Livros

Nobel da Literatura

Nobel da literatura pode não ser entregue este ano

A Academia sueca divide-se e debate a possibilidade de este ano não conceder o prémio. Os motivos prendem-se com fugas de informação e abusos sexuais cometidos por Jean-Claude Arnault.
Artes Plásticas

Cruzeiro Seixas e Valter Hugo Mãe em exposição

Composição conjunta entre artes plásticas e literárias tem o nome de "Colaborativa.mente" e será apresentada na Casa da Liberdade - Mário Cesariny.
Livros

O dia em que Marcelo visitou o meu alfarrabista

Carlos Maria Bobone não revela, neste texto, em que consiste o misterioso dia-a-dia de um livreiro. Mas recorda o momento em que o Presidente da República foi à procura de livros antigos.
Livros

Livro de ex-chefe do FBI esgota numa semana

O livro "Mentiras e Verdades" do antigo diretor do FBI, James Comey, esgotou a primeira edição de 600.000 exemplares numa semana, e em todos os formatos, indicou a editora.
Sexo

O homem que fraturou o pénis e decidiu contá-lo

176
A noite prometia ser escaldante, mas um acidente levou-o da cama em boa companhia para a maca do hospital. O caso foi grave, mas resolveu-se e Ross Asdourian decidiu contar tudo para quebrar tabus.
Filosofia

Fernando Gil: uma evocação

103
Manuel Villaverde Cabral recorda o legado do filósofo para a actualização, racionalização e modernização da sociedade portuguesa, uma personalidade tinha ainda tudo a dar à cultura e à filosofia.
Comida

David Leite. "E a bifana na Cervejaria Berlengas?"

Autor de "Querido Banana", lançado esta semana, o escritor luso-americano fala do passado nos Açores e do futuro em Lisboa, daqui a um mês, entre bacalhaus, açordas e pastéis
Caso Lava Jato

"O mecanismo está tentando parar a Lava Jato"

Jornalista e autor do livro sobre o caso Lava Jato que inspirou a série "Mecanismo" diz que a pacificação da sociedade brasileira só se vai verificar após as presidenciais de 2018.
Cabo Verde

20 escritores de língua portuguesa em Cabo Verde

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) acontece na cidade da Praia, que no dia 29 comemora 160 anos, e também numa semana em que acolhe vários eventos de natureza musical e cultural.
Lançamentos

"Fausto": um "diário da busca do conhecimento"

412
O "Fausto" de Pessoa tem uma nova edição, a primeira com aparato crítico e organizada cronologicamente. A peça mostra um lado menos conhecido do poeta, onde convergem vários aspetos da obra pessoana.
Timor-Leste

Embaixada em Díli acolhe "Festa do Livro" 

A "Festa do Livro" é o primeiro grande evento do novo espaço cultural da embaixada, que ainda não foi oficialmente inaugurado mas que já acolheu várias pequenas iniciativas.
Herberto Helder

Livro inédito de Herberto Helder publicado em maio

Obras chama-se "em minúsculas" e é publicada no dia 4 de maio. Reúne o trabalho jornalístico de Herberto Helder realizado em Angola, entre abril de 1971 e junho de 1972.
Livros

Um livro com palavras novas? É o Desdicionário

211
Já chegou ao fim do dicionário e não sabe o que ler mais porque as palavras são sempre as mesmas? O Desdicionário da Língua Portuguesa chegou e o Observador faz a pós-publicação (isso mesmo).
Literatura

Livro de Milosz sobre totalitarismo em Portugal

"A mente aprisionada", do escritor polaco Milosz, chega a Portugal 65 anos depois da sua publicação original. O tema em discussão na obra é a predisposição para aceitar "o terror do totalitarismo".
Maputo

Centro Cultural Português lança livros premiados

Prémio Literário Eugénio Lisboa em Moçambique tem o objetivo de incentivar a criação literária no país. "Mundo Grave" e "Bebi do Zambeze" vão ser os dois livros publicados.
Prémios e Galardões

Andrew Sean Greer vence Pulitzer de ficção

Andrew Sean Greer venceu o Pulitzer de ficção com o romance "Less". "Um livro generoso, musical na sua prosa e expansivo na sua estrutura", foi assim que o júri descreveu a obra.
Brasil

"Lava Jato pode tornar a democracia melhor"

Jornalista Vladimir Netto está em Portugal para promover o seu livro, "Lava Jato" e diz que "a (operação) Lava Jato pode tornar a democracia brasileira melhor".
Livros

Victor Cunha Rego: um senhor

Como escreveu Maria João Avillez, “o Victor destoava. Via mais longe, antes dos outros e, pior, estava de boa fé e cultivava a ética.” Numa palavra, era um senhor.
Lançamentos

O livro maldito que chocou o Rio de Janeiro

104
Em 1895, Adolfo Caminha chocou os críticos com a publicação de um romance sobre um marinheiro gay e negro que se apaixona por um grumete loiro de olhos azuis. O livro tem uma nova edição portuguesa.
Livros

Celebrando Victor Cunha Rego

O meu convívio com Victor Cunha Rego ultrapassou largamente o jornalismo e a política. Foi um dos meus melhores amigos – e julgo que eu dele.
Livros

O cavaleiro de cristal

O livro traz-nos intacto o ar dos muitos tempos que o Victor testemunhou, com alguns dos quais privou intimamente, nalguns dos quais interveio directamente. Com desapiedade lucidez.
Literatura

"O Tango" de Jorge Luís Borges chega a Portugal

"O Tango" de Jorge Luís Borges chega esta sexta-feira às livrarias portuguesas. Reúne conferências "luminosas e brilhantes" que revelam um Jorge Luís Borges que recitava e cantava.
Literatura

Autobiografia de Elias Canetti chega a Portugal

Primeiro volume -- "A língua resgatada -- História de uma juventude" -- já está nas livrarias. O segundo volume sai em junho e o terceiro ainda não tem data definida.
Literatura

Morreu o escritor mexicano Sergio Pitol

Anúncio da morte do vencedor do Prémio Cervantes em 2005 foi feito esta sexta-feira pela família. O único livro do escritor publicado em Portugal é "A Vida Conjugal", de 1991.
Man Booker Prize

Revelada "shortlist" do Booker Prize International

Virginie Despentes, Han Kang, László Krasznahorkai, Antonio Muñoz Molina, Ahmed Saadawi e Olga Tokarczuk: são estes os candidatos ao prémio de literatura traduzida. Finalista é conhecido em maio.
Cultura

Festival Livros a Oeste conta com Mário Zambujal

O festival Livros a Oeste acontece na Lourinhã entre 8 e 12 de maio. Este ano conta com a presença de escritores como Mário Zambujal e João Tordo, e também com o ministro da Cultura.
Literatura

João Pinto Coelho em festival literário no Brasil

O escritor português João Pinto Coelho, vencedor do Prémio LeYa com o romance "Os loucos da Rua Mazur", participa, em maio, no Flipoços, Festival Literário de Poços de Caldas, no Brasil.
Livros

Cunha Rego: uma entrevista de Maria João Avillez

114
O 25 de Abril, os dias como chefe de gabinete de Mário Soares, ou as memórias de Sá Carneiro. Uma entrevista histórica de Maria João Avillez no dia do lançamento de "Na Prática a Teoria é Outra".
Crianças

Os 35 milhões de palavras que fazem a diferença

345
Crianças com maior nível socioeconómico ouvem 48 milhões de palavras, em média, enquanto as que vivem em famílias mais humildes ouvem apenas 13 milhões.
Livros

Novo livro de Tolkien vai ser publicado este ano

172
"The Fall of Gondolin" é o título do novo livro de Tolkien, sobre um herói que defende uma bela e misteriosa cidade destruída por forças obscuras. O livro é editado pelo seu filho.
Exposições

Lisboa, triste e alegre: um retrato em movimento

274
Uma nova exposição celebra a vida intemporal de um dos mais importantes fotolivros de sempre. Vasco Rosa escreve sobre as imagens, os autores e a mostra que inaugura no Museu de Lisboa.
Crítica de Livros

O blogue de Claudio Magris

“Instantâneos” é um conjunto de textos breves e contingentes de um grande escritor. "Se há algo que fica do conjunto é a reflexão sapiente e serena, feita de camadas", escreve Nuno Costa Santos.
Livros

"Puta de Filosofia" é um policial sobre Sócrates?

118
O novo romance de Carlos Alberto Machado tem um "PM" corrupto, metido em "offshores, pontes, têgêvês, auto-estradas e outlets megalómanos". Mas também tem russos, tiros e um polícia intelectual.
Crítica de Livros

Santa Cruz de Coimbra: uma floresta iluminada

"Contemplar o Paraíso" é um guia mas também é um livro sobre a história de um dos espaços mais emblemáticos de Coimbra. Vasco Rosa escreve sobre a obra e sobre o jardim.
Redes Sociais

Cuidado: há turbas de linchamento na Internet

Lutas identitárias, liberdade de expressão, correcção política, "trigger warnings": a Internet deu a problemas antigos novas dimensões, que Francisco Bosco analisa em "A vítima tem sempre razão?".
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de abril

180
Uma nova edição do "Fausto" de Fernando Pessoa, os contos completos de Marcel Proust e o novo romance de Salman Rushdie, "A Casa Golden": estes são alguns dos lançamentos que pode esperar em abril.
Lançamentos

Primeira edição do "Fausto" de Pessoa em 30 anos

283
Trinta anos depois, o "Fausto" de Fernando Pessoa vai ter uma nova edição, a primeira com aparato crítico. Da responsabilidade de Carlos Pittella, o livro chega às livrarias este mês de abril.
História

La Lys: a história de uma tragédia militar

1.504
Foi o maior desastre militar português: "Por mais ilustrações de heroísmo (que o houve) que recuperem, a realidade é bem crua, triste e vergonhosa". Ensaio de José Luís Andrade.
Livros

“Muitas vezes sinto que me exponho demasiado”

791
Poeta, crítico, cronista e com cada vez mais participação política, Pedro Mexia tem um novo livro de crónicas. Em entrevista a Bruno Vieira Amaral, fala de Marcelo, do CDS, da escrita e da Igreja.
Crítica de Livros

Bosco pergunta: a vítima tem sempre razão?

Será que em todos os casos as vítimas estruturais serão sempre vítimas? A pergunta (e a resposta) é de Francisco Bosco, que parte da realidade brasileira. João Pedro Vala dá-lhe 4 estrelas.
Literatura

Conversas sobre Fernando Pessoa em Oeiras

362
Um ciclo de conversas dedicadas a Fernando Pessoa levará personalidades da cultura e da comunicação ao Templo da Poesia, em Oeiras, durante o mês de abril.
Literatura

Primeiro romance de Julio Cortázar em Portugal

"Os Prémios", de Julio Cortázar, é editado em Portugal pela Cavalo de Ferro, que destaca a originalidade da obra, escrita por "um dos autores mais inovadores" do seu tempo.
Livros

A finlandesa que quer por a Estónia no mapa

Costumam confundi-la com os suecos e os seus livros vão parar à secção de policiais. Mas Sofi Oksanen escreve sobre a história esquecida da Estónia, cuja identidade sobreviveu através da língua.
Divulgação de Ciência

Cem mitos em que continuamos a acreditar

650
Acorde o sonâmbulo ou rape os pelos sem problema. Estas e outras ideias explicadas no livro "Cem mitos sem lógica" em que continuamos a acreditar. O Observador dá-lhe a conhecer dez deles.
País Basco

"Tenho a memória cheia de imagens de cadáveres"

111
"Pátria" foi o livro do ano 2017 em Espanha e conta a história de duas famílias que se afastam quando a ETA se mete no caminho. "Violência gera violência", diz Fernando Aramburu ao Observador.
Crítica de Livros

A biblioteca de Manguel explicava quem ele era

Mais do que um ensaio sobre a literatura e o processo de escrita, o novo livro do argentino Alberto Manguel é uma declaração de amor aos livros e à sua biblioteca, agora perdida no tempo.
Livros

Escritor Philip Kerr morre aos 62 anos

254
O escritor escocês Philip Kerr, conhecido pelos seus romances policiais, morreu na sexta-feira aos 62 anos, divulgou a sua editora.
Livros

Natália Correia. Documentos revelam ligação

111
Um livro com documentos, maioritariamente inéditos, de Natália Correia, que testemunham a relação cúmplice, de partilha de lutas e ideais, com o pensador António Sérgio.
Livros

"Pátria" encara a sociedade basca marcada pela ETA

O escritor espanhol Fernando Aramburu disse à Lusa que o romance "Pátria" sobre a sociedade basca pode motivar um novo pensamento sobre a realidade vivida durante as últimas décadas.
Óbito

Morreu o escritor português Dick Haskins

148
António de Andrade Albuquerque, mais conhecido por Dick Haskins, um dos "mais internacionais dos escritores portugueses", morreu esta quarta-feira, vítima de uma infeção respiratória.
Porto Editora

Destruição compromete arranque do ano escolar

Por esta altura o grupo já deveria estar a começar a preparar a operação para o próximo ano letivo. No pico da época escolar as encomendas podem chegar a 10 mil por dia.
Livros

"Fui mais esperto quando optei por um verso"

553
O país não o desencanta, a poesia é "o extremo reduto da razão", envelhecer parece-lhe "obsceno" e diz que não quer ser "um pobrezinho muito digno". O escritor reúne os seus melhores poemas.
Livros

Livro homenageia 75 anos de Alice Vieira

O livro "Retratos Contados: Alice Vieira 75 anos" procura homenagear a escritora que esta terça-feira faz 75 anos e traçar uma retrospetiva da autora de "Este Rei que Eu Escolhi".
Livros

Nazis entre oliveiras: Creta e a II Guerra Mundial

107
"Creta 1941", de Antony Beevor, é um relato detalhado da invasão de Creta pelo ar e da resistência grega ao ocupante alemão, num misto de incompetência e rigidez e desprezo pelas vidas dos homens.
Festival Literário da Madeira

Cercas: "É verdade que a literatura é terapêutica"

Depois de cinco dias de conversa e literatura, coube a Javier Cercas e Daniel Alarcón encerrar o Festival Literário da Madeira. No Teatro Baltazar Dias, falou-se de ficção, jornalismo e de verdade.
Festival Literário da Madeira

Mucznik: "Todos têm um lugar em Jerusalém"

Frei Bento Rodrigues, Esther Mucznik e Sheik David Munir juntaram-se no Funchal, no último dia do Festival Literário da Madeira, para falar de religião. Jerusalém esteve em cima da mesa.
Livros

25 anos sem Natália, a mulher da língua de fogo

2.370
Um quarto de século da morte da escritora, editora e deputada que animou tertúlias famosas no mítico Botequim. Lembramo-la com a ajuda de biógrafas, estudiosas da sua obra e quem a conheceu de perto.
Festival Literário da Madeira

Fã de Saramago, Ottessa só lamenta não beber vinho

131
Ottessa Moshfegh foi finalista do Man Booker e participa este sábado no Festival Literário da Madeira. Com uma escrita que ataca "as máscaras e a pretensão", falou com o Observador.
Festival Literário da Madeira

Moser quer Lispector e Pessoa juntos no Chiado

273
Na Madeira, o autor da biografia de Clarice Lispector, "Porquê Este Mundo", admitiu que gostava de ver uma estátua da escritora brasileira junto à de Fernando Pessoa no Chiado, em Lisboa.
Livros

"Escrever uma epopeia moderna é impensável"

Tinha apenas 28 anos quando venceu o Man Booker Prize com o romance mais extenso a ser distinguido com o galardão britânico. Cinco anos depois, Eleanor Catton prepara-se para lançar um novo livro.
Literatura

Portugal é convidado da Feira do Livro de Leipzig

A edição deste ano da feira alemã abriu esta quinta-feira e conta com a participação dos escritores portugueses Almeida Faria, Isabela Figueiredo, Rui Cardoso Martins, Miguel-Manso e Marta Chaves.
Livros

"Lobos que foram homens", a história dos Moonspell

188
O livro que conta a história dos Moonspell é apresentado no sábado, às 16h00, na FNAC do Colombo, em Lisboa. A biografia da banda é da autoria de Ricardo S. Amorim com prefácio de Dani Filth.
Livros

Quando Natália Correia representou Eanes nos EUA

132
A Ponto de Fuga reedita "Descobri que era Europeia", a propósito dos 25 anos da morte da autora açoreana. Do livro fazem parte inéditos como este diário nos EUA em 1983 que o Observador revela.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)