790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido Chega

PGR

Esquerda admite, Chega é contra PGR no Parlamento

BE mostrou-se favorável a uma ida da PGR ao parlamento, enquanto o Livre e PAN querem discutir a questão em assembleia de líderes. PCP não inviabilizará um requerimento e Chega crítica "imprudência".
Fora do Baralho

Marcelo “patético” e o “diácono remédios” da roupa

Presidente da República passou das marcas quando falou de Montenegro, Costa e as ex-colónias. E sacrificou o filho para salvar a pele. Também há calções demasiado curtos e discursos do 25 de abril
Tira-Teimas

FC Porto. Renovação de Conceição faz sentido?

Manuel Pizarro considera que Pinto da Costa "prestou mais um serviço ao clube" e resolveu o assunto. Nuno Encarnação não entende a pressa e acredita que deviam esperar pelos resultados das eleições.
André Ventura

Reparações. Ventura ameaça com moção de censura

Ventura declarou que as afirmações de Marcelo foram "infelizes" ou "politicamente infundadas", acrescentando que as ações violariam "os deveres que o Governo e PR têm com a sua pátria".
Vichyssoise

"Declarações de Marcelo foram deploráveis"

Em entrevista, António Capucho tece duras críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, dizendo que o Presidente fez considerações "lamentáveis" sobre Montenegro, Costa e a relação com antigas colónias.
Partido Chega

Évora. Futuro líder do Chega cria novas concelhias

César Silva lidera a única lista que se apresenta às eleições para a Comissão Política Distrital de Évora do Chega, que se realizam no domingo, entre as 14h00 e as 19h00, na sede do partido político.
Noticiário

16h. Relações Portugal Angola "no seu melhor"

Luís Montenegro e João Lourenço querem continuar cooperação em várias áreas. Livre quer Conferência de Líderes a discutir pedido de esclarecimentos a Lucília Gago.
Partido Chega

Bruno Nunes jura lealdade a Ventura em livro

Bruno Nunes lançou um livro onde conta o seu percurso dentro do Chega, desde que conheceu Ventura até à eleição de 50 deputados. E quis desconstruir o que se diz sobre intenções de derrotar Ventura.
E o vencedor é...

25 de Abril? Ventura fez da AR um comício

A aula de história de Marcelo e a marca positiva de Aguiar Branco que se mostra como o “presidente de todos”. André Ventura continua a gritar e Pedro Nuno ainda não percebeu que a campanha já acabou.
Presidência da República

O discurso de Marcelo nas entrelinhas

Presidente recordou o caminho que o país percorreu desde o estertor do Estado Novo até hoje. Reconheceu frustrações, mas tentou contextualizá-las. E deixou um aviso: a democracia tem de ser defendida.
Política

Aliança PS e Chega impõe primeira derrota ao PSD

Pedro Nuno Santos e André Ventura cruzaram votos e fizeram aprovar uma série de propostas que mudam drasticamente a estratégia do Governo para o IRS. Medidas vão ser votadas agora na especialidade.
Noticiário

22h. Se pudesse, Ventura votava para destituir PR

É a reação do líder do Chega às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa que fez um mea culpa português relativamente a questões de colonialismo. Para André Ventura "é uma traição à pátria".
Noticiário

20h. Descida do IRS discutida sem ser votada

A proposta do Governo para a descida do IRS vai ser discutida sem ter sido votada. Ainda, as reações do Parlamento à discussão da descida do IRS.
Política

Jogo de nervos na AR. Descida do IRS em suspenso

Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer quando for votada a redução do IRS proposta pelo Governo. Há um consenso generalizado para seja discutida na especialidade, mas todos desconfiam de todos.
Serviço Nacional de Saúde

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS

O PS disse que é preciso "esclarecer o país das razões desta saída", assim como o Livre, que diz ser preciso o executivo clarificar as suas políticas. Os restantes partidos estão contra a direção.
O Bom, o Mau e o Vilão

Louçã e Bugalho: um moralista sem moral para falar

O Chega (que tem um bom candidato), Luís Montenegro (que tem três deputados arguidos) e Francisco Louçã (que dá lições de moral) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

21h. SNS. Médicos dizem que demissão era esperada

O bastonário dos médicos diz que a direção-executiva do SNS e a ministra da Saúde têm visões diferentes do setor. Carlos Cortes afirma que Fernando Araújo defendeu os cuidados de saúde de qualidade.
Noticiário

20h. Direção-executiva do SNS demite-se

O ainda diretor executivo do SNS diz não quer ser um obstáculo e que a decisão vai permitir à tutela executar as políticas que ache necessárias. E ainda, a reação da Federação Nacional dos Médicos.
Fora do Baralho

Sebastião Bugalho? Pelo mediatismo vale tudo

A AD entrou na porta giratória da política e comentário e de lá saiu Sebastião Bugalho. A escolha comprova a falência dos partidos? Marta Temido e a oportunidade de "higienizar a imagem" na Europa.
PSD

Montenegro arrisca-se a ficar a meio da ponte 

Líder do PSD pode não querer contar com Ventura, o que é legítimo; é mais difícil compreender que não o tente derrotar. Ficar entre a sua estratégia e a de Passos pode tornar-se contraproducente.
Partido Chega

Chega quer isenção de IRS para baixos rendimentos

Para beneficiar quem aufere até dois mil euros, o Chega propôs que os rendimentos até mil euros fiquem isentos de IRS e um "reajuste dos escalões" que beneficiará "todos os escalões".
CDS-PP

O último discurso de Melo nas entrelinhas

Nuno Melo aproveitou discurso de encerramento do Congresso do CDS para tentar afirmar a "singularidade" do partido. Prometeu lealdade ao PSD, mas não obediência. E criticou os "extremistas" do Chega.
Emissão Especial

Extremismos? "Não é referencia ao Chega certame...

No  congresso do CDS, João Tilly diz que a referência a extremismos não foi para o Chega. O deputado considera também que é de saudar o regresso dos centristas ao parlamento.
CDS-PP

"Negociações com polícias? It takes two to tango"

Novo secretário de Estado da Administração Interna garante que a prioridade do Governo é encontrar uma solução para os elementos das forças de segurança, mas lembra que os recursos não são ilimitados.
CDS-PP

"Nunca teria dito 'não é não' ao Chega"

Antigo líder do CDS entende que o partido se deve afirmar como partido "conservador" e que essa é a única forma de travar o crescimento do Chega. "O CDS não deve abandonar as suas bandeiras", defende.
CDS-PP

"Troika? Ainda bem que fomos desconfortáveis"

Em entrevista, antiga secretária de Estado defende Paulo Portas das críticas de Pedro Passos Coelho, assume algum ceticismo em relação à estratégia do PSD e defende que o CDS não deve viver complexado
Noticiário

5h. Nuno Melo vai ser reeleito líder do CDS

Nuno Melo prepara-se para ser reeleito líder do CDS no segundo dia do congresso do partido. Ainda, Jair Bolsonaro convocou manifestação a favor da democracia no Rio de Janeiro.
Noticiário

4h. Ventura coloca linha vermelha ao PSD/Madeira

André Ventura fecha a porta a qualquer acordo com Miguel Albuquerque após eleições na Madeira. Ainda, SC Braga venceu o Vizela por 2-1 e ultrapassou o FC Porto no terceiro lugar.
CDS-PP

"O CDS nunca será um Chega B"

Em entrevista, deputado do CDS reconhece que a coligação de Governo traz um risco para a identidade do partido e que será preciso esforço redobrado para manter "autonomia". André Ventura criticado.a
Governo

Chega critica remendo fiscal mas pode aprovar

André Ventura reiterou que "não vai ser o Chega que vai impedir a descida de impostos em Portugal. E explicou: "Se o PS votar contra, terá de haver voto favorável, é um cenário que pode acontecer."
Fora do Baralho

O (des)culpado Costa, Marcelo patrioteiro e Passos

Operação Influencer quase a chegar ao absurdo? Benefício da dúvida para a acusação? Presidente mais valia estar calado e respeitar separação de poderes. E ainda cartas para Passos Coelho e Livre.
Tira-Teimas

AD vs. Livre: IRS é 1º sinal ou só toque fiscal?

Jorge Pinto diz que o Livre não é contra o alívio fiscal sobre o trabalho, mas critica o novo Governo por "beneficar os mais ricos". Alexandre Poço diz que é apenas a primeira medida fiscal do PSD.
Tira-Teimas

"Separação de poderes tem mesmo de ser respeitada"

Operação Influencer. ​Paulo Núncio (CDS) defende que todos os agentes políticos devem guiar-se pelo mesmo princípio. António Mendonça Mendes (PS) sublinha a necessidade de haver escrutínio.
Fact Check

Ventura aconselhou compra de ações da Galp?

O nome de André Ventura está a ser usado para aconselhar a compra de ações da Galp, com promessas de que estas podem resolver os problemas financeiros dos portugueses. Chega vai fazer queixa à PJ.
Noticiário

15h. Influencer. IL, BE e Chega querem explicações

Rui Rocha e Ventura pedem respeito pelos tempos da justiça, Mortágua diz que as explicações são insuficientes. Ainda neste jornal, funcionários judiciais e Ministra da Justiça não chegam a acordo.
Noticiário

13h. Chega vai propor maior alivio fiscal

O Chega vai apresentar uma contraproposta de alívio fiscal de mais de mil milhões. E ainda, sindicatos das forças armadas demarcam-se do ultimato feito ao Ministério da Administração Interna.
Tira-Teimas

PS vs PSD. "Operação Influencer" fragiliza MP?

Luís Filipe Menezes (PSD) admite que Ministério Público fica "fragilizado" na "Operação Influencer". Adalberto Campos Fernandes (PS) defende mais explicações das instituições democráticas. 
Novo Governo

Governo: alívio no IRS será superior a 300 milhões

Perante a ausência de Miranda Sarmento, Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, defendeu honra do Governo e sugeriu que alívio fiscal no IRS será superior ao valor inicialmente avançado.
Assembleia Da República

Pedro Pinto reeleito líder parlamentar do Chega

Líder parlamentar do Chega, questionado sobre o facto de Bruno Nunes ter deixado de ser vice-presidente da bancada, remeteu para uma decisão de Ventura e justificou que vai presidir a uma comissão.
Tira-Teimas

IL vs Livre. Polémica da adjunta era "evitável"

Mário Amorim Lopes da IL fala num processo conhecido por isso podiam ter evitado esta exposição. Paulo Muacho do Livre diz que é necessário garantir que todos estão acima de qualquer suspeita.
Parlamento

PSD vai ter seis presidentes em comissões

As presidências das comissões parlamentares são sempre distribuídas de forma proporcional. O PSD vai ter seis presidências de comissões parlamentares, o PS terá cinco e o Chega três.
Extrema Direita

Direita radical cresceu com novas regras sociais

Vicente Valentin argumenta que muitas pessoa já se reviam na ideologia de extrema-direita mas não estavam dispostas a expressá-lo, por receio da censura social.
Explicador

O Chega pode protestar a restrição do Facebook?

Nuno Igreja Matos garante que qualquer grande plataforma tem poder para restringir e moderar conteúdos. O advogado acredita que o Chega vai alegar que está a fazer uso da liberdade de expressão.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Vai começar o leilão da descida do IRS?

O Governo promete aprovar esta semana o projeto lei para efetivar a descida do IRS. O Chega já veio dizer que é pouco e que vai propor um corte de mil milhões porque diz que há margem no Estado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora