho pioneiro, muitas vezes ignorado, foi agora revisitado por João Cabral.
Geopolítica

Tucídides: Um clássico na Católica

174
Com Tucídides aprendi que a guerra é um mestre severo. Decisões atrozes são vistas como inevitáveis para prevalecer. Torna-se ténue a linha entre o certo e o errado, o bom senso enterrado na decência.
Bibliotecas

Biblioteca Pública de Évora vai ser restaurada

302
As obras surgem depois de ter sido feito, em 2014, um estudo de diagnóstico estrutural do edifício, que definiu quais os trabalhos necessários, e elaborado o projeto de arquitetura.
Crise dos Refugiados

"O racismo preocupa a esquerda, trabalhadores não" /premium

197
Em "A Estranha Morte da Europa", Douglas Murray, editor da Spectator, opõe-se à imigração e critica a classe política. O maior alvo é Merkel, que acusa de "mudar a sociedade sem mandato democrático".
Literatura

Livro sobre Júlio Pomar lançado esta quinta-feira

O livro "Júlio Pomar - O pintor no tempo", da autoria da historiadora Irene Flunser Pimentel, vai ser lançado esta quinta-feira, às 17h00, no Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa.
Editoras

APEL anuncia fim do voluntariado na Feira do Livro

171
A decisão da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) foi tomada depois de um abaixo-assinado contra a existência de voluntários na Feira do Livro de Lisboa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)