Para muitos, a street art é apenas “uma fase” que será esquecida daqui a “quinze, vinte anos”, como refere Michael Sahkai, diretor da galeria londrina Walton Fine Arts. Mas a nova vaga de artistas e abordagens parece mostrar o contrário. Bambi é uma dessas artistas e a nova estrela em ascensão da street art britânica.

Começou por ganhar a atenção do público em 2011, quando o seu graffiti de Amy Winehouse fez a sua primeira aparição numa porta do bairro de Camden Town, em Londres. O desenho foi apagado, mas Bambi voltou a pintá-lo. Desde então, as suas obras saltaram das ruas de Londres para as casas dos famosos e os seus clientes incluem celebridades como Kanye West ou Angelina Jolie e Brad Pitt.

10366269_618590211552843_6666270860329371122_n

Bambi já é conhecida como a “versão feminina” de Banksy, o conhecido artista de Bristol, mas os dois têm mais em comum do que apenas latas de tinta e estenciles. Como Banksy, Bambi decidiu manter-nos no anonimato e os seus trabalhos, antes desconhecidos, valem agora dezenas de milhares de euros. Determinados em debilitar o mercado da arte moderna, os dois artistas procuraram de formas semelhantes desvalorizar as galerias enquanto local de exposição, refere o The Guardian. “Para mim, parecia haver uma grande divisão entre o processo sujo, orgânico e mal cheiroso de fazer arte, e aqueles espaços estéreis em que a arte é mostrada”, disse Bambi, citada pelo The Guardian. Também neste sentido, a sua identidade secreta é importante. “A principal razão é por segurança e a outra é por liberdade criativa”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A insistência em manter o anonimato tem aumentado a curiosidade em torno da sua verdadeira identidade. Segundo a CNN, a artista tem cerca de 30 anos e vive em Londres, mas pouco mais se sabe. Mais recentemente, têm surgido rumores de que se trata de uma cantora bem sucedida que estudou na St. Martin’s School of Art, uma conceituada universidade dedicada aos estudos artísticos. Essa teoria tem ganho substância pelas poucas entrevistas que tem dado e pelos comentários do seu agente, Leonard Villa. Alguns sustentam que se trata da cantora M.I.A. ou de Paloma Faith (ambas frequentaram St. Martins’s), e os mais criativos chegam mesmo a apontar nomes como Geri Halliwell, antiga Spice Girl, ou Adele.

1466022_540676809344184_1619905032_n

Alguns dos seus trabalhos incluem um retrato do Príncipe William e de Kate Midleton com a legenda “a bit like Marmite” (“um pouco como Marmite”) e uma imagem da Rainha Isabel, criado em 2012 para celebrar o seu jubileu.

Various London, Britain - Feb 2013

A sua homenagem a Amy Winehouse está protegida por um acrílico e já é vista como uma marca cultural. As suas referências constantes à cultura Pop são uma marca pessoal, que lhe permitiu criar uma voz num mundo dominantemente masculino. Para Michael Sahkai, uma das poucas pessoas a conhecer a verdadeira identidade de Bambi, “as pessoas têm sido maravilhadas pela sua frescura e pelos seus trabalhos pouco usuais”, disse ao Guardian.