Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Partido Chega
Partido Chega

PSP. Ventura fala em "paranoia do racismo"

14236
O deputado do Chega acusa o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, de ser "o ministro das minorias" quando a sua obrigação devia ser "proteger as forças de segurança ".
CDS-PP

Matos Santos vê Chega como "aliado"

386
Abel Matos Santos, que considera que nos últimos anos a "direita encolheu-se, passou a ter vergonha, foi-se calando", afirma que "o Chega não é um adversário do CDS, é naturalmente um aliado".
Partido Chega

O "segredo" de André Ventura

6868
Avisei no partido onde me encontrava que não se deve menosprezar os adversários, antes observá-los e analisá-los com atenção para identificar o que fazem bem e tentar superá-los. Ninguém me quis ouvir
Partido Chega

Chega: um Partido Populista pró-Unipessoal

1678
Ventura não conseguiu imitar Geert Wilders e fazer um partido populista unipessoal. A lei portuguesa não o permite. Só que, neste caso como em outros, a realidade desmente quotidianamente o articulado
Partido Chega

Chega: saída de dirigente com ligações extremistas

O conselheiro nacional do Chega, Tiago Monteiro, líder do núcleo de Mafra, renunciou aos cargos que desempenhava. Direção aceita saída do dirigente, que se recusou a prestar declarações.
Partido Chega

Chega promete "tolerância zero" para extremistas

1440
André Ventura prometeu "passar a pente fino" todos os militantes do Chega com associações a movimentos extremistas, racistas ou violentos. Dirigentes perdem confiança política.
Partido Chega

Ventura: "Marques Vidal seria melhor candidata"

5691
André Ventura confirma ter posto Sousa Lara "entre a espada e a parede" por causa da subvenção vitalícia. E diz que Joana Marques Vidal seria melhor candidata às presidenciais que ele próprio.
Partido Chega

Sousa Lara fora do Chega: "Ninguém me dá tau-tau"

725
Em entrevista à Rádio Observador, Sousa Lara criticou decisão de Ventura, defendeu candidato militar à Presidência da República e recusou xenofobia: "Se querem vir para aqui, têm de ser como nós".
Partido Chega

Chega. Conselheiros temem perder influência na AR

1352
A eventual candidatura de André Ventura à Presidência fez soar os alarmes no Conselho Nacional do Chega. Vários dirigentes receiam a perda de impacto do partido enquanto oposição no Parlamento.
PSD

Como Rio pode ajudar Ventura a chegar aos 30% /premium

1784
A quase certa eleição de Rui Rio é o melhor salvo conduto que André Ventura pode ter para uma estrada aberta rumo a uma votação pode começar nos 10% e acabar nos 30%.
Partido Chega

Chega: presidenciais divide partido 

1825
Líder do Chega admite que o partido está dividido em relação à sua (eventual) candidatura à Presidência da República e, em declarações à agência Lusa, remete uma decisão para Fevereiro.
Orçamento do Estado

Orçamento do Estado para 2020 aprovado pelo PS - como aconteceu

953
Depois de cerca de 11 horas de debate, Governo sai do Parlamento com luz verde para proposta de Orçamento do Estado. Partidos que se abstiveram avisam que querem ver alterações na especialidade.
Racismo

O Livre é o reflexo invertido do Chega /premium

103
Joacine e Ventura podem estar em lados opostos da trincheira, mas partilham uma visão racial e identitária da sociedade que tem demasiados pontos comuns. À esquerda e à direita, não estão sozinhos.
Partido Chega

Sousa Lara sai do Chega: não renuncia a subvenção

12371
Porta-voz do Chega tem direito a subvenção vitalícia devido a cargos políticos passados, o que não é aceite pelo partido. Sousa Lara não renuncia e sai. André Ventura diz que não havia outra solução.
Orçamento do Estado

Ventura anuncia voto contra Orçamento

Deputado do Chega diz que proposta do Governo é "irrealista", tendo em conta as previsões em que se baseia e acena com "crise económica iminente". Quer reduzir salários de deputados e provoca Ferro.
Partido Chega

Chega nega entrega de alterações aos estatutos

219
Segundo o Tribunal de Contas, o Chega comunicou alterações à declaração de princípios na 5ª feira, mas André Ventura diz que o partido não fez qualquer comunicação. Estatutos foram alterados em junho.
Partido Chega

Chega quer alargamento da rede de creches

3102
André Ventura recomenda ao executivo que “proceda a um levantamento das reais necessidades existentes ao nível da resposta social de creches no setor social”.
Cuidados Paliativos

Chega quer rede de paliativos antes da eutanásia

2700
A iniciativa do deputado único do Chega recomenda ao Governo que implemente "efetivamente a rede de cuidados paliativos" prevista antes de existir legislação sobre a eutanásia.
Política

Que história é essa do populismo?

247
Estima-se que um em cada quatro votos na Europa sejam votos populistas, sendo que Portugal tem estado fora da equação. Se não for assim, então podemos estar a caminho de ter um CHEGA com 25% dos votos
Sondagens

O torneio dos pequenos

Tudo indica assim que "os pequenos" vieram para ficar e para crescer. Com a triste excepção do Livre, a menos que mude de deputada ou que a sua deputada mude de temperamento.
Partido Chega

Chega propõe comissão sobre fraudes em Pedrógão

3057
Já se realizaram audições parlamentares que resultaram em acusações contra 28 pessoas por burla, falsificação de documentos, prevaricação, entre outros crimes.
Democracia

Sobre o enviesamento do debate político português

246
Dado o patente fracasso, sobretudo desde 2000, do modelo que o país vem seguindo, não estará na hora de pôr em causa certos lugares-comuns dados por adquiridos?
Política

Um olhar exploratório sobre o partido Chega

1287
A actual direcção do Chega parece pretender balizar um partido populista de direita de cunho liberal-conservador para captar o maior número de descontentes de todo o espectro político e da abstenção.
Parlamento

Parlamento não condena Ferro em relação a Ventura

3788
Com as abstenções do CDS e da Iniciativa Liberal, a Assembleia da República rejeitou voto proposto por André Ventura que visava criticar afirmações de Ferro Rodrigues ao deputado do Chega.
Assembleia Da República

A escolha dos inimigos /premium

Raymond Aron disse algo que sempre me ficou na cabeça: em política não se escolhem os amigos, escolhem-se os inimigos. Ficou-me na cabeça porque, ao longo da vida, só encontrei razões para a confirmar
Assembleia Da República

Um parlamento sem vergonha /premium

189
Graças ao Presidente da Assembleia da República, André Ventura acrescentou aos justos epítetos de demagogo e populista o inopinado epíteto de defensor da liberdade de expressão.
Assembleia Da República

Deputados únicos fora da conferência de líderes

6537
Votação impede estatuto de observador na conferência de líderes aos pequenos partidos, que serão ouvidos pelo presidente da AR "quando o entenda útil". Têm direito a cinco declações políticas/ano.
Partido Chega

"É melhor" estar com empresários que com Marcelo

1087
O deputado do Chega, que participou num almoço com empresários e diplomatas, em Lisboa, onde foi orador convidado, disse que era melhor estar ali do que com o Presidente da República.
Política

O regresso das uniões nacionais

É no contexto de expectativas frustradas, de displicência, cobardia reformadora, venalidade dos que traficam o regime, transacionam tudo e seguem a opinião da turba que brotam e engordam os populismos
Luís Marques Mendes

Ferro Rodrigues foi "infeliz"

1742
Luís Marques Mendes disse que o Presidente da Assembleia foi "exagerado" quando quis proibir Ventura de usar a palavra "vergonha". E repete que Costa e Centeno estão em "rota de colisão".
Partido Chega

Vergonha: Cartaz era "uma surpresa", diz Ventura

39614
O partido de André Ventura colocou um cartaz a dizer "Vergonha" mesmo ao lado do parlamento. André Ventura diz que era "uma surpresa para amanhã" e que não deixará de usar a palavra.
Parlamento

Quantas vezes usou Ventura a palavra "vergonha"?

2854
Nas nove sessões parlamentares em que interveio, André Ventura repetiu mais de 20 vezes a palavra "vergonha" e seus derivados. Hoje foi repreendido por Ferro Rodrigues e respondeu com mais quatro.
Parlamento

“Se voltar a fazê-lo será novamente repreendido”

23372
Presidente da Assembleia da República desvaloriza caso, mas diz que não tolera que um deputado classifique de vergonhosa a "atividade parlamentar". Ao Observador, distingue Mortágua do que fez Ventura
Parlamento

As três repreensões de Ferro a André Ventura

23990
Primeiro, o uso da palavra "vergonha". Depois, o abuso do instrumento regimental dos votos. E depois a gafe sobre a "lista de amigos de Portugal". O dia em que Ferro puxou as orelhas a André Ventura.
Crimes Sexuais

Chega propõe castração química de abusadores

8744
Projeto de lei foi entregue na sexta-feira na Assembleia da República. Prevê o agravamento das penas para abusadores sexuais de menores e a castração química para reincidentes.
Polícia

PSP abre processo a agente que criticou Ventura

7114
Manuel Morais disse ter "nojo" da participação de André Ventura na manifestação dos polícias no mês passado. Agora, a PSP abriu-lhe um inquérito disciplinar por poder ter violado deontologia policial.
Debate Quinzenal

Os sete "papões" que Costa tentou afastar 

118
António Costa foi ao debate quinzenal em vésperas de Orçamento e o mercado das reivindicações está oficialmente aberto. Costa tentou fintá-las e até prometeu uma "agradável surpresa" ao Bloco.
Debate Quinzenal

"O mais precário sou eu", responde Costa a Ventura - como aconteceu

4307
André Ventura, do "Chega", quis saber se o primeiro-ministro tinha trabalhadores precários no seu gabinete. António Costa respondeu: "O mais precário sou eu, que tenho contrato de quatro anos"
Política

As esquerdas precisam do Chega /premium

387
O pesadelo de Costa é perceber como vai governar quatro anos sem dinheiro. Nesse sentido a emergência de um partido de extrema direita ajuda. Distrai os portugueses e faz do PS o líder da luta "anti-fascista"
Partido Chega

Chega vai celebrar 25 de novembro no Parlamento

1046
O partido Chega anunciou que celebrará os 44 anos da vitória dos militares moderados sobre os golpistas a 25 de novembro de 1975 numa cerimónia no Auditório Almeida Santos, na Assembleia da República.
Partido Chega

Ventura acusa Costa de ter mentido no parlamento

2660
António Costa disse no debate quinzenal que os agentes das forças de segurança não compravam o próprio material. Deputado do Chega acusou PM de mentir e mostrou faturas dessas compras.
Luís Marques Mendes

"Histeria da extrema-esquerda" alimenta Chega

1067
Marques Mendes diz que as "grandes vítimas do crescimento do Chega" serão o PCP e o CDS, com os eleitorados mais conservadores — à esquerda e à direita — a derivar para o Chega.
Rui Rio

Rio e Ventura reuniram-se. Tema foi o Orçamento

3189
A reunião aconteceu por iniciativa do líder do Chega! que pediu para falar com Rui Rio. Este aceitou recebê-lo e debater o que defendem em relação a propostas orçamentais. Não houve qualquer acordo.
Assembleia Da República

Pequenos partidos vão mesmo falar no debate com PM

4656
Depois de consenso na comissão, Ferro Rodrigues já transmitiu aos membros da conferência de líderes a decisão de atribuir aos deputados únicos o mesmo tempo que o PAN na última legislatura.
Parlamento

Rio: "Silenciar" deputados contraria democracia

115
O líder social-democrata manifestou-se contra "silenciar completamente" os deputados únicos do Chega, Iniciativa Liberal e Livre, considerando que tal contraria os valores democráticos.
Política

Deputados únicos ficam sem tempo de intervenção? /premium

803
Deputados vão reunir-se de urgência para discutir o Regimento da AR por causa dos tempos dos pequenos partidos. Os deputados únicos vão mesmo ficar sem falar no próximo debate quinzenal com o PM?
Parlamento

Esquerda situacionista quer calar 192.679 cidadãos /premium

2006
O PS, Bloco e PCP querem controlar quem fala, querem determinar o que é politicamente correto pensar e querem zelar para que o espírito do socialismo condicione o pluralismo inerente à democracia.
Partido Chega

Carta aberta a Henrique Raposo

1212
Um católico deve olhar para cada “pessoa” como alguém que, pertencendo a um grupo, classe, nação, raça ou etnia, tem a mesma dignidade, deve usufruir dos mesmos direitos e é sujeito dos mesmos deveres
Política

Chega, Livre e IL querem estatuto de observadores

Os deputados do Chega (André Ventura), Livre (Joacine Katar Moreira) e Iniciativa Liberal (João Cotrim Figueiredo) requereram o estatuto de observadores para participarem na conferência de líderes.
Partido Chega

Escândalo do século: Ventura afinal não é racista /premium

1372
De acordo com os seus inimigos, André Ventura, a quem até agora chamaram racista, afinal não é racista. E, muito indignados, falam de hipocrisia. Mas onde está a impostura?
Partido Chega

Doutoramento de André Ventura defendia minorias

7255
Tese de doutoramento de André Ventura, de 2013, criticava expansão do poder das polícias, discriminação de minorias e "populismo penal". Ao Diário de Notícias, deputado do Chega recusa "contradições".
Partido Chega

As obsessões de André Ventura /premium

391
Ao lermos os capítulos ‘Segurança’ e ‘Migrações’ do programa político do Chega ficamos com a sensação que André Ventura vive nas Banlieues de Paris ou nos subúrbios de qualquer outra cidade europeia.
Extrema Direita

Extrema-direita pela primeira vez no Parlamento

443
O Chega entra para o Parlamento com 66 mil votos. Os partidos recebem com um misto de ataque frontal e silêncio a entrada de uma força de extrema-direita na Assembleia da República.
Política

O Chega chegou para ficar /premium

1558
Muitos choram lágrimas de crocodilo porque o Chega elegeu um deputado. Em vez disso era mais útil e menos arrogante tratarem de perceber o que está mal para ter sido a escolha de tanta gente humilde.
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
Partido Chega

Chega. Afinal, que direita é esta? /premium

732
Partido de protesto e anti-sistema, o Chega entrou no Parlamento ao fim de cinco meses de existência. De onde vêm as suas ideias? Ensaio de Patrícia Fernandes e André Azevedo Alves.
CDS-PP

Parlamento admite abrir nova porta para o Chega

9868
O Presidente da Assembleia da República admite obras no acesso à lateral direita do Parlamento, onde se vai sentar André Ventura, depois de queixa do CDS. Partido diz que "não é questão política".
Partido Chega

Ativista vê semelhanças entre Ventura e Bolsonaro

1394
"Esse deputado representa, linguisticamente e na sua prática, a mesma coisa que Bolsonaro. São da mesma ideologia e da mesma forma de praticar política", afirmou o ativista brasileiro sobre Ventura.
Legislativas 2019

O pluralismo de uma "sociedade socialista" /premium

346
O pluralismo só funciona da extrema-esquerda à democracia-cristã. Como se os liberais não tivessem lugar na democracia e como se os radicais do PCP e do Bloco não fossem o catalisador do Chega.
Partido Chega

O histerismo não é bom

145
Não deve existir espaço para histerismos mediáticos contra uma pessoa porque certamente tal terá o resultado contrário ao pretendido. O Trump, o Brexit e o Bolsonaro são o maior exemplo disso.
Benfica

"Peço que o Benfica se demarque de André Ventura"

2381
No programa Governo Sombra, Ricardo Araújo Pereira falou da carta contra o "apoio do Benfica a André Ventura" e atirou farpas ao "sonsinho" e "parvinho" Pedro Marques Lopes.
Partido Chega

Adeptos escrevem ao Benfica por causa do Chega

747
Adeptos do Benfica pedem fim à “instrumentalização política” do clube pelo partido Chega. André Ventura reagiu: "Sempre separei política do futebol. Nunca usei o nome do Benfica durante a campanha".
Presidente da República

Marcelo fez maratona de audiências. O que fica?

O Presidente da República recebeu os dez partidos com assento parlamentar ao longo do dia. No fim, indigitou António Costa como primeiro-ministro. Mas que recados deixaram os partidos?
A página está a demorar muito tempo.