Logo Observador
História

Arrume os livros de História. Há 20 factos históricos que não nos ensinam na escola

311

Adolf Hitler era um artista, foi a Hugo Boss que desenhou os fatos nazis e houve um papa que escreveu um "best seller" erótico. Eis 20 factos da História que ninguém nos ensina na escola.

Não há nenhuma disciplina em nenhuma altura do percurso escolar em que a História não seja evocada para explicar o presente. Em língua portuguesa estudamos as grandes obras de antigamente, em química aprendemos quem descobriu de que são feitos os átomos e em artes descobrimos os criativos do antigamente. E mesmo ao fim de tantos anos a folhear livros, fazer exames e preparar apontamentos, ainda há factos históricos que vão ficando esquecidos no tempo e que nunca nos chegam aos ouvidos. Até agora.

O Observador recolheu 20 factos impressionantes da História que nunca nos explicaram na escola. Estudamos os atos atrozes de Hitler, mas poucos conhecem os seus quadros. Estudamos as maravilhas da evolução de Darwin, mas nunca vimos as asas do maior pássaro que já passou pela Terra. E sabemos da magnificência do Império Romano, mas não temos noção do quão pequeno realmente foi. Aprenda um pouco mais nesta fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Media

A política improvisada

Pedro Correia Gonçalves

Os políticos não podem aparecer todos os dias nos telejornais a fazer declarações repentinas sobre um qualquer assunto do dia sempre que saiam do carro ou entrem num edifício. Não é essa a sua função.

Democracia

Na terra do la la

Paulo de Almeida Sande

Brexit, Trump, Wilders, Le Pen, o fim do euro, do comércio global, da imprensa livre, são todas, embora distintas, faces da moeda cujo principal valor consiste na criação de um mundo novo autoritário.