The Hives, Anselmo Ralph, Aloe Blacc, Gisela João, Miguel Araújo e Natiruts são os cabeças-de-cartaz da edição deste ano do festival de música do Crato, a realizar de 27 a 30 de agosto. Integrado na Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato, o festival, promovido pelo município, apresenta um cartaz que também pretende dar a conhecer o que “de melhor se faz” no Alto Alentejo.

“É um cartaz muito forte em tempos de crise. Este ano, vão passar pelo Crato excelentes nomes da música e, desta forma, rompemos com a tradição habitual dos nomes que costumavam marcar presença nos últimos anos”, disse este sábado à agência Lusa o presidente do município, José Correia da Luz. O autarca manifestou-se ainda convicto de que a edição deste ano venha a “bater todos os recordes” de afluência, alegando que se trata de um festival com “tradição” e com “categoria” a nível nacional.

No primeiro dia, o destaque irá para a atuação de Gisela João e Aloe Blacc, passando ainda pelo palco do festival a Filarmónica do Crato e os Ar de Bluesy – Tributo a Rui Veloso e Carlos Tê. A 28 de agosto, a noite será dominada por Dengaz, Inner Circle e Natiruts. No dia seguinte, o Festival do Crato vai contar com a presença em palco de três projetos musicais desenvolvidos em Portugal: Capitão Fausto, Miguel Araújo e Anselmo Ralph.

No dia 30 de agosto é a vez de subirem ao palco do festival as bandas The Happy Mess, We Trust e os The Hives, que encerram o certame. Durante o festival, haverá diariamente animação de rua e “After Hours”, com os Djs Nuno Luz, DJoana, Dj Chumbo (Ricardo Moreno), Wilson Honrado, Ana Arroja e João Vaz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“No que diz respeito à musicalidade, o festival, este ano, é mais festival”, sublinhou o autarca. Na animação de rua, os festivaleiros poderão assistir às atuações do grupo Abelterium e Agostinhos da Roseta, entre outros grupos da zona. No campo da gastronomia, a oferta vai ser “diversificada” com a presença no recinto de vários restaurantes e tasquinhas típicas.

Quanto ao artesanato e às atividades económicas, o certame vai este ano acolher “mais expositores” para “recuperar a dinâmica” que tinha em anos anteriores. “Nós iremos ter um reforço de stands de expositores. Este ano vamos ter cerca de 150 stands, pois o festival promete, não só pela qualidade musical, mas por toda a sua envolvência”, disse.

Os preços dos bilhetes para o Festival do Crato vão variar entre os oito euros, nos dois primeiros dias, e os 10 euros, nos últimos dois dias do certame. A organização vai ainda disponibilizar um espaço para todos os festivaleiros que queiram acampar na zona.