Livros
Livros

Os últimos meses da vida de Kurt Cobain /premium

164
"Mais Pesado do que o Céu", a biografia escrita por Charles R. Cross, é finalmente publicada em Portugal. O Observador revela um excerto que regressa ao período final da sua vida e à ultima digressão.
Livros

Livro italiano aponta para assassinato de Camus

205
Um novo livro de Giovanni Catelli vem dar força à sua teoria de que Camus terá sido assassinado pelo KGB em concordância com o governo francês. Em causa estariam as relações com a União Soviética.
Conversas à Quinta

Muitos livros diferentes para oferecer este Natal

122
Todos os anos trazemos aqui as nossas sugestões de livros. Não são os livros do ano mas são boas recomendações de leitura. Livros ainda a tempo de escolher para oferecer (ou comprar para si) este Natal
Cultura

Djaimilia Pereira de Almeida vence Prémio Oceanos

1046
A escritora venceu o prémio literário com o romance “Luanda, Lisboa, Paraíso”, publicado em 2018. O anúncio foi feito durante a manhã desta quinta-feira, em São Paulo. Daniel Jonas fez parte do júri.
Livros

Chico Buarque recebe prémio a 25 de abril

Chico Buarque vai receber o Prémio Camões, no valor de 100 mil euros, a 25 de abril de 2020. Diploma poderá chegar às mãos do músico sem assinatura de Bolsonaro.
PISA

Como pôr as crianças a ler em 9 passos /premium

O ideal é começar bem cedo, ainda antes de aprenderem a falar, mas se é pai de um adolescente que não lê não desespere. Ainda é possível agarrá-lo aos livros, só vai custar um pouco mais. Saiba como.
Política

A maternidade da direita portuguesa

Não é possível a direita querer condicionar o destino da sociedade portuguesa ao mesmo tempo que parte significativa dessa mesma direita todos os dias desempenha, pior, alimenta o papel do idiota útil
Lançamentos

Bram Stoker achava "que os vampiros eram reais"

121
No seu mais recente livro, Dacre Stoker, sobrinho-bisneto do escritor, fala sobre a juventude do seu "famoso familiar" e as origens de "Drácula", que acredita ter sido inspirado em relatos reais.
Política

O que a direita fez por Portugal /premium

112
Os partidos de direita mantiveram-se fiéis à democracia liberal até hoje. Hoje, uma das grandes questões da política portuguesa é saber se se pode dizer o mesmo do PS. Ainda não sabemos.
Lançamentos

"Bucólicas": um mundo idealizado por Vergílio

285
O poema com pastores eruditos que citam Teócrito e Calímaco é um repositório de temas tão diversos como a expropriação de terras ou o amor. A primeira grande obra de Vergílio tem uma nova tradução.
Livros

"O Marquês de Pombal fez sofrer os portugueses" /premium

Porque é que um historiador americano fez um livro sobre o grande sismo que mudou a História de Portugal e da Europa? Eis a pergunta de partida para uma entrevista com o autor de “O Abismo de Fogo".
País

Livro divulga património único na Batalha

O livro "Grafitos medievais do Mosteiro da Batalha" estuda um evento único em Portugal. Os artesãos que há 500 anos passaram pelo Mosteiro da Batalha deixaram incríveis grafitos nas paredes.
Livros

Portuguesa vence prémio de literatura gastronómica

"Comer como uma Rainha", de Guida Cândido, investigadora da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o prémio internacional de Literatura Gastronómica 2019.
País

Publicados inéditos de Natália Correia 

Uma investigação da escritora Ângela Almeida vai incluir textos inéditos da antiga deputada e poeta Natália Correia. Ângela Almeida fez a sua tese de doutoramento sobre a autora.
Livros

Cristina Cosme vence prémio Agustina

A escritora é a mais recente vencedora do Prémio Revelação Augustina Bessa-Luís com o romance "Um Símbolo Vivo". Além da edição do livro a autora ganhou um prémio de 10.000 euros.
Lançamentos

"Poema à Duração" de Peter Handke com nova edição

125
A edição da Assírio & Alvim do poema do autor austríaco estava há muito esgotada. A tradução e introdução é de José A. Palma Caetano. Livro chega às livrarias esta quinta-feira.
Crítica de Livros

Salvar o planeta um cadáver de cada vez

144
"Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos", de Olga Tokarczuk, é um "thriller" policial bucólico, com toques de contos de fadas sombrios, sobre como a Natureza se pode vingar da humanidade.
Livros

O mal, a liberdade e a revolução por Hannah Arendt /premium

107
A edição recente de "Sobre a Revolução" e "Pensar sem Corrimão" levam-nos de volta ao pensamento de Hannah Arendt, pelas suas ideias inesperadas e por ser mais do que um nome mediático.
Livros

"Grande Sertão": o "monstro" de Guimarães Rosa /premium

Um dos mais importantes romances brasileiros, "Grande Sertão: Veredas" tem nova edição em Portugal. Falámos com Silviano Santiago, que nos guiou por rios e afluentes rumo ao coração negro do Brasil.
Exposições

Inaugura exposição artistica baseada em Al Berto

Quinta-feira é o primeiro dia da exposição artística baseada na obra literária de Al Berto, no Museu do Chiado, com curadoria de Ana Natividade, André Almeida e Sousa e Paulo Brighenti.
Livros

Livro póstumo de Freitas do Amaral fala de Cristo

Uma das conclusões do ensaio de Freitas do Amaral diz que foi Cristo o verdadeiro precursor do princípio da "separação entre a Igreja e o Estado": "A Deus o que é de Deus, a César o que é de César".
Crítica de Livros

Eu, Eu, Eu, Eu, Elton John

‘Eu, Elton John’, a autobiografia de Elton John, pode ser lida sob duas perspectivas, ambas condenadas a, por motivos diferentes, frustrar o leitor.
Livros

Fausto Neves lança livro sobre Lopes-Graça

O pianista Fausto Neves lança esta sexta-feira o livro "Em torno de Lopes-Graça — Pensamento, Resistência, Criação", que aborda a vida do compositor, maestro e político português.
País

Edgar Morin: Portugal "é um país extraordinário"

3511
O filósofo apontou a riqueza cultural do país como um dos pontos fortes e exaltou o papel da lusofonia, mas deixou a crítica à língua inglesa que vai perdendo o sabor pelo valor comercial.
Lançamentos

Segundo volume das "Mil e Uma Noites" em dezembro

Dois anos depois, vai ser lançado o segundo e último volume da tradução de "As Mil e Uma Noites" de Hugo Maia. Esta é primeira em português feita a partir dos manuscritos árabes mais antigos.
Livros

De' Medici: “Foi terrível crescer nesta família" /premium

401
Descendente direto da mais poderosa família renascentista da Europa, Lorenzo de' Medici acaba de publicar o primeiro romance em português. Como é ser um Médicis nos dias de hoje?
Crítica de Livros

John le Carré e a ficção da "resistência"

O mais recente "Agente em Campo" está a meio caminho entre as obras dos melhores dias do autor britânico e aquelas que foram quase absolutas decepções
Livros

Teremos de viver sempre com a guerra? /premium

137
Um livro do politólogo Jonathan Holslag oferece uma panorâmica sobre 3000 anos de história e tenta compreender a razão de “um planeta que sempre ansiou pela paz não ser capaz de a preservar”.
Exposições

Obras inspiradas no livro de Al Berto expostas

O livro "Horto de Incêndio"inspirou pelo menos 90 obras de 27 artistas que vão estar expostas no Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado até 2 de fevereiro.
Lançamentos

Bíblia. Novo volume da tradução do grego

O Tomo 2, do Volume IV, completa a publicação dos Livros Sapienciais. A tradução da "Bíblia" de Frederico Lourenço foi iniciada em 2016 e deve ser concluída no decorrer do próximo ano.
Crítica de Livros

Veterinário fotógrafo: Jorge Bacelar, troca vital

927
Nuns curtos seis anos, Jorge Bacelar atingiu a maturidade técnica fotográfica, ao mesmo tempo que o seu microcosmos da veterinária no campo lhe deu acesso a um ambiente particular.
Livros

Philip Roth e a vida como uma derrota perpétua

Foi publicado em Portugal "Operação Shylock", um romance que nos faz recuperar as preocupações obsessivas do escritor americano, as mesmas que construíram o contexto da sua obra.
Livros

Livro retrata caras do anarquismo em Portugal

Os quatro homens "representam bastante bem as variedades de posicionamento dentro do espetro libertário-anarquista português" entre a Primeira República e o pós-25 de Abril, disse João Freire.
Lançamentos

Dois livros novos no centenário de Jorge de Sena

Os dois livros, um volume de correspondência com o capitão Sarmento Pimentel e uma fotobiografia, são da responsabilidade da filha do escritor, Isabel de Sena. Devem sair "em breve" pela Guerra & Paz.
Austrália

Austrália. Governo acusado de censura a livro

A história deveria ter sido publicada há dois meses, mas o lançamento foi adiado por "resistência sem precedentes por parte do Governo", afirmou a imprensa australiana.
Livros

Os segredos, os excessos e a glória de Elton John /premium

Como a década de 70 deu tudo e ao mesmo tempo quase tirou tudo a Elton John. O Observador faz a pré-publicação da autobiografia do músico inglês, que é publicada em Portugal a 14 de novembro.
Crítica de Livros

Casa São Roque: o Porto no seu melhor

Uma nova monografia conta a pequena grande história de uma "serena residência", e adiciona uma nova peça ao puzzle da historiografia arquitectural do Porto.
Lifestyle

Entre uma colherada e uma história de heróis

O momento da refeição deve ser calmo e estruturante, sobretudo para os mais novos. Consciente disso, a McDonald’s acrescentou livros aos ingredientes do seu Happy Meal.
Livros

Autobiografia de Pedro Canavarro editada

Foi esta quarta-feira editada a autobiografia do antigo eurodeputado e líder do extinto PDR nos Paços do Concelho de Santarém. O livro é testemunho de quem viveu a vida do país.
Design

A nova geração de designers portugueses em BD

199
Depois de uma campanha de crowdfunding, Beatriz Costa lança este sábado, no Porto, o livro “Nova Geração de Designers”. Um retrato “otimista” do ensino de design em Portugal.
Livros

A virtude e o amor nos contos de Sophia

114
No dia em que se comemoram os cem anos de Sophia de Mello Breyner Andresen, Carlos Maria Bobone recorda como também através dos contos a poeta mostrou o seu fascínio pelo que é maior do que o homem.
Exposições

O Tempo das Mulheres é este, em fotos e palavras

Primeiro é inaugurada a exposição. Depois, haverá um livro para a guardar e revisitar. Maria Antónia Palla e Alfredo Cunha, com histórias e imagens de locais diferentes mas sempre "essenciais".
Livros

Porque é que o Prémio Leya não foi atribuído?

Pela terceira vez, o júri decidiu não atribuir um dos maiores prémios literários da lusofonia. Manuel Alegre, presidente do júri, esclarece que decisão é tomada "independentemente do valor do prémio".
País

Bibliotecas têm "papel chave" nas comunidades  

2493
A direção-geral das bibliotecas públicas afirmou a necessidade de manter o investimento num espaço que tem vindo a adaptar a sua função ao longo dos tempos e que serve vários públicos.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de novembro

A amizade improvável entre D. Maria I e o fundador da fábrica da Marinha Grande, a biografia de Kim Jong Un e o regresso do autor de "O Silêncio dos Inocentes": eis alguns dos livros de novembro.
Livros

“Churchill teria votado a favor do Brexit” /premium

158
Nova biografia monumental de Winston Churchill revela documentos e exalta o aristocrata que liderou o Reino Unido. O autor chegou a estar três dias de pijama em casa só para escrever um capítulo.
Livros

A cadeira e outros grandes inimigos da humanidade /premium

113
Nós não fomos feitos para esta vida, diz-nos Vybarr Cregan-Reid em "Alteração Primata", um livro que mostra como a civilização que criámos e de que tanto nos orgulhamos está a arruinar a nossa saúde.
Crítica de Livros

Henri Bergson e os limites do humor

121
Com o filósofo francês aprendemos a ver como o humor é um mecanismo humano e, por isso mesmo, é muito difícil pronunciarmo-nos moralmente sobre ele de forma definitiva.
Livros

Eleitora, banqueira, maquinista. 59 pioneiras /premium

575
Carolina Ângelo foi a primeira mulher a votar. Patrícia Pinto foi a primeira maquinista da CP. "As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens" reúne as histórias de 59 mulheres precursoras.
Mundo

Mafioso diz que assassinou João Paulo I

436
Sobrinho do mítico Lucky Luciano e um dos mais ativos mafiosos do final do século XX, Antoni Raimondi revela num livro de memórias que matou João Paulo I. Causa da morte sempre levantou suspeitas.
Livros

Vai ser editada a autobiografia dos Xutos

275
O livro é assinado pela jornalista de música Ana Ventura mas é uma autobiografia da banda e simula um diálogo dos cinco elementos com o leitor. A ideia partiu de Zé Pedro, ainda antes de morrer.
Livros

"O catecismo responde, a literatura faz perguntas"

158
Num novo livro, Alberto Manguel fala de "monstros fabulosos", criaturas imaginárias que marcaram gerações de leitores e que continuam, ainda hoje, a oferecer perguntas a quem se atreve a procurá-las.
Inovação

Por que razão é que o mundo fala inglês? /premium

A edição portuguesa do livro "Loonshots", do físico e executivo Safi Bachall, chega a Portugal. Leia um capítulo de "Lunáticos. Como fomentar ideias loucas que fazem o mundo avançar".
Escritores

Marina Perezagua, entre o encanto e a solidão /premium

Nasceu em Sevilha, viveu em Itália, Inglaterra e há anos que se estabeleceu nos Estados Unidos. Na vida de Marina Perezagua, há muitos mundos e nos seus livros também. Falámos com a autora em Óbidos.
Crítica de Livros

Bret Easton Ellis e a arte de dizer mais do mesmo

"Branco" é uma autobiografia ensaística que nos leva da L.A. dos 70s à Nova Iorque de Trump mas é também um livro em que o autor americano é tudo menos disruptivo.
Estilo de Vida

Porque é que os oceanos nos fazem tão bem? 

184
Deborah Cracknell, especialista em psicologia ambiental, partilha os benefícios do mar para a saúde e revê décadas de investigação sobre o seu potencial terapêutico, pelo qual devemos zelar.
Livros

"Nenhuma contrariedade travava Manoel de Oliveira" /premium

Nova biografia diz que o realizador procurava controlar toda a gente durante as filmagens. Só o filho mais velho de Oliveira falou com o biógrafo.
Livros

Manguel lamenta que a tecnologia ofusque os livros

164
O escritor argentino Alberto Manguel, autor de "Monstros Fabulosos", afirma que a literatura transforma as pessoas e lamenta que a evolução tecnológica tenha retirado importância aos livros.
Livros

As profissões (quase) desaparecidas no Porto

313
O jornalista e investigador Germano Silva lança este sábado o livro “Porto. Profissões (quase) desaparecidas”, onde recorda antigos ofícios. Ao Observador, falou do turismo e da paixão pela cidade.
Nobel da Literatura

Novo Nobel da Literatura com edição reforçada

"Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos" tinha lançamento previsto no dia 14 de outubro, mas o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura, no dia 10, levou a um reforço de edições.
Escritores

"A literatura africana vai ser a mais importante" /premium

Há uma mudança em curso na literatura. Geovani Martins, que nasceu e cresceu nas favelas do Rio de Janeiro, faz parte desse movimento de abertura, que acredita que será cada vez maior no futuro.
Bibliotecas

Biblioteca de Lisboa sem plano contra incêndios

114
Há alarmes de incêndio avariados na Biblioteca das Galveias, acusa Sindicato dos Trabalhadores do Município. O assunto chegou à Assembleia Municipal. Câmara de Lisboa fala em atraso da Proteção Civil.
Prémios e Galardões

Andante - Associação Artística vence Prémio Ler+

O Prémio Ler+, ganho pela Andante, tem o objetivo de “reconhecer o trabalho de excelência realizado em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e do gosto pela leitura e pela escrita”.
Banda Desenhada

AmadoraBD: "Não é uma rutura, é uma renovação"

O mais antigo festival de banda desenhada português tem uma nova direção. Quer reformular-se, não quer ser um novo festival. Fake news, Stan Lee ou Batman são alguns dos destaques até 3 de novembro.
Crime

Livro. A vida e a morte de 11 assassinos em série /premium

106
Todos mataram em série, quase todos foram executados por isso. Neste livro sobre 11 temíveis homicidas (um deles português), a exceção é Pedrinho Matador: assassinou 100 pessoas, agora é youtuber.
Lançamentos

Nova tradução das "Bucólicas" sai em novembro

300
Esta é a primeira nova edição em anos daquele que é considerado o primeiro poema do autor da "Eneida". A tradução é do latinista Gabriel A. F. Silva, que traduziu as "Geórgicas".
Vaticano

Vaticano nega risco de insolvência

O recente livro de Gianluigi Nuzzi revelou um excerto de um documento oficial que revelava "preocupação pelo défice que afeta a Santa Sé". O Vaticano afirmou agora que as alegações são exageradas.
Livros

A bomba contra Salazar e os efeitos no PCP /premium

445
O Observador faz a pré-publicação do livro "Os Anos Esquecidos: a refundação do Partido Comunista Português", com um excerto sobre o atentado de 1937 contra Salazar.
Escritores

"Somos o mesmo animal independentemente da década" /premium

Donald Ray Pollock deixou o emprego que tinha numa fábrica de papel para se tornar escritor. Hoje conta com três livros publicados e a certeza de ter descoberto o que quer fazer para o resto da vida.
Lançamentos

Novo livro de Chico Buarque sai também em Portugal

"Essa Gente", o novo romance do escritor e compositor brasileiro, vai ser publicado a 14 de novembro no Brasil e também em Portugal. O livro conta a história Manuel Duarte, um escritor decadente.
Lançamentos

João Tordo vai publicar o primeiro thriller

Chama-se "A Noite em que o Verão Acabou" e gira em torno de um homicídio ocorrido nos Estados Unidos no final dos anos 90. O thriller de estreia do escritor português chega às livrarias em novembro.
Livros

Leonard Cohen, o homem de ninguém

1734
A erudição, a religião e a líbido como alimento para de Leonard Cohen. A biografia do músico, agora publicada em português, lembra-nos como o canadiano cantou (brilhantemente) a própria vida.
Literatura

Agualusa. "Se a gente for por aí queima tudo"

533
O escrito esteve presente no Folio, em Óbidos e alertou para os perigos da censura e do revisionismo literário. "Se a gente for por aí queima tudo, até a Bíblia".
Livros

Menina e Moça no Porto para ler, beber e comer

479
A livraria-bar Menina e Moça abriu em Lisboa em 2017 e inaugura este sábado na baixa do Porto. Por lá, pode comprar livros, escrever postais, ouvir música, beber um copo e petiscar.
Livros

Prequela de "Os Pilares da Terra" editada em 2020

A prequela do romance de Ken Follett vai ser publicada no outono de 2020. "The Evening and The Morning" surge 31 anos depois do mais famoso romance do escritor inglês.
Livros

"Back". As memórias de Tiger Woods em livro

A editora HarperCollins Publishers adquiriu os direitos de publicação da autobiografia de Tiger Woods. O livro conta a história do norte-americano, desde a ascensão à fama, aos problemas pessoais.
Livros

Prémio Planeta para Javier Cercas e Manuel Vilas 

Os escritores espanhóis Javier Cercas e Manuel Vilas foram, respetivamente, o vencedor e o finalista do Prémio Planeta, galardão literário no valor de 601 mil euros, foi anunciado esta quarta-feira.
Livros

Julieta Monginho vence Prémio Fernando Namora

A escritora Julieta Monginho venceu o Prémio Literário Fernando Namora com o livro "Um Muro no Meio do Caminho" que se baseia na tragédia dos refugiados.
Crítica de Livros

Brasília: história da construção de uma embaixada

115
O livro dedicado ao edifício da Embaixada de Portugal em Brasília, projectado por Raul Chorão Ramalho, faz parte de um aparente impulso de reaproximação à obra de arquitectos quase esquecidos.
Escritores

Jonathan Coe escreve próximo livro em Cascais

O escritor inglês Jonathan Coe vai escrever parte do seu próximo livro em Cascais no âmbito de uma residência literária internacional na Fundação Dom Luís I.
Alemanha

Portugal integra Feira do Livro em Frankfurt

A 71.ª edição da Feira do Livro de Frankfurt, que começa esta quarta-feira e acaba no domingo. Portugal vai estar, mais uma vez, presente, com mais de 40 marcas nacionais.
Livros

Bloom e o encanto quase sagrado da literatura

Carlos Maria Bobone escreve sobre um dos mais influentes críticos literários, que morreu aos 89 anos, e lembra que o cânone nunca é uma prisão, mas só uma forma mais rica de atingir a originalidade.
Lançamentos

Livro de Atwood que venceu Booker sai em março

Já há data de lançamento para a edição portuguesa de "The Testaments", o novo romance de Margaret Atwood que venceu o Booker Prize juntamente com "Girl, Woman, Other". Livro vai sair em março de 2020.
Livros

O que Harold Bloom escreveu sobre Fernando Pessoa

345
No livro em que definiu os autores que, para si, faziam parte do cânone ocidental, Bloom incluiu alguns portugueses. Pessoa foi, porém, o único a ter direito a algumas páginas, que aqui reproduzimos.
Banda Desenhada

O que muda no festival AmadoraBD?

Começa no dia 24, cumpre uma data redonda com a 30.ª edição e internamente vive um momento de transição, com mudanças na direção e no modelo de programação.
Global Shapers

A Arte da Guerra no Mar - Um legado Quinhentista

A “Arte da Guerra do Mar”, de Fernando Oliveira, continua a ser uma obra magistral do pensamento estratégico português, essencial para quem se interessa pela estratégia como ciência de acção.
Booker Prize

Booker para Margaret Atwood e Bernardine Evaristo

A autora de "The Testaments", sequela de "The Handmaid’s Tale", dividiu a vitória no prestigiado prémio literário com a autora britânica de "Girl, Woman, Other", Bernardine Evaristo.
Óbito

Morreu o crítico literário Harold Bloom

1039
Nascido em Nova Iorque, tinha 89 anos e foi um dos mais famosos críticos literários da segunda metade do século XX. Defensor da supremacia do "cânone ocidental", elogiou Saramago, Camões e Pessoa.
Fogo de Pedrógão Grande

Incêndios. Livro narra histórias de Pedrogão

Rita Martins recolheu depoimentos e entrevistas num livro que expõe histórias de quem passou pelo fogo de Pedrogão Grande. São histórias sobre o trauma, mas sobretudo de esperança.
Leitura

Plano Nacional vai estudar hábitos de leitura

Plano Nacional de Leitura vai retomar os estudos sobre os hábitos de leitura dos alunos. Dados deverão ser conhecidos dentro de dois anos.
Livros

Mapas do Sentido. O outro livro de Jordan Peterson /premium

127
Antes de escrever "12 regras para a vida" e de se tornar um fenómeno de popularidade global, o psicólogo Jordan Peterson escreveu "Mapas do Sentido", que é agora editado em Portugal. Pré-publicação.
Livros

"Somos editores um do outro. E sem pagar" /premium

211
Em entrevista, os escritores falam do livro que ambos criaram e analisam os critérios do Prémio Camões e no Nobel da Literatura. Sobre o Brasil, avisam: há um “ambiente de pré-guerra civil".
Crítica de Livros

Dos deuses e das empregadas de mesa

113
Ler Akutagawa, numa época que a cultura japonesa está muito em voga, é levantar o véu de uma cultura que talvez não conheçamos assim tão bem.
Livros

Philip Pullman: novo livro publicado em Portugal

"The Secret Commonwealth", a segunda parte da trilogia "O Livro do Pó", será publicado pela Presença. No Reino Unido, o livro destronou Margaret Atwood do primeiro lugar do top de vendas.
Livros

Como Adam Smith influenciou Mario Vargas Llosa /premium

O Observador faz a pré-publicação de "O Apelo da Tribo", o livro em que Mario Vargas Llosa assina um conjunto de ensaios biográficos sobre autores que o ajudaram a traçar uma visão liberal do mundo.
Livros

Marie Kondo quer arrumar a nossa vida profissional

A autora japonesa que se destacou pelas suas regras de organização vai publicar um novo livro em abril de 2020. Depois de limpar as nossas casas, agora quer o mesmo para as nossas secretárias.
Livros

Nobel. Anne Carson e Maryse Condé lideram apostas

103
Anne Carson, Maryse Condé, Margaret Atwood e Haruki Murakami são alguns dos escritores apontados pelas casas de apostas como principais candidatos ao Prémio Nobel da Literatura de 2018 e 2019.
Leitura

PNL: 10 minutos para alunos lerem por prazer

O projeto “10 minutos a ler” pretende fomentar o gosto pela leitura e combater os problemas de literacia. O Plano Nacional de Leitura disponibilizou 70 mil euros para escolas interessadas em aderir.
Arquitetura

Arquitetos Aires Mateus premiados na BIAU

602
Reabilitação do Colégio da Trindade, em Coimbra, está entre os 17 projetos vencedores da Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU), que decorre em Assunção, Paraguai.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de outubro

159
O último romance de Olga Tokarczuk, a segunda parte da trilogia de Virginie Despentes, um novo livro de John le Carré e as biografias de Cohen e Churchill: estes são alguns dos destaques de outubro.
Política

As eleições no dia seguinte num livro proscrito

Admitindo que possam ser discutíveis, relativizar o valor moral dos termos direita e esquerda não só não resolve nenhum dos desafios do tempo atual, como ainda diminui a capacidade de os compreender.
Livros

O que sabemos nós uns dos outros? /premium

Malcolm Gladwell escreveu um livro que pretende responder à questão “Porque é que as nossas interacções com estranhos correm tantas vezes mal?”.
Crítica de Livros

O vício da ordem, Segundo John Williams

Em tudo diferente dos extraordinários "Stoner" e "Butcher’s Crossing", a história de Augustus é contada a partir de memórias, correspondências, diários e libelos de personagens que o rodearam.
Livros

Um Banquete para perceber o que é o Amor 

440
Se há tema que unifica a cultura europeia há vários milénios, que é central na arte e no quotidiano dos homens, é o Amor. Mas tudo o que dele pensamos começou aqui n'"O Banquete" de Platão.
Livros

A poesia do novo Cardeal: Tolentino e a mansidão

257
Tolentino é um poeta da paz, do sossego e da brandura, com uma preferência pela tradição dos sábios solitários, os anacoretas ou os padres do deserto, os sábios orientais ou os monges de toda a parte.
Livros

Happy End para ‘As Gémeas Marotas’ /premium

228
O Observador está de parabéns! Não é todos os dias que uma crónica tem projeção internacional e consequências judiciais referidas por toda a imprensa nacional.
Livros

Tolentino Mendonça lança novo livro

1620
"Uma Beleza Que nos Pertence", o novo livro do padre Tolentino Mendonça, chega esta sexta-feira às livrarias. Este sábado, o escritor madeirense de 53 anos torna-se num dos dois cardeais mais jovens.
CDS-PP

Como Freitas do Amaral perdeu as eleições de 1986 /premium

O Observador publica um excerto do terceiro volume das Memórias Políticas de Diogo Freitas do Amaral, uma análise aos resultados das presidenciais de 1986. O fundador do CDS morreu aos 78 anos.
Livros

Manuel Alegre é o autor homenageado no Escritaria 

O poeta Manuel Alegre vai ser a figura homenageada este ano no festival literário Escritaria, que vai decorrer de 21 a 27 de outubro, em Penafiel, informou a organização.
Canábis

Livro infantil sobre canábis em português 

Susan Soares está a preparar uma tradução para português do livro "What's Growing in Grandma's Garden", uma história ilustrada escrita para ajudar adultos a explicar às crianças o que é a canábis.
Socialismo

75 Anos depois: O Caminho para a Servidão /premium

236
Dedicado aos “socialistas de todos os partidos”, The Road to Serfdom foi um apelo genuíno de um austríaco anglófilo, anti-nazi e anti-comunista: não confundamos liberdade com estatismo.
Cinema

Joker: 10 razões para ser o melhor vilão de sempre /premium

250
Jack Nicholson, Heath Ledger, Jared Leto e agora Joaquin Phoenix, com um filme em que é o protagonista e que ganhou o Leão de Ouro em Veneza. Mas o que é que este palhaço malvado tem?
Livros

“O Rapaz de Bronze” com edição inédita em alemão

121
O conto “O Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, é o segundo da autora a ser publicado em alemão pela Oxalá Editora, e vai estar disponível em meados de outubro.
Fernando Pessoa

Quando Pessoa ajudou Crowley a fingir o suicídio

577
Há 90 anos, duas das personagens mais interessantes do século XX cruzaram caminhos. Dessa estranha amizade, que durou menos de dois anos, resultou um falso suicídio que agitou a imprensa portuguesa.
Condecorações

Lobo Antunes recebe Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

606
O Presidente da República decidiu atribuir ao escritor português o título honorífico que também tinha entregado recentemente ao escritor Fernando Namora, a título póstumo.
Livros

Como começou a vida literária de Lobo Antunes? /premium

“Memória de Elefante” marcou a estreia de António Lobo Antunes, escritor que muitos apontam para Nobel. Editores, amigos e académicos lembram histórias inéditas de 1979.
Cultura

Quanto vale um clássico? E o Eddie Murphy?

Livros "obrigatórios" e o regresso do humorista são os temas em destaque em mais um Pop Up, com Maria Ramos Silva, Bruno Vieira Amaral, Tiago Pereira e, esta semana, também com Susana Romana.
Livros

Gulbenkian celebra António Lobo Antunes

O escritor António Lobo Antunes e a sua obra vão ser celebrados este sábado pela Fundação Calouste Gulbenkian, num colóquio dedicado aos 40 anos de vida literária.
ASAE

Queixa contra "As gémeas marotas" veio da Holanda

Empresa holandesa Mercis bv, que gere os direitos da obra do autor Dick Bruna, explica que apresentou uma queixa no início deste mês para que o livro para adultos "As gémeas marotas" fosse retirado.
Livros

Paul Mason: Brexit, Trump e um "planeta a arder" /premium

Polémico, apoiado por uns, contestado por muitos outros, Paul Mason diz que caminhamos para a desintegração da humanidade. E no novo livro, "Um Futuro Livre e Radioso", diz saber como evitá-lo.
Livros

Livro revela que tio de Garrett traficou escravos

147
António Bernardo Garrett, um tio-avô do escritor, dedicou-se ao tráfico de escravos no estado do Maranhão, no Brasil. Livro escrito por um descendente da família Garrett é apresentado esta quinta.
Livros

A história de Alice, segundo Alberto Manguel /premium

"Monstros Fabulosos" é o novo livro do escritor argentino. Manguel escreve sobre personagens clássicas, os seus "amigos literários". O Observador faz a pré-publicação.
Livros

"As Gémeas Marotas" e o escritor parodiado

Esta terça-feira foi apreendido pela ASAE um exemplar de um livro que será uma paródia sexual do universo do criador da "coelhinha Miffy". Eis a história de Dick Bruna, o fenómeno dos livros infantis.
Livros

Rui Ramos e José Manuel Fernandes lançaram livros

"A Conspiração Oligárquica" e "Como Garantir que Portugal Ficará Pobre para Sempre" foram lançados esta segunda-feira. Falou-se do país, do poder e de pessimismo.
Livros

O avô "mágico" que filmou o regime /premium

Livre, desbocado, irreverente. Assim aparece Leitão de Barros numa biografia agora publicada por duas netas. O realizador que privou com Salazar era salazarista?
Livros

Margaret Atwood avisa: o perigo ainda não passou /premium

Trinta e quatro anos depois, a muito aguardada sequela. "The Testaments" não é "The Handmaid's Tale", mas está perto o suficiente para deixar um aviso e a possibilidade de um final mais feliz.
Livros

"Wolf Hall" é o melhor livro do século XXI?

O jornal britânico The Guardian fez a lista dos 100 melhores livros publicados depois de 2000. Em primeiro lugar, ficou o romance de 2009 da inglesa Hilary Mantel passado na corte de Henrique VIII.
História

Como foi construída a catedral de Notre-Dame /premium

O Observador publica um excerto de "Notre-Dame", o livro em que Ken Follett recorda a história da catedral de Paris e a relação que o autor estabeleceu com o monumento.
Crítica de Livros

Filipe Pimentel e as expectativas de mudança

539
O testemunho de António Filipe Pimentel enquanto director do Museu Nacional de Arte Antiga está publicado em livro, um feito raro entre nós que merece atenção e reflexão.
Livros

Rui Ramos e José Manuel Fernandes lançam livros

Colunistas do Observador reuniram os melhores textos dos últimos anos em livro. "A Conspiração Oligárquica" e "Como Garantir que Portugal Ficará Pobre para Sempre" são lançados esta segunda-feira.
História

“Fernão de Magalhães quis vingar-se de D. Manuel” /premium

119
Historiador e especialista nos Descobrimentos explica a importância da expedição que começou há 500 anos. E os reais motivos do navegador português.
Livros

A epopeia (quase) acidental de Magalhães /premium

Como é que uma aventura se transforma numa epopeia? Nos 500 anos da circum-navegação, leia um excerto do livro "O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo sem Querer", de Luís Filipe F. R. Thomaz.
Livros

O ativismo social e a magia do livro ilustrado

Algo de mágico acontece quando um livro ilustrado consegue equilibrar imagem e texto e envolver leitores de diferentes idades, afirmou o autor irlandês Chris Haughton.
Crítica de Livros

Júlio Siza: a surpresa tropical

Um álbum agora produzido em modo de auto-edição mostra a obra e a importância de Júlio Augusto Siza na história e na evolução da fotografia portuguesa.
Literatura

Agualusa. Livro com Mia é "brincadeira de amigos"

"O Terrorista Elegante e Outras Histórias" reune três novelas. Agualusa comunicou "durante anos" com Mia Couto através das redes sociais para escrever o livro, revelou o autor à Lusa.
Crítica de Livros

Um policial cómico, com pouco de cada

O "policial cómico" de Álvaro Filho promete falar do problema do AL em Lisboa, mas isso não acontece. As personagens inusitadas são o miolo de uma história onde falta muita coisa, incluindo suspense.
Edward Snowden

Pré-publicação. A autobiografia de Edward Snowden /premium

A autobiografia de Edward Snowden chega esta terça-feira às livrarias de todo o mundo. O Observador pré-publica cinco momentos-chave de "Vigilância Massiva, Registo Permanente".
Comic Con

Millie Bobby Brown na Comic Con: caos e euforia /premium

678
Houve quem chegasse às 6h30 para poder comprar um autógrafo e a fila encheu o recinto. No fim, os 2 mil lugares para ver a estrela de "Stranger Things" voaram e uma multidão ficou sem a ver.
Livros

Lien, a menina de 8 anos que sobreviveu aos nazis /premium

O Observador faz a pré-publicação de "A Rapariga Esquecida", de Bart van Es. O livro conta a história de Lien, a criança que foi entregue a uma família de acolhimento na Holanda ocupada.
Comic Con

O cosplay na Comic Con: Ariel ou Gandalf?

161
Está a decorrer a Comic Con 2019, o maior evento de cultura pop. Millie Bobby Brown só chega no domingo, mas este sábado esteve cheio. E não faltaram "cosplayers". Veja a fotogaleria.
Crítica de Livros

O Imprevisível, aventureiro e incalculável Schulz

No meio de todo o surrealismo de Schulz encontramos descrições muito precisas da forma como funcionamos. "Sanatório Sob o Signo da Clepsidra" é um exemplo perfeito.
Livros

Onésimo Teotónio Almeida vence prémio na Madeira

A obra de Onésimo Teotónio de Almeida, publicada pela Quetzal, foi já distinguida com prémios da Academia Portuguesa de História, da Sociedade Portuguesa de Autores e com o Prémio D. Diniz.
Comic Con

Cosplay na Comic Con: Casa de Papel ou Dragonball?

Está a decorrer a Comic Con 2019, o maior evento de cultura pop do país. Há convidados como Millie Bobby Brown, mas os fãs que fazem "cosplay" também são estrelas. Veja a fotogaleria.
Prémios e Galardões

"Estuário" entre os finalistas do Prémio Médicis

O romance "Estuário", de Lídia Jorge, está entre os 13 finalistas do Prémio Médicis 2019, em França, ao lado de nomes como a norte-americana Joyce Carol Oates e o espanhol Manuel Vilas.
Livros

Saiba como começa o novo livro de Elena Ferrante

211
O novo romance da autora bestseller que contou ao mundo a história de Lila e Lenù vai ser publicado em novembro. Também se passa em Nápoles e não tem título conhecido. Mas o início já foi revelado.
Crítica de Livros

Afonso Furtado: desolação e dissolução

"Contaminações" percorre minas abandonadas em Portugal e é o foto-livro em condições de excelência que este muito bom fotógrafo nunca tivera em três décadas e meia.
China

China. Livro de ex-secretário de Estado censurado

A publicação do livro "O despertar da Eurásia" de Bruno Maçães foi adiada devido à "censura" do regime chinês. "Este tipo de livro sempre foi publicado sem qualquer problema na China", diz o autor.
Brasil

PGR do Brasil pede revogação de livros apreendidos

A Procuradoria-Geral da República do Brasil pediu ao Supremo Tribunal que revogue a decisão que permitiu ao Rio de Janeiro apreender livros oferecidos a menores que abordam homossexualidade.
Lançamentos

Eis os livros que pode esperar até ao final do ano /premium

Vencedores do Booker e do Pulitzer, um novo volume da "Bíblia" de Frederico Lourenço, a segunda parte de "As Mil e Uma Noites" e o regresso de Ferlinghetti: são estas algumas das novidades literárias.
Livros

"A literatura portuguesa continua no armário" /premium

A literatura portuguesa receia a “identidade gay”, diz o escritor Eduardo Pitta, que vai falar sobre o tema neste domingo, durante a Feira do Livro do Porto.
Livros

‘As gémeas marotas’ /premium

590
Só uma mente depravada, senão mesmo criminosa, se empenha em perverter as crianças, através de uma aparentemente inocente história infantil.
Livros

A glória, os dramas e a política de Jorge Amado /premium

100
Está publicada em Portugal a biografia do escritor brasileiro. Os livros, as novelas, as paixões, o comunismo e Portugal, Joselia Aguiar escreve sobre tudo. Entrevistámos a autora.
Zimbabué

O momento em que Mugabe leva o Zimbabué ao abismo /premium

100
Peter Godwin, jornalista nascido no Zimbabué, descreve o momento em que o país que nasceu das mãos de um dos mais marcantes ditadores africanos começa a cair em "Quando Um Crocodilo Come o Sol".
Livros

Amazon envia novo livro de Atwood mais cedo

A sequela de "The Handmaid's Tale" só chega às livrarias a 10 de setembro, mas alguns leitores norte-americanos já a receberam. O envio de exemplares terá acontecido devido a um erro.
Harry Potter

Lello assinala novo livro de Harry Potter

180
A Livraria Lello, no Porto, assinala o lançamento mundial do livro "Harry Potter Magical Places" com um espetáculo que junta música e magia no Coliseu e o sorteio de duas viagens a Londres.
Crítica de Livros

Ilha de Moçambique: "Cruzou-se tudo aqui"

Vasco Rosa escreve sobre o livro de Alexandre Alves Ferreira, que procura traçar a história de um espaço geográfico único, mas que não consegue evitar cair em algumas falhas.
Booker Prize

Sequela de "Handmaid's Tale" finalista do Booker

"The Testaments" passa-se 15 anos depois do final de "Handmaid's Tale". A história é contada por três personagens femininas. Livro será lançado no dia 10. Repetente Salman Rushdie também é finalista.
Rádio Observador

Agualusa, Mia Couto e Jorge Amado

"O Terrorista Elegante e Outras Histórias" foi a quatro mãos por José Eduardo Agualusa e Mia Couto, “sob um alpendre" em Moçambique. Joselia Aguiar escreveu a mais completa biografia de Jorge Amado.
Lançamentos

Novo livro de Marlon James publicado em novembro

A edição portuguesa de "Leopardo Negro, Lobo Vermelho", o último livro de Marlon James, vai chegar às livrarias em novembro. O jamaicano venceu o Booker Prize em 2015.
Lançamentos

Cartas inéditas de Agustina publicadas este mês

287
A correspondência trocada entre Agustina Bessa-Luís e Juan Rodolfo Wilcock vai ser publicada pela Relógio d'Água, no mês em que a editora fará regressar às livrarias o romance "O Sermão do Fogo".
Lançamentos

Aos 100 anos, Lawrence Ferlingheti tem novo livro

517
Um dos autores mais importantes da Beat Generation, foi co-fundador da icónica City Lights. Aos 100 anos, decidiu olhar para trás e escrever "Rapazinho". A edição portuguesa chega no final do ano.
Lançamentos

Agualusa e Mia Couto juntos no mesmo livro

4980
"O Terrorista Elegante e Outras Histórias" reúne três novelas escritas a quatro mãos pelos dois amigos com base em peças de teatro encomendadas por grupos de teatro portugueses.
A página está a demorar muito tempo.