235kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Livros

Literatura

Amanda Gorman vai ser traduzida em Portugal

871
Editorial Presença quer publicar nos próximos meses três livros da poetisa que participou na tomada de posse de Joe Biden. Traduções de Amanda Gorman têm sido polémicas por questões identitárias.
História

Como os portugueses reagiram ao apocalipse /premium

140
Houve vários momentos em que o fim do mundo foi anunciado em Portugal — por causa de epidemias, invasões marcianas ou pelas visões de pseudo-profetas. Joaquim Fernandes revisitou-os no seu novo livro.
Crítica de Livros

O luto do que não nasceu

Finalista do National Book Award dos EUA no ano passado, “A Cadela”, de Pilar Quintana, é um portento. Já traduzido em vários línguas, o romance chega agora a Portugal através da D. Quixote.
Coronavírus

Feira do Livro abre a 26 de agosto

Este é o segundo ano consecutivo em que a Feira do Livro de Lisboa é adiada para o final de agosto e princípio de setembro, devido aos períodos de confinamento.
O Lado Bom da Vida

Uma viagem à Índia com Shusaku Endo

"Rio Profundo", o último romance do escritor japonês Shusaku Endo, passa-se na Índia e gira em torno de um grupo de turistas japoneses que decidiram viajar até este país em busca de paz espiritual.
Crítica de Livros

Jeferson Tenório e as matizes das relações humanas /premium

Denúncia de uma sociedade que julga homens e mulheres pela cor da pele, "O avesso da pele", do brasileiro Jeferson Tenório, é também um estudo belo e delicado da complexidade das relações humanas.
Pré-Publicação

Virginia Hall, a espia mais procurada pela Gestapo /premium

Elemento central da Resistência, a americana que estabeleceu uma rede de espiões em França, foi um enigma durante e após a II Guerra. O Observador pré-publica "Uma Mulher sem Importância".
Cultura

Portugal é convidado da Feira do Livro de Leipzig

Feira do Livro de Leipzig deveria decorrer presencialmente e tinha Portugal como País Convidado de Honra. Agora, vai decorrer totalmente online entre os dias 27 e 30 de maio.
Livros

Bernardine Evaristo publica livro de memórias

"Manifesto" aborda a viagem da vencedora do Booker Prize "das margens até ao palco principal" e como Bernardine Evaristo se "rebelou contra o mainstream" ao escolher contar histórias "nunca contadas".
Lançamentos

Booker. Livro de Schalansky editado em Portugal  

"An Inventory of Losses", da alemã Judith Schalansky, nomeado para o International Booker Prize, vai ser lançado em Portugal em outubro pela Elsinore. Longlist do prémio foi revelada esta terça-feira.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de abril /premium

As editoras portuguesas começam a pouco e pouco a retomar o lançamento de novos livros. Fique a conhecer algumas das novidades literárias que o mês de abril trará nas áreas de ficção e não ficção.
Banda Desenhada

"Astérix". Revelado título do novo álbum

144
O 39.º álbum da série "Astérix" irá levar o pequeno gaulês numa longa viagem em busca de uma estranha e aterradora criatura. Fique a conhecer o título e a capa provisória da edição em português.
Livros

O que Patricia Highsmith nos ensina sobre ficção /premium

A autora americana sempre assumiu que não há um manual para a criação literária, mas com "Suspense ou a Arte da Ficção" ficou o que parecem ser pistas para a escrita alheia.
Livros

Escritora Beverly Cleary morre aos 104 anos 

A escritora renovou a literatura infantil norte-americana, com livros como "Henry Huggins" e "Ramona's World" -- que foram traduzidos para mais de 25 idiomas. Morreu aos 104 anos.
Livros

Prémio de Dublin: Evaristo e Whitehead finalistas

Ocean Vuong, Fernanda Melchor, Colum McCann e Valeria Luiselli são os restantes finalistas. António Lobo Antunes, inicialmente nomeado como candidato ao galardão, ficou de fora da lista.
Livros

Covid. Setor livreiro perdeu 35 milhões de euros 

Desde o início da pandemia de Covid-19 que o setor dos livros acumula um prejuízo de 35 milhões de euros. As livrarias são insubstituíveis, porque "são um ponto de encontro" entre autores e clientes.
Livros

Vasco Pulido Valente, entre Sá Carneiro e Soares /premium

A vida do historiador e cronista e a de Portugal. São estes os temas centrais do livro "Uma Longa Viagem com Vasco Pulido Valente", de João Céu e Silva. O Observador faz a pré-publicação.
Editoras

Editoras retiram artigos científicos fraudulentos

Editores das publicações já enumeraram mais de 1.300 artigos científicos suspeitos e começaram a contratar detetives para sinalizarem os artigos falsos desta "ciência lixo".
Cultura

Macau. Ambiente na 1ª edição de festival literário

O tema escolhido "De Pés na Terra, Cabeça no Ar" recai sobre o plástico, a problemática da sua utilização na atividade humana, e o seu impacto sobre o ambiente e a ecologia mundial.
Crítica de Livros

Kazuo Ishiguro entre amizades artificiais

A premissa do romance "Klara e o Sol" está na relação entre uma máquina e uma adolescente, mas as implicações e o desconcerto da história poderiam ser bem mais ambiciosas.
Crítica de Livros

Um escritor à procura de inspiração /premium

O novo romance de João Reis fala sobre um escritor neurótico, Rodrigo, que procura inspiração nas ruas de Seul. Incapaz de o conseguir, perde-se em devaneios e críticas ao meio editorial e literário.
Cultura

O bê-á-bá para quem quer escrever um livro

271
Não é um bicho-de-sete-cabeças e está ao alcance de quem arrisca. Se tem uma história para contar, siga os conselhos do autor David Machado e concorra ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.
Tradução

Tradução literária: a identidade é critério? /premium

536
Há uma guerra cultural por causa do poema lido na tomada de posse de Joe Biden. A tradutora holandesa e o tradutor catalão foram afastados. Debatemos o tema com cinco autores-tradutores.
Pop Up

Tradução: afinal, que critérios importam?

A propósito da polémica em volta da traducão da obra de Amanda Gorman, o que está em causa na hora de traduzir um livro? É a pergunta em destaque em mais um Pop Up (que também fala dos Grammys).
Prémios e Galardões

Prémio Oceanos abre inscrições para 2021 

Poderão ser inscritos romances, livros de poesia, contos, crónicas e dramaturgia em língua portuguesa publicados no ano passado. Processo de avaliação terá 3 etapas e a 1ª escolherá 50 livros.
Cultura

Vai sair livro de conversas com Pulido Valente

Vasco Pulido Valente aborda a sua relação com os antigos Presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares e com o líder comunista Álvaro Cunhal, por exemplo.
Coronavírus

Do café ao barbeiro. O Porto desconfinou devagar /premium

158
As máquinas de café voltaram a funcionar, o choro foi substituído por abraços nas escolas, os cabeleireiros tiveram fila à porta e as livrarias mostraram as novidades. O Porto desconfinou devagar.
Crítica de Livros

A quinta velha: arquitectura e natureza /premium

Chegando agora ao segundo volume, este é um mapeamento continental de quintas de recreio e solares e respetivo património, mas com lacunas relativas a informações imprescindíveis.
Crítica de Livros

Mishima, sempre por uma questão de honra /premium

Em “O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar” estamos à mesa com as personagens, somos livres para tirar as nossas conclusões, ms é impossível fugir ao mundo avassalador do autor japonês.
Crítica de Livros

Ilhas de bruma em antologia /premium

"Viajantes nos Açores" é uma coleção de textos organizada por Maria das Mercês Pacheco, que junta relatos, memórias em livro dedicadas ao Arquipélago dos Açores e inspiradas pelas mesmas ilhas.
Livros

Literatura premiada: Dylan, Churchill e parasitas /premium

Galardoar Dylan com o Prémio Nobel foi reafirmar que a literatura não está, como tristemente se anuncia, pelas horas da morte, mas antes a transferir-se, como sempre fez, de um sítio para o outro.
Crítica de Livros

A masculinidade tóxica é a adolescência de um país

O mais recente livro de Ben Lerner, "A Escola de Topeka", lança um olhar coletivo sobre um mundo em mudanças, ao mesmo tempo que faz uma radiografia emocional e política de um país.
Livros

Prémio Saramago não será entregue em 2021

O impacto da Covid-19 no mercado dos livros levou a um "adiamento do lançamento de muitas novas obras" e a organização prefere adiar a atribuição do prémio para 2022.
Cultura

Será que tenho talento para publicar um livro?

303
A pergunta persegue muitos dos que aspiram a editar uma obra e, para ajudá-los na resposta, reunimos algumas dicas e deixamos um desafio: que tal concorrer ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce?
Livrarias

Reabertura de livrarias repõe 34% do mercado

A reabertura de livrarias, a partir de segunda-feira, marca o início do desconfinamento do setor cultural, e poderá permitir a reposição de 34% do mercado livreiro, segundo a APEL.
Livros

As geografias rebeldes de Maria Gabriela Llansol /premium

O realizador Abílio Leitão e o poeta Fernando Luís Sampaio juntaram-se para nos lembrar uma das escritoras mais misteriosas e livres da nossa literatura num documentário que passa na RTP2.
Livrarias

BD: livrarias resistem com quebras significativas

A fidelização dos clientes e a encomendas online têm sido o garante da manutenção destes espaços, mas os sucessivos confinamentos deixaram o setor numa crise profunda.
Crítica de Livros

Pavese e a vida de quem não sabe de onde vem /premium

"A Lua e as Fogueiras" desafia-nos a regressar ao autor italiano. Uma narrativa intimista, um relato sobre as relações sociais quando o fim da guerra se revela como a continuidade da vida.
Crítica de Livros

Dão muito, pedem pouco /premium

"As Árvores na Cidade" é um detalhadíssimo manual dirigido a todos os que acreditam na enorme vantagem, para a vida urbana, de um incremento muito exponencial de jardins, parques e ruas arborizadas.
Arte

Um "aperitivo" para a obra e vida de Bordalo /premium

128
A mais recente coleção do Museu Bordalo Pinheiro apresenta um conjunto de reflexões em torno do artista que lhe dá nome, a sua obra e tempo. O primeiro número pergunta se Bordalo gostava de fadistas.
Crítica de Livros

Teolinda Gersão e os fios em volta da História /premium

Em "O regresso de Júlia Mann a Paraty",e na prosa de Teolinda Gersão, não há o caminho fácil da análise unilateral, antes uma procura dos abismos, dos motivos, do que ninguém assume.
Livros

André Breton, manifestamente surrealista /premium

125 anos após o nascimento do autor e poeta francês, ainda encontramos nos seus manifestos, nas suas experiências de escrita automática e nos relatos autobiográficos as origens do surrealismo.
Crítica de Livros

Almirante Reis, sítio múltiplo: até quando? /premium

A Avenida Almirante Reis é o "contraponto urbano, mas também social e económico ao grande boulevard", digamos que uma espécie de parente pobre ainda colado à cidade antiga.
Coronavírus

Alfarrabistas entre o desalento e a revolta

Os alfarrabistas do Porto oscilam entre o desalento de ver os espaços próprios encerrados, atrás de grades e estores descidos, e a revolta com a permissão de venda de livros em grandes superfícies.
Cinema

Romance de Agualusa vai ser adaptado

O romance "Teoria geral do esquecimento", do escritor angolano José Eduardo Agualusa, vai ser adaptado para cinema pela realizadora palestiniana Annemarie Jacir.
Editoras

Cotovia. Livros adquiridos por livraria em Lisboa

338
A coleção de Poesia da editora Cotovia, que fechou portas no final do ano passado ao fim de 35 anos de atividade, foi adquirida pela Livraria Poesia Incompleta, dedicada exclusivamente à poesia.
Livros

No meio da pandemia, há novas editoras e livrarias

447
Ao longo do último ano, livrarias e editoras têm enfrentado dificuldades devido à pandemia, mas foi também neste cenário de crise que alguns pequenos negócios livreiros nasceram e prosperaram.
Livros

Ana Magalhães e Isabel Alçada com novo livro 

1619
As criadoras da saga "Uma Aventura" aceitaram o desafio da Imprensa Nacional. O novo livro levanta questões sobre igualdade de género: pode uma rapariga ir para a Força Aérea?
Cultura

Culturgest cria biblioteca online

131
A partir de sexta-feira, a Culturgest vai dispor de uma biblioteca multidisciplinar virtual que agrega todas as áreas de programação como teatro, dança, música, artes visuais e muito mais.
Vinho

Livros e vinhos verdes animam conversas online

339
"Dois dedos de conversa sobre livros e vinhos verdes" coloca frente-a-frente 10 livros portugueses e estrangeiros e vinhos de outros tantos produtores em cinco sessões diárias.
Livros

Vergílio Ferreira e o fascinante absurdo de viver /premium

152
Nos 25 anos da morte do autor de “Aparição”, “Alegria Breve” ou "Conta-Corrente", uma breve evocação de uma obra profunda, luminosa e angustiada, de desenho complexo, que merece leituras e releituras.
Livros

John Brown, Thoreau e Virgínia, Vila Morena /premium

Uma nova edição de "Desobediência Civil" surge quando o conceito ganha uma abordagem contemporânea, ainda que tenha origens remotas e tenha criado protagonistas com propósitos distintos.
Pré-Publicação

Como evoluiu o crime de corrupção em Portugal /premium

O Observador publica um capítulo de "45 anos de combate à corrupção", o novo livro do jornalista Luís Rosa sobre o combate ao crime de corrupção pelo Ministério Público desde Abril de 1974.
Pré-Publicação

Jordan Peterson tem novo livro (nascido do caos) /premium

103
Pré-publicação. No pior momento da vida, em que a saúde (sua e da mulher) esteve em risco, o canadiano Jordan Peterson escreveu a sequela do "12 regras para a vida". Chama-se "Para além da ordem".
Livros

O Marquês de Sade e a infâmia pela palavra /premium

O governo francês quer comprar o manuscrito de "120 Dias de Sodoma", por 4,5 milhões de euros. Mas que legado deixou o livro (e o autor) classificado por muitos como o mais perturbador de sempre?
Livros

As novidades literárias de março 

Novos romances de Kazuo Ishiguro e Djaimilia Pereira de Almeida e um livro da autora de "Pessoas Normais" são algumas das novidades literárias a serem lançadas em março.
Séries

Os filhos da droga de Christiane F vivem em 2021? /premium

“We Children From Bahnhof Zoo” chegou à HBO. A série é mais uma adaptação do best seller que lemos em português em 1981. 40 anos depois, o que se mantém e o que nos deixa dúvidas?
Livros

APEL defende abertura urgente das livrarias

333
A APEL refere que o papel das livrarias no setor é o "motor e parceiro indispensável e insubstituível da edição, na divulgação dos livros, das suas novidades e do fundo de catálogo".
Livros

Livrarias transformadas em "armazéns" de expedição

As livrarias tornaram-se uma espécie de armazéns de expedição, entregam encomendas ao domicílio ou no meio da rua, angariam clientes pela Internet e fazem ações de protesto.
Livros

Ex-universitários lançam aluguer de livros

439
Um grupo de antigos alunos da Universidade de Aveiro criou uma plataforma na internet de aluguer de livros usados que permite rentabilizar as obras já lidas que estão em casa a ganhar pó nas estantes.
Séries

Série "Vernon Subutex" chega a Portugal em março

122
A série adapta à televisão a trilogia de romances cáusticos de Virginie Despentes, que agitaram o panorama livreiro europeu com retratos crus e incisivos dos submundos urbanos. Chega à Filmin em março
Livros

Eça, "Os Maias" e uma pergunta sobre racismo /premium

1849
Uma palestra online da Universidade de Massachussets Dartmouth, nos EUA, discutiu a hipótese de o clássico da literatura portuguesa ser racista. Mas terá apresentado argumentos válidos?
Crítica de Livros

"Vestir os nus" em Braga /premium

Um livro distinguido com o Prémio Lusitânia História em que se descobre — ou confirma — que o empenho de organizações assistencialistas tem ascendência antiga, bem instituída e também nossa.
Crítica de Livros

"Shanghai Dream": um problema de cabides /premium

A novela gráfica de Philippe Thirault e Jorge Miguel recusa subtilezas para nos dar uma história de sobrevivência apaixonada, mas às personagens falta um suporte de maior densidade.
Livros

Um destino fatídico?

No panorama pós-pandemia, o que restará do sector editorial e livreiro? Na distribuição circence do bolo que anuncia, irá ter o Governo um critério que tenha noção da pluralidade a preservar?
Livros

Livrarias: para que servem? (e uma curta história) /premium

O papel de uma livraria é o de criar o gosto, de o orientar pelas escolhas e de garantir que há mundos que não morrem por não terem os seus órfãos onde encontrar guarida.
Sociedade

A delícia de comprar livros

163
Os livros são também experiências de vidas acumuladas. Ensinam-nos sobre os outros e sobre nós. São uma extensão da memória e da imaginação, como disse Jorge Luís Borges. São uma espécie de paraíso.
Poesia

Prémio Casino da Póvoa com onze finalistas poetas 

Os onze finalistas do Prémio Literário Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros, são também onze poetas, entre os quais Maria Tereza Horta. Foram apresentadas a concurso 70 obras.
Universidade do Minho

Portal junta milhões de livros da UMinho  

170
Através do sítio "caminho.uminho.pt", os cidadãos poderão aceder a um vasto espólio com mais de 1,4 milhões de títulos, que inclui documentos milenares de várias bibliotecas da região.
Livros

Francisco José Viegas: "Não se faz isto ao livro" /premium

155
Pandemia fez aumentar vendas online, mas livrarias fechadas representam enormes perdas, diz o escritor que é também responsável pela Quetzal e já foi secretário de Estado da Cultura.
Alterações Climáticas

Bill Gates e a urgência do "número zero" /premium

579
Porque razão é tão necessária a "neutralidade carbónica? Neste excerto do novo livro "Como Evitar um Desastre Climático", Bill Gates reflete sobre um dos principais agentes das alterações climáticas.
Coronavírus

DRE. Apoio de 42 milhões para a cultura publicado

As medidas de apoio à cultura foram publicadas e o programa Garantir Cultura tem um apoio inicial de de 42 milhões de euros. A associação Pateia já criticou os apoios anunciados.
Livros

Atriz de "Harry Potter" lança livro de memórias

Evanna Lynch, conhecida por ter interpretado o papel de Luna Lovegood nos filmes de "Harry Potter", vai lançar um livro de memórias onde aborda a luta contra a anorexia e o caminho para a recuperação.
Livros

Richard Sorge, o espião perfeito de Estaline /premium

A partir do Japão, conseguiu desvendar e revelar a Estaline os planos de Hitler para atacar a URSS. Nazi por fora, comunista por dentro, é o protagonista do livro "O Espião Perfeito".
Crítica de Livros

Cynan Jones: as palavras como gotas de água /premium

Originalmente concebido para a BBC Radio 4, "Estilício", o último trabalho de ficção do galês Cynan Jones, apresenta um futuro onde a escassez de água determina o modo como a sociedade funciona.
Crítica de Livros

A educação pela arquitectura /premium

Betão aparente e bruto, gesso pintado, tijolo maciço, aço modelado, policarbonato translúcido, madeiras, vidro. Um livro que é um retrato de uma obra de arquitetura contemporânea e da sua função.
Coronavírus

Editores mantêm apelo para reabertura de livrarias

A venda de livros, que volta a ser permitida em estabelecimentos comerciais já abertos no renovado estado de emergência, é "uma pequena boa notícia" para editores e livreiros. Mas querem mais.
Lançamentos

Melvin Kelley: esquecido mas finalmente recuperado /premium

Décadas após um aclamado primeiro romance, William Melvin Kelley caiu no esquecimento. Até que uma reedição e um artigo o resgataram e o proclamaram “o gigante perdido da literatura americana”.
Crítica de Livros

O sítio do lugar que já vimos antes /premium

Norberto Morais é capaz de criar universos, já o tínhamos visto, mas em "O Sítio Do Lugar Nenhum", reedição com novo título e nova editora, a prosa é repetitiva, mastiga e perde o efeito.
Crítica de Livros

O elogio da dúvida e a crítica da honradez /premium

A filósofa espanhola Victoria Camps reflete sobre o valor da opiniao contraditória, a relação com o desconhecido e, ao mesmo tempo, a importância da democracia.
Escritores

Ken Follett com novo livro no final do ano

"Never"é "mais do que um thriller", é "um drama cheio de ação passado no tempo presente". Romance será publicado em novembro, cerca de um ano depois da prequela "O Amanhecer de uma Nova Era".
Livros

Venda de livros autorizada, mas mantêm-se dúvidas

640
Presidente "proibiu-nos de proibir" venda de livros em lojas que podem funcionar, disse Costa. APEL fala em "pequena boa notícia". RELI diz que falta esclarecer que tipo de livros vão estar à venda.
Conversas de Fim de Tarde

"A palavra cancro não é uma ofensa, é uma doença"

Marine Antunes sobreviveu ao cancro e lançou o "Manual para Descomplicar o Cancro" com vídeos leves sobre "uma doença que não define pessoas". "Não dizer 'eu tenho cancro' torna tudo mais complicado".
Resposta Pronta

"Comércio de livros nunca devia ter sido impedido"

No decreto ontem publicado, o Presidente da Republica defende o regresso da venda de livros nos estabelecimentos. Para a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, também as livrarias devem abrir.
Livros

100 anos de Saramago: primeiros detalhes revelados

As comemorações do centenário do escritor, que se assinala a 16 de novembro de 2022, já têm logótipo e vão centrar-se na vida do autor, leituras, publicações da sua obra e encontros académicos.
Crítica de Livros

A rua solitária de Paulo Faria /premium

"Em Todas as Ruas te Encontro" é um romance sobre a pandemia. Mas também é uma história de relações num mundo que se fecha, que procura captar a estranha forma de viver que é a nossa, agora.
Livros

Gibbon, Roma e a história do iluminismo inglês /premium

A edição recente entre nós de "Declínio e Queda do Império Romano" é também o regresso ao percurso e ao legado de um dos grandes historiadores da Idade Moderna.
Livros

O poeta Mário de Sá-Carneiro chegou a Inglaterra /premium

Pela primeira vez, um conjunto alargado de poesia de Mário de Sá-Carneiro foi publicado em inglês. Falámos com o editor Ricardo Vasconcelos e as tradutoras Margaret Jull Costa e Ana Luísa Amaral.
Crítica de Livros

Ilhas que pulsam /premium

O número de 2020 da revista "Atlântida" é um dos mais conseguidos, numa publicação que é um exemplo de qualidade de colaborações e de variedade temática.
Livros

A história de uma saga judaica que mudou o mundo /premium

"Génio e ansiedade", de Norman Lebrecht, é uma fascinante panorâmica sobre 100 anos de história – de 1847 a 1947 – em que os judeus deram contributos decisivos para moldar o mundo físico e espiritual.
Livros

233 graus em tempo de pandemia

484
Bradbury diz-nos que o papel queima a 451 graus Fahrenheit. Em Portugal tal corresponde a 233 graus Celsius sob a desculpa da pandemia. Não convém ao governo que os portugueses leiam, pensem, reflitam
Livros

De Mem Martins a Tóquio, como ler Ricardo Adolfo? /premium

Entrevista sobre a vida de um escritor-publicitário, a escrita para séries e filmes, a reedição de "Mizé. Antes galdéria do que normal e remediada" e o futuro nas páginas de um novo livro.
Livros

Distopia à portuguesa /premium

210
Não restam dúvidas: temos de ser todos reeducados e urgentemente. Mas sem livros. E podemos estar tranquilos quanto à idoneidade e competência das associações escolhidas para nos alfabetizarem.
Livros

Prémio de Dublin. Lobo Antunes nomeado

832
O escritor António Lobo Antunes é um dos 49 nomeados para o Prémio Literário Internacional de Dublin 2021, com o livro "Até que as pedras se tornem mais leves que a água", anunciou a organização.
Lançamentos

Rosa Oliveira num "balanço da escrita e da vida

Novo livro junta poemas novos e antigos da autora e rompe com a estrutura das suas publicações anteriores através de uma edição com formato em plaquete com 40 páginas agrafadas.
Livrarias

Livrarias independentes tentam apoios com Governo

As livrarias independentes vão tentar negociar apoios que permitam a sua sobrevivência e evitar encerramentos em massa, numa reunião com a tutela. A associação de editores e livreiros não participará.
Editoras

Antígona estreia em Portugal vários livros

Uma pandemia terrível profetizada há mais de 100 anos atrás, uma pequena obra-prima do humor ou um livro proibido recentemente nos países árabes. A Antígona aposta em inéditos de autores consagrados.
Livros

Setor livreiro. Apoios disponíveis em março

Os apoios destinados a autores, editores e livreiros, divulgados em 14 de janeiro pela ministra da Cultura, no âmbito de várias medidas de apoio no contexto da pandemia, podem ser requeridos em março.
Bibliotecas

Lisboa vai ter entregas de livros ao domicílio

126
As bibliotecas de Lisboa estão a desenvolver um serviço de entrega de livros ao domicílio. A ideia é que "permaneça além da pandemia", para ajudar as pessoas com mobilidade condicionada.
Livros

Editores europeus contra fecho de livrarias 

770
A Federação Europeia de Editores enviou uma carta ao Governo português, apelando a que permita que livreiros e lojas legalmente abertas vendam livros, à semelhança da maioria dos países europeus.
Livros

Antígona e Orfeu Negro apoiam livrarias 

As editoras Antígona e Orfeu Negro juntam-se uma segunda vez para a iniciativa "Adota uma livraria". A campanha visa ajudar as livrarias independentes afetadas pela Covid-19 através de vendas online.
Livrarias

Livros: a proibição de venda que divide um setor

268
Novo Estado de Emergência continua a impedir pontos de venda de livros. Profissionais ora pedem que os deixem trabalhar, ora reclamam apoios. Nas FNAC é possível comprar via online e levantar em loja.
Livros

APEL acusa Governo de ter "atitude proibitiva"

Vice-presidente da APEL fala na venda de livros debaixo do balcão, num regresso ao Estado Novo. Acusando o Ministério da Cultura de ajudas insignificantes, desabafa: setor está "à beira de explodir".
Banda Desenhada

Angoulême distingue Kuti Magazine

A antologia finlandesa "The Thick Book of Kuti" foi eleita a melhor BD alternativa pelo Festival de Banda Desenhada de Angoulême, prémio para o qual estava nomeada a portuguesa "Pentângulo".
Livros

Literatura premiada: representação e desigualdade /premium

A injustiça sistémica que se verifica na atribuição de prémios não é uma característica exclusiva destes, mas antes consequência e reflexo das desigualdades evidentes que se verificam em toda a parte.
Livros

Os livros malditos da democracia portuguesa /premium

334
Há 25 anos saía "Contos Proibidos, Memórias de um PS Desconhecido". O livro esgotou e nunca mais foi reeditado. O regime não proíbe livros mas faz muito para os esconder. Ensaio de Pedro Dórdio.
Livros

Jonathan Swift e a arte da elegante inconveniência /premium

O riso como redenção e crítica, como gesto político, é isso que encontramos nos textos do romancista irlandês feito mestre da sátira, agora que "Os Benefícios de dar Peidos" é publicado em Portugal.
Crítica de Livros

Pouco mais do que uma boa ideia /premium

O novo romance de Don DeLillo, "Silêncio", assemelha-se a uma peça de teatro a que falta a intensidade da proximidade, ao mesmo tempo que insiste, em vão, no vazio, nessa intensidade.
Escritores

Vieira Júnior: reclamar o romance para a Bahia /premium

516
Em apenas um ano, Itamar Vieira Júnior passou do quase total desconhecimento a um dos mais importantes e premiados escritores brasileiros. Uma mudança drástica que teve Portugal como ponto de partida.
Conversas de Fim de Tarde

A Mamute quer "surpreender e ser surpreendida"

A primeira edição da Mamute está online. É uma revista trimestral que aprofunda a atualidade. Agora, Gonçalo Mira levanta o véu à próxima: "Há um texto desafiante de uma autora com anorexia nervosa".
Livros

Kalaf Epalanga: "Um escritor também dança" /premium

685
O racismo dominante, os heróis nacionais com sangue nas mãos, os novos autores africanos e, claro, os Buraka. O luso-angolano é o curador do Festival do Livro Africano, que acontece na Alemanha.
Coronavírus

Biblioteca de Almeida entrega livros em take away

A Biblioteca Municipal de Almeida vai disponibilizar livros em regime de take away e através dos CTT, para que os utilizadores continuem a ter acesso à leitura durante o confinamento.
Livros

A geração desajustada de Sally Rooney

Se a dor desaparecer por completo, procura-se um substituto. E quanto mais paliativa é a sociedade mais violento será o substituto. Mas as razões para este desajustamento geracional são muitas.
Livros

Bernardo Trindade: "Um livreiro nunca sabe tudo" /premium

199
Vai sair da Rua Alecrim, morada da livraria Campos Trindade. Em conversa com o Observador, recordou o pai, que abriu o negócio, as raridades que pagaram casamentos e colocou os olhos no futuro.
Escritores

"A escrita era a arma que Orwell utilizava" /premium

Com George Orwell no domínio público, o que tem a sua obra ainda para nos dizer? Falámos com Jacinta Maria Matos, especialista no autor e responsável pela mais recente edição dos seus ensaios.
Conversas de Fim de Tarde

"As mulheres não nascem ensinadas para ser mães"

A depressão pós-parto, uma realidade escondida da gravidez. "Acordava a chorar e tentei reprimir o que sentia". Sofia Arruda lançou o livro "Calma, vai correr tudo bem": "Era a frase que me acalmava".
Conversas de Fim de Tarde

Como poupar tempo e comer melhor sem desperdício

"Cozinha organizada, jantar na mesa". A apaixonada por cozinha, Joana Roque, lançou um livro com dicas que ajudam a planear e preparar as refeições da semana. O truque passa por "adiantar" trabalho.
Livros

Editoras adiam lançamentos de livros

276
A maioria das editoras adiou os lançamentos previstos para o início do ano, em consequência do novo confinamento, do fecho das livrarias e da paragem do setor.
Banda Desenhada

Morreu Jean Graton, criador de Michel Vaillant

312
O autor francês de banda desenhada Jean Graton, criador da personagem Michel Vaillant, morreu aos 97 anos em Bruxelas, revelou a editora Dupuis.
Livros

Aberto apoio à edição de livros no estrangeiro

A Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas abriu candidaturas ao apoio à edição de autores portugueses no Brasil e de obras de ilustração e BD portuguesa no estrangeiro.
Bibliotecas

Estremoz. Biblioteca abre novo espaço até junho

A Biblioteca Municipal de Estremoz vai abrir ao público num novo espaço até final de junho, após obras de requalificação desse edifício, no valor de 2,5 milhões de euros.
Livros

Pessoa. Congresso 2021 em outubro na Gulbenkian

331
Acontece de 13 a 15 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para pensar sobre o poeta, conhecer novas pesquisas, debater e homenagear investigadores.
Bibliotecas

Biblioteca de Gouveia com take away literário

Devido ao confinamento obrigatório a Biblioteca Municipal de Gouveia está a disponibilizar um serviço de take away literário, para que os seus utilizadores continuem a ter acesso aos livros.
Resposta Pronta

Gouveia com livros em serviço take-away

A Biblioteca Municipal de Gouveia tem, desde sexta-feira, um serviço de livros em take-away. A coordenadora da Biblioteca destaca a importância da informação e da leitura para o "pensamento livre".
Crítica de Livros

A beleza permanente na prosa de Ana Teresa Pereira /premium

135
Em "Os Perseguidores", a literatura contamina a vida ao imiscuir-se nela. Em simultâneo, também o leitor se sente contaminado e, no final, plenamente agradecido.
Livros

Talvez uma app nos deixe ir beber café a Singapura /premium

Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães saíram do universo "Uma Aventura" para escrever sobre apps, startups e seguros. Pelo meio, os dilemas juvenis são os de sempre: o amor, a amizade e até o falhanço.
Crítica de Livros

Pequenas histórias pessoais /premium

Nove crónicas-memórias de José Pessoa, o homem responsável por inúmeras imagens de arte e artistas pertencentes a museus públicos portugueses.
Coronavírus

Livreiros criticam por apoios "insuficientes"

A rede de Livrarias Independentes considerou "insuficientes" as medidas anunciadas na quinta-feira pelos ministros da Economia e da Cultura destinadas a minimizar os impactos negativos da covid-19.
Crítica de Livros

Colômbia selvagem a meus braços /premium

A reedição de "O Barulho das Coisas ao Cair", através do qual Juan Gabriel Vásquez mostra uma geração petrificada pelos efeitos do negócio do narcotráfico no país.
Crítica de Livros

Thomaz de Mello, designer total /premium

Um livro que demonstra como a obra de Thomaz de Mello caracteriza de modo especial a transversalidade oficinal dos decoradores modernistas, que aspiraram o ar de todos os tempos.
Livros

Women's Prize. Juradas sugerem leituras para 2021

A organização do prémio de ficção pediu a Bernardine Evaristo, Elizabeth Day, Vick Hope, Sarah-Jane Mee e Nesrine Malik para indicarem o romance escrito por uma mulher que mais vezes recomendam.
Morte

Morreu o poeta Leonel Cosme

1603
O poeta, ficcionista e ensaísta Leonel Cosme, antigo jornalista da rádio e da imprensa, morreu na quinta-feira, aos 86 anos, em Gondomar, distrito do Porto.
Banda Desenhada

Hergé: capa de "Lótus Azul" vale 2,6 milhões

É um recorde mundial de um leilão de uma obra de BD: desenho de Hergé para a capa da Banda Desenhada "Lótus Azul", do Tintim, foi vendido por 2,6 milhões de euros.
Resposta Pronta

"Não se deve impedir venda de livros nos supers"

João Alvim, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, defende que é preciso garantir que o produto chega ao cliente. E que livrarias que tiverem de fechar devem ser compensadas. 
Livrarias

Livrarias fecham, mas podem vender ao postigo

171
As livrarias vão voltar a encerrar, a partir das 00:00 de sexta-feira, em Portugal Continental, mas vão poder vender ao postigo, de acordo com as novas medidas de combate à pandemia.
Noticiário

9h. Livrarias fecham. "Não contamos com ministra"

Reação dos setor ao encerramento decretado a partir de amanhã. Escolas mantêm-se abertas, mas médico defende que é preciso mudar comunicação dirigida aos alunos. O que vai mudar, segundo os diretores.
Tintim

Desenho de Tintim em leilão e pode bater recorde

Um desenho, avaliado entre os 2,2 e 2,8 milhões de euros, que o autor belga Hergé fez em 1936 de Tintim vai a leilão. Os especialistas estimam que a venda poderá bater recordes de venda.
Livros

Novas edições para os 200 anos de Dostoievsky

185
A editorial Presença vai publicar 10 livros do escritor russo Fiódor Dostoievski até ao final do ano, para assinalar o 200.º aniversário do seu nascimento, a começar por "O Jogador", dia 20 deste mês.
Livros

Novo romance de Sally Rooney em setembro

"Beautiful World, Where Are You" segue a história de duas jovens na Irlanda numa altura de instabilidade política e económica. O terceiro romance da autora irlandesa sai em setembro no Reino e EUA.
Livrarias

"Queremos no Porto as 3 livrarias mais bonitas” /premium

262
No dia em que a Lello faz 115 anos, Aurora Pinto, administradora da livraria, fala da cultura enquanto negócio, do mito do Harry Potter, da ausência de turismo e dos projetos que tem para o futuro.
Lançamentos

Os livros que vamos querer ler em 2021 /premium

102
Os ensaios de Zadie Smith, o novo de Cynan Jones, os romances já antigos, mas ainda poderosos, de Ogawa e Evaristo, e um clássico de Bohumil Hrabal: estes são alguns dos livros que não vamos perder.
Literatura

Após domínio público, Orwell invade livrarias

A obra de George Orwell entrou em domínio público. Com isso, várias editoras anunciaram o lançamento de novas edições de livros como "1984" ou "Quinta dos Animais".
Banda Desenhada

Novo álbum de Astérix e Obélix sai em outubro

Nova aventura da dupla gaulesa estreia-se a 21 de outubro. Diário de Notícias e o francês Journal du Dimanche já divulgaram a primeira prancha - com pistas sobre o local e uma personagem feminina.
Livros

Literatura premiada: nobéis, oráculos e fármacos /premium

Todos os anos esperamos que prémios nos prescrevam os romance certos para os tempos que vivemos, mas a literatura, como todas as coisas que realmente interessam, não se rege por leis científicas.
Livros

«Sentir & Saber» e a distopia da igualdade

118
Que nos traz de novo a última obra de António Damásio, Sentir & Saber? Muito, mas destaco permitir inferir sem ambiguidades que a igualdade e a desigualdade são tão fundamentais quanto indissociáveis.
Atores

Sara entre o feminismo, a literatura e a criação /premium

A afirmar-se cada vez mais como criadora e encenadora, Sara Barros Leitão lança um clube do livro feminista. Em 2021, irá dividir-se entre uma digressão como atriz e um monólogo sobre desigualdades.
Bibliotecas

Criação de serviço online para leitura de jornais 

247
Em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi criado um serviço que oferece à população a possibilidade de consulta de revistas e jornais nacionais e internacionais, em tempo de pandemia.
Livros

Gestos humanos: de onde vêm e para que servem /premium

Em "Poses: Linguagem corporal na arte", o zoólogo Desmond Morris analisa as poses ao longo da história da arte, do ponto de vista das emoções que revelam e das funções sociais que desempenham.
Crítica de Livros

A arte popular em festa /premium

Quatro autores e um prefaciador observam a platibanda algarvia sob pontos de vista diferenciados mas complementares, "da arquitectura à geografia, da história da arte à antropologia".
Crítica de Livros

O clube dos caçadores de Manuel Jorge Marmelo /premium

Em "Tropel", a maior virtude de Manuel Jorge Marmelo é, pelo contrário, a de não se deixar cair nos exageros e simplificações que uma metáfora tão violenta sempre propicia.
Livros

Os 45 livros que mais gostámos de ler em 2020 /premium

143
Biografias, romances e banda desenhada. Ensaios, antologias e poesia. O Observador faz as obrigatórias contas literárias e é este o resultado: os nossos livros favoritos ao longo do ano.
Livros

Médico João Durães vence Prémio João Lobo Antunes

O prémio de 40 mil euros destina-se a licenciados em medicina em regime de internato médico e tem como objetivo estimular a cultura científica e a investigação clínica na área das neurociências.
Livros

A luta de Karl Ove Knausgård chegou ao fim /premium

O último capítulo da saga do autor norueguês, com 3552 páginas, está publicado em português. É o final do fenómeno literário de auto-ficção, entre a verdade e a mentira, sem hipótese de redenção.
Literatura Infantil

30 novos livros infantis para oferecer no Natal /premium

108
Para desenhar animais ou brincar com a matemática, ler novas histórias ou fábulas intemporais. As 30 sugestões que se seguem vêm lembrar como oferecer um livro a uma criança é sempre uma boa ideia.
Livros

"Ser filha de Agustina é continuar" /premium

118
Um ano depois da morte da escritora, Mónica Baldaque segue o rasto dos seus sapatos de corda e dá-nos a ver a face mais intimista de Agustina Bessa-Luís, através de um novo livro.
Crítica de Livros

Rafael risca a verde /premium

"De Árvore em Punho", um novo livro de Susana Neves, vem trazer uma faceta até hoje subestimada pelos estudiosos e comentadores de Rafael Bordalo Pinheiro.
Livros

Itamar Vieira Júnior vence Prémio Oceanos

3174
A segunda classificada foi Djaimilia Pereira de Almeida e em terceiro ficou Maria Valéria Rezende. O anúncio foi feito nesta sexta-feira em direto no YouTube. Galardão tem valor total de 40 mil euros.
Livros

O Espião Quase Perfeito: Na morte de John le Carré /premium

Le Carré, lá onde está, terá por certo achado curioso o twitt fúnebre da CIA, tanto mais que era um grande crítico da opção electrónica nos Serviços Secretos ou da chamada SIGINT, Signal Iintelligence
Cultura

A ler desde pequeno se chega longe no futuro

4725
Contar histórias aos mais novos e incentivá-los a ler desde cedo é um estímulo ao desenvolvimento da sua criatividade, empatia e inteligência. Ler em família é um ótimo primeiro passo.
Coronavírus

Costa testa negativo mas fica isolado em São Bento

403
Depois de ter estado em contacto com Presidente francês, que tem Covid-19, o primeiro-ministro testou negativo, mas o período de incubação "ainda perdura". António Costa vai dormir em São Bento.
Séries

A super gripe de Stephen King que fez uma pandemia /premium

O livro, originalmente publicado em 1978, regressa à televisão em nove episódios, na HBO, para obrigar os sobreviventes a pensar no novo mundo que querem criar.
A página está a demorar muito tempo.