Durante nove anos, o artista de rua Matthew Silver lutou pela sobrevivência. As suas performances em Union Square, Manhattan, passavam despercebidas à maioria das pessoas. Mas tudo mudou quando uma estudante decidiu filmá-lo e publicar o vídeo na internet, refere o site ozy.com. Às palavras de Silver, juntou música e o título “Words of Wisdom From an Unexpected Citizen” (algo como “palavras de sabedoria de um cidadão inesperado”). Num curto de espaço de tempo, o artista tornou-se numa verdadeira estrela.

À medida que outros sites começaram a partilhá-lo, “Words of Wisdom From an Unexpected Citizen” começou a ganhar destaque nas redes sociais. Um chegou mesmo a alterar o título para “Inspiring Advice From a Mentally Insane Person” (“conselho inspirador de uma pessoa mentalmente insana”), e foi ai que Matthew Silver se tornou viral. Desde então, outros vídeos foram surgindo, que se espalharam rapidamente pela internet. A fama que ganhou acabou por atrair público para as suas atuações.

Mais recentemente, participou no evento “International Wackadoodle Love Awareness Day” em Union Square, no qual as pessoas eram convidadas a agir de forma estranha enquanto usavam apenas a roupa interior. O objetivo era espalhar o riso e uma mensagem de amor, algo sempre presente nas performances de Silver. “Atuo por sorrisos e risos”, diz Silver, ao mesmo tempo que procura libertar as pessoas da sua “armadura” e “abrir um portar para a imaginação, a criatividade e o amor”.

Com o seu cabelo desgrenhado, Silver é para muitos apenas mais um lunático. Mas as suas performances, sempre espontâneas, podem ser também uma fonte de inspiração. Para ele, as pessoas precisam de “abrandar e relacionar-se umas com as outras”. “Somos mais do que as nossas carreiras”, afirma. “Estamos aqui pela magia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR