Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Boa noite. Terminamos aqui o liveblog onde estivemos a acompanhar ao minuto as eleições britânicas, em que Theresa May foi eleita primeira-ministra. Obrigada por nos ter seguido.

  • Quem são os cinco ministros que May já escolheu?

    Philip Hammond, Boris Johnson, Amber Rudd, Sir Michael Fallon e David Davis são os cinco nomes que (até agora) se repetem no conselho de ministros de Theresa May. Irá manter-se inalterado?

    Quem são os cinco ministros que May já escolheu?

  • Trump e Macron dão os parabéns a May

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da França, Emmanuel Macron, telefonaram a Theresa May esta tarde de sexta-feira para lhe dar os parabéns pelos resultados das eleições. Ambos os presidentes concordaram em manter uma relação de cooperação entre os países, contou um porta-voz de May.

  • Último assento parlamentar preenchido

    Kensington já acabou de contar os votos. O último assento parlamentar que estava por preencher pertence aos trabalhistas, que conseguiram 42,2% dos votos, a mesma percentagem de votos recebidos pelos conservadores. Os dois partidos ficaram afastados por uma diferença de 20 votos.

    Estão preenchidos todos os 650 lugares do Parlamento, com o partido de Theresa May a ocupar 318 e o de Jeremy Corbyn com 262.

  • Trump surpreendido com a eleições

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta sexta-feira que o resultados das eleições do Reino Unido foram “surpreendentes”.

  • Kensington continua a contar votos. Resultados só depois das 20h30

    Falta preencher um assento parlamentar. Kensington, a oeste de Londres, continua a contar os votos, depois de terem feito uma pausa de 12 horas. É o único círculo eleitoral que falta. Os resultados não deverão ser anunciados até às 20h30.

    https://twitter.com/HannahFidgets/status/873236788973887489

  • David Jones não sabe se May dura mais de seis meses

    David Jones, secretário de estado para as negociações do Brexit, disse à BBC Wales que apoia Theresa May, mas que era “impossível dizer” se ainda será primeira-ministra dentro de seis meses. Jones afirmou que “está para ver” quanto tempo May aguenta como primeira-ministra.

  • Philip Hammond agradece no Twitter e prevê "prosperidade britânica"

    Philip Hammond também revelou satisfação por manter o cargo de ministro das Finanças através do Twitter. “É um prazer ser designado novamente para que agora possamos negociar o Brexit, que suporta os posto de trabalhos, os negócio e a prosperidade britânica”, pode ler-se na publicação.

  • Boris Johnson "encantado" por manter o lugar no "melhor país do mundo"

    Boris Johnson manteve o lugar de ministro dos Negócios Estrangeiros e já se manifestou através do Twitter. “Encantado por ser novamente designado ministro dos Negócios Estrangeiros. Bastante trabalho a fazer pelo “melhor país do mundo. Vamos arrasar por um Reino Unido global”, pode ler-se na publicação.

  • Os cinco que não vão perder os lugares

    O conselho de ministros de Theresa May não vai sofrer muitas alterações. Cinco posições irão manter-se inalteradas:

    • Philip Hammond – ministro das Finanças;
    • Boris Johnson – ministro dos Negócios Estrangeiros;
    • Amber Rudd – ministra do Interior;
    • Sir Michael Fallon – ministro da Defesa;
    • David Davis – ministro do Brexit;

    A informação foi revelada por fontes próximas, na Sky News, e mais tarde confirmada num comunicado enviado por Downing Street, a residência oficial da primeira-ministra.

  • May vai ser a primeira-ministra de todo o Parlamento e durante cinco anos?

    Esta foi a pergunta que Theresa May contornou. Na resposta, a primeira-ministra destacou que “o que é importante é unir o governo, formar um governo”. May alertou que é do interesse nacional ter um “governo que possa negociar”, num “momento crítico” em que o país enfrenta “o desafio das negociações do Brexit”. “Isso é o que eu estou a fazer, a formar um governo”, concluiu.

  • "Somos o único partido" que pode negociar o Brexit

    Na entrevista transmitida através da televisão, Theresa May voltou a reforçar que as negociações do Brexit com a União Europeia deverão começar em 10 dias, como estava planeado.

    Como somos o partido que conquistou o maior número de assentos parlamentares e a maioria dos votos, somos o único partido que pode fazer isto [as negociações do Brexit]”, explicou May.

    A primeira-ministra referiu que o Reino Unido precisava de um governo que pudesse “adiantar um plano para as negociações” da saída do país da União Europeia.

  • Conselheiros de May podem ser substituídos

    Theresa May não descartou mudanças na sua equipa de conselheiros mas a primeira-ministra diz que, neste momento, está focada em formar o conselho de ministros. “Outras questões pessoais ficam para outro dia”, informou.

    De acorod com a BBC, as mudanças no governo deverão ocorrer apenas a partir do próximo sábado.

  • Theresa May lamenta os deputados que perderam assentos parlamentares

    A primeira-ministra eleita, Theresa May, lamentou os deputados que perderam assentos no Parlamento e prometeu que vai refletir sobre isso

    Obviamente, eu queria um resultado diferente na noite passada e lamento os meus colegas que perderam assentos que não mereciam perder e, claro, vou refletir sobre o que aconteceu”, disse a primeira-ministra numa entrevista gravada e transmitida na televisão.

    May já tinha sido criticada por não o ter feito anteriormente nas declarações que fez em frente ao número 10 da Downing Street.

  • Como votaram os mais novos?

    Parece que Jeremy Corbyn conquistou o mais novos. De acordo com o dados da Sky Data, cerca de 63% dos eleitores com idade entre os 18 e os 34 anos votaram no Partido Trabalhista. Apenas 27% votaram no Partido Conservador de Theresa May.

    Já os eleitores com idades entre os 35 e 54 anos ficaram divididos entre ambos os partidos. Os mais velhos preferiram Theresa May, em quem votaram 59% dos eleitores. 23% votaram no Partido Trabalhista de Corbyn.

  • Líder dos unionistas confirma negociações para Governo, mas não acordo

    A líder do DUP, Arlene Foster, confirma que falou com Theresa May esta manhã, dando início às negociações com os Conservadores com o objetivo de “trazer estabilidade” ao Reino Unido. Confirma, negociações mas não que exista já um acordo fechado para apoiar um Governo minoritário do Partido Conservador.

    A primeira-ministra falou comigo esta manhã e vamos entrar em discussões com os Conservadores para explorar como será possível trazer estabilidade à nossa nação nestes tempos de grande desafio.

    Presidente do Partido Unionista Democrático,o DUP, Arlene Foster

    OMAGH, NORTHERN IRELAND – MARCH 03: Democratic Unionist party leader and former First Minister Arlene Foster makes her acceptance speech as the Northern Ireland Stormont election count takes place on March 3, 2017 in Omagh, Northern Ireland. Voters went to the polls yesterday for the second time in 10 months after the collapse of the power sharing executive government. (Photo by Charles McQuillan/Getty Images)

  • O Guardian atribuiu o Prémio para a Celebração da Noite ao deputado trabalhista Clive Lewis, que foi eleito pelo círculo de Norwich South.

  • Theresa May confirma: "Vou formar Governo"

    Theresa May já fala ao país e confirma o que já era esperado: “Vou formar Governo”. A primeira-ministra britânica deixa, de resto, duas certezas: o calendário do Brexit não vai ser alterado — as negociações arrancam dentro de dez dias — e os conservadores contarão com o apoio dos unionistas. Em que moldes? A primeira-ministra não esclareceu.

    A líder dos conservadores apostou num discurso centrado nos valores da segurança e prosperidade, garantido que vai fazer para devolver a estabilidade ao Reino Unido, seja no combate ao terrorismo, seja na recuperação económica, seja nas negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia.

    Lembrando a “amizade” histórica que une conservadores e unionistas, May foi clara: “Apenas os conservadores e os unionistas tem legitimidade” para conduzir o país neste processo. “Seremos capazes de trabalhar juntos pelos melhores interesses do Reino Unido”, afirmou.

    May despediu-se com um “let’s get to work”, algo que em português pode ser traduzido (respeitando o espírito da frase) como um: “vamos lá arregaçar as mangas”.

  • Audiência com a Rainha já terminou

    Theresa May já deixou o Palácio de Buckingham, onde formalizou junto da Rainha o pedido para formar Governo. Vai falar em breve ao país.

  • Nicola Sturgeon: referendo sobre independência da Escócia vai ser adiado

    Nicola Sturgeon também já reagiu aos resultados eleitorais, não escondendo a desilusão com a perda de 19 deputado. A chefe do governo autónomo da Escócia e líder dos nacionalistas (SNP) admitiu que vai refletir sobre os resultados, abrindo, aparentemente a porta à sua sucessão.

    A líder do SNP assegurou que vai fazer tudo para afastar os conservadores do poder, admitindo fazer parte de uma aliança alternativa.

    Quanto ao referendo pela independência da Escócia, Sturgeon assumiu que vai ser adiado.

1 de 9