O brasileiro Gabriel Medina, o único surfista com hipóteses de chegar ao título mundial no Moche Rip Curl Pro Portugal, disse este domingo que espera garantir a conquista do título em Peniche.

“Com certeza que espero fechar aqui [Peniche] a vitória. É sempre bom ganhar em Portugal”, disse Gabriel Medina aos jornalistas, no primeiro dia da etapa lusa, que não se iniciou devido ao vento forte.

Gabriel Medina poderá vir a ser o primeiro brasileiro campeão do Mundo e também o primeiro campeão em língua portuguesa.

“O Brasil nunca teve um campeão e para o desporto e para o Brasil ia ser muito bom”, reconheceu o surfista, que disse “estar tranquilo”, apesar da “pressão” que sente por ter essa responsabilidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De vantagem leva o facto de surfar em “ondas parecidas” às de Peniche no sítio onde mora no Brasil.

Aos 20 anos, Medina lidera o “ranking” após nove das 11 etapas do circuito, com 56.550 pontos, mais 6.500 do que o veterano norte-americano Kelly Slater, que aos 42 anos soma 11 títulos mundiais e será o seu principal “obstáculo” no caminho para o primeiro centro.

Na conferência de imprensa, Kelly Slater disse que a prova “vai ser difícil” devido ao estado do tempo, o que vai contribuir para haver “ondas grandes e pranchas partidas”, mas admitiu que “prefere ondas grandes”.

O português Tiago Pires, que integra o circuito, afirmou que “está muito contente por estar de volta” à competição, depois de em 2013 ter estado parado.

Para o surfista natural da Ericeira, que nos anos 80 recebeu a etapa do mundial, ter sorte na praia dos Supertudos depende da “preparação para enfrentar qualquer tipo de mar”.

Ainda do lado português, Nicolau Van Rupp vai tentar aproveitar o “wild-card” conquistado nos “trials” do campeonato de Peniche para confirmar o estatuto de melhor português no “ranking” de qualificação, no qual ocupa o 46.º posto, mostrando-se “muito contente por competir com os melhores”.

“Foram quatro anos a chegar à final e ficar à porta do mundial. Agora é esperar pelo vento norte e esperarmos para ter boas ondas”, sublinhou.

O Moche Rip Curl Pro decorre até 23 de outubro, em Peniche, e conta na segunda-feira com nova chamada pelas 07h30.