Livros

Pré-Publicação

Quando Miguel Sousa Tavares era Miguel "carapau"

"Cebola Crua com Sal e Broa", de Miguel Sousa Tavares, é um livro de memórias e reflexões. O Observador publica o primeiro capítulo da nova obra do autor: "Um comboio para longe de casa".
Man Booker Prize

Qual o livro mais importante dos últimos 50 anos?

De modo a assinalar os 50 anos de existência, o Man Booker Prize criou um prémio especial que será atribuído ao melhor romance das últimas cinco décadas. Finalistas foram anunciados este sábado.
passeio aleatório

O meu vizinho Philip Roth /premium

Morreu um dos maiores romancistas das últimas décadas. A emigração portuguesa em Newark conhece bem o ambiente dos seus romances. Mas talvez o sentido de tolerância nos leve bem mais perto do escritor
Livros

Marcelo anuncia nova Festa do Livro em Belém

O Presidente prometeu ouvir mais agentes do setor livreiro, contribuindo para que tenha "a atenção devida", e anunciou uma nova Festa do Livro em Belém, entre 31 de agosto e 2 de setembro.
Crítica de Livros

Monserrate: o romantismo esclarecido

Partindo da exposição com o mesmo nome, o livro "Monserrate Revisitado" está recheado de ensaios que nos esclarecem acerca da história, da fortuna e das personagens desta propriedade de Sintra.
Pré-Publicação

Maria Filomena Mónica e o "país da cunha" /premium

Depois de "Os Pobres", Maria Filomena Mónica publica agora "Os Ricos". Leia aqui alguns dos excertos do novo livro da autora sobre a evolução da economia portuguesa, do Estado Novo à democracia.
Banda Desenhada

Beja. Festival Internacional de BD na 14.ª edição

O 14.º Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) de Beja começa esta sexta-feira com mais de 50 autores de dez países. A maior parte das exposições vai estar patente na Casa da Cultura.
Caixa Geral de Depósitos

Quem meteu a mão na Caixa Geral de Depósitos? /premium

1.127
A jornalista Helena Garrido publica "Quem meteu a mão na Caixa?", uma investigação sobre o "desmando" que marcou a história recente do banco público. O Observador pré-publica um capítulo do livro.
Livros

Philip Roth e o sexo como arma contra a morte /premium

158
O escritor americano morreu aos 85 anos. Bruno Vieira Amaral recorda o homem que misturou a dimensão literária com a vida íntima e que acabou devorado pelas duas.
Livros

Philip Roth: um anatomista do século XX

158
Pedro Vieira escreve sobre um escritor que "soube pôr um espelho sobre o papel, obrigando os leitores (e ele próprio) a confrontarem-se com aquilo que normalmente é preferível manter longe".
Cinema

Eduardo Lourenço: o filósofo do nosso labirinto

172
Faz 95 anos e publicou o seu primeiro ensaio, "Heterodoxias", há quase 70. Um novo documentário de Miguel Gonçalves Mendes recorda uma vida e obra singulares.
Pré-Publicação

Pré-publicação. Da ciência ao amor /premium

Clínico, empresário e um curioso da espiritualidade, Luís Portela assina novo livro em que cruza ciência e parapsicologia. Na véspera da apresentação, deixamos dois capítulos em antecipação.
Livros

Os 25 livros mais influentes do mundo

215
Mais de cem especialistas disseram à BBC quais foram os livros que moldaram o mundo. Não há nenhum português na lista com 100 entradas. Os autores mais populares são Shakespeare e Kafka.
Literatura

Cabo Verde felicita vencedor do Prémio Camões

O chefe de Estado cabo-verdiano considerou esta segunda-feira a atribuição do Prémio Camões a Germano Almeida uma "ótima notícia" para o escritor e para o país.
Livros

Feira do Livro de Lisboa volta a bater recorde

181
De regresso ao Parque Eduardo VII, a Feira do Livro de Lisboa volta a bater o recorde e a aumentar o número de pavilhões e de editoras presentes. Evento abre as portas esta sexta-feira.
Crítica de Livros

O amor italiano de Bordalo Pinheiro

Apesar de os biógrafos de Bordalo Pinheiro sempre terem sido “muitíssimo discretos”, Isabel Castanheira conseguiu descobrir o amor secreto e italiano do artista. A sua história foi agora publicada.
Pré-Publicação

Pedro Rolo Duarte: "O que é realmente importante" /premium

1.764
Quando soube que estava doente, Pedro Rolo Duarte começou a escrever um livro de memórias. "Não Respire" chegou este mês às livrarias. Leia aqui alguns dos excertos mais significativos.
Crítica de Livros

O crítico vaidoso e as inflexões do design

"O Design que o Design não Vê" é o novo livro do professor da Faculdade das Belas-Artes do Porto Mário Moura, famoso crítico da blogosfera. Vasco Rosa leu-o e deu-lhe uma estrela.
Livros

Pré-Publicação. Relatos de amores enlouquecedores /premium

O livro "O Romântico Incurável" relata histórias de amores que levaram à loucura e que o psicólogo Frank Tallis acompanhou. O Observador publica um dos capítulos da obra.
Editoras

A Sextante renasceu e está cheia de tesouros

270
Cumpridos dez anos, a Sextante recebeu um "novo sopro". Com uma nova linha editorial, que se estruturará sobre dois pilares, a editora promete trazer à livrarias os "tesouros" perdidos da literatura.
Livros

Tony Carreira lança livro: "É o fecho de um ciclo"

O cantor, que anunciou uma curta pausa, vai lançar um livro de memórias para celebrar os 30 anos de carreira. O fecho de um ciclo, "O Homem Que Fui" é também um ajuste de contas. Mas simpático.
Crítica de Livros

O mar não é só aquela água que se vê da praia

O mar não é apenas aquela vasta massa de água que se avista da praia. Com base em dois iscos e em muita erudição, John Mack explica porquê numa obra de leitura compulsiva.
Pré-Publicação

A Costa da Caparica de Luísa Costa Gomes /premium

379
Há 30 anos que a escritora Luísa Costa Gomes entra e sai da mesma casa na Costa da Caparica. E um dia perguntou-se: que sítio é este onde vivo? A resposta está no livro "Da Costa". Pré-publicação.
Crítica de Livros

Ribeira Grande: uma escola exemplar

A Escola Gaspar Frutuoso em Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, é o tema do novo livro de Carlos Almeida Marques, o arquiteto que a projetou. Vasco Rosa dá-lhe cinco estrelas.
Música

Tony Carreira vai lançar livro de memórias

318
O cantor, com a carreira em pausa na sequência das acusações de plágio, vai lançar um livro de memórias no próximo dia 18 de maio, prometendo fazer revelações surpreendentes sobre a sua vida.
Biografia

Editora lança autobiografia póstuma de Rolo Duarte

615
Autobiografia que Pedro Rolo Duarte concluiu pouco antes de morrer, em novembro de 2017, é lançada em maio pela editora Manuscrito. Segundo o filho, "Não Respire" é uma celebração da vida.
Crítica de Livros

Estudantes, polícias e no fim ganhou o capitalismo

Maio de 68 foi uma sucessão de eventos sem organização, nem estratégia, o triunfo da contrarrevolução e do capitalismo. A leitura é de Régis Debray, filósofo marxista e antigo guerrilheiro de Guevara.
Crítica de Livros

Porque se tatuam os millennials?

"Nados líquidos" é apresentado como contendo “as páginas em que Zygmunt Bauman estava a trabalhar quando faleceu”. E nota-se que era preciso muito mais trabalho para fazer destas páginas um livro.
Crítica de Livros

O amor e a perdição segundo Marcel Proust

Para Proust, não é a beleza, a inteligência ou a virtude dos outros que nos faz amá-los, mas outra coisa qualquer. E é isso que explora nos 74 textos destes "Contos Completos".
Livros

"Spic inglis?" Como a América se fez (grande) /premium

Com "Made in America", Bill Bryson quis estudar o contributo dos EUA para a língua inglesa, mas o livro é também uma panorâmica da história do país e examina a essência do que é ser-se "americano".
Crítica de Livros

10 (+1) romances pelo preço de um

A D. Quixote reeditou "Se numa noite de Inverno um viajante", de Italo Calvino, um romance-divertimento que se empenha em desafiar as convenções literárias e frustrar as expectativas do leitor.
Livros

Fanon the Killer

Os auto legitimados pensadores de África tudo têm feito para aniquilar o melhor da herança colonial europeia, desperdiçando o mais raro, original e notável contributo de modernização do continente.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de maio

Novos livros de Agualusa e Herberto Helder, uma investigação sobre racismo em Portugal e outra sobre os filhos que os militares deixaram na guerra colonial: estes são algumas dos lançamentos de maio.
Livros

História dos Targaryens vai ter edição portuguesa

O volume, com 989 páginas e 75 ilustrações, relata a história da Casa Targaryen desde Aegon I até à regência de Rhaenyra, mãe de Aegon III. Edição portuguesa deverá sair no início de 2019.
Política

Os pensadores da Nova Esquerda: Eduardo Lourenço

139
A propósito da publicação de "Tolos, Impostores e Incendiários", virámos o livro para dentro de casa. Como pensa a Nova Esquerda portuguesa? Este é o primeiro de uma série de cinco artigos.
Livros

II Guerra Mundial: o impensável que foi inevitável

200
"A Ordem do Dia", de Éric Vuillard, envolve factos históricos num véu translúcido de liberdade literária e lembra-nos que “as catástrofes maiores anunciam-se por vezes com pezinhos de lã".
Exposições

A “poesia visual” de Miró chegou à Livraria Lello

Treze dos livros que Miró compôs com vários poetas do século XX vão estar expostos na mais célebre livraria portuense. A mostra inédita em Portugal é inaugurada este sábado, dia 28, pelas 21h30.
Nobel da Literatura

Nobel da literatura pode não ser entregue este ano

A Academia sueca divide-se e debate a possibilidade de este ano não conceder o prémio. Os motivos prendem-se com fugas de informação e abusos sexuais cometidos por Jean-Claude Arnault.
Artes Plásticas

Cruzeiro Seixas e Valter Hugo Mãe em exposição

Composição conjunta entre artes plásticas e literárias tem o nome de "Colaborativa.mente" e será apresentada na Casa da Liberdade - Mário Cesariny.
Livros

O dia em que Marcelo visitou o meu alfarrabista

106
Carlos Maria Bobone não revela, neste texto, em que consiste o misterioso dia-a-dia de um livreiro. Mas recorda o momento em que o Presidente da República foi à procura de livros antigos.
Livros

Livro de ex-chefe do FBI esgota numa semana

O livro "Mentiras e Verdades" do antigo diretor do FBI, James Comey, esgotou a primeira edição de 600.000 exemplares numa semana, e em todos os formatos, indicou a editora.
Sexo

O homem que fraturou o pénis e decidiu contá-lo

180
A noite prometia ser escaldante, mas um acidente levou-o da cama em boa companhia para a maca do hospital. O caso foi grave, mas resolveu-se e Ross Asdourian decidiu contar tudo para quebrar tabus.
Filosofia

Fernando Gil: uma evocação

103
Manuel Villaverde Cabral recorda o legado do filósofo para a actualização, racionalização e modernização da sociedade portuguesa, uma personalidade tinha ainda tudo a dar à cultura e à filosofia.
Comida

David Leite. "E a bifana na Cervejaria Berlengas?"

Autor de "Querido Banana", lançado esta semana, o escritor luso-americano fala do passado nos Açores e do futuro em Lisboa, daqui a um mês, entre bacalhaus, açordas e pastéis
Caso Lava Jato

"O mecanismo está tentando parar a Lava Jato"

Jornalista e autor do livro sobre o caso Lava Jato que inspirou a série "Mecanismo" diz que a pacificação da sociedade brasileira só se vai verificar após as presidenciais de 2018.
Cabo Verde

20 escritores de língua portuguesa em Cabo Verde

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) acontece na cidade da Praia, que no dia 29 comemora 160 anos, e também numa semana em que acolhe vários eventos de natureza musical e cultural.
Lançamentos

"Fausto": um "diário da busca do conhecimento"

412
O "Fausto" de Pessoa tem uma nova edição, a primeira com aparato crítico e organizada cronologicamente. A peça mostra um lado menos conhecido do poeta, onde convergem vários aspetos da obra pessoana.
Timor-Leste

Embaixada em Díli acolhe "Festa do Livro" 

A "Festa do Livro" é o primeiro grande evento do novo espaço cultural da embaixada, que ainda não foi oficialmente inaugurado mas que já acolheu várias pequenas iniciativas.
Herberto Helder

Livro inédito de Herberto Helder publicado em maio

Obras chama-se "em minúsculas" e é publicada no dia 4 de maio. Reúne o trabalho jornalístico de Herberto Helder realizado em Angola, entre abril de 1971 e junho de 1972.
Livros

Um livro com palavras novas? É o Desdicionário

211
Já chegou ao fim do dicionário e não sabe o que ler mais porque as palavras são sempre as mesmas? O Desdicionário da Língua Portuguesa chegou e o Observador faz a pós-publicação (isso mesmo).
Literatura

Livro de Milosz sobre totalitarismo em Portugal

"A mente aprisionada", do escritor polaco Milosz, chega a Portugal 65 anos depois da sua publicação original. O tema em discussão na obra é a predisposição para aceitar "o terror do totalitarismo".
Maputo

Centro Cultural Português lança livros premiados

Prémio Literário Eugénio Lisboa em Moçambique tem o objetivo de incentivar a criação literária no país. "Mundo Grave" e "Bebi do Zambeze" vão ser os dois livros publicados.
Prémios e Galardões

Andrew Sean Greer vence Pulitzer de ficção

Andrew Sean Greer venceu o Pulitzer de ficção com o romance "Less". "Um livro generoso, musical na sua prosa e expansivo na sua estrutura", foi assim que o júri descreveu a obra.
Brasil

"Lava Jato pode tornar a democracia melhor"

Jornalista Vladimir Netto está em Portugal para promover o seu livro, "Lava Jato" e diz que "a (operação) Lava Jato pode tornar a democracia brasileira melhor".
Livros

Victor Cunha Rego: um senhor

Como escreveu Maria João Avillez, “o Victor destoava. Via mais longe, antes dos outros e, pior, estava de boa fé e cultivava a ética.” Numa palavra, era um senhor.
Lançamentos

O livro maldito que chocou o Rio de Janeiro

104
Em 1895, Adolfo Caminha chocou os críticos com a publicação de um romance sobre um marinheiro gay e negro que se apaixona por um grumete loiro de olhos azuis. O livro tem uma nova edição portuguesa.
Livros

Celebrando Victor Cunha Rego

O meu convívio com Victor Cunha Rego ultrapassou largamente o jornalismo e a política. Foi um dos meus melhores amigos – e julgo que eu dele.
Livros

O cavaleiro de cristal

O livro traz-nos intacto o ar dos muitos tempos que o Victor testemunhou, com alguns dos quais privou intimamente, nalguns dos quais interveio directamente. Com desapiedade lucidez.
Literatura

"O Tango" de Jorge Luís Borges chega a Portugal

"O Tango" de Jorge Luís Borges chega esta sexta-feira às livrarias portuguesas. Reúne conferências "luminosas e brilhantes" que revelam um Jorge Luís Borges que recitava e cantava.
Literatura

Autobiografia de Elias Canetti chega a Portugal

Primeiro volume -- "A língua resgatada -- História de uma juventude" -- já está nas livrarias. O segundo volume sai em junho e o terceiro ainda não tem data definida.
Literatura

Morreu o escritor mexicano Sergio Pitol

Anúncio da morte do vencedor do Prémio Cervantes em 2005 foi feito esta sexta-feira pela família. O único livro do escritor publicado em Portugal é "A Vida Conjugal", de 1991.
Man Booker Prize

Revelada "shortlist" do Booker Prize International

Virginie Despentes, Han Kang, László Krasznahorkai, Antonio Muñoz Molina, Ahmed Saadawi e Olga Tokarczuk: são estes os candidatos ao prémio de literatura traduzida. Finalista é conhecido em maio.
Cultura

Festival Livros a Oeste conta com Mário Zambujal

O festival Livros a Oeste acontece na Lourinhã entre 8 e 12 de maio. Este ano conta com a presença de escritores como Mário Zambujal e João Tordo, e também com o ministro da Cultura.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)