Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido Chega

Orçamento do Estado

Ventura acusa PS de fazer "jogadas de bastidores" 

O líder do Chega quis lembrar Luís Montenegro que "os negócios com o PS costumam sair furados" e destacou que o partido participa "de boa-fé" nas negociações com o Governo sobre o Orçamento do Estado.
Eleições EUA

Ventura diz que estava na altura de Biden sair 

Ventura considera que todos têm de "saber sair de cena" e "não enganar as pessoas", mas tem dúvidas sobre se Trump terá a vida facilitada a partir de agora, dada a divisão do eleitorado dos EUA.
Noticiário

00h. Trump fala em eleições decisivas

Donald Trump aponta as eleições nos Estados Unidos como as mais importantes da história. Ainda, Paulo Rangel garante que governo está disposto a negociar OE.
Política

Convergência histórica inédita de grandes líderes

Autorresponsabilidade e racionalidade é isto. Cada comunidade, povo ou civilização cumprir o seu dever de mudar para se salvar por si e a si quando se sente mal e não passar o tempo a culpar os outros
E o vencedor é...

Há em insegurança em Lisboa ou só quando há votos?

Depois do debate do Estado da Nação, a negociação do OE tem potencial para "chegar a bom porto", mesmo que "grandes" e os "pequenos" não se misturem. Ainda, já podemos falar da insegurança em Lisboa?
Fora do Baralho

Trump vs. Biden, entre pensos messiânicos e fraude

Culto da personalidade levado ao extremo depois do ataque e a desistência iminente (ou não?) do atual Presidente dos EUA. E ainda o favor manhoso ao Chega nas creches gratuitas e as negociações do OE
Tira-Teimas

OE25. Com quantos partidos se pode namorar?

Hugo Carneiro (PSD) realça a importância de ver o OE25 aprovado com a ajuda de "mais do que um partido" e garante não haver "namoros" só com um. Marina Gonçalves relembra o peso do PS no Parlamento.
Noticiário

12h. Aeroportos afetados por apagão 

A empresa Crowdstrike diz que já identificou o problema que provocou o apagão e está a tratar de uma resolução para o problema. Ainda, Pedro Nuno Santos não vai participar nas reuniões sobre OE.
Orçamento do Estado

Montenegro e Pedro Nuno com limite para cedências

Primeiro-ministro e líder do PS vão para a mesa das negociações num clima de algum otimismo, mas de muita desconfiança. Se não tiver marca no OE, Pedro Nuno chumba. Montenegro não abdica de bandeiras.
Açores

Chega defende mudanças no financiamento das IPSS

O Chega/Açores quer alterar o modelo de financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social e garantir que apoios são "canalizados para quem precisa".
Comissão de Inquérito

Ventura acusa Aguiar-Branco e PSD de boicote

André Ventura diz que Aguiar-Branco e o PSD estão a contribuir para que "comissão de inquérito tenha a sua vida mais dificultada, mais fragilizada e com menos capacidade de atuação".
Assembleia Da República

Parlamento levanta imunidade de João Tilly 

Deputado diz que foi alvo de um processo crime por parte da antiga presidente do Conselho de Jurisdição do Chega, Fernanda Marques Lopes, "na sequência de uma troca de palavras".
Comentário

"Partidos fascistas": opinião ou violência?

Banalizar o termo "fascista" e atribuí-lo aos partidos atuais é uso da liberdade democrática? João Marques de Almeida reflete: "Quando assim é, entramos no campo da violência política". 
Noticiário

16h. Gémeas. Chega acusa PSD de boicotar a CPI

Chega promete usar todos os poderes potestativos para que sejam entregues todas as comunicações à CPI ao caso das gémeas. Ainda este jornal, provas de aferição do ensino básico vão sofrer alterações.
Noticiário

12h. Socialistas Europeus do lado de Von der Leyen

Socialistas europeus prometem não falhar compromisso de renovar mandato de Ursula Von der Leyen à frente da CE. Ainda, os elogios de Zelensky à união Europeia.
Explicador

O acesso às comunicações pessoais do PR é legal?

Luís Rosa explica que o PAR quer perceber se a CPI tem poderes para aceder às comunicações de Marcelo. Pedro Marinho Falcão garante que só um juiz de instrução criminal pode exigir essas informações.
A História do Dia

Estamos num impasse político? E isso é bom ou mau?

O estado da nação encerra o ano político, mas a preocupação com a proposta de orçamento e a viabilidade do Governo não abrandam. Miguel Santos Carrapatoso, editor adjunto de Política é o convidado.
Tira-Teimas

A Governação mudou, mas e o Estado da Nação?

Hugo Soares (PSD) diz que o país mudou para melhor com os acordos do Governo com alguns setores. Alexandra Leitão (PS) diz que o executivo "colhe os louros do trabalho que não teve".
Estado da Nação

O Estado da Negociação (do OE) 

Com três letras apenas se escreve IRC, uma sigla pequena que traz um enorme sinal de desbloqueio para as negociações orçamentais. Mas o debate do Estado da Nação não deixou de ter tensões várias.
Reportagem Observador

Montenegro e PNS mantêm exigência no Estado Nação

Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos nao recuaram no braço de ferro para aprovar o Orçamento do Estado. Já Ventura acusa o primeiro ministro de só pensar na queda do Governo.
Noticiário

16h. Gémeas. Aguiar-Branco pede um parecer à PGR

Presidente da AR pede parecer à PGR após Chega querer aceder às comunicações do Chefe de Estado. Ainda este jornal, Luís Montenegro atacou Pedro Nuno Santos no debate do estado da nação.
Noticiário

15h. PM acusa Pedro Nuno de simular negociação

Luís Montenegro atacou Pedro Nuno Santos no debate do estado da nação. Os partidos de esquerda deixaram críticas a propósito da política económica. Ainda, as reações dos partidos à saída do debate.
Parlamento Europeu

Eurodeputados renovam apoio à Ucrânia, PCP contra

João Oliveira votou contra resolução de apoio à Ucrânia e já tinha confrontado Von der Leyen numa reunião. Um dos deputados do Chega absteve-se (tal como o BE) e outro votou a favor.
Comentário

"PM entrou disposto a fazer combate à oposição"

Miguel Santos Carrapatoso diz que "não houve diálogo" e que estamos a assistir a um "jogo de sombras em que cada partido tenta mostrar que está mais disponível para negociar do que o outro".
Comissão de Inquérito

Aguiar-Branco pede parecer sobre mails de Marcelo

 O Chega quer uma cópia de todas as comunicações entre Nuno Rebelo de Sousa e os membros e gabinetes do governo, e o e-mail que terá enviado ao pai, Presidente da República, em outubro de 2019.
Noticiário

Entraves ao OE. BE vai votar contra

A confirmação foi dada por Mariana Mortágua, tendo em conta as medidas já apresentadas pelo Governo. Já Marcelo Rebelo de Sousa quer contribuir para que o OE tenha luz verde no Parlamento.
Estado da Nação

Montenegro em clima de aparentes tréguas

Disponibilidade de Pedro Nuno, sondagens confortáveis e pressão de Marcelo parecem indicar que cenário de crise política pode estar afastado. Estado da Nação permitirá medir temperatura da água.
Semáforo Político

PS vai oferecer o OE de bandeja ao PSD?

PS disponível para negociar o Orçamento do Estado mas com dificuldade em agradar as divisões internas. Mudança permite não ter o ónus de mandar o Governo a baixo, mas será entregar um trunfo ao PSD?
CDS-PP

Melo promete "novidades" para as Forças Armadas

Melo recebeu Portas para encerrar as jornadas parlamentares e deixou apelo aos desiludidos: "Voltem a ter no CDS a vossa casa". Antigo vice-primeiro-ministro alerta para os riscos vindos de Washington
E o vencedor é...

Já não há bóia que salve o SNS

Não adianta mudar os “titulares" se ninguém sabe resolver os problemas da saúde. Marcelo anda a dormir mal, o Governo “apaga fogos” e o PS já percebeu que não pode votar sempre ao lado do Chega.
Noticiário

21h. EUA. JD Vance é o novo candidato de Trump

O senador JD Vance é o novo candidato à vice presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano. Ainda neste jornal, André Ventura destaca um "alargado consenso" em relação à guerra na Ucrânia.
Noticiário

20h. Porto. Carneiro pronto para autárquicas

O Observador sabe que o antigo ministro da Administração Interna José Luís Carneiro está aberto para o seu nome ser "testado" para as autárquicas.Neste jornal, IL acusa ministra da saúde de má gestão.
Conselho de Estado

Ventura quebra tradição e fala à saída do CE

À saída da reunião, mesmo não havendo microfone colocado na Sala das Bicas do Palácio de Belém, Ventura aproximou-se e parou brevemente para falar à comunicação social.
O Bom, o Mau e o Vilão

Deputado do Chega quer ganhar votos com Trump

O governo (que criou o Cartão Social), a AD (que está atrás do PS nas sondagens) e Pedro dos Santos Frazão (que acusou Biden de ser o autor moral do atentado a Trump) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Partido Chega

Chega quer limitar acesso de estrangeiros ao SNS

Deputados do Chega apresentam medidas contra "chamado turismo de saúde" por considerar que o fenómemo traz uma "série de consequências que afetam diretamente o SNS".
Noticiário

6h. Biden não desiste da Casa Branca.

Joe Biden garante que não desiste da corrida à Casa Branca. Ainda, termina hoje o festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés.
Noticiário

4h. INEM. Governo diz que está em mau estado

Ministro da Presidência acusa antigo governo de deixar INEM num estado lastimoso. Ainda, governo tem em curso a recuperação de mais de 300 quilómetros de rios.
Noticiário

2h. Ucrânia. F-16 podem não chegar a tempo

F-16 prometidos à Ucrânia pode não chegar durante o verão. Ainda, Alec Barldwin viu julgamento por homicídio ser anulado.
Noticiário

1h. Trump lança desafio a Biden

Donald Trump desafia Joe Biden a fazer um teste cognitivo para provar que pode continuar na corrida presidencial. Ainda, a princesa das Astúrias esteve de visita a Portugal.
Fora do Baralho

A PGR, uma entrevista, um trunfo. Ou talvez não?

Os democratas que deixaram Biden concorrer a novo mandato, o pedido de Boaventura Sousa Santos para ser arguido, o destrato de Fernando Medina ao presidente da  AdP e o elogio a Joana Marques Vidal.
Noticiário

2h. Biden não desiste da corrida à Casa Branca

Joe Biden garante estar apto para continuar na corrida à Casa Branca. Ainda, quase 50 mil professores conheceram a colocação para o próximo ano letivo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada