771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido Chega

Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

O Chega é ainda mais forte no voto dos emigrantes?

Através dos dados parciais, o Chega vai à frente para eleger dois dos quatro deputados dos círculos de emigração. Se nada mudar, Augusto Santos Silva corre o sério risco de ficar fora do Parlamento.
Resposta Pronta

Negociar com o Chega? "É uma solução lógica"

Pedro Pinto, deputado eleito pelo Chega, defende que há muitas vozes no PSD que são favoráveis a um acordo. Sublinha que quem tirou a maioria absoluta ao PS, nestas eleições, foi o Chega.
Explicador

"O pressuposto de desconfiança no Chega é errado"

Rui Gomes da Silva explica que a estabilidade política depende de um acordo entre PSD e Chega. O militante do PSD não tem dúvidas de que as "linhas vermelhas" do partido são uma "invenção à esquerda".
E o vencedor é...

Acordo entre PSD e Chega dá razão à esquerda?

A balbúrdia eleitoral continua, desta vez com a velha questão do elevado número de votos nulos da emigração. Caso o PSD não aceite o Chega está a aliar-se à esquerda e o Governo tem os dias contados?
360º

A "Operação Papagaio" está no ar...não está no ar

Ao quarto episódio, há várias versões e poucas certezas sobre o que aconteceu no plano para tomar a rádio. Ventura diz ter trazido garantias de Belém
Noticiário

00h. Militantes do PSD exigem acordo com Ventura

Exigem um acordo para quatro anos de forma a garantir um "governo estável" que coloque "os interesses de Portugal em primeiro lugar". E os subscritores do manifesto está Rui Gomes da Silva.
Legislativas 2024

De que ri Luís Montenegro?

Montenegro tinha uma estratégia, em vez de ouvir o que lhe diziam no café resolveu ouvir o que lhe diziam nos salões em Lisboa.
PSD

Militantes do PSD exigem acordo Montenegro-Ventura

Rui Gomes da Silva e outros seis sociais-democratas pedem a líder do PSD que reconsidere "não é não" a Ventura, que coloque "interesses de Portugal em primeiro lugar" e feche acordo para quatro anos
Noticiário

23h. Marcelo preocupado com Chega no Governo

Informação apurada pelo Observador junto de fontes presentes nas reuniões entre o Presidente da República e os partidos políticos. Ainda neste jornal, o Chega na frente nos votos da emigração.
Legislativas 2024

Ventura garante que Marcelo não veta Chega

André Ventura tinha uma lista de questões para apresentar ao Presidente da República e saiu de Belém, segundo disse, com a garantia de que Marcelo Rebelo de Sousa não o impede de chegar ao governo.
Noticiário

22h. Emigração. Chega pode eleger dois deputados

Com metade dos votos da emigração contados, Chega segue na frente e pode eleger dois deputados, diz o Público. Ainda, o rescaldo da greve dos jornalistas da semana passada.
Legislativas 2024

Marcelo disse aos outros o que não disse a Ventura

Ventura foi a Belém e saiu certo de que Marcelo não tem nada contra o Chega estar no governo, mas partidos que tiveram audiências na semana passada ouviram essas preocupações do Presidente.
Noticiário

21h. Marcelo recusa comentar palavras de Ventura 

Marcelo Rebelo de Sousa recusa comentar palavras de André Ventura sobre possibilidade do Chega chegar ao governo. Ainda, contagem dos votos dos emigrantes termina ainda hoje.
Comentário

“O PS levou ao colo o Chega em duas legislaturas”

Jorge Barreto Xavier considera que “há culpas no cartório da esquerda para crescimento do Chega”, mas não só. Percebe o partido enquanto voto de protesto, mas “os radicalismos devem ser evitados”.
Noticiário

14h. Chega. Filipe Melo arguido em processo

Filipe Melo, deputado do Chega, arguido em processo por, alegadamente, mentir em julgamento. E ainda, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público pede reformas no setor.
André Ventura

Most Valuable Player: André Ventura

Se há vencedor nas legislativas de 2024 é o Partido Chega e, incontornavelmente, André Ventura.
Partido Chega

Chega. A vitória seria a sua derrota

Quem vota no Chega, vota com uma espécie de orgulho revoltado. Mas, baseado na minha experiência clínica, sugiro que este comportamento não passa de uma expressão mal disfarçada de um orgulho ferido.
Legislativas 2024

Esta máquina inventa fascistas                    

A comunicação social afeta ao socialismo é como o Avante e tal como o Avante ficará irrelevante pois é entediante ouvi-la falar de eleitores fascistas mas não de governantes esquerdistas incompetentes
Legislativas 2024

Rodrigues dos Santos quebra "voto de silêncio"

O antecessor de Melo defende que o Chega não deve ser ignorado, mas antes chamado à responsabilidade. Atira a quem no seu tempo não queria alianças e agora pode "sentar-se no Conselho de Ministros".
Noticiário

12h.Chega disponível para viabilizar medidas da AD

Em declarações à Rádio Observador, António Pinto Pereira repete as palavras de André Ventura e lamenta o "não é não" de Luís Montenegro. E ainda, um ataque Russo contra Odessa fez 21 mortos.
Noticiário

11h. Chega pode aceder a cargos parlamentares

António Pinto Pereira, deputado do Chega, espera que a vontade dos eleitores seja respeitada. Ainda neste jornal, Itália defende que a Europa deve definir uma estratégia unificada contra a Rússia.
Resposta Pronta

Chega. "Eu já tinha batido a porta a Montenegro"

António Pinto Pereira critica a "atitude indecorável" de Luís Montenegro face a acordos de governação com o Chega. Diz, no entanto, que o partido está disponível a viabilizar propostas da AD.
Noticiário

10h. Novo Governo deve tomar posse em março

Luís Montenegro e António Costa já tiveram um primeiro encontro de passagem de pasta. Ainda neste jornal, André Ventura diz que o novo Governo tem de durar quatro anos.
Legislativas 2024

Eleições 2024: uma nova geometria nacional

O Chega é produto de todos os fracassos do sistema governativo feito por partidos moderados e que desde 1975 alternou entre PS e PSD. Para comprovar, é o partido que fez o PCP desaparecer do Alentejo.
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Direto ao Assunto

"Há medidas que AD, IL e Chega vão aprovar"

Bernardo Blanco, vice-presidente da IL, diz que liberais não põem de parte "diálogo parlamentar com todos, do PCP ao Chega". Sobre Rui Rocha ir ou não para o Governo: "Ninguém se pôs em bicos de pés".
Tira-Teimas

BE e PS. "Diálogo não é para decidir voto no OE"

Convergência à esquerda proposta pelo Bloco sem feridas para "sarar". Sobre moção de rejeição do PCP à direita, "é provável" que BE vote a favor. Pelo PS, é "escusado" alimentar essa questão.
Comentário

Rui Ramos. "O regime de exclusão é estúpido"

Rui Ramos diz que não é preciso gostar do Chega para entender a sua importância no regime. Uma cenário, explica o colunista, que já não é possível "emendar". Pelo menos, diga-se, "sem danos".
Legislativas 2024

"A AD tem 100 dias para mostrar ao que vem"

Em entrevista, José Matos Correia, presidente do Conselho Jurisdicional do PSD, defende que só boa governação impedirá crescimento do Chega e culpa "inépcia" de Costa pela força que Ventura ganhou.
Noticiário

14h. Programa de Governo dos Açores aprovado

PSD, CDS e PPM votaram a favor. PS e BE votaram contra. Bolieiro promete estar aberto a negociações, mas alerta que existem linhas vermelhas. Ainda, Moedas pede responsabilidade à oposição.
Fact Check

Igualdade de género. PS e PSD deixam pior legado?

André Ventura criticou políticas da governação PS e PSD nas últimas décadas. Será verdade que Portugal caiu para cauda da Europa em matéria de igualdade de género? Ou declarações são exageradas?
Legislativas 2024

A grande estupidez do regime

A exclusão do Chega vai impedir o PSD de ser realmente governo, e o PS de ser realmente oposição. 
Partido Chega

A hora da convergência no combate à extrema-direit

Apenas uma ação política responsável de PS e PSD permitirá a Portugal celebrar Abril sem medo de o perder.
Legislativas 2024

Montenegro deve abdicar de Orçamento Retificativo 

Contra planos iniciais, governo da AD deve mesmo abdicar de retificativo. No PSD, acredita-se que há folga para acautelar despesa. Equipa de Montenegro acredita que sobrevive pelo menos dois anos.
Tira-Teimas

PS e PSD. Há condições para garantir estabilidade?

Capoulas Santos defende que PS deve dar estabilidade a executivo mas avisa que não se pode garantir a viabilização de um orçamento desconhecido. Emídio Sousa (PSD) pede responsabilidade à oposição.
Comentário

"Nunca tivemos tanta gente a votar em Portugal"

Seis milhões de pessoas foram votar e Alexandre Borges não tem dúvidas: "Foi uma agradável surpresa". No final de contas, o pessimismo "raramente nos guia a algum lado". 
Partido Chega

Não é (não) o povo quem mais ordena

O pêndulo cai para os dois lados, e quem chama supremacistas aos votantes do Chega tem pintada na testa a sua própria supremacia.
Partido Chega

Chega - A estabilidade que Portugal pede

O cenário correto face à expressão da direita (PSD + Chega), seria a chegada a um acordo entre as partes para um governo entre os únicos partidos que podem apresentar uma solução estável.
Noticiário

00h.Ventura distancia de moção ao Governo

Presidente do Chega distancia-se da moção de censura anunciada pelo PCP, mas ameaça votar contra os Orçamentos de Estado se não houver acordo com a AD.
Parlamento

Inês de Sousa Real e Pedro Frazão sem imunidade

Em causa está uma "ação de difamação posta por dona do canil" depois de comentários da porta-voz do PAN e a alegada "prática de um crime de difamação agravada com publicidade" pelo deputado do Chega.
Tira-Teimas

Debate AD vs IL: Livre quer "ensaboar" cenários. 

Resposta de Alexandre Poço à hipótese de Rui Tavares, que diz que Marcelo ainda pode indigitar Pedro Nuno Santos como primeiro-ministro: "Parece que [Rui Tavares] está a atuar sozinho num pátio. 
Comentário

"É possível e provável que Chega até supere PSD"

Jorge Fernandes critica as "elites" que ignoram a subida do Chega e dá exemplos. Um voto de protesto pode ser temporário? E como integrar o Chega no sistema sem a democracia correr riscos?
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

O país está a descobrir um Algarve "desconhecido"?

O país está a descobrir um novo Algarve que vai para lá das praias cheias nas férias de verão. O algarvios, que vivem lá todo o ano e que se fartaram, acabaram por dar a vitória ao Chega.
E o vencedor é...

BE soa os alarmes, o impasse continua

O Bloco de Esquerda quer um bloco estável à esquerda, o Chega quer interferir no Governo e a IL "mete-se em bicos de pés" e pisca o olho a uma "ADIL". Ou alguém cede ou vamos todos votar (outra vez).
Legislativas 2024

O Chega ajuda a democracia portuguesa

Muitos acusam o Chega de ser um partido racista. Eu vi a lista de todos os deputados. O Chega é o único partido que tem dois deputados de origem africana. Todos os outros são brancos e europeus.
Partido Chega

O regime no divã

O perigo que colocou a bolha em estado catatónico é a ideia de a periferia política, económica e social ter agora alguém que traz a sua voz ao centro mais simbólico do poder, podendo condicionar tudo.
Partido Chega

Estava enganado

A AD para sobreviver institucional, cultural e politicamente terá de polarizar liderando o polo da direita. Falando de assuntos incómodos que não aparecem nas estatísticas mas fazem manchetes na CMTV.
Partido Chega

Linhas vermelhas para um país com sanidade mental

Direita que é direita não hesita em enterrar o embuste da regionalização. O problema nunca foi administrativo, legal ou de cargos. O problema é outro, é de vício mental, é do pensamento esquerdista.
Partido Chega

A Batalha Perdida

Nem tudo está perdido, contudo. Uma campanha é composta por várias batalhas, que podem definir a guerra, é verdade, e não podemos perder mais nenhuma.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos