Morreu Dolores O’Riordan, a vocalista da banda irlandesa The Cranberries. A intérprete de 46 anos terá falecido esta segunda-feira, em Londres, mas ainda não se sabem pormenores em relação à causa da morte. Segundo uma declaração divulgada pela assessora da artista, Dolores encontrava-se na capital inglesa para uma curta sessão de gravação.

Foi esta a declaração oficial:

“A cantora irlandesa Dolores O’Riordan morreu hoje, subitamente, em Londres. Ela tinha 46 anos. A vocalista da banda The Cranberries estava em Londres para umas curtas gravações em estúdio. Não há mais detalhes disponíveis neste momento.

Familiares da cantora estão devastados com esta notícia de última hora e pedem privacidade neste momento difícil.”

O’Riordan lançou cinco álbuns com os The Cranberries e alcançou o sucesso internacional em meados dos anos 90. Em 1997 ganhou o prémio Ivor Novello (distinção atribuída a letristas e compositores) pela música “Zombie” e foi nomeada para o prémio Best International Group nos Brit Awards de 1995.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de todo o sucesso alcançado, O’Riordan teve uma infância bastante conturbada. Em 2014, numa entrevista dada ao Belfast Telegraph, Dolores revelou ter sido molestada sexualmente quando era criança, nunca tendo coneguido recuperar desse trauma. Esta pode muito bem ser a justificação para o grande historial de problemas mentais que desde sempre assolaram a cantora — chegou a ser diagnosticada com anorexia, por exemplo.

Na mesma entrevista, O’Riordan afirmou que esse momento traumático na sua infância terá sido responsável por problemas como “a anorexia, a depressão e os esgotamentos nervosos”. Admitiu até que em 2012 terá tentado induzir uma overdose propositadamente.

Dolores O’Riordan teve três filhos com o seu ex-marido Don Burton, antigo manager dos Duran Duran.

A sua última publicação no Twitter foi feita a 3 de janeiro e mostra a cantora a despedir-se do seu gato, Gio, antes de rumar à Irlanda.

A morte da artista já começou a gerar uma onda de choque entre amigos, colegas e fãs. Frank Turner, da banda irlandesa Kodaline, o foodwriter Jack Monroe e o cantor Josh Groban já vieram ao Twitter expressar as suas condolências.

“Zombie” e “Linger” foram dois dos maiores êxitos do grupo irlandês. Oiça-os nos vídeos em baixo: