Mercado

Volvo

O homem que está a mudar a Volvo fica até 2022

103
Coleccionador de distinções, a última das quais o eleva ao estatuto de “European Manager of the Year”, Hakan Samuelsson renovou o contrato com a Volvo, o que significa que a marca o “segura” até 2022.
Suzuki

Suzuki fora do maior mercado automóvel mundial 

Quando todos os construtores querem estar presentes – e até reforçar a sua presença – na China, a Suzuki anuncia a sua retirada do país. Não é a primeira vez que a marca “abandona” um grande mercado.
Nissan

Nissan deixa de vender Pulsar na Europa

Os japoneses da Nissan estão cada vez mais focados nos SUV. E daí que tenham decidido interromper as vendas de automóveis convencionais como o Pulsar, na Europa, ou o Almera na Rússia.
SEAT

Aumento de 39%. Vendas da Seat disparam em Agosto

Em vésperas da entrada em vigor do novo ciclo de medição de consumos e emissões WLTP, a marca espanhola teve o melhor mês de Agosto de sempre na sua história. Vendas globais atingiram 41.200 veículos.
Tesla

Tesla bateu novo recorde mundial com o Model 3

108
A Tesla atingiu, em Agosto, mais um recorde de vendas, cilindrando a concorrência. O Nissan Leaf, o seu rival mais próximo, fica a anos-luz e todos os outros nem entram no mesmo “campeonato”.
Tesla

E se fosse o emblema da Tesla a salvar a marca?

Elon Musk já afirmou que, afinal, a Tesla não sai da bolsa. Também já disse que a marca não necessita de mais fundos e que vai ser lucrativa. Mas, em caso de crise, pode o emblema salvar o fabricante?
Incêndios

Prazo para financiar segundas casas alargado

Além de ser alargado o prazo para o pedido de empréstimo são eliminadas algumas etapas do processo, for forma a "salvaguardar a celeridade da instrução dos processos".
Elétricos

Tesla esmaga concorrência em Julho. Torna-se líder

183
As vendas de veículos eléctricos e híbridos plug-in em Julho voltaram a disparar, crescendo 62% no mercado global. A Tesla foi quem mais vendeu, com 20.576 veículos. Nem imagina quem vem a seguir…
Angola

Angola pode optar por financiamento multilateral

A modalidade de financiamento multilateral poderá constituir-se na principal via a que Angola recorrerá no futuro para obter recursos financeiros em melhores condições.
Aston Martin

Aston Martin vai à bolsa. Para se financiar

À semelhança de outros fabricantes, a Aston Martin quer lançar-se na bolsa, em busca de capital para materializar novos projectos. Deficitária há oito anos, quer reunir 5,5 mil milhões de euros.
Suzuki

Rentabilidade. BMW foi ultrapassada pela… Suzuki!

Surpresa das surpresas, uma análise da consultora Ernst & Young revelou que, no segundo trimestre, a BMW perdeu o estatuto do fabricante mais rentável. Não para a Mercedes, mas sim para a Suzuki.
Financiamento

Angola e China negoceiam nova linha de crédito

O Governo angolano está a negociar uma nova linha de crédito com o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) de 11.700 milhões de dólares (10.180 milhões de euros) para projetos de infraestruturas.
Tesla

Tesla cria comité para estudar saída de bolsa

O Conselho de Administração da Tesla criou um comité especial que terá de estudar a proposta do fundador da empresa, Elon Musk, de retirada da fabricante automóveis da bolsa.
Vendas

Quanto ganham as marcas em cada carro que vendem?

Sabia que a Bentley tem um prejuízo de 17.000€ em cada carro que vende? Um estudo, com base nos resultados do primeiro semestre, permite fazer o “ranking” dos construtores “premium” mais lucrativos.
Vendas

Depois da Classe X, quem domina as pick-up?

As pick-up já foram um segmento importante em Portugal, mas depois da chegada de modelos como a Mercedes Classe X, Fiat Fullback e Renault Alaskan, quem lidera o mercado europeu?
Volkswagen

VW atira-se à Mercedes. Tudo por causa das pick-up

Das três marcas de luxo germânicas, a Mercedes foi a única a entrar pelo segmento das pick-up, concebendo a Classe X com base na Nissan Navara. Por isso, a VW não perdeu a ocasião para atacar a rival.
Tesla

Musk pede desculpa, vendas sobem 85% e acções 11%

A Tesla anunciou os dados do segundo trimestre do ano. Se Musk, com ar cansado, pediu desculpas de gafes do passado, as vendas aumentaram e a facturação também, o que fez disparar o preço das acções.
Tesla

Tesla cala críticos. Vende 14.250 Model 3 em Julho

É certo que a Tesla não é exemplar a concretizar promessas, mas mesmo os eternos críticos da marca têm de começar a dar o braço a torcer. Em Julho vendeu 14.250 Model 3, o máximo atingido por um EV.
BMW

BMW parece o Ronaldo. Finta China e América

115
A BMW parece o Cristiano Ronaldo. De uma assentada, fintou os americanos e os chineses, entretidos numa guerra comercial sem tréguas e passou a importar o X5 da Tailândia, para evitar impostos.
Vendas

SUV. Os que mais crescem e os que mais vendem

Os primeiros seis meses de 2018 foram surpreendentes. Primeiro, porque foi o melhor semestre do século. Segundo, porque foi liderado pelos SUV. Mas sabe quem mais vendeu e quem mais cresceu?
Vendas

Diesel recua a 2001. Gasolina sobe mais que EV

O mercado automóvel europeu está ao rubro. O semestre passado foi o melhor do século, mas o mix de combustíveis está a mudar. Diesel dá nova queda e os modelos verdes crescem e já têm 5,4% do mercado.
BMW

Aumentam os X5 e X6 na China. “Agradeçam a Trump”

Mais umas vítimas da guerra comercial. Os BMW X5 e X6, fabricados nos EUA e exportados para a China, vão aumentar de preço devido às taxas com que os chineses passam a acolher os carros “americanos”.
Mercado

Você comprava um carro chinês? Há quem não confie

Está cada vez mais próximo o momento em que os chineses vão começar a propor veículos com uma qualidade interessante, estética aceitável e um "preço-canhão". Um estudo prova que há quem tenha dúvidas.
Ford

Ford Europa planeia fazer cortes “agressivos”

Porque está “extremamente insatisfeita” com o seu desempenho na Europa, a Ford avisa que vai seguir raciocínio idêntico ao aplicado no mercado norte-americano: tudo o que não dá dinheiro é para cortar
Pessoas

Director de compras da BMW é… o novo CEO da Audi?

A Automobilwoche avança que a marca dos quatro anéis quer rapidamente encontrar um substituto para Rupert Stadler, que está preso devido ao Dieselgate. Tudo indica que o novo CEO da Audi virá da BMW.
Fiat Chrysler Automobiles

Último tributo a Marchionne: FCA aumenta lucros

Quase em simultâneo com a morte de Marchionne, ex-CEO da FCA, o grupo italo-americano anunciou os resultados do primeiro semestre do ano. E os últimos números falam por si: 1.775 milhões de euros.
Opel

Tavares voltou a fazer magia. Opel (já) dá lucro

506
Depois de 19 anos a somar prejuízos em cima de prejuízos, num ano a Opel regressou aos lucros. Tem saldo (muito) positivo a entrada para a PSA e as mexidas impostas pelo português Carlos Tavares.
Mercado

BMW e VW: as primeiras a controlar tudo na China

A guerra comercial com os EUA obrigou a China a abrir mão da obrigatoriedade dos investidores estrangeiros oferecerem 50% das joint-ventures a locais. BMW e VW são as primeiras a controlar o negócio.
BMW

O maior exportador de carros dos EUA ameaça Trump

776
O maior exportador de automóveis dos EUA não é a Ford ou a General Motors. É a BMW que, devido à guerra comercial, já passou parte da sua produção para fora dos EUA. Vêm aí cortes e despedimentos.
Fiat Chrysler Automobiles

Inesperado. Marchionne afastado antes do previsto

A Fiat Chrysler Automobiles anuncia que Sergio Marchionne, o homem que comandava os destinos do grupo italo-americano e só deveria ser substituído dentro de meses, sai. Entra quem ele não recomendava.
Volvo

Volvo é a primeira a reagir às ameaças de Trump

A promessa de Donald Trump de incrementar as taxas às importações vindas da China levou a Volvo a passar a exportar os XC60 a partir da Europa. Mas isso não evita um forte incremento dos preços.
Financiamento

Financiamento do Estado chega aos 3,2 mil milhões

De acordo com os dados do Bando de Portugal, em abril, as administrações públicas financiaram-se no exterior em 2,0 mil milhões de euros e junto dos bancos em 0,8 mil milhões de euros.
Nissan

Leaf bate Zoe. O maior no mundo é líder na Europa

O Leaf há muito que gozava do estatuto de eléctrico mais vendido em todo o mundo. Mas, na Europa, o trono era do Zoe. Era porque já não é: o japonês bateu o francês no total de vendas do 1º semestre.
Clássicos

Top 10 de Goodwood. Os carros mais caros em leilão

A Bonhams levou a cabo mais um leilão no Festival de Velocidade de Goodwood, onde bateu vários recordes. O total ascendeu a 36 milhões de euros, mas só o top 10 representa quase 30 milhões. Conheça-o.
Volkswagen

VW continua a crescer e a ganhar prémios

173
Nem o Dieselgate, ainda não completamente arrumado, impede a VW de liderar o mercado europeu e anunciar um crescimento notável na 1ª metade do ano. Desempenho confirmado por prémios de inovação.
Banco de Portugal

Economia: capacidade de financiamento foi de 1,4%

A capacidade de financiamento da economia portuguesa foi de 1,4% do PIB no ano terminado no primeiro trimestre de 2018, reflectindo a poupança das sociedades financeiras e dos particulares.
Tesla

Tesla vai “invadir” China. Fábrica está assegurada

O conhecido fabricante norte-americano de veículos eléctricos chegou a um princípio de acordo com o governo de Xangai para construir na China uma fábrica capaz de produzir anualmente 500 mil carros.
SEAT

Seat bateu novo recorde. Cresce 18% no 1º semestre

São os melhores seis meses de sempre na história da Seat. A marca de Martorell entregou 289.900 veículos em todo o mundo, batendo o recorde de 2000, ano em que foram transaccionadas 278.500 viaturas.
Floresta

Região Oeste em risco de ficar sem sapadores

A região Oeste poderá ficar este verão sem as três equipas intermunicipais de sapadores florestais, para a qual recebeu financiamento do Governo, por falta de candidaturas ao concurso.
SEAT

Seat aponta à China. JAC impulsiona investida

A Seat liderará, no seio do Grupo VW, a joint-venture assinada com a JAC. Marca espanhola terá uma palavra a dizer em tudo o que respeite aos veículos eléctricos, conectividade e automóvel autónomo.
Pessoas

Volkswagen Veículos Comerciais tem novo CEO

Thomas Sedran, secretário-geral e vice-presidente sénior de Estratégia do Grupo Volkswagen, será o novo CEO da Volkswagen Veículos Comerciais. Sucede a Eckhard Scholz, que pediu para cessar funções.
Campanhas

Fiat, Alfa e Jeep antecipam aumento do WLTP

As marcas da FCA lançam uma campanha destinada a antecipar vendas, em relação à entrada em vigor do novo método de determinação de consumos (WLTP) a 1 de Setembro, que acarretará aumentos de 20 a 30%.
PSA

Dança de cadeiras na Peugeot, Citroën e Opel

160
A PSA continua a reorganizar-se para acomodar a entrada da Opel no grupo. Isto em toda a Europa e a Península Ibérica não é excepção. Carlos Tavares é o maestro, que agora optimiza a orquestra.
Elétricos

Quem vendeu mais eléctricos até Maio? Nem acredita

112
Mais lentamente do que todos anteciparam e muitos gostariam, os veículos eléctricos e híbridos plug-in continuam a ganhar adeptos. Mas faz ideia quem vende mais? Prepare-se para uma surpresa.
Angola

Angola recebe financiamento externo de 430 milhões

O Presidente angolano aprovou, por despacho presidencial, um novo acordo de financiamento com os britânicos da Gemcorp, o segundo em três meses, que poderá chegar até 430 milhões de euros.
Hyundai

Diz-se que Hyundai vai mesmo comprar Fiat-Chrysler

De um lado e do outro não há confirmação nem desmentido, mas o Asia Times avança que o CEO da Hyundai fez mais uma oferta directa à FCA. Espera uma nega, pelo que já tem plano B para assumir controlo.
Smart

Smart troca de CEO para animar as vendas

A Smart e os seus modelos já conheceram melhores dias, em termos de vendas. Talvez tenha sido isso que levou a Annette Winkler a ser substituída por Katrin Adt. À nova mulher cabe aumentar as vendas.
Segurança

Crime violento ajuda a vender carros. Sabe como?

Quase todos os motivos servem para vender automóveis, excepção feita para a falta de dinheiro. Até o crime violento, aquele praticado de arma em punho, ajuda os compradores a decidirem-se.
Vendas

Os pequenos SUV carregam o mercado às costas

O mercado europeu só cresceu 0,5% em Maio, mas foram os pequenos SUV que evitaram um resultado pior, ao verem as suas vendas aumentar 37%. É o incremento da oferta a fazer milagres.
Mercado

Brexit corta investimentos para metade 

A meses do Brexit, construtores aconselham Governo britânico a avançar com plano pós-cisão com a União Europeia. O investimento na indústria automóvel caiu para metade e, a subir, só os despedimentos.
Vendas

Volkswagen arrasa Mercedes e BMW na Alemanha

231
As vendas de automóveis novos na Alemanha caíram 5,8%, mas isso não impediu a Volkswagen de entregar mais 6% de viaturas e de, pela primeira vez na sua história, ocupar todos os lugares do top 5.
Volkswagen

VW e Ford dão as mãos nos comerciais. E não só

A VW e a Ford assinaram um acordo de colaboração que visa o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais e apuro das formas de melhor servir os clientes. Mas nada de troca de acções ou de dinheiro.
Ford

À venda. Este era o carro do Papa João Paulo II

Antes de ser eleito chefe da Igreja Católica, João Paulo II fazia-se deslocar neste Ford Escort GL de 1976. Com mossas e sem rádio, o sedan foi comprado por um balúrdio. Agora, está de novo à venda.
Mercado

SUV Coupé. Audi, BMW e Mercedes: qual o melhor?

Os SUV coupés estão na moda num segmento que está mais animado do que nunca. Aos já conhecidos BMW X6 e Mercedes GLE Coupé, junta-se agora o Audi Q8. Importa pois ver qual tem os melhores argumentos.
Tesla

Tesla despede mais de 3.000 empregados

A Tesla está a "amadurecer" como fabricante de automóveis. Já percebeu como regularizar a produção do Model 3 (aparentemente) e agora prepara-se para afastar funcionários que estavam a mais na linha.
Opel

Sinergias na PSA permitem à Opel poupar 50% em I&D

A I&D é o maior trauma para um fabricante de automóveis, consumindo uma choruda fatia da margem de lucro. A Opel fez as contas e diz que as sinergias com a PSA permitiram-lhe cortar uma fatia de 50%.
Mercado

Quanto ganha a Tesla em cada Model 3 que vende?

102
Há relativamente pouco tempo, levantou-se a dúvida se o Model 3 permitiria ou não à Tesla ganhar dinheiro. Vai daí a revista alemã WirtschaftsWoche tratou de fazer as contas. E chegou à conclusão que…
SEAT

Vendas de vento em popa. Seat cresce 15,5% em Maio

O construtor espanhol transaccionou em Maio cerca de 50.000 viaturas, o que representa um incremento de 15,5%. E Portugal é um dos países onde a Seat detém uma das maiores fatias do mercado.
Lotus

Lotus voltou aos lucros. E a Geely corre com CEO?

O luxemburguês Jean-Marc Gales assumiu os comandos da Geely em 2014, herdando anos e anos de prejuízos, a que pôs fim em 2017. Mas a nova dona, a chinesa Geely, acaba de nomear um chinês para o cargo.
Nissan

A cada 10 minutos, vende-se um Nissan Leaf

119
Quando a Nissan introduziu o Leaf no mercado, houve quem questionasse a aposta na mobilidade eléctrica. Mas o tiro saiu certeiro: a segunda geração do eléctrico nipónico não pára de galgar nas vendas.
Saúde

Convenção Nacional da Saúde quer pacto no setor

Cerca de 90 instituições da saúde participam numa Convenção Nacional que esta semana decorrerá em Lisboa, com o objetivo de ajudar a criar um pacto para a saúde.
Clássicos

Pssst… quem terá dado 60 milhões por este Ferrari?

208
Correm por aí sussurros acerca de uma transacção privada, daquelas não oficiais, dando conta que o automóvel mais caro do mundo é (ainda) mais caro. Alguém terá pago 60 milhões por um Ferrari 250 GTO.
Vendas

Venda de automóveis desacelera em maio

As vendas de automóveis subiram 1,1% em maio face ao mesmo mês do ano anterior, para 27.470 veículos, tendo registado uma desaceleração no crescimento acumulado desde o início do ano.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)